Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Alumínio - Analista - Recursos Humanos

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Gestão de Pessoas

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Conforme destacado por Pantoja (2015), a gestão por competências busca harmonizar a vertente estratégica da organização com a dimensão individual humana, priorizando o alinhamento do quadro de colaboradores às competências profissionais essenciais para o sucesso da organização. Dessa maneira, o planejamento da força de trabalho emerge como a etapa inicial fundamental para assegurar a construção de uma equipe eficiente e dimensionada de maneira proporcional às demandas organizacionais. Quanto aos impactos e benefícios de se planejar estrategicamente a força de trabalho na gestão por competências no setor público, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A Tornar mais acurado o processo de planejamento e de previsão orçamentária.
  • B Fortalecimento dos serviços e da capacidade institucional e gerencial para a gestão estratégica da força de trabalho.
  • C Contribuir para o alcance das metas globais do governo em termos de diversidade, competência e nível de educação.
  • D Aumentar o controle social do governo quanto ao cumprimento dos objetivos de responsabilidade fiscal e prestação de contas.
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A Superintendência de Comunicação Institucional de uma repartição pública em um município mineiro está passando por um processo significativo de mudança organizacional. A organização, antes focada em aspectos tradicionais, está buscando se posicionar como referência em inovação e transparência. Como uma parte crucial desse contexto, os servidores precisam ajustar suas práticas para melhor comunicar as mudanças e fortalecer a imagem da Superintendência e da repartição pública. Na etapa do processo de mudança em que estão, a liderança da Superintendência reconhece a necessidade de adotar uma abordagem mais alinhada com as demandas da sociedade contemporânea e está buscando: avaliar de forma crítica as estratégias de comunicação tradicionais, identificando lacunas e oportunidades para aprimoramento; comunicar claramente para os servidores a necessidade da mudança na abordagem de comunicação e os objetivos que buscam alcançar; realizar sessões de brainstorming para incentivar a equipe a pensar em novas maneiras de ser comunicar com o público. Considerando o modelo de três etapas proposto por Kurt Lewin para o processo de mudança, a fase do processo de mudança abordada na descrição anterior da Superintendência de Comunicação Institucional trata-se de: 
  • A Mudança.
  • B Transformação.
  • C Recongelamento.
  • D Descongelamento.
3

Uma das principais metas da avaliação de desempenho é analisar cuidadosamente a contribuição do desempenho humano, que precisa ser excelente em todos os momentos, para que a organização tenha competitividade para atuar e se sair bem no mundo globalizado de hoje. O desempenho e a satisfação melhoram quando a avaliação é baseada em critérios comportamentais e orientados para resultados, quando as questões do desempenho e da carreira são abertamente discutidas e quando o funcionário tem a oportunidade de participar do processo de avaliação. A avaliação de desempenho deve proporcionar benefícios para a organização e para as pessoas, e para tal ela deve atender a algumas linhas básicas.

(CHIAVENATO, 2014.)


Considerando o disposto, uma das linhas básicas a ser atendida é que a avaliação de desempenho deverá: 

  • A Tornar o colaborador mais bem equipado para produzir com eficiência e eficácia e, consequentemente, melhorar a produtividade dele.
  • B Abranger o desempenho atual nas atividades e desconsiderar o alcance de metas e objetivos; desempenho e objetivo são tópicos diferentes.
  • C Ser elaborada e imposta pelo avaliador, que deve deixar claro ao avaliado de que ela deverá, primordialmente, trazer benefícios para a organização.
  • D Enfatizar o colaborador nos hábitos pessoais observados no trabalho, concentrando-se em uma análise subjetiva deles, pois empenho e desempenho são atitudes inseparáveis.
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A consultoria interna de RH tem assumido papel importante nas organizações, tais como prática de apoio à gestão, agilidade das ações empresariais, redução de custos em atividades realizadas por consultores, respostas rápidas em problemas emergenciais, responsabilidade pessoal sobre o monitoramento e implementação das tarefas, e preparação dos profissionais para posições de liderança.
(LEITE, ALBUQUERQUE, 2009.)


Considerando o tema, avalie as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.


I. “A interação do consultor interno de RH com a organização deve ser sólida, baseada na confiança, bem planejada;sua associação às práticas e políticas de RH devem contribuir para o alinhamento entre as pessoas e estratégias da organização, sendo esse modelo de consultoria responsável por atribuir um olhar sistêmico sobre a organização, conferindo à área de gestão de pessoas um papel de apoio à gestão.”


PORQUE


II. “Esse modelo de consultoria facilita o desenvolvimento do trabalho para ser realizado com maior eficácia e o consultor assegura a rapidez e a transparência da comunicação, acompanha o desempenho individual e organizacional, aproxima líderes e equipes, estimula-os a buscarem a direção dos resultados da empresa e faz com que compreendam que os objetivos organizacionais também representam seus objetivos.”

Assinale a alternativa correta.

  • A A primeira afirmativa é falsa; a segunda, verdadeira.
  • B A primeira afirmativa é verdadeira; a segunda, falsa.
  • C As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda completa a primeira.
  • D As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não completa a primeira.
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As pessoas possuem capacidade de aprender e se desenvolver, estando intimamente relacionadas à educação, cujo conjunto de práticas e políticas visam à potencialização de suas habilidades e competências pessoais e profissionais, valorização de seu desenvolvimento individual e coletivo e que lhes assegure a oportunidade de ser aquilo que ele pode ser a partir de suas potencialidades, inatas ou adquiridas. O processo de desenvolver pessoas dentro das organizações é composto por estratos.

(ROBBINS, 2005; CHIAVENATO, 2014.)


Considerando o texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O desenvolvimento de pessoas é um estrato menor e a aprendizagem é tratada no nível individual; consiste no processo de fornecer formação básica, para que aprendam novas habilidades, competências, atitudes, soluções etc.; orientado para o futuro, focalizado no crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal e visando à carreira futura e não apenas ao cargo atual.
( ) O desenvolvimento gerencial é o estrato com amplitude média e a aprendizagem é tratada no nível organizacional; consiste no conjunto de ações no sentido de desenvolver habilidades e competências gerenciais, como liderança, motivação, condução de equipes e gestão dos processos de gestão de pessoas.
( ) O desenvolvimento organizacional é o estrato mais amplo e a aprendizagem é o fundamento básico no nível individual ou organizacional; é um termo utilizado para englobar intervenções nas mudanças planejadas, proporcionadas pela organização; oferece oportunidade de melhora do desempenho e eficácia organizacional bem como no crescimento humano e no bem-estar dos funcionários.
( ) O treinamento é um estrato menor e a aprendizagem é tratada no nível individual; é o meio das pessoas se tornarem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de aumentar a possibilidade de desempenhar de forma excelente as tarefas do seu cargo; orientado para o presente, focalizado na melhoria de habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo atual.

A sequência está correta em

  • A F, F, V, V.
  • B F, V, F, F
  • C V, F, V, F.
  • D V, F, V, V.
6

A gestão de pessoas é uma área contingencial e situacional, que depende de vários aspectos coorporativos e das características das pessoas que a constituem, tornando-a única em cada organização. Atualmente, as organizações compreendem que para haver um processo produtivo é necessária a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com um recurso e, na Era da Informação, o conhecimento é mais valioso do que o capital financeiro e, nesse contexto, a moderna gestão de pessoas está diretamente relacionada com talento, competências, habilidades e capital intelectual.

(CHIAVENATO, 2014; LACOMBE, 2012.)


Relacione adequadamente os aspectos fundamentais nos quais a gestão de pessoas se baseia aos conceitos apresentados. 

1. Pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais. 2. Pessoas como parceiros da organização. 3. Pessoas como seres humanos.

( ) Funcionam como elementos impulsionadores da organização, podendo dotá-la de talento indispensável à sua constante renovação e competitividade em um contexto cheio de mudanças e desafios, tendo as pessoas fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.
( ) Possuem personalidade própria, diferentes entre si, com uma história particular e diferenciada; possuidores de conhecimentos, habilidades, competências indispensáveis à adequada gestão dos demais recursos organizacionais e/ou à adequação de alguma necessidade organizacional.

( ) Realizam investimentos na organização, como tempo, esforço, responsabilidade, comprometimento etc., na expectativa de colher retornos deles, como salários, crescimento profissional, carreira etc., que,sendo razoáveis e sustentados, a tendência é a manutenção ou aumento do investimento e a reciprocidade na interação entre pessoas e organizações.

