Resolver o Simulado Nível Médio

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Noções de Informática

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O uso de fórmulas e funções no aplicativo Microsoft Excel é de extrema utilidade e produtividade, a fim de, minimizar esforços manuais, qual função é utilizada para encontrar o valor máximo em um intervalo de células, mas ignorando valores em branco.
  • A =AVERAGE()
  • B =LARGE()
  • C =MAX()
  • D =MAXA()
  • E =MAX.VALN()
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Microsoft Access é um banco de dados, utilizados por alguns sistemas, que visam armazenar dados de alguma aplicação, ou seja, podemos criar macros utilizando Excel e realizar uma conexão com um banco de dados Access, para armazenar dados das planilhas. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta qual a extensão utilizada por arquivos gerados pelo Microsoft Access.
  • A .sql
  • B .mdb
  • C .stor
  • D .db
  • E .acc
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Ao utilizamos editores de texto, como exemplo, o Microsoft Word, temos a possibilidade de utilizar formatação condicional. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a que se refere esta técnica em um editor de texto.
  • A Um recurso que permite aplicar automaticamente formatação com base em regras definidas, como cores de fundo ou texto
  • B Um recurso que permite aplicar uma extensão customizada para o seu arquivo
  • C Um recurso que permite integrar inteligência artificial para escrever o texto para você
  • D Um recurso que permite integrar o Word aos outros aplicativos do computador
  • E Um recurso que permite a formatação do sistema operacional, de forma que já customize os programas a serem instalados
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Na área da informática é muito comum utilizamos o termo, “cliente de e-mail”, e até mesmo sermos questionados sobre qual cliente de e-mail utilizamos, desta forma ao que se refere este termo. 
  • A Um aplicativo de software que oferece um serviço de fax por e-mail
  • B Um usuário que utiliza e-mail
  • C Um usuário que recebe e-mail
  • D Um aplicativo de software que permite aos usuários enviar, receber e gerenciar e-mails
  • E Um aplicativo de software que criptografa as informações que são enviadas por e-mail
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Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) HDD, SSD e CDs são unidades de armazenamento de dados.
( ) A GPU é utilizada para aumentar a velocidade de trafego de dados de rede.
( ) A CPU é um termo que se refere ao computador como um todo, que engloba todos os seus componentes dentro do gabinete.
( ) A placa mãe é um componente que abriga a CPU e conecta todos os outros dispositivos no computador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - F - F - V
  • B V - F - V - F
  • C F - V - F - V
  • D F - F - V - V
  • E V - V - F - F
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Os sistemas de computação contêm diversos barramentos diferentes, que oferecem caminhos entre os componentes em diversos níveis da hierarquia do sistema de computação. O barramento que conecta os principais componentes do computador é chamado de barramento do sistema, e é composto por linhas de dados, por linhas de endereços e por linhas de controle.
Em um barramento de sistema, as linhas de controle servem para

  • A controlar o acesso e o uso das linhas de dados e de endereços.
  • B designar a origem ou o destino dos dados.
  • C movimentar os dados entre os módulos do sistema.
  • D transferir dados entre cache e memória.
  • E transferir dados de e para a memória.
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Um profissional de Informática está avaliando diferentes soluções de comunicação para permitir que os funcionários acessem a rede corporativa, via internet pública, enquanto estão fora do escritório.
Uma das vantagens de implementar uma VPN nesse contexto é

  • A aumentar a segurança do acesso remoto.
  • B aumentar a velocidade de transmissão de dados .
  • C aumentar o consumo de processamento para criptografia.
  • D eliminar a necessidade de fiação física na organização.
  • E eliminar a necessidade de firewalls na organização.
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Para aumentar a segurança da rede de uma organização que está conectada à internet, é preciso entender a funcionalidade principal de cada tipo de software de segurança de redes, para permitir a implementação eficaz das medidas adequadas de segurança. Entre os softwares de segurança mais importantes está o firewall.
Qual é a principal funcionalidade de um firewall?

  • A Atuar como intermediário para solicitações de recursos de outros servidores, encaminhando as solicitações do cliente para o servidor de destino.
  • B Controlar o tráfego de rede para permitir ou impedir a comunicação entre dispositivos com base em um conjunto de regras de segurança.
  • C Fornecer acesso remoto seguro a servidores e sistemas, utilizando criptografia para proteger a comunicação.
  • D Monitorar o tráfego de rede para detectar atividades suspeitas e potenciais ameaças, fornecendo alertas em tempo real.
  • E Varrer e remover malware do sistema, oferecendo proteção em tempo real contra ameaças de software malicioso.
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Um profissional de Informática está investigando um incidente de segurança em uma empresa e identifica a presença de um Rootkit no sistema.
Quais são as características específicas de um Rootkit que o diferenciam de outros tipos de softwares maliciosos?

  • A Apresentar-se como um programa legítimo para enganar o usuário.
  • B Focar principalmente na replicação e disseminação para outros sistemas.
  • C Propor um link para o usuário de forma a induzi-lo a usar uma página falsa.
  • D Ser especializado em coletar informações pessoais e dados confidenciais.
  • E Ser capaz de se ocultar extremamente bem e interceptar chamadas ao sistema operacional, habilitando o acesso como administrador.
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Para garantir a segurança de transações bancárias via internet, são usados diferentes protocolos criptográficos. Considere um protocolo em que a organização P possui um par de chaves, sendo uma privada e uma pública, em que a privada decifra a pública e vice-versa. A chave pública é utilizada por aqueles que desejam enviar mensagens cifradas para essa organização. Apenas a organização P poderá ler o conteúdo dessas mensagens cifradas, porque só ela dispõe da chave privada que faz par com sua chave pública.
A situação apresentada caracteriza o uso de criptografia

  • A assimétrica
  • B por chaves de sessão
  • C por one-time pad
  • D quântica
  • E simétrica

Conhecimentos Bancários

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A respeito dos terminais de autoatendimento bancário, assinale a afirmativa correta.

  • A para os equipamentos providos de monitores sensíveis ao toque, é facultativa a entrada de dados e o acionamento de funções por meio do teclado numérico.
  • B As informações em texto podem ser substituídas por imagens exibidas no vídeo.
  • C Ao lado do conector do fone de ouvido deve estar localizada a chave para a ativação do som.
  • D A sessão do usuário não pode ser finalizada quando o fone de ouvido for desconectado.
  • E O monitor de vídeo deve ser automaticamente desativado ou congelado quando o fone de ouvido for conectado.
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Ao longo das últimas décadas, stakeholders em geral e, especificamente, sócios, acionistas, administradores, puderam observar os diversos benefícios gerados pela adoção de boas práticas na função da governança corporativa, como as listadas corretamente a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A A separação das competências.
  • B A prevenção, detecção e resposta a desvios.
  • C A mitigação de conflitos de interesses.
  • D O aumento da transparência e da prestação de contas.
  • E O fomento da equidade e da responsabilidade socioambiental.
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Segundo pesquisa de 2021 do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, o tema da diversidade relacionado à raça e gênero é considerado central pelas organizações. Entretanto, apenas 42% das empresas possuem indicadores de diversidade e inclusão; 84,6% das organizações não incluem indicadores de diversidade e inclusão entre as métricas de remuneração variável de seus administradores; e 50% das áreas de RH nunca foi demandada pelos Conselhos para reportar ou desenvolver ações sobre diversidade ou inclusão. A formulação e a implementação de planos que busquem "dar voz à diversidade" nas organizações contempla necessariamente a eliminação de barreiras para a inclusão e a diversidade.

As afirmativas a seguir descrevem corretamente tipos de barreiras que dificultam a incorporação da diversidade nas organizações à exceção de uma. Assinale-a.
  • A Vieses de percepção, como estereótipos e preconceitos baseados em diferentes aspectos.
  • B Atitudes negativas, como a apatia, a resistência à mudança e a tolerância à intolerância.
  • C Restrições organizacionais, como medidas para conectar diversidade e inclusão com as estratégias de crescimento da empresa.
  • D Conflitos culturais, como a interferência das crenças e valores pessoais no âmbito das relações de trabalho e nos fóruns de tomada de decisão.
  • E Insuficiência de habilidades interculturais, como a incapacidade de valorizar a pluralidade como valor e potencial de fortalecimento da empresa.
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O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) é o órgão do governo federal responsável por monitorar atividades financeiras suspeitas, de forma a produzir informações para prevenir e combater atos ilícitos como lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio, entre outros.

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma atribuição do COAF.

  • A Elaborar relatórios de inteligência financeira para subsidiar eventuais procedimentos investigativos das autoridades competentes.
  • B Receber acesso direto a extratos bancários relativos a movimentações financeiras suspeitas de atos ilícitos realizados por clientes do banco.
  • C Escolher discricionariamente as pessoas ou instituições sobre as quais se desenvolverão atividades de averiguação sobre operações financeiras.
  • D Acessar bases de dados sigilosas, como a base fiscal da Receita Federal, para prevenir lavagem de dinheiro ou financiamento de terrorismo.
  • E Investigar atos ilícitos mediante interrogatórios e bloqueio de contas, entre outras ferramentas que averiguam indícios de crime financeiro.
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As chamadas CBDCs são um tipo de criptomoeda cada vez mais discutida por governos de todo o mundo. Sua sigla significa moeda digital do Banco Central e sua implantação no Brasil está sendo pensada no âmbito do projeto Real Digital, em debate no Legislativo.

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente as chamadas CBDCS.
  • A As CBDCs usam blockchain e criptografia para registrar e validar transações, diferentemente dos criptoativos que utilizam outro tipo de tecnologia.
  • B As CBDCs são a expressão digital da moeda soberana de cada país e atuam dentro dos perímetros regulatórios estabelecidos pelos bancos centrais, como os stablecoins.
  • C As CBDCs são um tipo de moedas digitais criadas por uma equipe de desenvolvedores e administradas de maneira descentralizada pela própria comunidade de usuários
  • D As CBDCs estão ancoradas a um lastro próprio, desvinculado da moeda emitida e garantida pela autoridade financeira nacional, associado ao dólar, ao euro ou a metais preciosos.
  • E As CBDCs possuem uma autoridade central responsável por ocorrências e problemas, geralmente a autoridade monetária ligada a determinado país, a qual regula o estado das transações na rede.
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A tecnologia atingiu todas as áreas da sociedade, e na economia não é diferente. Em relação às criptomoedas e moedas digitais, é CORRETO afirmar que:

  • A Não há diferença entre as duas, há apenas denominações diferentes para a mesma tecnologia econômica.
  • B As moedas digitais referem-se a qualquer moeda eletrônica sem nenhuma regulamentação governamental.
  • C Criptomoedas utilizam tecnologia denominada blockchain e são totalmente regulamentadas pelo governo.
  • D Criptomoeda é um ativo digital que utiliza codificação com base em criptografia para realizar transações.
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Para minorar o risco de não realização dos compromissos assumidos, as operações de crédito envolvem diversas formas de garantias.
A garantia pessoal, vinculada a título de crédito, em que um terceiro se compromete a pagar a dívida, caso esta não seja honrada pelo emitente do título, é denominada

  • A fiança
  • B hipoteca
  • C aval
  • D penhor mercantil
  • E alienação fiduciária
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Na organização do Sistema Financeiro Nacional, os bancos são instituições destinadas a intermediar recursos financeiros entre os poupadores e os demandantes de empréstimos.
No caso específico dos bancos comerciais, são instituições que, essencialmente,

  • A proporcionam financiamento de médio e longo prazos a projetos orientados para fomentar o desenvolvimento econômico e social do país, abstendo-se de operações de financiamento de curto prazo.
  • B operam com diversas modalidades de financiamento, mas não transacionam compra e venda de moeda estrangeira.
  • C captam recursos por meio de depósitos a prazo, mas não operam com recursos provenientes de depósitos à vista.
  • D realizam operações de empréstimos por meio de recursos captados sob a forma de depósitos à vista e a prazo.
  • E se concentram no financiamento de empréstimos e financiamentos de projetos de natureza social.
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A persecução da meta de inflação anual figura entre as principais funções do Banco Central do Brasil (BCB). O principal instrumento utilizado pelo BCB para manter a taxa de inflação anual no centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional é o(a)

  • A manejo da taxa básica de juros (Selic)
  • B manejo da taxa de redesconto
  • C controle dos preços administrados
  • D congelamento de preços dos itens que compõem a cesta básica
  • E regulação macroprudencial
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A Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020, do Banco Central do Brasil (BCB), dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles internos a serem adotados pelas instituições autorizadas a funcionar pelo BCB, visando à prevenção da utilização do sistema financeiro para a prática dos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores.
Além da “lavagem” de dinheiro, o dispositivo do BCB também procura prevenir a prática de crimes relacionados à(ao)

  • A segurança cibernética
  • B corrupção
  • C sonegação de impostos
  • D fraude bancária
  • E financiamento do terrorismo

Ética na Administração Pública

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Os códigos de conduta, bem como, a missão e os valores de determinada organização, esboçam o que é importante na prestação de serviço, na produção e nas relações entre as pessoas no ambiente de trabalho. Tais questões se relacionam com a ética profissional, já que irão exigir determinada postura e atuação profissional dos contratados. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

  • A Se não concordarmos com a missão da organização devemos atuar de maneira divergente pois cada um tem sua ética e forma de atuar.
  • B Devemos agir no ambiente de trabalho de acordo com a nossa cultura particular pois a autenticidade é elemento importante na prestação de serviço.
  • C O profissional contratado possui sua moral e seu sistema de crenças e deve, ele próprio, adaptar e flexibilizar as regras e normas de conduta estipuladas pela organização com relação ao trabalho e às relações interpessoais.
  • D Uma das formas de ser ético profissionalmente é contribuir com a construção e consolidação da missão e dos valores da organização.
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De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/1992), constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública:

  • A Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.
  • B Descumprir as normas relativas à celebração, fiscalização e aprovação de contas de parcerias firmadas pela administração pública com entidades privadas
  • C Agir ilicitamente na arrecadação de tributo ou de renda, bem como no que diz respeito à conservação do patrimônio público 
  • D Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente
  • E Perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado
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Embora constantemente sejam utilizados como sinônimos, ética e moral não se confundem. Nesse sentido, em relação à ética é correto dizer que:

  • A A palavra ética deriva do grego ethos, possuindo relação com a filosofia e estuda o comportamento dos homens em sociedade.
  • B A palavra ética deriva do latim mores que significa “comportamento”.
  • C A ética é cultural, desse modo depende dos costumes e juízo moral de um indivíduo ou sociedade.
  • D A ética expressa um conjunto de normas que regulam o comportamento individual dos homens.
  • E A ética consiste em uma base que fundamenta a criação de regras que regem a vida em sociedade.
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Assinale a assertiva verdadeira.

  • A A ética profissional traduz-se inicialmente em uma reflexão introspectiva, haja vista que, neste raciocínio ético-profissional, o senso autocrítico do agente relaciona-se com o acervo oriundo de sua vida pessoal, com historicidade e escala de valores.
  • B A democratização da sociedade e de suas relações interpessoais favorece o estabelecimento de uma profissão exclusivamente privada, com preceitos éticos próprios, exatamente porque os parâmetros deste proceder decorrem da intervenção da respectiva associação profissional.
  • C Os agentes profissionais, consciente ou inconscientemente, vão forjando paulatinamente uma escala de valores profissionais que os relacionam com o ideal da profissão, com o sentimento de respeito aos seus clientes e com os seus sentimentos de felicidade diante da vida em decorrência da profissão que exercem.
  • D A ética individual e a ética profissional são imiscíveis, uma não exercendo interferência sobre a outra, de modo que a filosofia de vida pessoal do agente não influi decisivamente no seu comportamento como profissional.
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Marque a opção verdadeira.

  • A Considera-se negligente aquele que deixa de tomar uma atitude ou de apresentar uma conduta que era esperada para a situação, que age com descuido, indiferença ou desatenção, não adotando as devidas precauções.
  • B Considera-se prevaricação o ato praticado por funcionário público contra a Administração que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticálo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse pessoal ou de terceiros.
  • C A desídia significa a ociosidade, a indolência, a preguiça e o desleixo, constituindo-se como falta de diligência do agente público em relação à execução dos serviços que são afetos ao órgão ou à entidade.
  • D O agente público deverá ficar atento às ordens legais de seus superiores, atendendo-as, evitando, assim, conduta negligente e imprudente ou desídia.
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Aponte a opção que apresenta uma das finalidades das normas fundamentais de conduta ética da Alta Administração Municipal.

  • A Estabelecer regras básicas sobre conflitos de interesses públicos e privados e limitações às atividades profissionais posteriores ao exercício de cargo público.
  • B Reduzir a possibilidade de conflito entre o interesse privado e o dever ético das autoridades públicas da Administração Pública Municipal.
  • C Criar mecanismos de consulta destinados a possibilitar o prévio e pronto esclarecimento de dúvidas quanto à conduta ética das autoridades de nível hierárquico superior.
  • D Contribuir para o aperfeiçoamento dos padrões éticos da Administração Pública Municipal, a partir do exemplo dado pelos agentes públicos do respectivo ente federativo.
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Com relação aos objetivos do Código de Ética, Conduta e Integridade do Município de Fortaleza, assinale a alternativa que apresenta a informação correta.

  • A Aperfeiçoar o relacionamento com os cidadãos e o respeito ao patrimônio público.
  • B Assegurar a clareza das normas de conduta, de modo que a sociedade possa exercer sobre elas o controle fiscal inerente ao regime democrático.
  • C Amparar a Procuradoria-Geral do Município e as comissões de sindicância setoriais na apuração das condutas em desacordo com as normas de ética, conduta e integridade funcionais.
  • D Reforçar um ambiente de trabalho ético que estimule o respeito mútuo entre os agentes públicos e a manutenção da regularidade das atividades de gestão.
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Ética pode ser definida como uma filosofia moral e os princípios correspondentes que direcionam as obrigações que um profissional tem para com o público e os colegas profissionais. Tal código é uma base fundamental para os membros de uma profissão, a fim de ajudá-los a conhecer que padrões deveriam atingir e o que podem esperar de seus colegas. Em relação ao Código de Ética Profissional do Topógrafo, analise as afirmativas a seguir.


I. Não deve colocar os valores monetários acima dos outros, ou seja, nunca recomendar para um cliente uma solução técnica baseada no montante de dinheiro que poderá receber.

II. A responsabilidade para com o cliente vai além do trabalho imediato e requer confidencialidade, não devendo revelar informações privadas relativas aos negócios do cliente sem a sua devida permissão.

III. Ao exercer um trabalho em uma empresa, o profissional não pode executar trabalhos fora, mesmo em outros horários ou trabalhos recebidos como autônomo.

IV. Não pode realizar levantamentos gratuitos (exceto para serviços comunitários), pois seria corrupção do mercado da profissão.

V. Pode a qualquer tempo receber um trabalho não concluído ou em andamento, se o cliente desejar substituir o outro profissional, independente do conhecimento ou consentimento dele, mesmo se já tenha sido pago ou não o serviço ao outro profissional.

VI. Deve evitar falar mal de outros profissionais, uma vez que estará rebaixando a profissão aos olhos do público.

Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I, II e VI.
  • B I, II, III e VI.
  • C II, III, IV e V.
  • D I, II, III, IV e VI.
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Ética profissional é a aplicação de valores humanos e uma postura transparente nas atividades produtivas; é também o respeito às regras, convenções e limites, sejam eles impostos por leis ou sugeridos pelas convenções sociais no trabalho. Diante do contexto de interpretação da língua portuguesa escrita, no momento de provas, 
  • A a tradução do português escrito para a língua de sinais será de todas as diretivas da prova, apenas.
  • B não cabe ao intérprete providenciar as adaptações no espaço para que a percepção visual seja adequada.
  • C se o aluno sugerir alguma escolha pessoal, poderá solicitar confirmação do instrutor-intérprete pelo olhar.
  • D o aluno tem direito de levantar questões relativas exclusivamente à língua portuguesa durante a avaliação.
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São compromissos de conduta ética do agente público do Poder Executivo Municipal, EXCETO:
  • A Zelar pelo uso correto e eficiente do patrimônio institucional, adotando práticas de economicidade e sustentabilidade.
  • B Cometer a pessoa estranha a repartição o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.
  • C Apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercido da função e à condição de agente da Administração Pública municipal.
  • D Ter conduta equilibrada e isenta, não participando de transações, atividades ou eventos que possam comprometer a sua conduta profissional.

Atendimento ao Público

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Consideram-se ações com vistas a melhoras o atendimento a clientes, EXCETO:

  • A Utilize tecnologias que façam sentido para sua empresa.
  • B Faça atendimento pós-venda.
  • C Valorize cada cliente.
  • D Desenvolva um clima hostil e inflexível durante o atendimento.
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Durante um atendimento a clientes, é necessário sinalizar à pessoa que se está prestando atenção à demanda e demonstrar disponibilidade.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a noções de atendimento a clientes, presencialmente ou por telefone.

( ) Atenda ligações informando seu setor, saudando o interlocutor e informando seu nome.
( ) Depreender e concluir o que o cliente quer dizer pode ajudar a reduzir o tempo de atendimento. Complete suas frases direcionando a conversa conforme seu conhecimento.
( ) Seja eficiente. Preste atenção e não tome notas ao atender ligações, de modo a encaminhar a demanda correta e rapidamente.
( ) Priorize o atendimento pessoal, mas se o telefone tocar, solicite à pessoa que está sendo atendida para aguardar um instante para que possa atender ao telefone; se for breve, resolver a demanda da ligação na hora ou informar que retornará após concluir o atendimento presencial.
( ) Algumas das competências fundamentais a um bom atendimento são: empatia, boa comunicação, atenção, estado de alerta, aplicação de conhecimentos e habilidades técnicas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F • F
  • B V • F • F • V • V
  • C V • F • F • V • F
  • D F • F • V • V • V
  • E F • F • F • V • V
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Um bom atendimento requer utilizar frases como “bom dia”, “boa tarde”, “sente-se, por favor”, “aguarde um instante, por favor” que, ditas com cordialidade, promovem a empatia. Além disso, um bom atendimento requer:

I. Evitar distrações ou realização de atividades pessoais durante o atendimento.
II. Comunicar-se sempre formal e claramente, evitando gírias.
III. Demonstrar empatia com as solicitações dos cidadãos.
IV. Demonstrar concordância com as críticas dos cidadãos, quando se mostrarem pertinentes.

Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I e III.
  • B II e IV.
  • C I, II e III.
  • D II, III e IV.
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A postura do servidor público durante o atendimento é fundamental. Um bom atendimento não é verificado somente pelo que o servidor fala, mas também pelo profissionalismo de sua postura, seu comportamento, seu tom de voz e atitude. É de extrema importância observar alguns cuidados; analise-os.

I. Ter a fisionomia serena.
II. Utilizar trajes formais no ambiente profissional.
III. Dirigir o seu olhar para os olhos do usuário.
IV. Estabelecer o diálogo afetivo durante o atendimento, mantendo a atenção integral ao usuário.

Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I e III.
  • B II e III.
  • C I, II e III.
  • D II, III e IV.
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A qualidade do atendimento está diretamente relacionada com a resposta que será dada ao cliente, público ou consumidor. Considerando que é importante resolver o problema do cliente, bem como é imprescindível ouvi-lo e lhe passar a segurança de que ele terá uma solução, analise as afirmativas a seguir.

I. A tradicional frase “o cliente tem sempre razão” só é válida no momento em que o cliente está falando, explicando, reclamando, ou expondo a sua necessidade de solução.

II. Atendimento ao público se refere a ouvir, observar, entender e dar solução para qualquer pessoa que venha buscar determinado produto ou serviço.

III. Para alcançar a qualidade do atendimento do cliente, público de consumidor, é preciso pensar, entre outros aspectos, na remuneração vinculada ao desempenho de todos os funcionários.

IV. A boa comunicação no atendimento requer entender aquilo que o cliente está desejando e ouvi-lo com educação.

Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I, II e IV.
  • D II, III e IV.
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Aplicar estratégias de excelência no atendimento ao cliente proporciona uma série de vantagens para as empresas, todas as opções a seguir descrevem as vantagens que podem ser alcançadas, por priorizar a qualidade no atendimento ao público. Assinale a opção que descreve, o que acontece quando a qualidade no atendimento, é insuficiente:

  • A Fidelização e retenção de clientes.
  • B Redução do Custo de Aquisição do Cliente.
  • C Reputação Danificada.
  • D Aumento da confiança e credibilidade.
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As empresas são geridas por pessoas. O público interno refere-se a todas as pessoas que trabalham na mesma empresa ou que prestam serviços a ela. O público externo são as pessoas que estão fora da empresa, que consomem os produtos e serviços e que são a razão da existência da empresa. Com base nisso, assinale a alternativa correta.
  • A É plenamente possível ter um atendimento ao cliente externo eficaz sem que o cliente interno seja satisfeito com as ações que são estabelecidas
  • B Com relação ao cliente externo, é difícil reconhecê-lo, porém, é muito fácil identificá-lo dentro da própria organização
  • C Tanto clientes internos quanto externos devem ter um atendimento de qualidade
  • D A comunicação externa é a imagem que a empresa ou propriedade projeta para o público externo. Uma boa comunicação externa não impacta diretamente na imagem do produto ou serviço
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Atender bem e com qualidade são requisitos importantes para o bom desempenho de um atendente. As principais características que compõem o perfil ideal de um profissional de atendimento são:
  • A Ser resignado, cortês, educado e petulante
  • B Ser educado, petulante, atroz e empático
  • C Ser paciente, soberbo, petulante e indócil
  • D Ser paciente, atencioso, educado e empático
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Qual das seguintes opções representa uma prática eficaz de comunicação interpessoal no contexto do serviço público?

  • A Ignorar as opiniões dos colegas para evitar conflitos.
  • B Utilizar linguagem técnica e jargões específicos para demonstrar expertise.
  • C Ouvir atentamente as preocupações dos cidadãos ou colegas e demonstrar empatia.
  • D Manter uma postura autoritária para garantir o cumprimento das regras.
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Avalie as seguintes afirmativas sobre atitudes no trabalho de atendimento ao cidadão e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.( ) É aceitável ignorar as preocupações dos cidadãos se o problema não estiver diretamente relacionado ao setor de atendimento.
2.( ) Empatia e cortesia são fundamentais para criar uma experiência positiva durante o atendimento ao cidadão.
3.( ) É adequado interromper um cidadão enquanto ele está falando para economizar tempo durante o atendimento.
4.( ) A paciência é uma qualidade importante para lidar com cidadãos que estão frustrados ou irritados com a situação.
5.( ) A confidencialidade das informações pessoais dos cidadãos deve ser sempre respeitada durante o atendimento.

Marque a combinação correta.

  • A 1F; 2F; 3V; 4V; 5F.
  • B 1V; 2V; 3F; 4V; 5F.
  • C 1F; 2V; 3F; 4V; 5V.
  • D 1F; 2F; 3F; 4F; 5V.