Resolver o Simulado Pedagogo - CONSULPLAN

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Pedagogia

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Dentre as atribuições do Assistente em Administração, está “assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão”. Um assistente está auxiliando o Núcleo Docente Estruturante na construção do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de um curso de especialização e observou que no projeto deve constar a composição do corpo docente, devidamente qualificado. Sobre essa qualificação, assinale a alternativa correta.

  • A O corpo docente do curso de especialização será constituído por, no mínimo, 20% (vinte por cento) de portadores de título de pós-graduação stricto sensu. 
  • B O corpo docente do curso de especialização será constituído por, no mínimo, 30% (trinta por cento) de portadores de título de pós-graduação stricto sensu.
  • C O corpo docente do curso de especialização será constituído por, no mínimo, 40% (quarenta por cento) de portadores de título de pós-graduação stricto sensu.
  • D O corpo docente do curso de especialização será constituído por, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de portadores de título de pós-graduação stricto sensu.
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Leia o trecho abaixo, extraído da Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012:

“Art. 1º As instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado ________________ o ensino médio em escolas públicas.
Parágrafo único. No preenchimento das vagas de que trata o caput deste artigo, 50% (cinquenta por cento) deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a ___________________.”

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em 04 mar. 2024. Adaptado.

Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas:

  • A parcialmente / 0,5 (meio) salário mínimo per capita
  • B integralmente / 1 (um) salário mínimo per capita
  • C parcialmente / 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita
  • D integralmente / 2,0 (dois) salários mínimo per capita
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Os Institutos Federais são instituições pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em todos os seus níveis e formas de articulação com os demais níveis e modalidades da Educação Nacional. A EPT abrange os seguintes cursos:

I. de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
II. de educação profissional técnica de nível fundamental.
III. de educação profissional técnica de nível médio.
IV. de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

Considerando as afirmações anteriores, está correto apenas o que se afirma em:

  • A I, II e III.
  • B I, II e IV.
  • C I, III e IV.
  • D II, III e IV.
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A Educação de Jovens e Adultos (EJA), de que trata o artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constitui instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida. Os sistemas de ensino devem manter cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando o cidadão ao prosseguimento dos estudos em caráter regular.
Esses exames serão realizados:

  • A No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quatorze anos.
  • B No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos.
  • C No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezesseis anos.
  • D No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezessete anos.
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A conclusão de um curso superior é um momento muito especial e esperado pelo estudante. Após a conclusão, vem a expectativa de receber o tão sonhado diploma. Ao emitir um diploma, o assistente em administração deve atentar-se à Portaria MEC nº 1.095/2018 que dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino. Acerca da expedição e registro de diplomas nas Instituições de Ensino Superior (IES), analise as afirmações a seguir:

I. Os Institutos Federais registrarão os diplomas por eles próprios expedidos e poderão registrar diplomas conferidos por IES não universitárias.
II. É obrigatória a identificação da modalidade de ensino na emissão e no registro de diplomas.
III. O diploma de curso de graduação deverá ser uniforme para todas as IES.
IV. As IES devidamente credenciadas pelos respectivos sistemas de ensino deverão expedir os seus diplomas no prazo máximo de noventa dias, contados da data de colação de grau de cada um dos seus egressos.

Está correto apenas o que se afirma em:

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D II e IV.
6

Por meio de qual processo os representantes dos diversos segmentos da escola (professores, funcionários, alunos e familiares) passam a integrar o Conselho Municipal, sendo esse órgão responsável pela coordenação da gestão escolar, englobando estudo, planejamento, debate, deliberação, acompanhamento, controle e avaliação das ações pedagógicas, administrativas e financeiras do cotidiano escolar, caracterizando-se como um órgão de democracia representativa?

