Resolver o Simulado FAFIPA - Nível Médio

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Matemática

1

Uma clínica comprou materiais hospitalares no valor total de R$ 9.600,00. Foram ofertadas duas formas de pagamento:
i. à vista, no ato da compra, com desconto de 7%. ii. pagamento para o final do quarto mês; ou seja, carência de 4 meses para a quitação da compra, sem juros. 
Suponha que a clínica possui a importância para o pagamento à vista (com o desconto de 7%), mas tem a possibilidade de deixar esse valor investido por 4 meses a uma taxa de 5% ao mês rendendo a juros compostos. Diante dessa possibilidade, assinale a alternativa que descreve corretamente a melhor forma de pagamento para o cliente. Considere (1,05)≅ 1,2.

  • A Pagamento à vista, pois os juros do investimento foram de apenas R$ 336,60.
  • B Pagamento à vista, pois os juros do investimento foram de apenas R$ 446,40.
  • C Pagamento ao final do 4º mês, pois o investimento renderá juros no valor de R$ 1.785,60.
  • D Pagamento ao final do 4º mês, pois o investimento renderá juros no valor de R$ 1.920,00. 
2
Em uma pesquisa com pessoas que já foram casadas, uma das questões era o tempo que durou a relação e estes dados foram: 1; 3; 3; 6; 7; 2; 4; 8; 3 e 2 anos. Com base nestas informações, o valor da média de duração da relação destes casais foi de:
  • A 2,75 anos.
  • B 3,90 anos.
  • C 3,20 anos.
  • D 4,25 anos.
  • E 4,80 anos.
3

Em uma urna, foram depositadas 6 bolas azuis numeradas de 7 a 12 e 5 bolas verdes numeradas de 8 a 12. Ao sortear-se uma bola ao acaso, qual a probabilidade de essa bola ser numerada com um número par ou um número maior que 9?

  • A 6/11
  • B 7/11
  • C 8/11
  • D 9/11
4
A área comum de um condomínio é utilizada por 4 pessoas: João, Maria, Carla e Ana. Ana e Carla utilizam a área comum durante 5 horas no mês, cada uma, e João a utiliza durante 3 horas. As despesas com manutenção somam R$ 5.000,00 mensais e são divididas de forma proporcional ao tempo de uso. Sabendo-se que João paga R$ 1.000,00, quantas horas mensais Maria utiliza a área comum?
  • A 8
  • B 5
  • C 3
  • D 2
  • E 1
5
Um pintor leva 3 horas para pintar uma parede de 12 metros quadrados. Caso ele chame mais uma pessoa para ajudá-lo, o tempo será reduzido em:
  • A 1 hora.
  • B 1 hora e 20 minutos.
  • C 1 hora e 30 minutos.
  • D 1 hora e 50 minutos.
6

Assinale a alternativa que apresenta o décimo segundo número ímpar sucessor de 237:

  • A 259.
  • B 261.
  • C 263.
  • D 265.
  • E 267.
7

No primeiro dia de agosto, foram registradas 180 reclamações em um órgão de defesa do consumidor. No segundo dia, foram registradas 184 reclamações.
Supondo-se que há reclamações todos os dias e que cada dia tenha 4 reclamações a mais do que o dia anterior, durante todos os 31 dias do mês de agosto, o total de reclamações registradas será igual a

  • A 7.108
  • B 7.440
  • C 7.860
  • D 8.184
  • E 8.880
8

Ricardo tem 3 cachorros. Um pacote de ração de 9 kg alimenta-os por 9 dias. Quantos quilos de ração são necessários para alimentar 5 cachorros do mesmo porte por 30 dias?

  • A 45 kg
  • B 50 kg
  • C 55 kg
  • D 60 kg
  • E 65 kg
9

Sabe-se que a razão entre as medidas, em centímetros, do comprimento e da largura de um tampo de mesa retangular é de 7 para 3, e que a diferença entre essas medidas é igual a 120 cm. Nessas condições, é correto afirmar que a medida da largura desse tampo é igual a

  • A 70 cm.
  • B 75 cm.
  • C 80 cm.
  • D 85 cm.
  • E 90 cm.
10

Em uma eleição para a direção do Centro Acadêmico, os 5 candidatos obtiveram números distintos de votos. De um total de 36 votos, o candidato vencedor teve 12 votos e o candidato que recebeu menos votos teve 4. O número de votos do candidato que ficou em segundo lugar foi

  • A 9 ou 10
  • B 8
  • C 10
  • D 7 ou 8
  • E 8 ou 9

Atendimento ao Público

11

Quando se fala em relações humanas harmoniosas no ambiente de trabalho, ressalta-se a importância da comunicação bem estabelecida, pois o diálogo é a porta de entrada às relações interpessoais. Nesse sentido, entende-se hoje que as habilidades inerentes a esse processo podem ser aprendidas, quando devidamente treinadas. Uma dessas habilidades é a:

  • A Fala imperativa.
  • B Subserviência.
  • C Hierarquia absolutista.
  • D Escuta seletiva.
  • E Escuta ativa.
12

Assinale a alternativa que descreve uma qualidade importante no atendimento ao público.

