Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de Pinhais - Professor - FAFIPA - Nível Superior

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Matemática

1
Durante uma atividade com um grupo de seis funcionários, o palestrante mandou que fossem formados pares. Assinale a alternativa que indica a quantidade de pares diferentes que são possíveis de formar nesta situação. 
  • A 15.
  • B 12.
  • C 24.
  • D 30.
  • E 18.
2
Para encher uma piscina de 1000 litros, uma torneira, em vazão constante, demora quatro horas. Determine quantas torneiras, com a mesma vazão da primeira, serão necessárias para encher a mesma piscina em trinta minutos.
  • A 4.
  • B 6.
  • C 12.
  • D 10.
  • E 8.
3
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE qual expoente foi aplicado à base 4 para que a potência seja igual a 4096.
  • A 7.
  • B 5.
  • C 9.
  • D 6.
  • E 8.
4
Determine a soma dos cinco primeiros termos de uma Progressão Geométrica iniciada em 3 e com razão igual a 4. 
  • A 1372.
  • B 343.
  • C 1023.
  • D 1024.
  • E 81.
5
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor de 20% de 40% da metade de 1800.
  • A 1080.
  • B 1200.
  • C 144.
  • D 72.
  • E 540.
6

A função afim é do tipo polinomial do primeiro grau definida como: f : R → R tal que f(x) = ax + b ou y = ax + b, com a e b números reais e a ≠ 0. Em relação a esta função, classifique cada afirmação como verdadeira (V) ou falsa (F) e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência CORRETA:


( ) A representação da função, por meio de um gráfico, é uma reta.

( ) A representação da função, por meio de um gráfico, é uma parábola.

( ) Se o valor de b for zero a equação continua sendo definida de primeiro grau.

( ) O valor de b na função afim determina sua classificação em: crescente, decrescente e constante.

( ) A raiz, ou seja, o valor de x desta função é dada por x= - b/a.

  • A V - F - V - F - V.
  • B V - F - V - V -V.
  • C V - V - F - F - V.
  • D V - V - V - V - V.
  • E V - F - V - V - F.
7

O plano cartesiano é um sistema no qual podemos localizar pontos através de suas coordenadas, que são dadas por pares ordenados. Foi desenvolvido pelo filósofo e matemático francês René Descartes (1596-1650). Esse sistema de coordenadas é formado por duas retas perpendiculares, chamadas de eixos cartesianos. O plano cartesiano é dividido em quatro quadrantes. Em relação ao plano cartesiano, analise as assertivas:


I.O ponto A (5, 3) é um ponto do terceiro quadrante.

ll.O eixo horizontal é conhecido também como eixo das abscissas.

III.Se x> 0 e y< 0, o ponto P(x,y) pertence ao 4º quadrante.

lV.Um ponto que pertence ao 2º quadrante tem valores de x e y negativos.

V.O ponto P(0,0) é o ponto em que o eixo das abscissas e ordenadas se interceptam.


Está CORRETO o que se afirma em:

  • A II, III e V, apenas.
  • B I, apenas.
  • C II, apenas.
  • D I e III e lV, apenas.
  • E I e lV, apenas.
8
Hércules é um produtor rural e precisa comprar um caminhão para o transporte de sua produção. Após realizar várias pesquisas, encontrou a seguinte proposta: um caminhão no valor de R$ 250.500,00 financiado ou um desconto de 30%, se o pagamento for à vista. Como Hércules optou pelo pagamento à vista, assinale a alternativa que representa o valor pago por ele no caminhão.
  • A R$ 175.350,00.
  • B R$ 325.650,00.
  • C R$ 242.985,00.
  • D R$ 175.150,00.
  • E R$ 250.500,00.
9

No final do exercício social de 2019, o contador da empresa LSA Ltda., ao preparar os documentos contábeis e demais papéis de trabalho para o encerramento do exercício e evidenciação das demonstrações contábeis obrigatórias, identificou as seguintes movimentações ocorridas no patrimônio líquido da empresa:


1. Apuração do resultado do período com a obtenção de lucro líquido na quantia de R$ 300.000,00.

2. Distribuição de dividendos no valor de R$ 75.000,00.

3. Constituição de reserva legal no valor de R$ 10.000,00.

4. Constituição de reserva estatutária no valor de R$ 30.000,00.

5. Constituição de reserva de contingências no valor de R$ 15.000,00.

6. Aumento de capital social no valor total de R$ 120.000,00, sendo integralizado da seguinte forma: R$ 50.000,00 com reserva de retenção e R$ 70.000,00 por meio de equipamentos de informática que serão utilizados na empresa.


Com base nas informações supracitadas, após a elaboração da DMPL, é possível evidenciar que ocorreu um aumento no patrimônio líquido inicial da empresa, no valor total de:

  • A R$ 320.000,00.
  • B R$ 295.000,00.
  • C R$ 225.000,00.
  • D R$ 310.000,00.
  • E R$ 300.000,00.
10

O Pronunciamento Contábil nº 23 - Políticas contábeis, mudança de estimativa e retificação de erro - visa a estabelecer critérios para a seleção e a aplicação das políticas contábeis, o método e a divulgação da mudança nas políticas contábeis e a retificação de erro. Dessa forma, as demonstrações contábeis da entidade se tornam mais relevantes e confiáveis, podendo ser comparadas ao longo do tempo com as demonstrações contábeis de outras entidades. De acordo com o CPC 23, os "erros de períodos anteriores são omissões e incorreções nas demonstrações contábeis da entidade de um ou mais períodos anteriores decorrentes da falta de uso, ou uso incorreto, de informação confiável".


Em relação à retificação de erro, é CORRETO afirmar que:

  • A A correção de erros imateriais involuntários de períodos passados deve ser realizada de forma retrospectiva.
  • B A retificação de erros do período corrente deve ser realizada depois de autorizada a publicação das demonstrações contábeis.
  • C A retificação de erros imateriais intencionais de períodos passados deve ser realizada de forma prospectiva.
  • D A retificação de erros de períodos anteriores deve ser prospectiva quando a reapresentação retrospectiva for impraticável.
  • E A correção de erros materiais de períodos passados deve ser realizada de forma prospectiva.

Pedagogia

11
Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todos educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos, no que elegem com critério de avaliação, na metodologia de trabalho que adotam, nas situações didáticas que propõem aos alunos. Indo além do que se refere à organização dos conteúdos, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de quatro pontos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes pontos:
  • A Os temas não constituem novas áreas, pressupondo um tratamento integrado nas diferentes áreas.
  • B A proposta da transversalidade traz necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva político-social se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico.
  • C Os temas transversais dividem aleatoriamente toda prática educativa que exceptua relações entre os alunos, entre os professores, entre os professores e alunos e entre alguns grupos específicos da comunidade escolar.
  • D A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores as atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos.
  • E A inclusão dos temas implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda escolaridade, o que possibilitará um tratamento cada vez mais profundo das questões eleitas.
12
De acordo com os PCNEM, a UNESCO propõe quatro saberes que funcionam como pilares da educação nas sociedades contemporâneas. São saberes cuja conquista ultrapassa a mera aquisição de informação, uma vez que abarcam a formação humana e social do indivíduo. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes saberes:
  • A Aprender a produzir.
  • B Aprender a conhecer.
  • C Aprender a fazer.
  • D Aprender a viver com os outros.
  • E Aprender a ser.
13
Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas- professores, alunos e escola- contribuindo para análises das etapas vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. Para tanto, constitui-se num processo contínuo de diagnóstico da situação. Do ponto de vista do estudante, qual a utilidade da avaliação?
  • A Instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades.
  • B Mecanismo exclusivo para obtenção de nota para aprovação.
  • C Utensílio utilizado para equiparar os conteúdos das aulas.
  • D Dispositivo elaborado pelo professor para cumprir planejamento.
  • E Instrumento de comparação de evolução no decorrer das aulas.
14
De acordo com os PCNEM, a educação física é organizada em três eixos. Quais são os conceitos que são abordados no eixo “Contextualização Sociocultural”?
  • A Cultura; Análise e síntese; Linguagem corporal.
  • B Signo e símbolo; Globalização versus localização; Ginástica.
  • C Cultura; Globalização versus localização; Negociação de sentidos.
  • D Cultura; Interlocução, significação, dialogismo; Signo e símbolo.
  • E Análise e síntese; Correlação, identidade e integração; Negociação de sentidos.
15
Como podemos definir o processo de equilibração da teoria de Piaget?
  • A Mecanismo de organização de estruturas cognitivas, que visa levar o indivíduo de uma forma de adaptação à realidade, obrigando o indivíduo a resolver os conflitos cognitivos constantes.
  • B O equilíbrio é o norte que o organismo almeja e sempre conquista graças à acomodação cognitiva.
  • C O processo de equilibração é o ápice da aprendizagem cognitiva, haja visto que são poucos momentos que o indivíduo é colocado em situações de aprendizado.
  • D Mecanismo obtido após anos de interações com relação ao objeto e o seu próprio organismo.
  • E Processo de maturação do organismo através de ações intra pessoal.
16
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das quatro fases do desenvolvimento da criança:
  • A Sensório-motor; pré-operatório; operatório formal e operatório concreto.
  • B Pré-operatório; sensório-motor; operatório formal e operatório concreto.
  • C Operatório formal; sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.
  • D Sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto e operatório formal.
  • E Pré-operatório; operatório formal; operatório concreto e sensório-motor.
17
A educação é um fenômeno social. Consequentemente, ela é parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade. Dessa forma, configura-se como um processo de mudança da sociedade, atrelada às relações sociais existentes na sociedade. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA:
  • A A prática educativa, e especialmente os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente, estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas.
  • B As finalidades e os meios da educação insubordinam-se à estrutura e dinâmica das relações entre as classes sociais, ou seja, são socialmente determinados.
  • C A prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada por valores, normas e particularidades da estrutura social a que está subordinada.
  • D A estrutura social e as formas sociais pelas quais a sociedade se organiza são uma decorrência do fato de que, desde o início da sua existência, os homens vivem em grupos; sua vida está na dependência da vida de outros membros do grupo social, ou seja, a história humana, a história da sua vida e a história da sociedade se constituem e se desenvolvem na dinâmica das relações sociais.
  • E A organização da sociedade, a existência das classes sociais, o papel da educação estão implicados nas formas que as relações sociais vão assumindo pela ação prática concreta dos homens.
18
A prática educativa, a vida cotidiana, as relações professor e aluno, os objetivos da educação, o trabalho docente, nossa percepção do aluno estão carregados de significados sociais que se constituem na dinâmica das relações entre classes, entre raças, entre grupos religiosos, entre homens e mulheres, jovens e adultos. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
  • A Para quem lida com a educação, tendo em vista a formação humana dos indivíduos vivendo em contextos sociais determinados, é imprescindível que desenvolva a capacidade de descobrir as relações sociais reais implicadas em cada acontecimento, em cada situação real da sua vida e da sua profissão, em cada matéria que ensina como também nos discursos, nos meios de comunicação de massa, nas relações cotidianas na família e no trabalho.
  • B O campo específico de atuação profissional e política do professor é a escola, à qual cabem tarefas de assegurar aos alunos um sólido domínio de conhecimentos e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de pensamento independente, crítico e criativo.
  • C Quanto mais se diversificam as formas de educação extraescolar e quanto mais à minoria dominante refina os meios de difusão da ideologia burguesa, tanto mais a educação escolar perde importância, principalmente para as classes trabalhadoras.
  • D A responsabilidade social da escola e dos professores é muito grande, pois cabe-lhes escolher qual concepção de vida e de sociedade deve ser trazida à consideração dos alunos e quais conteúdos e métodos lhes propiciam o domínio dos conhecimentos e a capacidade de raciocínio necessários à compreensão da realidade social e à atividade prática na profissão, na política, nos movimentos sociais.
  • E A escola cumpre objetivos e exigências da sociedade conforme interesses de grupos e classes sociais que a constituem, sendo que, o ensino cria condições metodológicas e organizativas para o processo de transmissão e assimilação de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades intelectuais e processos mentais dos alunos tendo em vista o entendimento crítico dos problemas sócias.
19
A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino. Nessa perspectiva, sobre a didática e a formação profissional do professor, assinale (C) para alternativa CORRETA e (I) para alternativa INCORRETA:

