Os sistemas de computação contêm diversos barramentos diferentes, que oferecem caminhos entre os componentes em diversos níveis da hierarquia do sistema de computação. O barramento que conecta os principais componentes do computador é chamado de barramento do sistema, e é composto por linhas de dados, por linhas de endereços e por linhas de controle.
Em um barramento de sistema, as linhas de controle servem para
Um profissional de Informática está avaliando diferentes soluções de comunicação para permitir que os funcionários acessem a rede corporativa, via internet pública, enquanto estão fora do escritório.
Uma das vantagens de implementar uma VPN nesse contexto é
Para aumentar a segurança da rede de uma organização que está conectada à internet, é preciso entender a funcionalidade principal de cada tipo de software de segurança de redes, para permitir a implementação eficaz das medidas adequadas de segurança. Entre os softwares de segurança mais importantes está o firewall.
Qual é a principal funcionalidade de um firewall?
Um profissional de Informática está investigando um incidente de segurança em uma empresa e identifica a presença de um Rootkit no sistema.
Quais são as características específicas de um Rootkit que o diferenciam de outros tipos de softwares maliciosos?
Para garantir a segurança de transações bancárias via internet, são usados diferentes protocolos criptográficos. Considere um protocolo em que a organização P possui um par de chaves, sendo uma privada e uma pública, em que a privada decifra a pública e vice-versa. A chave pública é utilizada por aqueles que desejam enviar mensagens cifradas para essa organização. Apenas a organização P poderá ler o conteúdo dessas mensagens cifradas, porque só ela dispõe da chave privada que faz par com sua chave pública.
A situação apresentada caracteriza o uso de criptografia
A respeito dos terminais de autoatendimento bancário, assinale a afirmativa correta.
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) é o órgão do governo federal responsável por monitorar atividades financeiras suspeitas, de forma a produzir informações para prevenir e combater atos ilícitos como lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio, entre outros.
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma atribuição do COAF.
A tecnologia atingiu todas as áreas da sociedade, e na economia não é diferente. Em relação às criptomoedas e moedas digitais, é CORRETO afirmar que:
Para minorar o risco de não realização dos compromissos assumidos, as operações de crédito envolvem diversas formas de garantias.
A garantia pessoal, vinculada a título de crédito, em que um terceiro se compromete a pagar a dívida, caso esta não seja honrada pelo emitente do título, é denominada
Na organização do Sistema Financeiro Nacional, os bancos são instituições destinadas a intermediar recursos financeiros entre os poupadores e os demandantes de empréstimos.
No caso específico dos bancos comerciais, são instituições que, essencialmente,
A persecução da meta de inflação anual figura entre as principais funções do Banco Central do Brasil (BCB). O principal instrumento utilizado pelo BCB para manter a taxa de inflação anual no centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional é o(a)
A Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020, do Banco Central do Brasil (BCB), dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles internos a serem adotados pelas instituições autorizadas a funcionar pelo BCB, visando à prevenção da utilização do sistema financeiro para a prática dos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores.
Além da “lavagem” de dinheiro, o dispositivo do BCB também procura prevenir a prática de crimes relacionados à(ao)
Os códigos de conduta, bem como, a missão e os valores de determinada organização, esboçam o que é importante na prestação de serviço, na produção e nas relações entre as pessoas no ambiente de trabalho. Tais questões se relacionam com a ética profissional, já que irão exigir determinada postura e atuação profissional dos contratados. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/1992), constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública:
Embora constantemente sejam utilizados como sinônimos, ética e moral não se confundem. Nesse sentido, em relação à ética é correto dizer que:
Assinale a assertiva verdadeira.
Marque a opção verdadeira.
Aponte a opção que apresenta uma das finalidades das normas fundamentais de conduta ética da Alta Administração Municipal.
Com relação aos objetivos do Código de Ética, Conduta e Integridade do Município de Fortaleza, assinale a alternativa que apresenta a informação correta.
Consideram-se ações com vistas a melhoras o atendimento a clientes, EXCETO:
Durante um atendimento a clientes, é necessário sinalizar à pessoa que se está prestando atenção à demanda e demonstrar disponibilidade.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a noções de atendimento a clientes, presencialmente ou por telefone.
( ) Atenda ligações informando seu setor, saudando o interlocutor e informando seu nome.
( ) Depreender e concluir o que o cliente quer dizer pode ajudar a reduzir o tempo de atendimento. Complete suas frases direcionando a conversa conforme seu conhecimento.
( ) Seja eficiente. Preste atenção e não tome notas ao atender ligações, de modo a encaminhar a demanda correta e rapidamente.
( ) Priorize o atendimento pessoal, mas se o telefone tocar, solicite à pessoa que está sendo atendida para aguardar um instante para que possa atender ao telefone; se for breve, resolver a demanda da ligação na hora ou informar que retornará após concluir o atendimento presencial.
( ) Algumas das competências fundamentais a um bom atendimento são: empatia, boa comunicação, atenção, estado de alerta, aplicação de conhecimentos e habilidades técnicas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Aplicar estratégias de excelência no atendimento ao cliente proporciona uma série de vantagens para as empresas, todas as opções a seguir descrevem as vantagens que podem ser alcançadas, por priorizar a qualidade no atendimento ao público. Assinale a opção que descreve, o que acontece quando a qualidade no atendimento, é insuficiente:
Qual das seguintes opções representa uma prática eficaz de comunicação interpessoal no contexto do serviço público?
Avalie as seguintes afirmativas sobre atitudes no trabalho de atendimento ao cidadão e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
1.( ) É aceitável ignorar as preocupações dos cidadãos se o problema não estiver diretamente relacionado ao setor de atendimento.
2.( ) Empatia e cortesia são fundamentais para criar uma experiência positiva durante o atendimento ao cidadão.
3.( ) É adequado interromper um cidadão enquanto ele está falando para economizar tempo durante o atendimento.
4.( ) A paciência é uma qualidade importante para lidar com cidadãos que estão frustrados ou irritados com a situação.
5.( ) A confidencialidade das informações pessoais dos cidadãos deve ser sempre respeitada durante o atendimento.
Marque a combinação correta.