Simulado para o ENEM - MEC (673a0ed28a188)

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Português

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Assinale a opção em que é possível identificar sujeito expresso no enunciado.

  • A Observa-se o uso excessivo de telas pelas crianças.
  • B Fala-se muito em defesa da democracia.
  • C Acredita-se que a inteligência artificial traz ameaça à criatividade.
  • D Disseram que as colheitas serão melhores.
  • E Houve muito tumulto na última sessão.
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Assinale a alternativa que apresenta um uso correto dos recursos de pontuação.

  • A Os candidatos, mais preparados, para participar do concurso de ingresso ao magistério público fizeram a sua inscrição pela internet.
  • B Os candidatos, mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público fizeram sua inscrição pela internet.
  • C Os candidatos mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público, fizeram sua inscrição pela internet.
  • D Os candidatos mais preparados para participar, do concurso de ingresso ao magistério público fizeram sua inscrição pela internet.
  • E Os candidatos, mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público, fizeram sua inscrição pela internet.
3

A estratégia de coesão representada pelo elemento destacado está corretamente descrita em

  • A abriu-se nesse dia uma garrafa de vinho do Porto, e os dois beberam-na em honra ao grande acontecimento. / retomada por reiteração.
  • B era um pobre-diabo caminhando para os setenta anos, antipático, cabelo branco, curto e duro, como escova, barba e bigode do mesmo teor. / emprego de sinonímia.
  • C não podia ouvir disparar perto de si uma espingarda, entusiasmava-se, porém, com tudo que cheirasse à guerra. / uso de hiperônimo.
  • D um irmão do santíssimo entrara na estalagem, com a sua capa encarnada, a sua vara de prata em uma das mãos, na outra a salva do dinheiro. / antecipação por catáfora.
  • E censurou os trabalhadores da pedreira, nomeando o próprio Jerônimo, cuja força física aliás o intimidara sempre. / utilização de pronome demonstrativo.
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Na frase “se para toda ação existe uma reação, é importante pensar nas consequências de cada ato”, a palavra destacada expressa uma ideia de

  • A condição.
  • B causa.
  • C consequência.
  • D tempo.
  • E complementariedade.
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A partir da leitura dos fragmentos a seguir, retirados do romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, assinale a opção em que o valor semântico expresso pela forma verbal destacada está corretamente justificado.

  • A Todos temeram, por algum tempo, que Crispina tivesse uma recaída do seu acesso de loucura. /ação que exprime duratividade quanto ao fato relatado.
  • B Fui tomada por uma intensa ansiedade quando comecei a sentir tontura e enjoo quase diários./ ação que indica um evento que se prolonga até o momento atual.
  • C Encontrei Belonísia agachada no mesmo pé de buriti de onde eu havia retirado os frutos. / ação iniciada no passado tomada em relação a outra ação também no passado.
  • D Mas a surra repercutiu mais em seu íntimo do que o ardor e o machucado na pele. / ação que exprime dúvida do enunciador diante do enunciado.
  • E Ao chegarmos a casa, só estavam Zezé e Domingas, pequenos, acompanhados de Dona Tonha. / ação que indica um presente histórico, com objetivo de dar vivacidade a fatos do passado.
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Observe o trecho a seguir, retirado de uma redação de aluno do Ensino Médio: 


A democracia é um sistema que permite a cada cidadão expressar suas opiniões sem medo de represálias e escolher quem representará nossos ideais. Tornando-a um dos melhores meios de organização governamental.


O trecho destacado apresenta problemas em sua estrutura, que dizem respeito 

  • A à utilização de oração subordinada separada da oração principal por ponto final.
  • B à ausência de paralelismo sintático.
  • C ao uso de orações adjetivas explicativas com pontuação inadequada.
  • D à falta de fluidez das ideias pela reiteração dos mesmos conceitos.
  • E à pobreza vocabular, observada pela repetição de termos.
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Leonardo da Vinci, certa vez, definiu arte como aquilo que “diz o indizível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível”.


Sobre o processo de formação das palavras destacadas, assinale a alternativa incorreta.

  • A Os prefixos atribuem ao radical um sentido de negação.
  • B Os prefixos ligam-se ao radical por meio da vogal temática -i.
  • C São adjetivos formados a partir de verbos.
  • D São palavras formadas por derivação parassintética.
  • E Todas podem ser transformadas em orações adjetivas.
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Assinale a alternativa em que o elemento destacado possui classificação morfológica diferente dos demais.

