Simulado para o ENEM - MEC (6543f1aea0eb5)

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História

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Jânio Quadros governou o Brasil por rápidos sete meses e acabou por se tornar uma figura política emblemática no país. Sobre isso, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Iniciou no PDC (Partido Democrata Cristão) em 1954, elegeu-se deputado federal pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) do Paraná em 1959 e, ainda em 1959, aceitou a indicação da UDN (União Democrática Nacional) para a presidência.
( ) Chegou à cena política nacional apresentando um apelo carismático eleitoral, com uma imagem “antipolítica”, dirigida ao eleitor de classe média e classe média baixa, apresentando um histórico de administrador honesto e eficiente em São Paulo.
( ) Em 1960, visitou Cuba a pedido do partido, uma vez que a ideologia do país estava alinhada com as pretensões de seus patrocinadores udenistas, corroborando mais tarde, em 1961, com a condecoração de Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
( ) Baseou sua campanha numa crítica moralista de ineficiência burocrática e injustiça social dos governos anteriores. Após eleito, esperava diminuir os males financeiros do Brasil negociando, ao mesmo tempo, com três centros de poder: Estados Unidos, Europa Ocidental e o Bloco Soviético.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – V.
  • B F – V – V – F.
  • C V – V – F – V.
  • D V – F – F – F.
  • E F – F – V – V.
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Sobre os primeiros anos da República, são feitas as seguintes afirmativas:
I. A criação de inúmeras políticas sociais possibilitou a incorporação efetiva dos recém-libertos da escravidão à vida republicana com igualdade de oportunidades. II. A repressão da polícia aos setores mais pobres da população, identificados como as “classes perigosas”, tais como capoeiras e boêmios, foi constante. III. A realização do projeto de reforma urbana de Pereira Passos no Rio de Janeiro, que incorporou os diversos setores sociais em seu projeto urbanístico de capital, dotou a capital da República de amplas avenidas, redes de esgoto, iluminação de rua elétrica e distribuição de renda. IV. As várias medidas autoritárias promovidas pelos agentes sanitários nos cortiços e casas de cômodo com desalojamentos, vistorias e mandatos de desapropriação desconsideraram que tais espaços eram os lares de centenas de homens, mulheres e crianças.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A I.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D II, III e IV.
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A Revolução Industrial sintetiza o conjunto de transformações vivenciadas pela economia inglesa entre 1780 e 1840. O caráter revolucionário da transformação econômica inglesa na 1ª Revolução Industrial consistiu nas profundas alterações sofridas nos meios de produção, incluindo a adoção de novas técnicas, novas fontes de energia e aumento da produtividade.
Em relação à Revolução Industrial, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A 1ª Revolução Industrial promoveu uma alteração nas relações de produção e de trabalho, com o aparecimento de uma classe operária urbana, um sistema fabril baseado no fordismo e a dependência de novas fontes de energia como o carvão e o petróleo.
  • B A Grã-Bretanha possuía as condições adequadas para fazer a revolução industrial com uma agricultura já dirigida para o mercado, um comércio externo bem estabelecido e uma disponibilidade para o lucro presente no imaginário dos homens de negócios e dos governantes.
  • C Além da emergência das máquinas e da mecanização, a 1ª Revolução Industrial se desdobrou em profundas alterações sociais nas classes trabalhadoras, construindo novos hábitos entre os trabalhadores.
  • D O caráter revolucionário da transformação econômica inglesa reside nas alterações sofridas nos meios de produção, na adoção de novas técnicas, nas novas fontes de energia e no aumento da produtividade no setor têxtil.
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A respeito da formação territorial do Brasil, assinale a alternativa incorreta.
  • A O início da colonização do Brasil ocorreu em 1500
  • B A colonização do Brasil ocorreu no período histórico denominado como “As Grandes Navegações”
  • C Foram feitos vários acordos e tratados para a formação da atual fronteira do Brasil, como o Tratado de Madri
  • D As capitanias hereditárias não contribuíram significativamente para a formação do território brasileiro
  • E A linha imaginária do Tratado de Tordesilhas dividia as terras do atual território brasileiro entre a Coroa Portuguesa e a Coroa Espanhola
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Nos anos 1930 houve uma ruptura da conhecida “política do café-com-leite” e a construção de um novo modelo de gestão pública. Considerando as alternativas a seguir, sobre o Governo de Getúlio Vargas, é correto afirmar:

  • A Getúlio Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde (MES) em 1930, chefiado por Gustavo Capanema que permaneceu na pasta até 1945. Apesar de projetos para o campo da cultura, nenhum deles conseguiu ser colocado em prática nesse período.
  • B no governo de Getúlio Vargas não houve qualquer menção a respeito do setor cultural, pois toda a estrutura da nova forma de administração pública estava voltada apenas à reorganização do governo, criando políticas específicas para os trabalhadores e exaltação do governo.
  • C Getúlio Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde (MES), chefiado por Francisco Campos entre 1930 e 1934, quando foi substituído por Gustavo Capanema que permaneceu na pasta até 1945. Nesse período, surgia pela primeira vez na legislação do MES referências ao campo da cultura, que tinham por objetivo “elevar o nível da cultura brasileira”.
  • D o governo de Getúlio Vargas não tinha qualquer interesse em criar propostas de valorização da cultura nacional ou de elevar o nível da cultura brasileira, considerando a classe artística uma ameaça ao seu governo e reprimindo qualquer forma de manifestação.
  • E Getúlio Vargas foi o Presidente que mais incentivou a cultura durante o seu governo, com a criação do Ministério da Educação e Saúde (MES) em 1930, sob o comando de Gustavo Capanema, criou diversas leis e órgãos que incentivavam o setor cultural, tais como: Lei Rouanet, ANCINE, Serviço Nacional de Teatro, Conselho Federal de Cultura, entre outros.
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A cultura se desvinculou do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e ganhou status ministerial individual através da criação do Ministério da Cultura (Minc), em 1985, sob o governo do Presidente:

  • A Itamar Franco.
  • B Tancredo Neves.
  • C João Figueiredo.
  • D José Sarney.
  • E Fernando Collor.
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Sobre métodos de pesquisa em cultura, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

I - Tanto a arte como a ciência acabam sempre por assumir um certo caráter didático na nossa compreensão de mundo, embora o façam de modo diverso: a arte não contradiz a ciência, todavia nos faz entender certos aspectos que a ciência não consegue fazer.
II - A arte e a ciência, como faces do conhecimento, ajustam-se e complementam-se perante o desejo de obter entendimento profundo.
III - A pesquisa em arte surgiu para contradizer a ciência, não considerando metodologias de pesquisa já utilizadas e criando seus próprios métodos que nada tem a ver com a ciência tradicional.
IV - A arte não tem parâmetros lógicos de precisão matemática, não é mensurável, sendo, por sua vez, grandemente produzida e assimilada por impulsos intuitivos.
V - Apenas artistas estão habilitados para fazer pesquisa em arte, não sendo um caráter acadêmico.

Em relação aos itens acima, pode-se afirmar que são corretos somente:

  • A I, II e III.
  • B I, II e IV.
  • C II, III e V.
  • D I, III e IV.
  • E I, II, III e IV.
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Em 11 de novembro, Rui Barbosa, Benjamin Constant, Aristides Lobo, Bocaiúva, Glicério e o coronel Solon reuniram-se na casa de Deodoro com o fito de convencê-lo a tomar partido. Mais uma vez, civis e militares conspiravam juntos contra o Trono. Em 15 de novembro de 1889 a Monarquia era derrubada por golpe militar e proclamava-se a República.
(Emília Viotti da Costa, Da monarquia à república: momentos decisivos, p. 489.)
Para Viotti da Costa, o movimento vitorioso de 1889

  • A representou a prevalência dos interesses econômicos e políticos dos industriais de São Paulo, que rapidamente conquistaram espaços de poder no Governo Provisório, o que lhes garantiu a isenção tributária para a importação de maquinário.
  • B precisou das capacidades política e logística da Marinha, porque essa instituição construiu um amplo arco de aliança, composto pelos seus oficiais mais graduados e por variados setores sociais, como os trabalhadores urbanos e os produtores de açúcar.
  • C resultou da conjugação de três forças, que estiveram momentaneamente unidas em torno do ideal republicano, mas tinham profundas divergências: uma parcela do Exército, fazendeiros do Oeste Paulista e representantes das classes médias urbanas.
  • D derivou da frágil articulação política das classes médias urbanas, que não se mostravam capazes de construir uma unidade de ação com outros setores sociais e, dessa forma, houve a necessidade da intervenção de setores do Exército.
  • E contou com a decisiva ação de organizações de ex-escravos, que acusavam a Monarquia de protelar a extinção do escravismo, e dos cafeicultores do Vale do Paraíba, interessados em receber indenizações pelos escravos perdidos com a Lei Áurea.
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Internamente [...] o apoio à política de d. João começava a conhecer, cada vez mais, vozes destoantes. Estamos em 1817, ano em que estoura em Pernambuco o amplo movimento que rapidamente se transformaria na “pedra no sapato” da política joanina. Afinal, se até então o Império se mostrara bastante unido, no Norte, reagia-se agora às “pesadas contribuições e excessivas conscrições” provocadas pela conquista da Banda Oriental, “no que o povo do Brasil não só não tem parte, mas julga contrária aos seus interesses”. Era assim que o jornalista Hipólito da Costa expressava a insatisfação dispersa pelo restante da colônia: a montagem de um novo aparelho de Estado custara caro!
(Lilia Moritz Schwartz e Helena Murgel Starling, Brasil: uma biografia, p. 426.)

Assinale a alternativa que apresente corretamente a Revolução de 1817, segundo Schwartz e Starling.
  • A A província de Pernambuco sentia-se excluída dos benefícios econômicos oriundos da abertura dos portos. As principais lideranças advinham das inúmeras lojas maçônicas existentes no Recife e dos representantes do baixo clero. O projeto dos revolucionários compreendia a necessidade de uma ordem republicana popular e assentada nas referências morais do catolicismo.
  • B As províncias do Norte, em especial Pernambuco e Bahia, acusavam o governo do Rio de Janeiro de recriar monopólios em relação à exportação de tabaco. O movimento rebelde teve ampla participação social, mas a liderança ficou com a classe média urbana. O ponto central do projeto revolucionário constitui-se na formação de frentes de trabalho na produção voltada para a exportação.
  • C Pernambuco, assim como outras províncias produtoras de açúcar, reclamava da falta de apoio a essa produção por parte do governo joanino. A revolução contou com vários segmentos sociais, mas a liderança política esteve nas mãos da pequena burguesia. Os revolucionários mantinham-se fiéis ao governo do Rio de Janeiro, mas exigiam que reformas econômicas beneficiassem as províncias agroexportadoras.
  • D Pernambuco passava por um momento difícil, com a queda no preço do açúcar e do algodão e a alta constante no preço dos escravos. A insurreição uniu setores dispersos: desde grandes proprietários até uma camada de homens livres. O governo provisório, baseado na “lei orgânica” que proclamou a República, estabeleceu a igualdade de direitos e a tolerância religiosa, sem tocar no problema da escravidão.
  • E Os pernambucanos estavam preocupados com a queda nas produções de açúcar e tabaco gerada pela ausência de apoio de d. João VI. Os rebeldes foram articulados a partir de princípios mercantilistas, que defendiam que caberia ao Estado controlar a produção e a distribuição de mercadorias. O governo provisório dos rebeldes trouxe o debate sobre a importância de se abolir o tráfico negreiro.
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A rebelião começou a partir de uma série de disputas entre grupos da elite local. As rivalidades acabaram resultando em uma revolta popular. Ela se concentrou no sul do Maranhão, junto à fronteira do Piauí, uma área de pequenos produtores de algodão e criadores de gado. À frente do movimento estavam o cafuzo Raimundo Gomes, envolvido na política local, e o artesão Francisco dos Anjos Ferreira. Paralelamente, surgiu um líder negro conhecido como Cosme à frente de 3 mil escravos fugidos.

Os rebeldes chegaram a ocupar Caxias, segunda cidade da província. De suas raras proclamações por escrito constam vivas à religião católica, à Constituição, a Dom Pedro Il, à santa causa da liberdade.

(Boris Fausto, História do Brasil, p. 144. Adaptado)

O excerto faz referência à
  • A Cabanagem.
  • B Sabinada.
  • C Praieira.
  • D Confederação do Equador.
  • E Balaiada.
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Em ambas [as manufaturas têxteis e do ferro] a colônia contava com matéria-prima abundante e um mercado local de relativa importância. Já assinalei estas indústrias nos grandes domínios, incluídas na sua organização e produzindo só para eles. Mas, iniciadas aí, sua tendência era para se libertarem destes estreitos limites domésticos, tornarem-se autônomas, verdadeiras manufaturas próprias e comercialmente organizadas. Isto é particularmente o caso da indústria têxtil. Sobretudo em Minas Gerais, e também na capital do Rio de Janeiro, aparecem na segunda metade do século XVIII manufaturas autônomas e relativamente grandes. Dá-nos notícias delas o marquês do Lavradio, vice-rei do Rio de Janeiro, no Relatório com que entregou o governo ao sucessor em 1779. Mas, ao mesmo tempo, adverte contra o perigo de tais atividades, que não só faziam concorrência ao comércio do reino, como tornavam os povos da colônia por demais independentes. Enumera também os casos em que teve de intervir, suprimindo fábricas que se iam tornando por demais notórias, como a de Pamplona, em Minas Gerais, e outras.
O alarma do vice-rei não caiu em surdos ouvidos. [...]

(Caio Prado Júnior, Formação do Brasil contemporâneo, p. 230.)
  • A a expansão industrial britânica, inaugurada com a Revolução Industrial, provocou entre os mercantilistas portugueses a preocupação em ampliar a produção de manufaturas nacionais, para o que contavam com ajuda decisiva da colônia americana.
  • B desde a última década do século XIX a Coroa portuguesa, por meio do Conselho Ultramarino, instituiu uma série de mecanismos com o objetivo de atender às necessidades da crescente manufatura têxtil no Brasil, inclusive com isenção tributária.
  • C a partir da década de 1780 o governo português tem acordada com a Grã-Bretanha a troca de conhecimentos tecnológicos na área da indústria têxtil, e tais saberes chegaram ao Brasil por meio de uma grande imigração de industriais de Portugal.
  • D após o processo contra os inconfidentes mineiros, alguns ministros portugueses perceberam a importância de garantir a autonomia econômica da capitania de Minas Gerais por meio do incentivo à produção de manufaturados em geral.
  • E poucos anos depois o alvará de 5 de janeiro de 1785 mandava extinguir todas as manufaturas têxteis da colônia, com exceção apenas das de panos grossos de algodão, que serviam para vestimenta dos escravos ou se empregavam em sacaria.
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O Estado Novo foi arquitetado como um Estado autoritário e modernizador que deveria durar muitos anos. No entanto, seu tempo de vida acabou sendo curto, pois não chegou a 8 anos.
O que teria ocorrido?
Os problemas do regime resultaram mais na inserção do Brasil no quadro das relações internacionais do que das condições políticas internas do país.
(Boris Fausto, História do Brasil, p. 326.)

Acerca da inserção do Brasil no quadro das relações internacionais, é correto afirmar que

  • A houve uma articulação diplomática entre Argentina e Brasil no sentido de pressionar os Estados Unidos a se manterem neutros diante do conflito bélico que atingia a Europa, mas essa ação fracassou, provocando a perda de popularidade de Getúlio Vargas.
  • B a forte aproximação do presidente Vargas com os regimes nazifascistas recebeu a retaliação dos Estados Unidos, que impuseram a entrada do Brasil na Segunda Guerra, mas sem vantagens econômicas, diferente do que ocorreu com a Argentina.
  • C com a entrada do Brasil na Segunda Guerra e os preparativos para enviar a FEB à Itália, personalidades da oposição começaram a explorar a contradição existente entre o apoio do Brasil às democracias e o Estado Novo.
  • D a maior parte do ministério de Getúlio Vargas, após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra, pediu demissão porque entendia que o Brasil deveria honrar os acordos com a Alemanha e manter-se neutro diante desse conflito bélico.
  • E existiam forças políticas, até então próximas a Getúlio Vargas, que discordavam da postura do presidente em atacar a proposta da Argentina e do Chile para que a América do Sul não tivesse qualquer envolvimento com a guerra deflagrada na Europa.
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Em ambas [as manufaturas têxteis e do ferro] a colônia contava com matéria-prima abundante e um mercado local de relativa importância. Já assinalei estas indústrias nos grandes domínios, incluídas na sua organização e produzindo só para eles. Mas, iniciadas aí, sua tendência era para se libertarem destes estreitos limites domésticos, tornarem-se autônomas, verdadeiras manufaturas próprias e comercialmente organizadas. Isto é particularmente o caso da indústria têxtil. Sobretudo em Minas Gerais, e também na capital do Rio de Janeiro, aparecem na segunda metade do século XVIII manufaturas autônomas e relativamente grandes. Dá-nos notícias delas o marquês do Lavradio, vice-rei do Rio de Janeiro, no Relatório com que entregou o governo ao sucessor em 1779. Mas, ao mesmo tempo, adverte contra o perigo de tais atividades, que não só faziam concorrência ao comércio do reino, como tornavam os povos da colônia por demais independentes. Enumera também os casos em que teve de intervir, suprimindo fábricas que se iam tornando por demais notórias, como a de Pamplona, em Minas Gerais, e outras.
O alarma do vice-rei não caiu em surdos ouvidos. [...]
(Caio Prado Júnior, Formação do Brasil contemporâneo, p. 230.)
Para Caio Prado Júnior, “o alarma do vice-rei não caiu em surdos ouvidos” porque

  • A a expansão industrial britânica, inaugurada com a Revolução Industrial, provocou entre os mercantilistas portugueses a preocupação em ampliar a produção de manufaturas nacionais, para o que contavam com ajuda decisiva da colônia americana.
  • B após o processo contra os inconfidentes mineiros, alguns ministros portugueses perceberam a importância de garantir a autonomia econômica da capitania de Minas Gerais por meio do incentivo à produção de manufaturados em geral.
  • C poucos anos depois o alvará de 5 de janeiro de 1785 mandava extinguir todas as manufaturas têxteis da colônia, com exceção apenas das de panos grossos de algodão, que serviam para vestimenta dos escravos ou se empregavam em sacaria.
  • D desde a última década do século XIX a Coroa portuguesa, por meio do Conselho Ultramarino, instituiu uma série de mecanismos com o objetivo de atender às necessidades da crescente manufatura têxtil no Brasil, inclusive com isenção tributária.
  • E a partir da década de 1780 o governo português tem acordada com a Grã-Bretanha a troca de conhecimentos tecnológicos na área da indústria têxtil, e tais saberes chegaram ao Brasil por meio de uma grande imigração de industriais de Portugal.
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O Estado Novo foi arquitetado como um Estado autoritário e modernizador que deveria durar muitos anos. No entanto, seu tempo de vida acabou sendo curto, pois não chegou a 8 anos.
O que teria ocorrido?
Os problemas do regime resultaram mais na inserção do Brasil no quadro das relações internacionais do que das condições políticas internas do país.
(Boris Fausto, História do Brasil, p. 326.)
Acerca da inserção do Brasil no quadro das relações internacionais, é correto afirmar que

  • A a forte aproximação do presidente Vargas com os regimes nazifascistas recebeu a retaliação dos Estados Unidos, que impuseram a entrada do Brasil na Segunda Guerra, mas sem vantagens econômicas, diferente do que ocorreu com a Argentina.
  • B houve uma articulação diplomática entre Argentina e Brasil no sentido de pressionar os Estados Unidos a se manterem neutros diante do conflito bélico que atingia a Europa, mas essa ação fracassou, provocando a perda de popularidade de Getúlio Vargas.
  • C a maior parte do ministério de Getúlio Vargas, após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra, pediu demissão porque entendia que o Brasil deveria honrar os acordos com a Alemanha e manter-se neutro diante desse conflito bélico.
  • D com a entrada do Brasil na Segunda Guerra e os preparativos para enviar a FEB à Itália, personalidades da oposição começaram a explorar a contradição existente entre o apoio do Brasil às democracias e o Estado Novo.
  • E existiam forças políticas, até então próximas a Getúlio Vargas, que discordavam da postura do presidente em atacar a proposta da Argentina e do Chile para que a América do Sul não tivesse qualquer envolvimento com a guerra deflagrada na Europa.
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Em 11 de novembro, Rui Barbosa, Benjamin Constant, Aristides Lobo, Bocaiúva, Glicério e o coronel Solon reuniram-se na casa de Deodoro com o fito de convencê-lo a tomar partido. Mais uma vez, civis e militares conspiravam juntos contra o Trono. Em 15 de novembro de 1889 a Monarquia era derrubada por golpe militar e proclamava-se a República.
(Emília Viotti da Costa, Da monarquia à república: momentos decisivos, p. 489.)

Para Viotti da Costa, o movimento vitorioso de 1889

  • A resultou da conjugação de três forças, que estiveram momentaneamente unidas em torno do ideal republicano, mas tinham profundas divergências: uma parcela do Exército, fazendeiros do Oeste Paulista e representantes das classes médias urbanas.
  • B precisou das capacidades política e logística da Marinha, porque essa instituição construiu um amplo arco de aliança, composto pelos seus oficiais mais graduados e por variados setores sociais, como os trabalhadores urbanos e os produtores de açúcar.
  • C representou a prevalência dos interesses econômicos e políticos dos industriais de São Paulo, que rapidamente conquistaram espaços de poder no Governo Provisório, o que lhes garantiu a isenção tributária para a importação de maquinário.
  • D derivou da frágil articulação política das classes médias urbanas, que não se mostravam capazes de construir uma unidade de ação com outros setores sociais e, dessa forma, houve a necessidade da intervenção de setores do Exército.
  • E contou com a decisiva ação de organizações de ex-escravos, que acusavam a Monarquia de protelar a extinção do escravismo, e dos cafeicultores do Vale do Paraíba, interessados em receber indenizações pelos escravos perdidos com a Lei Áurea.

Filosofia

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Na obra “Necropolítica”, após examinar o funcionamento do necropoder no contexto da ocupação colonial contemporânea, o pensador Achille Mbembe discorre sobre as características das guerras da época da globalização. Considerando essas características, segundo o autor, tais guerras visam forçar

  • A os aliados à adesão, independentemente de acordos anteriores, efeitos primários e “danos colaterais” das ações militares.
  • B o inimigo à submissão, dependendo de consequências imediatas, efeitos primários e “danos colaterais” das flutuações do mercado.
  • C o inimigo à submissão, independentemente de consequências imediatas, efeitos secundários e “danos colaterais” das ações militares.
  • D o inimigo à adesão, dependendo de consequências imediatas, efeitos secundários e “danos materiais” das flutuações do mercado.
  • E os aliados à submissão, independentemente de acordos anteriores, efeitos imediatos e “danos materiais” das flutuações do mercado.
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No campo da Filosofia da Linguagem, a partir da perspectiva de Mikhail Bakhtin (2003), a Linguagem é compreendida como prática social, num plano dialógico. Para a educação essas ideias implicam que as:

  • A interações entre professores e alunos devem ser marcadas pela fala instrucional do professor.
  • B interações entre professores e alunos devem ser marcadas pela escuta, num movimento alteritário.
  • C interações entre professores e alunos devem ser marcadas, sobretudo, pela consideração dos interesses dos alunos.
  • D interações entre professores e alunos devem extrapolar a instituição educativa.
  • E interações entre professores e alunos não interferem nas aprendizagens escolares.
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A pensadora Marilena Chauí afirma que a filosofia possui data e local do seu nascimento:
“[…] fim do século VII a. C. e início do século VI a. C., nas colônias gregas .................... , na cidade de Mileto. E seu primeiro filósofo foi Tales de Mileto. A filosofia possui também um conteúdo preciso ao nascer, ou seja, é uma .................... ”
. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A da Ásia Menor • cosmologia
  • B das ilhas do Mar Egeu • teodiceia
  • C de Atena • teoria do conhecimento
  • D do Sul da Itália • ciência da reflexão
  • E da Macedônia • pensamento abstrato
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Leia com atenção o texto a seguir.
O Período Socrático ou .................... da filosofia grega coincide com o desenvolvimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares em Atenas, que se tornou o centro da vida social, política e cultural da Grécia, e que viveu um período de esplendor, conhecido como Século .................... .
Foi a época de maior florescimento da democracia grega, que possuía, entre outras, duas características relevantes para o futuro da filosofia, ou seja, afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A clássico • das luzes
  • B helenístico • de ouro
  • C antropológico • de Péricles
  • D alexandrino • da democracia
  • E maiêutico • de Sócrates
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Identifique na lista de princípios gerais sobre o conhecimento verdadeiro, apresentados abaixo, aqueles que se estabeleceram com os filósofos gregos da antiguidade.

1. A mensuração e a experiência como procedimentos únicos do conhecimento verdadeiro. 2. A distinção entre o conhecimento sensível e o conhecimento intelectual. 3. A diferença entre opinião e saber ou conhecimento intelectual. 4. A diferença entre aparência e essência. 5. A determinação das fontes de conhecimento como sensação, percepção imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição intelectual.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
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Aparentemente, o campo de investigação da Filosofia diminuiu quando ciências particulares, que dela faziam parte, foram-se desligando para construir suas próprias esferas de investigação.
É o que ocorre durante o século XVIII, quando se desligam da filosofia a .................... , a física e a química, entre outras e, no século XX, as chamadas ciências ..................... , como a história e a psicologia.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A biologia • humanas
  • B geometria • da saúde
  • C estética • astronômicas
  • D aritmética • da natureza
  • E teologia • antropológicas
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À medida que a filosofia sofreu processos de evolução, também assumiu diferentes características que permitiram a identificação de períodos distintos.
O período no qual houve influências significativas das ideias dos Apóstolos Paulo e João e dos primeiros Padres da Igreja, esforços para conciliar os princípios do cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos, é conhecido como:

  • A Feudal.
  • B Patrística.
  • C Joanismo.
  • D Escolástica.
  • E Paulinismo.
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Leia com atenção texto a seguir.
A denominada Filosofia Moderna, também conhecida como o Grande .................... Clássico, tem sua origem vinculada à tentativa de superar o pessimismo teórico do fim do século XVI e início do século seguinte, também conhecido como ..................... , a atitude filosófica que duvida da capacidade da razão humana para conhecer a realidade exterior e o ser humano.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A Agnosticismo • romantismo
  • B Cientificismo • culturalismo
  • C Materialismo • maniqueísmo
  • D Renascimento • empirismo
  • E Racionalismo • ceticismo
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Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a lógica aristotélica.
( ) É instrumental, ou seja, o instrumento do pensamento e da linguagem para pensar e dizer corretamente a fim de verificar a correção do que está sendo pensado e dito. ( ) É formal, isto é, não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressos por meio de hipóteses. ( ) É normativa, pois fornece princípios, lei, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro. ( ) É parcial, pois a experimentação necessita da complementariedade da racionalização, instrumento indispensável para alcançar a verdade e o conhecimento científico. ( ) É geral e temporal, ou seja, as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • V • F • V
  • B V • F • V • V • F
  • C V • F • F • V • V
  • D F • V • V • V • V
  • E F • V • F • V • V
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São eventos que foram, sem dúvida, relevantes para o surgimento da filosofia:

1. Viagens Marítimas. 2. Descoberta da pólvora. 3. Invenção do Calendário. 4. Surgimento da vida urbana. 5. Invenção escrita alfabética.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Sociologia

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Em sua obra “O direito da sociedade”, o sociólogo alemão Niklas Luhmann sustenta que o Direito seria um subsistema social que exerce uma função específica no bojo da sociedade moderna. Segundo o autor, esta função exercida pelo Direito na sociedade consistiria na

  • A promoção da integração social mediante a imposição de seu arcabouço regulatório.
  • B estabilização de expectativas normativas, mediante a sua generalização congruente nas dimensões social, temporal e material de sentido.
  • C obtenção da paz social a partir do uso da coerção.
  • D consecução da justiça como valor supremo e transcendente.
  • E articulação entre as finalidades consignadas nos sistemas político e econômico e as demandas de solidariedade social.
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Minha preocupação é com aquelas formas de soberania cujo projeto central não é a luta pela autonomia, mas “a instrumentalização generalizada da existência humana e a destruição material de corpos humanos e populações”. Tais formas da soberania estão longe de ser um pedaço de insanidade prodigiosa ou uma expressão de alguma ruptura entre os impulsos e interesses do corpo e da mente. De fato, tal como os campos da morte, são elas que constituem o nomos do espaço político em que ainda vivemos. Além disso, experiências contemporâneas de destruição humana sugerem que é possível desenvolver uma leitura da política, da soberania e do sujeito, diferente daquela que herdamos do discurso filosófico da modernidade. Em vez de considerar a razão e a verdade do sujeito, podemos olhar para outras categorias fundadoras menos abstratas e mais palpáveis, tais como a vida e a morte.
(MBEMBE, A. Necropolítica, p. 10-11)
No trecho citado acima, Achille Mbembe circunscreve, em linhas gerais, a abordagem que fará sobre a soberania em sua obra “Necropolítica”. Nesta obra, a soberania será prioritariamente discutida em sua relação com o
  • A biopoder e o estado de exceção.
  • B poder humanista e o estado de bem-estar.
  • C poder simbólico e o estado garantidor.
  • D poder hierárquico e o estado normal.
  • E poder populista e o estado assistencial.
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De acordo com Delgado e Stefancic, na obra “Teoria Crítica da Raça”, os pensadores da teoria crítica da raça – e, de certo modo, os ativistas dos direitos civis em geral – podem ser divididos em dois grupos ou escolas. Para uma dessas escolas, o racismo seria um meio pelo qual a sociedade atribui privilégios e status. Para ela, as hierarquias raciais determinam quem recebe benefícios concretos como, por exemplo, os melhores empregos. Segundo os autores, trata-se da escola de pensamento dos

  • A comportamentalistas ou behavioristas raciais.
  • B trabalhistas ou deterministas sindicais.
  • C idealistas ou behavioristas econômicos.
  • D revisionistas ou construtivistas raciais.
  • E realistas ou deterministas econômicos.
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Segundo Delgado e Stefancic, em seu livro “Teoria Crítica da Raça”, uma crítica que os teóricos da teoria crítica da raça endereçam à neutralidade racial consiste em afirmar que ela nos permitirá corrigir

  • A inclusive os danos raciais leves.
  • B somente os danos raciais extremamente leves.
  • C inclusive os danos raciais extremamente gritantes.
  • D apenas os danos raciais leves.
  • E apenas os danos raciais extremamente gritantes.
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Em seu sentido tradicional, expressa um conjunto de direitos e de deveres que permite aos cidadãos e cidadãs o direito de participar da vida política e da vida pública, podendo votar e serem votados, participando ativamente na elaboração das leis e do exercício de funções públicas, por exemplo. Hoje, no entanto, seu significado assume contornos mais amplos, que extrapolam o sentido de apenas atender às necessidades políticas e sociais, e assume como objetivo a busca por condições que garantam uma vida digna às pessoas.

O trecho acima se refere ao conceito de
  • A inclusão.
  • B cidadania.
  • C igualdade.
  • D democracia.
  • E direitos humanos.
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Os pensadores clássicos da sociologia são: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Apesar disso, não podemos deixar de mencionar a participação honrosa Auguste Comte, considerado o “pai” da sociologia, por enunciar, pela primeira vez, a necessidade de uma ciência capaz de entender as bases da sociedade e criar propostas de intervenção para que ela possa desenvolverse plenamente. Entretanto, foi com Émile Durkheim (1858-1917) que a sociologia passa a ser considerada propriamente uma ciência com metodologia.

(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/pensadoresclassicos-sociologia.htm. Adaptado.)

Considerando o exposto, bem como as ideias de Émile Durkheim, está correto o que se afirma em:

  • A Entende os movimentos da sociedade tendo como objeto as “relações sociais” e a “luta de classes”, transformando os fenômenos sociais.
  • B A educação enquanto racionalidade instrumental de dominação burocrática era fonte de um novo princípio de controle, sendo fator de seleção e estratificação social.
  • C Utilizava a educação como forma de reprodução ideológica dos seus interesses, podendo ter o papel de reproduzir a opressão ou propiciar a emancipação do indivíduo (libertação).
  • D A educação se organiza enquanto instituição para realizar uma função moralizadora da sociedade, sendo responsável por imprimir no homem um conjunto de valores, comportamentos, regras e atitudes que são indispensáveis para coesão social.
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Os indicadores sociais são recursos que informam a respeito de aspectos mensuráveis da realidade social para subsidiar as atividades de planejamento público e a formulação de políticas sociais.
As afirmativas a seguir identificam corretamente indicadores sociais classificados segundo a área temática da realidade social a que se referem, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A A taxa de analfabetismo e a escolaridade média são indicadores educacionais.
  • B O índice Gini e a Pesquisa Mensal do Emprego são indicadores de mercado de trabalho.
  • C O censo demográfico, a taxa de migração e a taxa de fecundidade são indicadores demográficos.
  • D O número de leitos por mil habitantes e o percentual de crianças nascidas com baixo peso são indicadores de saúde.
  • E A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e a densidade de moradores por domicílio são indicadores habitacionais.
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Leia o trecho a seguir, a respeito da acepção de “sociedade civil”.
É fácil discernir aqueles que vivem daqueles que não vivem em uma sociedade política. Aqueles que estão reunidos de modo a formar um único corpo, com um sistema jurídico e judiciário com autoridade para decidir controvérsias entre eles e punir os ofensores, estão em sociedade civil uns com os outros; mas aqueles que não têm em comum nenhum direito de recurso, ou seja, sobre a terra, estão ainda no estado de natureza, onde cada um serve a si mesmo de juiz e de executor, [estão], como mostrei, em perfeito estado de natureza. Adaptado de LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo Civil, Capítulo VII, §87. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994, p. 133.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente o sentido de “sociedade civil” para a doutrina jusnaturalista. 

  • A A sociedade civil instaura um poder comum que garante aos indivíduos associados bens fundamentais, como a liberdade e a propriedade.
  • B A sociedade civil, composta por homens civilizados, se contrapõe ao estado de natureza, no qual os selvagens vivem em harmonia e igualdade.
  • C A sociedade civil é a sociedade burguesa que se emancipa do Estado e tutela a liberdade dos indivíduos, enquanto direitos humanos universais.
  • D A sociedade civil é sinônimo de sociedade política composta por instituições privadas, em contraposição ao Estado hegemônico que exerce o governo jurídico.
  • E A sociedade civil resulta das relações entre indivíduos, grupos ou classes que se realizam fora das relações de poder institucionalizadas e estatais.
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Segundo Alain Touraine, “Só existe movimento social quando a ação coletiva é dotada de objetivos sociais, quer dizer, reconhece a existência de valores e interesses sociais gerais e, em consequência, não reduz a vida política a um confronto entre campos ou classes, ainda que organize ou acirre conflitos. Somente nas sociedades democráticas é que os movimentos sociais se formam sozinhos, pois a livre escolha obriga cada ator social a lutar simultaneamente pelo bem comum e pela defesa de interesses particulares.”  Adaptado de TOURAINE, A. Qu'est-ce que la democratie? Paris: Fayad, 1994, p. 88.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um aspecto dos movimentos sociais segundo a perspectiva sociológica de Alain Touraine.

  • A Os movimentos sociais são marcados por performances isoladas.
  • B A democratização promove a formação de movimentos sociais.
  • C A soberania popular é prejudicada pelas pautas identitárias dos movimentos sociais.
  • D Os movimentos sociais manipulam as massas para tomar o poder e derrubar um Estado antagônico.
  • E A ação conflitual dos movimentos sociais desagua necessariamente na luta de classes.
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Em suas teorias sobre a mobilização política, Charles Tilly elaborou a noção de “repertório de ações coletivas” para indicar tipos de ações utilizadas por movimentos sociais, diferentemente de outros modos de agência política.
As opções a seguir exemplificam corretamente o repertório dos movimentos sociais, à exceção de uma. Assinale-a. 

  • A Marchas para apresentar uma petição.
  • B Assembleias com discursos.
  • C Ocupação temporárias de edifícios.
  • D Campanhas eleitorais.
  • E Protestos nas mídias sociais