A proposta de comunicação organizacional integrada engloba a Comunicação Mercadológica, a Comunicação Institucional e a Comunicação Interna da organização. As comunicações administrativas, formais e informais,e os fluxos de comunicação, que determinam o caminho percorrido pelas mensagens, desde o momento que saem do emissor até chegarem ao receptor, seguindo a direção vertical ou horizontal dentro das organizações são gerenciadas pela comunicação interna. Sobre os fluxos da comunicação, é correto afirmar:
Embora Assessoria de Comunicação seja frequentemente confundida com a Assessoria de Imprensa, que é precursora do modelo, não é viável compreendê-las como sinônimas. A assessoria de imprensa é um braço da assessoria de comunicação que abriga os jornalistas e tem demandas inerentes às produções de notícias e conteúdos informativos. Nas atividades da assessoria de imprensa, recorre-se ao
A comunicação institucional é o tipo de comunicação que tem como intuito informar os públicos interessados das decisões da organização, seus conceitos e suas filosofias. Sobre a comunicação institucional, sabe-se que
As métricas de comunicação são sistemas de mensuração que permitem tangibilizar quantitativamente os resultados obtidos pela área. Para o trabalho de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais, algumas métricas são importantes para entender o alcance da estratégia e os resultados obtidos. Sobre as métricas é correto afirmar:
A comunicação pública é aquela voltada para o cidadão, com o intuito de informar e cumprir sua função social. Todos os entes federativos devem preconizar o estabelecimento desse tipo de comunicação. A Associação Brasileira de Comunicação Pública estabeleceu 12 “Princípios da Comunicação Pública”. Entre os princípios, estão:
Contar com uma boa estratégia de gestão de conteúdo é relevante para qualquer instituição, já que um bom conteúdo aumenta a percepção de valor da marca, a autoridade, a confiança da audiência e o nível de conversões. Sobre o tema, é correto afirmar:
Em produtos audiovisuais, as imagens são uma parte fundamental, e a forma como essas imagens são apresentadas ajuda a levar ao telespectador uma melhor dimensão dos acontecimentos. Para isso, é importante que os planos de captação de imagens sejam variados e mostrem tanto detalhes quanto a amplitude dos acontecimentos. As orientações sobre os planos de imagens, geralmente, integram as pautas jornalísticas de produtos audiovisuais. Sobre os planos de enquadramento e angulação da câmera para a captação das imagens,
Sobre a composição de câmeras fotográficas SLR, muito utilizadas no fotojornalismo, é correto afirmar:
Sobre as normas de redação jornalística, é correto afirmar:
Com o desenvolvimento das plataformas digitais, tem se tornado, cada vez mais, importante a convergência midiática para atingir públicos diferentes. Sobre esse tema,
A reportagem é um gênero jornalístico em que o repórter faz um relato ampliado de um acontecimento, trazendo informações mais detalhadas sobre algum fato e, eventualmente, interpretando esses fatos. Considerando os modelos tradicionais e seus elementos predominantes, a reportagem
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros estabelece uma série de princípios que devem orientar a atividade da categoria. No que diz respeito ao Capítulo IV - Das relações profissionais, esse código determina que
Considerando a Teoria dos Efeitos Limitados, também chamada de Teoria Empírica de Campo, é correto afirmar:
Em cada período histórico, a cultura fica sob o domínio da técnica ou da tecnologia de comunicação mais recente. Contudo, esse domínio é insuficiente para asfixiar os princípios semióticos que definem as formações culturais preexistentes. Afinal, a cultura comporta-se sempre como um organismo vivo e, sobretudo, inteligente, com poderes de adaptação imprevisíveis e surpreendentes. Nessa perspectiva a utilização da semiótica nas produções da cibercultura
Em relação ao uso de imagens em produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.
Certa marca desenvolveu uma campanha nas redes sociais optando por uma estratégia de marketing que envolve a colaboração com influenciadores digitais.
Qual métrica seria mais indicada para avaliar o impacto da parceria na construção da reputação da marca?
O papel fundamental dos Key Performance Indicators (KPI), em estratégias de marketing digital em mídias sociais, é a sua utilização para a
Em uma estratégia de publicidade digital focada na geração de leads de alta qualidade, qual métrica é mais relevante para avaliar o envolvimento do público-alvo com os conteúdos promocionais?
