Uma empresa decidiu fazer seu planejamento de forma representativa e colaborativa. Para tanto, convidou um especialista em planejamento para dinamizar o processo e contou com a participação de representantes dos diversos setores da instituição. Observou-se, ao longo do processo de planejamento, um sentimento de pertença à instituição, no qual a liberdade para manifestar diferentes pontos de vista se fez presente, por meio de uma participação ativa e democrática.
Nesse contexto, a importância do planejamento participativo na empresa é relevante porque
Apesar de sua novidade, a visão pós-moderna tem algumas forças óbvias. Uma é a atenção dada à educação ética e moral, como o ponto de vista de Giroux e McLaren sobre a inclusão da diferença e da marginalidade e de como o “outro” (os proscritos à margem da sociedade) podem adicionar importantes dimensões a uma comunidade de aprendizagem.
OZMON & CRAVER. Fundamentos Filosóficos da Educação. São Paulo: Artmed. 2004. p 356.
Baseando-se no extrato de texto acima, situado na perspectiva pós-moderna, são considerados temas de reflexão e ações pedagógicas transformadoras e favorecedoras da pluralidade cultural:
O pedagogo que atua na escola ou na empresa trabalha com programas e ações voltadas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos, professores, funcionários e colaboradores. Portanto, seu trabalho está comprometido com a gestão de pessoas em seus respectivos desenvolvimento pessoal, profissional e de inovação institucional.
Sendo assim, são atribuições do pedagogo empresarial, na perspectiva da gestão de pessoas:
O projeto anual de uma empresa, coordenado pela pedagoga empresarial, foi planejado juntamente com os chefes de setores e funcionários. Para tanto, fizeram um levantamento de temas, escolhendo o tema “Redes sociais: muitos caminhos”, cujo objetivo foi abordar diversos usos das redes sociais, tais como serviços, divulgação, comportamentos, ensino e aprendizagem, fake news, engajamento, exposição pessoal e transtornos mentais.
A respeito dos usos das redes sociais na educação corporativa, situada na modalidade ensino híbrido (em que situações didáticas podem ser mescladas de formas on-line e presenciais), considera-se que o projeto acima descrito
Um dos grandes desafios da educação brasileira é a alfabetização de indivíduos durante a educação básica, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996. Com o propósito de fortalecer esse compromisso com a alfabetização, foi acrescentado a essa legislação o artigo 4º da LDB, inciso XI, que aborda o dever do Estado e suas garantias com educação escolar pública.
Nesse contexto, a alfabetização plena deverá ser assegurada como um direito dos indivíduos e compreendida como
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) sobre educação, divulgados pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 40,2% dos jovens entre 15 e 29 anos que abandonaram os estudos indicaram como principal motivação a necessidade de trabalhar.
Disponivel em : https://g1.globo.com/pr/parana/educacao/ noticia/2023/06/23/40percent-dos-jovens-indicam-necessidade-de-trabalhar-como-principal-motivacao-para-abandono- -dos-estudos-diz-ibge.ghtml. Acesso: 31 jul. 2023. G1. 2023.
Na perspectiva de uma análise sociológica da educação, a motivação dos alunos para abandonar os estudos tem como causa a(o)
A metodologia da personalização da aprendizagem, usando jogos e fichas de exercícios on-line, com o respectivo relatório dos resultados que acompanha o desempenho do grupo e de cada participante individualmente, caracteriza o uso da tecnologia digital a favor da aprendizagem e do seu monitoramento.
Diferentemente de críticas à impessoalidade gerada pelas tecnologias digitais, estudos têm mostrado que as tecnologias digitais na educação
A avaliação de um conjunto de programas oferecidos por uma empresa que envolve em seu processo a gestão como um todo, a publicidade e as políticas de recursos humanos relaciona-se à avaliação
Numa abordagem humanista dos processos educacionais, a ênfase se dá nas relações interpessoais e no crescimento que delas resulta, com atenção ao desenvolvimento da personalidade do indivíduo e à sua capacidade de atuar como pessoa integrada.
Na psicologia humanista, os teóricos representativos são:
As teorias da Escola Nova trazidas e estudadas no Brasil por Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, dentre outros, marcam fortemente o pensamento pedagógico brasileiro e influenciam ao que denominamos na história da educação brasileira de
Leia a frase a seguir.
Perde-se o Brasil, Senhor, porque alguns ministros de Sua Majestade não vêm cá buscar o nosso bem, vêm cá buscar nossos bens. (Pe. Antônio Vieira)
As palavras destacadas na frase mostram
Leia o texto a seguir.
A ignorância não pode servir de álibi a ninguém para violar a gramática, a Constituição de nossa língua. Entretanto, as transgressões da norma culta são recursos às vezes indispensáveis a romancistas, contistas e poetas.
Sobre a estruturação ou conteúdo do texto lido, assinale a afirmativa correta.