Resolver o Simulado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - CESGRANRIO

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Direito Constitucional

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EV atua na área empresarial e tem dúvidas quanto aos seus registros fiscais diante da perda de documentos causada por enchentes que invadiram seu imóvel. Diante disso, formula requerimento à Receita Federal para ter acesso ao sistema que organiza a sua conta relacionada aos tributos recolhidos pela União Federal.
Nos termos da jurisprudência assente do Supremo Tribunal Federal, em caso de negativa de acesso, caberia a impetração de:

  • A mandado de segurança
  • B mandado de injunção
  • C ação civil pública
  • D ação popular
  • E habeas data
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Du é dirigente de entidade de assistência social, sem fins lucrativos, reconhecida por documentos emitidos pelos órgãos competentes nos três níveis federativos. Sabedora do cumprimento dos requisitos legais a entidade formula requerimentos para ser liberada do pagamento dos tributos incidentes sobre suas atividades.
Nos termos da Constituição Federal, no caso haveria

  • A imunidade quanto a patrimônio, renda ou serviços
  • B não incidência em relação a serviços
  • C correção dos valores cobrados
  • D pagamento regular dos tributos
  • E isenção quanto a patrimônio e renda
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T é advogado e pretende impugnar ato legislativo que foi editado antes de 1988, perante o Supremo Tribunal Federal.
Nos termos da interpretação adotada pelos Ministros da Suprema Corte nacional, nos casos de conflito entre norma anterior a 1988 com o texto constitucional, seria o caso de:

  • A inconstitucionalidade superveniente
  • B modulação dos efeitos
  • C Lei não recepcionada
  • D declaração sem redução de texto
  • E ausência de decisão
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Um empresário pretende abrir uma filial de uma rede nacional de farmácias em uma rua de grande movimentação em um determinado município. Sob a alegação de que a via pública escolhida já contava com três estabelecimentos que exploravam a mesma atividade comercial, o empresário teve seu pedido de autorização para a instalação da loja indeferido pela autoridade municipal competente. A negativa foi justificada com base em lei local que vedava a instalação de drogarias a menos de 100 metros de distância entre elas.
A norma municipal que proíbe a instalação do estabelecimento comercial é

  • A constitucional, pois está materialmente de acordo com a competência legislativa atribuída aos Municípios ao tratar de assunto de interesse local.
  • B inconstitucional, pois trata de Direito Comercial, matéria de competência legislativa privativa da União.
  • C inconstitucional, pois trata de matéria que diz respeito ao direito do consumidor, assunto de competência legislativa concorrente entre União, Estados e Distrito Federal.
  • D inconstitucional, pois o impedimento da instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área ofende o princípio da livre concorrência.
  • E constitucional, pois observa a competência legislativa suplementar a legislação federal e a estadual em matéria de Direito Civil.
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Constatada irregularidade em virtude de dispensa irregular de licitação que causou grave prejuízo aos cofres públicos, o prefeito e o vice-prefeito do município Sigma tiveram seus direitos políticos suspensos e os mandatos cassados.
O comando do Poder Executivo municipal deverá observar o regramento disposto pela(o)

  • A Constituição Federal para o caso de vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República.
  • B Constituição Estadual para o caso de vacância dos cargos de Governador e Vice-Governador do Estado onde o município está localizado.
  • C Lei Orgânica municipal de Sigma para o caso de dupla vacância dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito.
  • D Constituição Estadual para o caso de dupla vacância dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito dos municípios situados em seu território.
  • E legislador ordinário federal, visto na lei que estabelece normas sobre as eleições para o caso de dupla vacância dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito dos municípios brasileiros.
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A ação popular, conforme estabelecido na Constituição brasileira de 1988 e na legislação infraconstitucional, poderá ser movida por