A sequência está correta em

  • A 1, 3, 2.
  • B 2, 3, 1.
  • C 3, 1, 2.
  • D 3, 2, 1.
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Os processos relacionados aos grupos dentro das organizações são essenciais para o funcionamento eficaz e a dinâmica harmoniosa dos ambientes de trabalho. Eles incluem aspectos como equipes e processos sociais, liderança, comunicação, tomada de decisão, conflito, poder e política. Esses processos moldam a dinâmica organizacional e influenciam diretamente o desempenho das equipes e organizações.

Assinale a opção que indica a competência que compreende confiança e vontade de transladar palavras em ações.

  • A Motivação para liderar.
  • B Autoconfiança.
  • C Inteligência emocional.
  • D Integridade.
  • E Poder socializado.
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O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi introduzido por Louis Davis na década de 1970, em meio a um estudo sobre a estruturação de cargos. Davis definiu QVT como uma abordagem focada no bem-estar e na saúde dos colaboradores enquanto executam suas tarefas. Posteriormente, diversos autores europeus expandiram o conceito, incorporando perspectivas da abordagem sociotécnica e da democracia industrial. Hoje, a noção de QVT abrange tanto elementos físicos e ambientais do ambiente de trabalho quanto fatores psicológicos, enfatizando uma visão holística do bem-estar no ambiente laboral.

Assinale a opção que apresenta o indicador que trata da igualdade de oportunidades para que o colaborador perceba que o seu crescimento profissional é o que vale para o seu futuro.

  • A Meritocracia.
  • B Significado da tarefa.
  • C Retroação recebida.
  • D Autonomia.
  • E Integração social.
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A gestão estratégica de pessoas é essencial para o sucesso da organização, posicionando os colaboradores no centro da realização dos objetivos organizacionais. Esta abordagem transcende a administração de recursos humanos convencional, alinhando as políticas de gestão de talentos com a estratégia geral da organização.

Assinale a opção que apresenta um modelo de planejamento de gestão estratégica de pessoas, no qual a utilização de análises históricas sobre admissões, desligamentos, promoções e movimentações internas dos colaboradores viabiliza a predição de curto prazo das necessidades de pessoal na organização.

  • A Modelo de substituição de postos-chave.
  • B Modelo baseado no fluxo de pessoal.
  • C Modelo baseado em segmentos de cargos.
  • D Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço.
  • E Modelo de planejamento operacional integrado.
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A gestão de desempenho é uma prática essencial que visa avaliar, monitorar e aprimorar o desempenho dos colaboradores, contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais.

Assinale a opção que apresenta uma prioridade tática da gestão de desempenho.

  • A Sustentabilidade.
  • B Recrutamento.
  • C Competitividade.
  • D Recompensa.
  • E Avaliação.

Administração Pública

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Ao tornar públicas as informações governamentais, o governo brasileiro reafirma o seu compromisso democrático de prestação de contas e de accountability. Se o Art. 70 da Constituição Federal previa que todo aquele – pessoa física ou jurídica, pública ou privada – que lidasse com bens e valores públicos ou pelos quais a União respondesse, deveria assumir obrigações de natureza pecuniária, a prestação de contas começará a ser regulamentada a partir de: 
  • A Lei de Responsabilidade Fiscal.
  • B Relacionamento com o cidadão (Governmenttocitizen – G2C).
  • C Relacionamento com o fornecedor (Governmentto Business – G2B).
  • D Relacionamento com outros órgãos do governo (GovernmenttoGovernment – G2G).
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Acerca do conceito de governo eletrônico, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se de um governo ágil e aberto para melhor atender à sociedade, utilizando-se da telemática (Tecnologia da Informação e Telecomunicações) para ampliar a cidadania, aumentar a transparência da gestão pública, facilitar o controle popular do poder público e democratizar o acesso do cidadão aos meios eletrônicos.
II. De maneira geral, pode-se definir governo eletrônico como o conjunto de plataformas tecnológicas de comunicação, informação e aplicações em uso pelo setor público.
III. Governo eletrônico é a contínua otimização de oferta de serviço, participação do eleitorado e governança mediante a transformação de relacionamentos internos e externos com uso da tecnologia, da internet e da nova mídia.
IV. O governo eletrônico pode ser entendido como uma das principais formas de modernização do Estado e está fortemente apoiado em uma visão do uso das novas tecnologias para a prestação do serviço público.
V. O governo eletrônico, ou e-governo, pode ser entendido como um conjunto de ações modernizadoras vinculadas à Administração Pública.

