Resolver o Simulado Câmara Municipal de Indaiatuba - SP - Nível Médio

0 / 31

Português

1
Assinale a alternativa em que TODAS as palavras estão escritas incorretamente.
  • A Reeditar, micro-ondas, ultrassom, co-autor.
  • B Neorrealismo, reeleição, pré-escolar, antiherói.
  • C Ultra-som, re-educação, antinflamatório, microônibus.
  • D Contrassenso, coautor, contra-atacar, super-homem.
2
Restos de Carnaval


          Não, não deste último Carnaval. Mas não sei por que este me transportou para a minha infância e para as quartas-feiras de cinzas nas ruas mortas onde esvoaçavam despojos de serpentina e confete. Uma ou outra beata com um véu cobrindo a cabeça ia à igreja, atravessando a rua tão extremamente vazia que se segue ao Carnaval. Até que viesse o outro ano.
          E quando a festa ia se aproximando, como explicar a agitação íntima que me tomava? Como se enfim o mundo se abrisse de botão que era em grande rosa escarlate. Como se as ruas e praças do Recife enfim explicassem para que tinham sido feitas. Como se vozes humanas enfim cantassem a capacidade de prazer que era secreta em mim. Carnaval era meu, meu.
          No entanto, na realidade, eu dele pouco participava. Nunca tinha ido a um baile infantil, nunca me haviam fantasiado. Em compensação deixavam-me ficar até umas 11 horas da noite à porta do pé de escada do sobrado onde morávamos, olhando ávida os outros se divertirem.
          E as máscaras? Eu tinha medo, mas era um medo vital e necessário porque vinha de encontro à minha mais profunda suspeita de que o rosto humano também fosse uma espécie de máscara. À porta do meu pé de escada, se um mascarado falava comigo, eu de súbito entrava no contato indispensável com o meu mundo interior, que não era feito só de duendes e príncipes encantados, mas de pessoas com o seu mistério. Até meu susto com os mascarados, pois, era essencial para mim.
          Não me fantasiavam: no meio das preocupações com minha mãe doente, ninguém em casa tinha cabeça para Carnaval de criança. Mas eu pedia a uma de minhas irmãs para enrolar aqueles meus cabelos lisos que me causavam tanto desgosto e tinha então a vaidade de possuir cabelos frisados pelo menos durante três dias por ano. Nesses três dias, ainda, minha irmã acedia ao meu sonho intenso de ser uma moça – eu mal podia esperar pela saída de uma infância vulnerável – e pintava minha boca de batom bem forte, passando também ruge nas minhas faces. Então eu me sentia bonita e feminina, eu escapava da meninice.
           Mas houve um Carnaval diferente dos outros. Tão milagroso que eu não conseguia acreditar que tanto me fosse dado, eu, que já aprendera a pedir pouco. É que a mãe de uma amiga minha resolvera fantasiar a filha e o nome da fantasia era no figurino rosa. Para isso comprara folhas e folhas de papel crepom cor-de-rosa, com as quais, suponho, pretendia imitar as pétalas de uma flor. Boquiaberta, eu assistia pouco a pouco à fantasia tomando forma e se criando. Embora de pétalas o papel crepom nem de longe lembrasse, eu pensava seriamente que era uma das fantasias mais belas que jamais vira.
           Foi quando aconteceu, por simples acaso, o inesperado: sobrou papel crepom, e muito. E a mãe de minha amiga – talvez atendendo a meu apelo mudo, ao meu mudo desespero de inveja, ou talvez por pura bondade, já que sobrara papel – resolveu fazer para mim também uma fantasia de rosa com o que restara de material. Naquele Carnaval, pois, pela primeira vez na vida, eu teria o que sempre quisera: ia ser outra que não eu mesma.
           Mas por que exatamente aquele Carnaval, o único de fantasia, teve que ser tão melancólico? De manhã cedo no domingo eu já estava de cabelos enrolados para que até de tarde o frisado pegasse bem. Mas os minutos não passavam, de tanta ansiedade. Enfim, enfim! Chegaram três horas da tarde: com cuidado para não rasgar o papel, eu me vesti de rosa.
          Quando eu estava vestida de papel crepom todo armado, ainda com os cabelos enrolados e ainda sem batom e ruge – minha mãe de súbito piorou muito de saúde, um alvoroço repentino se criou em casa e mandaram-me comprar depressa um remédio na farmácia. Fui correndo vestida de rosa – mas o rosto ainda nu não tinha a máscara de moça que cobriria minha tão exposta vida infantil – fui correndo, correndo, perplexa, atônita, entre serpentinas, confetes e gritos de Carnaval. A alegria dos outros me espantava.
             Quando horas depois a atmosfera em casa acalmou-se, minha irmã me penteou e pintou-me. Mas alguma coisa tinha morrido em mim. E, como nas histórias que eu havia lido sobre fadas que encantavam e desencantavam pessoas, eu fora desencantada; não era mais uma rosa, era de novo uma simples menina. Desci até a rua e ali de pé eu não era uma flor, era um palhaço pensativo de lábios encarnados. Na minha fome de sentir êxtase, às vezes começava a ficar alegre mas com remorso lembrava-me do estado grave de minha mãe e de novo eu morria.
           Só horas depois é que veio a salvação. E se depressa agarrei-me a ela é porque tanto precisava me salvar. Um menino de uns 12 anos, o que para mim significava um rapaz, esse menino muito bonito parou diante de mim e, numa mistura de carinho, grossura, brincadeira e sensualidade, cobriu meus cabelos, já lisos, de confete: por um instante ficamos nos defrontando, sorrindo, sem falar. E eu então, mulherzinha de 8 anos, considerei pelo resto da noite que enfim alguém me havia reconhecido: eu era, sim, uma rosa.

(LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro. Rocco. 1999. Jornal do Brasil. Em: 16/03/1968.)
No trecho “Eu tinha medo, mas era um medo vital e necessário porque vinha de encontro à minha mais profunda suspeita de que o rosto humano também fosse uma espécie de máscara.” (4º§), as orações iniciadas pelas conjunções “mas” e “porque” especificam, respectivamente, ideias de:
  • A Contraste e causa.
  • B Condição e conclusão.
  • C Oposição e consequência.
  • D Acrescentamento e explicação.
3

Com relação à regência verbal, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A O professor, o qual sempre desobedecemos, ficou bastante doente.
  • B Maria, com a qual namoro há anos, é uma exímia bióloga.
  • C Laura, à qual quero no coração, é uma mulher fantástica.
  • D Paulo, o qual paguei a conta, é dono de muitas empresas.
4

Assinale a frase correta quanto à ortografia.

  • A Acomodou-se no acento que havia ali enquanto aguardava resposta para a sua reinvindicação.
  • B O tráfego de entorpecentes somente será reduzido se as forças de segurança intervierem.
  • C Há homens que, mesmo sendo intelectualmente privilegiados, nada sabem acerca da verdade divina.
  • D Ter comprido seis mandados seguidos como deputado não foi suficiente para evitar que ele fosse caçado.
  • E Embora a prefeitura tenha proposto baixar a tacha dos juros dos empréstimos consignados, os servidores municipais continuam com a paralização.
5
Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam dígrafo.
  • A gaveta – chita – saudade
  • B descesse – viril – olhavam
  • C sombras – tinha – tesoura
  • D mulher – passagem – bainha
6
Leia o texto para responder à questão.

                O “flâneur” é uma figura ligada a um tempo, um lugar e uma pessoa. O tempo é meado do século 19. O lugar é Paris, após as grandes reformas urbanas. A pessoa é o poeta Charles Baudelaire. Incensado pelo filósofo Walter Benjamin, o “flâneur” virou um ícone das contradições da modernidade após as grandes reformas urbanas.
                Caminhar sem destino desafiava o utilitarismo. Andar devagar desafiava a eficiência. Observar tudo sem comprar nada desafiava o capitalismo.
           Com o tempo, a palavra se soltou das amarras e ganhou novos usos. Flanar é andar sem destino, coletando experiências. E esse sentido pode ser a chave para explorar uma cidade contemporânea, seja ela desconhecida, seja ela onde você mora.
           Para mim, as melhores caminhadas são sempre em cidades antigas. Assim é em Roma ou na pequena San Gimignano, onde sentei para comer uma pizza e ganhei amigos para a vida inteira. Em Nara, a antiga capital japonesa, saí de um restaurante e dei de cara com um veadinho, pulando feliz entre as ruas vazias.
             Mesmo no lugar onde moro, São Paulo, às vezes consigo ter essa sensação de andar por uma cidade desconhecida, apenas por virar numa rua em vez de seguir em frente. Ao chegar a uma praça que nunca vi, serei recompensado com a visão de crianças brincando, adultos entrando numa academia de bairro, uma pessoa lendo um inesperado livro no ponto de ônibus e talvez até um vendedor de milho verde.
           Ao planejar seus passeios, brasileiros sempre se preocupam — com razão — com a segurança. Nas suas caminhadas, cada um vai montar sua estratégia e andar onde se sente confortável. Você vai se perder, mas vai encontrar o caminho. E, de quebra, vai chegar ao final uma pessoa um pouquinho diferente.

