Assinale a opção em que é possível identificar sujeito expresso no enunciado.
Assinale a alternativa que apresenta um uso correto dos recursos de pontuação.
A estratégia de coesão representada pelo elemento destacado está corretamente descrita em
Na frase “se para toda ação existe uma reação, é importante pensar nas consequências de cada ato”, a palavra destacada expressa uma ideia de
A partir da leitura dos fragmentos a seguir, retirados do romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, assinale a opção em que o valor semântico expresso pela forma verbal destacada está corretamente justificado.
Observe o trecho a seguir, retirado de uma redação de aluno do Ensino Médio:
A democracia é um sistema que permite a cada cidadão expressar suas opiniões sem medo de represálias e escolher quem representará nossos ideais. Tornando-a um dos melhores meios de organização governamental.
O trecho destacado apresenta problemas em sua estrutura, que dizem respeito
Leonardo da Vinci, certa vez, definiu arte como aquilo que “diz o indizível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível”.
Sobre o processo de formação das palavras destacadas, assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa em que o elemento destacado possui classificação morfológica diferente dos demais.
Assinale a opção em que o uso da próclise é obrigatório.
Leia o fragmento a seguir, do livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus:
As oito e meia da noite eu já estava na favela respirando o odor dos excrementos que mescla com o barro podre. Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludos, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo.
Sobre o trecho, é correto afirmar que
Considere os aspectos teóricos de Harold Bloom sobre a influência e a tradição literária e de Mikhail Bakhtin sobre a recepção e a historicidade dos textos e responda à questão:
Bloom (1994) discute como os autores e suas obras dialogam com as tradições literárias e com o público ao longo do tempo, enquanto Bakhtin (1997) enfatiza a importância da historicidade e da recepção dos textos na compreensão de sua relevância cultural e estética.
BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental: Os Livros e o Legado da Literatura. Rio de Janeiro: Editora Record, 1994.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
No exemplo do trecho abaixo, qual alternativa melhor elucida a importância e o impacto da historicidade dos textos e o diálogo entre obras e contextos históricos para a prática da leitura literária?
Os romances de Machado de Assis, produzidos no final do século XIX, refletiam as tensões sociais e políticas do Brasil Imperial. A circulação dessas obras nas livrarias e a recepção crítica da época mostram um diálogo constante entre a literatura e o contexto histórico, revelando a habilidade do autor em manter elementos da tradição literária enquanto rompe com convenções estéticas estabelecidas.
Leia os versos a seguir, escritos por Calderón de la Barca, poeta e dramaturgo do período barroco espanhol.
Talvez nossos olhos Se enganem, e representem Objetos tão diferentes Do que olham, que deixam A alma iludida. Que maior Razão, verdade, ou prova Do que o céu azul que vemos? Haverá alguém que não acredite Comumente que é safira Que ostenta belos raios? Pois nem é céu nem é azul.
Adaptado de: MARAVALL, José Antonio. La cultura del barroco. Análisis de una estructura histórica, Barcelona: Editorial Ariel, 1975, p. 355.
Com base na leitura dos versos, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre a cultura barroca e a experiência.
Analise as assertivas abaixo acerca do Barroco literário brasileiro:
I. Focou exclusivamente temas religiosos. II. Explorou a economia açucareira. III. Apresentou estilos literários como o cultismo e o conceptismo. IV. Ignorou a diversidade cultural do Brasil.
Quais estão corretas?
Sobre determinado período literário no Brasil, analise as características abaixo:
• Rompimento com a tradição clássica europeia e greco-romana.
• Maior liberdade formal.
• Valorização da cultura nacional, especialmente a cultura indígena.
• Subjetivismo e egocentrismo.
As características acima definem qual período literário brasileiro?
Em termos de gêneros literários, qual alternativa lista corretamente os gêneros da Antiguidade?
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a especificidade da linguagem literária:
A respeito do conhecimento prévio e compreensão da leitura, assinale a assertiva que não apresenta umas das características de bom leitor.
Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos, eternizado no meio literário como Augusto dos Anjos, nasceu no estado da Paraíba.
São principais características da literatura de Augusto dos Anjos, EXCETO:
Subjetivismo, espiritualidade e misticismo são características que refletem o estilo desta escola literária.
O período romântico na música, que se estendeu aproximadamente de 1820 a 1900, é caracterizado pela expressividade emocional, fluidez harmônica com formas e estruturas flexíveis, e com a organização das orquestras da forma mais próxima da que temos na atualidade.
Qual asserção a seguir apresenta nomes de compositores do período romântico?
Assinale a proposta que mais se adequa a um plano de aula cujo conteúdo programático se relacione às ideias do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal.
O método da cartografia pode ser usado no ensino da arte especialmente por considerar os processos e dar ênfase à experiência. Para Kastrup (2009), um ponto considerável neste método é o direcionamento da atenção nos processos didáticos e pedagógicos.
Considerando o professor de arte um cartógrafo, assinale a alternativa na qual o uso da atenção em sala de aula está de acordo com o método em questão:
O choro é um estilo musical que surgiu no Brasil no final do século XIX, fruto da fusão de tradições africanas e europeias. A sua popularização foi impulsionada por compositores e por músicos inovadores ao longo do século XX. Conhecido por suas complexas estruturas rítmicas e melódicas, o choro é uma parte fundamental da rica herança musical brasileira.
Qual dos seguintes compositores teve uma contribuição substancial ao estilo de música choro brasileiro tradicional?