Está correto o que se afirma apenas em
  • A I, II, III, IV e V.
  • B I, II e IV, apenas.
  • C II, III e V, apenas.
  • D III, IV e V, apenas.
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A governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atual gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade (TCU, 2014, p. 33). Para alcançar a boa governança em órgãos e entidades da Administração Pública, é importante desempenhar algumas ações, EXCETO:
  • A Equilibrar, na composição do corpo diretivo, continuidade e renovação.
  • B Definir claramente as funções das organizações e as responsabilidades da alta administração e dos gestores, certificando-se do seu cumprimento.
  • C Garantir que a alta administração tome as melhores decisões em relação às estratégias organizacionais e cultive relações pessoais com os grupos de interesse.
  • D Tomar ações ativas e planejadas para dialogar e prestar contas à sociedade, bem como engajar, efetivamente, organizações parceiras e partes interessadas.
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Os princípios primordiais da administração pública expressos no art. 37 da Constituição Federal são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. De acordo com esses princípios, relacione a segunda coluna com a primeira.

1 - Legalidade
2 - Impessoalidade
3 - Moralidade
4 - Publicidade
5 - Eficiência
( ) Os atos administrativos devem ser pautados exclusivamente pelo interesse público, sem considerar características pessoais, como raça, religião, nacionalidade ou relação pessoal com os agentes públicos.
( ) Os atos da Administração Pública devem ser transparentes, com divulgação clara e acessível de informações sobre decisões, procedimentos, contratos e gastos públicos, promovendo a participação e o controle social.
( ) Os atos administrativos devem ser realizados de maneira íntegra, honesta e transparente, ocorrendo sempre o bem comum e o interesse público.
( ) A Administração Pública deve buscar alcançar os melhores resultados possíveis com o menor dispêndio de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais.
( ) As ações e as decisões dos agentes públicos devem ser fundamentadas em normas jurídicas previamente condicionais, garantindo que não haja arbitrariedade ou violação dos direitos dos cidadãos.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação, na ordem de cima para baixo:

  • A 1, 4, 2, 3, 5.
  • B 1, 5, 3, 2, 4.
  • C 2, 4, 3, 5, 1.
  • D 2, 4, 1, 3, 5.
  • E 3, 4, 5, 2, 1.
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Durante muitos anos, o controle e a auditoria no Brasil ficaram restritos às exigências da tributação na área privada e ao suporte aos tribunais de contas na área pública. O interesse pela governança na Administração Pública tem sido uma constante nos últimos anos, motivado por uma maior exigência e rigor na utilização dos recursos públicos. Com isso, busca-se uma maximização do value for money e do valor público da ação governativa em benefício dos cidadãos.
Com relação aos mecanismos de controle, analise as afirmativas a seguir.

I. Accountability pode ser definida como uma proteção dos cidadãos às práticas da má administração.

II. Quanto mais avançado o estágio democrático, maior o interesse pela accountability que tende a acompanhar os avanços dos valores democráticos.

III. Os controles burocráticos tradicionais são suficientes para defender a sociedade do aparelho estatal.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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Recentemente, a abordagem de gestão por resultados tem ganhado destaque e sido amplamente adotada por governos em diversas partes do mundo. Essa abordagem visa orientar a Administração Pública para alcançar resultados mensuráveis e tangíveis, em vez de focar apenas nos processos internos. Ao implementar essa abordagem, os governos buscam promover maior eficiência, transparência e accountability na gestão dos recursos públicos.

Com relação à gestão por resultados, analise as afirmativas a seguir.


I. No seu modelo inicial, a gestão por resultados buscava, principalmente, adaptar técnicas da administração privada para aplicação na administração pública.


II. No Brasil, os instrumentos de gestão por resultados foram amplamente adotados na administração pública, com ênfase inicial em avaliações, especialmente na área da segurança pública.


