Resolver o Simulado CESGRANRIO

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Conhecimentos Bancários

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Sabe-se que a governança é o processo de direção e controle que ocorre quando o governo dirige politicamente o Estado, assim como quando as empresas dirigem seus empregados ou os parceiros que atuam conjuntamente e fixam regras de deliberação e implementação de suas decisões. Assim, a governança enquanto coordenação social é alcançada por meio de algum modo ideal: hierarquia, mercado ou rede.

No caso da governança corporativa de organizações privadas ou de organizações públicas, o modo hierárquico é compreendido como a(o)

  • A coordenação por meio da interação contínua entre múltiplos atores que transacionam recursos de forma autônoma, mas interdependente.
  • B coordenação por meio de um sistema de preços em que indivíduos sem vínculo pessoal interagem de forma independente e impessoal.
  • C modo baseado na confiança entre parceiros que instituem vínculos para o benefício mútuo, compartilhando recursos de forma contínua.
  • D modo que substitui cadeias de comando e de controle formal por estruturas flexíveis, informais e horizontais de interdependência.
  • E sistema dirigido e controlado com a finalidade de promover valor aos proprietários e às partes interessadas, assegurando a sua sustentabilidade.
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Para minorar o risco de não realização dos compromissos assumidos, as operações de crédito envolvem diversas formas de garantias.
A garantia pessoal, vinculada a título de crédito, em que um terceiro se compromete a pagar a dívida, caso esta não seja honrada pelo emitente do título, é denominada

  • A fiança
  • B hipoteca
  • C aval
  • D penhor mercantil
  • E alienação fiduciária
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Na organização do Sistema Financeiro Nacional, os bancos são instituições destinadas a intermediar recursos financeiros entre os poupadores e os demandantes de empréstimos.
No caso específico dos bancos comerciais, são instituições que, essencialmente,

  • A proporcionam financiamento de médio e longo prazos a projetos orientados para fomentar o desenvolvimento econômico e social do país, abstendo-se de operações de financiamento de curto prazo.
  • B operam com diversas modalidades de financiamento, mas não transacionam compra e venda de moeda estrangeira.
  • C captam recursos por meio de depósitos a prazo, mas não operam com recursos provenientes de depósitos à vista.
  • D realizam operações de empréstimos por meio de recursos captados sob a forma de depósitos à vista e a prazo.
  • E se concentram no financiamento de empréstimos e financiamentos de projetos de natureza social.
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A persecução da meta de inflação anual figura entre as principais funções do Banco Central do Brasil (BCB). O principal instrumento utilizado pelo BCB para manter a taxa de inflação anual no centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional é o(a)

  • A manejo da taxa básica de juros (Selic)
  • B manejo da taxa de redesconto
  • C controle dos preços administrados
  • D congelamento de preços dos itens que compõem a cesta básica
  • E regulação macroprudencial
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A Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020, do Banco Central do Brasil (BCB), dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles internos a serem adotados pelas instituições autorizadas a funcionar pelo BCB, visando à prevenção da utilização do sistema financeiro para a prática dos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores.
Além da “lavagem” de dinheiro, o dispositivo do BCB também procura prevenir a prática de crimes relacionados à(ao)

  • A segurança cibernética
  • B corrupção
  • C sonegação de impostos
  • D fraude bancária
  • E financiamento do terrorismo
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No Brasil, a instituição que, além de integrar o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH), centraliza o recolhimento e a aplicação de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é o(a):

  • A Banco Central do Brasil
  • B Banco do Brasil
  • C Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
  • D Banco da Amazônia
  • E Caixa Econômica Federal
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O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) destina-se à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos.
No Brasil, a administração do Selic fica a cargo do(a)

  • A Banco Central do Brasil
  • B Tesouro Nacional
  • C Banco do Brasil
  • D Conselho Monetário Nacional
  • E Receita Federal
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A constituição e o funcionamento de agências de fomento sob controle dos Estados e do Distrito Federal, com objetivo de financiar capital fixo e projetos de interesse dessas unidades da Federação, dependem de autorização do(a)