Uma professora que atua com Arte em cursos superiores desenvolveu e implementou, com os estudantes matriculados no componente curricular que ministra, uma ação educativa direcionada a 50 crianças atendidas por uma ONG. Tal ação foi devidamente registrada em seu diário de classe e avaliada, tendo em vista que se trata de uma demanda institucional, provisionada no projeto pedagógico do curso, direcionada ao atendimento da resolução CNE/CES nº 7 de 17 de dezembro de 2018, que regimenta uma das metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024.
A proposição desenvolvida pela professora está relacionada à:
Para introduzir uma atividade de dança, uma professora de Arte indicou que a dança adquiriu diversos significados ao longo do tempo e que ela expressa sentimentos e visões de mundo. A seguir, propôs que os estudantes formassem grupos que deveriam realizar pesquisas sobre o funk, criar apresentações a respeito de um estilo de funk e gravar videoclipes para divulgação na internet. Para avaliar o resultado, verificou se todos colaboraram no processo de criação do trabalho, se houve respeito no decorrer da apresentação, se os estudantes souberam lidar com as limitações de colegas e o que foi apreendido no decorrer da atividade.
Verifica-se que, nessa proposição, o refinamento de um dos elementos estruturantes da linguagem da Dança foi deixado para segundo plano. Isso pode ser constatado porque:
A trajetória da educação musical no Brasil é atravessada por diversos avanços e regressos. Mesmo consciente de que não seja possível abarcar, de forma totalizante, um longo período histórico do ensino da música em espaços escolarizados de formação geral, alguns marcos na legislação da educação nos oferecem dados importantes para compreender a música em instituições escolares. A legislação mais antiga de que há registro data de 1854, sendo que, informalmente, práticas de ensino e aprendizagem domiciliar e em corporações religiosas já existiam desde o Brasil Colônia (GARCIA, 2016). Algumas décadas depois, especificamente em 1889, foi registrado o primeiro concurso público para professores de música, que exigia formação especializada na área (FONTERRADA, 2008). Em determinados períodos, ela teve destaque nos currículos escolares, sendo contemplada com status de componente curricular, como se pode averiguar no início do século XX, época em que a educação brasileira assimilava os princípios da escola nova, influenciada pelo norte americano John Dewey. Partindo dos ideais nacionalistas, característicos desse movimento pedagógico, houve, nesse tempo, um intenso apoio às práticas de música nas escolas. Músicos como João Gomes Júnior, Carlos Alberto Gomes Cardim, Fabiano e Lázaro Lozano, Mário de Andrade e Villa Lobos foram importantes formadores de projetos que visavam ao alcance da prática musical e ao ideal de uma educação musical para todos, com o chamado Canto Orfeônico, nome dado à proposta pedagógica, assim como à disciplina.
Considerando que, após esse período, muitas mudanças aconteceram, assinale a alternativa correta a respeito da legislação da educação musical no Brasil:
Figura 1. Imagem do espetáculo Benguelê. Grupo Corpo.
Disponível em: https://grupocorpo.com.br/obra/benguele/.
Acesso em: 13 ago. 2024
. Para trabalhar com Dança, uma professora apresentou aos estudantes um trecho da obra disponível na figura 1 e solicitou que reconhecessem, na produção videográfica, ações do cotidiano e ritmos afrobrasileiros. A seguir, contextualizou a produção artística, abordando questões relacionadas à história da companhia de Dança, do coreógrafo e nuances da composição coreográfica. Consequentemente, dividiu a turma em grupos e, a partir do reconhecimento do vocabulário e das relações espaciais apreciadas, solicitou que os estudantes produzissem pequenas composições coreográficas autorais sobre a mesma temática, auxiliando-os durante o processo. Por fim, tais produtos foram apresentados para a turma.
Ao analisar a proposição descrita acima, verifica-se que professora desenvolveu uma metodologia de ensino fundamentada:
A Pesquisa Educacional Baseada em Artes (PEBA) é uma forma de investigação que não busca a produção de um tipo de conhecimento que seja exato, cujos achados sejam utilizados para explicar e prever resultados.
É correto afirmar que PEBA se caracteriza:
O trecho do livro A história da arte, de Ernst Gombrich, afirma: “É interessante ler algumas notícias da imprensa com que as primeiras exposições dos impressionistas foram recebidas. Um semanário humorístico escreveu em 1876: A rue Le Peletier é uma rua de desastres. Depois do incêndio da Ópera, está acontecendo agora mais um desastre. Acaba de ser inaugurada uma exposição na Galeria Durand-Ruel que supostamente contém pinturas. Entrei e meus olhos horrorizados depararam com algo terrível. Cinco ou seis lunáticos, entre eles uma mulher, reuniram-se para exibir suas obras. Vi pessoas sacudindo-se de riso diante dessas pinturas, mas o meu coração sangrou ao vê-las. Esses pretensos artistas intitulam-se revolucionários, ‘impressionistas’. Tomam um pedaço de tela, tinta e pincel, besuntam meia dúzia de manchas sobre ela ao acaso, e assinam o nome nessa coisa. É uma manifestação delirante da mesma espécie que leva os internos de Bedlam a apanharem pedras do caminho imaginando que são diamantes.” (Gombrich, A história da arte, 2015, p. 519).
Os impressionistas se destacaram pela ousadia técnica e por afastarem-se da arte tradicional das grandes academias. Assim, é correto afirmar que, dentre as características do Impressionismo, evidenciam-se: