Resolver o Simulado Professor - Atendimento Educacional Especializado - Instituto Consulplan - Nível Médio

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Legislação Municipal

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Joca, servidor municipal, praticou crime contra a Administração Pública. Quanto ao regime disciplinar, nos termos do Estatuto dos Servidores do Município de Parauapebas/PA, considerando a situação hipotética, é correto afirmar que:
  • A Se causar prejuízo a terceiros, após ação de regresso, responderá objetivamente pelos danos causados.
  • B Se absolvido no processo penal por falta de provas, não restará afastada a responsabilidade administrativa.
  • C Se causar prejuízo ao erário, na hipótese de falecimento, o dever de ressarcimento não alcança os herdeiros.
  • D Se o crime contra a Administração for praticado por conduta omissiva, não haverá responsabilidade administrativa.
2
Sobre o Estatuto dos Servidores do Município de Parauapebas/PA, assinale a afirmativa correta.
  • A Não haverá posse no caso de provimento de cargo público pelo critério de promoção.
  • B Um servidor em férias, convocado para investidura em outro cargo, deve tomar posse em 20 (vinte) dias.
  • C O prazo para entrar em efetivo exercício do cargo público é de 15 (quinze) dias, contados da posse.
  • D A cada 10 (dez) cargos comissionados municipais, 3 (três) devem ser ocupados por servidores efetivos.
3
Sobre o Estatuto dos Servidores do Município de Parauapebas/PA, assinale a afirmativa correta
  • A O período em que o servidor participou, devidamente autorizado, de programa de treinamento ,será contado como tempo de serviço.
  • B Os dias de repouso do servidor municipal deverão recair, facultativamente, em feriados civis e religiosos e, necessariamente, nos domingos
  • C Considerando que determinado servidor tenha sido exonerado a pedido, a vacância do cargo ocorrerá após o período de desistência, que é de 10 (dez) dias.
  • D No aproveitamento de servidores municipais colocados em disponibilidade, a preferência para o provimento da vaga será do servidor de maior idade.
4
Juca, servidor municipal, tem contra si um processo administrativo disciplinar. Nos termos do Estatuto dos Servidores do Município de Parauapebas/PA, considerando a situação hipotética, é correto afirmar que: 
  • A Mesmo antes da condenação final, poderá ser afastado do exercício do cargo.
  • B A comissão processante será composta por servidores de nível superior de formação.
  • C Havendo mais de uma infração, a aplicação da penalidade caberá ao prefeito municipal.
  • D O advogado de Juca poderá assistir aos interrogatórios, vedado inquirir as testemunhas.
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Jonas, servidor efetivo municipal, encontra-se em estágio probatório. Nos termos do Estatuto dos Servidores do Município de Parauapebas/PA, considerando a situação hipotética, é correto afirmar que o servidor:
  • A Não poderá se afastar para exercer cargo em comissão, salvo de no âmbito estadual.
  • B Pode gozar de licença para o serviço militar, ficando com o estágio probatório suspenso.
  • C Após gozo de licença, deverá retornar ao exercício do cargo na primeira segunda-feira seguinte.
  • D Afastado para exercício de mandato eletivo federal, contará o período como estágio probatório.
6
Camila, aprovada em concurso público para a Prefeitura Municipal de Colômbia/SP, foi nomeada para o cargo de nutricionista e tomou posse em 31 de janeiro de 2019. Passado o prazo legal previsto no Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Colômbia/SP para entrada em exercício, Camila não compareceu ao local para o qual foi designada, deixando de entrar em exercício. Nesta situação, Camila será:
  • A Demitida.
  • B Revertida.
  • C Exonerada a pedido
  • D Exonerada de ofício.
7
De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Colômbia/SP, são penalidades disciplinares, EXCETO:
  • A Demissão.
  • B Suspensão.
  • C Repreensão.
  • D Exoneração.
8
De acordo com o Art. 11 da Lei Orgânica do Município nº 01, de 5 de abril de 1990, é de competência administrativa comum do Município, da União e do Estado:
  • A Fixar, fiscalizar e cobrar tarifas, taxas e preços públicos.
  • B Dispor sobre administração, utilização e alienação dos bens públicos.
  • C Fiscalizar, nos locais de vendas, peso, medidas e condições sanitárias dos gêneros alimentícios.
  • D Impedir a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural.
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Remuneração, segundo o Art. 129 da Lei nº 328, de 10 de outubro de 1975, é a retribuição paga ao funcionário pelo efetivo exercício do cargo, correspondente ao padrão fixado em Lei, acrescido das vantagens pessoais de que seja titular. Sobre a remuneração, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O servidor perderá a remuneração do dia se deixar de comparecer ao serviço injustificadamente. ( ) O servidor perderá um quinto da remuneração do dia, quando comparecer ao serviço, dentro da hora seguinte à marca para o início da jornada de trabalho. ( ) O servidor perderá um terço da remuneração, durante o afastamento por motivo de prisão em flagrante. ( ) O servidor perderá dois terços da remuneração, durante o afastamento em virtude de condenação, por decisão definitiva, a pena que não implique na perda do cargo. A sequência está correta em
  • A V, V, V, V.
  • B F, V, V, F.
  • C V, F, V, V.
  • D F, F, V, F.
10
De acordo com a Lei Orgânica do Município nº 01, de 5 de abril de 1990, é considerado Lei Complementar, EXCETO:
  • A Código de Obras e Edificações.
  • B Emendas à Lei Orgânica Municipal.
  • C Lei Orgânica Instituidora da Guarda Municipal
  • D Lei Instituidora do Regime Jurídico dos Servidores Municipais.

Raciocínio Lógico

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Considere os dois argumentos apresentados a seguir:

I. Se alguém é bacharel em direito, então conhece a jurisprudência. Carla conhece a jurisprudência. Portanto, Carla é bacharel em direito.
II. Ou o juiz não deu o veredito, ou inocentou o réu. O juiz deu o veredito. Portanto, inocentou o réu.

A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que: 
  • A Ambos são válidos.
  • B Ambos são inválidos.
  • C I é válido e II é inválido.
  • D II é válido e I é inválido.
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Das alternativas apresentadas a seguir, qual apresenta o raciocínio indutivo? 
  • A Os técnicos administrativos da DPE-PR são todos felizes. Por isso eu quero passar neste concurso: para ser feliz.
  • B Amanhã é feriado para os servidores públicos do Paraná. Assim, os técnicos administrativos da DPE-PR poderão descansar.
  • C Para se tornar defensor público é preciso ser bacharel direito. Como Carla é defensora pública, certamente ela é bacharel em direito.
  • D Jonas foi participar de um curso na Alemanha. José vai fazer mestrado na França. Marcela foi palestrar em um seminário na Espanha. Ser servidor da DPE-PR significa ter oportunidades de aprimoramento profissional.
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Ao se realizar uma pesquisa com os técnicos, analistas e defensores públicos da DPE-PR sobre gostarem ou não de cozinhar, constatou-se que:

 Alguns técnicos gostam de cozinhar.
 Nenhum defensor público gosta de cozinhar.
 Todo analista gosta de cozinhar.

Considerando-se que José participou dessa pesquisa, pode-se concluir que: 
  • A José gostar de cozinhar é necessário para ser analista. 
  • B Se José não é defensor público, então gosta de cozinhar.
  • C Não gostar de cozinhar é suficiente para José não ser analista.
  • D José não gostar de cozinhar é necessário para não ser defensor público.
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Considere um conjunto C formado pelos números racionais Z = r/s, em que r e s são inteiros positivos definidos nos intervalos:
0 < s < 10 e 3 < r < 10. O número de elementos distintos que o conjunto C possui que são múltiplos de 3 é 
  • A 2.
  • B 3.
  • C 4.
  • D 5.
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Analise as sentenças a seguir:

I. x – 4 = 16.
II. Márcio é servidor público estadual.
III. Ela disse que está nevando em Curitiba.

Das sentenças apresentadas qual(quais) é(são) aberta(s)? 
  • A I.
  • B III.
  • C I e III.
  • D II e III.
16
Considere as seguintes proposições: 

P1: (B) ∧ (¬A)
P2: (A ↔ ¬A) → ((→ ¬B∨ (A B))

A respeito dessas proposições, é correto afirmar que P1 e P2 são, respectivamente, 
  • A contradição e tautologia
  • B contingência e tautologia.
  • C contradição e contingência.
  • D contingência e contradição.
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Na ouvidoria da DPE-PR trabalham dez servidores: seis homens e quatro mulheres. Os cidadãos podem ligar para este setor para tirar dúvidas, pedir ajuda, dar sugestões etc, e são sempre atendidos por um dos servidores de forma aleatória, sendo a probabilidade de atendimento igual para todos os servidores. Assim, se um cidadão ligar duas vezes para este setor, a probabilidade de que ele seja atendido uma vez por uma mulher e uma vez por um homem pertence a qual dos intervalos a seguir? 
  • A 1,0% até 10,0%.
  • B 10,1% até 25,0%.
  • C 25,1% até 50,0%.
  • D 50,1% até 99,9%.
18
Considere o conjunto T formado pelo universo de profissionais que atuam como técnicos administrativos. Se D é o conjunto das pessoas que trabalham na DPE-PR e G é o conjunto de todas as pessoas que possuem graduação, qual alternativa representa o conjunto dos técnicos administrativos da DPE-PR que não possuem graduação? 
  • A (D ∩ T) – G.
  • B (D ∩ T ∩ G).
  • C (D ∩ G) ∪ T.
  • D (D ∪ T) ∩ G.
19
Durante um julgamento, determinado defensor público afirmou: 

“Se o réu não é inocente, então as provas estão contaminadas ou o processo será anulado”. 

A outra parte negou a afirmação feita pelo defensor, dizendo:
  • A O réu é inocente, as provas não estão contaminadas e o processo não será anulado.
  • B O réu não é inocente, as provas não estão contaminadas nem o processo será anulado.
  • C Se o processo não for anulado e as provas não estão contaminadas, então o réu é inocente.
  • D Se o réu é inocente, então as provas não estão contaminadas e o processo não será anulado.
20
Considere a seguinte proposição: 
“Se o Maria trabalha na DPE-PR, então ela domina as ferramentas de informática e sabe atuar de maneira técnica”. 

Uma proposição equivalente à apresentada é: 
  • A Saber atuar de maneira técnica ou dominar as ferramentas de informática é suficiente para Maria trabalhar na DPE-PR.
  • B Se Maria não trabalha na DPE-PR, então ela não domina as ferramentas de informática ou não sabe atuar de maneira técnica.
  • C Não saber atuar de maneira técnica ou não dominar as ferramentas de informática é suficiente para Maria não trabalhar na DPE-PR.
  • D Não dominar as ferramentas de informática ou não saber atuar de maneira técnica é necessário para Maria não trabalhar na DPE-PR.

Noções de Informática

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Sobre os conceitos de Internet, um Uniform Resource Locator – URL, se refere a: 
  • A Protocolo de rede.
  • B Tipo de vírus de computador.
  • C Conexão de dispositivos na rede.
  • D Endereço que especifica a localização de um recurso na web, como uma página da web.
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Em relação à comunicação de dados, o objetivo principal de um protocolo de comunicação em uma rede de computadores é: 
  • A Controlar a velocidade da Internet.
  • B Determinar a senha de acesso à rede.
  • C Gerenciar o armazenamento de dados na rede.
  • D Estabelecer regras para a transmissão de dados entre dispositivos.
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No Microsoft Excel 2013, a função “Quebrar texto automaticamente”: 
  • A Abrevia o texto excessivo em uma célula.
  • B Envia parte do texto para uma nova célula.
  • C Reduz o tamanho da fonte para caber todo o texto em uma célula.
  • D Divide automaticamente o texto longo em várias linhas dentro de uma célula.
24
Ana precisou copiar parte do trecho de um documento em uma página da internet; porém, ao colar o texto no Word 2013, escolheu a opção “Colar Especial”. No Microsoft Word, a finalidade da opção “Colar Especial” é colar o conteúdo 
  • A da área de transferência como uma imagem.
  • B da área de transferência como uma página HTML.
  • C da área de transferência em um formato específico.
  • D copiado da área de transferência fazendo uma cópia exata do texto colado.
25
Determinado profissional ao utilizar o computador percebeu que a data e a hora estão erradas. Para isso ele utilizou a opção de configurar a data e a hora do computador. Como é ajustado manualmente a data e a hora no Windows 10? 
  • A Abrir o Painel de Controle; selecionar “Região”; escolher a opção “Data/hora”; e, em seguida, “Alterar data e hora...”.
  • B Abrir as Configurações; selecionar “Rede e Internet”; em seguida, escolher “Data e Hora”; e, “Definir Data e Hora Manualmente” – “Ajustar”.
  • C Clicar com o botão direito do mouse no ícone da data e hora na barra de tarefas; escolher a opção “Ajustar Data/Hora”; e, em seguida, “Definir Data e Hora Manualmente” – “Ajustar”.
  • D Clicar com o botão esquerdo do mouse no ícone da data e hora na barra de tarefas; escolher a opção “Definir Data/Hora”; e, em seguida, “Definir Data e Hora Manualmente” – “Ajustar”.
26
“Função que pode ser empregada no Microsoft Excel sempre que for necessário buscar um valor em uma tabela, bem como retornar um valor correspondente em uma coluna específica. É útil para buscar informações relacionadas em grandes conjuntos de dados ou para criar tabelas dinâmicas.” As informações se referem à função de:
  • A SE
  • B SOMA
  • C PROC
  • D PROCV
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Sobre o Microsoft Excel, analise as afirmativas a seguir.

I. É uma ferramenta amplamente utilizada para a criação de planilhas e análise de dados.
II. Trata-se de um processador de texto que oferece recursos de verificação ortográfica e gramatical.
III. É conhecido por realizar cálculos complexos, criar gráficos e tabelas, além de automatizar tarefas repetitivas.

Está correto o que se afirma apenas em
  • A I.
  • B II.
  • C I e II.
  • D I e III.
28
De acordo com o fluxo de texto produzido nos documentos do Word é comum, após a conclusão de determinados assuntos, dar sequência em outra página, especialmente quando se quer iniciar um novo capítulo, seção ou bloco de texto. No Microsoft Office 2016 (Configuração Padrão – Idioma Português-Brasil), o que possibilita avançar para a próxima página sem a necessidade de utilizar a tecla “spacebar” para inserir espaço até atingir uma nova página é:
  • A Página par.
  • B Página ímpar.
  • C Quebra de página.
  • D Quebra de coluna.
29
Durante a produção de textos no Microsoft Word 2016 (Configuração Padrão – idioma Português-Brasil), é comum alterar o tamanho da fonte em partes do texto, para isso basta selecionar o texto que se deseja modificar, usar a opção “Tamanho da fonte” na barra de ferramentas ou no painel de formatação. Tal procedimento também pode ser ativado por meio de teclas de atalho. Quais teclas de atalho são responsáveis por aumentar e diminuir o tamanho da fonte no Microsoft Word, respectivamente?
  • A Ctrl + ] e Ctrl + [
  • B Ctrl + B e Ctrl + S
  • C Ctrl + A e Ctrl + U
  • D Ctrl + C e Ctrl + V
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O layout da página no Word faz referência à aparência visual e organização do conteúdo em uma página, que inclui margens, orientação, tamanho, colunas, quebras, número de linhas, dentre outros. No Microsoft Word 2016 (Configuração Padrão – idioma Português-Brasil), qual das opções a seguir é uma orientação de página?
  • A A4.
  • B Carta.
  • C Retrato.
  • D Tabloide.

