O adjetivo pode ser substituído por algumas outras palavras ou estruturas de valor equivalente. Assinale a frase em que a adjetivação é realizada por meio de uma preposição mais um advérbio.
Observe a seguinte fábula de Esopo:
“Um burro atravessava um rio carregando sal. Como escorregou e caiu na água, o sal derreteu e a carga tornou-se mais leve. Feliz com isso, quando certa vez passava novamente perto do rio carregando esponjas, acreditou que, se caísse de novo, também aquela carga se tornaria mais leve. Então, escorregou de propósito, mas aconteceu-lhe que, como as esponjas absorveram a água, ele não pôde mais levantar-se e ali morreu afogado”.
A característica básica de um texto narrativo é a sucessão cronológica de ações ou acontecimentos. Assinale a opção em que os verbos destacados não mostram sucessão cronológica.
Assinale a frase em que não ocorreu um processo qualquer para evitar-se a repetição de palavras idênticas.
Observe a seguinte frase:
“Bernardo é muito pobre vive sozinho sendo um adolescente seu tio que era marinheiro o levou para ser grumete num pequeno navio”.
Se pontuarmos de forma adequada esse pensamento, a forma correta será:
Assinale a frase em que houve troca indevida entre parônimos.
Em todas as alternativas abaixo há duas palavras com o sufixo -eiro.
Esse sufixo mostra o mesmo valor semântico nas duas palavras em:
Assinale a frase em que a substituição do adjetivo sublinhado por uma oração adjetiva de valor semântico equivalente foi feita de forma adequada.
O adjetivo pode ser substituído por algumas outras palavras ou estruturas de valor equivalente.
Assinale a frase em que a adjetivação relacionada ao substantivo sublinhado é realizada por meio de uma oração desenvolvida.
Nas frases abaixo está presente o adjetivo “grande”, que pode indicar diferentes significados.
Assinale a frase em que o significado desse adjetivo está corretamente indicado.
Em todas as opções a seguir, as orações adjetivas destacadas foram substituídas por um adjetivo de significado equivalente; assinale a frase em que o adjetivo selecionado é inadequado.
A frase abaixo que mostra uma forma inadequada do termo sublinhado é:
Assinale a frase que aparece inteiramente realizada em linguagem formal.
Analise a seguinte frase:
“No trançado da história, o que interessa, afinal, é o resultado”. (Millôr Fernandes)
O modo de reescrever essa frase que modifica o seu sentido original, é:
Assinale a frase que se apoia numa argumentação objetiva.
Assinale a frase em que houve confusão entre “todo/a” e “todo o/ toda a”, provocando o aparecimento de um erro de norma culta.
Assinale a frase a seguir em que o artigo sublinhado mostra valor possessivo.
Assinale a opção que mostra a frase em que a preposição para tem valor semântico diferente do das demais frases.
A respeito do impacto das mudanças ambientais e climáticas globais no setor de saúde, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Alterações de temperatura, de umidade e no regime de chuvas potencializam os efeitos das doenças respiratórias.
( ) Mudanças climáticas influenciam na propagação de vetores que transmitem doenças.
( ) A ocorrência mais frequente de eventos extremos impacta diretamente a saúde e o bem-estar da população.
As afirmativas são, respectivamente,
O ChatGPT é um programa de Inteligência Artificial treinado para responder perguntas sobre diversos temas. O ChatGPT pode responder à pergunta “O que é o universo?” ou traduzir um texto, por exemplo.
Considerando as controvérsias suscitadas pela aplicação dessa tecnologia, assinale a opção que indica corretamente uma desvantagem atribuída ao uso dessa ferramenta.
Em agosto de 2023, o agrupamento de países emergentes que integra o BRICS anunciou o início de um processo de expansão, passando a integrar novos membros.
A respeito do BRICS e de seu funcionamento, assinale a afirmativa correta.
A Ucrânia tem uma longa história compartilhada com a Rússia, marcada pela interdependência e pela busca de um equilíbrio político entre disputas e interesses rivais. Em fevereiro de 2022, a tensão entre os dois países chegou no seu ponto máximo, com a invasão militar da Ucrânia pela Rússia.
A respeito da eclosão do conflito, analise as afirmativas a seguir.
I. Na visão da Rússia, a Ucrânia é o resultado de uma divisão artificial entre os dois povos, sendo parte natural de uma “grande Rússia”.
II. A Rússia anexou a Crimeia em 2014, após um referendo que consultou o povo ucraniano.
III. Em 2022, a Rússia reconheceu a autonomia de duas regiões ucranianas separatistas que se autoproclamaram Estados independentes, em um contexto marcado pela aproximação da Ucrânia com a Otan e com a União Europeia.
Está correto o que se afirma em
Avalie se as afirmativas a seguir descrevem corretamente a posição do atual governo brasileiro em relação à China.
I. A China é o principal parceiro comercial do Brasil, tendo preenchido o lugar antes ocupado pelos EUA.
II. A China é uma potência e lidera o BRICS, motivo pelo qual a aproximação diplomática é uma oportunidade para o Brasil discutir temas globais.
III. O Brasil reiterou o princípio de uma só China, o reconhecimento da República Popular da China e o entendimento de que Taiwan é parte do território chinês.
Está correto o que se afirma em:
Dados do censo 2022 mostram que a população brasileira está envelhecendo.
Isso é um reflexo
Recentemente, muitos políticos brasileiros têm sido considerados inelegíveis por diversos motivos. Avalie se os seguintes ex-presidentes foram condenados e tornados inelegíveis por algum período.
I. Fernando Henrique Cardoso.
II. Itamar Franco.
III. Fernando Collor de Mello.
Está correto o que se indica em
As fake news são um dos fenômenos comunicacionais contemporâneos mais inquietantes, com sérias repercussões no campo da saúde pública, uma vez que sua influência, pode alterar rotinas e comportamentos ligados à saúde.
A respeito do problema das fake news em saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. Na era das tecnologias de informação e comunicação, a circulação de notícias falsas sobre doenças e formas de contágio é potencializada pela velocidade com que se propagam.
II. O tema de notícias falsas a respeito de vacinação apresenta uma dimensão de gênero, uma vez que afeta especialmente as mães, que são, em sua maioria, as mais responsáveis pela saúde das famílias.
III. A comunicação tem um valor estratégico para a saúde, especialmente em sua interface com a informação e a educação, uma vez que muitas fake news se iniciam com elementos verdadeiros ou com distorções de notícias reais.
Está correto o que se afirma em
Na visão de muitos educadores, o debate sobre sexualidade e gênero nas escolas contribui para uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade.
Na educação básica brasileira, o debate sobre sexualidade
Leia a descrição a seguir:
Especialidade médica que disponibiliza serviços à distância para o cuidado com a saúde, com o uso de modernas tecnologias digitais que promovem a assistência médica online aos pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da saúde. O seu grande potencial é melhorar o atendimento em saúde dos pacientes.
O trecho se refere à atividade denominada
As projeções sobre a dinâmica populacional no Brasil indicam que nas próximas duas décadas o Brasil terá aumento da população, mas em ritmo cada vez mais lento. Com menores taxas de fecundidade, a base da pirâmide etária vai diminuir e haverá um aumento do envelhecimento populacional, o que causará problemas sérios na saúde pública e na previdência social. A pandemia da covid-19, por outro lado, afetou a dinâmica demográfica brasileira.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O número de óbitos por covid-19 em 2020 (195.725) e 2021 (423.380) superou o de nascimentos. II. Os óbitos por Covid-19 foram mais frequentes, em termos percentuais, em pessoas com mais de 60 anos de idade. III. Em 2021, o Brasil registrou a maior taxa de óbitos e o número de nascimentos foi o menor da série histórica iniciada em 2003.
Está correto o que se afirma em
As violências e causas externas são a terceira principal causa de óbitos e internações no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o Ministério da Saúde. As agressões são o tipo de violência mais frequente, seguidas por acidentes de trânsito, lesões acidentais e lesões autoprovocadas.
Sobre o fenômeno da violência no Brasil, avalie se as afirmativas a seguir estão corretas. I. O Brasil alcançou em 2020 a meta da Organização das Nações Unidas (ONU), lançada em 2010, de redução de 50% das mortes no trânsito em uma década nos países-membros. II. Quanto à mortalidade por suicídio entre as unidades da Federação, observa-se que todos os estados da Região Sul do País apresentaram taxas de suicídio superiores à média nacional. III. Desde a alteração do Código Penal Brasileiro, em 2015, incluindo a Lei nº 13.104/15, que tipifica o feminicídio como homicídio, o número de assassinatos de mulheres em função de gênero diminuiu no país. IV. Homens e mulheres negros, pela primeira vez em 2022, passaram a representar menos de 50% das vítimas de homicídios no Brasil.
Está correto o que se afirma em
Todos os anos, em janeiro, figuras políticas e personalidades influentes reúnem-se no Fórum Econômico Mundial (FEM), em Davos (Suíça), para discutir os desafios relativos ao desenvolvimento socioeconômico do mundo.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente a composição e os objetivos do FEM, à exceção de uma. Assinale-a.
Leia o trecho a seguir.
Os Estados Unidos foram ultrapassados pela China e já não são o maior país de classe média do mundo em quantidade de pessoas. De acordo com um relatório de riqueza do banco Credit Suisse, há hoje 109 milhões de chineses e 91 milhões de americanos nesta categoria. A referência foi os Estados Unidos, com valores corrigidos para cada país de acordo com paridade de poder de compra e preços locais. Ou seja, para ser classe média na Índia, um adulto precisa ganhar US$ 13.662 por ano. No Reino Unido, este valor é 5 vezes maior. A fronteira da classe média no Brasil é de US$ 28 mil, e só 8,1% da população fica acima disso.
13 países com mais pessoas de classe média (Brasil incluso). Revista Exame, 13/09/2016.
Considerando o trecho acima, assinale a afirmativa correta.
Sobre a democracia e o governo de Viktor Orbán, na Hungria, leia o trecho a seguir.
A pertença a uma classe social e a tradição familiar eram os fatores mais decisivos para os eleitores, e assim os partidos desenvolviam suas campanhas de acordo com isso (seus programas tratavam de salários, impostos, emprego etc.). Mas, de repente, nenhum partido tradicional pode continuar fazendo essas propostas; nem sequer a promessa de renovar o Estado de bem-estar social consegue atrair os eleitores. Os velhos slogans agora soam vazios. Os pobres não são uma classe, não têm interesses de classe. As formações políticas convencionais e outras organizações políticas surgem do nada. A estabilidade do sistema foi perdida; tudo se torna fluido, maleável. As ideologias substituem os interesses do eleitorado. A vitória nas eleições graças ao apoio da maioria nas urnas legitimava um Governo, justificadamente. Mas hoje, em muitos lugares do mundo, os mesmos tiranos são eleitos e reeleitos pela maioria. Esses regimes não são democracias, mas tiranias. Hoje, apenas as democracias liberais, isto é, os Estados com divisão de poderes e um sistema de freios e contrapesos, nos quais as liberdades civis são respeitadas e praticadas, podem ser qualificados como democracias. A “democracia iliberal” não é democracia.
HELLER, Agnes. Por que a Hungria se rendeu ao extremista Orbán e como controlar o ensino é essencial para seu projeto. El País. Maio de 2019.
Considerando o trecho acima e a ascensão de regimes democráticos de extrema direita, no século XXI, assinale a afirmativa correta.
A respeito dos debates e dos desdobramentos do Acordo de Paris, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Em 2015, numerosas nações, entre as quais o Brasil, aprovaram o maior tratado internacional acerca das mudanças climáticas desde a assinatura do Protocolo de Quioto, em 1992.
( ) Os países signatários do Acordo de Paris definiram metas individuais de redução de gases de efeito estufa, a fim de evitar que a temperatura da Terra se eleve indiscriminadamente.
( ) A saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, em novembro de 2019, anulou o tratado internacional, causando protestos das comunidades científicas em todo o mundo.
Segundo a ordem apresentada, as afirmativas são, respectivamente,
Leia os fragmentos a seguir.
Os “climacéticos” fazem circular, nos meios de comunicação e na internet, informações que desmentem as atividades humanas no clima. Essas informações refletem um verdadeiro debate científico?
Le Monde, 23/11/2019
Não. Aliás, eu não classificaria essas pessoas como “céticas”, pois o ceticismo é uma postura necessária para produzir todo progresso da ciência. Chamaria essas pessoas, de preferência, de “negadoras” (deniers, em inglês), termo mais apropriado, visto que ignoram os dados que as ciências do clima tornaram evidentes há quarenta anos.
LATOUR, Bruno. Cogitamus – Seis cartas sobre as humanidades científicas. São Paulo: Editora 34, 2016.
Como têm pessoas contra a vacina? De onde tiram isso? Como podem ter essa liberdade de falar e serem respeitados como se fossem o outro lado. Alguns são a favor da vacina e outros são contra? Não! Alguns estão do lado da vacina porque impedem doenças. Os que são contra ou são ignorantes, muito ignorantes, ou mal-intencionados. Isso tinha que ter uma ação governamental.
VARELLA, Drauzio, Programa Roda Viva, 10/02/2020.
Considerando os fragmentos acima, é correto afirmar que, na contemporaneidade,
O ano de 2019 foi marcado por grandes incêndios na Austrália e na Amazônia brasileira. Na Austrália as chamas atingiram milhões de hectares e causaram severos danos ambientais. No Brasil, os incêndios na Amazônia tiveram seu ápice em agosto e aumentaram 82% em relação ao mesmo período de 2018.
A respeito das causas e impactos dos incêndios, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Em ambos os casos, os incêndios começaram devido a atividades humanas e se propagaram em função do clima seco, do vento e das altas temperaturas.
( ) O ecossistema amazônico, diferentemente das savanas australianas, é mais vulnerável ao fogo, sua floresta leva anos para se recompor e a perda de biodiversidade é maior.
( ) Em ambos os casos, a devastação está historicamente associada ao avanço do arco de desmatamento e às atividades predatórias de queimadas para avanço da pecuária.
As afirmativas são, respectivamente,
Donald Trump tem um novo inimigo:
a arquitetura contemporânea.
A imprensa norte-americana revela que está sendo elaborado um decreto presidencial intitulado “Making Federal Buildings Beautifil Again” (Tornar Novamente Bonitos os Edifícios Federais), que dispõe sobre o estilo arquitetônico a ser adotado para a construção ou a restauração de edifícios federais. Deve-se seguir uma linguagem pautada na elegância monumental e regularidade das formas; na racionalidade e simplicidade das estruturas; na simetria dos volumes; em plantas geométricas e na presença de colunas, como referências a um passado que simbolizaria os ideais da nação americana e enfatizaria sua grandeza.
Adaptado de Haus, Arquitetura, Gazeta do Povo, 07/02/2020.
Segundo o trecho acima, Trump propõe, para os edifícios federais, o estilo arquitetônico