Resolver o Simulado FGV - Nível Superior

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Português

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A frase abaixo em que a concordância verbal está inadequada, é:

  • A Quantos anos haverá que ela nos visitou?;
  • B Deve ir em cinco anos que viajei para a Europa;
  • C Cinco anos está fazendo que nos encontramos;
  • D Deve estar passando dois minutos das seis horas;
  • E Há de fazer duas semanas que comprei o carro novo.
2

Observe o período abaixo, em discurso direto:
“Eu perguntei ao ministro: – V. Exa trouxe consigo o dinheiro que lhe emprestei ontem?”
Se passarmos esse mesmo período para o discurso indireto, a única modificação NÃO cabível é:

  • A “S. Exa” em lugar de “V. Exa”;
  • B “com ele” em lugar de “consigo”;
  • C “trouxera” em lugar de “trouxe”;
  • D “na véspera” em lugar de “ontem”;
  • E a conjunção “se” em lugar dos dois pontos e do travessão.
3

Na língua portuguesa há um grande número de locuções ou frases feitas amplamente usadas; entre as opções abaixo, aquela que NÃO tem o seu sentido indicado de forma correta, mas o oposto, é:

  • A arrepiar caminho / afastar-se;
  • B ter as costas quentes / sentir-se protegido;
  • C ser fogo de palha / entusiasmo passageiro;
  • D andar num cortado / estar em dificuldades;
  • E pôr alguém nas nuvens / exaltar uma pessoa.
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Observe o texto a seguir (texto 5).
O poder da música. A música tem um poder tal, que, após muitas lendas, ela certamente foi criada pelos próprios deuses. Os gregos da Antiguidade contavam que Orfeu tinha recebido o dom da música da mão dos deuses. Ele tocava tão bem a lira, que sua música podia encantar as árvores, as montanhas e as próprias feras. Enquanto tais mitos celebram as origens divinas do som, outros celebram seu poder criador. Assim, um canto polinésio conta que o mundo foi criado pelas canções do deus Taaroa. Outrora, associava-se à música os poderes mágicos que influenciavam a vida cotidiana. Existem ainda, para todas as épocas do calendário rural, cantos que homenageavam os pastores. Há também cantos mais utilitários como as canções de navegação que serviam para ritmar esforços dos marinheiros.” (Nathan, A música)
A opção abaixo em que um dos termos indicados – na ordem em que aparecem no texto – NÃO se refere ao tema da música, é:

  • A som / seu;
  • B A música / ela;
  • C música / a lira;
  • D música / mitos;
  • E canto / canções do deus Taaroa.
5

Todas as frases abaixo mostram um termo sublinhado, que é retomado no decorrer do texto; a opção em que essa retomada é identificada corretamente, é:

  • A Toninho vem de contar-nos uma história estranha. Essa história se passa no início do século passado. / retomada por meio de um mesmo nome com um determinante demonstrativo;
  • B Bruna mostra neste momento um grande entusiasmo por seu novo trabalho. Seu engajamento favorece, sem dúvida, seu progresso profissional na empresa. / retomada por meio de um termo genérico, acompanhado de um pronome possessivo;
  • C A neve começou a cair e algumas horas mais tarde tudo estava coberto. Um imenso tapete branco se estendia a perder de vista. / retomada por meio de um termo sintético, precedido de um indefinido;
  • D João acabou de comprar duas canetas, três lápis e um caderno pautado. Ele necessita desses artigos para o trabalho que está fazendo. / retomada por meio de um sinônimo, precedido de um demonstrativo;
  • E A escrita data de muitos séculos. Sabem vocês a que data se localiza o primeiro alfabeto? / retomada por meio de termo relacionado.
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Observe o seguinte capítulo do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis:
“Pádua era empregado em repartição dependente do ministério da guerra. Não ganhava muito, mas a mulher gastava pouco, e a vida era barata. Demais, a casa em que morava, assobradada como a nossa, posto que menor, era propriedade dele. Comprou-a com a sorte grande que lhe saiu num meio bilhete de loteria, dez contos de réis. A primeira ideia do Pádua, quando lhe saiu o prêmio, foi comprar um cavalo do Cabo, um adereço de brilhantes para a mulher, uma sepultura perpétua de família, mandar vir da Europa alguns pássaros, etc.; mas a mulher, esta D. Fortunata que ali está à porta dos fundos da casa, em pé, falando à filha, alta, forte, cheia, como a filha, a mesma cabeça, os mesmos olhos claros, a mulher é que lhe disse que o melhor era comprar a casa, e guardar o que sobrasse para acudir às moléstias grandes. Pádua hesitou muito; afinal, teve de ceder aos conselhos de minha mãe, a quem D. Fortunata pediu auxílio. Nem foi só nessa ocasião que minha mãe lhes valeu; um dia chegou a salvar a vida do Pádua. Escutai; a anedota é curta.
O administrador da repartição em que Pádua trabalhava teve de ir ao Norte, em comissão. Pádua, ou por ordem regulamentar, ou por especial designação, ficou substituindo o administrador com os respectivos honorários. Esta mudança de fortuna trouxe-lhe certa vertigem; era antes dos dez contos. Não se contentou de reformar a roupa e a copa, atirou-se às despesas supérfluas, deu joias à mulher, nos dias de festa matava um leitão, era visto em teatros, chegou aos sapatos de verniz. Viveu assim vinte e dois meses na suposição de uma eterna interinidade”.
Sobre a esquematização do tempo nesse fragmento narrativo, é correto afirmar que:

  • A o texto mostra uma evolução cronológica contínua dos fatos narrados;
  • B ocorre no texto acima uma prolepse, ou seja, uma antecipação das ações futuras;
  • C parte do fragmento textual mostra uma pausa, ou seja, um momento em que a ação narrativa para;
  • D entre os fatos narrados no texto há uma elipse de tempo, quando se salta de um momento a outro na sequência;
  • E o fragmento mostra a esquematização básica dos textos narrativos: uma situação inicial, um elemento perturbador, os fatos ou acontecimentos e uma resolução final.
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Nas opções abaixo há a indicação de um tipo de texto, suas marcas essenciais e exemplos desses textos; a opção em que os exemplos de textos citados correspondem ao tipo inicialmente apontado, é:

  • A injuntivo – indicação de ordens ou conselhos / receitas;
  • B explicativo – fazer compreender algo / romance policial;
  • C argumentativo – defesa ou ataque a uma ideia / texto de horóscopo;
  • D descritivo – descrição de objetos distintos / publicidade de um produto;
  • E narrativo – relato de fatos em ordem cronológica / comentário jornalístico.
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Observe o texto a seguir (texto 4).
“Os visitantes falam alto e esquecem que eles estão num hospital apesar dos avisos em cartazes que lhes pedem respeito pelos pacientes. Além disso levam seus filhos para esse meio cheio de micróbios, ignorando que essas pobres crianças correm risco de graves contaminações. Às vezes eles trazem comida, acreditando estar fazendo um bem, e a dão aos doentes com risco de agravamento de seus casos.”
A respeito do texto, é correto afirmar que:

  • A trata-se de um texto publicitário, com a intenção de serem corrigidos alguns problemas nos hospitais;
  • B o autor do texto denuncia alguns comportamentos negativos, mas não especifica os males causados;
  • C o texto procura informar visitantes dos hospitais sobre os problemas causados por eles, apoiando-se em argumentos de opiniões;
  • D a escritura do texto não mostra qualquer intromissão do enunciador nos fatos indicados;
  • E no fundo, o texto critica fundamentalmente a má administração dos hospitais, pela falta de fiscalização e pela falta de informações nos cartazes espalhados pelos corredores.
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Texto 3


“De origem ainda incerta, o pão, base da alimentação da quase totalidade dos seres humanos, é conhecido desde o período Neolítico. Inicialmente, era feito de grãos de cereais triturados com pedras, amassado com água e colocado sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas para assar, o que resultava em um pão achatado, duro e seco”.

Observe a seguinte frase:


“Se as crianças se entretessem, a babá não teria intervindo para lhes auxiliar na brincadeira”.