Pedagogia

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A BNCC – Base Nacional Comum Curricular, descreve as competências e as habilidades que o aluno deve desenvolver em cada etapa de seu processo educacional e formativo. O principal objetivo é promover uma educação de qualidade a partir da equidade e melhoria do ensino, de modo que a experiência escolar torne o aluno apto para exercer sua cidadania ativamente, adentrar o mercado de trabalho e dar prosseguimento aos estudos. As disposições da BNCC englobam:
  • A O Ensino Médio, apenas.
  • B A Educação Infantil, apenas.
  • C Do Ensino Superior em diante.
  • D Da Educação Infantil ao Ensino Médio.
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A BNCC – Base Nacional Comum Curricular, é um documento elaborado pelo MEC – Ministério da Educação, que preconiza diretrizes para o currículo escolar das instituições de ensino presentes em todo o território nacional. Um dos conceitos nela disposto a partir da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e antecipado pela Constituição, estabelece a relação entre o que é básico-comum e o que é diverso em matéria curricular, a saber:
  • A Os currículos são comuns; as competências e as diretrizes são diversas.
  • B As competências e as diretrizes são comuns; os currículos são diversos.
  • C Os currículos, as competências e as diretrizes são diversos; e o que é comum em matéria curricular não é compreendido pela BNCC.
  • D Os currículos, as competências e as diretrizes são comuns; o que é diverso em matéria curricular não é compreendido pela BNCC.
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Para a realização do ato da matrícula, de modo que o registro da criança/adolescente como aluno da instituição seja plenamente efetivado, alguns critérios devem ser observados pela secretaria escolar e cumpridos pelo matriculando. Dentre as obrigações para que um aluno seja efetivamente matriculado em uma determinada série/ano/período, pode-se citar, EXCETO:
  • A Apresentar documentação adequada de modo a possibilitar sua identificação.
  • B Residir, obrigatoriamente, no mesmo bairro ou comunidade em que está localizada sua unidade escolar.
  • C Apresentar o histórico escolar, em caso de transferência e matrículas posteriores à inicial do ensino fundamental.
  • D Haver cursado o período letivo imediatamente anterior, quando houver, ou concluído processo de aceleração de estudos ou processo avaliativo específico que propicie avanço.
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Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, mais da metade dos brasileiros de 25 anos ou mais não concluiu a educação básica. Nesse contexto, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) surge como uma forma de contornar a problemática educacional, pois se trata de uma iniciativa governamental que confere ao aluno o diploma de educação básica ao propor medidas educacionais focadas em:
  • A Instaurar socialmente a educação à distância por meio da consolidação da inclusão digital e do uso da tecnologia na educação.
  • B Propor uma modalidade de ensino para aqueles que, por razões diversas, não tiveram a oportunidade de concluir a educação formal na idade adequada.
  • C Substituir definitivamente o ensino escolar em contexto geral, tanto para crianças quanto para adultos, oferecendo uma alternativa mais acessível devido à flexibilização de horários.
  • D Reforçar conteúdos didáticos para ex-alunos que concluíram a educação básica, consolidando sua jornada estudantil por meio da manutenção do contato com os conteúdos anteriormente vistos.
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A ficha de avaliação é uma importante ferramenta para a execução plena das práticas pedagógicas, pois permite a elaboração de estratégias personalizadas para o aprimoramento da prática docente e o ensino dos alunos. É correto afirmar que a ficha de avaliação é um documento redigido, primordialmente, na intenção de:
  • A Monitorar a evolução da aprendizagem do aluno.
  • B Oferecer suporte psicológico e minimizar divergências sociais entre a classe.
  • C Intermediar o diálogo entre professores e pais dos alunos, substituindo-o integralmente.
  • D Avaliar o potencial do aluno para o sucesso de suas atividades ao início de um ano letivo.
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Trabalhar na secretaria de uma instituição significa, além de manter contato com os ambientes de ensino e as práticas pedagógicas, administrar documentos fundamentais ao contexto escolar. Um exemplo de documento frequentemente requisitado por alunos e ex-alunos, por razões curriculares, qualificativas e de transferência de instituição, é o histórico escolar. Nele, constam informações imprescindíveis para a avaliação do desempenho do aluno e sua identificação como estudante, dentre as quais pode-se citar, EXCETO:
  • A Os conteúdos e disciplinas estudados de forma geral.
  • B O nome da instituição de ensino frequentada pelo aluno.
  • C Registros disciplinares e médicos concernentes à conduta e ao físico do aluno.
  • D Os conceitos e médias obtidos pelo aluno nas atividades e avaliações ministradas em classe.
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A matrícula é um dos principais eventos administrativos em uma instituição de ensino, uma vez que consiste na efetivação da entrada do aluno no ambiente escolar e a consumação da possibilidade de início de suas atividades letivas em convergência com os processos pedagógicos de sua turma. Quando o aluno passa de um estabelecimento de ensino para outro, independentemente da localização de ambos, apresentando o histórico escolar do estabelecimento de ensino de origem ao estabelecimento de ensino de destino, tem-se um caso de matrícula:
  • A Inicial.
  • B Renovada.
  • C De transferência.
  • D De progressão parcial.
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A secretaria escolar, por constituir setor responsável pela documentação dos fatos relativos ao cotidiano do ambiente de ensino, deve proceder ao registro de informações relevantes para a plena manutenção do instituto. Entre os dados cabíveis de escrituração, pode-se citar como pertinentes as temáticas citadas a seguir, EXCETO:
  • A A rotina escolar estudantil.
  • B As ocorrências comuns ao ambiente escolar.
  • C As atividades instrutivas extraescolares dos alunos e funcionários.
  • D As atividades profissionais ministradas por professores e agentes administrativos educacionais.
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Em consonância com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica – modalidade Educação Especial, Resolução nº 4 CNE/CEB 2009, fica estabelecido que:  
  • A O AEE em ambiente hospitalar ou domiciliar possa ser ofertado aos alunos, pelo respectivo sistema de ensino, na educação especial de forma complementar ou suplementar.
  • B O AEE é realizado na sala de recursos multifuncionais na própria escola, no contraturno da escolarização, podendo, também, ser realizado na rede privada se os alunos arcarem com os custos.
  • C O AEE tem como função substituir a formação convencional do aluno com deficiência disponibilizando serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem barreiras para sua aprendizagem.
  • D A elaboração do plano de AEE é de competência das respectivas secretarias de educação estaduais em articulação com os professores do ensino especial e ensino regular, com a participação das famílias.
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Independência e autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla devem ser preservadas