  • A qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, desde que maior de 18 anos, domiciliada no Brasil e residente no local do juízo competente para julgar a causa, visando a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
  • B qualquer cidadão, visando a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, sendo que, se houver abandono da ação, fica assegurado a outro cidadão interessado ou ao Ministério Público assumir o polo ativo para dar continuidade à demanda.
  • C qualquer cidadão na defesa de direitos difusos, devendo ser acompanhada pelo Ministério Público, que atuará na qualidade de fiscal da ordem jurídica, cabendo-lhe apressar a produção da prova e promover a responsabilidade, civil ou criminal, dos que nela incidirem, sendo-lhe facultado, por questões de ordem pública, assumir a defesa do ato impugnado.
  • D qualquer cidadão e pelo Ministério Público contra as pessoas públicas ou privadas, contra as autoridades, funcionários ou administradores que houverem autorizado, aprovado, ratificado ou praticado o ato impugnado, ou que, por omissas, tiverem dado oportunidade à lesão, e contra os beneficiários diretos do mesmo, estando a pessoa jurídica de direito público, cujo ato seja objeto de impugnação, obrigada a contestar o pedido.
  • E qualquer cidadão, que estará isento das despesas processuais; porém, se a lide for julgada manifestamente temerária, a sentença condenará o autor ao pagamento das custas em dobro.
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A iniciativa, no âmbito do processo legislativo, para a criação de uma autarquia federal, que é ente da administração pública indireta, compreendida como o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada, é atribuída

  • A exclusivamente aos membros do Congresso Nacional
  • B concorrentemente aos membros do Congresso Nacional e ao Presidente da República
  • C privativamente aos senadores
  • D privativamente ao Presidente da República
  • E privativamente aos deputados federais
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Existem instrumentos capazes de resguardar a supremacia da Constituição e confirmar a constitucionalidade ou não de uma lei.


A ação direta de inconstitucionalidade objetiva a declaração de inconstitucionalidade

  • A de lei ou ato normativo federal, ou estadual ou municipal, tendo a decisão eficácia erga omnes e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como ao Legislativo.
  • B de lei ou ato normativo federal, ou estadual, tendo a decisão eficácia erga omnes e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como ao Legislativo.
  • C de lei ou ato normativo federal ou estadual, tendo a decisão eficácia erga omnes e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.
  • D de lei ou ato normativo federal, ou estadual ou municipal, tendo a decisão eficácia erga omnes e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal.
  • E apenas de lei ou ato normativo federal ou estadual, tendo a decisão eficácia inter partes e efeito vinculante relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como ao Legislativo.
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De acordo com o Sistema Tributário Nacional, conforme previsto na Constituição de 1988, com base na partilha de competências e observando-se as limitações ao poder de tributar, há tributos de competência da União, dos estados-membros e dos municípios,

  • A podendo o Legislativo Nacional, com base na hierarquia federativa, estabelecer isenções para impostos federais, estaduais e municipais.
  • B podendo a União legislar supletivamente e estabelecer as normas gerais quando o estado-membro não o tenha feito.
  • C sendo concorrente a competência para legislar sobre Direito Tributário, cabendo à União elaborar as normas gerais.
  • D sendo que a União legisla privativamente sobre Direito Tributário, estabelecendo normas que serão observadas pelos estados-membros e municípios.
  • E sendo que estados-membros e municípios legislam estabelecendo as normas gerais, cabendo ao Legislativo Nacional atuar subsidiariamente.
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O processo legislativo brasileiro obedece a regras próprias determinadas pela Constituição Federal.


Quanto ao processo legislativo brasileiro, nos termos da Constituição de 1988, o(a)

  • A Presidente da República, se considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, podendo o veto parcial abranger palavra, expressão ou o texto integral do artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea.
  • B veto poderá ser derrubado, para tanto terá que ser discutido e votado em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se rejeitado se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
  • C veto pode ser derrubado pela maioria simples dos membros do Congresso Nacional e, no caso de este ser derrubado, caberá ao Presidente da Câmara dos Deputados promulgar a lei.
  • D veto tem que ser motivado, havendo duas situações que podem dar ensejo a ele: a inconstitucionalidade total ou parcial de um projeto de lei ou por ser o projeto contrário ao interesse público.
  • E sanção supre o vício de iniciativa, não precisando ser expressa nem motivada.

