Resolver o Simulado IBAM - Nível Médio

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Pedagogia

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A atividade recreativa tem sua essência na organização própria dos jogos e brincadeiras, segundo Kishimoto, o jogo entendido em seu sentido amplo, ou seja, também denominado como brincadeira, tem por excelência duas funções:

I.Função lúdica: propiciando mais desprazer do que diversão e prazer.

II.Função educativa: ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Estado do Paraná. Recreação. Foz do Iguaçu, 2014.

Marque a alternativa CORRETA.

  • A I, está incorreta e II, está correta.
  • B I e II, estão incorretas.
  • C I e II, estão corretas.
  • D I, está correta e II, está incorreta.
2

Conforme descrito no Art. 5° da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo, conforme descrito abaixo qualquer cidadão e outros discriminados na referida Lei, acionar o poder público para exigi-lo. No que se refere aos outros, julgue os itens a seguir:

I.Organização sindical.
II.Entidade de classe ou outra legalmente constituída.
III.Ministério Público.
IV.Representante de Embaixada e Consulado.
V.Associação comunitária.

Marque a alternativa que contenha todos os itens CORRETOS.

  • A I, II, III, IV e V.
  • B I, II e V, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I, II, III e V, apenas.
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A Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece diretrizes sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Por meio dessa lei tem-se as penalidades propostas para os crimes em espécies, tal como, Art. 232, submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento. Qual seria a penalidade proposta em lei para esse crime? Marque a alternativa CORRETA.

  • A Detenção de seis meses a dois anos.
  • B Detenção de dois a seis meses, e multa.
  • C Detenção de seis meses a dois anos, e multa.
  • D Detenção de dois a seis meses.
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Dentre as tendências pedagógicas, avalie o papel da escola, em uma delas:

Acentua-se nesta tendência o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal as solicitações do ambiente. Rogers considera que o ensino é uma atividade excessivamente valorizada, para ele os procedimentos didáticos, a competência na matéria, as aulas, livros, tudo tem muito pouca importância, face ao propósito de favorecer a pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal, o que implica estar bem consigo próprio e com seus semelhantes. O resultado de uma boa educação é muito semelhante ao de uma boa terapia.
Fonte: Luckesi, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. Editora Cortez, 1994.

A qual tendência pedagógica que se refere o papel da escola, supracitado? Marque a alternativa CORRETA.

  • A Tendência liberal renovada progressivista
  • B Tendência liberal renovada não-diretiva.
  • C Tendência liberal tradicional.
  • D Tendência liberal tecnicista.
5

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, por exemplo tendo um ambiente onde as práticas privilegiam os cuidados físicos, partindo de concepções que compreendem a criança pequena como carente, frágil, dependente e passiva, e que levam à construção de procedimentos e rotinas rígidas, dependentes todo o tempo da ação direta do adulto.

Marque a alternativa CORRETA em que se denota uma consequência do ambiente acima descrito para as crianças.

  • A Períodos curtos de espera entre um cuidado e outro, mantendo a singularidade e a individualidade de cada criança sendo respeitada.
  • B Períodos curtos de espera entre um cuidado e outro, sem que a singularidade e individualidade de cada criança seja respeitada.
  • C Períodos longos de espera entre um cuidado e outro, sem que a singularidade e individualidade de cada criança seja respeitada.
  • D Períodos longos de espera entre um cuidado e outro, mantendo a singularidade e a individualidade de cada criança sendo respeitada.
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De acordo com a Política Nacional de Educação Infantil, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem explicitar concepções, bem como definir diretrizes referentes à (I) e ao (II), prevendo a avaliação como parte do trabalho pedagógico, que envolve toda a comunidade escolar.

Marque a alternativa CORRETA que substitui os itens, I e II.

  • A I.metodologia do trabalho pedagógico, II.processo de desenvolvimento e aprendizagem.
  • B I.associação cognitiva, II.atendimento educacional.
  • C I.manutenção financeira da estrutura escolar, II.acesso de crianças com necessidades educacionais especiais.
  • D I.formação continuada de professores, II.plano de cargos e salários de professores.
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I.Dentre os métodos e técnicas propostos na Educação Infantil está aquele que se refere a divulgar, permanentemente, padrões mínimos de infraestrutura para o funcionamento adequado das instituições de Educação Infantil (creches e pré-escolas) públicas e privadas.

RESPEITANDO,

II.As diversidades regionais, sem assegurar o atendimento das características das distintas faixas etárias, mas mantendo o funcionamento das necessidades do processo educativo quanto às diretrizes curriculares e a metodologia da Educação Infantil, incluindo o repouso, a expressão livre, o movimento e o brinquedo.

Fonte: Brasil. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.

A partir da análise dessas asserções, é possível AFIRMAR que:

  • A I, está correta e II, está incorreta.
  • B I e II, estão incorretas.
  • C I e II, estão corretas.
  • D I, está incorreta e II, está correta.
8

No contexto brasileiro, discutir a qualidade da educação na perspectiva do respeito à diversidade implica necessariamente enfrentar e encontrar caminhos para superar as desigualdades no acesso a programas de boa qualidade, que respeitem os direitos básicos das crianças e de suas famílias, seja qual for sua origem ou condição social, sem esquecer que, entre esses direitos básicos, se inclui o direito ao respeito às suas diversas identidades culturais, étnicas e de gênero. 
Fonte: Santos, M.O; Ribeiro, M.I.S. Brasil (2006) apud Educação infantil − os desafios estão postos e o que estamos fazendo? Bahia: Sooffset Gráfica e Editora Ltda, 2014. 

Portanto, de acordo com o texto sobre a Educação Infantil, é CORRETO afirmar que:

  • A Ainda não existem normativas que exemplificam claramente as diretrizes educacionais relativas à Educação Infantil.
  • B Para implementar uma Educação Infantil democrática e de qualidade no Brasil não depende de melhores diretrizes ou normatização mais ampla e abrangente, mas sim enfrentar o descompasso entre esse ideal e o real da prática cotidiana.
  • C Para implementar uma Educação Infantil democrática e de qualidade no Brasil depende de melhores diretrizes e que as normatizações sejam mais completas.
  • D A Educação Infantil no Brasil é democrática, além de apresentar os índices com melhores características mundiais.
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O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil operacionaliza o processo educativo, por meio dos objetivos gerais e específicos, conteúdos e orientações didáticas. Diante disso, é proposto uma integração curricular onde é possível que os objetivos gerais para a educação infantil norteiam a definição de objetivos específicos para os diferentes eixos de trabalho. Dentre os eixos de trabalho que estão estabelecidos nessa proposta curricular, tem-se os dispostos abaixo, EXCETO:

  • A Música.
  • B Identidade e autonomia.
  • C Ética e cidadania.
  • D Artes visuais.
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De acordo com o tema papel do professor na alfabetização, julgue os itens como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

I.(   )Por unanimidade, todos os autores concordam, que a alfabetização e letramento são sinônimos devendo ser entendidos como a habilidade da leitura e da escrita.

II.(  )A alfabetização deve ser trabalhada de forma que os indivíduos adquiram as habilidades da leitura e da escrita, bem como a utilização dessas práticas em sua vida social, ou seja, se tornem indivíduos alfabetizados e letrados.

III.(  )O professor, no papel do mediador desse processo tem por finalidade realizar estratégias de antecipação, dando possibilidades para o educando avançar no processo da leitura e escrita, tornando a leitura contextualizada, ou seja, com significados que permitam ao aluno imaginar o que poderia estar escrito.

Fonte: Edna dos Reis Ricardo. O professor e seu papel durante a alfabetização. Revista Primeira Evolução. São Paulo: Edições Livro Alternativo, 2021.

Marque a alternativa CORRETA

  • A I.F, II.V, III.V.
  • B I.F, II.V, III.F.
  • C I.F, II.F, III.V.
  • D I.V, II.V, III.F.

Português

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Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam dígrafo.
  • A gaveta – chita – saudade
  • B descesse – viril – olhavam
  • C sombras – tinha – tesoura
  • D mulher – passagem – bainha
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Dos seguintes, assinalar o único vocábulo que NÃO apresenta dígrafo:

  • A Iglu.
  • B Exceder.
  • C Lhama.
  • D Guidão.
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As opções a seguir apresentam orações subordinadas adverbiais.

Assinale aquela em que a classificação dada está correta.
  • A Se eu fosse rei, instituiria cátedras para ensinar a calar / oração comparativa.
  • B Quando se tem tudo para temer, não se deve temer nada / oração condicional.
  • C Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável / oração consecutiva.
  • D Algumas pessoas foram consideradas corajosas porque tinham medo de fugir / final. 
  • E Dai-me força e coragem para contemplar meu interior / concessiva.
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As preposições em que língua portuguesa podem ser nocionais, quando colaboram semanticamente  com a frase, e gramaticais, quando são exigidas pela regência de algum termo anterior. 


Assinale a frase em que a preposição sublinhada mostra valor gramatical.

  • A A verdadeira glória de um vencedor é a de ser clemente.
  • B A frase é a toalete do espírito.
  • C As mulheres não sabem o que dizer no fim de um amor.
  • D O hábito é o grande guia da vida humana.
  • E Os fatos devem provar a bondade das palavras.
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Está CORRETO o emprego dos elementos sublinhados em:

  • A Todos faziam, a beira da praia, seus pedidos de Ano Novo. Desejavam por mudanças.
  • B As alunas cujas tarefas estão satisfatórias alcançaram a nota 10. Vale ressaltar à dificuldade do trabalho realizado.
  • C Educação é um tema relevante a sociedade brasileira. Todos buscam às melhores condições possíveis.
  • D Aprecio sua companhia da qual é demasiadamente agradável e recordo-me as nossas conversas.
  • E A mãe já perdoou a malcriação da filha que tanto ama.
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Em todas as frases a seguir há um termo sublinhado. Se deslocarmos esse termo para o lugar na frase marcado por um asterisco (*), não vamos precisar empregar vírgulas em

  • A Nenhum homem (*) adquire propriedade sem aprender aritmética.
  • B (*) Não basta saber falar para ser gente.
  • C (*) Tenho elementos de candomblé apesar de ser cartesiano.
  • D Até um imbecil (*) passa por inteligente se ficar calado.
  • E Tudo (*) é enigma e problema atualmente.
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Julgue os itens a seguir:

01 – Em “clara” e “livro” temos exemplos de encontro consonantal perfeito. 02 – Nas palavras “piada” e “ciúme” temos exemplos de hiato. 04 – Em “guerra”, “ninho” e “carro”, temos um total de quatro dígrafos. 08 – Em “tranquilo” e “quase”, temo um total de zero dígrafos.
O somatório das alternativas corretas é:

  • A 14
  • B 10
  • C 07
  • D 15
  • E 11
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   José Dias tratava-me com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que consegui, logo que comecei a andar fora, foi dispensar-me o pajem; fez-se pajem, ia comigo à rua. Cuidava dos meus arranjos em casa, dos meus livros, dos meus sapatos, da minha higiene e da minha prosódia. Aos oito anos os meus plurais careciam, alguma vez, da desinência exata, ele a corrigia, meio sério para dar autoridade à lição, meio risonho para obter o perdão da emenda. Ajudava assim o mestre de primeiras letras. Mais tarde, quando o Padre Cabral me ensinava latim, doutrina e história sagrada, ele assistia às lições, fazia reflexões eclesiásticas, e, no fim, perguntava ao padre: “Não é verdade que o nosso jovem amigo caminha depressa?” Chamava-me “um prodígio”; dizia a minha mãe ter conhecido outrora meninos muito inteligentes, mas que eu excedia a todos esses, sem contar que, para a minha idade, possuía já certo número de qualidades morais sólidas. Eu, posto não avaliasse todo o valor deste outro elogio, gostava do elogio; era um elogio.

(Machado de Assis, Dom Casmurro)

No texto, o sinal indicativo da crase poderia ser empregado no termo destacado em:

  • A ... os meus plurais careciam, alguma vez, da desinência exata, ele a corrigia...
  • B ... para a minha idade, possuía já certo número de qualidades morais sólidas.
  • C ... mas que eu excedia a todos esses...
  • D ... dizia a minha mãe ter conhecido outrora meninos muito inteligentes...
  • E A primeira cousa que consegui logo que comecei a andar fora...
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Leia o Texto para responder a questão.


Questão de pontuação

João Cabral de Melo Neto


Todo mundo aceita que ao homem

cabe pontuar a própria vida:

que viva em ponto de exclamação

(dizem: tem alma dionisíaca).


Viva em ponto de interrogação
(foi filosofia, ora e poesia):

viva equilibrando-se entre vírgulas

e sem pontuação (na política);


O homem só não aceita do homem

que use só a pontuação fatal:

que use, na frase que ele vive,

o inevitável ponto final.

Disponível em: <https//peregrinacultural.wordpress.com/2011/02/08/questao-de-pontuacao-poema-de-joao-cabral-de-melo-neto/>.Acesso em 25 mai.

Na oração "o homem só não aceita do homem/que use só a pontuação fatal/que use, na frase que ele vive/o inevitável ponto final". O trecho entre vírgulas é uma locução adverbial de 

  • A modo
  • B lugar
  • C afirmação
  • D tempo
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Aos poetas clássicos

Patativa do Assaré


Poetas niversitário,

Poetas de Cadenia,

De rico vocabulário

Cheio de mitologia,

Se a gente canta o que pensa,

Eu quero pedir licença.

Pois mesmo sem português

Neste livrinho apresento

O prazê e o sofrimento

De um poeta camponês

Disponível em <https//www.jornaldepoesia.jor.br/antonio3html> Acesso em 03 mai 2023



Na sequência "Poetas niversitário/Poetas de Cademia", o uso da vírgula separa dois elementos linguisticos de mesma natureza sintática, qual seja,

  • A aposto.
  • B vocativo.
  • C agente de passiva.
  • D adjunto adverbial.