Resolver o Simulado Professor - Atendimento Educacional Especializado (AEE) - Nosso Rumo - Nível Superior

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Acessibilidade

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Sobre a deficiência em relação à plena capacidade civil da pessoa, conforme a Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinalar a alternativa CORRETA.

  • A Não afeta para exercer direitos sexuais e reprodutivos.
  • B Afeta para constituir união estável.
  • C Afeta para exercer o direito à família.
  • D Afeta para conservar sua fertilidade, pois a esterilização compulsória é recomendada.
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Sobre a deficiência em relação à plena capacidade civil da pessoa, conforme a Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinalar a alternativa CORRETA.

  • A Não afeta para exercer direitos sexuais e reprodutivos.
  • B Afeta para constituir união estável.
  • C Afeta para exercer o direito à família.
  • D Afeta para conservar sua fertilidade, pois a esterilização compulsória é recomendada.
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Sobre a deficiência em relação à plena capacidade civil da pessoa, conforme a Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinalar a alternativa CORRETA.

  • A Não afeta para exercer direitos sexuais e reprodutivos.
  • B Afeta para constituir união estável.
  • C Afeta para exercer o direito à família.
  • D Afeta para conservar sua fertilidade, pois a esterilização compulsória é recomendada.
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Sobre a deficiência em relação à plena capacidade civil da pessoa, conforme a Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinalar a alternativa CORRETA.

  • A Não afeta para exercer direitos sexuais e reprodutivos.
  • B Afeta para constituir união estável.
  • C Afeta para exercer o direito à família.
  • D Afeta para conservar sua fertilidade, pois a esterilização compulsória é recomendada.
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De acordo com a Lei n. 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), os telecentros comunitários que receberem recursos públicos federais para seu custeio ou sua instalação, e lan houses, devem possuir equipamentos e instalações acessíveis. O percentual de computadores com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual que os estabelecimentos citados devem garantir, no mínimo, é:

  • A 50% (cinquenta por cento) de seus computadores.
  • B 30% (trinta por cento) de seus computadores.
  • C 20% (vinte por cento) de seus computadores.
  • D 10% (dez por cento) de seus computadores.
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De acordo com a Lei nº 7.853/1989, dentro dos direitos assegurados às pessoas com deficiência, é obrigatório ao poder público,

  • A na área da saúde, o aconselhamento genético, o acompanhamento da gravidez, do parto e do puerpério, a nutrição da mulher e da criança, e entre outros, o encaminhamento precoce de outras doenças causadoras de deficiência.
  • B na área da saúde, o aconselhamento psiquiátrico, ao acompanhamento do idoso no atendimento geriátrico, clínico e de internação, à nutrição da pessoa com deficiência, e entre outros, o encaminhamento precoce de outras doenças oncológicas.
  • C na área da saúde, a matrícula facultativa em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino.
  • D na área da educação, a vedação de oferecimento de programas de Educação Especial a nível pré-escolar, em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a um ano, educandos portadores de deficiência.
  • E na área da educação e da saúde, a vedação de oferecimento de programas de saneamento básico a nível pré-escolar, em unidades hospitalares e educacionais nas quais estejam integrados, por prazo igual ou superior a um ano, educandos portadores de deficiência.
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Segundo a Lei nº 13.146/2015, os entraves, obstáculos, atitudes ou comportamentos que limite ou impeça a participação social da pessoa existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo são denominadas barreiras

  • A arquitetônicas.
  • B urbanísticas.
  • C tecnológicas.
  • D locomotivas.
  • E logísticas.
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Imagine a seguinte situação hipotética: A empresa ABC, concessionária de serviço público de transporte coletivo, deixou de reservar assentos, devidamente identificados, às pessoas com deficiência, razão pela qual seus responsáveis foram penalizados com multa. Nos termos da Lei nº 10.048/2000, a multa para a hipótese mencionada é de R$ 500,00 a

  • A R$ 3.000,00, por veículos sem as condições narradas no enunciado, e será elevada ao dobro em caso de reincidência.
  • B R$ 2.500,00, por veículos sem as condições narradas no enunciado, e será elevada ao triplo em caso de reincidência.
  • C R$ 2.500,00, por veículos sem as condições narradas nó enunciado, e será elevada ao dobro em caso de reincidência.
  • D R$ 1.000,00, por veículos sem as condições narradas no enunciado, e será elevada ao triplo em caso de reincidência.
  • E R$ 2.000,00 por veículos sem as condições narradas no enunciado, não podendo ser majorada ainda que houver reincidência.
9

A Lei nº 7.853/1989 dispõe, dentre outras, sobre medidas judiciais destinadas à proteção de interesses coletivos, difusos, individuais homogêneos e individuais indisponíveis da pessoa com deficiência. Nos termos da referida Lei, a sentença proferida

  • A contra o autor da ação poderá ser objeto de recurso por qualquer legitimado ativo, inclusive o Ministério Público.
  • B de improcedência da ação produzirá efeitos imediatos, independentemente de sua reapreciação em sede de duplo grau de jurisdição.
  • C terá sempre eficácia inter partes, independentemente do seu desfecho, isto é, se procedente ou improcedente a ação.
  • D terá eficácia de coisa julgada oponível erga omnes, exceto no caso de haver sido a ação julgada improcedente por deficiência de prova, hipótese em que apenas o Ministério Público poderá intentar outra ação com idêntico fundamento, valendo-se de nova prova.
  • E que concluir pela carência da ação não estará sujeita ao duplo grau de jurisdição, pois apenas a sentença de improcedência sujeita-se a esta sistemática.
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Considere a seguinte situação hipotética: Hermes é o profissional de saúde responsável pelo tratamento de Afrodite, pessoa com deficiência, que está internada no Hospital XYZ. Segundo a Lei nº 13.146/2015, na impossibilidade de permanência do acompanhante ou do atendente pessoal junto a Afrodite,

  • A caberá ao dono do Hospital XYZ, que não precisa necessariamente ser profissional de saúde, justificar essa impossibilidade, desde que o faça por escrito.
  • B será necessária justificativa conjunta do Hospital XYZ e de Hermes sobre tal impossibilidade, podendo adotar, para tanto, a forma oral ou escrita.
  • C não haverá consequência nem será necessário tomar providências, haja vista que, em regra, a pessoa com deficiência, quando internada, não possui direito a acompanhante ou a atendente pessoal.
  • D não constitui competência do Hospital XYZ adotar providências cabíveis para suprir a ausência do acompanhante ou do atendente pessoal.
  • E caberá a Hermes justificar essa impossibilidade, assim o fazendo por escrito.

Pedagogia

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A interdisciplinaridade se constitui como uma abordagem teórico-prática que orienta tanto pesquisadores quanto docentes a analisarem os fenômenos a partir de diferentes perspectivas. Isso não significa, contudo, acreditar que “tudo tem relação com tudo”, mas ter consciência de que há uma imensa rede de conexões entre diferentes disciplinas que precisam ser consideradas para o sucesso de uma análise mais profunda e integral.
A partir das explicações apresentadas no enunciado, marque a alternativa que apresenta a ideia das ações interdisciplinares.

  • A É a identificação de quais são as relações existentes entre as disciplinas.
  • B É o movimento de “juntar disciplinas”.
  • C É a superespecialização das várias disciplinas.
  • D É a fragmentação da ciência como uma barreira epistemológica.
  • E É a hierarquia da integração de disciplinas.
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Gestão Escolar Democrática e Participativa está pautada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Lei nº 93.94/96, nos seus artigos 14 e 15, que determina e orienta a sociedade sobre a participação do cidadão nesse processo de formação.
Marque a alternativa que representa uma Gestão Escolar Democrática e Participativa.

  • A A Gestão Democrática precisa somente estar alinhada ao Conselho Escolar e ao Projeto Político e Pedagógico da escola.
  • B A Gestão Democrática privilegia o papel do Gestor e do Coordenador Pedagógico na escola, excluindo a comunidade escolar.
  • C A Gestão Democrática é compreendida, por alguns segmentos, como aquela cuja finalidade é organizar, planejar, tomar decisões e avaliar os processos de ensino e aprendizagem.
  • D A Gestão Democrática é uma forma de gerir a sala de aula e o recreio da escola, de maneira que possibilite a participação, a transparência e a democracia.
  • E A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, a transparência e a democracia.
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Foi a partir de um dos redatores do Manifesto dos Pioneiros (1932), que ajudou a pressionar as novas forças políticas brasileiras a assumir, como responsabilidade do Estado, a criação e regulamentação do Ensino Básico e Comum para todos, que surgiu a primeira experiência de Educação Integral no Brasil.
Marque a alternativa que representa corretamente, a característica da Educação Integral no Brasil.

  • A A ideia iluminista de educação, que passou a ter mais notoriedade ao enfrentar as grandes mudanças culturais e sociais imposta pela Revolução Industrial.
  • B A ideia instrutiva de formação do estudante por meio do enfoque da universalização de oportunidades e criação de privilégios aristocráticos.
  • C A ideia de criar modelos ampliando a especialização extremada imposta pelo advento das máquinas de produção industrial.
  • D A ideia de uma Educação Integral surge da concepção do ser humano integral, de uma visão holística dos seres e da sociedade.
  • E A ideia de ajustar os estudantes à mecanização do ensino, a compartimentação dos conteúdos, e a separação entre trabalho manual e intelectual.
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Valendo-se do princípio descentralizador do Estado, a escola, a menor parcela do sistema educativo, tem como desafio ocupar os espaços de autonomia legalmente instituídos, assumindo uma posição política frente aos interesses do mercado. Nesse processo, a instituição educativa se organiza, ou para formar o pessoal necessário ao capital, ou, contrariamente, para formar cidadãos conscientes de seu estar no mundo, aptos a participar e contribuir para a transformação social, o que faz da posição política da escola o centro de suas propostas que se traduzem em seu projeto político pedagógico.
Com base no enunciado apresentado, marque a alternativa que indica qual modelo de escola representa a defesa democrática como processo formativo e possivelmente demonstrado no projeto político pedagógico que a representa.

  • A A que verifica e compreende as relações políticas para atendimento do modelo de estado neoliberal que se reflete em seus projetos
  • B A que produz tentativa de traçar conclusões que relacionem a ação da escola com a realidade capital brasileira, frente ao mundo atual.
  • C A que pensa e constrói um projeto político pedagógico que tenha como horizonte o resgate da função social da escola.
  • D A que resulta da centralização de poder instituído pelas políticas educacionais atuais e se constitui na principal responsabilidade escolar.
  • E A que defende o projeto pedagógico como um plano de ensino ou um conjunto de projetos isolados, recheado de atividades diversas.
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A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi criada para o indivíduo que não teve oportunidade de iniciar ou concluir seus estudos em idade escolar no Ensino Fundamental ou Ensino Médio. A EJA almeja, também, desenvolver novas habilidades, formar cidadãos críticos, questionadores e conhecedores de seus direitos e deveres, além de um sujeito pleno e apto para exercer seu papel na sociedade.
Socialmente, a EJA é um dos caminhos mais importantes para o fomento da construção de conhecimentos que transformam o mundo. Marque a alternativa que caracteriza, pedagogicamente, os aspectos positivos desse estudo.

  • A O alcance da mudança econômica é fundamental para a mudança de comportamentos com ênfase na empregabilidade, com o desenvolvimento e suas especificidades, renovando e promovendo interação.
  • B A EJA precisa ser diferenciada e adaptada, na busca por uma perspectiva de vida melhor, em um mundo consciente e solidário, onde é possível evidenciar transformações, nas áreas legislativa, pedagógica e intelectual.
  • C O professor deve conhecer a realidade sensorial da escola e adaptá-la aos conteúdos normativos, aproveitando as experiências dos gestores, dos supervisores, dos inspetores e dos políticos.
  • D O propósito pedagógico da EJA é a de ser uma educação elitizada com implementação das experiências externas às dos alunos na prática pedagógica experienciada e experimentada na sociedade democrática.
  • E A EJA tem enfrentado muitos obstáculos na jornada por uma educação eficaz e elitista, destinada àqueles que não tiveram oportunidade de frequentar a escola na idade escolar.
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Se a escola não inclui a Internet na educação das novas gerações, ela está na contramão da história, alheia ao espírito do tempo e, criminosamente, produzindo exclusão social ou exclusão da cibercultura. Quando o professor convida o aprendiz a um site, ele não apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribui pedagogicamente para a inclusão desse aprendiz na cibercultura.
Diante da necessidade de a escola introduzir as crianças nos processos de ensino e de aprendizagem por meio das tecnologias, marque a alternativa que indica pedagogicamente, a introdução das crianças no mundo tecnológico escolar.

  • A O hipertexto não oferece uma história a ouvir, mas um conjunto intrincado (labirinto) de territórios abertos à navegação e dispostos a interferências e a modificações.
  • B A arquitetura não linear das memórias do computador viabiliza textos tridimensionais dotados de uma estrutura dinâmica que os torna manipuláveis interativamente.
  • C O professor estimula cada aluno a contribuir com novas informações e a criar e oferecer mais e melhores percursos tecnológicos, participando como coautor dos processos de comunicação, de ensino e de aprendizagem.
  • D O professor convida o aprendiz a um site, mas a aula continua sendo uma palestra para a absorção linear, passiva e individual, enquanto o professor pela transmissão dos "conhecimentos".
  • E A incorporação das TIC na escola favorece a criação de redes individuais de significados e a constituição de uma comunidade de aprendizagem que cria sua própria rede virtual de interação e colaboração.
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Pode-se considerar que, do ponto de vista da Pedagogia, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira seria composta pelas concepções pedagógicas que dariam prioridade à teoria sobre a prática, subordinando esta àquela, sendo que, no limite, dissolveriam a prática na teoria. A segunda tendência, inversamente, compõe-se das concepções que subordinam a teoria à prática e, no limite, dissolvem a teoria na prática.
Nesse sentido, marque a alternativa que expressa a concepção que subordina a teoria à prática.

  • A As diferentes modalidades da Pedagogia Nova.
  • B As modalidades de Pedagogia Tradicional.
  • C A modalidade é traduzida pela pergunta “como ensinar”.
  • D As respostas servem para formular métodos de ensino.
  • E A preocupação está centrada nas “teorias do ensino”.
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Há a avaliação da aprendizagem dos estudantes, em que o professor tem um protagonismo central, mas há também a necessária avaliação da instituição como um todo, na qual o protagonismo é do coletivo dos profissionais que trabalham e conduzem um processo complexo de formação na escola, guiados por um projeto político-pedagógico coletivo. E, finalmente, há ainda a avaliação do sistema escolar, ou do conjunto das escolas de uma rede escolar, cuja responsabilidade principal é do poder público.
Com base no texto acima, podemos pensar que a avaliação é um processo importante para todas as ações e processos educativos. Nesse caso, marque a alternativa que representa a concepção de avaliação progressista.

  • A É um “certo modo” de ver o mundo imbricado somente sob a responsabilidade do professor e traz para as ações reflexos de nossa cultura e de nossas práticas vividas individualmente, impregnadas pela lógica da classificação e da seleção.
  • B A avaliação é um processo que acontece de forma individual, coletiva e institucional e, por isso, necessita estar em regime de permanente troca, respeitando os protagonistas, de forma que se obtenha legitimidade técnica e política.
  • C Privilegia o uso das notas escolares que colocam os avaliados em uma situação classificatória tendo como única desculpa a cultura meritocrática naturalizada pelo uso das notas a fim de classificar os melhores e os piores avaliados.
  • D É uma prática que, de modo geral, é bastante comum de as pessoas entenderem que não se pode avaliar sem que os estudantes recebam uma nota pela sua produção, já que comumente, para o senso comum, ela é sinônimo de medida e produção.
  • E A avaliação é uma das atividades que ocorre isolada do processo pedagógico e exclui ações que implicam a formulação dos objetivos da ação educativa, a definição de seus conteúdos e métodos é isolada de um processo distante de ações educativas.
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Pode-se afirmar que a educação, numa perspectiva epistemológica, é o objeto de estudo da Pedagogia, enquanto, numa perspectiva ontológica, é um conjunto de práticas sociais que atuam e influenciam a vida dos sujeitos, de modo amplo, difuso e imprevisível.
Considerando as informações apresentadas nessa perspectiva epistemológica, marque a alternativa que define a Pedagogia.

  • A A Pedagogia impõe vários filtros de significados à multiplicidade de práticas que ocorrem na vida das pessoas e realiza um filtro nas influências sociais que, particularmente, atuam sobre o currículo tradicional.
  • B A Pedagogia, como prática individual, oferece, impõe, propõe e indica uma direção de sentido às práticas que ocorrem na sociedade, realçando seu caráter tradicional.
  • C A Pedagogia pode ser considerada uma prática social que procura organizar, compreende e transformar as práticas sociais educativas que dão sentido e direção às práticas educacionais.
  • D A Pedagogia é o campo das tarefas apenas instrucionais como caminho de possibilidades de construção de uma prática pedagógica instrucional.
  • E A Pedagogia é uma prática tradicional conduzida por um pensamento normativo sobre o que ocorre nas práticas educativas, bem como por um pensamento curricular do que pode ser a prática educativa.
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A Educação Especial e inclusiva é de responsabilidade de todos, sem exclusividade ou exclusão dos poderes públicos e particulares. A partir das trocas e interações, as crianças ampliam suas chances de se apropriarem, com mais qualidade, do mundo ao seu redor. As limitações encontradas no sistema educacional são inúmeras para uma educação de qualidade social a pessoas com necessidades especiais e para que essas limitações sejam diminuídas, é pertinente que os poderes públicos invistam em políticas públicas.
Marque a alternativa que indica esse investimento de forma global.

  • A Fazer socialização como um meio de transformação, valorização da diferença e da singularidade de todas as pessoas envolvidas.
  • B Reconhecer a diversidade existente nos espaços de socialização dos estudantes, em especial nos espaços escolares.
  • C Incluir todos os estudantes nos processos de ensino e de aprendizagem, o que exige que as escolas sejam verdadeiramente inclusivas.
  • D Produzir e consolidar normativas e currículos escolares que privilegiem e atuem no âmbito das ações políticas de atendimento includente.
  • E Formar o professor, inicial e continuamente, especialmente os licenciandos, que atuarão com estudantes da Educação Básica.

Raciocínio Lógico

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A prefeitura de uma cidade está preocupada com o elevado índice de acidentes automobilísticos que vêm acontecendo em determinada rodovia. 


O número de acidentes nesse local pode ser modelado por uma distribuição Poisson de média . A prefeitura decide registrar o número X de acidentes nessa rodovia ao longo de um mês para testar a hipótese de que o número médio de acidentes nesse intervalo é maior que 20.


Assim, foi definido que:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


E a hipótese nula será rejeitada se X > 26.


É correto afirmar que a probabilidade de que seja cometido erro do Tipo I corresponde à

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
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Uma equipe de atendimento na área de saúde é formada, ao todo, por 6 enfermeiros e 4 médicos. A cada dia, exatos três plantonistas são escolhidos entre os integrantes dessa equipe, sendo um deles médico e os demais, enfermeiros. 


Quem monta a escala de plantonistas sabe que certo médico e certo enfermeiro preferem, por razões pessoais, não trabalhar juntos. 


Assim, se o responsável pela montagem da escala respeitar essas particularidades, o número total de trios distintos de plantonistas é

  • A 55.
  • B 60.
  • C 85.
  • D 105.
  • E 115.
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Um quadrado tem seus lados AB, BC, CD e DA medindo 12 cm. Considere um ponto E sobre o lado CD, tal que a medida do segmento CE é o triplo da medida do segmento DE. Traçam-se os segmentos AE e BD, interiores ao quadrado, intersectando-se no ponto F. 


Sabendo-se que a distância entre um ponto e um segmento é dada de forma perpendicular a este, é correto afirmar que a distância de F ao lado AB é 

  • A 10,0 cm.
  • B 9,6 cm.
  • C 9,2 cm.
  • D 9,0 cm.
  • E 8,8 cm.
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Amílcar, Berenice, Constantino e Doroteia trabalham em diferentes setores de uma mesma empresa. Esses setores são: contabilidade, marketing, TI e vendas. Cada um deles vai diariamente para o trabalho de uma forma distinta. 


Amílcar trabalha no setor contábil e vai para o trabalho de bicicleta. A pessoa mais nova entre os quatro é uma mulher, vai para o trabalho de ônibus e trabalha no setor de marketing. A pessoa de maior idade entre eles também é uma mulher, tem 49 anos e vai para o trabalho a pé. Constantino não trabalha no setor de vendas e é mais novo que Doroteia. Dos quatro, aquele que trabalha no setor de TI tem 35 anos e vai para o trabalho de carro. Se as idades desses indivíduos formam uma sequência em que a diferença entre dois termos consecutivos é 7, então, entre eles

  • A quem trabalha no setor de marketing tem 42 anos.
  • B Berenice trabalha no setor de vendas.
  • C Amílcar tem 42 anos.
  • D um dos dois homens citados tem 28 anos.
  • E quem trabalha no setor de vendas tem 28 anos.
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Dois conjuntos A e B têm a mesma quantidade de elementos. Se AB tem 11 elementos e AB tem 3 elementos, então A tem 

  • A 4 elementos.
  • B 5 elementos.
  • C 6 elementos.
  • D 7 elementos.
  • E 8 elementos.
26

A proposição “Se hoje é domingo, então pelo menos uma padaria está fechada” é logicamente equivalente a

  • A “Se todas as padarias estão abertas, então hoje não é domingo”.
  • B “Se todas as padarias estão fechadas, então hoje não é domingo”.
  • C “Se hoje não é domingo, então todas as padarias estão abertas”.
  • D “Se hoje não é domingo, então todas as padarias estão fechadas”.
  • E “Hoje é domingo e nenhuma padaria está fechada”.
27

Um saco com balões do mesmo tamanho e material contém 7 balões brancos e 5 balões pretos. A probabilidade de retirar dois balões, consecutivamente, sem reposição, e ambos serem pretos é de

  • A 5/12.
  • B 5/33.
  • C 1/12.
  • D 2/35.
  • E 1/6.
28

João Lucas fez um empréstimo de R$ 900,00 em uma financeira, que cobra uma taxa de juros simples de 10% ao mês, e comprometeu-se a saldar a dívida em dois meses. No fim do primeiro mês, João Lucas pagou à financeira uma parcela de R$ 500,00. Considerando esse pagamento, o valor que João ainda deve pagar ao final do segundo mês é

  • A R$ 549,00.
  • B R$ 590,00.
  • C R$ 539,00.
  • D R$ 490,00.
  • E R$ 480,00.
29

Um saco com balões do mesmo tamanho e material contém 7 balões brancos e 5 balões pretos. A probabilidade de retirar dois balões, consecutivamente, sem reposição, e ambos serem pretos é de

  • A 5/12.
  • B 5/33.
  • C 1/12.
  • D 2/35.
  • E 1/6.
30

As bactérias são organismos procariontes pertencentes ao Reino Monera. Sua reprodução ocorre de maneira assexuada, em um processo em que a bactéria se divide e dá origem a duas idênticas a intervalos regulares. Assim, considere uma população inicial de 512 bactérias, que se duplica a cada 25 minutos. Após 5 horas, a potência de dois que representa a população de bactérias é igual a

  • A 212.
  • B 218.
  • C 221.
  • D 222.
  • E 224.

Português

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Assinale a opção em que é possível identificar sujeito expresso no enunciado.

  • A Observa-se o uso excessivo de telas pelas crianças.
  • B Fala-se muito em defesa da democracia.
  • C Acredita-se que a inteligência artificial traz ameaça à criatividade.
  • D Disseram que as colheitas serão melhores.
  • E Houve muito tumulto na última sessão.
32

Assinale a alternativa que apresenta um uso correto dos recursos de pontuação.

  • A Os candidatos, mais preparados, para participar do concurso de ingresso ao magistério público fizeram a sua inscrição pela internet.
  • B Os candidatos, mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público fizeram sua inscrição pela internet.
  • C Os candidatos mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público, fizeram sua inscrição pela internet.
  • D Os candidatos mais preparados para participar, do concurso de ingresso ao magistério público fizeram sua inscrição pela internet.
  • E Os candidatos, mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público, fizeram sua inscrição pela internet.
33

A estratégia de coesão representada pelo elemento destacado está corretamente descrita em

  • A abriu-se nesse dia uma garrafa de vinho do Porto, e os dois beberam-na em honra ao grande acontecimento. / retomada por reiteração.
  • B era um pobre-diabo caminhando para os setenta anos, antipático, cabelo branco, curto e duro, como escova, barba e bigode do mesmo teor. / emprego de sinonímia.
  • C não podia ouvir disparar perto de si uma espingarda, entusiasmava-se, porém, com tudo que cheirasse à guerra. / uso de hiperônimo.
  • D um irmão do santíssimo entrara na estalagem, com a sua capa encarnada, a sua vara de prata em uma das mãos, na outra a salva do dinheiro. / antecipação por catáfora.
  • E censurou os trabalhadores da pedreira, nomeando o próprio Jerônimo, cuja força física aliás o intimidara sempre. / utilização de pronome demonstrativo.
34

Na frase “se para toda ação existe uma reação, é importante pensar nas consequências de cada ato”, a palavra destacada expressa uma ideia de

  • A condição.
  • B causa.
  • C consequência.
  • D tempo.
  • E complementariedade.
35

A partir da leitura dos fragmentos a seguir, retirados do romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, assinale a opção em que o valor semântico expresso pela forma verbal destacada está corretamente justificado.

  • A Todos temeram, por algum tempo, que Crispina tivesse uma recaída do seu acesso de loucura. /ação que exprime duratividade quanto ao fato relatado.
  • B Fui tomada por uma intensa ansiedade quando comecei a sentir tontura e enjoo quase diários./ ação que indica um evento que se prolonga até o momento atual.
  • C Encontrei Belonísia agachada no mesmo pé de buriti de onde eu havia retirado os frutos. / ação iniciada no passado tomada em relação a outra ação também no passado.
  • D Mas a surra repercutiu mais em seu íntimo do que o ardor e o machucado na pele. / ação que exprime dúvida do enunciador diante do enunciado.
  • E Ao chegarmos a casa, só estavam Zezé e Domingas, pequenos, acompanhados de Dona Tonha. / ação que indica um presente histórico, com objetivo de dar vivacidade a fatos do passado.
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Observe o trecho a seguir, retirado de uma redação de aluno do Ensino Médio: 


A democracia é um sistema que permite a cada cidadão expressar suas opiniões sem medo de represálias e escolher quem representará nossos ideais. Tornando-a um dos melhores meios de organização governamental.


O trecho destacado apresenta problemas em sua estrutura, que dizem respeito 

  • A à utilização de oração subordinada separada da oração principal por ponto final.
  • B à ausência de paralelismo sintático.
  • C ao uso de orações adjetivas explicativas com pontuação inadequada.
  • D à falta de fluidez das ideias pela reiteração dos mesmos conceitos.
  • E à pobreza vocabular, observada pela repetição de termos.
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Leonardo da Vinci, certa vez, definiu arte como aquilo que “diz o indizível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível”.


Sobre o processo de formação das palavras destacadas, assinale a alternativa incorreta.

  • A Os prefixos atribuem ao radical um sentido de negação.
  • B Os prefixos ligam-se ao radical por meio da vogal temática -i.
  • C São adjetivos formados a partir de verbos.
  • D São palavras formadas por derivação parassintética.
  • E Todas podem ser transformadas em orações adjetivas.
38

Assinale a alternativa em que o elemento destacado possui classificação morfológica diferente dos demais.

  • A À festa do doutor Campos, seguiram-se outras a que  Ricardo deu a honra de sua presença e alegria da sua voz.
  • B O major até mandara buscar o sulfato de cobre para a solução em que ia lavar a batata inglesa a plantar nos intervalos dos pés.
  • C Repinicou o violão e continuou a cantar os lábios de Carola, onde encontrava a ilusão que adoça a vida.
  • D Tinha, entretanto, pertencido a uma modesta roda de boêmios literatos e poetas, na qual, a par da poesia e de coisas de literatura, se discutia muita política.
  • E Sentindo que a alcunha lhe era dirigida, não perdeu a dignidade, não prorrompeu em doestos e insultos.
39

Assinale a opção em que o uso da próclise é obrigatório.

  • A Os convidados que não dançavam se haviam espalhado por várias partes da casa.
  • B Não lhe posso contar o que aconteceu depois desse dia.
  • C E ele se pôs a caminho, mas a pé, para poupar o tostão do bonde.
  • D Em se tratando de música, ele era o especialista.
  • E Depois deste feito, Clara se sentiu completamente só no mundo.
40

Leia o fragmento a seguir, do livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus: 


As oito e meia da noite eu já estava na favela respirando o odor dos excrementos que mescla com o barro podre. Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludos, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo. 


Sobre o trecho, é correto afirmar que 

  • A as metáforas usadas em referência à cidade e à favela evidenciam uma consciência crítica sobre os espaços públicos.
  • B o uso do registro não padrão prejudica o desenvolvimento da narrativa e o entendimento do sentido global do texto.
  • C as imagens que fazem referência ao espaço da favela demonstram uma visão realista e que traduzem afeto em relação a este ambiente.
  • D o uso do registro não padrão revela a identidade linguística da periferia.
  • E a expressão da fala popular se manifesta, exclusivamente, por meio de usos em desacordo com a norma padrão.