Redes sociais são espaços virtuais utilizados por grupos de pessoas que compartilham dos mesmos interesses. No contexto digital, esse compartilhamento de interesses é mediado por aplicativos de mídias sociais que proporcionam o relacionamento entre as pessoas e também entre pessoas e marcas. Segundo Maria Carolina Avis, “De acordo com a pesquisa Social Media Trends, de 2019, 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais, tendo como principal objetivo (70,5%) a visibilidade on-line”.
A partir dessas informações, verifica-se, então, que o foco principal de uma marca nas mídias sociais deve ser
Considere as seguintes reflexões de Jorge Duarte:
Por parte do mercado, as empresas, preocupadas com sua imagem pública, sentiram-se compelidas a tomar atitudes socialmente responsáveis e tanto as instituições privadas quanto as públicas ficaram atentas às reivindicações dos cidadãos. [...] A comunicação é hoje um ator político proeminente e é parte constituinte da formação do novo espaço público.
DUARTE, J. Conceitos de Comunicação Pública. In. DUARTE, J. (org.). Comunicação pública. Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007. p. 9-10.
Qual seria a definição mais adequada para o conceito de comunicação pública?
Além de conhecer o público, é preciso saber em qual etapa da jornada de compra ele se encontra, afinal, nem todo mundo está pronto para comprar, muito menos nas redes sociais, que são plataformas voltadas para interação, nas quais lidamos com públicos frios e quentes, ou seja, tanto com pessoas que nunca viram determinada marca quanto com aquelas que já estão no estágio de se transformarem em defensores dela, última etapa da jornada de compra.
AVIS, M.C. Social Media de Verdade. Paraná: Intersaberes, 2022, p.63-67.
Nesse contexto, a estratégia de Inbound Marketing se diferencia das abordagens tradicionais de marketing porque
Na escolha entre diferentes processos de impressão para um projeto gráfico complexo, como um livro de arte, qual dos seguintes critérios é mais relevante quanto à reprodução de imagens detalhadas e cores vibrantes?
Ao ser desenvolvido um plano de marketing para o lançamento de um novo produto, qual das seguintes estratégias é mais alinhada com a abordagem centrada no cliente e na criação de valor?
Considere a seguinte reflexão acerca da comunicação nas organizações.
A comunicação interna fica entregue à área de Relações Públicas, os jornalistas editam os house organs, a publicidade é responsabilidade dos profissionais de marketing e cada um agindo de forma desarticulada.
ANGELONI, M.T. Comunicação nas organizações na era do conhecimento. São Paulo: Atlas. 2010, p. 62-64.
Na perspectiva da comunicação integrada, qual é o principal benefício de uma abordagem que busca unificar todas as mensagens e canais de comunicação de uma organização?
Na comunicação interna das organizações, os fluxos de comunicação são frequentemente categorizados em quatro tipos principais.
Qual é a característica do fluxo horizontal?
“Alguns artifícios, como o estabelecimento de quantidades específicas de sal, gordura e açúcar, são utilizados pela indústria de alimentos para gerar o que chamamos de ‘hiperpalatabilidade’ – um sabor EXTREMAMENTE agradável, que não é encontrado na natureza”.
Assinale a alternativa que indica o valor que o advérbio destacado no texto acima atribui ao adjetivo que ele acompanha.
“O __________ perigo à saúde deveria ajudar no __________ de responsabilidade das pessoas com a própria alimentação e levá-las ao __________ das orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira”. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas acima.
“Cabe ____ sociedade compreender os riscos referentes ____ uma má alimentação e mudar suas atitudes sobre ____ escolhas dos alimentos”.
Assinale a alternativa que preenche respectivamente e de forma CORRETA as lacunas da afirmação acima.
De forma geral, qual é o objetivo desse texto?
Considerando as informações do texto, analise as afirmações a seguir e, depois, assinale a alternativa CORRETA.
I – Por serem elaborados pela indústria, os ultraprocessados contêm um melhor equilíbrio nutricional.
II – O consumo excessivo de ultraprocessados prejudica tanto a saúde do indivíduo quanto a cultura alimentar da sociedade.
III – Os alimentos minimamente processados compõem a base da alimentação saudável dos brasileiros.
No trecho “Repercutiu-se muito sobre as razões da participante Vanessa Lopes [...]”, é possível afirmar que o sujeito da oração é:
Qual das ocorrências da vogal A sinalizadas com números sobrescritos está INCORRETA quanto à
Qual das alternativas abaixo apresenta a justificativa correta para o emprego dos pares de vírgulas sinalizados com colchetes nos dois primeiros parágrafos do texto?
Em meio ao artigo, existem quatro pares de palavras em letras maiúsculas. Analise-os e, em seguida, assinale a alternativa em que se pode ver a grafia correta de cada uma das palavras destacadas, de acordo com a ortografia oficial da língua portuguesa.
Qual das expressões abaixo completa adequadamente a lacuna inserida no terceiro parágrafo do texto?
Ao asseverar que, por trás do ato de apertar um botão de desistência em um programa de televisão, há uma simbologia importante, o autor quis dizer que tal ação ilustra:
Qual é o sentido veiculado pela oração em destaque no último parágrafo do artigo?
Em qual dos trechos abaixo se pode ver o emprego de uma linguagem figurada?
Qual dos problemas abaixo, relacionados à exposição dos jovens no ambiente virtual e ao uso excessivo da internet, NÃO foi discutido no texto?
Qual é a tipologia que fundamenta o texto lido?
Conforme as regras de cerimonial e protocolo, na formação de mesas de honra com quantidade ímpar de cadeiras, deve ser observado o seguinte: as pessoas são colocadas à mesa
Segundo Armando Sant’Anna, em Propaganda: teoria, técnica e prática, “O Marketing Cultural não pode continuar a ser considerado como uma técnica adicional de vendas ou como forma de economizar anúncios na mídia.”
Dessa forma, pode-se entender que os objetivos do marketing cultural para as empresas envolvem
O marketing esportivo pode ter diferentes abordagens a partir da visão que se tem do esporte: como produto, como marca ou como experiência.
Na visão do esporte como experiência, entende-se o esporte a partir do foco
Cada vez mais, as empresas investem no chamado CRM (Customer Relationship Management), a fim de intensificar as relações com seus clientes.
Estabelecer práticas de CRM torna-se uma vantagem competitiva para a organização, uma vez que
Joaquim foi a uma feira que oferece potes de geleias artesanais de três sabores diferentes, todos com mesmo peso de 250 g.
Ele pretende comprar 5 potes de geleias para montar um kit para presentear a namorada.
De quantas formas diferentes Joaquim pode escolher os 5 potes de geleias a fim de montar o kit?
Analise a seguinte situação:
Patrícia, Janaína, Cláudia e Bruna são as únicas nadadoras que participam de uma competição profissional de natação.
Durante o evento, tem-se que:
■ Patrícia não foi a última colocada;
■ Se Bruna ultrapassasse duas posições, seria a primeira colocada;
■ Cláudia não podia ultrapassar nenhuma das outras competidoras.
Como o pódio acomoda o primeiro, segundo e terceiro lugares, pode-se concluir que:
Uma escola de Ensino Médio oferece para seus 100 alunos duas opções de aprendizagem em língua estrangeira: Inglês e Espanhol.
Todos os alunos foram orientados a se matricularem em pelo menos uma das opções, sendo que 70 escolheram as aulas de Inglês e 50 escolheram as aulas de Espanhol.
Assinale a alternativa que apresenta o percentual de alunos que optou apenas pelas aulas de Inglês.
Analise as sentenças a seguir:
1. x² + 3 = 9
2. Jonas é médico.
3. Ela não é médica.
4. Júlio da Silva nunca foi a Paris.
Assinale a alternativa que indica apenas sentenças abertas.
Analise o seguinte trecho:
– Todos os cachorros que eu conheci são bravos.
Portanto, todos os cachorros devem ser bravos.
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de raciocínio lógico utilizado nesse trecho.
O Município exerce sua capacidade de auto-organização por meio da elaboração de norma que atende os princípios estabelecidos na Constituição Federal e na Constituição do respectivo Estado. Além disso, de acordo com o previsto na Constituição Federal sobre a organização político-administrativa do município, é correto afirmar que