(Mauro Calliari, “A arte de flanar, um convite para aproveitar as pequenas coisas que as cidades oferecem”. https://www1.folha.uol.com.br, 07.07.2023. Adaptado)

O “flâneur” vive ansioso ___________ caminhar sem destino. Apesar da expansão de cidades como São Paulo, aquele que aspira _____________ sensação de andar por uma cidade desconhecida pode se surpreender quando encontra um cenário exuberante. Pode ser que jamais se esqueça ____________.

Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • A à ... a ... daquele lugar
  • B para ... à ... aquele lugar
  • C por ... à ... daquele lugar
  • D em ... a ... aquele lugar
  • E de ... da ... àquele lugar
7
Leia o texto para responder à questão.


                                    Prece

Senhor Bom Jesus do Calvário e da Via-Sacra
O prefeito Henriquinho
Vai derrubar o teu templo da Rua Uruguaiana
Para abrir uma avenida!

Senhor Bom Jesus do Calvário e da Via-Sacra
O prefeito Henriquinho
Para abrir uma avenida
Vai demolir o templo do santo
Pedra da fé
Sobre a qual edificaste a tua Igreja!

Senhor Bom Jesus do Calvário e da Via-Sacra
Quando o prefeito morrer
Não o mandes para o Inferno:
Ele não sabe o que faz.
Mas um seculozinho a mais de Purgatório
Não seria mau. Amém.

                                (Manuel Bandeira. As cidades e as musas)

Assinale a alternativa em que a colocação pronominal e a flexão verbal estão de acordo com a norma-padrão.

  • A Quem vir conhecer o lugar verá que criou-se uma avenida onde antes tinha-se um templo.
  • B Se tudo se manter como o planejado, a avenida que se abrirá ficará no lugar do templo.
  • C Quando se vir o lugar onde passa a avenida, certamente se sentirá a falta do templo ali.
  • D Ninguém interviu e, no lugar em que se estabeleceu o templo, construirá-se uma avenida.
  • E Se abrirá uma avenida se as pessoas não se disporem a combater a demolição do templo.
8

Leia o texto a seguir e responda a questão.




MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO




OFÍCIO CIRCULAR Nº 01/2023/GABINETE/PROGRAD/UFES


Vitória, 23 de janeiro de 2023.


Às(Aos) Diretoras(es) dos Centros de Ensino

Às(Aos) Coordenadoras(es) de Curso de Graduação


Assunto: reposição de aula.



Prezadas(os) diretoras(es) e coordenadoras(es),


Por ocasião da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas na data de hoje, 23/01/2023, em função da interrupção no fornecimento de energia e no abastecimento de água, informamos que os docentes deverão, em comum acordo com os discentes, organizar a reposição da carga horária letiva anteriormente prevista para a data.

Solicitamos às(aos) diretoras(es) de centro e coordenadoras(es) de curso que repassem essas informações aos docentes.




Atenciosamente,

Profa. Dra. Cláudia Maria Mendes Gontijo

Pró-Reitora de Graduação





UFES. Pró-Reitoria de Graduação – Prograd. Ofício Circular nº01/2023/Gabinete/Prograd/Ufes.. Disponível em :<https://prograd.ufes.br/sites/prograd.ufes.br/files/field/anexo/oficio_circular_001_23_diretores_e_coord_reposicao_de_aula_assinado.pdf>,acesso em 30 maio 2023.

A respeito do fecho da comunicação oficial (“Atenciosamente”), o Texto I está em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República, porque está destinado a autoridades 

  • A de mesma hierarquia, apenas. 
  • B de hierarquia inferior, apenas.
  • C de hierarquia superior, apenas. 
  • D de mesma hierarquia e de hierarquia inferior, apenas. 
  • E de mesma hierarquia e de hierarquia superior, apenas. 