Acessibilidade

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Um cidadão costuma percorrer o seu município em busca de irregularidades de qualquer natureza para criticar e enviar pleitos para as autoridades competentes. Em determinado momento, presencia violação ocorrida em agência bancária de instituição financeira e comunica a situação ao juiz de plantão.
Nos termos da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência deve ser cientificada aos juízes e aos tribunais no exercício de suas funções, os quais deverão remeter peças ao

  • A Conselho Tutelar
  • B Secretário de Defesa Civil
  • C Prefeito
  • D Ministério Público
  • E Chefe da Associação
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Um correntista de certa instituição financeira frequenta as agências físicas com assiduidade por opção, pois tem dificuldades com os meios tecnológicos. Por ter também necessidades especiais, a instituição designa funcionários para o seu atendimento.
Nos termos da Lei nº 13.146/2015, a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento

  • A sofisticado
  • B prioritário
  • C engajado
  • D qualitativo
  • E criativo
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Um deficiente visual foi contratado por determinada instituição financeira para realizar serviços administrativos. Para realizar suas tarefas com eficiência, indagou sobre a existência de equipamentos e de metodologia adequados para o seu trabalho.
Nos termos da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, equipamentos e metodologia relacionados à atividade e à participação da pessoa com deficiência constituem

  • A assistência laboral
  • B incentivos trabalhistas
  • C tecnologia assistiva
  • D bens necessários
  • E organização indicada
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Duas amigas pleiteiam vaga em instituição financeira que inaugurou processo seletivo para jovens profissionais de nível superior. Após receber as duas inscrições, o responsável pela seleção verificou que ambas possuíam necessidades especiais e lhes ofereceu parâmetros mais singelos de avaliação. As amigas, no entanto, recusaram a oferta e optaram por participar do evento nas mesmas condições dos demais pleiteantes.
Nos termos da Lei nº 13.146/2015,

  • A a discriminação das pessoas com deficiência para participar de seleção com parâmetros gerais está vedada.
  • B a seleção de ampla concorrência somente admite pessoas com deficiência, caso autorizada por comitê interno especial.
  • C a instituição financeira deve solicitar à autoridade judiciária competente autorização para a seleção envolvendo pessoas com deficiência.
  • D as pessoas com deficiência não estão obrigadas à fruição dos benefícios decorrentes de ação afirmativa.
  • E o responsável pela seleção deve aplicar avaliação própria para os portadores de deficiência, compulsoriamente.
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D é um deficiente visual e necessita realizar atendimento presencial em determinada agência bancária. Dirige-se ao local onde possui conta corrente e vários investimentos com seu acompanhante vidente, que também necessita do mesmo serviço. Ao ingressar no estabelecimento bancário, verifica a existência de longa fila para obtenção de idêntico serviço. O gerente da agência, constatando a necessidade do correntista, pessoalmente disponibiliza um caixa, que presta os serviços a D, bem como ao seu acompanhante.
Nos termos da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, a providência do gerente

  • A confronta com o princípio da igualdade entre os correntistas.
  • B caracteriza um privilégio que deve ser reprimido.
  • C está em dissonância com o posto na norma por privilegiar o acompanhante.
  • D realiza o direito a receber atendimento prioritário.
  • E é medida sem proteção pelo estatuto legal.
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B é empregado do Banco G, atuando como caixa em agências. Após cursos de capacitação, foi promovido a gerente e, por consequência, transferido para local de trabalho distante de sua residência. No percurso diário, sofreu acidente que acarretou a diminuição de movimentos nas mãos e nos pés, dificultando seu caminhar. Tendo em vista que sua capacidade laboral foi atingida, requereu transferência para agência mais próxima de sua residência. Após os trâmites internos, obteve sua transferência. A par disso, iniciou procedimentos fisioterapêuticos por recomendação médica.
Nos termos da Lei n° 13.146, de 06 de julho de 2015, é direito da pessoa com deficiência submeter-se a

  • A reabilitação profissional
  • B tratamentos alternativos sem comprovação científica
  • C determinação de local de trabalho
  • D função escolhida pelo empregador
  • E procedimento arbitrado por comissão laboral
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Conforme o Decreto nº 3.298, de 20/12/1999, que regulamenta a Lei no 7.853, de 24/10/1989 e que dispõe sobre a Política Nacional para a integração da Pessoa Portadora de Deficiência, considere as afirmativas abaixo.

I - As diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência incluem a garantia do efetivo atendimento das necessidades da pessoa portadora de deficiência, sem o cunho assistencialista.

II - Cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa portadora de de? ciência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, dentre outros.

III - Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal direta e indireta deverão conferir, no âmbito das respectivas competências e finalidades, tratamento prioritário e adequado aos assuntos relativos à pessoa portadora de deficiência, visando a assegurar-lhe o pleno exercício de seus direitos básicos e a efetiva inclusão social.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas
  • B II, apenas
  • C I e III, apenas
  • D II e III, apenas
  • E I, II e III
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O Congresso Nacional votou a Lei nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, que trata do atendimento prioritário a algumas pessoas.

Em relação ao que ficou estabelecido sobre o atendimento prioritário, considere as afirmativas a seguir.

I - As empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo reservarão assentos, devidamente identificados, aos idosos, às gestantes, lactantes, pessoas portadoras de deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo.

II - Os logradouros e sanitários públicos, para terem suas edificações licenciadas, terão normas de construção destinadas a facilitar o acesso e o uso desses locais pelos portadores de deficiência.

III - Os veículos de transporte público deverão ser planejados de forma que os portadores de deficiência tenham garantido o acesso a seu interior.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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Em relação à acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida às edificações de uso público e privado, o Decreto nº 5.296, de 2004, estabelece que os(as)

  • A edifícios privados devem ter um elevador especial, para uso, exclusivamente, das pessoas com deficiência física.
  • B casas de espetáculo, teatros, cinemas, auditórios, ginásios de esporte, entre outros recintos, deverão reservar, pelo menos, 10% da lotação do estabelecimento para pessoas em cadeiras de rodas, em área concentrada e de boa visibilidade.
  • C coxias e os camarins, áreas de acesso aos artistas, não têm obrigação de ter seu acesso facilitado ou garantido a pessoas que se enquadrem nesse grupo.
  • D instituições financeiras deverão manter em seu quadro o mínimo de dois funcionários encarregados de prestar atendimento prioritário
  • E vias públicas deverão ter instalação de semáforos para pedestres, com mecanismo que sirva de guia ou orientação para a travessia de pessoas portadoras de deficiência visual nos locais onde a intensidade de fluxo de veículos e de pessoas ou a periculosidade na via assim exigirem.
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Nos termos da Lei no 10.048/00, são pessoas que possuem prioridade de atendimento em instituições financeiras:

  • A portadores de deficiência, lactantes e servidores públicos.
  • B portadores de deficiência, idosos com idade igual ou superior a sessenta anos e lactantes.
  • C gestantes, pessoas acompanhadas por criança de colo e profissionais da área médica.
  • D profissionais da área médica, servidores públicos e gestantes.
  • E servidores públicos, idosos com idade igual ou superior a sessenta anos e pessoas acompanhadas por criança de colo.

Engenharia Cartográfica e Cartografia

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A Cartografia Temática possui uma função tríplice: registrar, tratar e comunicar informações. A comunicação é operacionalizada por meio da semiologia gráfica, cujas variáveis visuais são: o tamanho, o valor, a textura, a cor, a orientação e a forma.

Em relação à cor, suas dimensões são o matiz, a saturação e o valor, sendo que a saturação é definida como a

  • A luminosidade
  • B quantidade de energia refletida
  • C variação de um mesmo matiz
  • D quantidade da nuança cromática
  • E nuança cromática na sequência espectral
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Algumas vezes, a mosaicagem sofre prejuízos quando as coordenadas da imagem processada não coincidem com as da imagem original.

Quando isso ocorre, é necessário realizar a operação de

  • A correção
  • B ortorretificação
  • C reamostragem
  • D restauração
  • E segmentação
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Registro de imagem é definido como uma transformação geométrica que relaciona coordenadas da imagem (linha e coluna) com coordenadas geográficas (latitude e longitude) de um mapa.

A partir dessa definição, infere-se que a função do registro é

  • A realizar análise temporal.
  • B viabilizar a mosaicagem de imagens.
  • C integrar imagens de sensores diferentes.
  • D gerar um modelo tridimensional da região imageada.
  • E eliminar distorções existentes na imagem.
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A imagem digital possui as seguintes formas de medidas que são descritas em termos de resolução: espacial, espectral, radiométrica e temporal.

Em relação às resoluções, considere as afirmativas a seguir.