  • A Processo Seletivo Simplificado.
  • B Eleição.
  • C Concurso Público.
  • D Entrevista.
7

Segundo os estudos de Marilena Chauí, “a educação pública está solidificada historicamente na garantia da sua universalidade, ou seja, em uma educação que atinja todos e de forma obrigatória, pelo menos, durante um período da vida, uma vez que ao direito de se educar corresponde o dever social de frequentar a escola. Essa educação deve ser gratuita, posto que para todos e mantida pelo Estado, além de ser igualitária, laica e NÃO CONFESSIONAL”.

O que significa o termo “NÃO CONFESSIONAL” citado no texto acima no contexto educacional?

  • A Que não tem afiliação ou orientação religiosa específica.
  • B Que apresenta uma filiação ou orientação religiosa específica.
  • C Que não se assemelha a uma confissão.
  • D Que se assemelha a uma confissão.
8

Dentro da perspectiva da Declaração de Salamanca (1996), que destaca a inclusão de todas as crianças, independentemente de suas condições, qual termo específico é utilizado para referir-se às crianças ou jovens com deficiências ou com dificuldades de aprendizagem?

  • A Necessidades exclusivas especiais.
  • B Necessidades excepcionais específicas.
  • C Necessidades especificas funcionais.
  • D Necessidades educacionais especiais.
9

Nos anos de 1854 e 1857, foram criados no Rio de Janeiro, por iniciativa do governo Imperial, dois importantes institutos que são considerados marcos fundamentais na história da educação especial no Brasil. Tais institutos foram criados para atender a quais demandas específicas de deficiências?

  • A Deficiências mentais e físicas.
  • B Deficiências visuais e mentais.
  • C Deficiências visuais e auditivas.
  • D Deficiências auditivas e intelectuais.
10

Qual dos órgãos do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente NÃO se caracteriza por receber e apurar notificações de suspeita ou ocorrência de abuso sexual?

  • A Justiça da Infância e Juventude.
  • B Ministério Público.
  • C Secretaria Municipal.
  • D Conselho Tutelar.

Matemática

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Vale a pena abastecer seu carro com etanol, se o preço deste for no máximo 70% do preço da gasolina. Se o preço do litro da gasolina é R$ 6,50, será mais vantajoso abastecer com etanol se o seu preço por litro for, no máximo:

  • A R$ 4,55.
  • B R$ 4,60.
  • C R$ 4,65.
  • D R$ 4,70.
12

Os juros adquiridos ao investir-se um capital de R$ 10.000,00 a juros compostos, de 9% ao ano, durante um período de 24 meses, serão de aproximadamente,

  • A R$ 1.450,00.
  • B R$ 1.600,00.
  • C R$ 1.750,00.
  • D R$ 1.900,00.
13

Em uma loja os vendedores recebem um salário fixo de R$ 1.500,00, acrescido de uma comissão de 7% referente ao total do que venderam no mês. Qual será o valor recebido por um funcionário que vendeu R$ 9.000,00 no mês?

  • A R$ 2.030,00.
  • B R$ 2.060,00.
  • C R$ 2.130,00.
  • D R$ 2.220,00.
14

Uma criança utilizando um baralho de 52 cartas formou um monte com uma carta, um monte com duas cartas, um monte com quatro cartas e, assim, sucessivamente. Se a regra que a criança criou é que os montes, a partir do primeiro, devem ter sempre o dobro de cartas do monte anterior, quantas cartas sobrarão sem ser utilizadas?

  • A 20.
  • B 21.
  • C 22.
  • D 23.
15

Considere os dois investimentos a seguir: 

I) Um capital de R$ 1.000 foi aplicado a juros compostos, com taxa de 7% ao ano, durante 3 anos.

II) Um capital de R$ 2.000 foi aplicado a juros compostos, com taxa de 5% ao ano, durante 2 anos.

Qual é a diferença entre os juros gerados pela aplicação I e a aplicação II?

  • A R$ 0,00.
  • B R$ 12,00.
  • C R$ 18,00.
  • D R$ 20,00.
16

Quantos são os anagramas da palavra ACRE nos quais as vogais não estão juntas?

  • A 12.
  • B 18.
  • C 20.
  • D 21.
17

Um estudante resolveu todos os exercícios de uma lista em cinco dias. No primeiro dia, resolveu a metade dos exercícios. No segundo dia, resolveu a metade dos exercícios restantes. No terceiro dia, resolveu a metade dos exercícios restantes. No quarto dia, resolveu a metade dos exercícios restantes e mais um exercício. No quinto dia, resolveu os três exercícios que faltavam. Se n é o número de exercícios da lista, quanto vale o produto dos algarismos de n?

  • A 12.
  • B 18.
  • C 24.
  • D 32.
18

Um aparelho de TV custava R$ 2.280,00. Na Black Friday, seu preço sofreu uma redução de 5% e, uma semana depois, seu preço aumentou em 5%. Qual o valor da TV após a redução e o aumento do seu preço?

  • A R$ 2.250,36.
  • B R$ 2.274,30.
  • C R$ 2.280,00.
  • D R$ 2.298,24.
19

Em um estacionamento de uma loja, há um total de 50 vagas disponíveis para carros e motos. Considerando que todas essas vagas estão ocupadas, resultando em um total de 152 pneus, sem incluir os estepes. A quantidade de motos presentes no estacionamento é de:

  • A 27
  • B 24
  • C 25
  • D 26
20

Qual alternativa apresenta um número menor que 1 / 3 ?

  • A 2/5
  • B 3/7
  • C 2/9
  • D 5/6

Português

21
Leia o Texto 2 para responder à questão.


Texto 2


    A conexão do aluno deve ser com a escola, não com o celular. Esse é o lema da Prefeitura do Rio de Janeiro para o início do ano letivo na rede municipal. A volta às aulas traz novidades: o uso do telefone está proibido.
    Desde agosto do ano passado, os estudantes só podiam pegar aparelhos nos intervalos. Mas agora um decreto do prefeito Eduardo Paes ampliou essa proibição — o celular está vetado no horário de aula, durante o recreio e fora da sala quando houver explanação do professor e realização de trabalhos individuais ou em grupo.
    Os smartphones devem ficar na mochila ou na bolsa, desligados ou em modo silencioso. Sequer a vibração é permitida. Exceções estão previstas para casos específicos, como alunos com deficiência ou em situações de força maior – como doença.
    Os pais aprovaram a intervenção. Não à toa, a consulta pública realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, entre dezembro e janeiro, recebeu 10.437 contribuições, sendo 83% favoráveis à proibição.


EDITORA 3. Celular na escola: usar ou não usar? Eis a questão resolvida pelo
Rio de Janeiro. Disponível em: <https://istoe.com.br/celular-na-escola-usar-ounao-usar-eis-a-questao-resolvida-pelo-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 9 fev.
2024. [Adaptado].

No último parágrafo, a locução adverbial “Não à toa” pode ser substituída, sem prejuízos para a construção de sentido do texto, por:

  • A “Não sem motivo”.
  • B “Gratuitamente”.
  • C “Desnecessariamente”.
  • D “Ao acaso”.
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Leia o Texto 2 para responder à questão.


Texto 2


    A conexão do aluno deve ser com a escola, não com o celular. Esse é o lema da Prefeitura do Rio de Janeiro para o início do ano letivo na rede municipal. A volta às aulas traz novidades: o uso do telefone está proibido.
    Desde agosto do ano passado, os estudantes só podiam pegar aparelhos nos intervalos. Mas agora um decreto do prefeito Eduardo Paes ampliou essa proibição — o celular está vetado no horário de aula, durante o recreio e fora da sala quando houver explanação do professor e realização de trabalhos individuais ou em grupo.
    Os smartphones devem ficar na mochila ou na bolsa, desligados ou em modo silencioso. Sequer a vibração é permitida. Exceções estão previstas para casos específicos, como alunos com deficiência ou em situações de força maior – como doença.
    Os pais aprovaram a intervenção. Não à toa, a consulta pública realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, entre dezembro e janeiro, recebeu 10.437 contribuições, sendo 83% favoráveis à proibição.


EDITORA 3. Celular na escola: usar ou não usar? Eis a questão resolvida pelo
Rio de Janeiro. Disponível em: <https://istoe.com.br/celular-na-escola-usar-ounao-usar-eis-a-questao-resolvida-pelo-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 9 fev.
2024. [Adaptado].

Em “A volta às aulas traz novidades: o uso do telefone está proibido”, em relação à primeira, a segunda oração é classificada, pela gramática normativa, como subordinada substantiva

  • A completiva nominal.
  • B apositiva.
  • C predicativa.
  • D objetiva direta.
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Leia o Texto 2 para responder à questão.


Texto 2


    A conexão do aluno deve ser com a escola, não com o celular. Esse é o lema da Prefeitura do Rio de Janeiro para o início do ano letivo na rede municipal. A volta às aulas traz novidades: o uso do telefone está proibido.
    Desde agosto do ano passado, os estudantes só podiam pegar aparelhos nos intervalos. Mas agora um decreto do prefeito Eduardo Paes ampliou essa proibição — o celular está vetado no horário de aula, durante o recreio e fora da sala quando houver explanação do professor e realização de trabalhos individuais ou em grupo.
    Os smartphones devem ficar na mochila ou na bolsa, desligados ou em modo silencioso. Sequer a vibração é permitida. Exceções estão previstas para casos específicos, como alunos com deficiência ou em situações de força maior – como doença.
    Os pais aprovaram a intervenção. Não à toa, a consulta pública realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, entre dezembro e janeiro, recebeu 10.437 contribuições, sendo 83% favoráveis à proibição.


EDITORA 3. Celular na escola: usar ou não usar? Eis a questão resolvida pelo
Rio de Janeiro. Disponível em: <https://istoe.com.br/celular-na-escola-usar-ounao-usar-eis-a-questao-resolvida-pelo-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 9 fev.
2024. [Adaptado].

No trecho “Os smartphones devem ficar na mochila ou bolsa, desligados ou em modo silencioso”, o termo “desligados” é classificado morfologicamente e sintaticamente, respectivamente, como:

  • A adjetivo e predicativo do sujeito.
  • B advérbio e objeto indireto.
  • C adjetivo e complemento nominal.
  • D advérbio e objeto direto.
24
Leia o Texto 2 para responder à questão.


Texto 2


    A conexão do aluno deve ser com a escola, não com o celular. Esse é o lema da Prefeitura do Rio de Janeiro para o início do ano letivo na rede municipal. A volta às aulas traz novidades: o uso do telefone está proibido.
    Desde agosto do ano passado, os estudantes só podiam pegar aparelhos nos intervalos. Mas agora um decreto do prefeito Eduardo Paes ampliou essa proibição — o celular está vetado no horário de aula, durante o recreio e fora da sala quando houver explanação do professor e realização de trabalhos individuais ou em grupo.
    Os smartphones devem ficar na mochila ou na bolsa, desligados ou em modo silencioso. Sequer a vibração é permitida. Exceções estão previstas para casos específicos, como alunos com deficiência ou em situações de força maior – como doença.
    Os pais aprovaram a intervenção. Não à toa, a consulta pública realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, entre dezembro e janeiro, recebeu 10.437 contribuições, sendo 83% favoráveis à proibição.


EDITORA 3. Celular na escola: usar ou não usar? Eis a questão resolvida pelo
Rio de Janeiro. Disponível em: <https://istoe.com.br/celular-na-escola-usar-ounao-usar-eis-a-questao-resolvida-pelo-rio-de-janeiro/>. Acesso em: 9 fev.
2024. [Adaptado].

Da leitura do texto, infere-se que:

  • A o uso de celular durante todo o período de permanência na escola já estava proibido desde agosto do ano anterior.
  • B os pais e/ou responsáveis por alunos da rede municipal discordam do decreto do prefeito por não terem sido consultados.
  • C a proibição do celular se restringe aos momentos de explanação do professor e realização de trabalhos pelos alunos.
  • D o lema da prefeitura sugere que os estudantes estavam mais conectados ao celular do que ao ambiente escolar.
25
Leia o Texto 1 para responder à questão.


Texto 1

     Geração Alpha é o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025. Eles sucedem a Geração Z, que veio à luz entre 1997 e 2009. Enquanto boa parte da Geração Z não teve contato com smartphones nos primeiros anos da infância, os alphas passaram por sua lavagem cerebral, digamos assim, logo na saída do útero.
     Nos EUA, 90% das crianças com 1 ano têm contato com tablets e smartphones. E uma pesquisa, de 2019 com 3 mil crianças ao redor do mundo, detectou que a profissão mais desejada pelos pequenos ao crescer era a de YouTuber.
     Além disso, os alphas também são mais propensos a crescer em configurações familiares menos tradicionais, com famílias inter-raciais, homoafetivas ou com mães e pais solos – uma revolução de proporções históricas.
     A moda de dividir os seres humanos em safras, diga-se, pegou quando os nascidos nos EUA na prosperidade do pósguerra, entre 1946 e 1964, ganharam o rótulo de baby boomers (explosão de bebês). As outras denominações (Geração X, Y, Z, alpha) foram vindo na sequência.
     Mas vale lembrar que isso não é ciência. Não é possível dizer que alguém nascido em 1998 difere grande coisa de quem veio ao mundo em 1995. Porém, a divisão tem sua utilidade na hora de analisar tendências da sociedade para o longo prazo. 


CARBINATTO, Bruno. O que é a geração Alpha? Disponível em:
https://vocesa.abril.com.br/coluna/guru/o-que-e-ageracao-alpha. Acesso em: 6
de fev. 2024. [Adaptado].

No trecho “Geração alpha é o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025”, o pronome “quem” é retomado pelo mecanismo denominado de

  • A repetição.
  • B elipse.
  • C substituição.
  • D coesão lexical.
26
Leia o Texto 1 para responder à questão.


Texto 1

     Geração Alpha é o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025. Eles sucedem a Geração Z, que veio à luz entre 1997 e 2009. Enquanto boa parte da Geração Z não teve contato com smartphones nos primeiros anos da infância, os alphas passaram por sua lavagem cerebral, digamos assim, logo na saída do útero.
     Nos EUA, 90% das crianças com 1 ano têm contato com tablets e smartphones. E uma pesquisa, de 2019 com 3 mil crianças ao redor do mundo, detectou que a profissão mais desejada pelos pequenos ao crescer era a de YouTuber.
     Além disso, os alphas também são mais propensos a crescer em configurações familiares menos tradicionais, com famílias inter-raciais, homoafetivas ou com mães e pais solos – uma revolução de proporções históricas.
     A moda de dividir os seres humanos em safras, diga-se, pegou quando os nascidos nos EUA na prosperidade do pósguerra, entre 1946 e 1964, ganharam o rótulo de baby boomers (explosão de bebês). As outras denominações (Geração X, Y, Z, alpha) foram vindo na sequência.
     Mas vale lembrar que isso não é ciência. Não é possível dizer que alguém nascido em 1998 difere grande coisa de quem veio ao mundo em 1995. Porém, a divisão tem sua utilidade na hora de analisar tendências da sociedade para o longo prazo. 


CARBINATTO, Bruno. O que é a geração Alpha? Disponível em:
https://vocesa.abril.com.br/coluna/guru/o-que-e-ageracao-alpha. Acesso em: 6
de fev. 2024. [Adaptado].

No primeiro parágrafo, o trecho “Enquanto boa parte da geração Z não teve contato com smartphones nos primeiros anos da infância, os alphas passaram por sua lavagem cerebral, digamos assim, logo na saída do útero”, é um argumento:

  • A histórico.
  • B de autoridade.
  • C de exemplificação.
  • D por comparação.
27
Leia o Texto 1 para responder à questão.


Texto 1

     Geração Alpha é o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025. Eles sucedem a Geração Z, que veio à luz entre 1997 e 2009. Enquanto boa parte da Geração Z não teve contato com smartphones nos primeiros anos da infância, os alphas passaram por sua lavagem cerebral, digamos assim, logo na saída do útero.
     Nos EUA, 90% das crianças com 1 ano têm contato com tablets e smartphones. E uma pesquisa, de 2019 com 3 mil crianças ao redor do mundo, detectou que a profissão mais desejada pelos pequenos ao crescer era a de YouTuber.
     Além disso, os alphas também são mais propensos a crescer em configurações familiares menos tradicionais, com famílias inter-raciais, homoafetivas ou com mães e pais solos – uma revolução de proporções históricas.
     A moda de dividir os seres humanos em safras, diga-se, pegou quando os nascidos nos EUA na prosperidade do pósguerra, entre 1946 e 1964, ganharam o rótulo de baby boomers (explosão de bebês). As outras denominações (Geração X, Y, Z, alpha) foram vindo na sequência.
     Mas vale lembrar que isso não é ciência. Não é possível dizer que alguém nascido em 1998 difere grande coisa de quem veio ao mundo em 1995. Porém, a divisão tem sua utilidade na hora de analisar tendências da sociedade para o longo prazo. 


CARBINATTO, Bruno. O que é a geração Alpha? Disponível em:
https://vocesa.abril.com.br/coluna/guru/o-que-e-ageracao-alpha. Acesso em: 6
de fev. 2024. [Adaptado].

De acordo com o texto, a divisão humana em “safras” ou gerações, iniciada no período pós-guerra,

  • A é considerada fruto de estudos realizados na área de ciências exatas.
  • B causa dúvidas por não haver consenso sobre o ano de início de cada geração.
  • C contribui para compreender fenômenos sociais em faixas etárias distintas.
  • D expõe de modo equivocado características de quem nasceu em certo ano.
28
Leia o Texto 1 para responder à questão.


Texto 1

     Geração Alpha é o nome dado para quem nasceu desde 2010, e ainda vai nascer até 2025. Eles sucedem a Geração Z, que veio à luz entre 1997 e 2009. Enquanto boa parte da Geração Z não teve contato com smartphones nos primeiros anos da infância, os alphas passaram por sua lavagem cerebral, digamos assim, logo na saída do útero.
     Nos EUA, 90% das crianças com 1 ano têm contato com tablets e smartphones. E uma pesquisa, de 2019 com 3 mil crianças ao redor do mundo, detectou que a profissão mais desejada pelos pequenos ao crescer era a de YouTuber.
     Além disso, os alphas também são mais propensos a crescer em configurações familiares menos tradicionais, com famílias inter-raciais, homoafetivas ou com mães e pais solos – uma revolução de proporções históricas.
     A moda de dividir os seres humanos em safras, diga-se, pegou quando os nascidos nos EUA na prosperidade do pósguerra, entre 1946 e 1964, ganharam o rótulo de baby boomers (explosão de bebês). As outras denominações (Geração X, Y, Z, alpha) foram vindo na sequência.
     Mas vale lembrar que isso não é ciência. Não é possível dizer que alguém nascido em 1998 difere grande coisa de quem veio ao mundo em 1995. Porém, a divisão tem sua utilidade na hora de analisar tendências da sociedade para o longo prazo. 


CARBINATTO, Bruno. O que é a geração Alpha? Disponível em:
https://vocesa.abril.com.br/coluna/guru/o-que-e-ageracao-alpha. Acesso em: 6
de fev. 2024. [Adaptado].

Na situação comunicativa em que se insere, o texto tem a função social de:

  • A descrever de modo detalhado um episódio particular.
  • B contar uma história por meio do uso de técnicas literárias.
  • C impor regras e princípios para o uso de rótulos específicos.
  • D expor informações e opiniões sobre um determinado tema.
29
Leia o Texto 2 e responda à questão.

Texto 2


Geração TikTok: nova geração não consegue ouvir músicas com mais de 3 minutos

Geração TikTok e a audição ansiosa: o que mudou no mundo da música?

       De acordo com as principais plataformas de streaming de música (Amazon Music, Deezer e Spotify), a Geração TikTok, ou seja, a Geração Z, considera músicas com mais de 3 minutos muito longas. No geral, as canções com até 2 minutos e 30 segundos são as mais consumidas por esse público.
          Esse fenômeno já ganhou um nome, “audição ansiosa”, e está mudando a forma como os artistas produzem suas músicas. Agora, quem não cria uma canção que vai direto ao ponto perde ouvintes nos primeiros segundos — algo que pode parecer muito estranho para o público da época de Faroeste Caboclo, November Rain e Stairway to Heaven.
      O motivo dessa preferência por músicas menores parece ser um reflexo das redes sociais, especialmente o TikTok. Há tempos, os conteúdos nas redes sociais são apresentados de forma extremamente rápida.
        Por exemplo, o Twitter aceita pouco texto, o TikTok aceita vídeos de no máximo 3 minutos, o WhatsApp e as plataformas de streaming de vídeo e música possuem a opção de reprodução acelerada. Por isso, os tutoriais de 15 minutos do YouTube estão perdendo espaço para conteúdo de 15 segundos no TikTok. Como resultado, a Geração Z está mais ansiosa e não tem paciência para apreciar músicas mais longas.


PONTES, Márcio Miranda. Geração TikTok e a audição ansiosa: o que
mudou no mundo da música? Disponível em:
<https://www.sabra.org.br/site/geracao-tiktok>. Acesso em: 9 fev.
2024. [Adaptado]. 

No segundo parágrafo, as aspas servem para:

  • A marcar um discurso direto.
  • B indicar o emprego de um arcaísmo.
  • C destacar uma expressão de uso recente na língua.
  • D fazer a transcrição do trecho de um outro texto.
30
Leia o Texto 2 e responda à questão.

Texto 2


Geração TikTok: nova geração não consegue ouvir músicas com mais de 3 minutos

Geração TikTok e a audição ansiosa: o que mudou no mundo da música?

       De acordo com as principais plataformas de streaming de música (Amazon Music, Deezer e Spotify), a Geração TikTok, ou seja, a Geração Z, considera músicas com mais de 3 minutos muito longas. No geral, as canções com até 2 minutos e 30 segundos são as mais consumidas por esse público.
          Esse fenômeno já ganhou um nome, “audição ansiosa”, e está mudando a forma como os artistas produzem suas músicas. Agora, quem não cria uma canção que vai direto ao ponto perde ouvintes nos primeiros segundos — algo que pode parecer muito estranho para o público da época de Faroeste Caboclo, November Rain e Stairway to Heaven.
      O motivo dessa preferência por músicas menores parece ser um reflexo das redes sociais, especialmente o TikTok. Há tempos, os conteúdos nas redes sociais são apresentados de forma extremamente rápida.
        Por exemplo, o Twitter aceita pouco texto, o TikTok aceita vídeos de no máximo 3 minutos, o WhatsApp e as plataformas de streaming de vídeo e música possuem a opção de reprodução acelerada. Por isso, os tutoriais de 15 minutos do YouTube estão perdendo espaço para conteúdo de 15 segundos no TikTok. Como resultado, a Geração Z está mais ansiosa e não tem paciência para apreciar músicas mais longas.


PONTES, Márcio Miranda. Geração TikTok e a audição ansiosa: o que
mudou no mundo da música? Disponível em:
<https://www.sabra.org.br/site/geracao-tiktok>. Acesso em: 9 fev.
2024. [Adaptado]. 

No último parágrafo, o primeiro período sintático compõe-se da coordenação assindética de orações justapostas e relacionadas, semântica e discursivamente, pelas noções de:

  • A oposição e quebra de expectativa.
  • B adição e sequencialidade.
  • C escolha ou alternância.
  • D conclusão e consequência.