  • A Tesouro Nacional
  • B Banco Central do Brasil
  • C Conselho Monetário Nacional
  • D Unidade Federativa
  • E União
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A principal diferença entre um banco de desenvolvimento e um banco de investimento é que um banco de desenvolvimento financia, predominantemente,

  • A a aquisição de matérias-primas e insumos
  • B a aquisição de bens de capital e projetos de infraestrutura
  • C os projetos de curto e médio prazos
  • D os investimentos efetivados pelo governo federal
  • E os estados e municípios
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A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), principal órgão responsável pela normatização e pela fiscalização do mercado de valores mobiliários no Brasil, é caracterizada pela

  • A divisão da autoridade administrativa com a Bovespa (B3)
  • B dependência financeira do Banco Central do Brasil
  • C ausência de subordinação hierárquica
  • D ausência de vínculo com o Ministério da Economia
  • E atuação como sociedade de economia mista

Atendimento ao Público

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Um empresário utiliza os serviços bancários de certa instituição há muitos anos. Por força de seu relacionamento habitual com o Banco, mantém contato fácil com os empregados que atuam no atendimento aos clientes. Em determinado momento, a instituição sofre remodelação, e os seus contatos são transferidos para outros locais, ingressando novos funcionários com os quais não mantém relacionamento. Diante das dificuldades geradas pelo não conhecimento do seu perfil de cliente, ele foi compelido a protocolar reclamação na Ouvidoria da instituição que, por meio digital, disponibilizou os telefones do Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Nos termos da Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020, a Ouvidoria tem por finalidade, dentre outras, atender em última instância às demandas dos clientes e usuários de produtos e serviços que não tiverem sido solucionadas nos canais da instituição, de atendimento

  • A primário
  • B executivo
  • C parcial
  • D eventual
  • E especial
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Um gerente de vendas recém-contratado observou o comportamento da equipe de vendas ao longo de sua primeira semana de trabalho, e duas situações problemáticas lhe chamaram a atenção. Na primeira, o vendedor superestimou a necessidade de crédito do cliente para que o montante emprestado fosse maior e ele pudesse atingir sua meta de vendas mais rapidamente. Na segunda, o vendedor presenteou com uma viagem internacional o cliente que havia fechado um vultoso empréstimo com o banco. Como forma de orientar o comportamento dos vendedores a respeito das formas apropriadas de relacionamento com os clientes, o novo gerente propôs que fosse redigido um documento que reunisse os direitos e deveres dos vendedores.
Esse documento é denominado

  • A Alvará
  • B Política pública
  • C Código de ética
  • D Registro contábil
  • E Resolução diretiva
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A gestão da experiência do cliente está intrinsecamente ligada ao entendimento a respeito do trajeto que o cliente percorre em canais presenciais e remotos. A atividade que permite compreender em qual canal o cliente prefere ser atendido e levantar possíveis falhas que estejam ocorrendo nesses canais de atendimento é fundamental para que sejam identificadas as melhorias necessárias.
Tal atividade é denominada

  • A Mapeamento da jornada do cliente
  • B Levantamento de incidentes-chave
  • C Marketing de relacionamento indireto
  • D Processo de planejamento estrutural
  • E Maximização organizacional integrada
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Empresas que fazem vendas on-line comumente utilizam intermediários para processar os pagamentos de seus clientes.
A plataforma usada por empresas de e-commerce que serve para transmissão de dados entre clientes, comerciantes e seus bancos e que possibilita o fechamento da venda é denominada

  • A Link building
  • B Landing page
  • C Tráfego orgânico
  • D Gateway de pagamento
  • E Serviço de Atendimento ao Cliente
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Na venda de um cartão de crédito, um corretor ficou preocupado em ajudar o cliente a identificar os riscos da decisão de compra. Para tanto, enfatizou três aspectos para o cliente: este não perderia dinheiro se fizesse essa compra; esse cartão seria aceito sempre e onde o cliente desejasse realizar uma compra; os colegas de trabalho do cliente aprovariam a escolha dessa bandeira renomada.
Esses três argumentos utilizados pelo corretor para reduzir as inseguranças do cliente podem minimizar três tipos de riscos percebidos na pré-compra:

  • A físico, sensorial, temporal
  • B psicológico, físico, biológico
  • C financeiro, funcional, social
  • D ergonômico, mecânico, sensorial
  • E estratégico, operacional, de conformidade
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Uma característica do atendimento bancário, que interfere decisivamente na percepção dos clientes, é a inseparabilidade – cuja importância se manifesta no fato de que o prestador de serviço é o serviço.
Sendo assim, para administrar corretamente essa característica, o agente comercial deve estar preparado para

  • A assumir totalmente os fatos que ocorrem em sua agência.
  • B completar o estoque pleno dos serviços prestados.
  • C compreender seus próprios benefícios e anseios.
  • D orientar os clientes na escolha de produtos adequados.
  • E tornar tangíveis os serviços ofertados aos clientes.
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NPS (Net Promoter Score) é uma pesquisa na qual o cliente informa o nível de indicação do banco para amigos ou conhecidos – em um índice de 0 a 10.

Esse tipo de pesquisa é utilizado para

  • A avaliar os gerentes mais qualificados.
  • B incentivar o empreendedorismo interno nas agências.
  • C medir o grau de fidelidade dos clientes.
  • D monitorar o atendimento em tempo real.
  • E premiar as agências mais adequadas por região.
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Uma senhora busca os serviços de uma instituição financeira postulando empréstimo para realizar negócios, pois pretende iniciar seu próprio empreendimento. Após tratativas e buscas cadastrais, o negócio é aprovado, sendo apresentado contrato com mais de trinta laudas e utilização de termos econômico-contábeis complexos.

Consoante a Resolução CMN n° 4.949, de 30 de setembro de 2021, os contratos devem ter redação 

  • A técnica, própria das operações bancárias, com a utilização de termos profissionais.
  • B sofisticada, para permitir o uso dos institutos bancários e estabelecer critérios para a clientela abonada.
  • C clara, para possibilitar a acessibilidade do público e permitir o entendimento adequado.
  • D simples, para carrear novos clientes em operações de alto risco no mercado de capitais.
  • E elaborada, com o manuseio de vocábulos especiais que transmitem o real sentido das operações tradicionais.
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O diretor de uma empresa percebeu que era necessário ampliar seus canais remotos de vendas e, por conta disso, procurou o gerente de um banco em busca de um empréstimo. Ele explicou ao gerente que a quantia seria utilizada para expandir as atividades de vendas de seus produtos aos consumidores finais por meio de dispositivos móveis. Essa atividade é denominada

  • A B2G
  • B i-sale 
  • C smart retail
  • D m-commerce
  • E e-procurement
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No final do trimestre, a empresa Y passou a utilizar o banco X como sua única opção para transações financeiras, encerrando operações com quaisquer outros parceiros financeiros. O diretor do banco W, que antes realizava metade de todas as operações da empresa Y, entrou em contato com a direção dessa empresa para saber o que estava acontecendo e foi informado que a decisão havia vindo do nível corporativo mais alto: os presidentes do banco X e os da empresa Y participavam do conselho de uma instituição filantrópica, ficaram muito próximos e, por conta disso, a empresa passaria a realizar suas operações exclusivamente com o banco X. Em seu relatório de gestão de perdas de clientes, o diretor do banco W classificará a empresa como um caso de deserção

  • A oculta
  • B horizontal
  • C tecnológica
  • D transnacional
  • E organizacional

Noções de Informática

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Em uma planilha eletrônica vazia do MS Excel 2016, um usuário preencheu as células J1, K1 e L1, respectivamente, com os valores 10, 30 e 50. Considerando-se esses valores, esse usuário deseja que a soma dos valores maiores que 10 seja exibida na célula M1.
Nesse cenário, para que a célula M1 exiba o valor desejado, é adequado utilizar, nessa célula, a seguinte fórmula:

  • A =SOMASE(J1:L1; >10)
  • B =SOMASE(J1:L1;">10")
  • C =SOMASE(">10";J1:L1)
  • D =SOMASE(">10";J1;L1)
  • E =SOMASE (J1;K1;L1;">10")
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O armazenamento persistente de dados em microcomputadores pode ser feito com o uso de discos rígidos, também conhecidos como HD ou winchester.
Nesses dispositivos de memória auxiliar, a tecnologia de armazenamento de dados é

  • A infravermelha
  • B laser
  • C magnética
  • D ótica
  • E quântica
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Dois componentes essenciais são encontrados no hardware de um microcomputador moderno: a CPU e a memória RAM.


Esses componentes se comunicam por meio de uma via de comunicação conhecida como 

  • A barramento
  • B buffer
  • C cache
  • D eprom
  • E hiperlink
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Ao enviar uma mensagem de e-mail para um destinatário original com uma cópia para outra pessoa, coloca-se o endereço de e-mail da pessoa copiada no campo “Cc:”. Porém, algumas vezes, não se deseja que o destinatário original saiba que uma cópia do e-mail está sendo enviada para outra pessoa.

Nesse caso, o endereço de e-mail da pessoa copiada em segredo deve ser colocado no campo

  • A Bc:
  • B Cc:
  • C Bbc:
  • D Bcc:
  • E Ccb:
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Um vírus de computador é um tipo de software malicioso capaz de causar prejuízos graves às pessoas e às organizações.
O termo vírus de computador foi adotado em função de sua característica principal, que é

  • A coletar informações de um computador e transmiti-las para outro local.
  • B permitir acesso ao computador sem o uso das verificações de segurança padrão.
  • C destruir o hardware por meio de comandos específicos de software.
  • D passar doenças para as pessoas que usam o computador.
  • E se replicar e se espalhar de um computador para outro.
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No Windows 10, uma das funcionalidades introduzidas para melhorar a sua usabilidade e a sua produtividade é a “Área de Trabalho Virtual”.
Essa funcionalidade permite a

  • A criação de múltiplas áreas de trabalho para organizar melhor as janelas e os aplicativos abertos.
  • B personalização da aparência gráfica do desktop, permitindo escolher temas e fundos de tela.
  • C manutenção de um ambiente seguro para testar aplicativos em desenvolvimento, isolando-os do sistema principal.
  • D execução de outros sistemas operacionais, como o Linux, dentro do Windows.
  • E execução de programas na nuvem com o mesmo desempenho dos executados na própria máquina.
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A internet é uma rede de computadores baseada no protocolo TCP/IP, em que o IP está na camada de rede e o TCP está na camada de transporte.
Um nível acima do protocolo TCP está a camada de aplicação, na qual se encontra o protocolo

  • A ICMP
  • B SMTP
  • C SONET
  • D UDP
  • E Ethernet
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Foi criada uma planilha no MS Excel 2016 contendo uma lista de preços de verduras. Essa planilha tem duas colunas: na primeira, estão os nomes das verduras, ocupando as células de J2 a J9; na segunda, estão os preços correspondentes dessas verduras, ocupando as células de K2 a K9.
Nesse cenário, para que a célula G3 exiba o maior preço dentre os preços das verduras listadas, é adequado usar, nessa célula, a seguinte fórmula:

  • A =MAIOR(K2:K9)
  • B =MÁXIMO(J2:J9)
  • C =MAIOR(J2:J9,1,K2:K9)
  • D =MÁXIMO(K2:K9)
  • E =MAIOR(J2:K9,G3)
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Ao usar um buscador como o Google ou o Bing, os usuários submetem uma frase ou uma lista de palavras, denominada string de busca, e recebem, como resposta, uma lista de páginas web que atendem, de alguma forma, a essa string, por meio de algoritmos de busca cada vez mais sofisticados.
Apesar dessa sofisticação, essa busca segue a ideia básica de