Nessa frase, o(s) erro(s) existente(s) é(são):

  • A apenas na conjugação do verbo “intervir”;
  • B apenas na conjugação do verbo “entreter”;
  • C na conjugação do verbo “entreter” e na regência de “auxiliar”;
  • D na conjugação do verbo “entreter” e na colocação do pronome “lhes”;
  • E na conjugação dos verbos “entreter” e “intervir” e na regência do verbo “auxiliar”.
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Texto 3


“De origem ainda incerta, o pão, base da alimentação da quase totalidade dos seres humanos, é conhecido desde o período Neolítico. Inicialmente, era feito de grãos de cereais triturados com pedras, amassado com água e colocado sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas para assar, o que resultava em um pão achatado, duro e seco”.

“Inicialmente, era feito de grãos de cereais triturados com pedras, amassado com água e colocado sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas para assar, o que resultava em um pão achatado, duro e seco.”

O problema de escritura que ocorre nesse segmento do texto 3, é:

  • A uma possível ambiguidade;
  • B a ocorrência de um erro de ortografia;
  • C a presença de oralidade na língua escrita;
  • D o excesso de adjetivos, alguns dispensáveis;
  • E a existência de redundâncias desnecessárias.

Matemática

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Joana gasta 40% de seu salário para pagar o aluguel. Além disso, ela gasta 40% do valor que sobra, após pagar o aluguel, em alimentação.

Em relação ao seu salário, o valor que Joana gasta com alimentação corresponde a

  • A 12%.
  • B 16%.
  • C 20%.
  • D 24%
  • E 40%.
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Considere dois números inteiros positivos x e y, tais que xy − y 2 + 24 = 0.


A soma dos possíveis valores de x é

  • A 48.
  • B 40.
  • C 32.
  • D 24.
  • E 16.
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Os pontos A, B e C estão, nessa ordem, sobre uma reta e as distâncias entre eles são AB = 8cm e BC = 20cm. O ponto M é médio do segmento AC, o ponto N é médio do segmento BM e o ponto P é médio do segmento BC.
O segmento NP mede

  • A 4cm.
  • B 5cm.
  • C 6cm.
  • D 7cm.
  • E 8cm.
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Em uma lista unimodal formada por 6 números, a mediana é 8 e o maior valor é 11, que também é a moda.
O maior valor possível para a média aritmética dos integrantes dessa lista é um número entre

  • A 7,7 e 7,8.
  • B 7,8 e 7,9.
  • C 7,9 e 8,0
  • D 8,0 e 8,1.
  • E 8,1 e 8,2.
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Certa quantia em reais foi repartida entre Ana, Bia e Cida de modo que cada uma delas recebeu, respectivamente, partes inversamente proporcionais a 2, 3 e 5. Depois de feita a partilha, Cida deu tudo o que havia recebido para Bia que, após essa doação, terminou com R$ 320,00 a mais do que Ana.
A quantia originalmente repartida entre elas foi

  • A R$ 9.930.
  • B R$ 9.920.
  • C R$ 9.910.
  • D R$ 9.900.
  • E R$ 9.890.
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Em uma caixa (A), há exatamente 3 bolas, sendo uma branca e duas pretas. Em outra caixa (B), há apenas 4 bolas, sendo uma branca e as demais pretas.


Uma bola é sorteada aleatoriamente de A e colocada em B, que passa a ter 5 bolas. Em seguida, uma bola é sorteada, ao acaso, da caixa B.



A probabilidade de que a bola sorteada de B seja branca é 

  • A 2/15.
  • B 4/15.
  • C 2/7.
  • D 3/7.
  • E 1/3.
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O diâmetro de uma circunferência em um sistema de coordenadas cartesianas tem extremidades (0, 0) e (6, 8).

Além do ponto (0, 0), essa circunferência corta o eixo-X em um outro ponto, de coordenadas (b, 0).

O valor de b é

  • A 2√2 .
  • B 4√2 .
  • C 6.
  • D 8.
  • E 10.
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A razão entre as medidas dos lados de um retângulo é 4/5 . Sendo d a medida da diagonal desse retângulo, a sua área pode ser expressa por kd2 , onde k é uma constante.

O valor de k é

  • A 5/9.
  • B 25/81.
  • C 21/25.
  • D 15/31.
  • E 20/41.
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O preço de um artigo sofreu um desconto de 40% e, em seguida, um novo desconto de 20%.

O desconto total foi de:

  • A 52%.
  • B 54%.
  • C 56%.
  • D 58%.
  • E 60%.
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A figura abaixo foi feita reunindo pequenos quadrados todos iguais.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O perímetro da figura é de 120cm. A área da figura em cm2 é

  • A 288.
  • B 324.
  • C 342.
  • D 360.
  • E 378.

Administração Pública

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A política de reforma do Judiciário implantada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de 2005, contemplou, desde o início, indicadores de desempenho para sua avaliação de eficiência, a partir de elementos de custo-benefício e custo-efetividade. O painel de dados (2016-2018) a seguir mede e compara quantitativamente a evolução das reformas implantadas nos Tribunais de Justiça Estadual da Região Sudeste, a partir do relatório “Justiça em Números” do CNJ. No método de cálculo selecionado, considera-se que as unidades mais eficientes apresentam um score de 1.000 ou 100%, e as unidades mais ineficientes com menor score.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Considerando-se os dados do painel, é correto afirmar que:

  • A São Paulo mostrou-se como o mais eficiente ao longo de três anos;
  • B Espírito Santo dobrou seu score, tornando-se 50% mais eficiente;
  • C Rio de Janeiro manteve uma taxa constante de aumento de score no período;
  • D Tribunais da Região Sudeste encontram-se acima da média nacional no período indicado;
  • E Minas Gerais ultrapassou positivamente seu desempenho no último ano quando comparado ao primeiro.
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Com a reforma do Estado, ocorreram diversas mudanças institucionais e a criação de diferentes tipos e formas organizacionais na administração pública direta e indireta. Foi criado um formato de organização de direito privado sem fins lucrativos, que passou a prestar serviços públicos junto à população nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante qualificação (ou não) pelo ministério correspondente. Esse tipo de organização tem seus serviços regulados em contratos de gestão, controlados estrategicamente pelo Estado.
A característica descrita refere-se ao seguinte formato de instituição:

  • A agência executiva;
  • B autarquia pública;
  • C consórcio público;
  • D organização social;
  • E organização da sociedade civil de interesse público.
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Um prefeito recém-eleito pretende garantir o pleno funcionamento dos mecanismos de controle social e participação em sua gestão. Para tal, mapeou um conjunto de atividades as quais pretende incentivar nos próximos quatro anos.
Para tal, o prefeito deve priorizar o pleno desenvolvimento do(a):

  • A controladoria geral do município e ouvidoria;
  • B conselho e conferência municipal de políticas públicas;
  • C política de gestão de risco nas diferentes políticas públicas;
  • D supervisão e monitoramento do controle de conformidade;
  • E auditoria governamental com colaboração de especialistas.
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Nas últimas décadas, muito se tem debatido sobre a capacidade de governos democráticos, sejam presidencialistas ou parlamentaristas, em manter governabilidade. Em diferentes países, a partir dos laços que estruturam as relações entre Estado e sociedade, é cada vez mais forte o neocorporativismo a modificar lógicas e capacidades de governar.

Nesse sentido, o neocorporativismo é associado à ideia de:

  • A liderança do Estado em fazer valer as decisões tomadas, tornando-as produtivas;
  • B mobilização governamental de meios e recursos necessários à execução e implementação de políticas;
  • C cooperação de organizações de interesses específicos com o Estado na definição de políticas públicas;
  • D hiperatividade decisória em contraste com a capacidade executiva de implementar as decisões tomadas;
  • E capacidade do governo para identificar problemas críticos e formular políticas apropriadas ao seu enfrentamento.
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Com os movimentos de reforma do Estado e da administração pública no mundo, cresceram as oportunidades de operação e gestão de redes organizacionais no provimento de bens públicos. O formato de políticas e serviços em redes contrapõe-se às perspectivas anteriores baseadas em processos top-down ou bottom-up.

É(são) característica(s) da gestão em redes organizacionais:

  • A centralização, controle e coordenação a partir do Estado;
  • B autoridade hierárquica no planejamento e definição da política e suas metas;
  • C descentralização decisória para atores locais representantes de usuários e população;
  • D engajamento local na representação de interesses nos processos de controle social de recursos estatais;
  • E inter-relação com atores heterogêneos, interdependência, realização coletiva com troca de informações, objetivos e recursos
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No estabelecimento da gestão por resultados na produção de serviços públicos, um grupo de trabalho (GT) responsável sugerirá que o modelo incorpore, para cada indicador criado, uma medida comparativa elaborada a partir das melhores práticas do setor, de forma a buscar desempenho superior a partir de parâmetros externos.

Nesse sentido, o GT está propondo que o modelo de gestão por resultados incorpore a noção de:

  • A compliance;
  • B stakeholders;
  • C accountability;
  • D benchmarking;
  • E bootstrapping.
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Apesar de não ter uma tradução direta, a noção de accountability cresceu e se desenvolveu na gestão estatal brasileira nas últimas décadas. Devido à sua natureza polissêmica, pode assumir diferentes formas e instrumentos, associando-se a condições de funcionamento da democracia. Para tal, a accountability democrática pode estar associada a três formas: ao processo eleitoral, a controles institucionais durante o mandato e a regras estatais intertemporais.
A accountability democrática, operacionalizada durante o mandato, distinguindo-a das outras duas formas, deve ocorrer como:

  • A mecanismos de restrição orçamentária;
  • B regras de financiamento de campanhas;
  • C garantia e defesa de direitos intergeracionais;
  • D limitação legal do poder dos administradores públicos;
  • E controle do desempenho dos programas governamentais.
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Um tema frequente na reforma do serviço público civil no Brasil é a implantação de um sistema meritocrático. Diversos aspectos são tratados nesse debate, emergindo pontos positivos e negativos, envolvendo diferentes atores favoráveis à reforma e com diversas justificativas.

A esse respeito, é um ponto positivo pretendido pela reforma, em termos de busca de implantação de cultura de mérito, a possibilidade de:

  • A tornar as metas mais objetivas e mensuráveis, relacionando-as às entregas de resultado para os usuários e a sociedade;
  • B valorizar as relações sociais e pessoais na sistemática de avaliação de resultados, de forma a manter um bom clima organizacional;
  • C buscar a lógica de igualdade substantiva na distribuição dos recursos alocados para promoção e reconhecimento, a partir da divisão do montante disponível;
  • D atender à política de reciprocidade na alocação e promoção de pessoas aos cargos de supervisão, ampliando alocação por indicação de pessoal externo à organização;
  • E garantir a promoção por senioridade entre os servidores civis, considerando a compatibilidade da trajetória dos indivíduos com os cargos ocupados na hierarquia.
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Casos emblemáticos, como enchentes e calamidades de grandes proporções, demostraram muitas vezes falhas em como o Estado aciona e faz funcionar o sistema regulatório brasileiro. Diversos casos apontaram falhas dos operadores em atender aos chamados e reestabelecer os serviços em tempo razoável, em detrimento dos consumidores. Esse entendimento das falhas advém do reconhecimento da função primordial de uma agência reguladora em fiscalizar, guiar e suplementar o mercado e corrigir suas falhas, como o desequilíbrio entre consumidores, parte mais vulnerável na relação de consumo, e fornecedores.
Nesses casos, as falhas regulatórias que prejudicam os consumidores podem advir, muitas vezes, de visão e prática estatal na qual as agências não são cobradas e limitam-se a:

  • A reconhecer instituições de proteção e defesa do consumidor na operacionalização dos marcos regulatórios;
  • B equilibrar regulação econômica e social para adequar mercados, reduzir assimetrias e proteger direitos;
  • C viabilizar acesso a serviços, por meio de marcos regulatórios, que evitem abusos e promovam bem-estar social;
  • D garantir estabilidade de regras e rentabilidade aos operadores, visando atração do investimento privado;
  • E definir mecanismos de transparência e de controle social e político sobre o setor de serviços públicos privatizados.
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Em um determinado contexto no Brasil, a Controladoria Geral do Município (CGM) apresenta-se como central em seu planejamento a ideia de

“Ser referência na atuação preventiva, na promoção de ambiente ético e na responsabilização de atos ímprobos junto à Prefeitura, na aplicação de práticas modernas e inovadoras de Controle Interno e na participação social nas atividades de controle interno para a efetividade na Gestão Pública Municipal”.

Considerando-se as noções de planejamento nas organizações públicas, a declaração refere-se ao conceito de:

  • A missão;
  • B objetivos;
  • C recursos;
  • D valores;
  • E visão.