Resolver o Simulado Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPE-ES) - Assistente Social - CONSESP - Nível Superior

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Noções de Informática

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Atenção! Para responder às questões de Informática, a menos que seja informado o contrário, considerar que os programas mencionados se encontram na versão PortuguêsBR e em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse, e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez.

Qual é a diferença entre HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure)?

  • A O HTTP é mais rápido que o HTTPS.
  • B O HTTPS é uma versão mais antiga do HTTP.
  • C O HTTP não oferece criptografia de dados, enquanto o HTTPS utiliza criptografia SSL/TLS para proteger as informações transmitidas.
  • D O HTTP e o HTTPS são protocolos completamente diferentes e não estão relacionados.
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No Windows 10 Education, para fechar uma janela que está atualmente selecionada e ativa, as teclas que deverão ser pressionadas simultaneamente são

  • A ALT+F4
  • B CTRL+F4
  • C ALT+F5
  • D CTRL+F5
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Qual é o atalho do MS-Windows 7 para avançar entre as guias?

  • A Ctrl + Tab
  • B Ctrl + Shift + Tab
  • C Tab
  • D Shift + Tab
  • E Alt + letra sublinhada
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Nos ambientes organizacionais é comum o emprego de ferramentas de produtividade, como o Microsoft Word, a partir da oferta de diversos recursos que possibilitam a construção de documentos profissionais eficientemente. Considere um usuário que está trabalhando em um documento numa versão recente do Microsoft Word em Português e deseja aplicar o seguinte efeito na letra “O” no início do parágrafo, conforme a ilustração a seguir:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que descreve o nome deste recurso disponível na aba “Inserir” do Microsoft Word.

  • A Partes Rápidas.
  • B Letra Capitular.
  • C Meus Suplementos.
  • D Referência Cruzada.
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No que se relaciona às tecnologias de interconexão de redes de computadores, um dispositivo opera na camada de enlace do modelo OSI/ISO com base no endereço MAC da porta de cada dispositivo para identificar os pacotes de dados recebidos e determinar o melhor caminho pelos quais os quadros devem ser encaminhados. Esse dispositivo é conhecido por 

  • A hub.
  • B router.
  • C gateway.
  • D switch L2.
  • E switch L3.
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É o núcleo do sistema operacional. Ele representa a camada mais baixa de interface com o Hardware, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema computacional em sua totalidade.
Fonte: http://uab.ifsul.edu.br/tsiad/conteudo/modulo1/sop/ua/at2/04.html
Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao contexto acima.

  • A Unidade de disco.
  • B BIOS.
  • C Kernel.
  • D Partição.
  • E Chipset.
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Em relação aos Antivírus e Firewall, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Os Antivírus combatem malwares tais como: Cavalo de Tróia, Adware e Spyware.

II. Tanto o Antivírus como o Firewall têm o propósito de proteger o computador de ameaças.

III. O Firewall tem como função principal compactar os dados de entrada em uma rede.
Das afirmativas:

  • A apenas I e II são tecnicamente verdadeiras
  • B apenas II e III são tecnicamente verdadeiras
  • C apenas I e III são tecnicamente verdadeiras
  • D I, II e III são tecnicamente verdadeiras
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De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, as atividades de tratamento de dados pessoais deverão observar a boa-fé, bem como alguns princípios. O princípio que representa a limitação do tratamento ao mínimo necessário para a realização de suas finalidades, com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em relação às finalidades do tratamento de dados é: 
  • A Finalidade.
  • B Prevenção.
  • C Necessidade.
  • D Transparência.
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Utilizando o Google planilhas e aplicando a fórmula: = MED(A2:A6) aos dados representados na figura abaixo, assinale a alternativa que corresponde ao resultado da aplicação da fórmula


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 100
  • B 130
  • C 140
  • D 135
  • E 150
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Um computador precisa de memória para armazenar os dados e as informações, seja de forma temporária (volátil) ou permanente (não volátil). Pode-se representar a hierarquia dos tipos de memória em um esquema de pirâmide, onde quanto mais próxima da base da pirâmide, maior é a capacidade de armazenamento, menor é a velocidade e menor é o preço.


Observe a imagem a seguir e associe a cada nível (de 1 a 4) à memória correspondente.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



A associação correta é


  • A  memória cache, registradores, memória principal e memória secundária.
  • B memória cache, memória principal, memória secundária e registradores. 
  • C memória principal, memória secundária, memória cache e registradores.
  • D registradores, memória cache, memória principal e memória secundária. 
  • E registradores, memória cache, memória secundária e memória principal.

Pedagogia

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No que diz respeito a Lei n° 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F) e em seguida assinale a alternativa cuja ordem de julgamento de cima para baixo esteja correta:

( )O PNE estabelece que a garantia de acesso à educação básica é dever exclusivo da família, cabendo ao Estado apenas a oferta de ensino superior gratuito. ( )O PNE prevê como uma de suas metas a universalização da educação infantil, assegurando o atendimento de todas as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos até o final da vigência do plano.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V, F.
  • B V, V.
  • C F, V.
  • D F, F.
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Assim, se inevitavelmente o desenvolvimento da criança está social e culturalmente mediatizado, é mais importante que se explicite e controle conscientemente tal influência de modo que, no processo educativo formal e informal, possam ser detectados seus efeitos e estabelecer seu valor no processo de construção autônoma do novo indivíduo. Uma vez aceita essa premissa, a teoria destaca a importância, também fundamental, da instrução como método mais direto e eficaz para introduzir a criança no mundo cultural do adulto, cujos instrumentos simbólicos serão essenciais para seu desenvolvimento autônomo.
Adaptado de GÓMEZ, A. I. P. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2000, p.55.
A respeito do processo de aprendizagem escolar o texto se refere à teoria de
  • A Philippe Ariès.
  • B Jean Piaget.
  • C Lev Vygotsky.
  • D Paulo Freire.
  • E Henri Wallon.
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Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das instâncias que são responsáveis pela execução e cumprimento das metas do PNE.

  • A Ministério da Educação.
  • B Sistema Educacional Brasileiro.
  • C Fórum Nacional de Educação.
  • D Conselho Nacional de Educação.
  • E Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
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Analise as afirmativas abaixo, que tratam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, sobre a educação básica.

I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para permanecer no trabalho e em estudos atuais.

II. A educação básica pode organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com base na aprovação ou reprovação, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

III. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem se orientar pela base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • B Apenas a afirmativa III está correta
  • C Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas
  • E Apenas as afirmativas II e III estão corretas
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A LDB, em seu Artigo 21, determina que a educação brasileira se organiza em dois níveis: educação básica e educação superior.

Avalie as afirmações sobre a organização da educação brasileira.
I - A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
II - A educação básica compreende as etapas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação especial.
III - A educação infantil é a primeira etapa da educação básica; tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
IV - Com a aprovação da Lei nº 11.274/2006 foi estabelecida a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, a partir dos seis anos de idade.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B II.
  • C IV.
  • D II e III.
  • E I, III e IV.
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Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, NÃO terá como fundamento:

  • A A associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
  • B A presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
  • C O aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.
  • D A participação em congressos de formação para especificidades da área em que atua.
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"Trata-se, portanto, de maneiras diferentes e intercambiáveis para designar algo comum, ou seja, aquilo que os estudantes devem aprender na Educação Básica, o que inclui tanto os saberes quanto a capacidade de mobilizá-los e aplicá-los".

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

O trecho acima faz uma breve descrição de um dos fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, que é:

  • A O foco na aquisição de conhecimentos científicos.
  • B O foco na formação profissionalizante.
  • C O foco no desenvolvimento de competências.
  • D O foco nos métodos tradicionais de ensino.
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O Estatuto da Criança e do Adolescente atribui à instituição de ensino, aos clubes e às agremiações recreativas e de estabelecimentos congêneres o dever de:

  • A Promover momentos de recreação e interação social.
  • B Criar oportunidades de trabalho e de inserção social.
  • C Garantir o desenvolvimento de competências que promovam o sucesso pessoal.
  • D Assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas ilícitas.
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A promoção do princípio da gestão democrática da educação pública, sugerida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, também é uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação. No que ela consiste?

  • A Em um modelo de gestão onde as decisões administrativas da instituição ficam a cargo de um conselho formado por familiares dos alunos
  • B Em um modelo de gestão que dá ao aluno a oportunidade de ser protagonista, com autonomia para tomar decisões em nome da instituição de ensino.
  • C Em um modelo de gestão onde as decisões pedagógicas da instituição ficam a cargo de um conselho formado por familiares dos alunos.
  • D Em um modelo de gestão que insere toda a comunidade escolar na tomada de decisões.
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O governo federal anunciou recentemente que o programa do Novo Ensino Médio passará por alterações e os secretários de educação estaduais se unem para pedir que elas só aconteçam a partir de 2025. Entre as principais alterações proposta está a de:

  • A Redução para 800 horas de formação obrigatória.
  • B Redução de cinco para dois itinerários formativos.
  • C Aumento para 2.400 horas de formação obrigatória.
  • D Aumento de três para cinco itinerários formativos.