III. A aplicação de ferramentas adequadas de gestão por resultados pode levar ao aumento do controle social.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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O exercício da cidadania, essencialmente ligado ao conceito de Estado-nação, implica não apenas em direitos, mas também em deveres e responsabilidades para com a coletividade em uma sociedade democrática contemporânea. O conceito de cidadania na atualidade vai muito além disso, principalmente devido às novas configurações sociais que surgiram nas últimas décadas.
Assinale a opção que indica o conceito de cidadania que mostra uma preocupação com a reconciliação do universalismo de direitos, com o desafio da diversidade étnica e as demais aspirações de identidade.

  • A Civil.
  • B Social.
  • C Política.
  • D Multicultural.
  • E Cosmopolita.
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Um modelo de gestão de resultados compreende três elementos essenciais: direcionadores de resultado, direcionadores de esforço para implementação das ações e mecanismos de controle.
Nesse contexto, a avaliação de desempenho é uma ferramenta necessária, mas não suficiente para a promoção de uma gestão de resultados.
Assinale a opção que apresenta a dimensão de desempenho que possui estreita relação com produtividade.

  • A Eficácia.
  • B Eficiência.
  • C Efetividade.
  • D Economicidade.
  • E Custo-benefício.
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A Administração Direta é composta por órgãos e entidades que fazem parte da estrutura do Estado e operam diretamente sob a autoridade do poder público. Em contrapartida, a Administração Indireta inclui entidades com personalidade jurídica própria, mas vinculadas ao Estado. Enquanto a Administração Direta executa diretamente políticas públicas, a Indireta opera de forma mais especializada, muitas vezes em atividades empresariais.
Assinale a opção que indica a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica.

  • A Autarquia.
  • B Empresa pública.
  • C Fundação pública.
  • D Organização social.
  • E Sociedade de economia mista.
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A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o controle externo da administração pública brasileira seja realizado pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público. As duas instituições têm autonomia formal em relação ao governo para verificar a correta aplicação do dinheiro público, dar transparência aos atos de gestão e ainda empoderar a sociedade civil, uma vez que podem agir por provocação do cidadão, potencializando o controle democrático da administração pública.
Com relação à prestação de contas dos resultados das ações (accountability), analise os itens a seguir:

I. O conceito de accountability é central na teoria democrática moderna visto que os governantes e os ocupantes de funções públicas têm o dever de responder ao público com base em critérios democráticos que definem o escopo e o objetivo de cada instituição.
II. O que deve ser respondido à sociedade é determinado pelos ocupantes dos cargos públicos e envolve a criação de leis pelos representantes eleitos, a vigilância mútua entre os poderes para evitar a concentração de poder, e a definição de critérios para evitar a personalização do exercício do poder ou a influência de grupos de interesse.
III. A lógica da transparência apresentada pelo ideário do governo aberto pode levar a uma falácia em torno da accountability.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Administração Geral

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Em organizações, tanto públicas quanto privadas, a área de planejamento desempenha um papel crucial. Ela abrange o estabelecimento de um conjunto de medidas em diversos níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional), visando definir como os processos, técnicas e atitudes administrativas serão desenvolvidos. Essa abordagem tem como objetivo criar uma situação viável para avaliar as implicações futuras das decisões presentes, alinhando-se aos objetivos organizacionais. Dessa forma, facilita a tomada de decisão no futuro, tornando-a mais ágil, coerente, eficiente e eficaz. (Oliveira, 2018, p. 3). Sobre o processo de planejamento e seus desdobramentos nos níveis estratégico, tático e operacional, assinale a afirmativa correta.
  • A Planejamento operacional: é a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implementação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa.
  • B Planejamento tático: busca otimizar o processo de identificação das oportunidades de mercado, definição do modelo de gestão da organização e das políticas que a organização deve respeitar para consolidar a vantagem competitiva.
  • C Planejamento estratégico: tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento tático.
  • D Planejamento estratégico: é desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consolidação de objetivos previamente fixados seguindo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.
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De acordo com Oliveira (2019, p. 264), o fluxograma é a representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando operações, responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo. Sobre os fluxogramas e suas características, analise as afirmativas a seguir.


I. O objetivo do fluxograma é padronizar a representação dos métodos e procedimentos administrativos, proporcionando maior agilidade na descrição e facilitando a leitura e compreensão das atividades realizadas.

II. O fluxograma global, ou diagrama de processo, destina-se geralmente à representação de rotinas simples em seu processamento analítico dentro de uma unidade organizacional específica da empresa.

III. O fluxograma vertical é aplicado tanto no levantamento quanto na descrição de novas rotinas e procedimentos. Ele permite a demonstração mais clara do fluxo de informações e documentos, tanto dentro quanto fora da unidade organizacional considerada.

IV. O fluxograma parcial descreve o curso de ação e os trâmites dos documentos, sendo recomendado especialmente para levantamentos e rotinas que envolvem poucas unidades organizacionais.


Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I, III e IV.
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Na repartição pública municipal em que atua, Maísa, servidora pública de carreira, foi incumbida de realizar uma análise aprofundada da cultura organizacional. Durante sua investigação, a servidora constatou a existência de uma cultura interna onde os membros compartilhavam uma sólida sensação de pertencimento e apoio mútuo. Adicionalmente, observou-se uma clara definição e comunicação dos valores fundamentais e da missão da organização, promovendo uma sintonia efetiva entre os objetivos individuais e as metas organizacionais. Notavelmente, os líderes também adotavam uma abordagem participativa, colaborativa e facilitadora, fomentando a autonomia e a responsabilidade compartilhada entre os membros da equipe. Sobre os tipos de cultura organizacional propostos por Richard L. Daft, representa a descrição apontada pela servidora a Cultura
  • A de Clã.
  • B de Missão.
  • C Adaptativa.
  • D Burocrática.
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A cultura organizacional configura-se como o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de normas, valores, atitudes e expectativas, os quais são compartilhados por todos os membros de uma organização (Chiavenato, 2022). Nos estudos dedicados a essa temática, inúmeros elementos emergem, contribuindo para a definição e caracterização dessa cultura. Esses elementos proporcionam uma compreensão mais aprofundada sobre a natureza da organização, oferecendo insights valiosos sobre como os indivíduos podem efetivamente atuar dentro desse contexto. “ _________________ representa o conjunto de sentimentos predominantes numa determinada organização e envolve a satisfação dos colaboradores, tanto nos aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto nos aspectos afetivos e emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes de um modo geral. É a tendência de percepção que os membros de uma organização possuem a respeito de seu grau de satisfação em relação ao conjunto ou a determinada característica da organização (Chiavenato, 2022, p. 157).” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 
  • A Socialização
  • B Pressuposto básico
  • C Clima organizacional
  • D Norma de comportamento
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Davenport define os processos como uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo e um fim, com entradas (inputs) e saídas (outputs) claramente identificadas. A gestão de processos compreende as ações que uma organização desempenha para se otimizar, se tornar mais produtiva e realizar seus fluxos de negócio.

(Araújo, Garcia e Martines, 2022.)

Com base nos aspectos relacionados à gestão de processos, o nome da abordagem que permite elencar os processos críticos ou cruciais da organização, definir critérios de priorização de investimentos e definir indicadores de desempenho baseados em processos, sendo um importante elo entre as estratégias organizacionais e suas atividades, trata-se de: 
  • A Cadeia de valor.
  • B Fluxo de processos.
  • C Gestão de portifólio.
  • D Redesenho de processos.
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Conforme Scherer e Carlomagno(2016)destacam em sua obra “Gestão da Inovação na Prática”, que as inovações não surgem de forma espontânea ou isolada, mas, primordialmente, derivam de intenções deliberadas e florescem em ambientes propícios, terrenos férteis onde as ideias prosperam. Tanto organizações públicas quanto privadas podem ser identificadas por sua capacidade de fomentar a inovação, abrangendo diversas dimensões, como produtos, processos, serviços, modelos de negócios e estruturas organizacionais. Uma das principais ferramentas para a gestão da inovação no ambiente corporativo é o Octógono da Inovação, uma ferramenta desenhada tanto para o diagnóstico do potencial inovador quanto para a gestão de empresas inovadoras. “ ____________________ é responsável pelas estratégias da organização, por estipular a distribuição dos recursos e por estabelecer as regras competitivas e de crescimento. Além disso, relaciona-se ao comprometimento com a inovação e ao processo de facilitação do fluxo de ideias e do conhecimento, e transformação da realidade da empresa.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  • A Cultura
  • B Processo
  • C Liderança
  • D Relacionamento
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Nonaka e Takeuchi desenvolveram um modelo que delineia o processo de geração do conhecimento nas organizações. De acordo com os autores, esse processo envolve quatro etapas cruciais, conhecidas como a espiral do conhecimento. Essas etapas delineiam a constante transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito. Com base nas etapas da espiral do conhecimento em uma organização pública, relacione adequadamente as colunas a seguir. 

1. Socialização. 2. Externalização. 3. Combinação. 4. Internalização.

( ) Um grupo de servidores públicos colabora na elaboração de relatórios que documentam as melhores práticas identificadas em projetos anteriores. Durante esse processo, eles articulam conceitos e insights para criar um conhecimento mais formal.

( ) Após a leitura de manuais e participação em treinamentos sobre um novo software, um servidor público começa a aplicar esses conceitos em suas atividades diárias.

( ) Em uma reunião de equipe, um funcionário compartilha suas experiências práticas com colegas, discutindo os desafios enfrentados durante a implementação de políticas públicas.

( ) A área de gestão de projetos da organização utiliza um sistema de gestão de conhecimento para integrar informações provenientes de diferentes setores. Ao combinar dados, estatísticas e relatórios, a organização pode identificar padrões e tendências que informam decisões estratégicas.

A sequência está correta em
  • A 2, 4, 1, 3.
  • B 4, 1, 3, 2.
  • C 1, 3, 2, 4.
  • D 3, 2, 4, 1.
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A liderança tem como parte de sua tarefa trabalhar com as pessoas para identificar e solucionar problemas, mas o acesso necessário para a resolução deles irá depender do quanto as pessoas confiam no líder, pois a confiança modula o acesso dele ao conhecimento e à cooperação. Existem três tipos de confiança nas relações organizacionais: a baseada na intimidação; a baseada no conhecimento; e, a baseada na identificação.

(ROBBINS, 2005.)


Considerando a temática, avalie as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.


I. “A confiança baseada no conhecimento se apoia mais na informação do que na intimidação e tem por base a previsibilidade do comportamento, a ponto de substituir contratos e arranjos formais, estando a maioria das relações organizacionais fundamentadas nela.”

POIS

II. “Esse tipo é o mais alto nível de confiança, na qual a compreensão mútua possui um nível elevado, a ponto de uma parte poder agir em nome da outra, sendo os controles nesse nível de confiança mínimos, pois não há necessidade de monitoramento entre as partes, existindo uma lealdade inquestionável.”


Assinale a alternativa correta. 

  • A A primeira afirmativa está correta; a segunda, incorreta.
  • B A primeira afirmativa está incorreta; a segunda, correta.
  • C Ambas as afirmativas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
  • D Ambas as afirmativas estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
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A mudança organizacional abrange toda a organização e envolve passos progressivos, como identificação do problema, análise das causas, formulação de estratégias e avaliação do processo de mudança. A pesquisa-ação combina pesquisa e ação para fornecer uma abordagem científica na gestão da mudança planejada, seguindo cinco etapas semelhantes ao método científico: diagnóstico, análise, retroação, ação e avaliação.

Assinale a opção que indica a etapa em que o agente de mudança envolve ativamente as pessoas na identificação do problema e na criação da solução.

  • A Ação.
  • B Diagnóstico.
  • C Avaliação.
  • D Retroação.
  • E Análise.
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A cultura organizacional tem sido objeto de estudo por antropólogos e sociólogos ao longo de muitas décadas, resultando em diversas categorias e definições. Esses estudiosos exploraram as complexidades das interações humanas dentro do contexto organizacional, analisando os valores, crenças, normas, rituais e símbolos que moldam a identidade de uma organização.

Assinale a opção que indica a categoria que compreende as normas implícitas, não escritas, para se adaptar à organização.

  • A Regras do jogo.
  • B Metáforas raízes.
  • C Rituais.
  • D Celebrações.
  • E Clima.