  • A À festa do doutor Campos, seguiram-se outras a que  Ricardo deu a honra de sua presença e alegria da sua voz.
  • B O major até mandara buscar o sulfato de cobre para a solução em que ia lavar a batata inglesa a plantar nos intervalos dos pés.
  • C Repinicou o violão e continuou a cantar os lábios de Carola, onde encontrava a ilusão que adoça a vida.
  • D Tinha, entretanto, pertencido a uma modesta roda de boêmios literatos e poetas, na qual, a par da poesia e de coisas de literatura, se discutia muita política.
  • E Sentindo que a alcunha lhe era dirigida, não perdeu a dignidade, não prorrompeu em doestos e insultos.
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Assinale a opção em que o uso da próclise é obrigatório.

  • A Os convidados que não dançavam se haviam espalhado por várias partes da casa.
  • B Não lhe posso contar o que aconteceu depois desse dia.
  • C E ele se pôs a caminho, mas a pé, para poupar o tostão do bonde.
  • D Em se tratando de música, ele era o especialista.
  • E Depois deste feito, Clara se sentiu completamente só no mundo.
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Leia o fragmento a seguir, do livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus: 


As oito e meia da noite eu já estava na favela respirando o odor dos excrementos que mescla com o barro podre. Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludos, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo. 


Sobre o trecho, é correto afirmar que 

  • A as metáforas usadas em referência à cidade e à favela evidenciam uma consciência crítica sobre os espaços públicos.
  • B o uso do registro não padrão prejudica o desenvolvimento da narrativa e o entendimento do sentido global do texto.
  • C as imagens que fazem referência ao espaço da favela demonstram uma visão realista e que traduzem afeto em relação a este ambiente.
  • D o uso do registro não padrão revela a identidade linguística da periferia.
  • E a expressão da fala popular se manifesta, exclusivamente, por meio de usos em desacordo com a norma padrão.

Literatura

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Considere os aspectos teóricos de Harold Bloom sobre a influência e a tradição literária e de Mikhail Bakhtin sobre a recepção e a historicidade dos textos e responda à questão:

      Bloom (1994) discute como os autores e suas obras dialogam com as tradições literárias e com o público ao longo do tempo, enquanto Bakhtin (1997) enfatiza a importância da historicidade e da recepção dos textos na compreensão de sua relevância cultural e estética.
BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental: Os Livros e o Legado da Literatura. Rio de Janeiro: Editora Record, 1994.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

     No exemplo do trecho abaixo, qual alternativa melhor elucida a importância e o impacto da historicidade dos textos e o diálogo entre obras e contextos históricos para a prática da leitura literária?
     Os romances de Machado de Assis, produzidos no final do século XIX, refletiam as tensões sociais e políticas do Brasil Imperial. A circulação dessas obras nas livrarias e a recepção crítica da época mostram um diálogo constante entre a literatura e o contexto histórico, revelando a habilidade do autor em manter elementos da tradição literária enquanto rompe com convenções estéticas estabelecidas.

  • A A historicidade dos textos ajuda a entender apenas as intenções do autor, sem considerar o impacto da obra na época de sua produção e recepção.
  • B O diálogo entre obras e contextos históricos é irrelevante, pois a literatura deve ser analisada isoladamente, sem levar em conta a influência de outros textos e contextos históricos.
  • C Compreender a historicidade e o diálogo entre obras e contextos históricos permite reconhecer como a literatura se desenvolve através de movimentos de manutenção da tradição e de ruptura, refletindo e influenciando a realidade de sua época.
  • D A análise do diálogo entre obras e contextos históricos é importante apenas para entender a vida do autor e não para interpretar a obra literária em si.
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Leia os versos a seguir, escritos por Calderón de la Barca, poeta e dramaturgo do período barroco espanhol. 

Talvez nossos olhos Se enganem, e representem Objetos tão diferentes Do que olham, que deixam A alma iludida. Que maior Razão, verdade, ou prova Do que o céu azul que vemos? Haverá alguém que não acredite Comumente que é safira Que ostenta belos raios? Pois nem é céu nem é azul.

Adaptado de: MARAVALL, José Antonio. La cultura del barroco. Análisis de una estructura histórica, Barcelona: Editorial Ariel, 1975, p. 355.