  • A Agressividade
  • B Indolência
  • C Empatia
  • D Impaciência
  • E Desatenção
13

Os princípios básicos do atendimento telefônico são fundamentais para garantir um serviço de qualidade, profissionalismo e satisfação do cliente. Neste sentido, pode-se afirmar que são princípios básicos do atendimento telefônico, exceto:

  • A Cortesia: Tratar os clientes com respeito, educação e cortesia.
  • B Escuta ativa: Ouvir atentamente o cliente e demonstre interesse genuíno em suas necessidades e preocupações.
  • C Clareza e objetividade: Comunicar-se de forma clara e objetiva.
  • D Confirmação de informações: Confirmar os detalhes importantes com o cliente para garantir o entendimento correto acerca das solicitações ou dúvidas.
  • E Ser rude ou agressivo com o cliente quando este demonstrar insatisfação com o atendimento.
14

Thomas era um jovem profissional que trabalhava em uma empresa de prestação de serviços. Certo dia, ele foi designado para realizar o atendimento telefônico aos clientes que ligavam em busca de informações e suporte. Neste sentido, analise cada uma das afirmações a seguir:
I - Logo pela manhã, Thomas atendeu uma ligação de um cliente que tinha um problema com o serviço contratado. Durante a ligação Thomas interrompeu o cliente várias vezes, mostrando impaciência e falta de empatia. II - Em outro momento, Thomas recebeu uma ligação de um cliente que estava com dúvidas sobre o funcionamento de um produto. No entanto, em vez de explicar de forma clara e objetiva, Thomas utilizou uma linguagem técnica e complicada, deixando o cliente ainda mais confuso. III - No final do dia, Thomas realizou seu útlimo atendimento telefônico, demonstrando empatia ao ouvir atentamente as queixas do cliente, anotou informações detalhadas e explicou de forma clara e objetiva as etapas para resolver a situação. Priorizou a demanda, garantindo que o problema fosse comunicado rapidamente ao setor responsável. 
Pode-se afirmar que Thomas tomou atitudes corretas.


  • A Apenas na afirmativa III.
  • B Apenas na afirmativa I.
  • C Apenas na afirmativa II.
  • D Apenas nas afirmativas I e III.
  • E Apenas nas afirmativas II e III.
15
Um determinado município possui uma equipe multidisciplinar responsável por desenvolver e implementar políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Ela é composta por profissionais com diferentes personalidades e formações, o que influencia o relacionamento interpessoal e a eficácia do trabalho em equipe, além da opinião pública sobre a atuação desses servidores que é fundamental para o sucesso das políticas implementadas. Nesta situação são verificados os seguintes cenários; analise-os.
1. Um dos membros é conhecido por ter uma personalidade dominante e ser pouco receptivo às ideias dos colegas, o que cria um ambiente de tensão e dificulta a colaboração e o compartilhamento de informações.
2. A comunicação entre os membros da equipe é fundamental para o sucesso; no entanto, alguns têm dificuldade em expressar suas opiniões de forma clara e assertiva, o que leva a mal-entendidos e atrasos na tomada de decisões.
3. A equipe é responsável por conduzir audiências públicas e receber feedback da comunidade sobre as políticas implementadas; um membro tem uma postura defensiva e não lida bem com críticas, o que prejudica a relação com a opinião pública, podendo comprometer a eficácia das políticas implementadas.
4. A opinião pública sobre o órgão ao qual a equipe está subordinada apresenta várias críticas e oposições; entretanto, o responsável pelo órgão busca sempre receber as informações de forma tranquila e analisar o que pode ser feito para melhorar, uma vez que a relação com a comunidade pode influenciar as políticas.
Considerando o contexto apresentado, o cenário 3 está relacionado ao aspecto:
  • A Órgão e opinião pública.
  • B Servidor e opinião pública.
  • C Personalidade e relacionamento.
  • D Eficácia no comportamento interpessoal.
16
Em uma determinada empresa, um cliente está com dificuldades para compreender os procedimentos necessários para efetuar o pagamento com cartão de crédito. Considerando o contexto apresentado, para que o atendente demonstre conduta adequada e objetividade neste atendimento, ele deverá:
  • A Aliviar a tensão do cliente, com brincadeiras e gracejos, mesmo que isso resulte em uma explicação menos clara e objetiva.
  • B Manter uma postura séria e impessoal, fornecendo apenas informações básicas sem se preocupar em esclarecer as dúvidas específicas do cliente.
  • C Adotar uma postura profissional, explicando tranquilamente cada etapa do processo para o pagamento, respondendo às perguntas do cliente de forma clara e objetiva.
  • D Demonstrar impaciência com as perguntas do cliente, interrompendo-o várias vezes e tentando concluir o atendimento rapidamente, sem levar em consideração suas dúvidas.

Ética na Administração Pública

17

"A conduta ética do servidor público não é apenas uma questão de comportar-se de acordo com o que é permitido. O essencial da conduta é a orientação interna que ele dá a suas ações: a motivação, o esmero, o gosto com que realiza seu ofício para cumprir seus deveres ou para fazer mais do que a função lhe prescreve" (ENAP, 2005).

A ética no serviço público está estreitamente ligada ao compromisso com o bem comum, exigindo do profissional qualidades como:

  • A Subjetividade.
  • B Apatia.
  • C Insubordinação.
  • D Indiscrição.
  • E Imparcialidade.
18

"A conduta ética do servidor público não é apenas uma questão de comportar-se de acordo com o que é permitido. O essencial da conduta é a orientação interna que ele dá a suas ações: a motivação, o esmero, o gosto com que realiza seu ofício para cumprir seus deveres ou para fazer mais do que a função lhe prescreve" (ENAP, 2005).

A ética no serviço público está estreitamente ligada ao compromisso com o bem comum, exigindo do profissional qualidades como:

  • A Insubordinação.
  • B Apatia.
  • C Imparcialidade.
  • D Subjetividade.
  • E Indiscrição.
19

São vedações ao servidor público explicitadas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal:

1. Desviar servidor público para atendimento a interesse particular.
2. Alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências.
3. Iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.
4. Zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
20

Assinale a alternativa incorreta no que tange as disposições do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

  • A A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. 
  • B O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública. 
  • C A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-adia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. 
  • D A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, dispensado custeio pelo próprio servidor, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade. 
  • E O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação.
21

Dadas as afirmativas a respeito da ética no serviço público,
  I. O código de ética profissional do Poder Executivo Federal é aplicado, opcionalmente, aos         servidores públicos militares.  II. A comissão de ética tem competência sancionatória para aplicar censura. III. O afastamento do elemento ético, na conduta do agente público, pode levar à improbidade        administrativa.
verifica-se que está/ão correta/s 

  • A I, apenas. 
  • B II, apenas. 
  • C I e III, apenas. 
  • D II e III, apenas. 
  • E I, II e III.
22

A Seção II do Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994 – Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal trata dos principais deveres do servidor público e descreve os deveres fundamentais do servidor público nesta referida seção. Sabendo disso assinale a alternativa que representa um destes deveres.

  • A Facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços e exigir o dinheiro para regularizar algumas pendencias.
  • B Ser assíduo e frequente ao serviço, na necessidade de se ausentar deixar um recado ao colega de trabalho para fazer a sua função sabendo que a sua ausência pode ser substituída.
  • C Justo, integro e de caráter ilibado, sempre buscando a melhor e a mais vantajosa alternativa para o bem comum da população.
  • D Apresentar-se ao trabalho com vestimentas que façam a inclusão da adversidade cultural.
  • E Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.
23

De acordo com o inciso XIV da Seção II do Decreto n.º 1.171, de 22 de junho de 1994 que dispõe sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa que representa um dos deveres fundamentais do servidor público.

  • A Ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência já que substituída não provoca danos ao trabalho ordenado, mas reflete negativamente em todo o sistema.
  • B Manter em ordem o local de trabalho, seguindo os métodos do FIFO e 5’s para à sua organização e distribuição.
  • C Apresentar-se ao trabalho com vestimentas que realizem a inclusão social.
  • D Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
  • E Agilizar, mensurar e diagnosticar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem é de direito.

Noções de Informática

24

Assinale a alternativa que indica corretamente a tecla de atalho do MS Excel do Microsoft 365 em português que ativa o modo de extensão de seleção de células, isto é, expande a seleção mediante cliques do mouse em células fora da seleção sem a necessidade de manter pressionada a tecla Shift.

  • A F2
  • B F4
  • C F6
  • D F8
  • E F9
25

A instalação de aplicativos no Windows costuma ser considerada mais fácil do que nos sistemas operacionais derivados do Linux porque, em geral, basta prosseguir com a instalação sendo guiada por uma sucessão de telas até a conclusão da instalação. O estilo de instalação de aplicativos guiado por interface gráfica é chamado de

  • A DOS.
  • B Prompt de Comando.
  • C Wizard.
  • D Painel de Controle.
26

A existência de diversas distribuições de Linux e sua manutenção por organizações comerciais ou projetos comunitários é amplamente conhecida. São consideradas distribuições Linux, respectivamente:

  • A Ubuntu, Debian e Opera mini.
  • B Ubuntu, Debian e Linux Mint.
  • C Debian, Opera mini e Linux Mint.
  • D Debian e Opera mini.
27

Qual tipo de backup é aquele que copia sempre todos os arquivos modificados desde o último backup completo realizado?

  • A Full
  • B Evolutivo
  • C Exponencial
  • D Incremental
  • E Diferencial
28
Os monitores de vídeo podem ter diferentes resoluções de exibição.

Assinale a resolução que corresponde, em pixels, à de vídeo 4K (UHD). 
  • A 1280 x 1080
  • B 1280 x 720
  • C 1920 x 1080
  • D 3840 x 2160
  • E 7680 x 4320
29

João está editando um documento, no Word, composto por três segmentos: uma introdução de apresentação, um índice completo sobre os tópicos abordados e o corpo do documento.


Em cada um desses segmentos, a numeração de páginas deve ser reiniciada a partir de 1.


O recurso do MS Word que viabiliza e torna bem mais simples esse tipo de edição é

  • A a inserção de símbolos especiais.
  • B O uso de cabeçalhos dinâmicos.
  • C o uso de quebras de página.
  • D o uso de quebras de seções.
  • E o uso de rodapés dinâmicos.
30
Maria recebeu um arquivo, intitulado "casa.jpg", a ser incluído no texto do documento Word que ela esta preparando. 

Assinale a opção da guia Inserir que Maria deve utilizar para fazer essa inserção. 
  • A Formas.
  • B Gráfico.
  • C Imagens.
  • D Instantâneo.
  • E SmartArt.
31

A tecnologia inteligente, criada pela Apple, que serve como um barramento de transferência de dados e provê controle de dispositivo, é o(a)

  • A ethernet.
  • B VGA. 
  • C serial.
  • D firewire. 
  • E paralela.
32
Atualmente, há diferentes opções tecnológicas para armazenamento de daos em nuvem. 

Assinale a opção que indica a tecnologia de armazenamento que usa pratos giratórios mecânicos e um cabeçote móvel de leitura/gravação para acessar dados.
  • A hdd.
  • B ram.
  • C rom.
  • D ssd.
  • E usb.
33
Marta pretende utilizar a computação em nuvem pra implementar as funções de backup e arquivamento de grandes quantidades de ativos de multimídia, como arquivos de áudio, vídeos e imagens, produzidos em sua empresa.

Armazenamento com escalabilidade ilimitada para esses dados relativamente não estruturados e menor custo de armazenamento são suas prioridades em detrimento de poder recuperar esses ativos rapidamente ou da conveniência de poder manipulá-los em estruturas hierárquicas e interfaces nativas de sistemas operacional atuais. 
Neste contexto, assinale a opção que indica o sistema de armazenamento na nuvem mais apropriado para Marta.
  • A Arquivos.
  • B Blocos.
  • C Contêineres.
  • D Objetos.
  • E Servidores virtuais.

Redação Oficial

34

A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Para a obtenção de clareza, sugere-se, EXCETO:

  • A Utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área.
  • B Usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração.
  • C Buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto.
  • D Utilizar regionalismos e neologismos.
35

A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente:

  • A Impessoal.
  • B Pessoal.
  • C Subjetiva
  • D Afetiva.
36

Na redação de expedientes, deve-se atentar para a grafia de cargos compostos, considerando o emprego ou não de hífen. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta emprego inadequado de hífen.

  • A Diretor-Geral.
  • B Tenente-Coronel.
  • C General-do-Exército.
  • D Editor-Chefe.
37

Acerca das partes do documento no padrão ofício, o cabeçalho é utilizado apenas na primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação. Entre os elementos que deverão constar no cabeçalho, o espaçamento entrelinhas deve ser:

  • A Simples (1,0).
  • B Simples (1,5).
  • C Duplo (2,0).
  • D Triplo (3,0)
38

Considere o Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição) para responder à questão.

Para obtenção da clareza, é preciso

  • A evitar impressões individuais de quem comunica.
  • B usar papéis uniformes e diagramar corretamente o texto.
  • C apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas.
  • D abolir o uso de adjetivos que conferem uma carga afetiva ao texto.
  • E omitir os termos que são facilmente recuperáveis pelo contexto.
39

Considere o Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição) para responder à questão.

Em relação aos tipos de documentos, é correto afirmar que um ofício é chamado de circular quando

  • A um órgão envia um único expediente para apenas um órgão receptor.
  • B um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor.
  • C mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor.
  • D mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor.
  • E um órgão receptor retorna o mesmo expediente para seu órgão emissor.
40

Considere o Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição) para responder à questão.

No que se refere aos pronomes de tratamento usados em comunicações oficiais, é correto afirmar que

  • A o tratamento usado no corpo do texto para se referir diretamente a um Deputado Federal é “Sua Excelência”.
  • B a concordância no corpo do texto é feita usando verbos e pronomes na 2ª pessoa do plural.
  • C o emprego de “Vossa Excelência” obriga à concordância com o gênero gramatical feminino.
  • D o vocativo usado para se referir a um Senador da República é “Senhor Senador”.
  • E o endereçamento usado para o Presidente da República é “A Vossa Excelência o Senhor”.
41

A maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos é(são) a(os):

  • A escrita rebuscada.
  • B redação acadêmica.
  • C discursos prolixos.
  • D relatórios técnicos.
  • E redação oficial.
42

Texto IA5-III


OFÍCIO No 000/ano/siglas do setor

Cidade-UF, data.

Ao Senhor

[Nome]

Gerente dos Complexos Reguladores

Endereço

CEP Cidade/UF


Assunto: Solicitação de senha.


Senhor Gerente,


Tenho o prazer de dirigir-me ao Senhor para solicitar senha de acesso ao sistema SISREG, perfil administrador, objetivando a implantação da Central de Regulação de Consultas e Exames do Município.

Essa ação visa à humanização dos serviços, ao controle do fluxo e à otimização na utilização dos recursos.



Agradecendo a colaboração,

renovo protestos de estima,


(espaço para assinatura)


(NOME DO SIGNATÁRIO)

Secretário Municipal de Saúde


Considerando que coesão e coerência, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, são atributos que favorecem a conexão, a ligação e a harmonia entre os elementos de um texto, é correto afirmar que, no texto 1A5-III, a expressão "Essa ação" (segundo parágrafo do texto do documento) é empregada em relação
  • A ao oficio em si.
  • B à solicitação de senha.
  • C ao acesso ao sistema SISREG.
  • D à humanização dos serviços, ao controle do fluxo e à otimização na utilização dos recursos.
  • E à implantação da Central de Regulação de Consultas e Exames do Município.
43

Texto IA5-III


OFÍCIO No 000/ano/siglas do setor

Cidade-UF, data.

Ao Senhor

[Nome]

Gerente dos Complexos Reguladores

Endereço

CEP Cidade/UF


Assunto: Solicitação de senha.


Senhor Gerente,


Tenho o prazer de dirigir-me ao Senhor para solicitar senha de acesso ao sistema SISREG, perfil administrador, objetivando a implantação da Central de Regulação de Consultas e Exames do Município.

Essa ação visa à humanização dos serviços, ao controle do fluxo e à otimização na utilização dos recursos.



Agradecendo a colaboração,

renovo protestos de estima,


(espaço para assinatura)


(NOME DO SIGNATÁRIO)

Secretário Municipal de Saúde


Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, relativos ao texto IA5-III.

I A forma de tratamento empregada no endereçamento do documento é adequada ao cargo ocupado pelo destinatário.
II No parágrafo de introdução do documento, a substituição de "Tenho o prazer de dirigir-me ao Senhor para solicitar" por Solicito conferiria maior formalidade ao texto.
III Dada a hierarquia das autoridades envolvidas na correspondência apresentada, o fecho adequado para o documento seria o exposto a seguir.           Atenciosamente,
Assinale a opção correta.
  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens I e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Português

44

Dos seguintes, assinalar o único vocábulo que NÃO apresenta dígrafo:

  • A Iglu.
  • B Exceder.
  • C Lhama.
  • D Guidão.
45
As opções a seguir apresentam orações subordinadas adverbiais.

Assinale aquela em que a classificação dada está correta.
  • A Se eu fosse rei, instituiria cátedras para ensinar a calar / oração comparativa.
  • B Quando se tem tudo para temer, não se deve temer nada / oração condicional.
  • C Não há nada de tão absurdo que o hábito não torne aceitável / oração consecutiva.
  • D Algumas pessoas foram consideradas corajosas porque tinham medo de fugir / final. 
  • E Dai-me força e coragem para contemplar meu interior / concessiva.
46

As preposições em que língua portuguesa podem ser nocionais, quando colaboram semanticamente  com a frase, e gramaticais, quando são exigidas pela regência de algum termo anterior. 


Assinale a frase em que a preposição sublinhada mostra valor gramatical.

  • A A verdadeira glória de um vencedor é a de ser clemente.
  • B A frase é a toalete do espírito.
  • C As mulheres não sabem o que dizer no fim de um amor.
  • D O hábito é o grande guia da vida humana.
  • E Os fatos devem provar a bondade das palavras.
47

Está CORRETO o emprego dos elementos sublinhados em:

  • A Todos faziam, a beira da praia, seus pedidos de Ano Novo. Desejavam por mudanças.
  • B As alunas cujas tarefas estão satisfatórias alcançaram a nota 10. Vale ressaltar à dificuldade do trabalho realizado.
  • C Educação é um tema relevante a sociedade brasileira. Todos buscam às melhores condições possíveis.
  • D Aprecio sua companhia da qual é demasiadamente agradável e recordo-me as nossas conversas.
  • E A mãe já perdoou a malcriação da filha que tanto ama.
48

Em todas as frases a seguir há um termo sublinhado. Se deslocarmos esse termo para o lugar na frase marcado por um asterisco (*), não vamos precisar empregar vírgulas em

  • A Nenhum homem (*) adquire propriedade sem aprender aritmética.
  • B (*) Não basta saber falar para ser gente.
  • C (*) Tenho elementos de candomblé apesar de ser cartesiano.
  • D Até um imbecil (*) passa por inteligente se ficar calado.
  • E Tudo (*) é enigma e problema atualmente.
49

Julgue os itens a seguir:

01 – Em “clara” e “livro” temos exemplos de encontro consonantal perfeito. 02 – Nas palavras “piada” e “ciúme” temos exemplos de hiato. 04 – Em “guerra”, “ninho” e “carro”, temos um total de quatro dígrafos. 08 – Em “tranquilo” e “quase”, temo um total de zero dígrafos.
O somatório das alternativas corretas é:

  • A 14
  • B 10
  • C 07
  • D 15
  • E 11
50
   José Dias tratava-me com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que consegui, logo que comecei a andar fora, foi dispensar-me o pajem; fez-se pajem, ia comigo à rua. Cuidava dos meus arranjos em casa, dos meus livros, dos meus sapatos, da minha higiene e da minha prosódia. Aos oito anos os meus plurais careciam, alguma vez, da desinência exata, ele a corrigia, meio sério para dar autoridade à lição, meio risonho para obter o perdão da emenda. Ajudava assim o mestre de primeiras letras. Mais tarde, quando o Padre Cabral me ensinava latim, doutrina e história sagrada, ele assistia às lições, fazia reflexões eclesiásticas, e, no fim, perguntava ao padre: “Não é verdade que o nosso jovem amigo caminha depressa?” Chamava-me “um prodígio”; dizia a minha mãe ter conhecido outrora meninos muito inteligentes, mas que eu excedia a todos esses, sem contar que, para a minha idade, possuía já certo número de qualidades morais sólidas. Eu, posto não avaliasse todo o valor deste outro elogio, gostava do elogio; era um elogio.

(Machado de Assis, Dom Casmurro)

No texto, o sinal indicativo da crase poderia ser empregado no termo destacado em:

  • A ... os meus plurais careciam, alguma vez, da desinência exata, ele a corrigia...
  • B ... para a minha idade, possuía já certo número de qualidades morais sólidas.
  • C ... mas que eu excedia a todos esses...
  • D ... dizia a minha mãe ter conhecido outrora meninos muito inteligentes...
  • E A primeira cousa que consegui logo que comecei a andar fora...
51

Leia o Texto para responder a questão.


Questão de pontuação

João Cabral de Melo Neto


Todo mundo aceita que ao homem

cabe pontuar a própria vida:

que viva em ponto de exclamação

(dizem: tem alma dionisíaca).


Viva em ponto de interrogação
(foi filosofia, ora e poesia):

viva equilibrando-se entre vírgulas

e sem pontuação (na política);


O homem só não aceita do homem

que use só a pontuação fatal:

que use, na frase que ele vive,

o inevitável ponto final.

Disponível em: <https//peregrinacultural.wordpress.com/2011/02/08/questao-de-pontuacao-poema-de-joao-cabral-de-melo-neto/>.Acesso em 25 mai.

Na oração "o homem só não aceita do homem/que use só a pontuação fatal/que use, na frase que ele vive/o inevitável ponto final". O trecho entre vírgulas é uma locução adverbial de 

  • A modo
  • B lugar
  • C afirmação
  • D tempo
52

Aos poetas clássicos

Patativa do Assaré


Poetas niversitário,

Poetas de Cadenia,

De rico vocabulário

Cheio de mitologia,

Se a gente canta o que pensa,

Eu quero pedir licença.

Pois mesmo sem português

Neste livrinho apresento

O prazê e o sofrimento

De um poeta camponês

Disponível em <https//www.jornaldepoesia.jor.br/antonio3html> Acesso em 03 mai 2023



Na sequência "Poetas niversitário/Poetas de Cademia", o uso da vírgula separa dois elementos linguisticos de mesma natureza sintática, qual seja,

  • A aposto.
  • B vocativo.
  • C agente de passiva.
  • D adjunto adverbial.
53
Luto da família Silva
(Rubem Braga)

    A Assistência foi chamada. Veio tinindo. Um homem estava deitado na calçada. Uma poça de sangue. A Assistência voltou vazia. O homem estava morto. O cadáver foi removido para o necrotério. Na seção dos “Fatos Diversos” do Diário de Pernambuco, leio o nome do sujeito: João da Silva. Morava na Rua da Alegria. Morreu de hemoptise.
     João da Silva – Neste momento em que seu corpo vai baixar à vala comum, nós, seus amigos e seus irmãos, vimos lhe prestar esta homenagem. Nós somos os joões da silva. Nós somos os populares joões da silva. Moramos em várias casas e em várias cidades. Moramos principalmente na rua. Nós pertencemos, como você, à família Silva. Não é uma família ilustre; nós não temos avós na história. Muitos de nós usamos outros nomes, para disfarce. No fundo, somos os Silva. Quando o Brasil foi colonizado, nós éramos os degredados. Depois fomos os índios. Depois fomos os negros. Depois fomos imigrantes, mestiços. Somos os Silva. Algumas pessoas importantes usaram e usam nosso nome. É por engano. Os Silva somos nós. Não temos a mínima importância. Trabalhamos, andamos pelas ruas e morremos. Saímos da vala comum da vida para o mesmo local da morte. Às vezes, por modéstia, não usamos nosso nome de família. Usamos o sobrenome “de Tal”. A família Silva e a família “de Tal” são a mesma família. E, para falar a verdade, uma família que não pode ser considerada boa família. Até as mulheres que não são consideradas de família pertencem à família Silva.
      João da Silva – Nunca nenhum de nós esquecerá seu nome. Você não possuía sangue azul. O sangue que saía de sua boca era vermelho – vermelhinho da silva. Sangue de nossa família. Nossa família, João, vai mal em política. Sempre por baixo. Nossa família, entretanto, é que trabalha para os homens importantes. A família Crespi, a família Matarazzo, a família Guinle, a família Rocha Miranda, a família Pereira Carneiro, todas essas famílias assim são sustentadas pela nossa família. Nós auxiliamos várias famílias importantes na América do Norte, na Inglaterra, na França, no Japão. A gente de nossa família trabalha nas plantações de mate, nos pastos, nas fazendas, nas usinas, nas praias, nas fábricas, nas minas, nos balcões, no mato, nas cozinhas, em todo lugar onde se trabalha, levanta os prédios, conduz os bondes, enrola o tapete do circo, enche os porões dos navios, conta o dinheiro dos Bancos, faz os jornais, serve no Exército e na Marinha. Nossa família é feito Maria Polaca: faz tudo.
     Apesar disso, João da Silva, nós temos de enterrar você é mesmo na vala comum. Na vala comum da miséria. Na vala comum da glória, João da Silva. Porque nossa família um dia há de subir na política... 
Ao comparar a estrutura sintática dos períodos “A assistência foi chamada.” e “A assistência voltou vazia.”, é correto afirmar que:
  • A no primeiro, o agente da ação corresponde ao sujeito simples.
  • B no segundo, o predicado classifica-se como nominal.
  • C no primeiro, o vocábulo “chamada” cumpre papel adverbial.
  • D no segundo, “vazia” classifica-se como predicativo do sujeito.

Raciocínio Lógico

54
Uma proposição, ou um enunciado, é uma sentença declarativa que assume um dos valores lógicos: verdadeiro ou falso. Para facilitar a aplicação desses valores lógicos nas proposições simples, elas podem ser representadas por letras minúsculas do nosso alfabeto; já as proposições compostas requerem também a utilização dos conectivos com seus respectivos símbolos. Baseando-se nestas informações, considere três proposições simples representadas pelas letras p, q e s e assinale a afirmativa correta.
  • A Se p, q e s são proposições falsas, então o valor lógico de (p ∨ q) ⟶ ~ s é falso.
  • B Se p, q e s são proposições verdadeiras, então o valor lógico de (p ∨ q) ⟶ ~ s é falso.
  • C Se p e q são proposições verdadeiras e s é uma proposição falsa, então o valor lógico de (p ∨ q) ⟶ ~ s é falso.
  • D Se p é uma proposição falsa e q e s são proposições verdadeiras, então o valor lógico de (p ∨ q) ⟶ ~ s é verdadeiro.
55

Sabe-se que todos os alunos de Paulo vão bem em matemática. Assinale a alternativa CORRETA.

  • A Se Mariana não vai bem em matemática, então ela é aluna de Paulo.
  • B Se Breno vai bem em matemática, então ele é aluno de Paulo.
  • C Se Gabriel é aluno de Paulo, então ele vai bem em matemática.
  • D Se Fernanda não é aluna de Paulo, então ela não vai bem em matemática.
  • E Se Eliseu é aluno de Paulo, então ele não vai bem em matemática.
56

A sequência a seguir é ilimitada e foi criada com um padrão lógico:


   20, 5, 4, 40, 10, 8, 60, 15, 12, 80, 20, 16, ..., 180,

_K_, _L_, ..., 260, _M_, _N_, ...


O valor de K + L + M + N é


  • A 192.
  • B 202.
  • C 186.
  • D 198.
  • E 208.
57

Em uma reunião, com seus colaboradores, o chefe do atendimento diz:
“Se o atendimento é bom, então o cliente fica satisfeito e volta”.
A alternativa que contém uma afirmação equivalente à afirmação do chefe é:

  • A Se o cliente não fica satisfeito ou volta, então o atendimento não é bom.
  • B O cliente fica satisfeito ou volta e o atendimento é bom.
  • C Se o cliente fica satisfeito e volta, então o atendimento é bom.
  • D O atendimento é bom e o cliente fica satisfeito e volta.
  • E Se o cliente não fica satisfeito ou não volta, então o atendimento não é bom.
58

Em uma tripulação de piratas, 60% possuem perna de pau, 45% possuem tapa-olho e 30% têm um papagaio no ombro. Além disso, sabe-se que 25% dos piratas possuem tanto perna de pau quanto tapa-olho, 15% possuem tanto perna de pau quanto um papagaio no ombro, 10% possuem tanto tapa-olho quanto um papagaio no ombro e 5% não possuem nenhuma dessas três características.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a porcentagem de piratas, nessa tripulação, que possuem, simultaneamente, perna de pau, tapa-olho e um papagaio no ombro.

  • A 5%
  • B 10%
  • C 15%
  • D 20%
  • E 25%
59

Francisco tem o hábito de frequentar os restaurantes A e B. Aos sábados, as probabilidades de esses restaurantes servirem feijoada são, respectivamente, iguais a 9/10 e 1/2. Em um determinado sábado, Francisco escolhe, ao acaso, um desses restaurantes com a intenção de comer uma feijoada. A probabilidade de que Francisco coma uma feijoada nesse sábado corresponde a:

  • A 70%
  • B 72%
  • C 74%
  • D 76%
  • E 78%
60

Exatamente 82,5% dos integrantes de um grupo de N pessoas usam óculos. A soma dos algarismos do menor valor possível de N é igual a:

  • A 4
  • B 5
  • C 6
  • D 7
  • E 8
61

Considere a proposição P: “a menos que o sistema funcione, o servidor não entregará o trabalho”. Assinale a opção que apresente uma proposição equivalente a P.

  • A Se o sistema funcionar, o servidor entregará o trabalho.
  • B Se o sistema não funcionar, o servidor não entregará o trabalho.
  • C O servidor entregará o trabalho a menos que o sistema não funcione.
  • D O sistema funciona e o servidor entrega o trabalho.
  • E Quanto mais o sistema funcionar, mais trabalho o servidor entregará.
62

Em um cofre estão guardados X documentos. Alguns desses documentos são datados de 2022 e outros são considerados confidenciais. Admita que são verdadeiras as seguintes afirmações: 
27 documentos não são confidenciais; 21 documentos não são datados de 2022; 8 documentos são confidenciais e datados de 2022; 14 documentos não são confidenciais e não são datados de 2022.   
O valor de X é:

  • A 40
  • B 41
  • C 42
  • D 43
63

Em um grupo de 55 pessoas, 32 jogam pôquer, 36 jogam truco, 34 jogam buraco, 18 jogam pôquer e truco, 21 jogam truco e buraco e 20 jogam buraco e pôquer.
Se há, no grupo, uma única pessoa que não joga quaisquer desses três jogos de cartas, então a quantidade de pessoas que jogam esses três jogos é

  • A 12.
  • B 11.
  • C 9.
  • D 7.
  • E 6.