( ) O processo didático efetiva a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos das matérias de ensino.
( ) A didática pode constituir-se em teoria da educação.
( ) A didática descreve e explica os nexos, relações e ligações entre ensino e a aprendizagem; investiga os fatores codeterminantes desses processos; indica princípios, condições e meios de direção do ensino, tendo em vista a aprendizagem, que são comuns ao ensino das diferentes disciplinas de conteúdos específicos.
( ) A didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
  • A C, I, C, C.
  • B C, C, I, C.
  • C C, C, C, C.
  • D C, C, C, I.
  • E I, I, C, C.
20
O processo de ensino pode ser entendido como o conjunto de atividades organizadas, visando alcançar determinados resultados (domínio de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades cognitivas), tendo como ponto de partida o nível atual de conhecimentos, experiências e de desenvolvimento mental dos alunos. Consideremos algumas características desse processo:

I. O ensino é um processo, ou seja, caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e sua aplicação.
II. O processo de ensino visa alcançar determinados resultados em termos de domínio de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, convicções e de desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos.
III. O ensino tem um caráter bilateral em virtude de que combina a atividade do professor (ensinar) com a atividade do aluno (aprender). O processo de ensino faz interagir dois momentos indissociáveis: a transmissão e a assimilação passiva de conhecimentos e habilidades.

Estão CORRETAS:
  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas I e III.
  • E Todas as assertivas.

Noções de Informática

21
Os arquivos compactados ocupam menos espaço de armazenamento e podem ser transferidos para outros computadores mais rapidamente do que arquivos não compactados. Das alternativas abaixo, qual delas apresenta duas extensões (formatos) de arquivos compactados? 
  • A BAT e RAR
  • B ZIP e RAR
  • C COM e ZIP
  • D COM e RAR
  • E BAT e PSD
22
No Microsoft Word 2016 (PT-BR) qual tipo de alinhamento distribui o texto uniformemente entre as margens do documento? 
  • A centralizar
  • B justificar
  • C alinhar à direita
  • D alinhar à esquerda
  • E alinhar à esquerda & direita
23
Das alternativas abaixo qual delas não é considerada um hardware para saída de dados? 
  • A Placa Gráfica
  • B Impressora
  • C Monitor
  • D Microfone
  • E Plotters
24
Qual é o nome do software antivírus e antimalware nativo do Windows 10 PRO (PT-BR)? 
  • A Windows Zone
  • B Windows Vírus Scan
  • C Windows Scan Firewall
  • D Windows McAfee
  • E Windows Defender
25
Um usuário utiliza o MS-Excel 2016 Pt-Br para suas atividades diárias e uma das funções que mais utiliza é a de Classificar e Filtrar. Esta funcionalidade está disponível na Guia:
  • A Página Inicial.
  • B Layout da Página.
  • C Revisão.
  • D Acrobat.
  • E Fórmulas.
26
O Google Chorme, navegador muito utilizado por milhares de usuários, traz a opção de navegação anônima. Quando o usuário utiliza a opção anônima, o navegador garante descrição em algumas atividades, com exceção de:
  • A O Chrome não vai salvar os downloads, favoritos e itens da lista de leitura
  • B O Chrome não vai salvar cookies e dados de sites
  • C O Chrome não vai salvar informações inseridas em formulários
  • D O Atalho para o Google Chrome é CTRL+SHIFT+N
  • E O Chrome não vai salvar seu histórico de navegação
27
Durante o uso do Microsoft Word 2016 Pt-Br, Joana utiliza constantemente a combinação da teclas Ctrl+Z (o sinal + significa apenas que as duas teclas devem ser pressionadas simultaneamente). A tecla citada tem como funcionalidade:
  • A Salvar o documento.
  • B Realizar uma cópia do documento.
  • C Desfazer a última ação.
  • D Imprimir a página.
  • E Copiar uma palavra.
28
No Navegador Google Chrome, para conferir a segurança de um site, é possível observar tal informação próximo à URL da página. É de grande importância para o usuário verificar se há informações de segurança sobre o site que está acessando. O Chrome mostra um alerta quando não é possível visitar um site de forma segura ou particular. No Chrome, para conferir a segurança de um site, a página traz informativos ao usuário. Assinale abaixo a alternativa CORRETA: 
  • A Não existe nenhuma informação de segurança.
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C X - Não Recomendado V - Aprovado XX - Alerta Vermelho
  • D Site BloqueadoNavegação LivreWeb em
  • E SITE SEGUROACESSO
29
No Windows 10 Pro, a combinação de teclas que agiliza acesso ao Gerenciador de Tarefas é:
  • A Ctrl+Alt+Del
  • B Ctrl+G+T
  • C Alt+Shift+G
  • D Tecla Windows + Del
  • E Shift+Alt+Del
30

No MS-EXCEL 2016 PT-BR, a seguinte imagem foi retirada da aba fórmulas. Assinale a alternativa que apresenta a definição CORRETA de ambas as funções


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Inserir Função/AutoSoma.
  • B Deixar célula Fixa/Somar apenas valor célula fixa.
  • C Valor de X e Concatenar.
  • D Função Multiplicação e Macro.
  • E Validar e Falsificar resultados.

Português

31
Anvisa libera cultivo de cannabis para pesquisa científica pela 1ª vez

Universidade Federal do Rio Grande do Norte conquistou a autorização para importar, armazenar, germinar sementes e cultivar a planta em prol de estudos pré-clínicos


Na última quarta-feira (14), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou algo inédito no Brasil: a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para cultivo controlado e processamento da planta cannabis para fins de pesquisa científica.

O órgão autorizou a UFRN a importar, armazenar e germinar sementes da planta, bem como cultivá-la em ambientes fechados.

O Instituto do Cérebro da UFRN conduzirá projetos de pesquisa pré-clínica (com animais) para avaliação da eficácia e segurança de combinações de fitocanabinpides, derivados de plantas como a cannabis. Existem mais de 145 deles, sendo alguns mais conhecidos, como CBD (canabidiol), CBN (canabinol), CBG (cannabigerol) e o THC (tetrahidrocanabinol).

Os estudos focarão no manejo de sinais e sintomas associados a distúrbios neurológicos e psiquiátricos. "Trataremos aqui de ciência, mais especificamente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Não estamos falando de importação de conhecimento, mas sim de sua geração, de inovação, de pesquisa e desenvolvimento nacionais", diz o diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, em comunicado.

As moléculas dos fitocanabinoides têm o poder de modular a bioquímica e a excitabilidade de diversos tipos celulares, especialmente no sistema nervoso. Estudos clínicos já demonstraram segurança e eficácia do canabidiol, por exemplo, no controle de crises epilépticas.

Texto adaptado de: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/noticia/2022/12/anvisa-libera-cultivo-de-can nabis-para-pesquisa-cientifica-pela-1a-vez.ghtml. Acesso em dez. 2022.

Analise as afirmativas sobre o texto:


I.Considerando as características linguístico-textuais, estruturais e discursivas presentes no texto, pode-se afirmar que a tipologia textual predominante é a narrativa, pela forma linear de contar os acontecimentos no que se refere à planta cannabis.


II.De acordo com o texto, a liberação do cultivo da planta cannabis indica um avanço nos estudos científicos, considerando o ineditismo na ação da Anvisa.


III.No último parágrafo do texto, é possível inferir que embora a liberação da Anvisa tenha sido um grande feito para a ciência, os estudos são limitados quanto aos benefícios do uso de medicamentos oriundos da cannabis.


Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I, apenas
  • B II e III, apenas.
  • C II, apenas.
  • D I, II e III.
  • E I e III, apenas.
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Anvisa libera cultivo de cannabis para pesquisa científica pela 1ª vez

Universidade Federal do Rio Grande do Norte conquistou a autorização para importar, armazenar, germinar sementes e cultivar a planta em prol de estudos pré-clínicos


Na última quarta-feira (14), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou algo inédito no Brasil: a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para cultivo controlado e processamento da planta cannabis para fins de pesquisa científica.

O órgão autorizou a UFRN a importar, armazenar e germinar sementes da planta, bem como cultivá-la em ambientes fechados.

O Instituto do Cérebro da UFRN conduzirá projetos de pesquisa pré-clínica (com animais) para avaliação da eficácia e segurança de combinações de fitocanabinpides, derivados de plantas como a cannabis. Existem mais de 145 deles, sendo alguns mais conhecidos, como CBD (canabidiol), CBN (canabinol), CBG (cannabigerol) e o THC (tetrahidrocanabinol).

Os estudos focarão no manejo de sinais e sintomas associados a distúrbios neurológicos e psiquiátricos. "Trataremos aqui de ciência, mais especificamente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Não estamos falando de importação de conhecimento, mas sim de sua geração, de inovação, de pesquisa e desenvolvimento nacionais", diz o diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, em comunicado.

As moléculas dos fitocanabinoides têm o poder de modular a bioquímica e a excitabilidade de diversos tipos celulares, especialmente no sistema nervoso. Estudos clínicos já demonstraram segurança e eficácia do canabidiol, por exemplo, no controle de crises epilépticas.

Texto adaptado de: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/noticia/2022/12/anvisa-libera-cultivo-de-can nabis-para-pesquisa-cientifica-pela-1a-vez.ghtml. Acesso em dez. 2022.
"O órgão autorizou a UFRN a importar, armazenar e germinar sementes da planta, bem como cultivá- la em ambientes fechados." O termo em destaque se refere: 
  • A À pesquisa.
  • B Ao órgão.
  • C Às sementes.
  • D Aos ambientes.
  • E À planta.
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Anvisa libera cultivo de cannabis para pesquisa científica pela 1ª vez

Universidade Federal do Rio Grande do Norte conquistou a autorização para importar, armazenar, germinar sementes e cultivar a planta em prol de estudos pré-clínicos


Na última quarta-feira (14), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou algo inédito no Brasil: a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para cultivo controlado e processamento da planta cannabis para fins de pesquisa científica.

O órgão autorizou a UFRN a importar, armazenar e germinar sementes da planta, bem como cultivá-la em ambientes fechados.

O Instituto do Cérebro da UFRN conduzirá projetos de pesquisa pré-clínica (com animais) para avaliação da eficácia e segurança de combinações de fitocanabinpides, derivados de plantas como a cannabis. Existem mais de 145 deles, sendo alguns mais conhecidos, como CBD (canabidiol), CBN (canabinol), CBG (cannabigerol) e o THC (tetrahidrocanabinol).

Os estudos focarão no manejo de sinais e sintomas associados a distúrbios neurológicos e psiquiátricos. "Trataremos aqui de ciência, mais especificamente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Não estamos falando de importação de conhecimento, mas sim de sua geração, de inovação, de pesquisa e desenvolvimento nacionais", diz o diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, em comunicado.

As moléculas dos fitocanabinoides têm o poder de modular a bioquímica e a excitabilidade de diversos tipos celulares, especialmente no sistema nervoso. Estudos clínicos já demonstraram segurança e eficácia do canabidiol, por exemplo, no controle de crises epilépticas.

Texto adaptado de: https://revistagalileu.globo.com/ciencia/noticia/2022/12/anvisa-libera-cultivo-de-can nabis-para-pesquisa-cientifica-pela-1a-vez.ghtml. Acesso em dez. 2022.
"As moléculas dos fitocanabinoides têm o poder de modular a bioquímica e a excitabilidade de diversos tipos celulares..." 
Assinale a alternativa em que o verbo foi empregado CORRETAMENTE, com a mesma função que foi empregado no texto:
  • A O técnico e o jogador têm uma boa estratégia para o próximo jogo.
  • B Têm gente que não sabe o que diz.
  • C O atendente do hotel têm feito muito esforço para agradar os hóspedes.
  • D Minha cidade têm o melhor açaí da região.
  • E Você têm que fazer sua matrícula ainda hoje!
34
Leias as duas frases e analise as assertivas a seguir:
1.Meu primo da Austrália chegou. 2.Meu primo chegou da Austrália.
I.Na primeira oração há uma locução associada ao verbo "chegou", que indica o lugar onde o primo estava.
II.Na segunda oração há um adjunto adverbial associado ao verbo, e na primeira oração há um adjunto adnominal associado a um substantivo.
III.A posição das palavras nas duas orações não gerou alteração semântica dos termos.
IV.A posição das palavras nas duas orações gerou alteração sintática dos termos.

Está CORRETO o que se afirma em: 
  • A I e IV, apenas.
  • B III, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, III e IV, apenas.
35
Leia as orações a seguir:
I.Celina, a cantora, é minha melhor amiga. II.Celina, a cantora é minha melhora amiga.
Assinale a alternativa CORRETA: 
  • A Em II, a vírgula isola um aposto.
  • B Nas duas orações, a mudança da pontuação implicou em um sentido ambíguo.
  • C Em I, as vírgulas foram empregadas de forma incorreta, pois não se separam termos explicativos.
  • D Em I, os termos isolados pela vírgula desempenham a função de sujeito.
  • E Em II, o termo que antecede a vírgula desempenha a função de vocativo.
36

Letra de médico


Na farmácia, presencio uma cena curiosa, mas não rara: balconista e cliente tentam, inutilmente, decifrar o nome de um medicamento na receita médica. Depois de várias hipóteses acabam desistindo. O resignado senhor que porta a receita diz que vai telefonar ao seu médico e voltará mais tarde. "Letra de doutor", suspira o balconista, com compreensível resignação. Letra de médico já se tornou sinônimo de hieróglifo, de coisa indecifrável.


Um fato tanto mais intrigante quando se considera que os médicos, afinal, passaram pelas mesmas escolas que outros profissionais liberais. Exercício da caligrafia é uma coisa que saiu de moda, mas todo aluno sabe que precisa escrever legivelmente, quando mais não seja, para conquistar a boa vontade dos professores. A letra dos médicos, portanto, é produto de uma evolução, de uma transformação. Mas que fatores estariam em jogo atrás dessa transformação?


Que eu saiba, o assunto ainda não foi objeto de uma tese de doutorado, mas podemos tentar algumas explicações. A primeira, mais óbvia (e mais ressentida), atribui os garranchos médicos a um mecanismo de poder. Doutor não precisa se fazer entender: são os outros, os seres humanos comuns, que precisam se familiarizar com a caligrafia médica. Quando os doutores se tornarem mais humildes, sua letra ficará mais legível.


Pode ser isso, mas acho que não é só isso. Há outros componentes: a urgência, por exemplo. Um doutor que atende dezenas de pacientes num movimentado ambulatório de hospital não pode mesmo caprichar na letra. Receita é uma coisa que ele precisa fornecer - nenhum paciente se considerará atendido se não levar uma receita. A receita satisfaz a voracidade de nossa cultura pelo remédio, e está envolta numa aura mística: é como se o doutor, através dela, acompanhasse o paciente. Mágica ou não, a receita é, muitas vezes, fornecida às pressas; daí a ilegibilidade.


Há um terceiro aspecto, mais obscuro e delicado. É a relação ambivalente do médico com aquilo que ele receita - a sua dúvida quanto à eficácia (para o paciente, indiscutível) dos medicamentos. Uma dúvida que cresce com o tempo, mas que é sinal de sabedoria. Os velhos doutores sabem que a luta contra a doença não se apoia em certezas, mas sim em tentativas: "dans la médicine comme dans l'amour, ni jamais, ni toujours", diziam os respeitados clínicos franceses: na medicina e no amor, "sempre" e "nunca" são palavras proibidas. Daí a dúvida, daí a ansiedade da dúvida, da qual o doutor se livra pela escrita rápida. E pouco legível.


[...]


SCLIAR, Moacyr. A face oculta ? inusitadas e reveladoras histórias da medicina. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001. [adaptado]

O autor do texto, ao presenciar cliente e balconista da farmácia tentando compreender o que o médico escrevera na receita, constata que:
  • A A cena presenciada ocorre esporadicamente.
  • B Aquele tipo de cena é corriqueira.
  • C Médicos preferem dificultar a leitura do que escrevem.
  • D O balconista se irritou com aquela situação.
  • E Tanto o balconista quanto o cliente sentiram-se humilhados pela situação.
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Letra de médico


Na farmácia, presencio uma cena curiosa, mas não rara: balconista e cliente tentam, inutilmente, decifrar o nome de um medicamento na receita médica. Depois de várias hipóteses acabam desistindo. O resignado senhor que porta a receita diz que vai telefonar ao seu médico e voltará mais tarde. "Letra de doutor", suspira o balconista, com compreensível resignação. Letra de médico já se tornou sinônimo de hieróglifo, de coisa indecifrável.


Um fato tanto mais intrigante quando se considera que os médicos, afinal, passaram pelas mesmas escolas que outros profissionais liberais. Exercício da caligrafia é uma coisa que saiu de moda, mas todo aluno sabe que precisa escrever legivelmente, quando mais não seja, para conquistar a boa vontade dos professores. A letra dos médicos, portanto, é produto de uma evolução, de uma transformação. Mas que fatores estariam em jogo atrás dessa transformação?


Que eu saiba, o assunto ainda não foi objeto de uma tese de doutorado, mas podemos tentar algumas explicações. A primeira, mais óbvia (e mais ressentida), atribui os garranchos médicos a um mecanismo de poder. Doutor não precisa se fazer entender: são os outros, os seres humanos comuns, que precisam se familiarizar com a caligrafia médica. Quando os doutores se tornarem mais humildes, sua letra ficará mais legível.


Pode ser isso, mas acho que não é só isso. Há outros componentes: a urgência, por exemplo. Um doutor que atende dezenas de pacientes num movimentado ambulatório de hospital não pode mesmo caprichar na letra. Receita é uma coisa que ele precisa fornecer - nenhum paciente se considerará atendido se não levar uma receita. A receita satisfaz a voracidade de nossa cultura pelo remédio, e está envolta numa aura mística: é como se o doutor, através dela, acompanhasse o paciente. Mágica ou não, a receita é, muitas vezes, fornecida às pressas; daí a ilegibilidade.


Há um terceiro aspecto, mais obscuro e delicado. É a relação ambivalente do médico com aquilo que ele receita - a sua dúvida quanto à eficácia (para o paciente, indiscutível) dos medicamentos. Uma dúvida que cresce com o tempo, mas que é sinal de sabedoria. Os velhos doutores sabem que a luta contra a doença não se apoia em certezas, mas sim em tentativas: "dans la médicine comme dans l'amour, ni jamais, ni toujours", diziam os respeitados clínicos franceses: na medicina e no amor, "sempre" e "nunca" são palavras proibidas. Daí a dúvida, daí a ansiedade da dúvida, da qual o doutor se livra pela escrita rápida. E pouco legível.


[...]


SCLIAR, Moacyr. A face oculta ? inusitadas e reveladoras histórias da medicina. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001. [adaptado]

O texto traz suposições acerca dos motivos pelos quais a caligrafia dos médicos seria fruto de uma evolução (ou transformação). Sobre essas teorias, assinale a alternativa que encontra embasamento no texto: 
  • A Uma das teorias se baseia na tese de doutorado e atribui a letra ilegível dos médicos ao fato de sua suposta superioridade intelectual em relação a outros profissionais.
  • B O autor acredita que médicos que conscientemente escrevem de forma ilegível não têm dúvidas sobre a eficácia dos medicamentos que estão prescrevendo
  • C Uma das teses afirma que a "letra ilegível' do médico se dá devido a correria em que o médico fornece a receita, por ter que atender muitos pacientes.
  • D Uma suposição levantada pelo autor é a de que os pacientes não dão credibilidade a médicos que têm a letra legível, por isso, é necessário que a prescrição seja datilografada.
  • E Em uma das teorias, o fator humildade é descartado como fator predominante para a letra ilegível, sendo questionado se todos os profissionais têm essa característica.
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Letra de médico


Na farmácia, presencio uma cena curiosa, mas não rara: balconista e cliente tentam, inutilmente, decifrar o nome de um medicamento na receita médica. Depois de várias hipóteses acabam desistindo. O resignado senhor que porta a receita diz que vai telefonar ao seu médico e voltará mais tarde. "Letra de doutor", suspira o balconista, com compreensível resignação. Letra de médico já se tornou sinônimo de hieróglifo, de coisa indecifrável.


Um fato tanto mais intrigante quando se considera que os médicos, afinal, passaram pelas mesmas escolas que outros profissionais liberais. Exercício da caligrafia é uma coisa que saiu de moda, mas todo aluno sabe que precisa escrever legivelmente, quando mais não seja, para conquistar a boa vontade dos professores. A letra dos médicos, portanto, é produto de uma evolução, de uma transformação. Mas que fatores estariam em jogo atrás dessa transformação?


Que eu saiba, o assunto ainda não foi objeto de uma tese de doutorado, mas podemos tentar algumas explicações. A primeira, mais óbvia (e mais ressentida), atribui os garranchos médicos a um mecanismo de poder. Doutor não precisa se fazer entender: são os outros, os seres humanos comuns, que precisam se familiarizar com a caligrafia médica. Quando os doutores se tornarem mais humildes, sua letra ficará mais legível.


Pode ser isso, mas acho que não é só isso. Há outros componentes: a urgência, por exemplo. Um doutor que atende dezenas de pacientes num movimentado ambulatório de hospital não pode mesmo caprichar na letra. Receita é uma coisa que ele precisa fornecer - nenhum paciente se considerará atendido se não levar uma receita. A receita satisfaz a voracidade de nossa cultura pelo remédio, e está envolta numa aura mística: é como se o doutor, através dela, acompanhasse o paciente. Mágica ou não, a receita é, muitas vezes, fornecida às pressas; daí a ilegibilidade.


Há um terceiro aspecto, mais obscuro e delicado. É a relação ambivalente do médico com aquilo que ele receita - a sua dúvida quanto à eficácia (para o paciente, indiscutível) dos medicamentos. Uma dúvida que cresce com o tempo, mas que é sinal de sabedoria. Os velhos doutores sabem que a luta contra a doença não se apoia em certezas, mas sim em tentativas: "dans la médicine comme dans l'amour, ni jamais, ni toujours", diziam os respeitados clínicos franceses: na medicina e no amor, "sempre" e "nunca" são palavras proibidas. Daí a dúvida, daí a ansiedade da dúvida, da qual o doutor se livra pela escrita rápida. E pouco legível.


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SCLIAR, Moacyr. A face oculta ? inusitadas e reveladoras histórias da medicina. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001. [adaptado]

"O resignado senhor que porta a receita diz que vai telefonar ao seu médico e voltará mais tarde."
O termo destacado tem como sinônimo:
  • A Designado.
  • B Indiferente.
  • C Indignado.
  • D Obstinado.
  • E Conformado.
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Letra de médico


Na farmácia, presencio uma cena curiosa, mas não rara: balconista e cliente tentam, inutilmente, decifrar o nome de um medicamento na receita médica. Depois de várias hipóteses acabam desistindo. O resignado senhor que porta a receita diz que vai telefonar ao seu médico e voltará mais tarde. "Letra de doutor", suspira o balconista, com compreensível resignação. Letra de médico já se tornou sinônimo de hieróglifo, de coisa indecifrável.


Um fato tanto mais intrigante quando se considera que os médicos, afinal, passaram pelas mesmas escolas que outros profissionais liberais. Exercício da caligrafia é uma coisa que saiu de moda, mas todo aluno sabe que precisa escrever legivelmente, quando mais não seja, para conquistar a boa vontade dos professores. A letra dos médicos, portanto, é produto de uma evolução, de uma transformação. Mas que fatores estariam em jogo atrás dessa transformação?


Que eu saiba, o assunto ainda não foi objeto de uma tese de doutorado, mas podemos tentar algumas explicações. A primeira, mais óbvia (e mais ressentida), atribui os garranchos médicos a um mecanismo de poder. Doutor não precisa se fazer entender: são os outros, os seres humanos comuns, que precisam se familiarizar com a caligrafia médica. Quando os doutores se tornarem mais humildes, sua letra ficará mais legível.


Pode ser isso, mas acho que não é só isso. Há outros componentes: a urgência, por exemplo. Um doutor que atende dezenas de pacientes num movimentado ambulatório de hospital não pode mesmo caprichar na letra. Receita é uma coisa que ele precisa fornecer - nenhum paciente se considerará atendido se não levar uma receita. A receita satisfaz a voracidade de nossa cultura pelo remédio, e está envolta numa aura mística: é como se o doutor, através dela, acompanhasse o paciente. Mágica ou não, a receita é, muitas vezes, fornecida às pressas; daí a ilegibilidade.


Há um terceiro aspecto, mais obscuro e delicado. É a relação ambivalente do médico com aquilo que ele receita - a sua dúvida quanto à eficácia (para o paciente, indiscutível) dos medicamentos. Uma dúvida que cresce com o tempo, mas que é sinal de sabedoria. Os velhos doutores sabem que a luta contra a doença não se apoia em certezas, mas sim em tentativas: "dans la médicine comme dans l'amour, ni jamais, ni toujours", diziam os respeitados clínicos franceses: na medicina e no amor, "sempre" e "nunca" são palavras proibidas. Daí a dúvida, daí a ansiedade da dúvida, da qual o doutor se livra pela escrita rápida. E pouco legível.


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SCLIAR, Moacyr. A face oculta ? inusitadas e reveladoras histórias da medicina. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001. [adaptado]

Observe o período a seguir: "Quando os doutores se tornarem mais humildes , sua letra ficará mais legível." A oração destacada é classificada como: 
  • A Oração Subordinada Adverbial Temporal.
  • B Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.
  • C Oração Subordinada Adverbial Conformativa.
  • D Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
  • E Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
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Letra de médico


Na farmácia, presencio uma cena curiosa, mas não rara: balconista e cliente tentam, inutilmente, decifrar o nome de um medicamento na receita médica. Depois de várias hipóteses acabam desistindo. O resignado senhor que porta a receita diz que vai telefonar ao seu médico e voltará mais tarde. "Letra de doutor", suspira o balconista, com compreensível resignação. Letra de médico já se tornou sinônimo de hieróglifo, de coisa indecifrável.


Um fato tanto mais intrigante quando se considera que os médicos, afinal, passaram pelas mesmas escolas que outros profissionais liberais. Exercício da caligrafia é uma coisa que saiu de moda, mas todo aluno sabe que precisa escrever legivelmente, quando mais não seja, para conquistar a boa vontade dos professores. A letra dos médicos, portanto, é produto de uma evolução, de uma transformação. Mas que fatores estariam em jogo atrás dessa transformação?


Que eu saiba, o assunto ainda não foi objeto de uma tese de doutorado, mas podemos tentar algumas explicações. A primeira, mais óbvia (e mais ressentida), atribui os garranchos médicos a um mecanismo de poder. Doutor não precisa se fazer entender: são os outros, os seres humanos comuns, que precisam se familiarizar com a caligrafia médica. Quando os doutores se tornarem mais humildes, sua letra ficará mais legível.


Pode ser isso, mas acho que não é só isso. Há outros componentes: a urgência, por exemplo. Um doutor que atende dezenas de pacientes num movimentado ambulatório de hospital não pode mesmo caprichar na letra. Receita é uma coisa que ele precisa fornecer - nenhum paciente se considerará atendido se não levar uma receita. A receita satisfaz a voracidade de nossa cultura pelo remédio, e está envolta numa aura mística: é como se o doutor, através dela, acompanhasse o paciente. Mágica ou não, a receita é, muitas vezes, fornecida às pressas; daí a ilegibilidade.


Há um terceiro aspecto, mais obscuro e delicado. É a relação ambivalente do médico com aquilo que ele receita - a sua dúvida quanto à eficácia (para o paciente, indiscutível) dos medicamentos. Uma dúvida que cresce com o tempo, mas que é sinal de sabedoria. Os velhos doutores sabem que a luta contra a doença não se apoia em certezas, mas sim em tentativas: "dans la médicine comme dans l'amour, ni jamais, ni toujours", diziam os respeitados clínicos franceses: na medicina e no amor, "sempre" e "nunca" são palavras proibidas. Daí a dúvida, daí a ansiedade da dúvida, da qual o doutor se livra pela escrita rápida. E pouco legível.


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SCLIAR, Moacyr. A face oculta ? inusitadas e reveladoras histórias da medicina. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2001. [adaptado]

"[...] balconista e cliente tentam, inutilmente, decifrar o nome de um medicamento na receita médica."


As palavras destacadas no trecho anterior são classificadas, no seu contexto de uso, respectivamente como:

  • A Advérbio, adjetivo e preposição.
  • B Adjetivo, conjunção e substantivo.
  • C Substantivo, preposição e adjetivo.
  • D Adjetivo, conjunção e substantivo.
  • E Substantivo, advérbio e adjetivo.