Com base na leitura dos versos, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre a cultura barroca e a experiência.

  • A Os versos apresentam um questionamento dinâmico sobre a experiência, que reflete um aspecto da cultura barroca ao enfatizar a contradição.
  • B Os versos manifestam uma percepção estática em relação à experiência material, que a entende como uma realidade concreta captada pelos sentidos.
  • C Os versos expressam um estilo simples da linguagem e pouco elaborada, próprio da cultura barroca, que tinha como objetivo transmitir seu conteúdo de maneira clara.
  • D Os versos ilustram um princípio fundamental da cultura barroca, a busca pela certeza, que destaca a crença na experiência por meio do uso de instrumentos científicos.
  • E Os versos traduzem uma característica da cultura barroca ao enfatizar o racionalismo e a objetividade, que rompe com os temas religiosos.
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Analise as assertivas abaixo acerca do Barroco literário brasileiro:

I. Focou exclusivamente temas religiosos. II. Explorou a economia açucareira. III. Apresentou estilos literários como o cultismo e o conceptismo. IV. Ignorou a diversidade cultural do Brasil.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I e IV.
  • B Apenas II e III.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.
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Sobre determinado período literário no Brasil, analise as características abaixo:

• Rompimento com a tradição clássica europeia e greco-romana.
• Maior liberdade formal.
• Valorização da cultura nacional, especialmente a cultura indígena.
• Subjetivismo e egocentrismo.

As características acima definem qual período literário brasileiro?

  • A Quinhentismo.
  • B Barroco.
  • C Arcadismo.
  • D Romantismo.
  • E Realismo.
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Em termos de gêneros literários, qual alternativa lista corretamente os gêneros da Antiguidade?

  • A Romance, novela e conto.
  • B Épico, lírico e dramático.
  • C Ensaio, crônica e artigo.
  • D Soneto, haicai e ode.
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Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a especificidade da linguagem literária:

  • A Uso de uma linguagem objetiva e direta.
  • B Uso de uma linguagem técnica e científica.
  • C Uso de uma linguagem que prioriza a denotação.
  • D Uso de recursos estilísticos para criar efeitos estéticos e emocionais.
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A respeito do conhecimento prévio e compreensão da leitura, assinale a assertiva que não apresenta umas das características de bom leitor.

  • A Dominam de uma forma inexata e em menor quantidade conceitos específicos de uma dada área de conhecimento.  
  • B Alcançam um nível de compreensão mais aprofundado e específico, relativamente ao domínio conceptual de que trata o texto. 
  • C Optam por critérios mais estáveis e coerentes de seleção dos detalhes pertinentes.
  • D Classificam e organizam com eficácia os diferentes tipos de problemas que lhes são colocados pelo texto; percebem que estes problemas têm diferentes níveis de abstração.
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É menina, que coisa mais fofa, parece com o pai, parece com a mãe, parece um joelho, upa, upa, não chora, isso é choro de fome, isso é choro de sono, isso é choro de chata, choro de menina, igualzinha à mãe, achou, sumiu, achou, não faz pirraça, coitada, tem que deixar chorar, vocês fazem tudo o que ela quer, isso vai crescer mimada, eu queria essa vida pra mim, dormir e mamar, aproveita enquanto ela ainda não engatinha, isso daí quando começa a andar é um inferno, daqui a pouco começa a falar, daí não para mais, [...]”
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 04/06/2024
O trecho citado é do escritor brasileiro:
  • A Itamar Vieira Junior.
  • B Paulo Leminski.
  • C Millôr Fernandes.
  • D Luís Fernando Veríssimo.
  • E Gregório Duvivier.
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Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, eternizado no meio literário como Augusto dos Anjos, nasceu no estado da Paraíba.
São principais características da literatura de Augusto dos Anjos, EXCETO:

  • A Temáticas ligadas ao pessimismo e à melancolia.
  • B Predileção por vocabulários ligados à ciência e à medicina.
  • C Predileção pelo nacionalismo exaltado.
  • D Inclinação do eu lírico para a morte.
  • E Influência do Simbolismo e do Parnasianismo.
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Subjetivismo, espiritualidade e misticismo são características que refletem o estilo desta escola literária.

  • A Barroco.
  • B Arcadismo.
  • C Realismo.
  • D Simbolismo.
  • E Naturalismo.

Educação Artística

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O período romântico na música, que se estendeu aproximadamente de 1820 a 1900, é caracterizado pela expressividade emocional, fluidez harmônica com formas e estruturas flexíveis, e com a organização das orquestras da forma mais próxima da que temos na atualidade.


Qual asserção a seguir apresenta nomes de compositores do período romântico?

  • A Bach, Händel e Vivaldi.
  • B Schubert, Wagner e Brahms.
  • C Mozart, Haydin e Voříšek.
  • D Bartók, Stravinsky e Schoenberg.
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Assinale a proposta que mais se adequa a um plano de aula cujo conteúdo programático se relacione às ideias do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal.

  • A Encenação da peça Édipo Rei, de Sófocles, com ênfase no embate entre os desígnios dos deuses, as leis da cidade e a desmedida do herói.
  • B Encenação de uma cena de opressão em local público, no qual a situação poderia realmente ocorrer sem que os presentes saibam de que se trata de teatro.
  • C Encenação com improvisação a partir de um canovaccio, e uso de máscaras e de figurinos que identifiquem os personagens com seus gestos caricatos.
  • D Encenação de situações patéticas e absurdas que, inicialmente, têm tudo para serem sérias, mas que acabam de modo irreal e desafiam as expectativas do público.
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O método da cartografia pode ser usado no ensino da arte especialmente por considerar os processos e dar ênfase à experiência. Para Kastrup (2009), um ponto considerável neste método é o direcionamento da atenção nos processos didáticos e pedagógicos.


Considerando o professor de arte um cartógrafo, assinale a alternativa na qual o uso da atenção em sala de aula está de acordo com o método em questão:

  • A O professor deve ter uma atenção concentrada, porém sem premeditar comportamentos ou conhecimentos dos estudantes. Ou seja, uma atenção com abertura que possa acolher o inesperado.
  • B O professor deve ter uma atenção centrada, sobretudo nos conhecimentos artísticos, e propor as melhores estratégias de aprendizagem, pois o processo de aprender requer a observação, a categorização e a análise.
  • C O professor deve criar estratégias que despertem a atenção dos alunos, especialmente pelo conteúdo. Isso pode ser conquistado pela diversidade de maneiras de ensinar e pelo fornecimento de experimentações com os processos artísticos.
  • D O professor deve ter uma atenção focada na aprendizagem, devendo prestar atenção em tudo o que acontece em sala de aula para evitar os dispersores, para garantir propostas que enfatizem as experiências com arte.
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O choro é um estilo musical que surgiu no Brasil no final do século XIX, fruto da fusão de tradições africanas e europeias. A sua popularização foi impulsionada por compositores e por músicos inovadores ao longo do século XX. Conhecido por suas complexas estruturas rítmicas e melódicas, o choro é uma parte fundamental da rica herança musical brasileira.

Qual dos seguintes compositores teve uma contribuição substancial ao estilo de música choro brasileiro tradicional?

  • A Heitor Villa-Lobos.
  • B Pixinguinha
  • C Antonio Carlos Jobim.
  • D João Gilberto.
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Uma professora que atua com Arte em cursos superiores desenvolveu e implementou, com os estudantes matriculados no componente curricular que ministra, uma ação educativa direcionada a 50 crianças atendidas por uma ONG. Tal ação foi devidamente registrada em seu diário de classe e avaliada, tendo em vista que se trata de uma demanda institucional, provisionada no projeto pedagógico do curso, direcionada ao atendimento da resolução CNE/CES nº 7 de 17 de dezembro de 2018, que regimenta uma das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024.

A proposição desenvolvida pela professora está relacionada à:

  • A Prática como Componente Integrador.
  • B Prática como Componente Curricular.
  • C Curricularização da Pesquisa.
  • D Curricularização da Extensão.
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Para introduzir uma atividade de dança, uma professora de Arte indicou que a dança adquiriu diversos significados ao longo do tempo e que ela expressa sentimentos e visões de mundo. A seguir, propôs que os estudantes formassem grupos que deveriam realizar pesquisas sobre o funk, criar apresentações a respeito de um estilo de funk e gravar videoclipes para divulgação na internet. Para avaliar o resultado, verificou se todos colaboraram no processo de criação do trabalho, se houve respeito no decorrer da apresentação, se os estudantes souberam lidar com as limitações de colegas e o que foi apreendido no decorrer da atividade. 

Verifica-se que, nessa proposição, o refinamento de um dos elementos estruturantes da linguagem da Dança foi deixado para segundo plano. Isso pode ser constatado porque:

  • A no processo avaliativo, foram priorizados conhecimentos atitudinais, domínio tecnológico e o resultado do videoclipe.
  • B no processo de condução da atividade, não foram desenvolvidas proposições que favorecessem o reconhecimento do uso de diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e de espaços para a gravação do videoclipe.
  • C no processo de condução da atividade, não foram desenvolvidas experimentações direcionadas ao reconhecimento dos fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) que, combinados, potencializam a construção de repertórios próprios.
  • D no processo avaliativo, não foram problematizados os estereótipos e preconceitos do funk e o entendimento da história e a composição dessa modalidade/estilo de Dança.
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A trajetória da educação musical no Brasil é atravessada por diversos avanços e regressos. Mesmo consciente de que não seja possível abarcar, de forma totalizante, um longo período histórico do ensino da música em espaços escolarizados de formação geral, alguns marcos na legislação da educação nos oferecem dados importantes para compreender a música em instituições escolares. A legislação mais antiga de que há registro data de 1854, sendo que, informalmente, práticas de ensino e aprendizagem domiciliar e em corporações religiosas já existiam desde o Brasil Colônia (GARCIA, 2016). Algumas décadas depois, especificamente em 1889, foi registrado o primeiro concurso público para professores de música, que exigia formação especializada na área (FONTERRADA, 2008). Em determinados períodos, ela teve destaque nos currículos escolares, sendo contemplada com status de componente curricular, como se pode averiguar no início do século XX, época em que a educação brasileira assimilava os princípios da escola nova, influenciada pelo norte americano John Dewey. Partindo dos ideais nacionalistas, característicos desse movimento pedagógico, houve, nesse tempo, um intenso apoio às práticas de música nas escolas. Músicos como João Gomes Júnior, Carlos Alberto Gomes Cardim, Fabiano e Lázaro Lozano, Mário de Andrade e Villa Lobos foram importantes formadores de projetos que visavam ao alcance da prática musical e ao ideal de uma educação musical para todos, com o chamado Canto Orfeônico, nome dado à proposta pedagógica, assim como à disciplina.


Considerando que, após esse período, muitas mudanças aconteceram, assinale a alternativa correta a respeito da legislação da educação musical no Brasil:

  • A Na primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 20 dezembro de 1961, a educação musical não era contemplada como disciplina integrante dos currículos; dessa forma, as nomenclaturas ‘música vocal’, ‘música ou canto coral’, ‘canto orfeônico’ e ‘educação musical’ saíram dos currículos escolares até a promulgação da Lei nº 5.692, de 1971.
  • B A Lei nº 5.692, de 1971, é responsável pela remoção da disciplina de educação musical dos currículos prescritos, criando, em contrapartida, a educação artística. Em tempos de ditadura militar, essa nova área de estudo era compreendida como atividade e não mais como disciplina do currículo. Além disso, a formação de professores não se dava mais em licenciaturas específicas da área de arte, mas sim em licenciaturas em educação artística, com habilitação em uma de suas quatro especificidades, a saber, artes visuais, música, teatro e dança. Foi a partir dessa ideia que se institui a polivalência no ensino de arte.
  • C No ano de 1996, houve a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, vigente ainda hoje. Essa lei é responsável por modificar o tratamento dado à área de arte, entendendo-a como objeto de conhecimento e alterando a nomenclatura de educação artística para arte-educação, conforme artigo 35º: “A arte-educação constituirá componente curricular não obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.
  • D Depois de percorrido um longo caminho com a implementação da LDB de 1996, chega-se a um período importante, quando da alteração da referida lei, sendo aprovada em 19 de agosto de 2008, a Lei nº 11.769, que institui a obrigatoriedade da disciplina de música com a exigência de formação docente na área de educação musical. Depois de 8 anos, a referida lei foi alterada pela Lei nº 13.278, de 2016, que dispõe sobre a obrigatoriedade do componente curricular arte com os componentes curriculares eletivos: artes visuais, dança, música e teatro.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Figura 1. Imagem do espetáculo Benguelê. Grupo Corpo.

Disponível em: https://grupocorpo.com.br/obra/benguele/.

Acesso em: 13 ago. 2024


.      Para trabalhar com Dança, uma professora apresentou aos estudantes um trecho da obra disponível na figura 1 e solicitou que reconhecessem, na produção videográfica, ações do cotidiano e ritmos afrobrasileiros. A seguir, contextualizou a produção artística, abordando questões relacionadas à história da companhia de Dança, do coreógrafo e nuances da composição coreográfica. Consequentemente, dividiu a turma em grupos e, a partir do reconhecimento do vocabulário e das relações espaciais apreciadas, solicitou que os estudantes produzissem pequenas composições coreográficas autorais sobre a mesma temática, auxiliando-os durante o processo. Por fim, tais produtos foram apresentados para a turma.

Ao analisar a proposição descrita acima, verifica-se que professora desenvolveu uma metodologia de ensino fundamentada:

  • A na Estética do Cotidiano.
  • B nos Territórios da Arte.
  • C na Abordagem Triangular. 
  • D na Cultura Visual.
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A Pesquisa Educacional Baseada em Artes (PEBA) é uma forma de investigação que não busca a produção de um tipo de conhecimento que seja exato, cujos achados sejam utilizados para explicar e prever resultados.


É correto afirmar que PEBA se caracteriza:

  • A Pelo modo como linguagens poéticas – visuais, performáticas, literárias e musicais – se inserem na pesquisa e auxiliam o pesquisador a captar, no processo de investigação, questões educacionais imbuídas de diversos sentidos, significados e valores.
  • B Pela existência de narrativas emotivas e de relatos que permitem que o pesquisador compreenda a natureza de eventos científicos diversificados e descreva os resultados obtidos de forma lógica e formal.
  • C Pela distinção precisa entre pesquisador e pesquisado, tendo em vista que, nesse tipo de pesquisa, as histórias e contextos de vida não interferem na interpretação dos processos artísticos estudados e nos resultados das investigações.
  • D Pela realização de pesquisas intervencionistas, formas qualitativas de coletar dados e modelos padronizados de divulgação dos resultados que contribuam com a formação de professores e pesquisadores.
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O trecho do livro A história da arte, de Ernst Gombrich, afirma: “É interessante ler algumas notícias da imprensa com que as primeiras exposições dos impressionistas foram recebidas. Um semanário humorístico escreveu em 1876: A rue Le Peletier é uma rua de desastres. Depois do incêndio da Ópera, está acontecendo agora mais um desastre. Acaba de ser inaugurada uma exposição na Galeria Durand-Ruel que supostamente contém pinturas. Entrei e meus olhos horrorizados depararam com algo terrível. Cinco ou seis lunáticos, entre eles uma mulher, reuniram-se para exibir suas obras. Vi pessoas sacudindo-se de riso diante dessas pinturas, mas o meu coração sangrou ao vê-las. Esses pretensos artistas intitulam-se revolucionários, ‘impressionistas’. Tomam um pedaço de tela, tinta e pincel, besuntam meia dúzia de manchas sobre ela ao acaso, e assinam o nome nessa coisa. É uma manifestação delirante da mesma espécie que leva os internos de Bedlam a apanharem pedras do caminho imaginando que são diamantes.” (Gombrich, A história da arte, 2015, p. 519).

Os impressionistas se destacaram pela ousadia técnica e por afastarem-se da arte tradicional das grandes academias. Assim, é correto afirmar que, dentre as características do Impressionismo, evidenciam-se:

  • A O uso de modelos vivos para os estudos de nu artístico; realização de releituras parodiando famosas obras de arte, como forma de crítica social; uso de técnicas pouco convencionais como colagem junto da pintura.
  • B A impressão causada pelos contornos retorcidos de rosto ou corpo dos retratados; impacto da expressão do artista sobre a técnica pictórica; ênfase no uso de cores quentes; produção artística realizada em estúdio após estudo em área externa.
  • C O foco na percepção da incidência da luz sobre a natureza e os objetos; pinturas ágeis com pouca preocupação nos contornos nítidos; valorização das cenas da vida cotidiana; produção artística realizada fora de estúdio ou ateliê.
  • D O uso de paleta de cores carregadas, em especial as cores frias; foco em temas que retratam o estado psicológico do autor; tendência à abstração geométrica; produção artística em estúdio com observações externas feitas de janelas ou balcões.