De acordo com a Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015, avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:
I- Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.
II- Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.
III- A limitação no desempenho de atividades.De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (PcD), as avaliações nesses indivíduos serão biopsicossociais e realizadas por equipe multiprofissional e interdisciplinar, devendo considerar, EXCETO:
“A Lei Federal 13.146 de 2015 é um marco na defesa e proteção da pessoa com deficiência e instituiu a Lei Brasileira de Inclusão, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência e tem por objetivo principal efetivar a inclusão social e a cidadania da pessoa com deficiência, através de mecanismos legais que visam assegurar e promover o exercício de direitos e liberdades fundamentais, pela pessoa com deficiência, em condições de igualdade com as demais pessoas”.
Fonte: VICENTE, Maysa Caliman; AGUADO, Juventino de Castro. A proteção e defesa da pessoa com deficiência: A evolução da legislação até a promulgação da lei 13.146 de 2015 e a garantia do direito à saúde. In: Anais do Congresso Brasileiro de Processo Coletivo e Cidadania. 2016, p. 96.
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, traduzem o respeito à garantia da dignidade da pessoa com deficiência em matéria de direito à saúde, EXCETO:
De acordo com seus conhecimentos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), para fins de aplicação da Lei, consideram-se barreiras, EXCETO:
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) busca assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Nos termos da Lei em referência, assinale a alternativa INCORRETA.
Lúcia tem como função assistir técnico e operacionalmente as atividades administrativas dos departamentos, setores e áreas, por meio de observação do andamento dos processos, para identificação e proposição de melhorias. Foi pedido a ela que elaborasse um relatório, no modelo do moderno texto empresarial, de acordo com Gold (2005), com as possibilidades de melhorias identificadas.
Considerando o contexto descrito, assinale a alternativa que atende à exigência para escrita do relatório de forma CORRETA.
Sistemas de Informações Geográficas (SIG) incorporam rotinas que processam dados nos formatos matriciais e vetoriais para geração de análises espaciais. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE uma fonte de dados típica para formação direta de bases de dados de formato raster de um sistema SIG.
Em sensoriamento remoto, a capacidade que um sensor apresenta para diferenciar dois objetos com base na distância desses é denominada resolução:
O fuso UTM nº 17 é limitado pelos meridianos de longitude:
Uma empreiteira está executando uma obra de um aterro para a construção de uma ferrovia, da estaca 12 + 12,00m à estaca 28 + 6,00m. A largura desse trecho tem 6,00m e a altura média do aterro é igual a 90cm. Sabe-se também que a distância entre as estacas é de 20m. O volume total desse aterro será igual a:
Em uma locação das divisas de um lote no município de Santa Luzia, o agrimensor possuía uma planilha de coordenadas topográficas planimétricas. O equipamento e o acessório MAIS indicados quanto à precisão para execução dessa locação, são respectivamente:
O ponto de coordenadas UTM de valores (10.000.000m N; 500.000m E), no fuso 23, corresponde a:
Analise o perfil longitudinal de um trecho de uma rodovia no desenho a seguir:
As diferenças de nível entre as estacas E0 e E10 e também entre as estacas E10 e E19 são, respectivamente, equivalentes a:
Analise a caderneta de campo de um nivelamento geométrico apresentada a seguir:
ESTACA PLANO DE REFERÊNCIA VISADA DE RÉ (m) VISADA DE VANTE (m) COTA (m)
1 3,221 833,555
2 1,798
3 2,997 0,012
4 3,559
5 2,003
As cotas das estacas 2, 3, 4 e 5 são, respectivamente, equivalentes a:
No Brasil existem dois sistemas geodésicos de referência: o SAD-69 e o SIRGAS2000. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as características desses dois sistemas: