Resolver o Simulado Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo - SP - Agente Administrativo - IBAM - Nível Médio

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Administração Geral

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A respeito do conceito de eficiência, assinale a alternativa incorreta.
  • A Eficiência significa fazer bem e corretamente as coisas com um mínimo de custo ou desperdício
  • B Eficiência relaciona-se com os meios e com os métodos
  • C Eficiência é uma medida de saídas ou resultados comparados com os recursos consumidos
  • D Eficiência é uma medida da proporção dos recursos ou tempo utilizados para alcançar um objetivo
  • E Eficiência significa atingir os objetivos e resultados pretendidos
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Nos departamentos do TJ/CE foram feitas as instalações de modernas tecnologias para melhor atender ao público.
Assinale a opção que apresenta os fatores da ferramenta análise SWOT que se relacionam à informação apresentada.
  • A fatores internos e de forças
  • B fatores externos e de forças
  • C fatores temporários e de oportunidades
  • D fatores operacionais e de fraquezas
  • E fatores externos e de ameaças

Arquivologia

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Para Paes (2012), o método de arquivamento numérico dígito-terminal surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos erros no arquivamento de grande volume de documentos, cujo elemento principal de identificação é o número. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, observando o método numérico dígito-terminal.

Coluna 1 1. João Pedro Martins. 2. Camila Moreira. 3. Josué Oliveira Dias. 4. Paulo Roberto Teixeira. 5. Lúcia Cardoso de Barros. 6. Maria Alice Silveira.

Coluna 2 ( ) 056.212 ( ) 086.212 ( ) 094.217 ( ) 218.703 ( ) 672.789 ( ) 972.689

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 3 – 6 – 5 – 1 – 2 – 4.
  • B 3 – 4 – 2 – 6 – 5 – 1.
  • C 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6.
  • D 2 – 1 – 3 – 6 – 4 – 5.
  • E 2 – 3 – 4 – 1 – 6 – 5.
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No que tange à Gestão de Documentos, é correto afirmar que é o conjunto de procedimentos

  • A tecnológicos e processuais relativos às atividades de criação, intermediação, classificação e arquivamento dos documentos na fase corrente, de modo a eliminá-los dentro do prazo estabelecido pela instituição.
  • B interligados a um sistema de informações relacionado à produção, utilização e destino dos documentos indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.
  • C e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento à guarda permanente.
  • D referentes à análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a determinar quais serão objeto de arquivamento permanente e quais serão eliminados por terem perdido seu valor de informação.
  • E que inclui as atividades de recebimento, classificação, registro, expedição e arquivamento de documentos em fase intermediária bem como a elaboração de normas de consulta e recuperação de informações.
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A classificação é uma das atividades do processo de gestão de documentos arquivísticos.

Assinale a alternativa que apresenta algumas das rotinas correspondentes às operações de classificação.

  • A Receber o documento; identificar o assunto principal; identificar o tempo de guarda.
  • B Identificar o assunto principal conforme o conteúdo; localizar o(s) assunto(s) no código de classificação; codificar o(s) anexo(s) conforme o suporte do documento.
  • C Localizar o(s) assunto(s) no código de classificação; anotar o código no canto inferior direito da última folha do documento; preencher a folha de referência.
  • D Receber o documento; identificar o assunto principal e o(s) secundário(s) conforme o conteúdo; localizar o(s) assunto(s) no código de classificação.
  • E Receber e verificar o destino do documento conforme folha de referência; selecionar o material a ser arquivado, daquele a ser descartado; preencher o sistema.
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Existem arquivos de formas muito variadas: verticais, horizontais, rotativos manuais, arquivos eletrônicos. Sobre arquivamento, leia as afirmativas abaixo.

I. Os arquivos devem ser organizados estrategicamente, podendo ser encontrados com rapidez e facilidade a cada necessidade de consulta.

II. A organização dos arquivos deve seguir uma padronização metodológica.

III. Os arquivos são locais onde informações estão guardadas, de forma ordenada, com a finalidade principal de descarte destes documentos.

IV. Existem vários métodos de arquivamento como: alfabético nominal, alfabético geográfico, alfabético específico ou por assunto, numérico simples, ordem cronológica, por exemplo.

Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
  • C Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
  • D Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
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Dá-se o nome de ____________, ao processo de análise da documentação de arquivos de acordo com seus valores probatórios, informativos, históricos; visando estabelecer sua destinação.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A avaliação ou triagem
  • B expurgo
  • C instrumento de pesquisa
  • D acervo
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Os arquivos podem ser classificados de diversas formas. No que se refere ao grau de frequência de uso documentos, podem ser classificados em:
  • A arquivos primários, ou seja, de segunda idade
  • B arquivos correntes, intermediários ou primários
  • C arquivos correntes, intermediários ou permanentes
  • D arquivos secundários, históricos, processuais
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Sobre tabela de temporalidade de documentos, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
  • A A tabela de temporalidade determina os prazos em que os arquivos devem ser mantidos ou descartados
  • B Dentre os elementos constantes numa tabela de temporalidade estão o tipo/assunto dos documentos e o período (data/limite)
  • C A microfilmagem ou eliminação fazem parte dos elementos constantes numa tabela de temporalidade
  • D No arquivo permanente aplica-se a tabela de temporalidade periodicamente, pois eles são eliminados com muito mais frequência
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Antônio encontra determinada massa documental no CREFITO-4 composta por uma reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, em particular, suporte e formato, que exigem processamento técnico específico. Então, solicita Cleide, Técnica de Arquivo, que os organize, já que necessita da mediação técnica para acesso a documentos textuais, eletrônicos, bibliográficos, filmográficos, iconográficos, micrográficos e audiovisuais. Considerando a situação hipotética, como pode ser denominada a reunião de espécies documentais?
  • A Arranjo estrutural.
  • B Gênero documental.
  • C Cabeçalho de assunto.
  • D Fotografia estereoscópica.
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O colaborador Gilberto, que trabalha no setor administrativo do CREFITO-4, solicita ao Técnico de Arquivo da mesma autarquia a transferência física e temporária de documentos para locação interna ou externa, com fins de referência, consulta, reprodução, pesquisa ou exposição. Tendo em vista a situação hipotética, a transferência física e temporária dos documentos denomina-se: 
  • A Emulsão.
  • B Empréstimo.
  • C Encapsulação.
  • D Encadernação.
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Ramon é nomeado em concurso para exercer o cargo de Técnico de Arquivo no CREFITO-4, a fim de exercer o cargo de Técnico de Arquivo é necessário ser profissional
  • A de arquivo, de nível médio, por formação ou experiência reconhecida pelo Estado.
  • B de nível superior, com formação em arquivologia, ou experiência reconhecida pelo Estado.
  • C de nível técnico, com formação em administração, ou indicado para cargo em confiança, e obter experiência.
  • D de nível médio, administrativo, indicado para cargo em confiança, para adquirir experiência na entidade contratante.
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Os documentos do CREFITO-4, conforme o princípio básico de arquivo, devem ficar separados, isolados e distintos de outras entidades produtoras de documentos. Trata-se do princípio básico de arquivo aplicado:
  • A Protocolo.
  • B Pertinência.
  • C Proveniência.
  • D Permanência.
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A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do CREFITO-4 aprova a destruição de documentos, ou seja, o expurgo de documentos que, na avaliação, foram considerados sem valor permanente. O procedimento executado denomina-se: 
  • A Juntada.
  • B Inventário.
  • C Eliminação.
  • D Transferência.
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A relação natural entre documentos do arquivo, que pertence ao CREFITO-4 em decorrência das atividades da entidade produtora, denomina-se:
  • A Sinalética.
  • B Unitermo.
  • C Privacidade.
  • D Organicidade.
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Considerando que para a autarquia os documentos de fiscalização têm valor primário, é possível inferir que tal valor é atribuído à(ao)
  • A conjunto normalizado de termos, que serve para indexação e recuperação da informação.
  • B unidade básica de notação, armazenamento e descrição das unidades de arquivamento, como caixas, maços livros, rolos e pastas.
  • C documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, considerando a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais.
  • D conjunto de procedimentos e operações técnicas, cuja interação permite a eficiência e a eficácia na produção, tramitação, uso, avaliação, arquivamento e destinação dos documentos.
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Em relação à tabela de temporalidade e destinação de documentos, analise as afirmativas a seguir.

