Resolver o Simulado FGV - Nível Superior

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Administração Pública

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Para Paulo Jannuzzi, o processo de avaliação de políticas públicas tem como finalidade aprimorar a gestão das intervenções buscando maior eficiência, eficácia e efetividade.
A esse respeito, estabeleça a correspondência entre as dimensões listadas a seguir e suas respectivas definições.
1. Eficiência 2. Eficácia 3. Efetividade
( ) Dimensão relacionada à verificação dos efeitos de médio e longo prazo sobre os beneficiários e a sociedade, atribuíveis direta ou indiretamente a um programa. ( ) Dimensão relacionada ao custo para alcançar os resultados de um programa, podendo ser medida por indicadores de custeio da produção dos resultados. ( ) Dimensão relacionada ao cumprimento dos objetivos explicitados em um programa, pressupondo análise de cobertura e grau de focalização do público-alvo alcançado, entre outros.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 2 – 3 – 1.
  • C 3 – 1 – 2.
  • D 1 – 3 – 2.
  • E 3 – 2 – 1.
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Leia a descrição a seguir.
Esse princípio pressupõe atuação interdepartamental e criação de fóruns horizontais de diálogo e tomada de decisão, em que conhecimentos, recursos e técnicas acumuladas em cada espaço institucional possam atuar em sinergia visando a objetivos comuns e à constituição de uma agenda que perpasse por públicos como: criança e adolescente; juventude; mulheres; pessoa idosa; pessoa com deficiência; população em situação de rua; povos indígenas; ou por temas, como: igualdade racial e gênero. Adaptado de https://seplan.ma.gov.br/uploads/seplan/docs/Manual-do-PPA-2020-2023
Assinale a opção que indica corretamente o princípio de gestão da governança de políticas públicas descrito no trecho.

  • A Integração.
  • B Setorialidade.
  • C Centralização
  • D Transversalidade.
  • E Interdisciplinaridade.
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Os princípios fundamentais da Administração Pública são expressos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988. O princípio que estabelece que a Administração Pública só pode fazer o que a lei permite é o

  • A Princípio da Legalidade.
  • B Princípio da Impessoalidade.
  • C Princípio da Moralidade.
  • D Princípio da Publicidade.
  • E Princípio da Eficiência.
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Considerando-se as transformações no Estado brasileiro, desde meados dos anos 1990 e após a redemocratização, uma preocupação central foi esclarecer conceitos relacionados ao mapeamento de problemas e soluções. Naquele momento, foi afirmado que o governo brasileiro possuía poder para governar dada a sua legitimidade democrática, bem como às próprias condições materiais de exercício do poder do Estado e do governo derivadas da sua postura diante da sociedade civil e do mercado. Essa análise levava em consideração que o sistema político do Estado tinha uma condição democrática adequada a formação e orientação dos seus respectivos governos, como voto secreto, eleições diretas, sufrágio universal, respeito à oposição, liberdade de expressão e associação, além do pluripartidarismo. Para melhor compreender tal análise mostra-se central o conceito de

  • A accountability.
  • B governabilidade.
  • C governança.
  • D responsabilização.
  • E patrimonialismo.
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Para a adequada implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em seu município, um gestor municipal se deparou com preocupações relativas à governança e à prestação de contas dos resultados das ações. Para tal, enfrentou um conjunto de dificuldades conceituais e operacionais dessa política pública, que é multinível e envolve diferentes atores-chave. Decorrido o primeiro ano após implantar o modelo de governança e de prestação de contas, o gestor percebeu que essa implantação não foi efetiva.
Considerando se tratar de política pública descentralizada, o fracasso do modelo de governança e prestação de contas da pode ser atribuído a sua decisão de

  • A construir mecanismos de coordenação entre níveis de governo.
  • B esclarecer as responsabilidades atribuídas a diferentes entes.
  • C melhorar a transparência, a coleta de dados e o monitoramento de desempenho.
  • D oferecer suporte à capacitação subnacional.
  • E providenciar regras para a centralização das decisões quanto a ações junto aos usuários.
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Considere que, em um Congresso de Administração Pública, tenha havido um debate entre especialistas da área e um dos convidados tenha afirmado que, entre os principais problemas atuais do Brasil, está o da falta de governança. Nesse caso, evidencia-se que o especialista quis dizer que

  • A o governo carece de legitimidade institucional perante o público em geral e a sociedade civil.
  • B o intervencionismo estatal na iniciativa privada inibe o surgimento de empresas de caráter global.
  • C existe uma limitação na capacidade gerencial do governo de implementar políticas públicas.
  • D a responsabilização de administradores de recursos público perante as instâncias fiscalizatórias não é efetiva.
  • E a ausência de ações de empreendedorismo governamental prejudicam a autonomia energética com relação aos países desenvolvidos.
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Considerando a relação com os valores do empreendimento, é correto aifrmar que, diferentemente da gonvernança corporativa, compliance
  • A é o conjunto de estratégias desenvolvido por uma empresa para demonstrar seu valor no mercado, construindo uma boa reputação para atrair investimentos.
  • B objetiva ampliar a reputação de organização ao apresentar as vantagens de uma atuação ética e ordenada e mostrando a importância disso para os sócios e diretores.
  • C é o esforço de se manter em conformidade com as diretrizes ou especificações estabelecidas, estando conectado à gestão de riscos e ao cumprimento das regras. 
  • D elabora a política de divulgação de informações e a submete à aprovação do conselho de administração, a fim de garantir acesso a todas as informações da empresa relevantes para partes interessadas. 
  • E é um modelo de gestão que foca na rentabilidade e na eficiência administrativa fundamentado na transparência, seja para o público interno, seja para o mercado. 
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A formação de agendas para o delineamento de políticas públicas representa o momento em que problemas e soluções ganham ou perdem atenção da sociedade, visando ao seu enfrentamento.


Segundo á literatura especializada em políticas públicas, assinale a opção que indica a exigência que deve ser evidenciada para que um problema entre na agenda.

  • A As possíveis ações a serem desempenhadas para a sua resolução sejam consideradas factíveis. 
  • B As responsabilidades de natureza privada de impacto coletivo estejam relacionadas.
  • C As informações obtidas devem ser exploradas em sua integralidade, de forma que todas as alternativas sejam conhecidas na tomada de decisão.
  • D Os resultados das possíveis soluções visem a garantir um retorno financeiro efetivo aos cofres públicos. 
  • E O interesse público seja evidenciado necessariamente por grupos de pressão com capacidade legislativa e eleitos pela sociedade.
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O conjunto de ações e decisões tomadas pelo governo e por atores públicos não estatais, com o intuito de solucionar problemas das sociedades e promover o bem coletivo, compreendem o conceito de políticas públicas.

Acerca das políticas públicas, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, assinale a afirmativa correta.
  • A Os órgãos e entidades da Administração Pública, individual ou conjuntamente, devem realizar avaliação das políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados.
  • B As entidades da Administração Pública indireta, desde que individualmente, devem realizar a avaliação das políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados.
  • C Os órgãos da Administração Pública direta devem, desde que conjuntamente, realizar avaliação das políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados.
  • D os órgãos e entidades da Administração Pública devem realizar avaliação das políticas públicas, salvo quanto à divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados. 
  • E A Administração Pública deve realizar o planejamento e a execução das políticas públicas, enquanto entidades da iniciativa privada ficam encarregadas de sua avaliação.
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O empreendedorismo governamental, um conceito de forte influência na construção do Estado Moderno, parte do princípio de que os modelos convencionais de Administração Pública não são adequados para a sociedade. 


Assinale a opção que apresenta corretamente preconceitos do empreendedorismo governamental.

  • A O poder deve ser incorporado pela comunidade, oferecendo possibilidade de participação dos cidadãos no governo. 
  • B As atividades da Administração Pública devem ser orientadas essencialmente, pela utilização de regras e regulamentos em escala sistemática.
  • C O governo deve participar diretamente no provimento de bens para a sociedade, por meio da estatização de setores pouco atrativos para a iniciativa privada.
  • D A autoridade governamental deve ser centralizada, permitindo ganhos de escala na realização das atividades.
  • E A atuação do governo deve priorizar a detecção e a correção de problemas, em vez do enfrentamento por meio de práticas preventivas.
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Os modelos utilizados pela Administração Pública decorrem essencialmente dos contextos sociais e históricos em que um país está inserido em dada época, o que permite entender as opções políticas e a organização da Administração Pública em determinado momento. 

Considerando esse fato, analise as afirmativas a seguir. 
I. O patrimonialismo tem como objetivo precípuo a proteção do patrimônio público, visando a sua melhor alocação em vistas do interesse coletivo.  II. A confiança limitada e a padronização funcional são pressupostos que regem o modelo weberiano ou burocrático.  III. Em função da crise do Estado, o gerencialísmo busca a redução de custos, colaborando para a eficiência estatal. 
Está correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E II e III, apenas.
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A governança pública organizacional compreende essencialmente mecanismos postos em prática com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Quanto a esse conceito, é correto afirmar que:

  • A diferencia-se da governança de políticas públicas e de Centro de Governo, embora sejam relacionadas e interdependentes;
  • B as diversas práticas que implementam as atividades de governança podem ser agrupadas em três mecanismos específicos: propaganda, transporte e contabilidade;
  • C a governança é o direcionamento do esforço de gestão das organizações para resultados de interesse da sociedade, confundindo-se com a própria gestão;
  • D governar é a realização de duas atividades: avaliar as demandas das partes interessadas e estabelecer os problemas ou serviços prioritários;
  • E as diversas práticas que implementam as atividades de governança podem ser agrupadas em três mecanismos gerais: marketing, logística e finanças.
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Um dos princípios de governança que serve de guia para a atuação das organizações públicas diz respeito às ações organizacionais e ao comportamento do agente público, referindo-se à adesão e ao alinhamento consistentes nos valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados. Esse é o princípio da:

  • A accountability;
  • B equidade;
  • C integridade;
  • D participação;
  • E transparência.
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Em 2014, com apoio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o TCU consolidou o Referencial para Avaliação de Governança em Políticas Públicas, cujo modelo geral apresenta oito dimensões avaliáveis. A dimensão que aborda o processo de identificação, avaliação e tratamento de riscos no desenvolvimento e implementação da política é conhecida como “gestão de riscos e:

  • A accountability”;
  • B controle interno”;
  • C institucionalização”;
  • D coerência”;
  • E participação”.
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O Modelo de Três Linhas ajuda as organizações a identificar estruturas e processos que melhor auxiliam no atingimento dos objetivos e facilitam uma forte governança e gerenciamento de riscos.

  • A adotar uma abordagem baseada em interesses e adaptar o modelo para atender aos objetivos e circunstâncias do Estado;
  • B focar na contribuição que o gerenciamento de riscos oferece para atingir objetivos e criar valor, bem como questões de defesa e proteção de valor;
  • C compreender claramente os papéis e responsabilidades representados no modelo, recomendando-se não se ater aos relacionamentos entre eles;
  • D implantar medidas para tentar que as atividades e os objetivos estejam alinhados com todos os interesses dos donos;
  • E prestação de contas sigilosa, por parte de diversos órgãos de governança de uma organização, ao governo.
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A comunicação na Administração Pública passou por mudanças paradigmáticas, ao se contrastar o modelo burocrático com o pós-burocrático.
A respeito do tema, é correto afirmar que a comunicação, na perspectiva pós-burocrática de interação, está relacionada aos fatores apresentados a seguir, à exceção de um. Assinale-o

  • A Auxílio à decisão e aos controles frente à descentralização e autonomia na gestão pública.
  • B Coordenação democrática, interna e externa dos atores envolvidos, estímulo à interação e à participação e iniciativas formuladas, discutidas e implementadas em rede.
  • C Desenvolvimento de caráter instrumental e formalístico, visando à publicidade dos atos.
  • D Flexibilidade, qualidade e inovação no uso dos meios adequados a cada fluxo comunicacional.
  • E Participação e interação na construção dos meios pelos atores envolvidos.
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Em termos de descentralização e democratização de políticas públicas, a atuação do Estado-rede combina um conjunto de princípios, entre os quais destaca-se o da subsidiariedade.


Assinale a opção que melhor explica esse princípio.

  • A Como medida para combater a corrupção e o nepotismo todas as ações e as decisões devem ser públicas.
  • B O Estado deve ser substituído pela sociedade em tudo que não seja essencial.
  • C A gestão pública deve ser modernizada por meio de investimentos em equipamentos, softwares e em treinamento e capacitação de pessoal.
  • D A implementação “de cima para baixo” é a mais adequada às políticas cooperativas e participativas.
  • E A boa remuneração dos servidores públicos é essencial, pois subsidia a atração dos melhores profissionais do mercado.
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No desenvolvimento da accountability, segundo diferentes autores, há que se considerar dimensões tecnicistas e não tecnicistas que impactam a forma como vemos a atuação dos conselhos de políticas públicas.

Muitos autores defendem a necessidade de uma accountability baseada na dialética e na argumentação crítica, de modo a compreender a ideia de que atribuições do conselho envolvem a contraposição de ideias, indo além das funções de controle.


Em tal perspectiva, o pleno accountability depende do desenvolvimento de uma dimensão


  • A burocrática.
  • B tecnocrática.
  • C dialógica.
  • D circular
  • E educativa.

Auditoria Governamental

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A gestão de riscos na Administração Pública é um processo que busca contribuir para a eficiência organizacional no cumprimento da missão institucional. É, assim, uma ferramenta para assegurar a produção de valor público. São passos fundamentais para o sucesso deste processo, entre outros, a identificação, a análise e a avaliação dos riscos aos quais a organização está submetida. O cumprimento dessas etapas permite identificar alternativas de tratamento dos riscos e o seu monitoramento contínuo.

Uma Universidade Pública brasileira identificou, como evento de risco, a possível invasão de seus sistemas corporativos seguida da alteração dos registros acadêmicos de seus estudantes. Com base em uma escala linear definida na Política de Gestão de Riscos da Universidade, a probabilidade de ocorrência deste evento sem a adoção de medidas de controle foi definida como alta (8, em uma escala de 1 a 10) e o impacto da sua ocorrência como muito alto (10, também em uma escala de 1 a 10).

Podemos ver, a seguir, os níveis de risco definidos pela Universidade inspirada em orientações do Tribunal de Contas da União.


Risco Baixo             Risco Médio             Risco Alto             Risco Extremo

0 a 9,99                     10 a 39,99                 40 a 79,99             80 a 100 


Feita a análise do nível de risco inerente à ocorrência deste evento, a Universidade passou a adotar medidas de controle muito rigorosas a partir de um benchmarking com algumas de suas congêneres. Tais medidas foram avaliadas e consideradas de um nível de confiança satisfatório (60%) após nova análise de especialistas.

Com base nestas informações, podemos afirmar que o nível de risco inerente e o nível de risco residual de ocorrência deste evento na Universidade são, respectivamente,

  • A Extremo e Alto.
  • B Alto e Médio.
  • C Extremo e Médio.
  • D Alto e Alto.
  • E Extremo e Extremo.

Administração Pública

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As críticas ao chamado modelo racional-legal da Administração Pública estão nas bases do que se tem convencionado chamar paradigma pós-burocrático. Diferentes enfoques se desenvolveram apontando os limites da organização burocrática, tendo em vista a evolução da Administração Pública em direção ao atendimento das demandas contemporâneas da sociedade. Nesse contexto, uma importante abordagem é a do chamado “novo serviço público”. Considerando essa perspectiva, analise se as afirmativas a seguir estão coerentes com os princípios do “novo serviço público” e assinale (V) para a afirmativa verdadeira (coerente) e (F) para a falsa (não coerente).


( ) A busca da eficiência e do desempenho não encerra os objetivos da Administração Pública que, além de eficiente executora, deve ser reconhecida como legítima, como elemento central do processo de governança pública, o que requer uma liderança compartilhada – dentro e fora da organização pública – que aprofunde o caráter democrático da Administração Pública.


( ) Os mecanismos de mercado são os instrumentos mais adequados para a escolha pública, devendo o empreendedorismo e a adoção de práticas do setor privado estar no cerne da reforma da Administração Pública como forma de arbitrar os interesses individuais e permitir o avanço no combate dos problemas mais imediatos que assolam a população.


( ) Os administradores públicos devem ter uma nova visão do papel do cidadão, não como mero usuário ou cliente, mas estimulando o engajamento cívico e adotando a colaboração como prática, considerando a prestação de serviços públicos como um processo de coprodução em que a responsabilidade é compartilhada em todas as suas etapas.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, F e V.
  • B F, V e V.
  • C F, F e V.
  • D V, V e F.
  • E V, F e F.

Administração Geral

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Após concluir a faculdade de Administração, Ernesto, herdeiro de uma renomada fábrica de móveis do Maranhão, é escolhido para comandar a fábrica, como substituto de seu pai. Pretendendo fazer jus ao aprendido na faculdade, Ernesto decide se basear na organização racional do trabalho (ORT) para realizar modificações radicais na gestão da marca e na forma como os móveis são produzidos. Assinale a opção que apresenta exemplo de ação a ser tomada, pelo gestor, que se coaduna com a ORT.

  • A Formação de organização resiliente, com mecanismos de ajustes às modificações externas.
  • B Estudo minucioso sobre a fadiga humana no ambiente de trabalho.
  • C Instituição de equipes temporárias e multidisciplinares de trabalho.
  • D Realimentação decorrente da interação entre os diferentes ambientes.
  • E Estímulo à tomada de decisão pautada pelo conceito de ancoragem.
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A escola de relações humanas, embora tenha tido diversas influências como fontes para a sua elaboração, teve como principal impulso os resultados da pesquisa realizada em uma fábrica americana, pelo cientista Elton Mayo, que ficou conhecida como experiência de Hawthorne. Com relação a essa escola teórica da administração, assinale a afirmativa correta.

  • A Trouxe o conceito de “homem complexo” na relação com os funcionários.
  • B Passou a valorizar mais os incentivos financeiros como elementos motivacionais.
  • C Deu luz à importância dos grupos informais presentes na organização.
  • D Apresentou a importância da estrutura de cargos na eficiência produtiva.
  • E Concluiu que a intensificação do trabalho, por meio da linha de montagem móvel, permite o aumento salarial dos colaboradores.
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As estratégias escolhidas pelas organizações tendem a induzir comportamentos no plano dos recursos humanos; a opção por uma estratégia defensiva e conservadora pode trazer como consequência

  • A o planejamento superficial dos cargos.
  • B o recrutamento de colaboradores sempre que for necessário.
  • C as avaliações de desempenho customizadas.
  • D o desligamento de funcionários por demissões voluntárias.
  • E a priorização de treinamentos em equipe.
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Ao utilizar o enfoque sistêmico na Administração de Recursos Humanos, evidencia-se, como preceito essencial,

  • A o holismo, compreendendo a ideia de que o todo do conjunto supera a soma das partes.
  • B o globalismo, compreendendo que as alterações das partes isoladas não afetam o grupo homogêneo.
  • C a homeostase, compreendendo que não existe uma única maneira ótima de se realizar tarefas.
  • D a equifinalidade, compreendendo que organizações devem importar mais energia que exportar.
  • E a equifinalidade, compreendendo que os padrões meritocráticos são relativos.
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Caso o administrador de uma empresa elabore uma Matriz SWOT, é correto afirmar que, como consequência natural dessa ação, ele deve identificar

  • A o poder de barganha dos clientes e dos fornecedores.
  • B a gravidade, urgência e a tendência de um problema.
  • C as ameaças e oportunidades.
  • D as perspectivas financeiras e de processos internos.
  • E os produtos considerados “estrelas” e os “abacaxis”.
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Acerca de referencial estratégico, importante documento elaborado para guiar as organizações em busca de seus objetivos, são valores fundamentais a nortear as ações da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA):

  • A aprovação, avaliação e singularidade.
  • B estética, pluralidade e atividade.
  • C reconhecimento, admiração e legitimidade.
  • D fiscalização, eficácia e promoção.
  • E ética, pluralidade e sustentabilidade
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O Planejamento Estratégico Situacional (PES) decorre de uma percepção da dificuldade do modelo tradicional de planejamento para abordar adequadamente a complexidade dos problemas reais. No PES, considera-se que um plano de atividades abrange o contexto atual da organização, mas permanece flexível para as adaptações necessárias.
Acerca do PES, analise as afirmativas a seguir.
I. O momento tático operacional representa a fase de implementação das ações propostas, de forma dinâmica. II. No momento explicativo, ocorre a identificação dos principais atores que participam do problema. III. No momento estratégico, busca-se compreender, de forma ampla, o fato gerador do problema, identificando janelas de oportunidades e gargalos do processo. 
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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Um profissional recebe, por meio de contato de um headhunter, convite para assumir um cargo de nível tático de uma organização. Nesse caso, é possível que ele

  • A receba a incumbência de tomar decisões de longo prazo para os negócios da organização.
  • B realize trabalhos de supervisão no chamado “chão de fábrica”.
  • C priorize a tomada de decisões de aspectos genéricos e abrangentes.
  • D exerça tarefas de caráter rotineiro, com baixo risco de se deparar com situações imprevisíveis.
  • E fique responsável pelo departamento comercial da organização.
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Atenção: use o relato a seguir para responder a próxima questão

Em organizações públicas e privadas, uma das atividades desenvolvidas relacionadas às finanças refere-se à elaboração de orçamentos e definição de projetos de investimentos. O desempenho dessas atividades fica a cargo de profissionais que lidam com habilidades conceituais, competências e papéis de tomada de decisão, de compreensão dos ambientes internos e externos, bem como atuam como representantes simbólicos máximos da organização.

Um profissional que atue nas atividades de finanças acima descritas está envolvido no processo administrativo de

  • A controle.
  • B direção.
  • C organização.
  • D operação.
  • E planejamento.
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Atenção: use o relato a seguir para responder a próxima questão

Em organizações públicas e privadas, uma das atividades desenvolvidas relacionadas às finanças refere-se à elaboração de orçamentos e definição de projetos de investimentos. O desempenho dessas atividades fica a cargo de profissionais que lidam com habilidades conceituais, competências e papéis de tomada de decisão, de compreensão dos ambientes internos e externos, bem como atuam como representantes simbólicos máximos da organização.

Ao observar a demanda de competências e papéis a serem assumidos por este profissional, entende-se que sua atuação está relacionada ao nível hierárquico

  • A empreendedor.
  • B estratégico.
  • C funcional.
  • D operacional.
  • E tático.
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A gestão estratégica envolve variadas formas de solucionar diferentes dilemas.
Por exemplo, suponha que Maria, uma jovem modelo, tenha fundado uma agência de casting, após perceber problema racial no mercado de trabalho e a pouca representatividade percentual de modelos não brancos. A empresa foi formada a partir dos relacionamentos interpessoais e dos contatos prévios de Maria com produtores que apontavam as dificuldades em promover diversidade na contratação de modelos e atores. A agência começou lentamente mas, desde então, Maria percebeu, em conversas com os profissionais, que outro serviço poderia ser fornecido: além de alocar os modelos em campanhas, a agência também poderia fazer o trabalho inverso de organizar campanhas de marcas que se interessassem por profissionais agenciados específicos.
Considerando o exemplo, observa-se que a empreendedora procurou superar os dilemas com uma estratégia denominada

  • A deliberada.
  • B emergente.
  • C intencional.
  • D sigilosa.
  • E planejada.
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Um gestor de política de saúde percebeu que os supervisores estavam com dificuldade de monitoramento da atuação dos agentes no dia a dia da operação da política. O gestor percebeu que há, para cada supervisor, uma quantidade elevada de agentes que atuam em territórios muito distantes, o que dificulta o adequado acompanhamento da prestação de serviços e, consequentemente, do alcance dos resultados da política.
Em termos do desenho da estrutura organizacional, a descrição aponta um problema envolvendo o conceito de

  • A amplitude de controle.
  • B descentralização.
  • C departamentalização.
  • D especialização no trabalho.
  • E unidade de comando.
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O diagnóstico de uma consultoria apontou a necessidade de mudança na estrutura organizacional de uma empresa de forma a migrar de um formato hierarquizado e muito centralizado para outro baseado em divisão do trabalho assentada em recursos e resultados, mecanismo de coordenação dual, tomada de decisão partilhada, adaptabilidade e flexibilidade para lidar com ambientes complexos.
Assim, a consultoria recomendou a mudança para uma estrutura do tipo

  • A divisional.
  • B funcional.
  • C matricial.
  • D mecanicista.
  • E rede.
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A Corregedoria de determinada Assembleia Legislativa possui a finalidade, definida em Lei, de “fazer sindicância sobre denúncias de ilícitos no âmbito externo e interno envolvendo Deputados, promovendo a abertura de sindicância ou inquérito destinados a apurar responsabilidades e propor as sanções cabíveis.”  Considerando-se a Corregedoria como um sistema administrativo, a declaração corresponde ao conceito de

  • A avaliação do sistema.
  • B controle gerencial.
  • C entradas e saídas.
  • D objetivo do sistema.
  • E retroalimentação.
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Um gestor público pretende desenvolver a função controle na organização em que atua, de forma a apoiá-la no alcance dos seus objetivos. Entretanto, ele desconhece o que de fato venha a ser a função controle e a definiu de forma equivocada, atribuindo a esta algo que seria típico da função organização. Esse gestor pode ter equivocadamente atribuído à função organização a tarefa de

  • A apontar conformidade com leis, regulamentos e políticas.
  • B definir atribuições e reponsabilidades de cada cargo.
  • C informar se recursos estão sendo utilizados adequadamente.
  • D relatar a necessidade de correção de desempenho.
  • E verificar se planos de ação seguem o estabelecido.
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Anelise, gestora de uma organização social do campo da ecologia, após realizar um MBA em liderança, decide adotar uma nova forma de lidar com os colaboradores da organização, explicando detalhadamente o que cada um deve fazer, oferecendo-lhes diretrizes claras e padrões bem definidos para a execução das atividades. Acerca do novo estilo de liderança adotado por Anelise após conclusão do MBA, é correto afirmar que

  • A representa a liderança transformacional, conforme a teoria dos traços de personalidade.
  • B é baseado no estilo autoritário-coertivo, conforme os estilos gerenciais de Likert.
  • C adota a liderança delegatória, conforme o a teoria do continuum de liderança.
  • D é conhecido como diretivo, conforme a teoria caminho-meta.
  • E utiliza uma postura Laissez-faire, em conformidade com a teoria do recurso congnitivo.
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A Teoria das Necessidades Adquiridas parte do princípio de que as necessidades que geram a motivação dos indivíduos podem ser divididas em 3 grupos: de realização, de poder e de afiliação. Uma organização que contrata um gestor enquadrado no grupo de indivíduos que buscam necessidade de poder deve ter em mente que esses indivíduos

  • A tendem a ter preferências por assumir tarefas com riscos altos.
  • B costumam dar mais importância para as pessoas do que para as tarefas.
  • C buscam situações que possam estimular a cooperação entre os colaboradores.
  • D evitam tomar decisões impopulares que possam causar malestar entre os colaboradores.
  • E consideram aspectos como expectativa, instrumentalidade e valência ao decidir por uma ação.
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Vivemos em um momento importante. No meio de tantas questões sobre mudanças climáticas, crescimento da desigualdade e colapso ecológico, a cultura corporativa está passando por uma revolução: está mudando a maneira como as companhias veem seu lugar, o significado de sucesso e o relacionamento com a sua sociedade. Mais especificamente, é uma revolução que envolve a sibstituição de um ponto de vista segundo o qual o lucro é o propósito da companhia para a ideia de que propósito é ter um impacto direto sobre o bem-estar de todas a longo prazo o que, pra mim, é a definição de sustentabilidade. 

Adaptado de HURTH, Victoria. Do lucro ao propósito, com a rentabilidade: a mudança que está transformando a cultura corporativa, in Análise & Tendências: Cultura Ética, IBGC, out/nov. de 2019 p. 5.
A respeito do tema da inclusão e da diversidade, como parte dessa mudança de foco da cultura corporativa "do lucro para o bem-estar", análise as afirmativas a seguir. 
I. Na atualidade, requer-se maior conexão com a realidade e ambientes plurais em características, histórias de vida, perspectivas, o que impulsiona criatividade, inovação e condições para sobrevivência dos negócios.  II. As organizações devem ser pensadas como espaços para mão de obra composta por meio de grupos homogêneos e homogeneizados, assim garantindo valores equitativos e não descriminatórios.  III. O mundo digital e a tecnologia multiplicam interações e valorizam a observação da pluralidade de possibilidades presente em cada pessoa, de modo que, nesse contexto, a diversidade é uma riqueza. 
Está correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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A gestão de qualidade tem se tornado uma atividade cada vez mais necessária ao desenvolvimento de produtos e serviços com boa aceitação do público consumidor. 

Com relação à gestão de qualidade e às ferramentas comumente utilizadas no seu desempenho, analise as afirmativas a seguir. 
I. O diagrama de Ishikawa tem a função de analisar as possíveis causas que estão gerando problemas nas organizações.  II. A visualização da frequência de determinados eventos é facilitada por meio do histograma.  III. O gráfico de controle auxilia o gestor na identificação dos desvios nos processos. 
Está correto o que se afirma em 
  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II, III.
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Considere que o Banco do Brasil Tecnologia e Serviços (BBTS), esteja em processo de definição de seu referencial estratégico e, após sucessivas reuniões realizadas pelos gestores, seja estabelecida a visão da empresa.

Conhecendo os elementos do referencial estratégico, assinale a opção que apresenta a descrição que se adequa à visão
  • A Ser reconhecida como a melhor empresa para trabalhar pelos seus funcionários. 
  • B Ter espiríto púbilco, de inovação, sustentabilidade e de comprometimento. 
  • C Prover soluções em tecnologias e negócios, fortalecendo suas capacidades estratégicas.
  • D Acompanhar o crescimento da economia mundial e a ampliação das redes de internet. 
  • E Manter colaboradores com experi~encia no exterior e parcerias com entes governamentais. 

Direito Administrativo

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O Estado Alfa publicou lei alterando o Estatuto dos Policiais Civis e inseriu norma dispondo que o corregedor-geral da Polícia Civil decidirá fundamentadamente pelo afastamento temporário, ou não, do exercício do cargo ou das funções, com supressão das vantagens previstas nesta lei, do servidor policial civil processado criminalmente. O policial civil João foi denunciado pelo Ministério Público e a ação penal ainda está em curso. Ao tomar conhecimento da tramitação do processo criminal, o corregedor-geral da Polícia Civil praticou ato administrativo afastando João, com supressão de seus vencimentos, com base no novo dispositivo legal mencionado.

Consoante entendimento do Supremo Tribunal Federal, a citada norma é:
  • A constitucional, em homenagem aos princípios da administração pública da legalidade, eficiência e moralidade;
  • B inconstitucional, no que tange à expressão "pelo afastamento temporário" quando se tratar de servidor efetivo estável, por violação à garantia constitucional da estabilidade;
  • C inconstitucional, no que tange à expressão "com supressão das vantagens previstas nesta lei", por violação às cláusulas do devido processo legal e da não culpabilidade;
  • D objeto de interpretação conforme à Constituição, de maneira que o afastamento temporário tenha prazo de trinta dias, prorrogáveis por até noventa dias;
  • E objeto de interpretação conforme à Constituição, de maneira que a suspensão dos vencimentos somente englobe as verbas de natureza indenizatória e não seja superior a cento e vinte dias, dado o caráter alimentar da parte salarial da remuneração do servidor.
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O Tribunal de Justiça do Estado Alfa publicou edital de licitação, na modalidade pregão, com julgamento do tipo maior desconto, destinada a selecionar proposta mais vantajosa, visando à contratação de sociedade empresária especializada na prestação de serviços de reserva, emissão e remarcação de bilhetes de passagens aéreas nacionais, sob o regime jurídico da nova Lei de Licitações e Contratos.

No caso em tela, de acordo com a Lei nº 14.133/2021, o critério de julgamento escolhido:
  • A terá como referência o preço global fixado no edital de licitação, e o desconto será estendido aos eventuais termos aditivos;
  • B deverá ser realizado por verificação da capacitação e da experiência do licitante, comprovadas por meio da apresentação de atestados e declarações de serviços previamente realizados;
  • C considerará a maior pontuação obtida a partir da ponderação, segundo fatores objetivos previstos no edital, das notas atribuídas aos aspectos de técnica e de preço da proposta;
  • D será aplicado exclusivamente aos contratos de eficiência e o contratante levará em consideração a maior economia, sendo que a remuneração será fixada em um percentual que incide de forma proporcional à economia efetivamente obtida na execução do contrato;
  • E considerará o preço unitário para cada serviço especificado no edital de licitação, e os custos indiretos, relacionados com as despesas de manutenção do objeto licitado, não poderão ser considerados para a definição do menor dispêndio, pois são inerentes à atividade empresarial do futuro contratado.
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O servidor público municipal João, no mês de junho de 2023, dolosamente, deixou de praticar, indevidamente, ato de ofício. No mesmo mês, a servidora pública municipal Maria, igualmente de forma dolosa, revelou fato de que tinha ciência em razão das suas atribuições e que devia permanecer em segredo, mas não chegou a haver qualquer beneficiamento por informação privilegiada ou risco à segurança da sociedade e do Estado.

Com base apenas nos elementos acima narrados e no atual texto da Lei de Improbidade Administrativa, em tese:
  • A João e Maria não praticaram ato de improbidade administrativa;
  • B João e Maria praticaram atos de improbidade administrativa que atentaram contra os princípios da administração pública;
  • C João não praticou ato de improbidade administrativa, mas Maria praticou ato de improbidade administrativa que atentou contra os princípios da administração pública;
  • D João não praticou ato de improbidade administrativa, mas Maria praticou ato de improbidade administrativa que causou prejuízo ao erário;
  • E João praticou ato de improbidade administrativa que importou em enriquecimento ilícito, mas Maria não praticou ato de improbidade administrativa.
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Uma empresa prestadora de serviços de transporte Interestadual  terrestre recebe autuação da agência reguladora Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com identificação da Infração e aplicação das sanções de multa e suspensão da atividade. Resolve então ajuizar ação questionando a resolução da agência que tipifica as condutas infracionais e prescreve as sanções correspondentes, por violação ao princípio constitucional da legalidade.

Sobre o poder regulador das agências no Brasil, é correto afirmar que:

  • A a decisão da agência reguladora (ANTT) pode ser revista em recurso hierárquico;
  • B a agência reguladora é autarquia especial e recebe da lei que a institui uma delegação para exercer seu poder de regulação;
  • C o principal papel das agências reguladoras é a gestão dos contratos de outorga de serviços públicos, sem atividade de regulação autônoma;
  • D as agências executivas são espécies de agências reguladoras que atuam em atividades típicas do Estado conforme definidas no contrato de gestão;
  • E conforme recente julgamento da ADI 5906, o Supremo Tribunal Federal entendeu pela impossibilidade de a agência reguladora definir em resolução as infrações e suas sanções.
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Entre os procedimentos auxiliares das licitações e das contratações regidas pela Lei nº 14.133/2021, destaca-se o credenciamento, que é o processo administrativo de chamamento público em que a Administração Pública convoca Interessados em prestar serviços ou fornecer bens para que, preenchidos os requisitos necessários, se credenciem no órgão ou na entidade para executar o objeto quando convocados.

