A educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicie o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social. As capacidades de ordem afetiva estão associadas:
Em uma instituição de Educação Infantil, ao prestar os primeiros socorros a uma criança que sofreu um acidente ou uma intercorrência clínica, devem-se observar os seguintes princípios básicos:
Dentre os referenciais teórico-metodológicos que podem fundamentar as práticas pedagógicas na Educação Infantil, destaca-se a aprendizagem significativa, porque:
Na Educação Infantil, os momentos de jogo devem se constituir em atividades:
Dentre os cuidados físicos com a criança, a higiene das mãos constitui-se um recurso simples e eficiente entre as atitudes e procedimentos básicos para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Por isso, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é importante que o profissional lembre de lavar as mãos dos bebês:
O ato de alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar, socialização ao ensinar determinados rituais e aprendizagem ao propiciar novas experiências. Sendo assim, ao exercer sua função, o Técnico em Desenvolvimento Infantil deve zelar por boas práticas de segurança alimentar na Educação Infantil, dentre elas:
De acordo com as normativas legais, visando ao sucesso escolar das crianças, uma das incumbências dos estabelecimentos de ensino que ofertam Educação Infantil é a seguinte:
O profissional que atua na Educação Infantil precisa compreender que as necessidades afetivas são também base para o desenvolvimento da criança. Sendo assim, antes de tudo, para cuidar e educar nessa etapa de escolarização, é preciso:
De acordo com Paulo Freire, “a escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima” (CUNHA, 2006, p. 6). Em outras palavras, pode-se dizer que a escola é lugar da construção de:
Ao Técnico de Desenvolvimento Infantil é exigida uma postura profissional adequada ao ambiente escolar. Sendo assim, as condutas adotadas pelo profissional no ambiente de trabalho devem estar fundamentadas:
Francisco tem o hábito de frequentar os restaurantes A e B. Aos sábados, as probabilidades de esses restaurantes servirem feijoada são, respectivamente, iguais a 9/10 e 1/2. Em um determinado sábado, Francisco escolhe, ao acaso, um desses restaurantes com a intenção de comer uma feijoada. A probabilidade de que Francisco coma uma feijoada nesse sábado corresponde a:
Exatamente 82,5% dos integrantes de um grupo de N pessoas usam óculos. A soma dos algarismos do menor valor possível de N é igual a:
Um grupo é formado por 9 analistas administrativos, entre eles, Paulo e Miguel. Um grupo de trabalho será formado com cinco desses analistas, obedecendo-se às seguintes condições:
• Em primeiro lugar, um dos analistas deve ser escolhido para ser o líder do grupo; • Esse líder não pode ser nem Paulo, nem Miguel; • Miguel deve, obrigatoriamente, fazer parte do grupo.
A quantidade máxima de grupos distintos que podem ser formados sob as condições impostas é de:
Na segunda fase de um concurso, os 300 candidatos aprovados na fase anterior deveriam resolver três questões discursivas, A, B e C, sendo que para cada uma dessas questões seria atribuído 1 ponto ou 0 ponto. Ao final dessa fase, verificou-se que:
• 160 candidatos conseguiram 1 ponto na questão B;
• 140 candidatos conseguiram 1 ponto na questão C;
• 50 candidatos conseguiram 1 ponto nas questões A e B;
• 60 candidatos conseguiram 1 ponto nas questões A e C;
• 40 candidatos conseguiram 1 ponto nas questões B e C;
• 30 candidatos conseguiram 1 ponto nas questões A, B e C;
• Todos os candidatos conseguiram pelo menos 1 ponto.
O número total de candidatos que conseguiram 1 ponto na questão A corresponde a:
Em um cofre estão guardados X documentos. Alguns desses documentos são datados de 2022 e outros são considerados confidenciais. Admita que são verdadeiras as seguintes afirmações:
27 documentos não são confidenciais; 21 documentos não são datados de 2022; 8 documentos são confidenciais e datados de 2022; 14 documentos não são confidenciais e não são datados de 2022.
