Resolver o Simulado Professor - Reis & Reis - Nível Superior

0 / 20

Pedagogia

1

Uma empresa decidiu fazer seu planejamento de forma representativa e colaborativa. Para tanto, convidou um especialista em planejamento para dinamizar o processo e contou com a participação de representantes dos diversos setores da instituição. Observou-se, ao longo do processo de planejamento, um sentimento de pertença à instituição, no qual a liberdade para manifestar diferentes pontos de vista se fez presente, por meio de uma participação ativa e democrática.
Nesse contexto, a importância do planejamento participativo na empresa é relevante porque

  • A enfatiza a atuação dos participantes na direção de uma transformação utópica da empresa.
  • B promove um engajamento superficial dos participantes.
  • C favorece o surgimento de participantes manipuladores de grupo.
  • D impulsiona o reconhecimento de participantes que contribuem para a concretização de bons resultados da empresa.
  • E reafirma a adoção de práticas já consagradas na cultura institucional.
2

Apesar de sua novidade, a visão pós-moderna tem algumas forças óbvias. Uma é a atenção dada à educação ética e moral, como o ponto de vista de Giroux e McLaren sobre a inclusão da diferença e da marginalidade e de como o “outro” (os proscritos à margem da sociedade) podem adicionar importantes dimensões a uma comunidade de aprendizagem.

OZMON & CRAVER. Fundamentos Filosóficos da Educação. São Paulo: Artmed. 2004. p 356.


Baseando-se no extrato de texto acima, situado na perspectiva pós-moderna, são considerados temas de reflexão e ações pedagógicas transformadoras e favorecedoras da pluralidade cultural:

  • A identidades e cultura dominante
  • B currículo emancipatório e processo ativo de ensino
  • C lugar histórico e percepções pré-moldadas
  • D participação e doutrinação
  • E meio ambiente e currículo tecnicista
3

O pedagogo que atua na escola ou na empresa trabalha com programas e ações voltadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos, professores, funcionários e colaboradores. Portanto, seu trabalho está comprometido com a gestão de pessoas em seus respectivos desenvolvimento pessoal, profissional e de inovação institucional.
Sendo assim, são atribuições do pedagogo empresarial, na perspectiva da gestão de pessoas:

  • A selecionar conteúdos a serem abordados no treinamento físico-motor.
  • B avaliar os resultados direcionados à otimização técnica da produtividade.
  • C desenvolver materiais didáticos de língua inglesa e de educação bilingue.
  • D acompanhar os colaboradores em seus objetivos particulares e benefícios sociais.
  • E identificar as necessidades de treinamento e de desenvolvimento da empresa.
4

O projeto anual de uma empresa, coordenado pela pedagoga empresarial, foi planejado juntamente com os chefes de setores e funcionários. Para tanto, fizeram um levantamento de temas, escolhendo o tema “Redes sociais: muitos caminhos”, cujo objetivo foi abordar diversos usos das redes sociais, tais como serviços, divulgação, comportamentos, ensino e aprendizagem, fake news, engajamento, exposição pessoal e transtornos mentais.
A respeito dos usos das redes sociais na educação corporativa, situada na modalidade ensino híbrido (em que situações didáticas podem ser mescladas de formas on-line e presenciais), considera-se que o projeto acima descrito

  • A favorece a análise crítica do tema e a construção de aprendizagens colaborativas e as boas práticas da empresa.
  • B enfatiza informações e conteúdos sem relevância para os estudos, de forma descontextualizada.
  • C impulsiona o surgimento de conflitos internos capazes de abalar o clima institucional.
  • D dispensa a mediação dos tutores, visto que adota tecnologias digitais inovadoras.
  • E acolhe interesses dos funcionários, utilizando a comunicação dissociada de conteúdos essenciais à empresa.
5

Um dos grandes desafios da educação brasileira é a alfabetização de indivíduos durante a educação básica, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996. Com o propósito de fortalecer esse compromisso com a alfabetização, foi acrescentado a essa legislação o artigo 4º da LDB, inciso XI, que aborda o dever do Estado e suas garantias com educação escolar pública.
Nesse contexto, a alfabetização plena deverá ser assegurada como um direito dos indivíduos e compreendida como

  • A garantia da alfabetização de alunos no primeiro ano do ensino fundamental, visando à ampliação de conhecimento de mundo.
  • B desenvolvimento gradual para a leitura ao longo da educação básica, requisito indispensável para o desenvolvimento dos indivíduos.
  • C incentivo a práticas de escrita frequentes ao longo da educação básica, garantindo sua inserção no mercado de trabalho.
  • D valorização de práticas de leitura de autores clássicos ao longo da educação básica, uma vez que são referências significativas da cultura nacional.
  • E priorização de práticas de leitura nas diversas disciplinas escolares ao longo do ensino fundamental, destacando as áreas de humanas.
6

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) sobre educação, divulgados pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 40,2% dos jovens entre 15 e 29 anos que abandonaram os estudos indicaram como principal motivação a necessidade de trabalhar.
Disponivel em : https://g1.globo.com/pr/parana/educacao/ noticia/2023/06/23/40percent-dos-jovens-indicam-necessidade-de-trabalhar-como-principal-motivacao-para-abandono- -dos-estudos-diz-ibge.ghtml. Acesso: 31 jul. 2023. G1. 2023.

Na perspectiva de uma análise sociológica da educação, a motivação dos alunos para abandonar os estudos tem como causa a(o) 

  • A evasão que atingiu grupos sociais vulneráveis, que são os que impulsionam a produção e o consumo das grandes empresas multinacionais emergentes.
  • B estrutura das instituições sociais, inclusive a escola, que incentivou a evasão de alunos com oferta de bolsas.
  • C enfraquecimento do papel do Estado, apartado da esfera educacional, e o sistema de ensino que intensificou as políticas libertárias.
  • D enfraquecimento dos professores e a entrada de alunos de estratos abastados da sociedade.
  • E desigualdade social que impulsionou a busca por empregos precários de mão de obra desqualificada.
7

A metodologia da personalização da aprendizagem, usando jogos e fichas de exercícios on-line, com o respectivo relatório dos resultados que acompanha o desempenho do grupo e de cada participante individualmente, caracteriza o uso da tecnologia digital a favor da aprendizagem e do seu monitoramento.
Diferentemente de críticas à impessoalidade gerada pelas tecnologias digitais, estudos têm mostrado que as tecnologias digitais na educação

  • A reinventam formas convencionais de interação participantes-tutor, promovem o engajamento dos participantes e excluem a mediação do tutor, essencial para a aprendizagem.
  • B distanciam participantes e tutores da relação dialógica, essencial para a construção dos conhecimentos e sistematização de conteúdos.
  • C favorecem a relação participantes-tutores, quando usadas para campeonatos, jogos e diversão, dissociados dos conteúdos convencionais.
  • D potencializam o diálogo sobre as propostas de trabalho, criando um clima disruptivo nas aulas, inadequado para a dinâmica da sala de aula.
  • E proporcionam aprendizagens significativas num clima de participação, construção de conhecimentos e engajamento dos participantes.
8

A avaliação de um conjunto de programas oferecidos por uma empresa que envolve em seu processo a gestão como um todo, a publicidade e as políticas de recursos humanos relaciona-se à avaliação

  • A somativa
  • B formativa
  • C medidora
  • D institucional
  • E seletiva
9

Numa abordagem humanista dos processos educacionais, a ênfase se dá nas relações interpessoais e no crescimento que delas resulta, com atenção ao desenvolvimento da personalidade do indivíduo e à sua capacidade de atuar como pessoa integrada.
Na psicologia humanista, os teóricos representativos são:

  • A Jean Piaget e Bernard Charlot
  • B Alexander Neill e Carl Rogers
  • C Skinner e Waldorf
  • D Jerome Bruner e Ralph Tyler
  • E Hannah Arendt e Lev Vygotsky
10

As teorias da Escola Nova trazidas e estudadas no Brasil por Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, dentre outros, marcam fortemente o pensamento pedagógico brasileiro e influenciam ao que denominamos na história da educação brasileira de

  • A Pedagogia Libertária
  • B Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
  • C Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
  • D Movimento por uma Educação Popular Renovada
  • E Movimento Sindical no Brasil

Português

11

Leia a frase a seguir.


Perde-se o Brasil, Senhor, porque alguns ministros de Sua Majestade não vêm cá buscar o nosso bem, vêm cá buscar nossos bens. (Pe. Antônio Vieira)



As palavras destacadas na frase mostram 

  • A um substantivo abstrato que passa a concreto, quando colocado no plural.
  • B vocábulos que possuem sentidos variados conforme a função sintática que desempenham na frase.
  • C exemplos de palavras empregadas sucessivamente em sentido lógico e figurado.
  • D casos de palavras que mudam de significado conforme o gênero e o número em que são utilizadas.
  • E palavras repetidas a fim de dar um tom irônico ao seu emprego na frase.
12
Dois amigos estavam conversando e, durante a conversa, ocorreram as seguintes falas:

Amigo 1: Eu sou contra o mecanismo da assistência jurídica gratuita no país. Ela faz com que os impostos sejam ampliados e alguém deve pagar essa conta.
Amigo 2: Discordo de você. Não defendo essa ideia de que os pobres devem ser proibidos de acessar a justiça em nosso país.

A argumentação apresentada pelo amigo 2 apresenta uma incoerência denominada falácia
  • A do acidente.
  • B ad hominem. 
  • C do espantalho.
  • D do apelo à emoção.

Raciocínio Lógico

13
Considere a seguinte proposição: 
P: Todos os defensores públicos tiram férias na praia ou descansam na região serrana. 
Qual das alternativas apresenta a negação da proposição P
  • A Algum defensor público não tira férias nem descansa na região serrana.
  • B Nenhum defensor público tira férias na praia ou descansa na região serrana.
  • C Algum defensor público não tira férias na praia ou não descansa na região serrana.
  • D Todos os defensores públicos não tiram férias na praia nem descansam na região serrana.

Matemática

14
Uma família é composta por três membros: pai, mãe e filho. Todos os três trabalham e possuem salários distintos, tais que:

• O triplo do salário do pai menos o salário do filho é igual a R$ 8.000,00;
• O salário da mãe mais o dobro do salário do pai vale R$ 16.000,00; e,
• A mãe recebe R$ 1.000,00 a menos que o filho.

Com base nesses dados, pode-se afirmar que a soma dos salários dos três membros dessa família é: 
  • A R$ 16.000,00.
  • B R$ 17.000,00.
  • C R$ 18.000,00.
  • D R$ 19.000,00.

Raciocínio Lógico

15
Após ser nomeado na DPE-PR, Rogério chegou ao órgão para trabalhar em sua estação de trabalho, onde há um computador à sua disposição. A fim de manter a segurança da informação no local, o supervisor de Rogério o explica que é necessário criar uma senha de quatro dígitos para seu usuário, sendo esta senha composta, necessariamente, por 4 algarismos. Após receber as instruções do supervisor, Rogério decidiu que irá criar uma senha, cujo número formado seja par e contenha o algarismo 7. De acordo com essas regras, o número de possibilidades que Rogério dispõe para a criação dessa senha pertence a qual dos intervalos a seguir? 
  • A 1 a 1.500.
  • B 1.501 a 3.500.
  • C 3.501 a 5.000.
  • D 5.001 a 10.000.

Matemática

16
Considere as premissas a seguir:

• Se hoje é feriado, então Júlia vai viajar e Gabriel terá folga.
• Se Júlia vai viajar ou Marcelo vai trabalhar, então Daniel vai ao show.
• Hoje, Gabriel está de folga e Daniel não foi ao show.

Sabendo-se que as premissas apresentadas são verdadeiras, é possível concluir que hoje 
  • A é feriado e Júlia vai viajar.
  • B não é feriado e Júlia vai viajar.
  • C é feriado ou Marcelo vai trabalhar.
  • D não é feriado e Marcelo não vai trabalhar.

Português

17
O direito humano ao meio ambiente equilibrado 

Em 2021, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu o meio 
ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. 

    É recente a preocupação com o meio ambiente, que era visto como fonte inesgotável de recursos. O primeiro alerta para a questão coube à bióloga Rachel Carson, no livro “A primavera silenciosa”, em 1962, denunciando os danos da poluição por produtos químicos.
    O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 junho, remete à abertura da Conferência da ONU em Estocolmo (1972), que inseriu a preocupação ambiental na pauta dos líderes mundiais, lançando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
    Seguiram-se encontros e tratados. Na Cúpula de 2015, foram definidos os novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030. Em 2021, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu o meio ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. A ação humana é a preocupação central das discussões, com a meta de preservar a vida e o planeta.
    O conceito: desenvolvimento sustentável, incorporado ao discurso público da ONU em 1987 – relatório Nosso Futuro Comum – sintetiza o compromisso com o futuro: “o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender as próprias necessidades”, apontando o flagelo da desigualdade. O desenvolvimento sustentável requer o atendimento das necessidades humanas pelo potencial produtivo, garantindo oportunidades iguais para todos.
    No Brasil, a Lei 6.938/1981 definiu o meio ambiente como “conjunto de bens, influências e interações de ordem físicas, químicas e biológicas, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. O conceito incorpora a compreensão da ONU acerca dos múltiplos fatores que afetam os seres vivos e as atividades humanas. Institucionalizou a Política Nacional do Meio Ambiente, marco histórico-humanístico para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, a segurança nacional e a proteção da dignidade da pessoa humana.
    Nesse contexto, as organizações públicas, com grande peso no consumo de bens, são essenciais na implementação de políticas de sustentabilidade, preservando os bens naturais às gerações futuras.

(*Leomar Daroncho, Procurador do Trabalho. *Cynthia Maria Simões Lopes, Procuradora Regional do Trabalho. Correio braziliense, junho de 2023 – Fragmento.) 
A primeira afirmativa do texto é justificada por meio de uma estratégia frequente em textos pertencentes ao gênero textual apresentado, tratando-se de: 
  • A Citação por meio da utilização de voz de autoridade acerca do assunto referido inicialmente.
  • B Inserção de uma sequência textual descritiva acerca do livro de Rachel Carson “A primavera silenciosa, 1962”.
  • C Expressão explícita do ponto de vista acerca da relevância do meio ambiente e sua relação com o ser humano.
  • D Esquema comparativo entre a preocupação com o meio ambiente e o fato de ser considerado como fonte de recursos não perenes.
18
O direito humano ao meio ambiente equilibrado 

Em 2021, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu o meio 
ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. 

    É recente a preocupação com o meio ambiente, que era visto como fonte inesgotável de recursos. O primeiro alerta para a questão coube à bióloga Rachel Carson, no livro “A primavera silenciosa”, em 1962, denunciando os danos da poluição por produtos químicos.
    O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 junho, remete à abertura da Conferência da ONU em Estocolmo (1972), que inseriu a preocupação ambiental na pauta dos líderes mundiais, lançando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
    Seguiram-se encontros e tratados. Na Cúpula de 2015, foram definidos os novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030. Em 2021, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu o meio ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. A ação humana é a preocupação central das discussões, com a meta de preservar a vida e o planeta.
    O conceito: desenvolvimento sustentável, incorporado ao discurso público da ONU em 1987 – relatório Nosso Futuro Comum – sintetiza o compromisso com o futuro: “o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender as próprias necessidades”, apontando o flagelo da desigualdade. O desenvolvimento sustentável requer o atendimento das necessidades humanas pelo potencial produtivo, garantindo oportunidades iguais para todos.
    No Brasil, a Lei 6.938/1981 definiu o meio ambiente como “conjunto de bens, influências e interações de ordem físicas, químicas e biológicas, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. O conceito incorpora a compreensão da ONU acerca dos múltiplos fatores que afetam os seres vivos e as atividades humanas. Institucionalizou a Política Nacional do Meio Ambiente, marco histórico-humanístico para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, a segurança nacional e a proteção da dignidade da pessoa humana.
    Nesse contexto, as organizações públicas, com grande peso no consumo de bens, são essenciais na implementação de políticas de sustentabilidade, preservando os bens naturais às gerações futuras.