I. Registra o ciclo de vida dos documentos.

II. Deve constar os prazos de arquivamento dos documentos nos arquivos corrente e intermediário.

III. A destinação final dos documentos deve estar prevista na tabela e ser aplicada nos arquivos permanentes.

IV. A atividade de transferência dos documentos dos arquivos correntes para o permanente deve estar prevista na tabela.

Está correto o que se afirma apenas em
  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D III e IV.
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Sobre os arquivos especiais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os acervos fotográficos são exemplos de arquivos especiais.
( ) Arquivos especiais têm sob a sua guarda documentos de diferentes tipos de suporte.
( ) Os documentos tradicionais em papel produzidos pelas áreas médicas e de fisioterapia são exemplos de arquivos especiais.
( ) Os arquivos especiais requerem tratamento diferenciado quanto ao suporte, registro, acondicionamento e conservação.

A sequência está correta em
  • A V, F, V, F.
  • B F, V, V, F.
  • C V, V, F, V.
  • D V, F, F, V.
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A Lei nº 6.546/1978 dispõe sobre a regulamentação das profissões de arquivista e de técnico de arquivo. De acordo com tal normativa, cabe ao técnico de arquivo:

I. O recebimento, o registro e a distribuição dos documentos.
II. O planejamento, a organização e a direção de serviços de arquivo.
III. O desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.
IV. A preparação de documentos de arquivo para processamento eletrônico de dados.

Está correto o que se afirma apenas em
  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D III e IV.
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De acordo com a Resolução nº 40, do Conselho Nacional de Arquivos, de 09/12/2014, que dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, assinale a afirmativa INCORRETA. 
  • A Após a autorização para eliminação de documentos, o CREFITO-4 deverá elaborar e publicar o Edital de Ciência de Eliminação de Documentos.
  • B A eliminação de documentos digitais e não digitais pelo CREFITO-4 ocorrerá depois de concluído o processo de descrição e arranjo dos documentos.
  • C O instrumento que tem por objetivo registrar as informações relativas ao ato de eliminação de documentos do CREFITO-4 é o Termo de Eliminação de Documentos.
  • D A eliminação de documentos do CREFITO-4 será efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica com garantia de que a descaracterização dos documentos não possa ser revertida.
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A respeito da avaliação de documentos no CREFITO-4, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O processo de avaliação de documentos deve ser realizado por equipe multidisciplinar do CREFITO-4.

( ) O processo de avaliação consiste em identificar o valor primário dos documentos para eliminar os de valor secundário.

( ) É de responsabilidade do técnico de arquivo do CREFITO-4 aprovar a avaliação dos documentos de guarda permanente do órgão.

( ) O valor secundário documental está diretamente relacionado ao potencial de uso administrativo dos documentos pelo CREFITO-4.

A sequência está correta em
  • A V, F, V, F.
  • B F, V, V, V.
  • C V, F, F, F.
  • D F, V, F, V.
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Entendemos a digitalização como um processo de conversão dos documentos arquivísticos em formato digital.
(Resolução CONARQ nº 31, p. 5. 28/04/2010.)

Sobre a digitalização de documentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O formato de saída de arquivo digital é o TIF sem compressão.
( ) A resolução mínima para a digitalização de documentos é de 300 dpi.
( ) A captura digital de uma imagem pode ser feita por meio de scanner planetário.
( ) Um dos objetivos da digitalização é contribuir para o amplo acesso dos documentos.

A sequência está correta em

  • A V, V, V, V.
  • B F, F, V, F.
  • C V, F, F, F.
  • D V, V, F, V.