Resolver o Simulado Assessor de Comunicação

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Jornalismo

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A proposta de comunicação organizacional integrada engloba a Comunicação Mercadológica, a Comunicação Institucional e a Comunicação Interna da organização. As comunicações administrativas, formais e informais,e os fluxos de comunicação, que determinam o caminho percorrido pelas mensagens, desde o momento que saem do emissor até chegarem ao receptor, seguindo a direção vertical ou horizontal dentro das organizações são gerenciadas pela comunicação interna. Sobre os fluxos da comunicação, é correto afirmar:

  • A As mensagens circulam entre os funcionários ou grupos de um mesmo nível hierárquico, no fluxo circular. Quanto melhor a dinâmica e a organização desse fluxo, melhor a coordenação dos processos.
  • B O fluxo transversal está mais presente nas empresas de pequeno porte, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis da sua estrutura funcional.
  • C As pessoas interagem mais nas organizações descentralizadas e flexíveis nas quais a gestão é mais participativa e integrada, o que permite o fluxo e a comunicação em todas as direções, sem a distinção de níveis hierárquicos, configurando o fluxo horizontal.
  • D Existem, na direção vertical, dois fluxos: ascendente e descendente. No primeiro, as mensagens saem dos cargos de níveis hierárquicos inferiores para os superiores. No segundo, as mensagens saem dos cargos de níveis hierárquicos mais altos para os de níveis mais baixos.
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Embora Assessoria de Comunicação seja frequentemente confundida com a Assessoria de Imprensa, que é precursora do modelo, não é viável compreendê-las como sinônimas. A assessoria de imprensa é um braço da assessoria de comunicação que abriga os jornalistas e tem demandas inerentes às produções de notícias e conteúdos informativos. Nas atividades da assessoria de imprensa, recorre-se ao

  • A Media training que consiste em treinar os porta-vozes da instituição, como gerentes, diretores e encarregados mais requisitados para entrevistas, a fim de prepará-los para essas ocasiões.
  • B Clipping que é uma estratégia utilizada como canal de comunicação com jornalistas de redação. A atividade é realizada, principalmente, na hora de acompanhar o andamento dos releases enviados à imprensa.
  • C Gerenciamento de crise que consiste em realizar um processo contínuo de monitoramento, organização e análise de menções ou citações feitas na mídia as quais geram algum tipo de impacto na imagem de uma marca.
  • D Follow up que é um conjunto de procedimentos e ações que devem ser adotados diante de uma situação de crise, com objetivo de minimizar impactos negativos e identificar oportunidades de melhoria de imagem e reputação em uma empresa ou instituição.
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A comunicação institucional é o tipo de comunicação que tem como intuito informar os públicos interessados das decisões da organização, seus conceitos e suas filosofias. Sobre a comunicação institucional, sabe-se que

  • A é dispensável para as organizações públicas, uma vez que elas objetivam promover o bem comum e o desenvolvimento sustentável do País, atendendo às necessidades e demandas da sociedade de forma eficiente, transparente e democrática.
  • B é a área responsável pela criação e pelo fortalecimento da identidade e imagem de uma organização, por meio de ações que promovam o diálogo e a interação com seus públicos, sejam eles internos (colaboradores e funcionários) ou externos (clientes, parceiros, imprensa e sociedade em geral).
  • C representa um campo muito específico de atuação que precisa alcançar apenas algumas poucas formas de comunicação, por isso, não tem relação com marketing, publicidade, imprensa e relações públicas, uma vez que busca transmitir a personalidade da instituição, sua imagem e seus valores.
  • D tem como foco melhorar a comunicação administrativa da instituição com seus públicos externos e também auxilia na disseminação eficiente de informações, decisões e fatos de uma determinada instituição junto aos seus stakeholders (clientes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros e patrocinadores).
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As métricas de comunicação são sistemas de mensuração que permitem tangibilizar quantitativamente os resultados obtidos pela área. Para o trabalho de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais, algumas métricas são importantes para entender o alcance da estratégia e os resultados obtidos. Sobre as métricas é correto afirmar:

  • A O engajamento serve para identificar quantas pessoas estão recebendo cada conteúdo nas redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.
  • B As menções dizem respeito ao trabalho de qualificação para aprofundar o entendimento do contexto, realizando a classificação das interações em positivo, negativo ou neutro.
  • C A taxa de rejeição relaciona-se com os usuários que estão recusando o conteúdo ou quantos usuários únicos entraram no site e saíram sem interagir com nenhum link ou formulário.
  • D A sentimetria refere-se à quantidade de vezes em que a marca ou os principais representantes dela são citados e apresenta os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos.
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A comunicação pública é aquela voltada para o cidadão, com o intuito de informar e cumprir sua função social. Todos os entes federativos devem preconizar o estabelecimento desse tipo de comunicação. A Associação Brasileira de Comunicação Pública estabeleceu 12 “Princípios da Comunicação Pública”. Entre os princípios, estão:

  • A ouvir a classe política, ser inclusiva e específica e se pautar pela ética.
  • B tratar a comunicação como política de governo e combater a desinformação.
  • C promover os direitos e a democracia, focar no governo e garantir a pessoalidade.
  • D garantir o acesso amplo à informação, fomentar o diálogo e estimular a participação.
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Contar com uma boa estratégia de gestão de conteúdo é relevante para qualquer instituição, já que um bom conteúdo aumenta a percepção de valor da marca, a autoridade, a confiança da audiência e o nível de conversões. Sobre o tema, é correto afirmar:

  • A A gestão de conteúdo consiste no processo de planejar, produzir, revisar, publicar, promover, mensurar resultados e atualizar informações de materiais produzidos para uma audiência específica.
  • B Métricas, como tráfego, engajamento e compartilhamentos, precisam ser analisadas, para que se evidencie que não existe diferença em disponibilizar um conteúdo em formato de texto, foto ou vídeo nas redes sociais. 
  • C O calendário editorial consiste na programação de todo conteúdo produzido por uma empresa ou organização pública, que deve ser replicado com a mesma abordagem nas redes sociais e nos canais de comunicação internos.
  • D A criação de conteúdo relevante para a audiência depende da realização de um planejamento anual detalhado, que não necessita passar por revisões ou ajustes ao longo do tempo. Além disso, exige dedicação e consistência para trazer resultados.
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Em produtos audiovisuais, as imagens são uma parte fundamental, e a forma como essas imagens são apresentadas ajuda a levar ao telespectador uma melhor dimensão dos acontecimentos. Para isso, é importante que os planos de captação de imagens sejam variados e mostrem tanto detalhes quanto a amplitude dos acontecimentos. As orientações sobre os planos de imagens, geralmente, integram as pautas jornalísticas de produtos audiovisuais. Sobre os planos de enquadramento e angulação da câmera para a captação das imagens,

  • A no plano Médio, a figura humana é enquadrada do joelho para cima, mostrando também a paisagem de fundo, que domina a tela.
  • B no plano Americano, o foco principal está na pessoa, com enquadramento da cintura para cima, e mostra apenas uma pequena porção do fundo.
  • C No Close médio o enquadramento é na cabeça e nos ombros da pessoa. Este é um dos planos de enquadramento da imagem mais usados em telejornal. 
  • D no plano Close-up Extremo, o enquadramento se restringe à cabeça e ao pescoço da pessoa, que preenche praticamente toda a tela, mostrando apenas uma pequena porção da paisagem de fundo.
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Sobre a composição de câmeras fotográficas SLR, muito utilizadas no fotojornalismo, é correto afirmar:

  • A objetiva é parte do sistema que controla o tempo de exposição à luz.
  • B sensor é o sistema que permite a regulação do foco das imagens no conjunto de lentes.
  • C diafragma é o sistema que controla a quantidade de luz que entra pelo conjunto de lentes.
  • D obturador é o sistema que permite ampliar ou diminuir o zoom capturado pelo conjunto de lentes.
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Sobre as normas de redação jornalística, é correto afirmar:

  • A O uso de pleonasmos, nos textos jornalísticos, é um recurso que ajuda a aumentar a precisão, a clareza e a exatidão, ajudando o público a entender as informações expostas de maneira mais rápida.
  • B As perguntas que fazem parte do lide das notícias, para dar mais clareza, precisão e exatidão ao texto, devem ser respondidas necessariamente nesta ordem: O quê? Quem? Quando? Como? Onde? e Por quê?.
  • C Os chavões são um recurso importante para aproximar os textos jornalísticos das vivências do público e devem ser utilizados para aumentar a simplicidade e a clareza, além de estabelecer um nível mais alto de identificação.
  • D As normas de redação possuem variações e especificidades conforme o tipo de mídia, entretanto, qualquer que seja a plataforma utilizada, o texto deve conter características, como clareza, concisão, brevidade, simplicidade, precisão, exatidão e ritmo.
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Com o desenvolvimento das plataformas digitais, tem se tornado, cada vez mais, importante a convergência midiática para atingir públicos diferentes. Sobre esse tema,

  • A uma importante estratégia para atingir diferentes públicos é o uso da crossmedia, que consiste em utilizar diferentes plataformas para a publicação das narrativas. Para o bom uso dessa estratégia, convém realizar a adequação dos conteúdos às características específicas de cada plataforma.
  • B o termo crossmedia, que em tradução literal significa “cruzamento de mídias”, é uma estratégia para ampliar a narrativa com o uso de diferentes plataformas, trazendo aprofundamento ao tema. Assim, o público só terá acesso à narrativa completa e aprofundada ao acessar todas as plataformas utilizadas.
  • C a narrativa transmidiática consiste em realizar transições no uso das mídias, abandonando as mais tradicionais e focando nas que surgem mais recentemente, em busca de manter a atualidade tecnológica. A primeira vez em que essa estratégia foi utilizada foi no campo jornalístico, nos Estados Unidos da América.
  • D o uso da narrativa transmidiática é uma estratégia para a publicação de informações em diferentes plataformas, replicando o mesmo conteúdo em diferentes mídias. Dessa forma, amplia-se a abrangência de público, pois quem tiver acesso a qualquer uma das mídias utilizadas terá contato com a narrativa completa.
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A reportagem é um gênero jornalístico em que o repórter faz um relato ampliado de um acontecimento, trazendo informações mais detalhadas sobre algum fato e, eventualmente, interpretando esses fatos. Considerando os modelos tradicionais e seus elementos predominantes, a reportagem

  • A literária é caracterizada pela emissão de opinião referente a obras de literatura, levando ao público aprofundamento sobre o autor e a obra analisada.
  • B de ação é caracterizada pelo desenrolar dos acontecimentos e, por esse motivo, o repórter não deve participar da ação, mantendo-se distanciado da narrativa.
  • C de fatos é constituída por acontecimentos narrados de modo objetivo, seguindo o modelo da pirâmide invertida, segundo a ordem de importância.
  • D documental é constituída por documentos oficiais que se tornam as principais fontes para a produção da reportagem, dispensando depoimentos para esclarecer o assunto.
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O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros estabelece uma série de princípios que devem orientar a atividade da categoria. No que diz respeito ao Capítulo IV - Das relações profissionais, esse código determina que

  • A o jornalista pode se omitir de prestar solidariedade aos colegas que sofrem perseguição ou agressão em consequência de sua atividade profissional, se isso colocar em risco a sua permanência na empresa.
  • B o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele pode, sempre que julgar necessário, recorrer ao uso de câmeras escondidas ou microfones ocultos na apuração das informações.
  • C a cláusula de consciência é um direito do jornalista e se considera um argumento válido para que o profissional se recuse a executar tarefas que agridam as suas convicções e deixe de ouvir pessoas com opiniões divergentes da sua.
  • D O jornalista não deve acumular funções jornalísticas ou obrigar outro profissional a fazê-lo, quando isso implicar substituição ou supressão de cargos na mesma empresa. Quando, por razões justificadas, vier a exercer mais de uma função na mesma empresa, o jornalista deve receber a remuneração correspondente ao trabalho extra.
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Considerando a Teoria dos Efeitos Limitados, também chamada de Teoria Empírica de Campo, é correto afirmar:

  • A Aborda apenas influências quantitativas, sem levar em consideração efeitos qualitativamente diferentes.
  • B A existência de uma rede de comunicações interpessoais não consegue limitar os efeitos de persuasão da mídia.
  • C A mídia consiste em um instrumento de persuasão que pode influenciar o público, mas isso acontece de modo associado a outros fatores.
  • D Surge a partir da Sociologia Instrumentalista e tem como foco identificar que os meios de comunicação possuem maior influência sobre o público.
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Em cada período histórico, a cultura fica sob o domínio da técnica ou da tecnologia de comunicação mais recente. Contudo, esse domínio é insuficiente para asfixiar os princípios semióticos que definem as formações culturais preexistentes. Afinal, a cultura comporta-se sempre como um organismo vivo e, sobretudo, inteligente, com poderes de adaptação imprevisíveis e surpreendentes. Nessa perspectiva a utilização da semiótica nas produções da cibercultura

  • A concentra-se na análise intratextual das produções audiovisuais.
  • B permite a análise textual reduzida às formalizações linguísticas do texto verbal e oral.
  • C permite a análise de sequências de imagens, gráficos, sons e locuções que compõem as diferentes linguagens culturais, suscitando a multiplicidade de sentidos.
  • D possibilita a compreensão das produções audiovisuais, centrada no modelo unidirecional do sentido e na unicidade do texto linguístico.
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Em relação ao uso de imagens em produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

  • A No Adobe Photoshop, é impossível aplicar filtros para desfocar o plano de fundo de uma imagem.
  • B A disponibilização de material fotográfico em salas de imprensa online deve prezar pela atualidade e pela exclusividade.
  • C O uso de imagens de qualidade em um release aumenta as chances de aproveitamento do material por redações jornalísticas.
  • D A fotografia é um instrumento secundário na construção da visibilidade e da imagem corporativa da organização.
  • E O After Effects pode ser utilizado para criar animações de texto para produtos visuais comunicacionais, mas sem a possibilidade de recursos 2D e 3D.

Comunicação Social

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Certa marca desenvolveu uma campanha nas redes sociais optando por uma estratégia de marketing que envolve a colaboração com influenciadores digitais.
Qual métrica seria mais indicada para avaliar o impacto da parceria na construção da reputação da marca?

  • A Número de seguidores do influenciador
  • B Número de postagens patrocinadas
  • C Taxa de engajamento nas redes sociais da marca
  • D Alcance total das postagens do influenciador
  • E Sentimento da marca nas redes sociais
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O papel fundamental dos Key Performance Indicators (KPI), em estratégias de marketing digital em mídias sociais, é a sua utilização para a

  • A quantificação do alcance da campanha, principalmente, sem influenciar as decisões estratégicas.
  • B comparação do desempenho da empresa com outras do mesmo setor, proporcionando uma visão relativa do sucesso nas mídias sociais.
  • C mensuração do desempenho em relação aos objetivos específicos da campanha, servindo como indicadores chave, orientando ações corretivas e otimizações.
  • D mensuração do desempenho em grandes empresas, principalmente, visto que os pequenos negócios não utilizam essa abordagem.
  • E elaboração dos relatórios finais, sem impacto real no desenvolvimento das campanhas.
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Em uma estratégia de publicidade digital focada na geração de leads de alta qualidade, qual métrica é mais relevante para avaliar o envolvimento do público-alvo com os conteúdos promocionais?

  • A Alcance orgânico
  • B Fontes de tráfego
  • C Taxa de conversão
  • D Taxa de impressões
  • E Taxa de rejeição
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Redes sociais são espaços virtuais utilizados por grupos de pessoas que compartilham dos mesmos interesses. No contexto digital, esse compartilhamento de interesses é mediado por aplicativos de mídias sociais que proporcionam o relacionamento entre as pessoas e também entre pessoas e marcas. Segundo Maria Carolina Avis, “De acordo com a pesquisa Social Media Trends, de 2019, 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais, tendo como principal objetivo (70,5%) a visibilidade on-line”.
A partir dessas informações, verifica-se, então, que o foco principal de uma marca nas mídias sociais deve ser

  • A o relacionamento entre seus seguidores/consumidores e não somente a divulgação de produtos ou serviços ou a efetivação de vendas.
  • B o aumento de sua base de seguidores/consumidores e o volume de vendas de seus produtos ou serviços, gerando um ticket médio mais alto.
  • C o aumento do volume de vendas de seus produtos/ serviços off-line e não apenas o fortalecimento da visibilidade da marca.
  • D a união de esforços para se comunicar com a maior quantidade de pessoas possível, já que definição do público-alvo é mais difícil nas mídias sociais.
  • E busca pelo aumento das vendas e não o monitoramento de respostas às conversas dos clientes para melhorar a experiência do usuário.
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Considere as seguintes reflexões de Jorge Duarte:

Por parte do mercado, as empresas, preocupadas com sua imagem pública, sentiram-se compelidas a tomar atitudes socialmente responsáveis e tanto as instituições privadas quanto as públicas ficaram atentas às reivindicações dos cidadãos. [...] A comunicação é hoje um ator político proeminente e é parte constituinte da formação do novo espaço público.

DUARTE, J. Conceitos de Comunicação Pública. In. DUARTE, J. (org.). Comunicação pública. Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007. p. 9-10.


Qual seria a definição mais adequada para o conceito de comunicação pública?

  • A A transmissão de mensagens promocionais por meio de canais de mídia tradicionais.
  • B O processo de compartilhar informações apenas entre instituições governamentais.
  • C A prática de difundir notícias e eventos apenas para o público interno de uma organização.
  • D A gestão estratégica da comunicação, envolvendo a interação entre instituições públicas e privadas, visando ao interesse coletivo.
  • E A divulgação seletiva de informações para influenciar a opinião pública a favor de determinadas organizações.
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Além de conhecer o público, é preciso saber em qual etapa da jornada de compra ele se encontra, afinal, nem todo mundo está pronto para comprar, muito menos nas redes sociais, que são plataformas voltadas para interação, nas quais lidamos com públicos frios e quentes, ou seja, tanto com pessoas que nunca viram determinada marca quanto com aquelas que já estão no estágio de se transformarem em defensores dela, última etapa da jornada de compra.

AVIS, M.C. Social Media de Verdade. Paraná: Intersaberes, 2022, p.63-67.


Nesse contexto, a estratégia de Inbound Marketing se diferencia das abordagens tradicionais de marketing porque

  • A visa apenas à venda direta de produtos, não envolvendo estratégias de construção de relacionamento com o público.
  • B é uma abordagem exclusiva para empresas off-line, não sendo aplicável a negócios que tenham seu foco no ambiente on-line.
  • C se concentra em atrair e engajar por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, evitando as abordagens tradicionais que interrompem os consumidores.
  • D é sinônimo de publicidade paga em plataformas on-line, não envolvendo esforços orgânicos para atrair o público.
  • E são mais eficazes, pois são diretas e não dependem da criação contínua de conteúdo.
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Na escolha entre diferentes processos de impressão para um projeto gráfico complexo, como um livro de arte, qual dos seguintes critérios é mais relevante quanto à reprodução de imagens detalhadas e cores vibrantes?

  • A Utilização da impressão flexográfica, para garantir uma reprodução precisa.
  • B Escolha da impressão digital, para uma produção mais rápida.
  • C Seleção da serigrafia, para acentuar detalhes e cores.
  • D Opção por impressão offset, devido ao seu custo mais baixo.
  • E Opção pela impressão litográfica, devido à sua capacidade de reprodução.
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Ao ser desenvolvido um plano de marketing para o lançamento de um novo produto, qual das seguintes estratégias é mais alinhada com a abordagem centrada no cliente e na criação de valor?

  • A Focar, exclusivamente, estratégias de preço para ganhar competitividade no mercado.
  • B Utilizar apenas publicidade tradicional em vez de explorar a variedade de canais on-line.
  • C Conduzir pesquisas de mercado para entender as necessidades e as preferências dos clientes.
  • D Depender unicamente de promoções de curto prazo para impulsionar as vendas.
  • E Ignorar a segmentação de mercado e adotar uma abordagem única para todos os consumidores.
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Considere a seguinte reflexão acerca da comunicação nas organizações.

A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing e cada um agindo de forma desarticulada.

ANGELONI, M.T. Comunicação nas organizações na era do conhecimento. São Paulo: Atlas. 2010, p. 62-64.

Na perspectiva da comunicação integrada, qual é o principal benefício de uma abordagem que busca unificar todas as mensagens e canais de comunicação de uma organização?

  • A Redução dos custos de comunicação, uma vez que as mensagens são padronizadas e podem ser replicadas em todos os canais.
  • B Maior controle sobre a narrativa da marca, permitindo que a organização direcione a percepção do público de maneira consistente.
  • C Ênfase na diferenciação de mensagens, adaptando-as para cada canal, de forma a atingir públicos específicos de maneira personalizada.
  • D Concentração do alcance da marca, a partir do foco apenas em alguns canais, para evitar dispersão de esforços.
  • E Desenvolvimento de uma complexidade operacional, já que as diferentes áreas deverão trabalhar de forma dependente uma da outra.
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Na comunicação interna das organizações, os fluxos de comunicação são frequentemente categorizados em quatro tipos principais.
Qual é a característica do fluxo horizontal?

  • A Envolve a troca de informações entre membros do mesmo nível hierárquico, promovendo a coesão e a colaboração entre colegas.
  • B Apresenta a comunicação entre diferentes níveis hierárquicos, facilitando a transmissão eficiente de informações.
  • C Ocorre quando as informações fluem verticalmente, indo de níveis mais baixos para níveis mais altos na hierarquia organizacional.
  • D É exclusivamente voltado para a disseminação de políticas e diretrizes da alta administração para os níveis inferiores da organização.
  • E É um fluxo que ocorre lateralmente, entre unidades ou departamentos distintos, facilitando a coordenação e a resolução de problemas interdepartamentais.

Português

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Os riscos dos ultraprocessados


         Devido às grandes quantidades de ingredientes como sal, açúcar, gorduras e ingredientes de uso industrial (corantes, aromatizantes, etc.), alimentos ultraprocessados são nutricionalmente desbalanceados.

        Segundo o coordenador do Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo), Carlos Augusto Monteiro, na última década, diversos estudos epidemiológicos mostraram que o consumo desses produtos causa deterioração generalizada na qualidade da dieta e o aumento sistemático do risco de diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, depressão, doenças gastrointestinais, doenças renais, entre outras doenças crônicas. “Além disso, esses alimentos enfraquecem padrões e culturas alimentares saudáveis, visto que substituem preparações culinárias, e comprometem o meio ambiente e a biodiversidade”, afirma o especialista.

     Outro problema apontado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira é justamente o da substituição: a grande maioria dos ultraprocessados é consumida, em geral, substituindo alimentos como frutas, leite ou água, e nas refeições principais, no lugar de comida caseira. Portanto, os alimentos ultraprocessados tendem a limitar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados que, por sua vez, são a base de uma alimentação balanceada.

       A recomendação do Guia é que os ingredientes culinários (óleos, gorduras, sal e açúcar) sejam usados em pequenas quantidades para preparações culinárias; já os alimentos processados devem ser consumidos com moderação, enquanto os ultraprocessados devem ser evitados.

        “Não existe um nível seguro para o consumo de ultraprocessados. Em geral, esses alimentos são feitos para que sejam consumidos em excesso. Na epidemiologia nutricional, desponta uma área de pesquisa que investiga a relação entre ultraprocessados e vício. Alguns artifícios, como o estabelecimento de quantidades específicas de sal, gordura e açúcar, são utilizados pela indústria de alimentos para gerar o que chamamos de “hiperpalatabilidade” – um sabor extremamente agradável, que não é encontrado na natureza. Isso pode, inclusive, impactar nossos sistemas cerebrais de recompensa. Por isso, a recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira é evitar o consumo desses alimentos”.

       “Não temos uma quantidade exata recomendada, mas a orientação é que os processados não substituam refeições como almoço e jantar. Já o ultraprocessado deve aparecer de maneira bem pontual na alimentação”, afirma a nutricionista Joseane Bessa.


(Texto adaptado. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/entenda-o-perigo-de-consumir-alimentosultraprocessados)

“Alguns artifícios, como o estabelecimento de quantidades específicas de sal, gordura e açúcar, são utilizados pela indústria de alimentos para gerar o que chamamos de ‘hiperpalatabilidade’ – um sabor EXTREMAMENTE agradável, que não é encontrado na natureza”.

Assinale a alternativa que indica o valor que o advérbio destacado no texto acima atribui ao adjetivo que ele acompanha.

  • A Intensidade.
  • B Ordem.
  • C Dúvida.
  • D Afirmação.
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Os riscos dos ultraprocessados


         Devido às grandes quantidades de ingredientes como sal, açúcar, gorduras e ingredientes de uso industrial (corantes, aromatizantes, etc.), alimentos ultraprocessados são nutricionalmente desbalanceados.

        Segundo o coordenador do Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo), Carlos Augusto Monteiro, na última década, diversos estudos epidemiológicos mostraram que o consumo desses produtos causa deterioração generalizada na qualidade da dieta e o aumento sistemático do risco de diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, depressão, doenças gastrointestinais, doenças renais, entre outras doenças crônicas. “Além disso, esses alimentos enfraquecem padrões e culturas alimentares saudáveis, visto que substituem preparações culinárias, e comprometem o meio ambiente e a biodiversidade”, afirma o especialista.

     Outro problema apontado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira é justamente o da substituição: a grande maioria dos ultraprocessados é consumida, em geral, substituindo alimentos como frutas, leite ou água, e nas refeições principais, no lugar de comida caseira. Portanto, os alimentos ultraprocessados tendem a limitar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados que, por sua vez, são a base de uma alimentação balanceada.

       A recomendação do Guia é que os ingredientes culinários (óleos, gorduras, sal e açúcar) sejam usados em pequenas quantidades para preparações culinárias; já os alimentos processados devem ser consumidos com moderação, enquanto os ultraprocessados devem ser evitados.

        “Não existe um nível seguro para o consumo de ultraprocessados. Em geral, esses alimentos são feitos para que sejam consumidos em excesso. Na epidemiologia nutricional, desponta uma área de pesquisa que investiga a relação entre ultraprocessados e vício. Alguns artifícios, como o estabelecimento de quantidades específicas de sal, gordura e açúcar, são utilizados pela indústria de alimentos para gerar o que chamamos de “hiperpalatabilidade” – um sabor extremamente agradável, que não é encontrado na natureza. Isso pode, inclusive, impactar nossos sistemas cerebrais de recompensa. Por isso, a recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira é evitar o consumo desses alimentos”.

       “Não temos uma quantidade exata recomendada, mas a orientação é que os processados não substituam refeições como almoço e jantar. Já o ultraprocessado deve aparecer de maneira bem pontual na alimentação”, afirma a nutricionista Joseane Bessa.


(Texto adaptado. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/entenda-o-perigo-de-consumir-alimentosultraprocessados)

“O __________ perigo à saúde deveria ajudar no __________ de responsabilidade das pessoas com a própria alimentação e levá-las ao __________ das orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira”. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas acima.

  • A eminente – censo – cumprimento.
  • B iminente – senso – cumprimento.
  • C eminente – senso – comprimento.
  • D iminente – censo – comprimento.
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Os riscos dos ultraprocessados


         Devido às grandes quantidades de ingredientes como sal, açúcar, gorduras e ingredientes de uso industrial (corantes, aromatizantes, etc.), alimentos ultraprocessados são nutricionalmente desbalanceados.

        Segundo o coordenador do Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo), Carlos Augusto Monteiro, na última década, diversos estudos epidemiológicos mostraram que o consumo desses produtos causa deterioração generalizada na qualidade da dieta e o aumento sistemático do risco de diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, depressão, doenças gastrointestinais, doenças renais, entre outras doenças crônicas. “Além disso, esses alimentos enfraquecem padrões e culturas alimentares saudáveis, visto que substituem preparações culinárias, e comprometem o meio ambiente e a biodiversidade”, afirma o especialista.

     Outro problema apontado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira é justamente o da substituição: a grande maioria dos ultraprocessados é consumida, em geral, substituindo alimentos como frutas, leite ou água, e nas refeições principais, no lugar de comida caseira. Portanto, os alimentos ultraprocessados tendem a limitar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados que, por sua vez, são a base de uma alimentação balanceada.

       A recomendação do Guia é que os ingredientes culinários (óleos, gorduras, sal e açúcar) sejam usados em pequenas quantidades para preparações culinárias; já os alimentos processados devem ser consumidos com moderação, enquanto os ultraprocessados devem ser evitados.

        “Não existe um nível seguro para o consumo de ultraprocessados. Em geral, esses alimentos são feitos para que sejam consumidos em excesso. Na epidemiologia nutricional, desponta uma área de pesquisa que investiga a relação entre ultraprocessados e vício. Alguns artifícios, como o estabelecimento de quantidades específicas de sal, gordura e açúcar, são utilizados pela indústria de alimentos para gerar o que chamamos de “hiperpalatabilidade” – um sabor extremamente agradável, que não é encontrado na natureza. Isso pode, inclusive, impactar nossos sistemas cerebrais de recompensa. Por isso, a recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira é evitar o consumo desses alimentos”.

       “Não temos uma quantidade exata recomendada, mas a orientação é que os processados não substituam refeições como almoço e jantar. Já o ultraprocessado deve aparecer de maneira bem pontual na alimentação”, afirma a nutricionista Joseane Bessa.


(Texto adaptado. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/entenda-o-perigo-de-consumir-alimentosultraprocessados)

“Cabe ____ sociedade compreender os riscos referentes ____ uma má alimentação e mudar suas atitudes sobre ____ escolhas dos alimentos”.

Assinale a alternativa que preenche respectivamente e de forma CORRETA as lacunas da afirmação acima.

  • A à – à – às.
  • B a – à – às.
  • C à – a – às.
  • D à – a – as.
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Os riscos dos ultraprocessados


         Devido às grandes quantidades de ingredientes como sal, açúcar, gorduras e ingredientes de uso industrial (corantes, aromatizantes, etc.), alimentos ultraprocessados são nutricionalmente desbalanceados.

        Segundo o coordenador do Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo), Carlos Augusto Monteiro, na última década, diversos estudos epidemiológicos mostraram que o consumo desses produtos causa deterioração generalizada na qualidade da dieta e o aumento sistemático do risco de diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, depressão, doenças gastrointestinais, doenças renais, entre outras doenças crônicas. “Além disso, esses alimentos enfraquecem padrões e culturas alimentares saudáveis, visto que substituem preparações culinárias, e comprometem o meio ambiente e a biodiversidade”, afirma o especialista.

     Outro problema apontado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira é justamente o da substituição: a grande maioria dos ultraprocessados é consumida, em geral, substituindo alimentos como frutas, leite ou água, e nas refeições principais, no lugar de comida caseira. Portanto, os alimentos ultraprocessados tendem a limitar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados que, por sua vez, são a base de uma alimentação balanceada.

       A recomendação do Guia é que os ingredientes culinários (óleos, gorduras, sal e açúcar) sejam usados em pequenas quantidades para preparações culinárias; já os alimentos processados devem ser consumidos com moderação, enquanto os ultraprocessados devem ser evitados.

        “Não existe um nível seguro para o consumo de ultraprocessados. Em geral, esses alimentos são feitos para que sejam consumidos em excesso. Na epidemiologia nutricional, desponta uma área de pesquisa que investiga a relação entre ultraprocessados e vício. Alguns artifícios, como o estabelecimento de quantidades específicas de sal, gordura e açúcar, são utilizados pela indústria de alimentos para gerar o que chamamos de “hiperpalatabilidade” – um sabor extremamente agradável, que não é encontrado na natureza. Isso pode, inclusive, impactar nossos sistemas cerebrais de recompensa. Por isso, a recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira é evitar o consumo desses alimentos”.

       “Não temos uma quantidade exata recomendada, mas a orientação é que os processados não substituam refeições como almoço e jantar. Já o ultraprocessado deve aparecer de maneira bem pontual na alimentação”, afirma a nutricionista Joseane Bessa.


(Texto adaptado. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/entenda-o-perigo-de-consumir-alimentosultraprocessados)

De forma geral, qual é o objetivo desse texto?

  • A Descrever as diferenças dos tipos de alimentos.
  • B Convencer dos perigos dos alimentos ultraprocessados.
  • C Instruir a respeito de uma alimentação saudável.
  • D Divulgar o Guia Alimentar para a População Brasileira.
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Os riscos dos ultraprocessados


         Devido às grandes quantidades de ingredientes como sal, açúcar, gorduras e ingredientes de uso industrial (corantes, aromatizantes, etc.), alimentos ultraprocessados são nutricionalmente desbalanceados.

        Segundo o coordenador do Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo), Carlos Augusto Monteiro, na última década, diversos estudos epidemiológicos mostraram que o consumo desses produtos causa deterioração generalizada na qualidade da dieta e o aumento sistemático do risco de diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, depressão, doenças gastrointestinais, doenças renais, entre outras doenças crônicas. “Além disso, esses alimentos enfraquecem padrões e culturas alimentares saudáveis, visto que substituem preparações culinárias, e comprometem o meio ambiente e a biodiversidade”, afirma o especialista.

     Outro problema apontado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira é justamente o da substituição: a grande maioria dos ultraprocessados é consumida, em geral, substituindo alimentos como frutas, leite ou água, e nas refeições principais, no lugar de comida caseira. Portanto, os alimentos ultraprocessados tendem a limitar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados que, por sua vez, são a base de uma alimentação balanceada.

       A recomendação do Guia é que os ingredientes culinários (óleos, gorduras, sal e açúcar) sejam usados em pequenas quantidades para preparações culinárias; já os alimentos processados devem ser consumidos com moderação, enquanto os ultraprocessados devem ser evitados.

        “Não existe um nível seguro para o consumo de ultraprocessados. Em geral, esses alimentos são feitos para que sejam consumidos em excesso. Na epidemiologia nutricional, desponta uma área de pesquisa que investiga a relação entre ultraprocessados e vício. Alguns artifícios, como o estabelecimento de quantidades específicas de sal, gordura e açúcar, são utilizados pela indústria de alimentos para gerar o que chamamos de “hiperpalatabilidade” – um sabor extremamente agradável, que não é encontrado na natureza. Isso pode, inclusive, impactar nossos sistemas cerebrais de recompensa. Por isso, a recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira é evitar o consumo desses alimentos”.

       “Não temos uma quantidade exata recomendada, mas a orientação é que os processados não substituam refeições como almoço e jantar. Já o ultraprocessado deve aparecer de maneira bem pontual na alimentação”, afirma a nutricionista Joseane Bessa.


(Texto adaptado. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/entenda-o-perigo-de-consumir-alimentosultraprocessados)

Considerando as informações do texto, analise as afirmações a seguir e, depois, assinale a alternativa CORRETA.

I – Por serem elaborados pela indústria, os ultraprocessados contêm um melhor equilíbrio nutricional.

II – O consumo excessivo de ultraprocessados prejudica tanto a saúde do indivíduo quanto a cultura alimentar da sociedade.

III – Os alimentos minimamente processados compõem a base da alimentação saudável dos brasileiros.

  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
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E na vida real...

Independentemente de audiência e de repercussão, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. A desistência de uma participante, nos primeiros dias, trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade. Patrick Selvatti | 05/02/2024

            Embora seja um dos produtos televisivos mais assistidos e comentados, um reality show — seja qual for a sua temática — não é uma unanimidade. Há quem ame, há quem odeie e há quem ignore. Fato é que, independentemente dessa questão sobre audiência e REPERCUÇÃO/REPERCUSSÃO, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. Logo nos primeiros dias[,] por exemplo[,] a desistência de uma participante trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade.

         Há uma simbologia importante no ato de se apertar um botão de desistência em um reality show. O que levaria[,] por exemplo[,] uma jovem influenciadora de 22 anos, com um total de 40 milhões de seguidores, acostumada a exposição pública, a1 abrir mão de uma experiência como essa? Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes, que nitidamente vivenciou uma espécie de surto dentro do confinamento com outras 25 pessoas, longe da família e dos amigos e, principalmente, do acesso às2 redes sociais.

           A internet permeia as nossas vidas, e a juventude contemporânea é a primeira a ser criada em um ambiente ________ a conexão virtual supera a interação cara a 3 cara. A tecnologia proporciona inúmeras oportunidades, mas há que se analisarem os potenciais danos que uma geração excessivamente conectada pode enfrentar, especialmente quando esse lugar se distancia da vida real.

  A perda do desenvolvimento de habilidades sociais INTER-PESSOAIS/INTERPESSOAIS é real. Jovens que passam grande parte do tempo on-line enfrentam dificuldades ao se comunicarem pessoalmente, ao expressarem emoções e ao interpretarem sutilezas na linguagem corporal. Essa falta de interação presencial pode inviabilizar a construção de relacionamentos sólidos.

       A exposição constante a padrões irreais nas redes sociais pode contribuir para a formação de uma AUTOIMAGEM/AUTO-IMAGEM distorcida. No caso de Vanessa Lopes, o principal drama foi se enxergar em um jogo em que todos os atores envolvidos estavam posicionados em volta da sua história. Essa busca incessante por validação on-line, muitas vezes baseada em likes e em comentários, pode levar os jovens à 4 uma caça constante por aceitação que prejudica a AUTOESTIMA/AUTO-ESTIMA quando não são alcançados os padrões inatingíveis estabelecidos pelos ambientes virtuais que domina.

         Aos pais, cabe a orientação das crianças e dos adolescentes sobre como utilizar o smartphone de maneira responsável. Estabelecer limites de tempo on-line, incentivar a participação em atividades sociais e promover a comunicação aberta são estratégias essenciais para ajudar a juventude a5 encontrar um equilíbrio saudável entre as interações virtuais e reais.

      Enquanto a internet e a tecnologia continuam a moldar o mundo, é vital que as futuras gerações sejam estimuladas a navegar neste ambiente digital sem que se perca uma conexão significativa com a vida real. O desafio é esse.


Fonte: SELVATTI, Patrick. E na vida real... Correio Braziliense, 05 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/02/6 797902-e-na-vida-real.html. Acesso em: 06 fev. 2024. Adaptado.

No trecho “Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes [...]”, é possível afirmar que o sujeito da oração é:

  • A simples;
  • B indeterminado;
  • C inexistente;
  • D composto;
  • E oculto.
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E na vida real...

Independentemente de audiência e de repercussão, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. A desistência de uma participante, nos primeiros dias, trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade. Patrick Selvatti | 05/02/2024

            Embora seja um dos produtos televisivos mais assistidos e comentados, um reality show — seja qual for a sua temática — não é uma unanimidade. Há quem ame, há quem odeie e há quem ignore. Fato é que, independentemente dessa questão sobre audiência e REPERCUÇÃO/REPERCUSSÃO, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. Logo nos primeiros dias[,] por exemplo[,] a desistência de uma participante trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade.

         Há uma simbologia importante no ato de se apertar um botão de desistência em um reality show. O que levaria[,] por exemplo[,] uma jovem influenciadora de 22 anos, com um total de 40 milhões de seguidores, acostumada a exposição pública, a1 abrir mão de uma experiência como essa? Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes, que nitidamente vivenciou uma espécie de surto dentro do confinamento com outras 25 pessoas, longe da família e dos amigos e, principalmente, do acesso às2 redes sociais.

           A internet permeia as nossas vidas, e a juventude contemporânea é a primeira a ser criada em um ambiente ________ a conexão virtual supera a interação cara a 3 cara. A tecnologia proporciona inúmeras oportunidades, mas há que se analisarem os potenciais danos que uma geração excessivamente conectada pode enfrentar, especialmente quando esse lugar se distancia da vida real.

  A perda do desenvolvimento de habilidades sociais INTER-PESSOAIS/INTERPESSOAIS é real. Jovens que passam grande parte do tempo on-line enfrentam dificuldades ao se comunicarem pessoalmente, ao expressarem emoções e ao interpretarem sutilezas na linguagem corporal. Essa falta de interação presencial pode inviabilizar a construção de relacionamentos sólidos.

       A exposição constante a padrões irreais nas redes sociais pode contribuir para a formação de uma AUTOIMAGEM/AUTO-IMAGEM distorcida. No caso de Vanessa Lopes, o principal drama foi se enxergar em um jogo em que todos os atores envolvidos estavam posicionados em volta da sua história. Essa busca incessante por validação on-line, muitas vezes baseada em likes e em comentários, pode levar os jovens à 4 uma caça constante por aceitação que prejudica a AUTOESTIMA/AUTO-ESTIMA quando não são alcançados os padrões inatingíveis estabelecidos pelos ambientes virtuais que domina.

         Aos pais, cabe a orientação das crianças e dos adolescentes sobre como utilizar o smartphone de maneira responsável. Estabelecer limites de tempo on-line, incentivar a participação em atividades sociais e promover a comunicação aberta são estratégias essenciais para ajudar a juventude a5 encontrar um equilíbrio saudável entre as interações virtuais e reais.

      Enquanto a internet e a tecnologia continuam a moldar o mundo, é vital que as futuras gerações sejam estimuladas a navegar neste ambiente digital sem que se perca uma conexão significativa com a vida real. O desafio é esse.


Fonte: SELVATTI, Patrick. E na vida real... Correio Braziliense, 05 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/02/6 797902-e-na-vida-real.html. Acesso em: 06 fev. 2024. Adaptado.

Qual das ocorrências da vogal A sinalizadas com números sobrescritos está INCORRETA quanto à

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D 4.
  • E 5.
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E na vida real...

Independentemente de audiência e de repercussão, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. A desistência de uma participante, nos primeiros dias, trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade. Patrick Selvatti | 05/02/2024

            Embora seja um dos produtos televisivos mais assistidos e comentados, um reality show — seja qual for a sua temática — não é uma unanimidade. Há quem ame, há quem odeie e há quem ignore. Fato é que, independentemente dessa questão sobre audiência e REPERCUÇÃO/REPERCUSSÃO, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. Logo nos primeiros dias[,] por exemplo[,] a desistência de uma participante trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade.

         Há uma simbologia importante no ato de se apertar um botão de desistência em um reality show. O que levaria[,] por exemplo[,] uma jovem influenciadora de 22 anos, com um total de 40 milhões de seguidores, acostumada a exposição pública, a1 abrir mão de uma experiência como essa? Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes, que nitidamente vivenciou uma espécie de surto dentro do confinamento com outras 25 pessoas, longe da família e dos amigos e, principalmente, do acesso às2 redes sociais.

           A internet permeia as nossas vidas, e a juventude contemporânea é a primeira a ser criada em um ambiente ________ a conexão virtual supera a interação cara a 3 cara. A tecnologia proporciona inúmeras oportunidades, mas há que se analisarem os potenciais danos que uma geração excessivamente conectada pode enfrentar, especialmente quando esse lugar se distancia da vida real.

  A perda do desenvolvimento de habilidades sociais INTER-PESSOAIS/INTERPESSOAIS é real. Jovens que passam grande parte do tempo on-line enfrentam dificuldades ao se comunicarem pessoalmente, ao expressarem emoções e ao interpretarem sutilezas na linguagem corporal. Essa falta de interação presencial pode inviabilizar a construção de relacionamentos sólidos.

       A exposição constante a padrões irreais nas redes sociais pode contribuir para a formação de uma AUTOIMAGEM/AUTO-IMAGEM distorcida. No caso de Vanessa Lopes, o principal drama foi se enxergar em um jogo em que todos os atores envolvidos estavam posicionados em volta da sua história. Essa busca incessante por validação on-line, muitas vezes baseada em likes e em comentários, pode levar os jovens à 4 uma caça constante por aceitação que prejudica a AUTOESTIMA/AUTO-ESTIMA quando não são alcançados os padrões inatingíveis estabelecidos pelos ambientes virtuais que domina.

         Aos pais, cabe a orientação das crianças e dos adolescentes sobre como utilizar o smartphone de maneira responsável. Estabelecer limites de tempo on-line, incentivar a participação em atividades sociais e promover a comunicação aberta são estratégias essenciais para ajudar a juventude a5 encontrar um equilíbrio saudável entre as interações virtuais e reais.

      Enquanto a internet e a tecnologia continuam a moldar o mundo, é vital que as futuras gerações sejam estimuladas a navegar neste ambiente digital sem que se perca uma conexão significativa com a vida real. O desafio é esse.


Fonte: SELVATTI, Patrick. E na vida real... Correio Braziliense, 05 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/02/6 797902-e-na-vida-real.html. Acesso em: 06 fev. 2024. Adaptado.

Qual das alternativas abaixo apresenta a justificativa correta para o emprego dos pares de vírgulas sinalizados com colchetes nos dois primeiros parágrafos do texto?

  • A Isolam expressões explicativas.
  • B Delimitam adjuntos adverbiais extensos.
  • C Isolam vocativos.
  • D Delimitam apostos explicativos.
  • E Separam elementos em uma enumeração.
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E na vida real...

Independentemente de audiência e de repercussão, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. A desistência de uma participante, nos primeiros dias, trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade. Patrick Selvatti | 05/02/2024

            Embora seja um dos produtos televisivos mais assistidos e comentados, um reality show — seja qual for a sua temática — não é uma unanimidade. Há quem ame, há quem odeie e há quem ignore. Fato é que, independentemente dessa questão sobre audiência e REPERCUÇÃO/REPERCUSSÃO, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. Logo nos primeiros dias[,] por exemplo[,] a desistência de uma participante trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade.

         Há uma simbologia importante no ato de se apertar um botão de desistência em um reality show. O que levaria[,] por exemplo[,] uma jovem influenciadora de 22 anos, com um total de 40 milhões de seguidores, acostumada a exposição pública, a1 abrir mão de uma experiência como essa? Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes, que nitidamente vivenciou uma espécie de surto dentro do confinamento com outras 25 pessoas, longe da família e dos amigos e, principalmente, do acesso às2 redes sociais.

           A internet permeia as nossas vidas, e a juventude contemporânea é a primeira a ser criada em um ambiente ________ a conexão virtual supera a interação cara a 3 cara. A tecnologia proporciona inúmeras oportunidades, mas há que se analisarem os potenciais danos que uma geração excessivamente conectada pode enfrentar, especialmente quando esse lugar se distancia da vida real.

  A perda do desenvolvimento de habilidades sociais INTER-PESSOAIS/INTERPESSOAIS é real. Jovens que passam grande parte do tempo on-line enfrentam dificuldades ao se comunicarem pessoalmente, ao expressarem emoções e ao interpretarem sutilezas na linguagem corporal. Essa falta de interação presencial pode inviabilizar a construção de relacionamentos sólidos.

       A exposição constante a padrões irreais nas redes sociais pode contribuir para a formação de uma AUTOIMAGEM/AUTO-IMAGEM distorcida. No caso de Vanessa Lopes, o principal drama foi se enxergar em um jogo em que todos os atores envolvidos estavam posicionados em volta da sua história. Essa busca incessante por validação on-line, muitas vezes baseada em likes e em comentários, pode levar os jovens à 4 uma caça constante por aceitação que prejudica a AUTOESTIMA/AUTO-ESTIMA quando não são alcançados os padrões inatingíveis estabelecidos pelos ambientes virtuais que domina.

         Aos pais, cabe a orientação das crianças e dos adolescentes sobre como utilizar o smartphone de maneira responsável. Estabelecer limites de tempo on-line, incentivar a participação em atividades sociais e promover a comunicação aberta são estratégias essenciais para ajudar a juventude a5 encontrar um equilíbrio saudável entre as interações virtuais e reais.

      Enquanto a internet e a tecnologia continuam a moldar o mundo, é vital que as futuras gerações sejam estimuladas a navegar neste ambiente digital sem que se perca uma conexão significativa com a vida real. O desafio é esse.


Fonte: SELVATTI, Patrick. E na vida real... Correio Braziliense, 05 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/02/6 797902-e-na-vida-real.html. Acesso em: 06 fev. 2024. Adaptado.

Em meio ao artigo, existem quatro pares de palavras em letras maiúsculas. Analise-os e, em seguida, assinale a alternativa em que se pode ver a grafia correta de cada uma das palavras destacadas, de acordo com a ortografia oficial da língua portuguesa.

  • A REPERCUÇÃO | INTER-PESSOAIS | AUTO-IMAGEM | AUTO-ESTIMA.
  • B REPERCUSSÃO | INTERPESSOAIS | AUTO-IMAGEM | AUTO-ESTIMA.
  • C REPERCUÇÃO | INTER-PESSOAIS | AUTOIMAGEM | AUTOESTIMA.
  • D REPERCUSSÃO | INTERPESSOAIS | AUTOIMAGEM | AUTOESTIMA.
  • E REPERCUSSÃO | INTER-PESSOAIS | AUTO-IMAGEM | AUTO-ESTIMA.
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E na vida real...

Independentemente de audiência e de repercussão, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. A desistência de uma participante, nos primeiros dias, trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade. Patrick Selvatti | 05/02/2024

            Embora seja um dos produtos televisivos mais assistidos e comentados, um reality show — seja qual for a sua temática — não é uma unanimidade. Há quem ame, há quem odeie e há quem ignore. Fato é que, independentemente dessa questão sobre audiência e REPERCUÇÃO/REPERCUSSÃO, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. Logo nos primeiros dias[,] por exemplo[,] a desistência de uma participante trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade.

         Há uma simbologia importante no ato de se apertar um botão de desistência em um reality show. O que levaria[,] por exemplo[,] uma jovem influenciadora de 22 anos, com um total de 40 milhões de seguidores, acostumada a exposição pública, a1 abrir mão de uma experiência como essa? Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes, que nitidamente vivenciou uma espécie de surto dentro do confinamento com outras 25 pessoas, longe da família e dos amigos e, principalmente, do acesso às2 redes sociais.

           A internet permeia as nossas vidas, e a juventude contemporânea é a primeira a ser criada em um ambiente ________ a conexão virtual supera a interação cara a 3 cara. A tecnologia proporciona inúmeras oportunidades, mas há que se analisarem os potenciais danos que uma geração excessivamente conectada pode enfrentar, especialmente quando esse lugar se distancia da vida real.

  A perda do desenvolvimento de habilidades sociais INTER-PESSOAIS/INTERPESSOAIS é real. Jovens que passam grande parte do tempo on-line enfrentam dificuldades ao se comunicarem pessoalmente, ao expressarem emoções e ao interpretarem sutilezas na linguagem corporal. Essa falta de interação presencial pode inviabilizar a construção de relacionamentos sólidos.

       A exposição constante a padrões irreais nas redes sociais pode contribuir para a formação de uma AUTOIMAGEM/AUTO-IMAGEM distorcida. No caso de Vanessa Lopes, o principal drama foi se enxergar em um jogo em que todos os atores envolvidos estavam posicionados em volta da sua história. Essa busca incessante por validação on-line, muitas vezes baseada em likes e em comentários, pode levar os jovens à 4 uma caça constante por aceitação que prejudica a AUTOESTIMA/AUTO-ESTIMA quando não são alcançados os padrões inatingíveis estabelecidos pelos ambientes virtuais que domina.

         Aos pais, cabe a orientação das crianças e dos adolescentes sobre como utilizar o smartphone de maneira responsável. Estabelecer limites de tempo on-line, incentivar a participação em atividades sociais e promover a comunicação aberta são estratégias essenciais para ajudar a juventude a5 encontrar um equilíbrio saudável entre as interações virtuais e reais.

      Enquanto a internet e a tecnologia continuam a moldar o mundo, é vital que as futuras gerações sejam estimuladas a navegar neste ambiente digital sem que se perca uma conexão significativa com a vida real. O desafio é esse.


Fonte: SELVATTI, Patrick. E na vida real... Correio Braziliense, 05 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/02/6 797902-e-na-vida-real.html. Acesso em: 06 fev. 2024. Adaptado.

Qual das expressões abaixo completa adequadamente a lacuna inserida no terceiro parágrafo do texto?

  • A na qual.
  • B que.
  • C cujo.
  • D do qual.
  • E em que.
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E na vida real...

Independentemente de audiência e de repercussão, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. A desistência de uma participante, nos primeiros dias, trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade. Patrick Selvatti | 05/02/2024

            Embora seja um dos produtos televisivos mais assistidos e comentados, um reality show — seja qual for a sua temática — não é uma unanimidade. Há quem ame, há quem odeie e há quem ignore. Fato é que, independentemente dessa questão sobre audiência e REPERCUÇÃO/REPERCUSSÃO, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. Logo nos primeiros dias[,] por exemplo[,] a desistência de uma participante trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade.

         Há uma simbologia importante no ato de se apertar um botão de desistência em um reality show. O que levaria[,] por exemplo[,] uma jovem influenciadora de 22 anos, com um total de 40 milhões de seguidores, acostumada a exposição pública, a1 abrir mão de uma experiência como essa? Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes, que nitidamente vivenciou uma espécie de surto dentro do confinamento com outras 25 pessoas, longe da família e dos amigos e, principalmente, do acesso às2 redes sociais.

           A internet permeia as nossas vidas, e a juventude contemporânea é a primeira a ser criada em um ambiente ________ a conexão virtual supera a interação cara a 3 cara. A tecnologia proporciona inúmeras oportunidades, mas há que se analisarem os potenciais danos que uma geração excessivamente conectada pode enfrentar, especialmente quando esse lugar se distancia da vida real.

  A perda do desenvolvimento de habilidades sociais INTER-PESSOAIS/INTERPESSOAIS é real. Jovens que passam grande parte do tempo on-line enfrentam dificuldades ao se comunicarem pessoalmente, ao expressarem emoções e ao interpretarem sutilezas na linguagem corporal. Essa falta de interação presencial pode inviabilizar a construção de relacionamentos sólidos.

       A exposição constante a padrões irreais nas redes sociais pode contribuir para a formação de uma AUTOIMAGEM/AUTO-IMAGEM distorcida. No caso de Vanessa Lopes, o principal drama foi se enxergar em um jogo em que todos os atores envolvidos estavam posicionados em volta da sua história. Essa busca incessante por validação on-line, muitas vezes baseada em likes e em comentários, pode levar os jovens à 4 uma caça constante por aceitação que prejudica a AUTOESTIMA/AUTO-ESTIMA quando não são alcançados os padrões inatingíveis estabelecidos pelos ambientes virtuais que domina.

         Aos pais, cabe a orientação das crianças e dos adolescentes sobre como utilizar o smartphone de maneira responsável. Estabelecer limites de tempo on-line, incentivar a participação em atividades sociais e promover a comunicação aberta são estratégias essenciais para ajudar a juventude a5 encontrar um equilíbrio saudável entre as interações virtuais e reais.

      Enquanto a internet e a tecnologia continuam a moldar o mundo, é vital que as futuras gerações sejam estimuladas a navegar neste ambiente digital sem que se perca uma conexão significativa com a vida real. O desafio é esse.


Fonte: SELVATTI, Patrick. E na vida real... Correio Braziliense, 05 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/02/6 797902-e-na-vida-real.html. Acesso em: 06 fev. 2024. Adaptado.

Ao asseverar que, por trás do ato de apertar um botão de desistência em um programa de televisão, há uma simbologia importante, o autor quis dizer que tal ação ilustra:

  • A ações e comportamentos execráveis de muitas pessoas na internet;
  • B a importância dos comentários e dos seguidores nas redes sociais;
  • C a desistência, por parte dos jovens, de seguir padrões de beleza irreais;
  • D a falta de empatia dos seguidores de pessoas superexpostas nas redes sociais;
  • E padrões negativos de comportamento das pessoas, sobretudo dos jovens.
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E na vida real...

Independentemente de audiência e de repercussão, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. A desistência de uma participante, nos primeiros dias, trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade. Patrick Selvatti | 05/02/2024

            Embora seja um dos produtos televisivos mais assistidos e comentados, um reality show — seja qual for a sua temática — não é uma unanimidade. Há quem ame, há quem odeie e há quem ignore. Fato é que, independentemente dessa questão sobre audiência e REPERCUÇÃO/REPERCUSSÃO, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. Logo nos primeiros dias[,] por exemplo[,] a desistência de uma participante trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade.

         Há uma simbologia importante no ato de se apertar um botão de desistência em um reality show. O que levaria[,] por exemplo[,] uma jovem influenciadora de 22 anos, com um total de 40 milhões de seguidores, acostumada a exposição pública, a1 abrir mão de uma experiência como essa? Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes, que nitidamente vivenciou uma espécie de surto dentro do confinamento com outras 25 pessoas, longe da família e dos amigos e, principalmente, do acesso às2 redes sociais.

           A internet permeia as nossas vidas, e a juventude contemporânea é a primeira a ser criada em um ambiente ________ a conexão virtual supera a interação cara a 3 cara. A tecnologia proporciona inúmeras oportunidades, mas há que se analisarem os potenciais danos que uma geração excessivamente conectada pode enfrentar, especialmente quando esse lugar se distancia da vida real.

  A perda do desenvolvimento de habilidades sociais INTER-PESSOAIS/INTERPESSOAIS é real. Jovens que passam grande parte do tempo on-line enfrentam dificuldades ao se comunicarem pessoalmente, ao expressarem emoções e ao interpretarem sutilezas na linguagem corporal. Essa falta de interação presencial pode inviabilizar a construção de relacionamentos sólidos.

       A exposição constante a padrões irreais nas redes sociais pode contribuir para a formação de uma AUTOIMAGEM/AUTO-IMAGEM distorcida. No caso de Vanessa Lopes, o principal drama foi se enxergar em um jogo em que todos os atores envolvidos estavam posicionados em volta da sua história. Essa busca incessante por validação on-line, muitas vezes baseada em likes e em comentários, pode levar os jovens à 4 uma caça constante por aceitação que prejudica a AUTOESTIMA/AUTO-ESTIMA quando não são alcançados os padrões inatingíveis estabelecidos pelos ambientes virtuais que domina.

         Aos pais, cabe a orientação das crianças e dos adolescentes sobre como utilizar o smartphone de maneira responsável. Estabelecer limites de tempo on-line, incentivar a participação em atividades sociais e promover a comunicação aberta são estratégias essenciais para ajudar a juventude a5 encontrar um equilíbrio saudável entre as interações virtuais e reais.

      Enquanto a internet e a tecnologia continuam a moldar o mundo, é vital que as futuras gerações sejam estimuladas a navegar neste ambiente digital sem que se perca uma conexão significativa com a vida real. O desafio é esse.


Fonte: SELVATTI, Patrick. E na vida real... Correio Braziliense, 05 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/02/6 797902-e-na-vida-real.html. Acesso em: 06 fev. 2024. Adaptado.

Qual é o sentido veiculado pela oração em destaque no último parágrafo do artigo?

  • A Modo.
  • B Comparação.
  • C Tempo.
  • D Proporção.
  • E Consequência.
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Independentemente de audiência e de repercussão, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. A desistência de uma participante, nos primeiros dias, trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade. Patrick Selvatti | 05/02/2024

            Embora seja um dos produtos televisivos mais assistidos e comentados, um reality show — seja qual for a sua temática — não é uma unanimidade. Há quem ame, há quem odeie e há quem ignore. Fato é que, independentemente dessa questão sobre audiência e REPERCUÇÃO/REPERCUSSÃO, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. Logo nos primeiros dias[,] por exemplo[,] a desistência de uma participante trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade.

         Há uma simbologia importante no ato de se apertar um botão de desistência em um reality show. O que levaria[,] por exemplo[,] uma jovem influenciadora de 22 anos, com um total de 40 milhões de seguidores, acostumada a exposição pública, a1 abrir mão de uma experiência como essa? Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes, que nitidamente vivenciou uma espécie de surto dentro do confinamento com outras 25 pessoas, longe da família e dos amigos e, principalmente, do acesso às2 redes sociais.

           A internet permeia as nossas vidas, e a juventude contemporânea é a primeira a ser criada em um ambiente ________ a conexão virtual supera a interação cara a 3 cara. A tecnologia proporciona inúmeras oportunidades, mas há que se analisarem os potenciais danos que uma geração excessivamente conectada pode enfrentar, especialmente quando esse lugar se distancia da vida real.

  A perda do desenvolvimento de habilidades sociais INTER-PESSOAIS/INTERPESSOAIS é real. Jovens que passam grande parte do tempo on-line enfrentam dificuldades ao se comunicarem pessoalmente, ao expressarem emoções e ao interpretarem sutilezas na linguagem corporal. Essa falta de interação presencial pode inviabilizar a construção de relacionamentos sólidos.

       A exposição constante a padrões irreais nas redes sociais pode contribuir para a formação de uma AUTOIMAGEM/AUTO-IMAGEM distorcida. No caso de Vanessa Lopes, o principal drama foi se enxergar em um jogo em que todos os atores envolvidos estavam posicionados em volta da sua história. Essa busca incessante por validação on-line, muitas vezes baseada em likes e em comentários, pode levar os jovens à 4 uma caça constante por aceitação que prejudica a AUTOESTIMA/AUTO-ESTIMA quando não são alcançados os padrões inatingíveis estabelecidos pelos ambientes virtuais que domina.

         Aos pais, cabe a orientação das crianças e dos adolescentes sobre como utilizar o smartphone de maneira responsável. Estabelecer limites de tempo on-line, incentivar a participação em atividades sociais e promover a comunicação aberta são estratégias essenciais para ajudar a juventude a5 encontrar um equilíbrio saudável entre as interações virtuais e reais.

      Enquanto a internet e a tecnologia continuam a moldar o mundo, é vital que as futuras gerações sejam estimuladas a navegar neste ambiente digital sem que se perca uma conexão significativa com a vida real. O desafio é esse.


Fonte: SELVATTI, Patrick. E na vida real... Correio Braziliense, 05 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/02/6 797902-e-na-vida-real.html. Acesso em: 06 fev. 2024. Adaptado.

Em qual dos trechos abaixo se pode ver o emprego de uma linguagem figurada?

  • A “Embora seja um dos produtos televisivos mais assistidos e comentados, um reality show — seja qual for a sua temática — não é uma unanimidade.” (1º parágrafo).
  • B “O que levaria, por exemplo, uma jovem influenciadora de 22 anos, com um total de 40 milhões de seguidores, acostumada a exposição pública, a abrir mão de uma experiência como essa?” (2º parágrafo).
  • C “A tecnologia proporciona inúmeras oportunidades, mas há que se analisarem os potenciais danos que uma geração excessivamente conectada pode enfrentar [...]” (3º parágrafo).
  • D “Jovens que passam grande parte do tempo on-line enfrentam dificuldades ao se comunicarem pessoalmente, ao expressar emoções e interpretar sutilezas na linguagem corporal.” (4º parágrafo).
  • E “Aos pais, cabe a orientação das crianças e dos adolescentes sobre como utilizar o smartphone de maneira responsável.” (6º parágrafo).
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E na vida real...

Independentemente de audiência e de repercussão, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. A desistência de uma participante, nos primeiros dias, trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade. Patrick Selvatti | 05/02/2024

            Embora seja um dos produtos televisivos mais assistidos e comentados, um reality show — seja qual for a sua temática — não é uma unanimidade. Há quem ame, há quem odeie e há quem ignore. Fato é que, independentemente dessa questão sobre audiência e REPERCUÇÃO/REPERCUSSÃO, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. Logo nos primeiros dias[,] por exemplo[,] a desistência de uma participante trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade.

         Há uma simbologia importante no ato de se apertar um botão de desistência em um reality show. O que levaria[,] por exemplo[,] uma jovem influenciadora de 22 anos, com um total de 40 milhões de seguidores, acostumada a exposição pública, a1 abrir mão de uma experiência como essa? Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes, que nitidamente vivenciou uma espécie de surto dentro do confinamento com outras 25 pessoas, longe da família e dos amigos e, principalmente, do acesso às2 redes sociais.

           A internet permeia as nossas vidas, e a juventude contemporânea é a primeira a ser criada em um ambiente ________ a conexão virtual supera a interação cara a 3 cara. A tecnologia proporciona inúmeras oportunidades, mas há que se analisarem os potenciais danos que uma geração excessivamente conectada pode enfrentar, especialmente quando esse lugar se distancia da vida real.

  A perda do desenvolvimento de habilidades sociais INTER-PESSOAIS/INTERPESSOAIS é real. Jovens que passam grande parte do tempo on-line enfrentam dificuldades ao se comunicarem pessoalmente, ao expressarem emoções e ao interpretarem sutilezas na linguagem corporal. Essa falta de interação presencial pode inviabilizar a construção de relacionamentos sólidos.

       A exposição constante a padrões irreais nas redes sociais pode contribuir para a formação de uma AUTOIMAGEM/AUTO-IMAGEM distorcida. No caso de Vanessa Lopes, o principal drama foi se enxergar em um jogo em que todos os atores envolvidos estavam posicionados em volta da sua história. Essa busca incessante por validação on-line, muitas vezes baseada em likes e em comentários, pode levar os jovens à 4 uma caça constante por aceitação que prejudica a AUTOESTIMA/AUTO-ESTIMA quando não são alcançados os padrões inatingíveis estabelecidos pelos ambientes virtuais que domina.

         Aos pais, cabe a orientação das crianças e dos adolescentes sobre como utilizar o smartphone de maneira responsável. Estabelecer limites de tempo on-line, incentivar a participação em atividades sociais e promover a comunicação aberta são estratégias essenciais para ajudar a juventude a5 encontrar um equilíbrio saudável entre as interações virtuais e reais.

      Enquanto a internet e a tecnologia continuam a moldar o mundo, é vital que as futuras gerações sejam estimuladas a navegar neste ambiente digital sem que se perca uma conexão significativa com a vida real. O desafio é esse.


Fonte: SELVATTI, Patrick. E na vida real... Correio Braziliense, 05 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/02/6 797902-e-na-vida-real.html. Acesso em: 06 fev. 2024. Adaptado.

Qual dos problemas abaixo, relacionados à exposição dos jovens no ambiente virtual e ao uso excessivo da internet, NÃO foi discutido no texto?

  • A Dificuldade de expressão de emoções.
  • B Alterações fisiológicas relacionadas ao órgão da visão.
  • C Falta de habilidades de percepção de linguagens.
  • D Sofrimento pela dificuldade de encaixamento em padrões.
  • E Possibilidade de estabelecimento de relacionamentos instáveis.
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E na vida real...

Independentemente de audiência e de repercussão, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. A desistência de uma participante, nos primeiros dias, trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade. Patrick Selvatti | 05/02/2024

            Embora seja um dos produtos televisivos mais assistidos e comentados, um reality show — seja qual for a sua temática — não é uma unanimidade. Há quem ame, há quem odeie e há quem ignore. Fato é que, independentemente dessa questão sobre audiência e REPERCUÇÃO/REPERCUSSÃO, um programa de tevê como o Big Brother Brasil vai além do entretenimento. Logo nos primeiros dias[,] por exemplo[,] a desistência de uma participante trouxe um importante alerta sobre o comportamento social da atualidade.

         Há uma simbologia importante no ato de se apertar um botão de desistência em um reality show. O que levaria[,] por exemplo[,] uma jovem influenciadora de 22 anos, com um total de 40 milhões de seguidores, acostumada a exposição pública, a1 abrir mão de uma experiência como essa? Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes, que nitidamente vivenciou uma espécie de surto dentro do confinamento com outras 25 pessoas, longe da família e dos amigos e, principalmente, do acesso às2 redes sociais.

           A internet permeia as nossas vidas, e a juventude contemporânea é a primeira a ser criada em um ambiente ________ a conexão virtual supera a interação cara a 3 cara. A tecnologia proporciona inúmeras oportunidades, mas há que se analisarem os potenciais danos que uma geração excessivamente conectada pode enfrentar, especialmente quando esse lugar se distancia da vida real.

  A perda do desenvolvimento de habilidades sociais INTER-PESSOAIS/INTERPESSOAIS é real. Jovens que passam grande parte do tempo on-line enfrentam dificuldades ao se comunicarem pessoalmente, ao expressarem emoções e ao interpretarem sutilezas na linguagem corporal. Essa falta de interação presencial pode inviabilizar a construção de relacionamentos sólidos.

       A exposição constante a padrões irreais nas redes sociais pode contribuir para a formação de uma AUTOIMAGEM/AUTO-IMAGEM distorcida. No caso de Vanessa Lopes, o principal drama foi se enxergar em um jogo em que todos os atores envolvidos estavam posicionados em volta da sua história. Essa busca incessante por validação on-line, muitas vezes baseada em likes e em comentários, pode levar os jovens à 4 uma caça constante por aceitação que prejudica a AUTOESTIMA/AUTO-ESTIMA quando não são alcançados os padrões inatingíveis estabelecidos pelos ambientes virtuais que domina.

         Aos pais, cabe a orientação das crianças e dos adolescentes sobre como utilizar o smartphone de maneira responsável. Estabelecer limites de tempo on-line, incentivar a participação em atividades sociais e promover a comunicação aberta são estratégias essenciais para ajudar a juventude a5 encontrar um equilíbrio saudável entre as interações virtuais e reais.

      Enquanto a internet e a tecnologia continuam a moldar o mundo, é vital que as futuras gerações sejam estimuladas a navegar neste ambiente digital sem que se perca uma conexão significativa com a vida real. O desafio é esse.


Fonte: SELVATTI, Patrick. E na vida real... Correio Braziliense, 05 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2024/02/6 797902-e-na-vida-real.html. Acesso em: 06 fev. 2024. Adaptado.

Qual é a tipologia que fundamenta o texto lido?

  • A Dissertação expositiva.
  • B Narração.
  • C Dissertação argumentativa.
  • D Descrição.
  • E Injunção.

Relações Públicas

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Conforme as regras de cerimonial e protocolo, na formação de mesas de honra com quantidade ímpar de cadeiras, deve ser observado o seguinte: as pessoas são colocadas à mesa

  • A começando da direita para a esquerda, seguindo a ordem de precedência das autoridades. Além disso, o posicionamento é a partir da perspectiva de quem está sentado no auditório, olhando a mesa de frente. 
  • B começando da direita para a esquerda, seguindo a ordem de precedência das autoridades. Além disso, o posicionamento é a partir da perspectiva de quem vai sentar à mesa e não de quem está no auditório, olhando a mesa de frente.
  • C a partir do centro, em seguida à direita e à esquerda desse centro, seguindo a ordem de precedência de autoridades. Além disso, a colocação das pessoas à direita e à esquerda parte da posição de quem está sentado no auditório, olhando a mesa de frente.
  • D a partir do centro, em seguida à direita e à esquerda desse centro, seguindo a ordem de precedência de autoridades. Além disso, a colocação das pessoas à direita e à esquerda parte da posição de quem está sentado à mesa e não de quem está no auditório, olhando a mesa de frente.
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Cerimonial e protocolo são elementos cruciais em eventos formais, a correta aplicação do cerimonial e do protocolo assegura o respeito às tradições, hierarquias e formalidades necessárias. Assim, avalie as proposições:

I. No cerimonial, a ordem de precedência é flexível e pode ser alterada conforme a preferência do anfitrião do evento.
II. Em eventos oficiais, o uso correto de pronomes de tratamento para autoridades é um aspecto fundamental do protocolo.
III. A disposição dos assentos em um evento segue um padrão aleatório, independentemente da hierarquia ou da função dos convidados.

Assinale a alternativa correta: 
  • A Apenas as proposições I e II estão corretas.
  • B Apenas a proposição II está correta.
  • C Apenas a proposição III está correta.
  • D Apenas as proposições II e III estão corretas.
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A organização de eventos envolve uma série de etapas cruciais, desde o planejamento inicial até a execução e avaliação pós-evento. Considerando as melhores práticas em organização de eventos, avalie as seguintes afirmações, e assinale a correta:
  • A A definição de um orçamento detalhado é um passo essencial no planejamento de um evento, garantindo que todos os custos sejam previstos e controlados.
  • B A escolha do local do evento é irrelevante, desde que o conteúdo do evento seja de alta qualidade.
  • C A promoção do evento deve começar imediatamente após a sua conclusão, como estratégia para maximizar o impacto e o alcance.
  • D Durante um evento, a interação com os participantes é dispensável, pois o foco deve ser apenas na entrega do conteúdo programado.
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Analise as informações a seguir:
I. Para realizar serviços de assessoria de imprensa, o poder público realiza a contratação de agência de comunicação por meio de concorrência estabelecida pela Lei de Licitações.
II. Atualmente, agências especializadas em comunicação digital estão sendo contratadas para cuidar dos portais e sites institucionais dos órgãos públicos vinculados à administração direta, pois a comunicação digital é um trabalho especializado e necessário.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Analise as informações a seguir:
I. É certo afirmar que as comunicações e propagandas de órgãos públicos devem ter obrigatoriamente um caráter educativo, informativo ou de orientação social, não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
II. É certo afirmar que a comunicação veiculada por órgãos públicos devem ter o objetivo de atender aos Princípios da Publicidade e da Pessoalidade, de valorizar e fortalecer as instituições públicas, além de estimular a participação da sociedade no debate, no controle e na formulação de políticas públicas.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Analise as informações a seguir:
I. A comunicação deve se pautar pela busca de: promover e valorizar o interesse público; definir conceitos para uma ação pública coerente e integrada; identificar demandas sociais; orientar os administradores em direção a uma gestão mais eficiente.
II. A comunicação pública deve se pautar pela busca de: qualificar a formulação e implementação de políticas públicas; garantir a participação coletiva na definição, implementação, controle e avaliação das políticas públicas; garantir a pluralidade no debate público; estimular uma cidadania consciente, ativa e solidária;
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Analise as informações a seguir:
I. São princípios da comunicação pública: transparência; acesso às informações de interesse público/coletivo; interação do cidadão com os órgãos públicos; promoção da cidadania e da democracia; ouvidoria;
II. A comunicação pública utiliza meios e recursos que viabilizam as informações de interesse público, estimulam a participação da sociedade como protagonista que expressam sua opinião sobre temas relevantes como economia, saúde, educação, arte, cultura, vida privada de celebridades, esportes, direito do cidadão, entre outros.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
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Segundo Armando Sant’Anna, em Propaganda: teoria, técnica e prática, “O Marketing Cultural não pode continuar a ser considerado como uma técnica adicional de vendas ou como forma de economizar anúncios na mídia.”

Dessa forma, pode-se entender que os objetivos do marketing cultural para as empresas envolvem

  • A isolamento das empresas em seu próprio nicho cultural, sem influenciar outros setores correlatos.
  • B aumento das vendas imediato e crescente, independentemente da autenticidade e da qualidade cultural.
  • C reforço da marca, alcance de novos públicos e fortalecimento das relações com a comunidade.
  • D benefícios intangíveis que são limitados a gastos na promoção da cultura e na comunidade.
  • E estratégias voltadas exclusivamente para produtos culturais, como obras de arte reconhecidas.
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O marketing esportivo pode ter diferentes abordagens a partir da visão que se tem do esporte: como produto, como marca ou como experiência.

Na visão do esporte como experiência, entende-se o esporte a partir do foco

  • A na diversidade de modalidades
  • B na vivência esportiva
  • C no marketing do produto esportivo
  • D nos atributos da marca esportiva
  • E nos benefícios do esporte
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Cada vez mais, as empresas investem no chamado CRM (Customer Relationship Management), a fim de intensificar as relações com seus clientes.

Estabelecer práticas de CRM torna-se uma vantagem competitiva para a organização, uma vez que

  • A reduz os custos de produção.
  • B limita o comércio colaborativo.
  • C alinha incentivos e indicadores.
  • D aumenta a rotatividade dos clientes.
  • E fornece menos informações para a linha de frente.

Raciocínio Lógico

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Joaquim foi a uma feira que oferece potes de geleias artesanais de três sabores diferentes, todos com mesmo peso de 250 g.
Ele pretende comprar 5 potes de geleias para montar um kit para presentear a namorada.
De quantas formas diferentes Joaquim pode escolher os 5 potes de geleias a fim de montar o kit?

  • A 15
  • B 17
  • C 21
  • D 25
  • E 50
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Analise a seguinte situação:

Patrícia, Janaína, Cláudia e Bruna são as únicas nadadoras que participam de uma competição profissional de natação.
Durante o evento, tem-se que:
■ Patrícia não foi a última colocada;
■ Se Bruna ultrapassasse duas posições, seria a primeira colocada;
■ Cláudia não podia ultrapassar nenhuma das outras competidoras.

Como o pódio acomoda o primeiro, segundo e terceiro lugares, pode-se concluir que:

  • A Cláudia não subiu ao pódio.
  • B No pódio, Janaína ficou em segundo lugar e Bruna em terceiro.
  • C No pódio, Patrícia ficou em primeiro lugar e Bruna em terceiro.
  • D No pódio, Cláudia ficou em primeiro lugar, Patrícia em segundo e Bruna em terceiro.
  • E No pódio, Janaína ficou em primeiro lugar, Cláudia em segundo e Bruna em terceiro.
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Uma escola de Ensino Médio oferece para seus 100 alunos duas opções de aprendizagem em língua estrangeira: Inglês e Espanhol.
Todos os alunos foram orientados a se matricularem em pelo menos uma das opções, sendo que 70 escolheram as aulas de Inglês e 50 escolheram as aulas de Espanhol.

Assinale a alternativa que apresenta o percentual de alunos que optou apenas pelas aulas de Inglês.

  • A 20%
  • B 40%
  • C 50%
  • D 70%
  • E 90%
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Analise as sentenças a seguir:

1. x² + 3 = 9
2. Jonas é médico.
3. Ela não é médica.
4. Júlio da Silva nunca foi a Paris.

Assinale a alternativa que indica apenas sentenças abertas.

  • A São abertas apenas as sentenças 1 e 2.
  • B São abertas apenas as sentenças 1 e 3.
  • C São abertas apenas as sentenças 2 e 3.
  • D São abertas apenas as sentenças 2 e 4.
  • E São abertas apenas as sentenças 3 e 4.
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Analise o seguinte trecho:

– Todos os cachorros que eu conheci são bravos. 
Portanto, todos os cachorros devem ser bravos.

Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de raciocínio lógico utilizado nesse trecho.

  • A Crítica
  • B Abdução
  • C Contradição
  • D Dedução
  • E Indução

Direito Constitucional

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No que se refere às finanças públicas, assinale a alternativa incorreta
  • A A lei que instituir o plano plurianual deve estabelecer, de forma unificada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública de cada ente federativo para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração pontual ou continuada
  • B Cabe à lei complementar dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual
  • C A competência da União para emitir moeda deve ser exercida exclusivamente pelo banco central
  • D A administração tem o dever de executar as programações orçamentárias, adotando os meios e as medidas necessários, com o propósito de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade
  • E Os entes federativos devem disponibilizar suas informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais, conforme periodicidade, formato e sistema estabelecidos pelo órgão central de contabilidade da União, de forma a garantir a rastreabilidade, a comparabilidade e a publicidade dos dados coletados, os quais deverão ser divulgados em meio eletrônico de amplo acesso público
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No que diz respeito aos “deputados e senadores”, assinale a alternativa incorreta
  • A Não perderá o mandato o Deputado ou Senador licenciado pela respectiva Casa para tratar, sem remuneração, de interesse particular, desde que, neste caso, o afastamento não ultrapasse 90 (noventa) dias por sessão legislativa
  • B Os Deputados e Senadores não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações
  • C Perderá o mandato o Deputado ou Senador que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado
  • D É incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas
  • E Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal
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No que concerne ao tema da “Administração Pública”, assinale a alternativa incorreta
  • A é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical
  • B as funções de confiança, exercidas por particulares nomeados para o seu exercício, destinam-se às atribuições de direção, chefia e assessoramento
  • C a administração fazendária e seus servidores fiscais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.
  • D a lei deve estabelecer os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público
  • E os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei
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Assinale a alternativa que apresenta uma competência comum aos entes federativos.  
  • A Legislar sobre registros públicos
  • B Legislar sobre desapropriação
  • C Estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito
  • D Legislar sobre comércio interestadual
  • E Legislar sobre seguridade social
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O Município exerce sua capacidade de auto-organização por meio da elaboração de norma que atende os princípios estabelecidos na Constituição Federal e na Constituição do respectivo Estado. Além disso, de acordo com o previsto na Constituição Federal sobre a organização político-administrativa do município, é correto afirmar que

  • A o prefeito goza de foro especial por prerrogativa de função perante o Superior Tribunal de Justiça.
  • B a norma que rege a vida pública na cidade é a Lei Orgânica do Município, fruto do Poder Constituinte Derivado Decorrente.
  • C os vereadores apresentam imunidade material por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município.
  • D é realizada a eleição do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores, para mandato de 4 anos, pelo sistema eleitoral majoritário, mediante pleito direto e simultâneo realizado em todo o País.