I - A resolução radiométrica é medida pela intensidade de radiância da área de cada pixel.

II - A resolução espacial utiliza o IFOV como métrica.

III - A resolução radiométrica é a frequência de revisita dos sensores.

IV - A resolução temporal é fundamental para acompanhar ou detectar a evolução ou mudanças que ocorrem na Terra.

É correto o que se afirma em

  • A I e II, apenas
  • B II e III, apenas
  • C I, II e III, apenas
  • D I, II e IV, apenas
  • E I, II, III e IV
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A Cartografia Temática procura classificar os dados para reduzi-los a uma quantidade menor de agrupamentos, visando a facilitar a descrição e a ilustração desses dados.

A classificação dos dados é necessária porque

  • A aumenta a quantidade de informação representada.
  • B favorece a criação de uma pequena variação entre símbolos.
  • C possibilita a construção de agrupamentos sempre de forma qualitativa.
  • D incrementa a interoperabilidade de sistemas em um ambiente Web de mapas.
  • E auxilia na descoberta de relações espaciais.
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O sistema de coordenadas tem a finalidade de localizar qualquer ponto da superfície terrestre. Para tal, cada ponto da superfície terrestre é localizado na interseção de um meridiano e um paralelo, individualizado pela altitude a partir de uma superfície de referência.

Considerando-se um sistema geográfico de coordenadas, aplicado em um modelo esférico e com a altitude ortométrica, um analista deve atentar para a altitude, que é considerada como a(s)

  • A altura vertical contada a partir do nível médio dos mares.
  • B distância angular entre um ponto qualquer da superfície terrestre e o meridiano de origem.
  • C distância de um ponto qualquer a Greenwich.
  • D elipse, cujo plano é perpendicular ao eixo dos polos.
  • E interseções do elipsoide de referência com planos que contenham o eixo de rotação da Terra.
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Um dos métodos de interpolação espacial mais utilizados em Sistemas de Informação Geográfica calcula o valor interpolado a partir da combinação linear ponderada dos pontos amostrados, segundo a qual o peso de cada ponto estimado diminui à medida que a distância aumenta.

 Esse método é conhecido como:
  • A Polígono de Voronoi
  • B Hexágono de Dirichlet
  • C Polígono de Thiessen
  • D IDW
  • E Krigagem
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Um exemplo de procedimento mais indicado para ser executado por meio da estrutura vetorial de armazenamentos de dados espaciais está descrito em:
  • A Execução de consultas espaciais, com ênfase no processamento de relacionamentos topológicos e na interação com a base alfanumérica.
  • B Combinação ponderada de mapas para geração de mapeamento de risco de deslizamento.
  • C Representação de fenômenos contínuos com alta variação espacial
  • D Análise de monitoramento do processo de expansão urbana.
  • E Execução de operações de álgebra de mapas.
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No caso de fotografias aéreas utilizadas para elaboração de um mapa temático, é necessário realizar o processo de compilação das características altimétricas e planimétricas, adaptando-as a uma mesma escala.

Esse processo recebe o nome de

  • A fototriangulação
  • B aerorrestituição
  • C estereocompilação
  • D reambulação
  • E estereoscopia
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Durante o procedimento de digitalização de produtos, o pesquisador deve decidir acerca do formato do arquivo matricial, considerando-se, por exemplo, a capacidade de armazenamento do equipamento a ser utilizado.


O formato de arquivo próprio de mapas produzidos por WMS (Web Map Service) e que trabalha com uma forma de compactação bastante eficiente, mantendo a sua qualidade e utilizando mais de 16 milhões de cores, sem ocupar muito espaço em termos de memória, denomina-se


  • A BMP (Bitmap)
  • B TIFF (Tagged Image File Format)
  • C PNG (Portable Network Graphics)
  • D GIF (Graphics Interchange Format)
  • E JPEG (Joint Photographic Expert Group)

Administração Pública

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Os princípios da responsabilidade social considerados na Norma ISO 26000, dentre outras diretrizes, apontam que convém que a organização preste contas e se responsabilize por seus impactos na sociedade, na economia e no meio ambiente.
Isso está relacionado ao princípio