(*Leomar Daroncho, Procurador do Trabalho. *Cynthia Maria Simões Lopes, Procuradora Regional do Trabalho. Correio braziliense, junho de 2023 – Fragmento.) 
Na relação estabelecida na estrutura utilizada no título do texto pela preposição empregada pode ser observado o emprego da norma padrão assim como em: 
  • A O depoente respondeu objetivamente às questões propostas.
  • B Aquelas palavras ceifaram à esperança de que houvesse alguma solução.
  • C Em seguida, foi proposto que todos os presentes assistissem o vídeo referido.
  • D Em decorrência da situação apresentada, o presidente exonerou-lhe do cargo.
19
O direito humano ao meio ambiente equilibrado 

Em 2021, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu o meio 
ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. 

    É recente a preocupação com o meio ambiente, que era visto como fonte inesgotável de recursos. O primeiro alerta para a questão coube à bióloga Rachel Carson, no livro “A primavera silenciosa”, em 1962, denunciando os danos da poluição por produtos químicos.
    O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 junho, remete à abertura da Conferência da ONU em Estocolmo (1972), que inseriu a preocupação ambiental na pauta dos líderes mundiais, lançando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
    Seguiram-se encontros e tratados. Na Cúpula de 2015, foram definidos os novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030. Em 2021, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu o meio ambiente limpo, saudável e sustentável como um direito humano. A ação humana é a preocupação central das discussões, com a meta de preservar a vida e o planeta.
    O conceito: desenvolvimento sustentável, incorporado ao discurso público da ONU em 1987 – relatório Nosso Futuro Comum – sintetiza o compromisso com o futuro: “o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender as próprias necessidades”, apontando o flagelo da desigualdade. O desenvolvimento sustentável requer o atendimento das necessidades humanas pelo potencial produtivo, garantindo oportunidades iguais para todos.
    No Brasil, a Lei 6.938/1981 definiu o meio ambiente como “conjunto de bens, influências e interações de ordem físicas, químicas e biológicas, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. O conceito incorpora a compreensão da ONU acerca dos múltiplos fatores que afetam os seres vivos e as atividades humanas. Institucionalizou a Política Nacional do Meio Ambiente, marco histórico-humanístico para o desenvolvimento socioeconômico sustentável, a segurança nacional e a proteção da dignidade da pessoa humana.
    Nesse contexto, as organizações públicas, com grande peso no consumo de bens, são essenciais na implementação de políticas de sustentabilidade, preservando os bens naturais às gerações futuras.

(*Leomar Daroncho, Procurador do Trabalho. *Cynthia Maria Simões Lopes, Procuradora Regional do Trabalho. Correio braziliense, junho de 2023 – Fragmento.) 
O enfoque dado ao tema a partir do desenvolvimento das ideias e informações apresentadas no texto está indicado em: 
  • A Ênfase à popularidade do conceito de sustentabilidade e sua alta disseminação por meios diversos.
  • B Comprometimento de organizações públicas e instituições afins com os fatores sociais estabelecidos no século XXI.
  • C Necessidade do rompimento com estratégias estáticas de desenvolvimento que contribuem com aumento da desigualdade.
  • D Aplicação de políticas e ações de sustentabilidade que proporcionem o atendimento a necessidades humanas em uma associação de equilíbrio.
20

Leia o texto a seguir.



A ignorância não pode servir de álibi a ninguém para violar a gramática, a Constituição de nossa língua. Entretanto, as transgressões da norma culta são recursos às vezes indispensáveis a romancistas, contistas e poetas.



Sobre a estruturação ou conteúdo do texto lido, assinale a afirmativa correta. 

  • A A língua literária tem momentos aceitáveis de transgressão à norma culta.
  • B A expressão servir de álibi mostra a permissão jurídica de desrespeitar a norma culta.
  • C O termo entretanto mostra a oposição entre a gramática e a Constituição.
  • D A comparação entre a gramática e a Constituição mostra o valor ditatorial da linguagem correta.
  • E A ignorância torna aceitáveis alguns erros no uso da linguagem.