       No dia 22 de agosto, Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, voltamos nossa atenção para as perspectivas sobre o direito ao protagonismo e ao cuidado, tópicos fundamentais na garantia dos direitos humanos das pessoas com deficiências intelectuais. Todas as pessoas possuem necessidades de cuidado, que variam dentro da amplitude da diversidade humana. Além disso, para as pessoas com deficiência intelectual, o cuidado se configura como um campo de proteção social, dentro de um contexto histórico de discriminação e exclusão capacitista. A valorização contemporânea do conhecimento técnico e da produtividade colaboram para a segregação das pessoas com deficiência intelectual. Existe uma expectativa social ancorada na dicotomia autonomia x cuidado, pela qual se espera que a pessoa com deficiência intelectual ocupe um lugar de independência para ser considerada autônoma e capaz de expressar sua vontade.
        A noção de cuidado enquanto direito social rompe com esta dicotomia, uma vez que o cuidado pode ser condição essencial para a participação social e o exercício da autonomia – entendida como manifestação de interesses, independentemente da quantidade de suporte que lhe seja necessário. A autonomia não significa independência: as pessoas com deficiência intelectual podem precisar de diferentes suportes para exercer sua autonomia e protagonizar sua história. É importante que seja garantido o acesso às estratégias de apoio necessárias para que as pessoas com deficiência intelectual possam expressar livremente suas vontades, serem escutadas, respeitadas e valorizadas como sujeitos. A presença de um(a) cuidador(a) ou apoiador(a) não pode, de maneira alguma, implicar um apagamento deste sujeito, pois isso acabaria por se tornar uma prática capacitista.
         Dentro desta perspectiva do direito ao cuidado, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – Lei Federal 13.146 –, sancionada em 2015, alterou as prerrogativas legais sobre capacidade civil e processos de curatela. Com esta mudança, as pessoas com deficiência intelectual deixaram de ser consideradas absolutamente incapazes, e os processos de curatela passaram a reger apenas questões financeiras e patrimoniais. Isto significa que, independentemente da diversidade cognitiva, pessoas com deficiência intelectual possuem direito ao casamento, à convivência comunitária, de decidir sobre questões reprodutivas, e a toda a plenitude da capacidade civil, configurando-se como violação de direito posicionamentos contrários. A LBI trouxe, também, uma nova medida de formalização do cuidado, a tomada de decisão apoiada. Com isso, a pessoa com deficiência elege duas pessoas de sua confiança para lhe prestar apoio na tomada de decisão sobre os atos da vida civil, compartilhando essas responsabilidades sempre com base na expressão da vontade e respeito aos interesses da pessoa com deficiência, que determina qual será o limite do apoio prestado.


(Disponível em: https://crppr.org.br.)
No texto, defende-se a ideia de que em uma perspectiva de sociedade inclusiva:
  • A A deficiência intelectual impede a tomada de decisões que fica sob responsabilidade dos escolhidos pela pessoa com deficiência.
  • B A presença do cuidador ou apoiador deve ser excluída, pois obstaculiza o exercício da capacidade civil das pessoas com deficiência.
  • C O cuidado é responsabilidade coletiva porque a sociedade compartilha o dever de efetivar os direitos das pessoas com deficiência.
  • D A autonomia da pessoa com deficiência, que necessita de variados suportes especiais, cuidados específicos e proteção social, é impossível.