  • A da Transparência
  • B da Accountability
  • C do Estado de Direito
  • D dos Stakeholders
  • E das Partes interessadas
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Um economista exerce atividade de superintendente em instituição financeira de âmbito nacional, com sede no Rio Grande do Sul. Por determinação da diretoria do banco, procura organizar o quadro de funcionários para equilibrar com a origem de gênero e etnia. Nos termos da Lei Estadual nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011, o Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa orientará as políticas públicas, os programas e as ações implementadas no Estado, visando a medidas

  • A inclusivas
  • B mitigadas
  • C emprestadas
  • D colaborativas
  • E paliativas
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Um empreendedor, que pretende apresentar projetos de pequeno e médio valores para a Administração Pública, analisa quais seriam os requisitos para atingir seu objetivo.


Ele, então, verifica que, nos termos da Lei nº 13.303/2016, é dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia no valor de até R$ 100.000,00 (cem mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma

  • A fração
  • B unidade
  • C integridade
  • D relação
  • E obra
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Um empreendedor, que pretende apresentar projetos de pequeno e médio valores para a Administração Pública, analisa quais seriam os requisitos para atingir seu objetivo.

Ele, então, verifica que, nos termos da Lei nº 13.303/2016, é dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia no valor de até R$ 100.000,00 (cem mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma

  • A fração
  • B unidade
  • C integridade
  • D relação
  • E obra
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Um empreendedor, que pretende apresentar projetos de pequeno e médio valores para a Administração Pública, analisa quais seriam os requisitos para atingir seu objetivo.
Ele, então, verifica que, nos termos da Lei n 13.303/2016, é dispensável a realização de licitação por empresas públicas e sociedades de economia mista para obras e serviços de engenharia no valor de até R$ 100.000,00 (cem mil reais), desde que não se refiram a parcelas de uma mesma

  • A fração
  • B unidade
  • C integridade
  • D relação
  • E obra
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A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) detém personalidade jurídica e patrimônio próprios, é dotada de autoridade administrativa independente, conta com mandato fixo, estabilidade de seus dirigentes e autonomia financeira e orçamentária.

A CVM funciona como

  • A empresa de economia mista
  • B autarquia em regime especial
  • C entidade sem vínculo governamental
  • D entidade governamental com fins lucrativos
  • E entidade privada
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Nos termos da Circular BACEN nº 3.978/2020, que dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles internos a serem adotados pelas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, visando à prevenção da utilização do sistema financeiro para a prática dos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, de que trata a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, e de financiamento do terrorismo, previsto na Lei nº 13.260, de 16 de março de 2016, devem as instituições dispor de estrutura para assegurar o seu cumprimento mediante organização de

  • A controladoria
  • B auditoria
  • C governança
  • D correição
  • E conselho
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Um assistente administrativo da secretaria de cursos de graduação de uma universidade está insatisfeito com sua organização. Ele tem percebido uma falta de equidade na distribuição de recompensas, na atribuição de tarefas e nas oportunidades de carreira.


Essa percepção ocorre porque a justiça

  • A processual foi aplicada em alto grau.
  • B interpessoal, quando não aplicada, gera imparcialidades.
  • C distributiva afeta a satisfação individual.
  • D interacional depende da participação nos resultados.
  • E informacional define a satisfação no trabalho.
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A burocracia na gestão pode apresentar um conjunto de disfunções na Administração Pública que justificaram a reforma do estado em diferentes países.


O excesso de burocracia gera nas organizações a

  • A ampliação da liberdade de ação
  • B internalização de normas e formalismo
  • C personalização de tarefas e cargos
  • D redução de autoridade hierárquica
  • E restrição de documentação formal
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A reforma do Estado, iniciada na última década do século XX, no Brasil, buscou ofertar bens e serviços públicos com mais qualidade, bem como diminuir a interferência do Estado no mercado, por meio das privatizações e da desregulamentação das atividades econômicas, com foco em controle de resultado.

Mathias-Pereira, J. Manual de gestão pública contemporânea.

São Paulo: Ed.Atlas, 2007, p. 23. Adaptado.


Esse movimento de reforma, mencionado no trecho acima, refere-se à justificativa para a implantação do modelo de gestão pública denominado

  • A autocrático
  • B burocrático
  • C estadocêntrico
  • D gerencial
  • E patrimonial