Técnicas Administrativas

9
Sobre Ato Administrativo, pode-se afirmar como incorreto:
  • A Constitui declaração do Estado ou de quem lhe faça as vezes, abrangem-se tanto os órgãos do Poder Executivo como os dos demais Poderes, que também podem editar atos administrativos.
  • B Sujeita-se a regime jurídico administrativo, pois a Administração aparece com todas as prerrogativas e restrições próprias do poder público.
  • C Produz efeitos jurídicos imediatos.
  • D Nem sempre sujeita-se à lei.
  • E É sempre passível de controle judicial.
10

São considerados comportamentos profissionais no que tange ao uso de equipamentos de escritório na administração pública:


1. O equipamento deve ser usado com economicidade e de acordo com as instruções do manual do fabricante.

2. O equipamento deve ter uso irrestrito e sua manutenção deve ser feita com base na improvisão.

3. O equipamento deve ser usado para a realização de atividades laborais relativas à organização.

4. O equipamento deve ser usado para a realização de atividades pessoais, laborais e acadêmicas dos servidores.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2.
  • B É correta apenas a afirmativa 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
11

Analise as afirmativas abaixo sobre a funcionalidade de impressoras em escritórios da administração pública.


1. As impressoras devem ser utilizadas de modo gerar as impressões necessárias à execução dos trabalhos dos servidores.

2. As impressoras podem ser utilizadas de modo a gerar impressões necessárias à execução dos trabalhos universitários dos servidores.

3. As impressoras devem ser utilizadas somente nas cores pretas e brancas, para evitar gastos desnecessários.

4. As impressoras não devem utilizar papel reciclável para evitar que danifique o equipamento.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
12

Atualmente, as organizações dispõem de diversos equipamentos para a realização das rotinas administrativas dos escritórios. No entanto, é necessário que se utilize a conduta adequada no uso desses equipamentos. Sobre a internet a partir de redes de computadores privativas da organização é correto afirmar que

  • A pode ser utilizada com qualquer fim, uma vez que é de uso pessoal do colaborador.
  • B pode ser utilizada para a realização de capacitação durante o expediente sem a anuência do superior.
  • C pode ser usada para fins pessoais, desde que não viole as normas da organização.
  • D pode ser usada para fins pessoais, desde que a organização não tenha normas expressas de segurança.
13

A utilização de agenda numa repartição pública contribui para a organização do trabalho e o alcance de resultados. Outras vantanges no uso de agenda são:

  • A otimização do tempo, foco em prioridades, alinhamento entre os funcionários, transparência nas atividades.
  • B redução de custos, melhoria do ambiente de trabalho, aumento na sinergia entre funcionários, inovação incremental.
  • C distribuição das atividades; definição de prioridades, focalização, clima organizacional e inovação disruptiva.
  • D otimização do tempo e recursos, favorecimento ao trabalho em equipe, definição de prioridades e ambiente de criatividade e inovação.
  • E foco em prioridades; otimização do tempo e recursos, alinhamento entre funcionários e eliminação dos conflitos.
14

No que se refere a compromissos, atividades e pagamentos, o profissional organizado e responsável não dispensa o uso de

  • A lembretes.
  • B cadernetas.
  • C serviço de recados.
  • D celular.
  • E agenda.
15

Ao anotar compromissos e reuniões, devem-se observar a data, o

  • A local, o horário de chegada e saída e a pauta de reunião.
  • B horário, o local, os assuntos e a pessoa ou empresa contatada.
  • C local, o horário de chegada, a ata de reunião e os convidados.
  • D assunto, o local e o check-list.
  • E horário de chegada, o material necessário e a ata de reunião.
16

Analise a afirmativa a seguir.
“[...] um conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser obedecidas e cumpridas pelos executivos e funcionários da empresa, bem como a forma como devem ser executados, quer seja individualmente, quer seja em conjunto” (OLIVEIRA, 2006).
Assinale a alternativa que apresenta o objeto de que trata o enunciado.

  • A Livro de registro
  • B Manual administrativo
  • C Obrigações acessórias
  • D Escrituração de documentos
17

Considere as seguintes afirmações:

I. Técnicas administrativas são processos que auxiliam o funcionamento diário de uma empresa, podendo criar uma padronização de ações, facilitando a comunicação e organização.

II. Regulamento interno é uma técnica que permite definir as diretrizes na empresa.

III. O organograma não é uma técnica que permite conhecer a estrutura funcional da empresa.

IV. Nos manuais de rotinas são determinados as normas e os procedimentos para execução de um trabalho.

Está correto o que se afirma APENAS em:

  • A II e IV
  • B I e II
  • C I, II e IV
  • D I, II, III e IV
18

O papel é um importante material de escritório. Assinale a alternativa que identifica o tamanho do papel mais comumente utilizado nas organizações brasileiras.

  • A A5.
  • B A4.
  • C A3.
  • D A2.
  • E A1.

Noções de Informática

19
Você está editando um longo documento no Microsoft Word 2016 e deseja encontrar todas as ocorrências de uma palavra que se repete pelo menos cinco vezes ou mais no texto. Qual padrão de caracteres “curingas” você usaria para realizar essa busca eficientemente?
  • A {n,}.
  • B {n-}
  • C {n!}
  • D {n?}
20

Foi solicitado a um Assistente Administrativo que ajustasse uma planilha do Microsoft Excel para as seguintes medidas:

27,94 cm x 43,18 cm

Qual alternativa apresenta o nome do formato de um documento com estas dimensões?

  • A Carta.
  • B Tabloide.
  • C Ofício.
  • D A3.
21
Assinale a alternativa que apresenta qual programa de navegação é desenvolvido pela empresa Mozilla.
  • A Edge
  • B Internet Explorer
  • C Firefox
  • D Google Chrome
  • E Safari
22

No aplicativo Explorador de Arquivos, que integra o MS-Windows 10 em sua configuração padrão, para se exibir as “Propriedades” de um arquivo previamente selecionado, é possível utilizar os recursos disponibilizados por meio do botão secundário do mouse ou acionar, simultaneamente, as teclas

  • A ALT e ENTER.
  • B ALT e TAB.
  • C CTRL e ENTER.
  • D CTRL e SHIFT.
  • E HOME e SHIFT.
23

Um escrevente está utilizando o programa MS-Word, que integra o Microsoft 365 em sua configuração padrão, para elaborar um documento de quatro páginas, cuja orientação inicial está em modo “retrato”. Desejando melhorar a visualização da tabela que ocupa a quarta página do documento, ele decide ajustar a orientação dessa página para modo “paisagem”. Com esse objetivo, a primeira ação a ser executada pelo escrevente deverá ser inserir no final da terceira página do documento a adequada quebra de

  • A bloco.
  • B coluna.
  • C linha.
  • D margem.
  • E seção.
24

Assinale a alternativa que indica corretamente a tecla de atalho do MS Excel do Microsoft 365 em português que ativa o modo de extensão de seleção de células, isto é, expande a seleção mediante cliques do mouse em células fora da seleção sem a necessidade de manter pressionada a tecla Shift.

  • A F2
  • B F4
  • C F6
  • D F8
  • E F9
25

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do recurso ou ferramenta do MS PowerPoint do Microsoft 365 em português que possibilita ao usuário ver e editar a linha do tempo das animações em um slide.

  • A Opções de Efeito
  • B Painel de Animação
  • C Visualizar Animações
  • D Editor de Animações
  • E Painel de Transição

Ética na Administração Pública

26

Com relação aos objetivos do Código de Ética, Conduta e Integridade do Município de Fortaleza, assinale a alternativa que apresenta a informação correta.

  • A Aperfeiçoar o relacionamento com os cidadãos e o respeito ao patrimônio público.
  • B Assegurar a clareza das normas de conduta, de modo que a sociedade possa exercer sobre elas o controle fiscal inerente ao regime democrático.
  • C Amparar a Procuradoria-Geral do Município e as comissões de sindicância setoriais na apuração das condutas em desacordo com as normas de ética, conduta e integridade funcionais.
  • D Reforçar um ambiente de trabalho ético que estimule o respeito mútuo entre os agentes públicos e a manutenção da regularidade das atividades de gestão.

Legislação dos Municípios do Estado do Ceará

27

Indique o item correto.

  • A As autoridades regidas pelo Código de Ética, Conduta e Integridade do Município de Fortaleza, ao assumirem cargo público, deverão firmar termo de compromisso de que, ao dele afastar-se, nos 12 (doze) meses seguintes, não poderão atuar em benefício ou em nome de pessoa física ou jurídica, em processo ou negócio do qual tenham participado, em razão do cargo, nos 12 (doze) meses anteriores ao término do exercício do cargo público.
  • B Relacionamentos de ordem profissional que possam ser interpretados como favorecimento, mesmo que apenas aparentem conflito de interesses, devem ser evitados, sendo facultativa, nesses casos, a consulta à respectiva Comissão de Ética.
  • C Os agentes públicos, incluídos os da Alta Administração, poderão prevenir a ocorrência de conflito de interesses mediante o encerramento da atividade externa, enquanto perdurar a situação passível de suscitar conflito de interesses, ou o licenciamento do cargo público ou da função pública, pelo período de 6 (seis) meses, a contar da constatação do referido conflito.
  • D Considera-se conflito de interesses qualquer oportunidade de ganhos que possam ser obtidos por meio ou em consequência das atividades desempenhadas pelo agente público em seu cargo, emprego ou função, em benefício de parente até o segundo grau civil.

Ética na Administração Pública

28

Marque a opção verdadeira.

  • A Considera-se negligente aquele que deixa de tomar uma atitude ou de apresentar uma conduta que era esperada para a situação, que age com descuido, indiferença ou desatenção, não adotando as devidas precauções.
  • B Considera-se prevaricação o ato praticado por funcionário público contra a Administração que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticálo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse pessoal ou de terceiros.
  • C A desídia significa a ociosidade, a indolência, a preguiça e o desleixo, constituindo-se como falta de diligência do agente público em relação à execução dos serviços que são afetos ao órgão ou à entidade.
  • D O agente público deverá ficar atento às ordens legais de seus superiores, atendendo-as, evitando, assim, conduta negligente e imprudente ou desídia.

Legislação dos Municípios do Estado do Ceará

29

Com relação às vedações impostas ao agente público pelo Código de Ética, Conduta e Integridade do Município de Fortaleza, indique a resposta correta.

  • A Aceitar presentes, benefícios ou vantagens de terceiros, inclusive brindes que não tenham valor comercial.
  • B Fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes até segundo grau, de amigos ou de terceiros.
  • C Praticar assédio moral, utilizando-se de palavras, gestos ou atitudes que submetam outros servidores repetidamente a situações de constrangimento e humilhação, independentemente da existência de relação hierárquica.
  • D Permitir que perseguições ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público ou com agentes públicos hierarquicamente inferiores.
30

Marque a opção correta.

  • A A Comissão de Ética deverá ser integrada por 3 (três) servidores públicos, sendo, pelo menos, 1 (um) ocupante de cargo efetivo, lotado no órgão ou na entidade indicado pelo dirigente máximo, com mandato de 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por mais 2 (dois) anos, ao final do qual deverá ser designada nova composição.
  • B A atividade exercida pelo membro da Comissão de Ética tem preferência sobre outras que o servidor designado porventura acumule, e, apesar de ser considerada serviço público relevante, não é passível de remuneração.
  • C A indicação dos membros da Comissão de Ética deverá ser pautada em critérios de qualificação e antiguidade do agente público.
  • D Cabe à Comissão de Ética instaurar, mediante provocação da autoridade administrativa, processo e sindicância sobre fato ou ato lesivo de princípio ou regra de ética pública e, ainda, conhecer de consultas, denúncias ou representações contra agente público.
31

Assinale a alternativa verdadeira.

  • A As infrações às normas dispostas no Código de Ética, Conduta e Integridade do Município de Fortaleza, quando cometidas por colaboradores de vínculo terceirizado que prestam serviço para a Administração Pública Municipal, deverão ser comunicadas pela área de Gestão de Pessoas competente à empresa prestadora de serviços para que possam ser tomadas as medidas cabíveis.
  • B Fica facultado ao faltoso elaborar pedido de reconsideração à sanção ética estabelecida pela Comissão, salvo no caso de agente público em local incerto e não sabido, oportunidade em que a decisão da Comissão será revista de ofício.
  • C Estão também sujeitos ao Código de Ética, Conduta e Integridade da Administração Pública Municipal todos aqueles que exerçam atividade, com remuneração e ainda que transitoriamente, por nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo em órgão ou entidade da Administração Pública Direta e Indireta do Município.
  • D Advertência ética, aplicável às autoridades e aos agentes públicos no exercício do cargo, deverá ser considerada apenas quando da progressão ou da promoção desses, caso o infrator ocupe cargo em quadro de carreira no serviço público municipal.