O valor de X é:
Um dado de seis faces tem duas faces com o número 2, duas faces com o número 4 e duas faces com o número 6. Três rapazes, Jonas, Fábio e Rafael, jogaram esse dado algumas vezes, não necessariamente a mesma quantidade de vezes. Ao final desses lançamentos, verificou-se que:
- Jonas obteve face com número 2 em 1/3 dos seus lançamentos e face com número 6 nos demais.
- Rafael realizou cinco lançamentos, e o total de pontos obtidos por ele foi o menor possível;
- Fábio realizou a metade dos lançamentos de Jonas, obtendo face com número 4 em todos esses lançamentos.
- A soma dos pontos obtidos por Jonas, Fábio e Rafael foi 50.
Dessa forma, o total de lançamentos realizados pelos três rapazes é igual a:
Observe a tabela-verdade a seguir, na qual P, Q e R são proposições.
Ao se trocar corretamente todos os símbolos de interrogação pelos valores lógicos V (verdadeiro) ou F (falso), o número de valores lógicos F obtido nas três últimas colunas da tabela é igual a:
Com relação ao Censo 2022, a Agência de Notícias do IBGE publicou em seu site a seguinte afirmação: “O Brasil tem 1,7 milhão de indígenas e mais da metade deles vive na Amazônia Legal”.
Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/pt/agencia-home.html. Acesso em 7/8/2023.
Uma proposição logicamente equivalente à negação da afirmação feita é a seguinte:
Em uma festa infantil, há 50 crianças com 10 anos ou menos, conforme mostra a tabela a seguir.
A animadora sorteará dois brindes entre essas crianças, sendo que a mesma criança não pode ganhar dois brindes. A probabilidade de serem sorteadas uma criança com três anos ou menos e outra com 10 anos é igual a:
Considere como verdadeira a seguinte proposição:
“João passa no concurso e não resgata seu dinheiro da poupança”.
Dessa forma, é necessariamente verdadeiro que:
No trecho “A depender da situação da dívida, o carro pode voltar para a concessionária sozinho, até que se paguem as parcelas” (2º parágrafo), o verbo está no:
No trecho “O governo do Japão planeja aumentar o apoio financeiro oferecido às famílias que se mudarem da sua capital [...]” (1º parágrafo), a oração destacada classifica-se como:
Em “As áreas rurais sofreram um rápido despovoamento à medida que os jovens se mudavam para cidades em busca de oportunidades, deixando as localidades repletas de casas vazias e com diminuição da receita tributária” (3º parágrafo), à luz da norma-padrão, o conectivo destacado tem o mesmo sentido de:
O Texto I, na condição de exemplar do gênero artigo de divulgação científica, tem como principal objetivo:
No Texto I, predomina o tipo textual:
Na frase “Essa legislação aponta os valores aplicados à não participação nos questionários do censo e garante o sigilo dos dados coletados pelos entrevistadores”, pode-se afirmar que a grafia da expressão destacada está:
Na frase “Essa instituição pública foi a antecessora histórica do IBGE, conjugando funções relacionadas às informações estatísticas e geográficas brasileiras, visto que também contava com o chamado Conselho Brasileiro de Geografia (CBG)”, a expressão destacada tem papel anafórico, visto que recupera informações anteriormente já dadas.
Esse mesmo tipo de mecanismo coesivo está presente no trecho destacado em:
Na frase “Essa instituição pública foi a antecessora histórica do IBGE, conjugando funções relacionadas às informações estatísticas e geográficas brasileiras, visto que também contava com o chamado Conselho Brasileiro de Geografia (CBG)”, pode-se substituir o conector destacado, mantendo-se a relação de sentido, pelos seguintes conectores:
Emprega-se o acento indicativo de crase (ou acento grave) na seguinte passagem do texto I: “O IBGE possui grande importância no fornecimento de dados às instituições públicas e privadas do país”. Esse recurso linguístico também deve ser empregado na expressão destacada em:
Na frase “A sua produção atende diversos órgãos públicos e privados, e ainda auxilia na implementação de diferentes políticas públicas”, a conjunção destacada coordena duas orações. O mesmo fenômeno ocorre em: