Resolver o Simulado Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - Analista em Infraestrutura de Transportes - FGV - Nível Superior

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Português

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Assinale a frase em que não ocorreu um processo qualquer para evitar-se a repetição de palavras idênticas.

  • A O Diabo cita as escrituras quando isso lhe convém.
  • B Ninguém promete tanto quanto aquele que não pretende cumprir.
  • C Nas coisas grandes, os homens se mostram como lhes convém; nas pequenas, como são.
  • D Exibição exterior é um pobre substituto para valor interior.
  • E Cada homem possui três personalidades: a que exibe, a que tem e a que pensa que tem.
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Observe a seguinte frase:

“Bernardo é muito pobre vive sozinho sendo um adolescente seu tio que era marinheiro o levou para ser grumete num pequeno navio”.

Se pontuarmos de forma adequada esse pensamento, a forma correta será:

  • A Bernardo é muito pobre; vive sozinho; sendo um adolescente seu tio, que era marinheiro, o levou para ser grumete num pequeno navio.
  • B Bernardo é muito pobre, vive sozinho, sendo um adolescente, seu tio, que era marinheiro, o levou para ser grumete num pequeno navio.
  • C Bernardo é muito pobre, vive sozinho; sendo um adolescente seu tio que era marinheiro o levou para ser grumete num pequeno navio.
  • D Bernardo, é muito pobre, vive sozinho, sendo um adolescente seu tio que era marinheiro o levou para ser grumete num pequeno navio.
  • E Bernardo é muito pobre, vive sozinho; sendo um adolescente, seu tio, que era marinheiro, o levou para ser grumete num pequeno navio.
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Observe a seguinte frase de um jornalista colombiano:

"Um a um somos todos mortais. Juntos somos eternos".
Sobre a estruturação dessa frase, é correto afirmar que:
  • A a locução "um a um" equivale ao advérbio "unicamente";
  • B o pronome indefinido "todos" semanticamente indispensável na frase;
  • C entre os dois períodos que compõem a frase, poderia estar adequadamente a conjunção concessiva "embora";
  • D o adjetivo "mortais" funciona como antônimo de "eternos";
  • E o emprego da vírgula no segundo período se deve à elipse do pronome indefinido "todos".
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O adjetivo pode ser substituído por algumas outras palavras ou estruturas de valor equivalente.

A frase abaixo em que a adjetivação é realizada  por meio de um substantivo, é:
  • A Toda sociedade é um organismo podre;
  • B O menino recebeu muitos presentes aniversários;
  • C O que não serve para o enxame não serve para a abelha;
  • D O que é difícil é ser puro como o arroio e grande como o rio;
  • E Ambiente limpo é o que menos se suja.
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"A beneficência é sempre feliz e oportuna quando prudência a dirige e recomenda."   Sobre a estruturação dessa frase do Marquês de Maricá, é correto afirmar que:
  • A as duas ocorrências da conjunção E mostram, respectivamente, valor aditivo e adversativo;
  • B os adjetivos "feliz" e "oportuna" sem valor de estado, referindo-se a "beneficência";
  • C o pronome obliquo "a", em "a dirige e recomenda", funciona como objeto direto desses dois verbos;
  • D o pronome obliquo "a" em "a dirige" se refere a "prudência";
  • E o substantivo "beneficência" está grafado erradamente, sendo correta a forma "beneficiência".
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Em todas as alternativas abaixo há duas palavras com o sufixo -eiro.


Esse sufixo mostra o mesmo valor semântico nas duas palavras em:


  • A brasileiro - fuzileiro;
  • B engenheiro - caseiro;
  • C saleiro - cinzeiro,
  • D marinheiro - certeiro;
  • E chaveiro - cozinheiro.
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Assinale a frase em que a substituição do adjetivo sublinhado por uma oração adjetiva de valor semântico equivalente foi feita de forma adequada.

  • A O estilo é um modo muito simples de dizer coisas complicadas / que se complicam.
  • B Serviço de emergência disponível só com 24 horas de antecedência / que se mostra disposto.
  • C Meu animal favorito é o bife / que me favorece.
  • D Moda, afinal, são apenas epidemias induzidas / que se induzem.
  • E O poder não satisfaz, é como a droga que sempre exige doses maiores / que são mais perigosas.
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O adjetivo pode ser substituído por algumas outras palavras ou estruturas de valor equivalente.
Assinale a frase em que a adjetivação relacionada ao substantivo sublinhado é realizada por meio de uma oração desenvolvida.

  • A O homem que se vende recebe sempre mais do que vale.
  • B Os lutadores determinados a vencer são adversários difíceis.
  • C Não confie nas mulheres de mais de quarenta anos.
  • D Os livros escritos no Romantismo são sentimentais.
  • E As frutas alimentam o corpo e a alma.
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Nas frases abaixo está presente o adjetivo “grande”, que pode indicar diferentes significados.
Assinale a frase em que o significado desse adjetivo está corretamente indicado.

  • A O hábito é o grande guia da vida humana / extenso.
  • B Ao lermos os grandes aforistas, temos a impressão de que todos se conheciam muito bem / famosos.
  • C O amor é um grande mestre, ensina de uma só vez / inteligente.
  • D Sou muito grande, e muito superior é o destino para o qual nasci, para que eu possa permanecer escravo do meu corpo / valente.
  • E É sabido que a grande diferença do homem consiste em fabricar ferramentas separadas, recuperáveis. Ou seja, se um inseto carrega uma serra, carrega-a continuamente / insuperável.
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A frase abaixo que mostra uma forma inadequada do termo sublinhado é:

  • A Trabalho duro nunca matou ninguém, mas por que arriscar?;
  • B Se disserem que o crime não compensa, você tem que lembrar que é porque, quando compensa, não é crime;
  • C É de justiça, e não de caridade, que o mundo precisa, mas por quê?;
  • D Tem gente que se acha honesta só porque não sabia da mamata;
  • E Não sei porque dizem que a justiça é cega.

Raciocínio Lógico

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Um conjunto A é constituído por uma sequência ordenada de números inteiros consecutivos. O conjunto tem um número par de elementos. A soma da metade dos menores números de A vale 35 e a soma da metade dos maiores números de A vale 60.

O número de elementos de A é igual a:
  • A 10;
  • B 12;
  • C 14;
  • D 16;
  • E 18.
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O número de anagramas da palavra BANCO, em que não há duas vogais juntas nem duas consoantes juntas, é
  • A 6.
  • B 10.
  • C 12
  • D 18.
  • E 24.
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Edson e Roberto fazem uma aposta jogando dois dados, ambos regulares. Edson ganha a aposta se saírem dois números maiores do que 3. Caso contrário, ganha Roberto.
Eles pretendem fazer um jogo honesto. Se perder, Edson pagará a Roberto 10 reais.
Então, se perder, Roberto deverá pagar a Edson

  • A 18 reais.
  • B 24 reais.
  • C 30 reais.
  • D 42 reais.
  • E 46 reais.
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A Mega-Sena é um jogo de apostas no qual são sorteadas 6 dentre 60 bolas numeradas de 1 a 60. Cecília fez uma aposta, escolhendo os números 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Cecília está acompanhando o sorteio e viu que as três primeiras bolas sorteadas foram as de número 1, 2 e 3.


A chance de Cecília acertar os seis números e ganhar na MegaSena é agora de uma em

  • A 29.260.
  • B 38.482.
  • C 61.245.
  • D 83.998.
  • E 102.063.
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Lionel pretende comprar um carro que pode ser pago à vista, por 80 mil reais, ou a prazo, por 120 mil reais, com uma entrada e mais duas prestações iguais, a primeira a ser paga depois de um ano e a segunda a ser paga depois de mais um ano. Lionel dispõe de 150 mil reais, que estão aplicados no banco, com rendimento de 50% ao ano.


Lionel prefere pagar a prazo. O valor máximo da entrada que Lionel deve pagar de modo que a opção a prazo seja preferível é de

  • A 60 mil reais.
  • B 50 mil reais.
  • C 40 mil reais.
  • D 30 mil reais.
  • E 20 mil reais.
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Considere a proposição “Se é domingo, eu acordo às 9 horas”.
Essa proposição é logicamente equivalente a

  • A “Se não é domingo, eu acordo às 9h”.
  • B “Se não é domingo, eu não acordo às 9h”.
  • C “Se eu não acordo às 9h, não é domingo”.
  • D “Se eu acordo às 9h, é domingo”.
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Em um cesto havia bananas de 3 tipos diferentes. Metade dessas bananas eram banana-prata. Trinta por cento do total de bananas eram bananas-d’água. O restante das bananas no cesto eram bananas-ouro.
Foram retiradas do cesto 5 bananas: 1 banana-d’água, 2 bananas-prata e 2 bananas-ouro.
Após as retiradas, 16% das bananas que restaram no cesto eram bananas-ouro.
A quantidade original de bananas no cesto era igual a

  • A 30.
  • B 40.
  • C 50.
  • D 60.
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Uma partícula se desloca sobre um plano cartesiano. Inicialmente, ela se encontra sobre o ponto de coordenadas (2,1) e se movimenta 4 unidades de comprimento no sentido positivo do eixo das abscissas (eixo x). Em seguida, ela se movimenta 3 unidades de comprimento no sentido positivo do eixo das ordenadas (eixo y). Por fim, ela se desloca 2 unidades de comprimento no sentido negativo do eixo das abscissas.
Após esses 3 deslocamentos, a partícula se encontra sobre o ponto de coordenadas

  • A (4,4).
  • B (5,3).
  • C (5,7).
  • D (8,4).
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Um dado comum possui seis faces numeradas de 1 a 6, de tal forma que os números indicados em duas faces opostas sempre somam 7.
Devido a um defeito de fabricação, a cada lançamento desse dado, a probabilidade de que o número 6 seja obtido é o triplo da probabilidade de se obter o 1. Além disso, a probabilidade de resultado igual a 1 é a metade da probabilidade de ocorrência de todos os demais resultados.
No lançamento desse dado, a probabilidade de se obter 6 como resultado é igual a

  • A 1/12.
  • B 1/8.
  • C 1/6.
  • D 1/4.
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Em uma urna há 10 bolas sendo 5 azuis e 5 vermelhas, todas igualmente prováveis de serem sorteadas em um sorteio aleatório.
Sorteiam-se, aleatoriamente em sequência e sem reposição, 3 bolas.

A probabilidade de a primeira e a terceira bolas sorteadas serem azuis é igual a

  • A 2/3.
  • B 2/5.
  • C 2/7.
  • D 2/9.
  • E 2/15.

Administração Pública

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No que diz respeito aos estágios de formulação de Políticas Públicas, analise as afirmativas a seguir.

I. As instituições podem ser estruturadas com a função de facilitar ou dificultar o andamento das Políticas Públicas, em função de diferentes interesses.

II. As Políticas Públicas devem ser vistas como a convergência de diferentes dimensões que permitem o surgimento de uma “janela de oportunidades”.

III. A decisão segue um caminho lógico e definido, com regras estabelecidas, desconsiderando os aspectos informais.

Assinale a opção que apresenta as afirmativas que estão relacionadas com a Abordagem Institucional Clássica.

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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No Paradigma Pós-burocrático, movimento representado por ideais relacionados às reformas gerenciais no contexto da Administração Pública, no estágio conhecido como consumerism,

  • A agrega-se o conceito de cidadão, responsável por um conjunto de direitos e deveres perante a sociedade, que deve ser trado de forma isonômica pela Administração Pública.
  • B prioriza-se a eficiência administrativa no combate à crise fiscal, reduzindo gastos públicos ainda que prejudique a qualidade dos serviços prestados.
  • C valorizam-se as prebendas e sinecuras que representam os mecanismos de trocas e acordos entre o representante eleito e o funcionalismo público, garantindo o sistema republicano.
  • D estimula-se a profissionalização da Administração Pública e a formalização dos processos administrativos, permitindo maior controle do órgão central nas atividades-fim.
  • E busca-se o desmantelamento de monopólios governamentais na prestação de serviços públicos, buscando estimular a competitividade.
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Para Paulo Jannuzzi, o processo de avaliação de políticas públicas tem como finalidade aprimorar a gestão das intervenções buscando maior eficiência, eficácia e efetividade.
A esse respeito, estabeleça a correspondência entre as dimensões listadas a seguir e suas respectivas definições.
1. Eficiência 2. Eficácia 3. Efetividade
( ) Dimensão relacionada à verificação dos efeitos de médio e longo prazo sobre os beneficiários e a sociedade, atribuíveis direta ou indiretamente a um programa. ( ) Dimensão relacionada ao custo para alcançar os resultados de um programa, podendo ser medida por indicadores de custeio da produção dos resultados. ( ) Dimensão relacionada ao cumprimento dos objetivos explicitados em um programa, pressupondo análise de cobertura e grau de focalização do público-alvo alcançado, entre outros.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 2 – 3 – 1.
  • C 3 – 1 – 2.
  • D 1 – 3 – 2.
  • E 3 – 2 – 1.
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Leia a descrição a seguir.
Esse princípio pressupõe atuação interdepartamental e criação de fóruns horizontais de diálogo e tomada de decisão, em que conhecimentos, recursos e técnicas acumuladas em cada espaço institucional possam atuar em sinergia visando a objetivos comuns e à constituição de uma agenda que perpasse por públicos como: criança e adolescente; juventude; mulheres; pessoa idosa; pessoa com deficiência; população em situação de rua; povos indígenas; ou por temas, como: igualdade racial e gênero. Adaptado de https://seplan.ma.gov.br/uploads/seplan/docs/Manual-do-PPA-2020-2023
Assinale a opção que indica corretamente o princípio de gestão da governança de políticas públicas descrito no trecho.

  • A Integração.
  • B Setorialidade.
  • C Centralização
  • D Transversalidade.
  • E Interdisciplinaridade.
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Os princípios fundamentais da Administração Pública são expressos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988. O princípio que estabelece que a Administração Pública só pode fazer o que a lei permite é o

  • A Princípio da Legalidade.
  • B Princípio da Impessoalidade.
  • C Princípio da Moralidade.
  • D Princípio da Publicidade.
  • E Princípio da Eficiência.
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Considerando-se as transformações no Estado brasileiro, desde meados dos anos 1990 e após a redemocratização, uma preocupação central foi esclarecer conceitos relacionados ao mapeamento de problemas e soluções. Naquele momento, foi afirmado que o governo brasileiro possuía poder para governar dada a sua legitimidade democrática, bem como às próprias condições materiais de exercício do poder do Estado e do governo derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado. Essa análise levava em consideração que o sistema político do Estado tinha uma condição democrática adequada a formação e orientação dos seus respectivos governos, como voto secreto, eleições diretas, sufrágio universal, respeito à oposição, liberdade de expressão e associação, além do pluripartidarismo. Para melhor compreender tal análise mostra-se central o conceito de

  • A accountability.
  • B governabilidade.
  • C governança.
  • D responsabilização.
  • E patrimonialismo.
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Para a adequada implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em seu município, um gestor municipal se deparou com preocupações relativas à governança e à prestação de contas dos resultados das ações. Para tal, enfrentou um conjunto de dificuldades conceituais e operacionais dessa política pública, que é multinível e envolve diferentes atores-chave. Decorrido o primeiro ano após implantar o modelo de governança e de prestação de contas, o gestor percebeu que essa implantação não foi efetiva.
Considerando se tratar de política pública descentralizada, o fracasso do modelo de governança e prestação de contas da pode ser atribuído a sua decisão de

  • A construir mecanismos de coordenação entre níveis de governo.
  • B esclarecer as responsabilidades atribuídas a diferentes entes.
  • C melhorar a transparência, a coleta de dados e o monitoramento de desempenho.
  • D oferecer suporte à capacitação subnacional.
  • E providenciar regras para a centralização das decisões quanto a ações junto aos usuários.
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Considere que, em um Congresso de Administração Pública, tenha havido um debate entre especialistas da área e um dos convidados tenha afirmado que, entre os principais problemas atuais do Brasil, está o da falta de governança. Nesse caso, evidencia-se que o especialista quis dizer que

  • A o governo carece de legitimidade institucional perante o público em geral e a sociedade civil.
  • B o intervencionismo estatal na iniciativa privada inibe o surgimento de empresas de caráter global.
  • C existe uma limitação na capacidade gerencial do governo de implementar políticas públicas.
  • D a responsabilização de administradores de recursos público perante as instâncias fiscalizatórias não é efetiva.
  • E a ausência de ações de empreendedorismo governamental prejudicam a autonomia energética com relação aos países desenvolvidos.
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Considerando a relação com os valores do empreendimento, é correto aifrmar que, diferentemente da gonvernança corporativa, compliance
  • A é o conjunto de estratégias desenvolvido por uma empresa para demonstrar seu valor no mercado, construindo uma boa reputação para atrair investimentos.
  • B objetiva ampliar a reputação de organização ao apresentar as vantagens de uma atuação ética e ordenada e mostrando a importância disso para os sócios e diretores.
  • C é o esforço de se manter em conformidade com as diretrizes ou especificações estabelecidas, estando conectado à gestão de riscos e ao cumprimento das regras. 
  • D elabora a política de divulgação de informações e a submete à aprovação do conselho de administração, a fim de garantir acesso a todas as informações da empresa relevantes para partes interessadas. 
  • E é um modelo de gestão que foca na rentabilidade e na eficiência administrativa fundamentado na transparência, seja para o público interno, seja para o mercado. 
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A formação de agendas para o delineamento de políticas públicas representa o momento em que problemas e soluções ganham ou perdem atenção da sociedade, visando ao seu enfrentamento.


Segundo á literatura especializada em políticas públicas, assinale a opção que indica a exigência que deve ser evidenciada para que um problema entre na agenda.

  • A As possíveis ações a serem desempenhadas para a sua resolução sejam consideradas factíveis. 
  • B As responsabilidades de natureza privada de impacto coletivo estejam relacionadas.
  • C As informações obtidas devem ser exploradas em sua integralidade, de forma que todas as alternativas sejam conhecidas na tomada de decisão.
  • D Os resultados das possíveis soluções visem a garantir um retorno financeiro efetivo aos cofres públicos. 
  • E O interesse público seja evidenciado necessariamente por grupos de pressão com capacidade legislativa e eleitos pela sociedade.
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O conjunto de ações e decisões tomadas pelo governo e por atores públicos não estatais, com o intuito de solucionar problemas das sociedades e promover o bem coletivo, compreendem o conceito de políticas públicas.

Acerca das políticas públicas, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa correta.
  • A Os órgãos e entidades da Administração Pública, individual ou conjuntamente, devem realizar avaliação das políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados.
  • B As entidades da Administração Pública indireta, desde que individualmente, devem realizar a avaliação das políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados.
  • C Os órgãos da Administração Pública direta devem, desde que conjuntamente, realizar avaliação das políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados.
  • D os órgãos e entidades da Administração Pública devem realizar avaliação das políticas públicas, salvo quanto à divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados. 
  • E A Administração Pública deve realizar o planejamento e a execução das políticas públicas, enquanto entidades da iniciativa privada ficam encarregadas de sua avaliação.
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O empreendedorismo governamental, um conceito de forte influência na construção do Estado Moderno, parte do princípio de que os modelos convencionais de Administração Pública não são adequados para a sociedade. 


Assinale a opção que apresenta corretamente preconceitos do empreendedorismo governamental.

  • A O poder deve ser incorporado pela comunidade, oferecendo possibilidade de participação dos cidadãos no governo. 
  • B As atividades da Administração Pública devem ser orientadas essencialmente, pela utilização de regras e regulamentos em escala sistemática.
  • C O governo deve participar diretamente no provimento de bens para a sociedade, por meio da estatização de setores pouco atrativos para a iniciativa privada.
  • D A autoridade governamental deve ser centralizada, permitindo ganhos de escala na realização das atividades.
  • E A atuação do governo deve priorizar a detecção e a correção de problemas, em vez do enfrentamento por meio de práticas preventivas.
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Os modelos utilizados pela Administração Pública decorrem essencialmente dos contextos sociais e históricos em que um país está inserido em dada época, o que permite entender as opções políticas e a organização da Administração Pública em determinado momento. 

Considerando esse fato, analise as afirmativas a seguir. 
I. O patrimonialismo tem como objetivo precípuo a proteção do patrimônio público, visando a sua melhor alocação em vistas do interesse coletivo.  II. A confiança limitada e a padronização funcional são pressupostos que regem o modelo weberiano ou burocrático.  III. Em função da crise do Estado, o gerencialísmo busca a redução de custos, colaborando para a eficiência estatal. 
Está correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E II e III, apenas.
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A governança pública organizacional compreende essencialmente mecanismos postos em prática com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Quanto a esse conceito, é correto afirmar que:

  • A diferencia-se da governança de políticas públicas e de Centro de Governo, embora sejam relacionadas e interdependentes;
  • B as diversas práticas que implementam as atividades de governança podem ser agrupadas em três mecanismos específicos: propaganda, transporte e contabilidade;
  • C a governança é o direcionamento do esforço de gestão das organizações para resultados de interesse da sociedade, confundindo-se com a própria gestão;
  • D governar é a realização de duas atividades: avaliar as demandas das partes interessadas e estabelecer os problemas ou serviços prioritários;
  • E as diversas práticas que implementam as atividades de governança podem ser agrupadas em três mecanismos gerais: marketing, logística e finanças.
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Um dos princípios de governança que serve de guia para a atuação das organizações públicas diz respeito às ações organizacionais e ao comportamento do agente público, referindo-se à adesão e ao alinhamento consistentes nos valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados. Esse é o princípio da:

  • A accountability;
  • B equidade;
  • C integridade;
  • D participação;
  • E transparência.
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Em 2014, com apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o TCU consolidou o Referencial para Avaliação de Governança em Políticas Públicas, cujo modelo geral apresenta oito dimensões avaliáveis. A dimensão que aborda o processo de identificação, avaliação e tratamento de riscos no desenvolvimento e implementação da política é conhecida como “gestão de riscos e:

  • A accountability”;
  • B controle interno”;
  • C institucionalização”;
  • D coerência”;
  • E participação”.
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O Modelo de Três Linhas ajuda as organizações a identificar estruturas e processos que melhor auxiliam no atingimento dos objetivos e facilitam uma forte governança e gerenciamento de riscos.

  • A adotar uma abordagem baseada em interesses e adaptar o modelo para atender aos objetivos e circunstâncias do Estado;
  • B focar na contribuição que o gerenciamento de riscos oferece para atingir objetivos e criar valor, bem como questões de defesa e proteção de valor;
  • C compreender claramente os papéis e responsabilidades representados no modelo, recomendando-se não se ater aos relacionamentos entre eles;
  • D implantar medidas para tentar que as atividades e os objetivos estejam alinhados com todos os interesses dos donos;
  • E prestação de contas sigilosa, por parte de diversos órgãos de governança de uma organização, ao governo.
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A comunicação na Administração Pública passou por mudanças paradigmáticas, ao se contrastar o modelo burocrático com o pós-burocrático.
A respeito do tema, é correto afirmar que a comunicação, na perspectiva pós-burocrática de interação, está relacionada aos fatores apresentados a seguir, à exceção de um. Assinale-o

  • A Auxílio à decisão e aos controles frente à descentralização e autonomia na gestão pública.
  • B Coordenação democrática, interna e externa dos atores envolvidos, estímulo à interação e à participação e iniciativas formuladas, discutidas e implementadas em rede.
  • C Desenvolvimento de caráter instrumental e formalístico, visando à publicidade dos atos.
  • D Flexibilidade, qualidade e inovação no uso dos meios adequados a cada fluxo comunicacional.
  • E Participação e interação na construção dos meios pelos atores envolvidos.
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Em termos de descentralização e democratização de políticas públicas, a atuação do Estado-rede combina um conjunto de princípios, entre os quais destaca-se o da subsidiariedade.


Assinale a opção que melhor explica esse princípio.

  • A Como medida para combater a corrupção e o nepotismo todas as ações e as decisões devem ser públicas.
  • B O Estado deve ser substituído pela sociedade em tudo que não seja essencial.
  • C A gestão pública deve ser modernizada por meio de investimentos em equipamentos, softwares e em treinamento e capacitação de pessoal.
  • D A implementação “de cima para baixo” é a mais adequada às políticas cooperativas e participativas.
  • E A boa remuneração dos servidores públicos é essencial, pois subsidia a atração dos melhores profissionais do mercado.
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No desenvolvimento da accountability, segundo diferentes autores, há que se considerar dimensões tecnicistas e não tecnicistas que impactam a forma como vemos a atuação dos conselhos de políticas públicas.

Muitos autores defendem a necessidade de uma accountability baseada na dialética e na argumentação crítica, de modo a compreender a ideia de que atribuições do conselho envolvem a contraposição de ideias, indo além das funções de controle.


Em tal perspectiva, o pleno accountability depende do desenvolvimento de uma dimensão


  • A burocrática.
  • B tecnocrática.
  • C dialógica.
  • D circular
  • E educativa.

Engenharia Civil

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Dependendo da granularidade temporal e do nível de detalhamento das atividades planejadas para uma obra, a programação e o controle podem se dar em três horizontes de tempo: longo prazo, médio prazo e curto prazo.
Estes horizontes correspondem, respectivamente, ao planejamento de uma organização nos níveis

  • A operacional, tático e estratégico.
  • B tático, operacional e estratégico.
  • C tático, estratégico e operacional.
  • D estratégico, operacional e tático.
  • E estratégico, tático e operacional.
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Assinale a opção que contém apenas itens de custo que devem ser considerados no BDI.

  • A Administração central, mão de obra e lucro.
  • B Seguros, matéria prima e mão de obra.
  • C Mão de obra, lucro e matéria prima.
  • D Matéria prima, administração central e seguros.
  • E Lucro, seguros e administração central.
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Relacione os tipos de atualização dos preços dos serviços e obras de engenharia com suas respectivas definições.
1. Reajuste 2. Revisão ou reequilíbrio econômico-financeiro 3. Repactuação
( ) prevista para ocorrer de forma periódica, envolvendo uma discussão entre as partes em relação às variações de custo efetivamente ocorridas. ( ) meio ordinário para atualizar o valor do contrato, considerando a elevação do custo de produção de seu objeto diante do curso normal da economia. ( ) modificação decorrente de alteração extraordinária nos preços, quando o serviço se sujeita a uma anômala elevação (ou redução) de preços que não reflete os índices comuns de inflação
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 1 – 3 – 2
  • B 2 – 1 – 3
  • C 2 – 3 – 1
  • D 3 – 1 – 2
  • E 3 – 2 – 1
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A documentação “as built” de uma obra é aquela que contém as plantas, memoriais e especificações

  • A do anteprojeto da obra, com a lista dos elementos construtivos a serem projetados.
  • B do projeto básico da obra, com as especificações previstas para os elementos construtivos.
  • C do projeto executivo da obra, detalhando materiais de construção a serem empregados.
  • D do que foi executado, após o final da execução da obra.
  • E do que ainda necessitará ser executado no futuro, depois que a obra for liberada.
45

Durante a realização de uma obra, pode haver a inclusão ou a supressão de serviços, de acordo com as necessidades acordadas entre o contratante e o contratado. 
Com relação aos aditivos do contrato necessários para comportar essas modificações, analise os itens a seguir. 
I. Acréscimos de serviços devem ser orçados pelos mesmos preços unitários da planilha orçamentária apresentada na licitação. II. Supressões de serviços podem ser feitas até 50% do valor inicial do contrato, no caso de reforma de edifício ou equipamento. III. Os limites para reduções ou supressões devem ser consideradas de forma acumulativa, em relação ao valor do último contrato reajustado.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
46

A plataforma que é muito utilizada para compatibilização de projetos de engenharia, por permitir sua análise de forma tridimensional e organizada, é conhecida pela sigla

  • A AVA.
  • B BIM.
  • C LOG.
  • D PSC.
  • E SAP.
47

Em segurança e higiene do trabalho, pode-se estar sujeito a diferentes tipos de riscos. Um trabalhador que trabalha sob ruídos excessivos está exposto a um risco classificado como do tipo

  • A biológico.
  • B ergonômico.
  • C físico.
  • D químico.
  • E psicológico.
48

A etapa de recebimento provisório de uma obra pode ser dispensada no caso de pequenas construções, contanto que a construção não contenha

  • A materiais cuja durabilidade deva ser comprovada, como o gesso e plástico.
  • B lajes susceptíveis a cargas elevadas, como piscinas.
  • C aparelhos que devam ser verificados quanto ao funcionamento
  • D mais de um elemento construtivo, como por exemplo concreto e estruturas metálicas.
  • E estruturas sensíveis à combustão, como madeira.
49

O livro de ordem é um instrumento fundamental para a fiscalização de uma obra de engenharia.
As informações a seguir devem constar desse documento, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Acidentes de trabalho.
  • B Condições meteorológicas.
  • C Efetivo de trabalhadores.
  • D Materiais empregados.
  • E Orçamento dos serviços.
50

No cálculo do custo de mão de obra pela metodologia do SINAPI, devem ser considerados tanto encargos sociais como complementares.
Assinale a opção que contém apenas encargos classificados como complementares.

  • A Exames médicos obrigatórios, seguro de vida e transporte.
  • B Previdência social, transporte e exames médicos obrigatórios.
  • C Férias, seguro de vida e FGTS.
  • D Transporte, férias e exames médicos obrigatórios.
  • E Previdência social, FGTS e férias.
51

Um EPI tem durabilidade de 2 meses, sendo utilizado por cada trabalhador em 80% de sua jornada de trabalho, que é de 8 horas diárias, durante 6 dias úteis por semana. 
Sabendo-se que o custo de aquisição deste EPI é de R$100,00 por unidade, e considerando um mês médio de 30 dias, o custo horário dessa ferramenta, para fins de cálculo dos encargos com os trabalhadores, é de aproximadamente

  • A 0,19 R$/hora.
  • B 0,21 R$/hora.
  • C 0,24 R$/hora.
  • D 0,30 R$/hora.
  • E 0,35 R$/hora.
52

Relacione os métodos de cravação de estacas com suas respectivas definições. 
1. Prensagem 2. Vibração 3. Percussão
( ) utiliza macacos hidráulicos que reagem contra uma plataforma com sobrecarga. ( ) utiliza pilões de queda livre ou automáticos. ( ) utiliza martelo dotado de garras, com massas excêntricas que giram em alta rotação.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 1 – 3 – 2.
  • B 2 – 1 – 3.
  • C 2 – 3 – 1.
  • D 1 – 2 – 3.
  • E 3 – 2 – 1.
53

Em um canteiro de obras, os materiais perecíveis são aqueles que, em contato com as intempéries, modificam-se de forma substancial.
Assinale a opção que apresenta dois materiais perecíveis em uma obra.

  • A Cal e tijolo.
  • B Areia e cimento.
  • C Ferro e areia.
  • D Cimento e cal.
  • E Tijolo e ferro.
54

Segundo a NBR 14653-1, a benfeitoria em um imóvel que aumenta ou facilita o seu uso, mas que é dispensável, é definida como benfeitoria

  • A útil.
  • B voluptária.
  • C necessária.
  • D Intangível.
  • E arbitrária.
55

Relacione os métodos utilizados para identificar o valor de um bem com suas respectivas definições.
1. Método involutivo 2. Método evolutivo 3. Método comparativo direto
( ) identifica o valor do bem por meio de tratamento técnico de seus atributos ( ) identifica o valor do bem baseado em viabilidade técnicoeconômica, considerando diversos cenários viáveis ( ) identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 1 – 3 – 2
  • B 2 – 1 – 3
  • C 2 – 3 – 1
  • D 3 – 1 – 2
  • E 3 – 2 – 1
56

Com relação à medição dos serviços de uma obra, avalie se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os serviços que não tenham atendido à especificação técnica devem ser refeitos, sendo pagos somente 50% do custo adicional incorrido nesta tarefa. ( ) Caso algum serviço esteja previsto em contrato mas não possa ser realizado por condições locais alheias ao empreiteiro, não deverão ser pagas. ( ) O pagamento das medições deve ser realizado no início da realização das atividades, porém a fiscalização pode exigir o retorno do valor pago em caso de não realização de algum serviço.
As afirmativas são, respectivamente, 

  • A F – F – F.
  • B F – V – F.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E V – F – V.
57

O procedimento de licitação de uma obra deve ser iniciado com a atuação, protocolo e numeração de um processo que contém a autorização, indicação do objeto e origem do recurso para a obra.
Esta etapa é conhecida como

  • A processo administrativo.
  • B projeto básico.
  • C previsão orçamentária.
  • D anteprojeto.
  • E licenciamento técnico.
58

As licenças ambientais exigidas para uma obra devem ocorrer na seguinte ordem:

  • A licença prévia, licença de operação e licença de instalação.
  • B licença prévia, licença de instalação e licença de operação.
  • C licença de operação, licença prévia e licença de instalação.
  • D licença de instalação, licença prévia e licença de operação.
  • E licença de instalação, licença de operação e licença prévia.
59

Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato” 
(Lei 8.987/1995, Art. 6º)
A definição de serviço adequado prevê o estabelecimento de alguns conceitos. A conservação dos equipamentos e das instalações, assim como a melhoria e expansão do serviço, se enquadram no conceito de

  • A regularidade.
  • B continuidade.
  • C eficiência.
  • D generalidade.
  • E atualidade.
60

Na elaboração do laudo técnico de inspeção de um edifício, o arquiteto descreveu as anomalias e falhas caracterizadas pela perda de desempenho de um elemento ou sistema construtivo.
Assinale a opção que indica uma falha relativa ao telhado desse edifício.

  • A Fendilhamento da estrutura causado pelo emprego de “madeiras verdes”, sem secagem prévia e com alto teor de unidade.
  • B Deformações estruturais por conta de sobrecargas pelo acréscimo de reservatório d’água complementar, não previsto no projeto original.
  • C Incidência de infiltrações devidas à falta de manutenção em telhas, calhas e rufos.
  • D Trincas e pulverulência na massa de chumbamento das cumeeiras por erro no traço da argamassa.
  • E Sobreposição de telhas soltas sem fixação e sem obediência a transpasses e emendas recomendadas pelo fabricante.