  • A buscar as páginas web nas quais o usuário navegou recentemente, escolhendo aquelas que atendem à string de busca.
  • B consultar, naquele instante, páginas web que foram atualizadas recentemente para encontrar aquelas que atendem à string de busca.
  • C escolher aleatoriamente uma quantidade limitada de páginas web muito conhecidas, verificando quais atendem à string de busca.
  • D navegar pela rede rapidamente, usando centenas de milhares de servidores, em busca de páginas web que atendem à string de busca.
  • E pesquisar, em uma base de dados pré-construída e indexada, as páginas web que atendem à string de busca.
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Uma das possibilidades do protocolo de e-mail é permitir que a resposta de uma mensagem seja direcionada automaticamente para um endereço diferente do endereço de quem enviou a mensagem, que aparece no campo “From:”.
Para fazer esse direcionamento, o endereço para o qual a resposta deve ser enviada deve ser colocado no campo

  • A Answer-To:
  • B React-To:
  • C Reply-To:
  • D Respond-To:
  • E Return-To:

Ética na Administração Pública

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O código de ética do Banco do Brasil repudia qualquer forma de conduta, seja a da alta administração, a de funcionários e a de colaboradores, que esteja associada ao(à)

  • A diálogo
  • B respeito e cordialidade
  • C assédio
  • D liberdade de associação sindical
  • E colaboração
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Um vendedor do departamento de seguros de um banco foi chamado para atender um cliente que desejava informações a respeito de renovação de apólice de seguro de vida. Antes de encontrá-lo, o vendedor foi orientado pelo supervisor a acessar uma base de dados com informações pessoais dos clientes que o banco mantinha ilicitamente. Ao explorar essa base de dados, o vendedor descobriu que o cliente era acometido de uma enfermidade crônica que comprometia em muito a sua saúde. De posse dessa informação, o vendedor alterou sua estratégia de negociação e impôs condições para renovação que eram bem mais desfavoráveis ao cliente.
O problema ético observado nesse caso é caracterizado como

  • A propina
  • B aliciamento
  • C espionagem
  • D desafio tácito
  • E conflito de interesses
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Um bancário exerce suas funções regularmente em agência localizada em município de pequeno porte no Estado K. A agência está localizada em prédio adequado, construído segundo as modernas exigências da engenharia, com rampas de acesso e elevadores especiais. Em determinado momento, esse bancário é acometido por doença e perde parte dos seus movimentos, sendo que, concomitantemente, é promovido a gerente e transferido para município de médio porte. Ao assumir o novo posto, verifica que o prédio ocupado pela agência não possui qualquer mecanismo previsto em lei para assegurar o desempenho de pessoas com deficiência. Nos termos da Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015, toda forma de distinção, restrição ou exclusão, que tenha o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência é considerada

  • A omissão 
  • B colaboração
  • C quantificação 
  • D valoração 
  • E discriminação
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Um militante político atua em vários movimentos buscando a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente da origem social ou de qualquer outro critério que não considere o mérito pessoal e as qualificações para atuar em qualquer cargo, emprego ou função. Para reforçar seus projetos, organiza um núcleo no setor bancário, responsável por identificar oportunidades de inserção da comunidade negra no mercado financeiro. Nos termos da Lei Federal no 12.288, de 20 de julho de 2010, os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades são considerados ações

  • A discriminatórias
  • B alocativas
  • C afirmativas
  • D preferenciais
  • E libertárias
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O gerente de determinada agência bancária atende, no exercício diário de sua função, a uma cliente que pretende dispor de suas aplicações por sofrer ameaças de ex-companheiro, com quem conviveu por mais de dez anos. No curso do diálogo realizado, apresentou marcas sofridas recentemente por surto de violência, que acarretou sua ida a médico de emergência. Diante dos fatos, o gerente resolve consultar o Departamento Juridico do banco para que lhe sugerisse medidas a tomar no caso.

Nos termos da Lei Federal nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, são estabelecidas medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que devem ser pleiteadas perante

  • A órgãos de mediação e consultoria
  • B igrejas de qualquer culto e orientação
  • C juizados especializados nesse tema
  • D membros da comunidade organizada
  • E órgãos de fiscalização bancária