Resolver o Simulado Prefeitura de Tangará da Serra - MT - Professor - Educação Básica - SELECON - Nível Superior

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Pedagogia

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O currículo cultural possui diversas atividades de ensino que ajudam a construir o processo de ensino e aprendizagem na Educação Física escolar. Nesse sentido, Neira (2011) ressalta que a atividade de ensino denominada de ressignificação favorece a construção de identidades:

  • A democráticas, por meio de troca entre alunos, entre alunos e professor, da aceitação das diferenças e do respeito ao outro
  • B autoritárias, por meio de troca entre alunos, entre alunos e professor, da aceitação das diferenças e do respeito ao outro
  • C democráticas, por meio de troca apenas entre alunos e da valorização de identidades únicas no trabalho pedagógico
  • D autoritárias, por meio do trabalho pedagógico de conteúdos que valorizam as minorias políticas do Brasil
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Juliana, professora dos anos iniciais do ensino fundamental, optou por organizar o seu fazer pedagógico com base na interdisciplinaridade, dando ênfase à integração das diferentes áreas do conhecimento, por meio de projetos temáticos. Essa orientação requer:

  • A uma conduta rigorosa, metódica e rígida diante dos limites colocados pelas disciplinas
  • B uma atitude que pressupõe planejamento sistemático e integrado e disposição para o diálogo
  • C uma postura de abertura sobre as culturas do presente e do passado, buscando a especialização do conhecimento em uma disciplina específica
  • D um olhar sensível para o recorte do conhecimento que é próprio de cada disciplina, compreendendo a impossibilidade da superação de sua fragmentação
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O Plano Nacional de Educação anuncia os compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no país. Especificamente voltada a fortalecer sistemas educacionais inclusivos em todas as etapas, viabilizando acesso pleno à educação básica obrigatória e gratuita, a meta 4 propõe:

  • A universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino
  • B estimular a criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, para apoiar o trabalho de professores da educação básica com os(as) alunos(as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação
  • C manter e ampliar programas suplementares que promovam a acessibilidade nas instituições públicas, para garantir o acesso e a permanência de alunos(as) com deficiência, por meio da adequação arquitetônica, da oferta de transporte acessível
  • D contabilizar, para fins de repasse de recursos, as matrículas de estudantes da educação regular da rede pública que recebam atendimento educacional especializado complementar e suplementar
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A democratização da sociedade exige, necessariamente, informação e conhecimento para que a pessoa possa situar-se no mundo, argumentar, reivindicar e ampliar novos direitos. Sendo assim, a principal função social da escola de educação básica é:

  • A difundir os valores da cultura tradicional
  • B dar a conhecer os direitos individuais, a defesa dos interesses sociais e os valores culturais
  • C conscientizar sobre os diferentes tipos de preconceitos e discriminações que caracterizam a sociedade brasileira
  • D disseminar o conhecimento socialmente produzido e acumulado, de modo a formar os indivíduos para serem atores sociais
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Defendido por inúmeros professores e utilizado em grande parte das redes de ensino, o sistema de atribuição de notas a testes, provas e tarefas dos alunos é criticado por Jussara Hoffmann. A estudiosa do tema sugere, como alternativa, a avaliação mediadora, que ocorre, essencialmente, a partir da análise qualitativa da aprendizagem, efetivada por meio de:

  • A elaboração bimestral de relatórios de desenvolvimento de cada estudante
  • B análises periódicas dos níveis de aprendizagem atingidos pelos estudantes
  • C observações significativas e diferenciadas sobre cada aluno que resultam em intervenções pedagógicas pertinentes
  • D levantamento das dificuldades, potencialidades e expectativas dos alunos em relação aos conteúdos que serão abordados
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As teorias de aprendizagem que se baseiam no empirismo e no associacionismo colocam, como um dos princípios gerais da aprendizagem, a associação entre estímulos e respostas. Nesse sentido, o conteúdo que é apresentado funciona como estímulo, no decorrer da repetição das mesmas condições de ensino, e vai controlando progressivamente as respostas infantis, por isso, diz-se que essas respostas são condicionadas. No referencial construtivista, os estímulos são interpretados pela criança conforme suas possibilidades de entendimento. Isso significa que:

  • A o ponto de chegada de toda aprendizagem é o conteúdo a ser aprendido
  • B o ponto de partida de toda aprendizagem é o próprio sujeito e não o conteúdo a ser abordado
  • C o ponto de partida e de chegada de toda aprendizagem é o conhecimento a ser aprendido
  • D o ponto de referência para a aprendizagem é o professor, que funciona como modelo de aprendiz
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Para ensinar o sistema de numeração decimal, Marilene, professora dos anos iniciais do ensino fundamental, decidiu usar a numeração escrita e trabalhar, desde o início e simultaneamente, com diferentes intervalos da sequência numérica. A vantagem dessa decisão é:

  • A adiantar o processo de ensino sobre o sistema de numeração decimal, permitindo avançar nos conteúdos prescritos no currículo escolar
  • B fornecer, às crianças, um modelo de escrita numérica que vai reduzir os erros no processo de apropriação do sistema de numeração decimal
  • C permitir que as crianças analisem as regularidades da numeração escrita e tirem conclusões que favorecem o progresso na compreensão das leis do sistema
  • D diminuir o risco de respostas erradas que podem comprometer o êxito escolar das crianças na matemática, considerada uma disciplina com grandes percentuais de reprovação
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Aos sistemas e às redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, cabe incorporar, aos currículos, a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se:

  • A direitos da criança e do adolescente, educação para o trânsito, educação ambiental, educação financeira
  • B processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso, educação especial e educação profissional
  • C direito à aprendizagem ao longo da vida, educação de jovens e adultos, prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher
  • D educação especial, orientação sexual, educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afrobrasileira, africana e indígena
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Segundo Cagliari (1998, p. 201), “alguns professores consideram que as crianças que iniciam sua alfabetização não conseguem lidar bem com textos e, por isso, eles dão, em sala de aula, apenas palavras e frases isoladas”. Para o referido autor, essa prática pedagógica dos professores pode ser considerada:

  • A fundamentada cientificamente, tendo em vista que a abordagem segue os passos do método analítico da palavração
  • B adequada, porque considera a especificidade do processo inicial da aprendizagem da leitura e da escrita, partindo do que é mais simples para chegar ao complexo
  • C equivocada, uma vez que pulou etapas do processo de alfabetização, que deve iniciar com o ensino do alfabeto e, em seguida, trabalhar com a junção de letras para formação de sílabas
  • D preconceituosa, pois considera que, na fala comum dos alunos, não existe um texto e despreza os seus discursos que não apresentam traços culturais bem marcantes de uma determinada expectativa literária
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Conforme o Artigo 70 da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/96), poderão ser consideradas como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, tais como:

  • A obras de infraestrutura, realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar
  • B subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural
  • C exposições, feiras ou mostras de literatura e cultura, voltadas ao aprendizado dos alunos ou à formação continuada dos profissionais da educação
  • D pesquisa, quando vinculada ou não às instituições de ensino, ou, quando efetivada dentro ou fora dos sistemas de ensino, que visem ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão

Legislação dos Municípios do Estado do Mato Grosso

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Cabe ao Município de Campo Verde garantir a todos pleno exercício dos direitos culturais. A comunicação é reconhecida como um direito cultural e um direito dos cidadãos, cabendo ao poder constituído incentivar:

  • A a homogeneidade e a variedade das fontes de informação
  • B a participação de entidades representativas da sociedade na definição das políticas de comunicação
  • C o acesso às mensagens que circulem no meio social, de forma reservada aos profissionais de comunicação
  • D o surgimento de emissoras de radiodifusão e televisão, geridas por grupos plurais que representem a sociedade civil
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Após sofrer limitação em sua capacidade física, verificada em inspeção médica, o servidor poderá ser investido em cargo de atribuição e assumir responsabilidades compatíveis com a limitação sofrida. A readaptação, de acordo com o disposto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Campo Verde:

  • A será efetivada em cargos de padrão igual, superior ou inferior de vencimento
  • B caso efetivada em cargo de padrão superior, importará ao servidor vencimento correspondente ao cargo que ocupava
  • C somente poderá ocorrer no prazo de 02 (dois) anos, a contar do laudo médico que comprovar a capacidade do servidor para o exercício do cargo
  • D que ocorrer na hipótese em que inexistirem vagas disponíveis, importará na designação ao servidor das atribuições do cargo indicado, até regular o provimento
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Segundo a Lei Municipal nº 152/92, que trata do Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Campo Verde, o servidor que, por prescrição legal, deva prestar caução como garantia poderá realizá-la na seguinte modalidade:

  • A seguro fiança
  • B seguro de vida
  • C título de dívida privada
  • D Seguro Fidelidade Funcional, emitido por instituição autorizada legalmente
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Atendendo ao que determina a Lei Orgânica Municipal de Campo Verde, o município, de forma articulada com o Estado, organizará seu sistema de ensino municipal, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa humana, ao seu preparo para o exercício da cidadania, com base no seguinte princípio:

  • A gratuidade do ensino público e privado em estabelecimentos oficiais e instituições parceiras, até a etapa do ensino fundamental
  • B educação escolar pública e privada de qualidade nos graus organizados e mantidos pelo poder público municipal, até a etapa do ensino médio
  • C gestão democrática, em todos os níveis dos sistemas de ensino, com eleição direta para diretores das unidades de ensino e dirigentes regionais e composição paritária dos Conselhos Deliberativos Escolares, com participação dos profissionais de ensino, pais e alunos
  • D valorização dos profissionais do ensino garantindo, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, jornada de trabalho de, no máximo, vinte horas, sendo metade destinada a planejamento e estudos extraclasse e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos
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Conforme a lei nº 152, de 19 de novembro de 1992, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do município de Campo Verde-MT e dá outras providências, adquire a estabilidade o servidor nomeado por concurso público, após 03 (três) anos de efetivo exercício, mediante aprovação em estágio probatório, onde será avaliada sua aptidão e capacidade para o desempenho no cargo. (Redação dada pela Lei nº 1304/2007). São considerados objetos de avaliação tratados no caput deste artigo:

  • A entusiasmo e presteza
  • B atendimento ao público e criatividade
  • C conhecimento e qualidade dos trabalhos atribuídos
  • D capacidade de trabalho em equipe e competitividade
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De acordo com a Lei nº 2102, de 24 de junho de 2015, o Plano Municipal de Educação de Campo Verde tem como uma de suas diretrizes a:

  • A melhoria dos resultados nas avaliações institucionais externas
  • B promoção do princípio da gestão democrática da educação
  • C universalização do atendimento em classes especiais
  • D formação para o mundo acadêmico e profissional
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De acordo com a Lei Orgânica do Município de Sapezal, constituir as Comissões é de competência privativa:

  • A do Presidente da Câmara Municipal
  • B da Câmara Municipal
  • C do Prefeito
  • D da Mesa
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O Plano Municipal de Educação de Sapezal foi elaborado com base em dez diretrizes, emanadas do Plano Nacional de Educação. Uma delas é a seguinte:

  • A erradicação do analfabetismo
  • B valorização dos (as) professores (as)
  • C melhoria da qualidade da educação familiar
  • D gestão democrática em escolas públicas e privadas
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Segundo a Lei Orgânica do Município de Nova Mutum-MT, o número de vereadores que compõem a Câmara Municipal é de:

  • A 15
  • B 13
  • C 10
  • D 9
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De acordo com a Lei Orgânica do Município de Nova Mutum-MT, é de competência privativa desse Município:

  • A proporcionar os meios de acesso à cultura
  • B cuidar da saúde e da assistência pública
  • C fomentar a produção agropecuária
  • D elaborar o orçamento anual

Noções de Informática

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Pedro recebeu de outro colega de trabalho, por e-mail, três arquivos com extensão avi, gif e rar. Nesse caso, ele imediatamente identificou esses arquivos como sendo, respectivamente:

  • A de sistema, de vídeo e de imagem
  • B de música, de vídeo e de programa
  • C de vídeo, de imagem e compactado
  • D de imagem, de música e de sistema
  • E compactado, de sistema e de programa
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Para que microcomputadores e notebooks operem satisfatoriamente, é necessário que ocorra a integração de diversos dispositivos de entrada e saída de dados. Atualmente, um tipo de impressora integra as funções de impressão propriamente dita, de fotocopiadora e de scanner na digitação de fotos e documentos. Esse tipo de impressora é conhecida como:

  • A inkjet
  • B laserjet
  • C matricial
  • D multifuncional
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Um usuário de computador criou uma planilha no MS Excel do MS Office 365 e inseriu, na célula E6, a fórmula “=$C1+D$2+$G$3”. Ao copiar essa fórmula e a inserir na célula G8, ela assume a seguinte forma:

  • A $C1+D$2+$G$3
  • B $C1+F$1+$H$4
  • C $C2+D$3+$H$3
  • D $C3+F$1+$H$4
  • E $C3+F$2+$G$3
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No uso dos recursos da internet, ferramentas de busca e pesquisa são conhecidas como buscadores e, em termos gerais, são sistemas encarregados de pesquisarem arquivos armazenados em servidores da internet. Para encontrá-los, recorrem à identificação de palavras-chaves usadas pelo internauta durante sua pesquisa e, como resultado, entregam uma lista de links que direcionam a sites que, por sua vez, mencionam assuntos relacionados ao termo pesquisado. Além do Google, um buscador muito utilizado é conhecido como:

  • A Bing
  • B Linkedin
  • C CCleaner
  • D Instagram
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A planilha da figura foi criada no Excel do pacote MS Office 2019 BR, tendo sido realizados os procedimentos descritos a seguir. 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
I. Em C5, foi inserida a expressão =SOMA(A3;C3). II. Em C7, foi inserida a expressão =MÉDIA(A3:C3). III. Em C9, foi inserida uma expressão usando a função MAIOR, que determina o maior número entre todos nas células A3, B3 e C3.
Se a célula B3 tiver seu conteúdo alterado de 9 para 15, os valores mostrados em C5 e C7 e a expressão inserida em C9 serão, respectivamente:

  • A 39, 13 e MAIOR(A3:C3)
  • B 24, 11 e MAIOR(A3:C3)
  • C 39, 11 e MAIOR(A3:C3;1)
  • D 24, 13 e MAIOR(A3:C3;1)
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No uso dos recursos do editor Word do pacote MS Office 2019 BR, um funcionário da Prefeitura de Nova Mutum realizou os procedimentos descritos a seguir, durante a digitação de um trabalho.
I. Selecionou todo o texto e executou um atalho de teclado, que aplicou alinhamento centralizado ao título do documento.
II. Ao final da digitação, posicionou o cursor do mouse no início do texto e pressionou uma tecla de função para fazer a verificação e a correção ortográfica.
O atalho de teclado em I e a tecla de função em II são, respectivamente:

  • A Ctrl + E e F7
  • B Ctrl + E e F9
  • C Ctrl + C e F7
  • D Ctrl + C e F9
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Em um notebook gerenciado pelo Windows 10 BR x64, um funcionário da Prefeitura de Nova Mutum está navegando em sites da internet, usando o browser Microsoft Edge. Para acessar a área de trabalho desse notebook, ele deve executar um atalho de teclado, indicado na seguinte opção:

  • A Ctrl + T
  • B Ctrl + D
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
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No contexto da Organização e da Arquitetura de computadores, atualmente, há uma tendência para o emprego de um conector padrão na integração dos dispositivos de entrada e de saída de dados à configuração de notebooks e de microcomputadores, como exemplificado por meio do cabo de impressora a seguir.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Esse conector padrão é conhecido pela sigla:

  • A PS2
  • B USB
  • C HDMI
  • D SATA
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As planilhas das figuras (I) e (II) fazem parte de um mesmo arquivo criado no Excel 2019 BR.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


 Em D6 da planilha CLIN1 foi inserida uma expressão usando a função MENOR para determinar o menor número entre todos nas células A4, A5, A6 e A7.

 Em C6 da planilha CLIN2 foi inserida uma expressão que transporta o valor de D6 em CLIN1 para C6 de CLIN2.

As expressões inseridas em D6 de CLIN1 e C6 de CLIN2 são respectivamente:

  • A =MENOR(A4:A7) e =CLIN1!D6
  • B =MENOR(A4:A7) e =CLIN1&D6
  • C =MENOR(A4:A7;1) e =CLIN1!D6
  • D =MENOR(A4:A7;1) e =CLIN1&D6
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As redes sem fio são muito empregadas na comunicação de dados entre microcomputadores, notebooks e celulares. São implementadas por meio de roteadores que fornecem o sinal de dados para a conexão, atualmente em dois tipos de frequência (2,4 e 5 GHz), de acordo com o padrão IEEE-802.11/ac. Essas redes são denominadas:

  • A wlan
  • B wi-f
  • C bitnet
  • D metronet