Nesse contexto, de acordo com o citado diploma legal:

  • A a licitação é inexigível quando inviável a competição, em especial no caso de objetos que devam ou possam ser contratados por meio de credenciamento;
  • B o credenciamento é o procedimento técnico-administrativo para selecionar previamente licitantes que reúnam condições de habilitação para participar de futura licitação ou de licitação vinculada a programas de obras ou de serviços objetivamente definidos;
  • C os procedimentos de credenciamento serão definidos em regulamento, observadas algumas regras, como a que permite o cometimento a terceiros do objeto contratado sem autorização expressa da Administração, com escopo de fomentar o princípio da vantajosidade;
  • D o credenciamento não poderá ser usado na hipótese de contratação em mercados fluidos, caso em que a flutuação constante do valor da prestação e das condições de contratação inviabiliza a seleção de agente por meio de processo de licitação; 
  • E o procedimento auxiliar específico adequado para a Administração solicitar à iniciativa privada, a propositura e a realização de estudos, investigações, levantamentos e projetos de soluções inovadoras que contribuam com questões de relevância pública é o credenciamento a ser iniciado com a publicação de edital de chamamento público.
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Joaquim, servidor público federal ocupante de cargo efetivo na Autarquia Alfa, ao atender ao público em seu local de trabalho, colocava seu celular escondido abaixo da mesa, de maneira que filmava, por meio da câmera do telefone, as partes íntimas de cidadãs que buscavam atendimento na repartição, assim como de outras servidoras e funcionárias terceirizadas que precisavam com ele despachar algum expediente. Certo dia, sua colega de trabalho Maria percebeu a conduta de Joaquim, o filmou na execução do ato e comunicou ao órgão correcional competente. Foi instaurado processo administrativo disciplinar, no bojo do qual restou comprovada a conduta antes narrada.

Tendo em vista que a folha de assentamentos funcionais de Joaquim, até então, só contava com elogios, de acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a Joaquim deverá ser aplicada a sanção de:
  • A demissão, por conduta escandalosa na repartição;
  • B suspensão por até noventa dias, por incontinência pública na repartição;
  • C suspensão por até noventa dias, por coagir ou aliciar subordinados na repartição;
  • D suspensão por até noventa dias, por valer-se do cargo para lograr proveito pessoal, em detrimento da dignidade da função pública;
  • E demissão, apenas se Joaquim tiver sido condenado pelos mesmos fatos na esfera criminal; caso negativo, deverá ser sancionado com suspensão por até noventa dias, por ter procedido de forma desidiosa.
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A União se apropriou do imóvel de Humberto no ano de 2012, sem observar as formalidades previstas em lel para a desapropriação, e nele imediatamente construiu um prédio que até hoje é sede de diversos órgãos públicos federais. Como já era aposentado e costumava viajar constantemente para o exterior, Humberto decidiu ajuizar ação indenizatória por desapropriação indireta somente agora no ano de 2023.

O Juízo Federal, observando a atual jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça em tema de recurso repetitivo, decidiu que:
  • A já ocorreu a prescrição da pretensão de Humberto, pois se aplica o prazo de dez anos da usucapião extraordinária do Código Civil;
  • B não ocorreu a prescrição da pretensão de Humberto, pois se aplica o prazo de quinze anos da usucapião ordinária do Código Civil;
  • C não ocorreu a prescrição da pretensão de Humberto, pois se aplica o prazo de vinte anos da usucapião extraordinária do Código Civil;
  • D já ocorreu a prescrição da pretensão de Humberto, pois se aplica o prazo quinquenal de dívidas passivas de entes públicos previsto no Decreto nº 20.910/1932;
  • E não ocorreu a prescrição da pretensão de Humberto, pois é imprescritível o ressarcimento ao particular de atos dolosos do poder público, sob pena de locupletamento ilícito da União.
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João, ex-secretário de saúde do Município X, é réu em ação de improbidade proposta pelo Ministério Público Federal em 2020. É acusado de ter se apropriado de valores desviados de contratação pública realizada em 2019, sem licitação e com preços acima da prática de mercado. Durante a fase de instrução, João requer ao juízo a adoção de diversas providências.


O entendimento correto a ser adotado pelo julgador, conforme orientação do Supremo Tribunal Federal na tese fixada no Tema 1.199, é:


  • A aplicar a prescrição intercorrente a contar da prática do ato tido como improbo, ou seja, 2019;
  • B que a Lei nº 14.230/2021 não se aplica ao caso concreto, uma vez que o ato tido como ímprobo foi praticado em 2019, antes da vigência da nova lei;
  • C como não há sentença condenatória transitada em julgado, incide a Lei nº 14.230/2021, cabendo ao juiz analisar a existência de dolo na conduta de João;
  • D como já foi recebida a inicial e juntada a contestação, opera-se a estabilidade da demanda, não sendo possível a aplicação da Lei nº 14.230/2021 ao caso apresentado;
  • E ser possível a condenação por ato de improbidade na modalidade culposa, uma vez que os atos tidos como ímprobos foram praticados em 2019, antes da vigência da Lei nº 14.230/2021.
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A sociedade empresária XYZ atua no ramo da extração de matéria-prima, dispondo de, aproximadamente, dois mil colaboradores diretos e indiretos. Na primeira fiscalização realizada pela Administração Pública, verificando a ocorrência de danos ao meio ambiente, em razão da atividade empresarial, determinou-se a interdição de todos os estabelecimentos comerciais da entidade.
Nesse cenário, a atuação da Administração Pública é contrária ao princípio da:

  • A razoabilidade, em razão do subprincípio da proporcionalidade em sentido estrito;
  • B juridicidade, em razão da necessidade de manifestação do Poder Judiciário;
  • C proporcionalidade, em especial ao subprincípio da idoneidade;
  • D proporcionalidade, em especial ao subprincípio da adequação;
  • E proporcionalidade, em especial ao subprincípio da exigibilidade.
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Diante dos severos problemas enfrentados em hospital público do Município Beta, que estava colocando em risco a saúde da população, o respectivo Estado Beta, com amparo na Lei do SUS, determinou a requisição administrativa de tal bem de titularidade do mencionado Município e serviços correlatos, a fim de debelar a mencionada situação de iminente perigo público e atender ao interesse da coletividade. Acerca dessa situação hipotética, à luz da orientação do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que:

  • A a validade da requisição administrativa determinada depende da aquiescência do Município Beta;
  • B o Estado Beta não pode realizar tal requisição administrativa sem a prévia autorização do Judiciário;
  • C a medida determinada revela-se inconstitucional, porque a requisição administrativa só pode recair sobre a propriedade particular;
  • D a medida adotada pelo Estado Beta revela-se adequada, pois pautada em garantia constitucional, a fim de afastar a situação de iminente perigo público;
  • E para realizar a requisição administrativa em questão era imprescindível que o Estado Beta tivesse editado um decreto para reconhecer a calamidade pública nos serviços de saúde.
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Em decorrência da grave crise financeira que vem enfrentando, o Município X está conjecturando alienar obras artísticas de sua propriedade, tombadas, que adornam a sede da respectiva Prefeitura. Em relação a tais bens, é correto afirmar que:

  • A são inalienáveis por natureza e só poderão ser transferidos entre entes federativos;
  • B tem a sua alienação subordinada à existência de interesse público devidamente justificado e avaliação prévia, bem como licitação na modalidade concorrência;
  • C podem ser objeto de permuta com outro ente da federação, desde que realizada licitação na modalidade leilão;
  • D apenas podem ser alienados para a União, mediante dispensa de licitação, devidamente documentada;
  • E após a avaliação e motivação quanto ao interesse público justificante, podem ser alienados para pessoas de direito privado, mediante licitação na modalidade leilão.
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Determinada entidade privada, sem fins lucrativos, caracterizada como organização da sociedade civil, propõe e acaba por celebrar parceria com a Administração Pública, com o desiderato precípuo de alcançar finalidades de interesse público e recíproco, mediante a transferência de recursos financeiros. Nesse cenário, a parceria entre a entidade privada e a Administração Pública é formalizada por meio do seguinte instrumento jurídico:

  • A termo de colaboração;
  • B acordo de cooperação;
  • C contrato de gestão;
  • D termo de parceria;
  • E termo de fomento.
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João, estagiário não remunerado da Prefeitura de Niterói, concorreu, em janeiro de 2023, para que bens móveis, integrantes do acervo da municipalidade, fossem incorporados, de forma indevida, ao patrimônio de Guilherme, seu parente colateral de 4º grau. Após tomar ciência dos fatos, o Município de Niterói ingressou com ação de improbidade administrativa em face de João. Nesse cenário, de acordo com a lei de improbidade administrativa, é correto afirmar que:

  • A em havendo pedido de indisponibilidade de bens de João, o juízo, convencendo-se do risco de dano irreparável ou de risco ao resultado útil do processo, poderá decretar a medida, para garantir a recomposição do erário e o pagamento de eventual multa civil aplicada ao fim do processo;
  • B a ação proposta em face de João deverá ser julgada extinta sem resolução do mérito, por ausência das condições para o regular exercício do direito de ação, porquanto o Município não tem legitimidade ativa para ingressar, em juízo, com a ação de improbidade administrativa;
  • C com o ajuizamento da ação de improbidade administrativa em face de João, há a interrupção do prazo prescricional, que volta a fluir pelo interregno de quatro anos, o qual, alcançado, enseja a caracterização da prescrição intercorrente, salvo em relação ao ressarcimento ao erário;
  • D o pedido deverá, ao final do processo, após a observância do contraditório e da ampla defesa, ser julgado improcedente, considerando que João não pode ser punido nos termos da Lei nº 8.429/1992, por não ser reputado agente público;
  • E comprovado o dolo de João, este poderá ser condenado por ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito, após a observância do contraditório e da ampla defesa.
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A Administração Pública editou ato administrativo favorável ao servidor público Dexter, com o pagamento de dois benefícios remuneratórios. Contudo, apurou-se, posteriormente, que o agente público fazia jus a, apenas, um dos benefícios concedidos. Nesse cenário, é correto afirmar que:

  • A verificando-se o vício em um dos objetos do ato administrativo, a Administração Pública poderá convalidá-lo, por meio da ratificação, afastando o objeto inválido e mantendo incólume o objeto válido, desde que não acarrete lesão ao interesse público e prejuízos a terceiros;
  • B verificando-se o vício em um dos objetos do ato administrativo, a Administração Pública poderá convalidá-lo, por meio da conversão, afastando o objeto inválido e mantendo incólume o objeto válido, desde que não acarrete lesão ao interesse público e prejuízos a terceiros;
  • C verificando-se o vício em um dos objetos do ato administrativo, a Administração Pública poderá convalidá-lo, por meio da reforma, afastando o objeto inválido e mantendo incólume o objeto válido, desde que não acarrete lesão ao interesse público e prejuízos a terceiros;
  • D verificando-se o vício em um dos objetos do ato administrativo, caso reste demonstrada a culpa da Administração Pública, o servidor público fará jus aos dois benefícios concedidos, não podendo ser prejudicado pelo erro do ente estatal;
  • E verificando-se o vício em um dos objetos do ato administrativo, a Administração Pública deverá anulá-lo, com base no princípio da autotutela, porquanto do ato ilegal não se originam direitos.
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Caio, médico, é servidor público concursado e vinculado ao Município X, no qual exerce funções junto à área da saúde, por quarenta horas semanais. Recentemente, aprovado em novo concurso, passou também a exercer funções médicas junto ao Município Y, sendo sua carga horária, neste local, de 30 horas semanais. À luz da legislação em vigor e da jurisprudência atualizada, é correto afirmar que:

  • A é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, salvo a única hipótese de acumulação lícita que consiste em dois cargos de professor;
  • B a carga horária de mais de 70 horas semanais demonstra incompatibilidade de horários no exercício das funções;
  • C a acumulação de cargos públicos de profissionais de área da saúde, prevista no Art. 37, XVI, da Constituição da República de 1988 está sujeita ao limite de 40 horas semanais, sendo irregular a carga horária de Caio;
  • D as hipóteses excepcionais que permitem acumulação de cargos públicos, previstas no Art. 37, XVI, da Constituição da República de 1988 exigem, apenas, compatibilidade de horários, a ser verificada no caso concreto;
  • E a acumulação de cargos públicos de profissionais de área da saúde, prevista no Art. 37, XVI, da Constituição da República de 1988 está sujeita ao limite de 60 horas semanais, sendo irregular a carga horária de Caio.

Direito Constitucional

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Foi distribuída, a um dos desembargadores integrantes do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado Alfa, representação de Inconstitucionalidade na qual se argumentava que a Lei estadual nº X, ao autorizar que agentes remunerados conforme sistemática de subsídios recebessem verba de representação, era materialmente incompatível com a Constituição da República de 1988, devendo ser declarada inconstitucional.

Ao analisar se a representação de inconstitucionalidade deveria ser conhecida, ou não, o desembargador relator concluiu, corretamente, que:
  • A o autor almeja a realização do controle concentrado de constitucionalidade utilizando como paradigma Constituição da República de 1988, o que é vedado ao Tribunal de Justiça;
  • B a representação de inconstitucionalidade pode ser conhecida ainda que a norma da Constituição da República de 1988 indicada como paradigma não tenha sido reproduzida na Constituição Estadual;
  • C a Lei estadual nº X, por força do principio da especialidade, somente pode ter sua constitucionalidade apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, não pelo Tribunal de Justiça do Estado Alfa;
  • D a representação de inconstitucionalidade pode ser conhecida ainda que o autor não tenha indicado a norma da Constituição Estadual afrontada, desde que o relator, com base no principio iura novit curia, aponte essa norma;
  • E a representação de inconstitucionalidade deve utilizar como paradigma normas da Constituição Estadual, o que impede o seu conhecimento, apesar de a causa de pedir ser aberta, pois o autor não indicou fundamento adequado para o seu conhecimento.
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Maria impetrou mandado de Injunção perante o Tribunal de Justiça do Estado Alfa, em razão da omissão das autoridades estaduais em editar determinada norma legal que regulamentaria, no plano estadual, comando da Constituição da República de 1988 que dispunha sobre o exercício de certo direito constitucional. O pedido foi julgado procedente, sendo estabelecidas as condições para a fruição do referido direito. Após o trânsito em julgado do acórdão, Maria comentou o êxito obtido com Joana, que se encontrava em idêntica situação fática e almejava fruir o mesmo direito.


À luz dessa narrativa, é correto afirmar que Joana: 

  • A será beneficiada pelo acórdão, pois a eficácia erga omnes é efeito natural em se tratando de direitos de igual natureza;
  • B não pode ser beneficiada em nenhuma hipótese pelo acórdão, pois não integrou o polo ativo da relação processual;
  • C pode ser beneficiada pelo acórdão, caso o relator, em decisão monocrática, estenda os seus efeitos aos demais casos análogos;
  • D pode ser beneficiada caso tenha algum vínculo de natureza subjetiva ou relação jurídica de base similar àquela que embasou a causa de pedir de Maria;
  • E não pode ser beneficiada em nenhuma hipótese pelo acórdão, pois a eficácia ultra partes somente é possível quando indispensável ao exercício do direito
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O incidente de deslocamento de competência foi instituído pela Emenda Constitucional nº 45/2004, que inseriu o §5º no Art. 109 da Constituição da República de 1988. Sobre o instituto, é correto afirmar que:

  • A a constatação de grave violação efetiva e real de direitos humanos e a possibilidade de responsabilização internacional, decorrente do descumprimento de obrigações assumidas em tratados internacionais, são pressupostos suficientes para o acolhimento do incidente de deslocamento de competência;
  • B possuem legitimidade para suscitar o incidente de deslocamento de competência, perante o Superior Tribunal de Justiça, o procurador geral da República, o defensor público da União e o advogado geral da União, não o podendo fazer a vítima ou o grupo vitimado;
  • C a existência de condenação do Estado brasileiro pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, como no caso da Favela Nova Brasília/RJ, é fundamento suficiente para o deslocamento de competência para a Justiça Federal, ante o inegável interesse da União;
  • D de acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, é sempre necessário, entre outros pressupostos, haver evidência de que os órgãos do sistema estadual não mostram condições de seguir no desempenho da função de apuração, processamento e julgamento do caso com a devida isenção;
  • E embora largamente verificado na realidade judiciária, o incidente de deslocamento de competência impõe uma exceção à regra geral de competência relativa e somente poderia ser efetuado em situações excepcionalíssimas.
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O Município Gama redefiniu em norma municipal o valor limite da Requisição de Pequeno Valor (RPV), visando à adequação de suas respectivas capacidades financeiras e especificidades orçamentárias. Diante do exposto e de acordo com a jurisprudência predominante do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que a norma é:

  • A constitucional, pois os entes federados gozam de autonomia para estabelecer o montante correspondente às obrigações de pequeno valor e, dessa forma, afastar a aplicação do sistema de precatórios, tendo como parâmetro as suas disponibilidades financeiras;
  • B inconstitucional, pois os entes federados não gozam de autonomia para estabelecer o montante correspondente às obrigações de pequeno valor e não podem afastar a aplicação do sistema de precatórios, tendo como parâmetro as suas disponibilidades financeiras;
  • C inconstitucional, pois os entes federados, apesar de gozarem de autonomia para estabelecer o montante correspondente às obrigações de pequeno valor, não podem estabelecer valor diverso daquele definido pela União, tendo como parâmetro as suas disponibilidades financeiras;
  • D constitucional, pois os entes federados podem estabelecer valor além ou aquém daquele fixado pela União, independentemente de suas disponibilidades financeiras, em razão da sua autonomia federativa;
  • E inconstitucional, pois a competência para fixar o valor limite da Requisição de Pequeno Valor (RPV) é privativa da União, uma vez que há afastamento da aplicação do sistema de precatórios.
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Mário, professor de direito, questionou seus alunos a respeito da exigibilidade direta de um direito social, a partir de sua previsão na Constituição da República de 1988. Ana sustentou que direitos dessa natureza, por serem indissociáveis do princípio da dignidade da pessoa humana, têm sempre eficácia direta e aplicabilidade imediata. Inês, por sua vez, afirmou que, em regra, a exigibilidade dos direitos sociais previstos na Constituição da República de 1988 está sujeita à integração de sua eficácia pela legislação infraconstitucional, com indicação da respectiva fonte de custeio. Por fim, Bruna sustentou que os direitos sociais, enquanto fatores de integração das liberdades fundamentais, recebem o mesmo tratamento jurídico destas últimas. Ao final das observações, Mário observou, corretamente, que somente:

  • A Ana está certa;
  • B Inês está certa;
  • C Bruna está certa;
  • D Ana e Bruna estão certas;
  • E Inês e Bruna estão certas.
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João, em um período muito conturbado de sua juventude, foi condenado pela prática de um crime. Após o decurso de cerca de vinte anos, foi interpelado por um colega de trabalho a respeito desse fato, o que lhe causou grande constrangimento. Ao questionar o colega a respeito de como tomou conhecimento dessa condenação, foi-lhe informado que isto ocorreu com a só utilização de um motor de busca na internet, o que lhe permitiu conhecer as notícias da época. Insatisfeito com o ocorrido, João procurou um advogado, sendolhe corretamente informado que:

  • A as informações, não obstante o decurso do tempo, não se incorporaram à intimidade de João, podendo ser objeto de divulgação;
  • B o direito à informação sempre prepondera, in abstracto, sobre o direito à privacidade, o que gera a inferência lógica de que a divulgação dos fatos é lícita;
  • C as informações, pelo decurso do tempo, tornaram-se projeção do direito à privacidade, não podendo ser objeto de divulgação ou de comentários de terceiros;
  • D em razão do abalo sofrido por João, o seu direito à privacidade, no caso concreto, apresenta maior peso que a liberdade de informação, o que torna a divulgação ilícita;
  • E a divulgação das informações, na forma descrita, afronta o princípio da dignidade da pessoa humana, comprometendo a ressocialização de João, o que aponta para a sua ilicitude.
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Em razão da reiterada omissão dos órgãos federais competentes na edição de lei regulamentadora de determinado direito constitucional, Ana impetrou mandado de injunção perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e logrou êxito na obtenção de provimento favorável, sendo estabelecidas as condições em que se daria o exercício do referido direito. Em momento posterior, sobreveio a Lei nº XX, que regulamentou o exercício do referido direito constitucional. Nesse caso, a Lei nº XX:

  • A somente será aplicada a Ana caso não tenha ocorrido o trânsito em julgado do acórdão do STF;
  • B produzirá efeitos ex nunc ou ex tunc, conforme o direito de opção que deve ser assegurado a Ana;
  • C somente produzirá efeitos ex tunc em relação a Ana, qualquer que seja o seu teor;
  • D será aplicada a Ana ainda que tenha ocorrido o trânsito em julgado do acórdão do STF;
  • E produzirá efeitos ex nunc em relação a Ana, salvo se lhe for mais favorável.
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O Estado Alfa, com o objetivo de estimular a frequência dos adolescentes no Ensino Médio, editou a Lei nº X, criando um programa assistencial direcionado às famílias de baixa renda. De acordo com o Art. 1º desse diploma normativo, as famílias que decidissem que os adolescentes com idade superior a 16 (dezesseis) anos não frequentariam o ensino médio, optando pelo exercício de atividade laborativa, seriam acompanhadas por profissional habilitado, de modo a convencê-las da importância da formação escolar. O Art. 2º dispôs que o Estado zelaria pela progressiva universalização do Ensino Médio. O Art. 3º, por sua vez, ressaltou que deveria ser assegurada a oferta gratuita da educação básica a todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
É correto afirmar, a partir do cotejo dos Artigos da Lei nº X com a Constituição da República de 1988, que

  • A todos são constitucionais.
  • B apenas o Artigo 2º é constitucional.
  • C apenas os Artigos 2º e 3º são constitucionais.
  • D apenas os Artigos 1º e 3º são constitucionais.
  • E apenas os Artigos 1º e 2º são constitucionais.
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Determinado legitimado à deflagração do controle concentrado de constitucionalidade ingressou com Ação Direta de Inconstitucionalidade, perante o Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de que fosse declarada a inconstitucionalidade da Lei nº X/1987, do Município Alfa, considerando a manifesta afronta às normas da Constituição da República.
À luz da sistemática vigente, é correto afirmar que o STF

  • A deve processar e julgar o feito como ação direta de inconstitucionalidade.
  • B deve remeter os autos ao Tribunal de Justiça do Estado em cujo território esteja situado o Município Alfa.
  • C deve processar e julgar o feito caso a relevância social assumida pela Lei nº X/1987 assim o aconselhe.
  • D pode receber a ação como arguição de descumprimento de preceito fundamental, caso sejam preenchidos os requisitos exigidos.
  • E pode receber a ação como reclamação constitucional, considerando a transcendência dos motivos adotados em outra causa, com objeto similar.
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Com o objetivo de aperfeiçoar o sistema de controle externo no âmbito do Estado Alfa, a Assembleia Legislativa promulgou emenda constitucional dispondo sobre situações específicas em que ocorreria a sua fiscalização sobre atos do Poder Executivo. Essas situações abrangem:
1.     a necessidade de autorização prévia da Assembleia Legislativa para a celebração de convênios pelo Poder Executivo; 2.     a previsão de recurso hierárquico, direcionado ao Poder Legislativo, para as decisões de indeferimento de licença ambiental pelo Poder Executivo; e 3.   a possibilidade de o Poder Legislativo suspender a eficácia dos regulamentos do Poder Executivo, sem prévia decisão do Poder Judiciário, que contrariem a lei.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar, em relação às três situações descritas na emenda constitucional, que

  • A apenas as situações 2 e 3 são inconstitucionais.
  • B apenas as situações 1 e 2 são inconstitucionais.
  • C apenas a situação 3 é inconstitucional.
  • D apenas a situação 1 é inconstitucional.
  • E as três situações são inconstitucionais.
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Maria, servidora pública ocupante de cargo de provimento efetivo no âmbito do Poder Executivo da União, almejava concorrer a um cargo eletivo nas próximas eleições municipais. Antes, porém, buscou se inteirar dos efeitos que a posse no cargo eletivo municipal acarretaria em relação ao seu cargo efetivo, tendo concluído corretamente que, em se tratando de cargo eletivo do

  • A Poder Executivo municipal, não será afastada do cargo efetivo e continuará a receber a remuneração correspondente a este último.
  • B Poder Executivo municipal, será afastada do cargo efetivo e não poderá optar pela remuneração correspondente a este último.
  • C Poder Legislativo municipal, será afastada do cargo efetivo, não podendo optar pela remuneração correspondente a este último.
  • D Poder Legislativo municipal, será sempre afastada do cargo efetivo, mas pode optar pela remuneração correspondente a este último.
  • E Poder Executivo ou do Poder Legislativo municipal, neste último caso se não houver compatibilidade de horários, será afastada do cargo efetivo, mas pode optar pela remuneração.
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Maria, residente no Município Alfa, teve conhecimento de que o dirigente máximo de uma sociedade empresária da qual o Município Beta era o seu principal acionista vinha desviando considerável parcela dos recursos arrecadados. Embora tivesse nacionalidade espanhola, Maria residia há muitos anos em solo brasileiro, tendo desenvolvido grande afeto pela República Federativa do Brasil. Por tal razão, procurou um advogado e solicitou informações a respeito de que ação constitucional ela poderia ajuizar para que o referido dirigente fosse condenado a ressarcir os cofres públicos pelos danos causados.
O advogado respondeu, corretamente, que Maria:

  • A poderia ajuizar uma ação popular;
  • B poderia ajuizar uma ação civil pública;
  • C poderia impetrar um mandado de segurança;
  • D poderia ajuizar uma reclamação constitucional;
  • E não poderia ajuizar nenhuma ação constitucional.
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Maria, residente no Município Alfa, teve conhecimento de que o dirigente máximo de uma sociedade empresária da qual o Município Beta era o seu principal acionista vinha desviando considerável parcela dos recursos arrecadados. Embora tivesse nacionalidade espanhola, Maria residia há muitos anos em solo brasileiro, tendo desenvolvido grande afeto pela República Federativa do Brasil. Por tal razão, procurou um advogado e solicitou informações a respeito de que ação constitucional ela poderia ajuizar para que o referido dirigente fosse condenado a ressarcir os cofres públicos pelos danos causados.


O advogado respondeu, corretamente, que Maria:

  • A poderia ajuizar uma ação popular;
  • B poderia ajuizar uma ação civil pública;
  • C poderia impetrar um mandado de segurança;
  • D poderia ajuizar uma reclamação constitucional;
  • E não poderia ajuizar nenhuma ação constitucional.
69
Em determinado Município, os servidores que atuavam em uma das respectivas Secretarias podiam integrar duas carreiras distintas, compostas por cargos efetivos, cujo ingresso dependia de concurso público, que tinham requisitos diferentes diante da natureza e complexidade das atribuições, a saber: a de agente, que exigia nível médio; e a de auditor, que exigia nível superior.

Ocorre que o prefeito de tal Município apresentou projeto de lei, para unificar as mencionadas carreiras, consolidando os respectivos cargos naquela que passou a designar apenas de auditor, com a exigência de nível superior para fins de ingresso e a adoção da remuneração que até então era a superior.
Tal projeto foi aprovado pela respectiva Câmara de Vereadores, resultando na Lei nº XYZ, que, além de chancelar a unificação das carreiras, aumentou, por iniciativa da Casa Legislativa, a remuneração dos servidores que passaram a integrá-la. 
Diante dessa situação hipotética, à luz do entendimento do Supremo Tribunal Federal acerca do regime constitucional dos servidores públicos, é correto afirmar que:
  • A é constitucional o aumento de remuneração conferido aos servidores integrantes da carreira unificada decorrente da Lei nº XYZ;
  • B a unificação das carreiras é inconstitucional, pois os servidores têm direito adquirido ao regime jurídico existente quando ocorreu o seu provimento originário;
  • C a Lei nº XYZ é constitucional, notadamente porque a matéria atinente ao funcionamento e organização da Administração pode até mesmo ser objeto de Decreto;
  • D a transposição dos mencionados agentes fiscais para a carreira unificada pela Lei nº XYZ é inconstitucional, na medida em que distintos os requisitos do seu provimento originário;
  • E a unificação das carreiras é constitucional, na medida em que estabelecida por lei, que importa na melhora da situação dos servidores das carreiras então existentes.
70
A Lei nº W do Estado Alfa que verse sobre regime jurídico e remuneração dos servidores públicos estaduais na área da saúde resultou de projeto de lei de iniciativa do chefe do Poder Executivo e sofreu emendas parlamentares com alterações que Instituíram gratificações aumentos remuneratórios, estabeleceram obrigação para realizar concursos públicos e definiram percentuais de cargos comissionados com novos critérios para incrementos remuneratórios.

Diante do exposto e de acordo com a jurisprudência predominante do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que a Lei nº W é:
  • A inconstitucional, pois não é permitida a apresentação de emendas parlamentares a projetos de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo, em razão da ofensa ao principio da separação de poderes;
  • B inconstitucional, pois é resultante de alterações que promovem aumento de despesa (CRFB/1988, Art. 63, 1) e não guardam estrita pertinência com o objeto da proposta original, ainda que digam respeito à mesma matéria;
  • C constitucional, pois é permitida a apresentação de emendas parlamentares a projetos de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo, desde que digam respeito à mesma matéria;
  • D constitucional pois versa sobre regime jurídico e remuneração dos servidores públicos estaduais, e as alterações no processo legislativo poderiam promover o aumento de despesa, pois guardaram estrita pertinência com o objeto da proposta original;
  • E constitucional, pois a matéria: versada não é de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo, e as alterações no processo legislativo poderiam promover o aumento de despesa.

Português

71
Observe a seguinte frase de um jornalista colombiano:

"Um a um somos todos mortais. Juntos somos eternos".
Sobre a estruturação dessa frase, é correto afirmar que:
  • A a locução "um a um" equivale ao advérbio "unicamente";
  • B o pronome indefinido "todos" semanticamente indispensável na frase;
  • C entre os dois períodos que compõem a frase, poderia estar adequadamente a conjunção concessiva "embora";
  • D o adjetivo "mortais" funciona como antônimo de "eternos";
  • E o emprego da vírgula no segundo período se deve à elipse do pronome indefinido "todos".
72
O adjetivo pode ser substituído por algumas outras palavras ou estruturas de valor equivalente.

A frase abaixo em que a adjetivação é realizada  por meio de um substantivo, é:
  • A Toda sociedade é um organismo podre;
  • B O menino recebeu muitos presentes aniversários;
  • C O que não serve para o enxame não serve para a abelha;
  • D O que é difícil é ser puro como o arroio e grande como o rio;
  • E Ambiente limpo é o que menos se suja.
73

Em todas as alternativas abaixo há duas palavras com o sufixo -eiro.


Esse sufixo mostra o mesmo valor semântico nas duas palavras em:


  • A brasileiro - fuzileiro;
  • B engenheiro - caseiro;
  • C saleiro - cinzeiro,
  • D marinheiro - certeiro;
  • E chaveiro - cozinheiro.
74

Assinale a frase em que a substituição do adjetivo sublinhado por uma oração adjetiva de valor semântico equivalente foi feita de forma adequada.

  • A O estilo é um modo muito simples de dizer coisas complicadas / que se complicam.
  • B Serviço de emergência disponível só com 24 horas de antecedência / que se mostra disposto.
  • C Meu animal favorito é o bife / que me favorece.
  • D Moda, afinal, são apenas epidemias induzidas / que se induzem.
  • E O poder não satisfaz, é como a droga que sempre exige doses maiores / que são mais perigosas.
75


A frase abaixo que mostra uma forma inadequada do termo sublinhado é:

  • A Trabalho duro nunca matou ninguém, mas por que arriscar?;
  • B Se disserem que o crime não compensa, você tem que lembrar que é porque, quando compensa, não é crime;
  • C É de justiça, e não de caridade, que o mundo precisa, mas por quê?;
  • D Tem gente que se acha honesta só porque não sabia da mamata;
  • E Não sei porque dizem que a justiça é cega.
76

Analise a seguinte frase:
“No trançado da história, o que interessa, afinal, é o resultado”. (Millôr Fernandes)
O modo de reescrever essa frase que modifica o seu sentido original, é:

  • A No trançado da história, o resultado, afinal, é o que interessa.
  • B No trançado da história, o resultado é o que, afinal, interessa.
  • C O que interessa no trançado da história, afinal, é o resultado.
  • D O que interessa, no trançado, afinal, da história é o resultado.
  • E O resultado é, afinal, o que interessa no trançado da história.
77

Assinale a frase que se apoia numa argumentação objetiva.

  • A De todas as enfermidades que acometem o espírito, o ciúme é aquela à qual tudo serve de alimento e nada serve de remédio.
  • B Hoje não se pode viver sem um celular; quem não o possui fica à margem de boa parte da vida social.
  • C O turista declarou que o país africano era muito inseguro, pois foi roubado logo ao desembarcar.
  • D Nunca subestime o seu poder de mudar a si mesmo, pois, segundo os psicólogos, cerca de 60% das pessoas o conseguem.
  • E A dificuldade reside não nas novas ideias, mas em escapar das velhas ideias.
78

Assinale a frase em que houve confusão entre “todo/a” e “todo o/ toda a”, provocando o aparecimento de um erro de norma culta.

  • A Se um poeta consegue expressar a sua infelicidade com toda a felicidade, como é que poderá ser infeliz?
  • B Quando o mar está calmo, todo o mundo pode ser timoneiro.
  • C Toda a concepção moderna do mundo tem como fundamento a ilusão de que as chamadas leis da natureza sejam as explicações dos fenômenos naturais.
  • D Toda a ordem dos céus e todas as coisas que preenchem a terra não possuem nenhuma subsistência sem uma mente.
  • E O infinito é uma esfera infinita, cujo centro está em toda parte e a circunferência em nenhum lugar.
79
No mercado encontramos vários tipos de auditor. Entre as empresas, o interno e o externo são os mais comuns.
Auditor interno? É o profissional contratado pela própria empresa para analisar e garantir o cumprimento dos regulamentos internos. Eles devem identificar falhas ou atestar se os procedimentos internos são cumpridos à risca, buscando sempre um altíssimo padrão de qualidade.
Auditor externo? Trabalha em um escritório especializado em auditoria e é chamado para atestar os dados patrimoniais e financeiros da empresa contratante.
Por lei, empresas de grande porte (faturamento acima de R$ 300 milhões anuais) e empresas de capital aberto precisam se submeter a um processo anual de auditoria externa.
Bancos, seguradoras, fundos de investimento e demais instituições financeiras devem obrigatoriamente passar por uma auditoria a cada seis meses.

Na frase “É o profissional contratado pela própria empresa para analisar e garantir o cumprimento dos regulamentos internos”, há dois infinitivos sublinhados.
Se essa frase for reescrita, substituindo esses infinitivos por formas nominais, a forma adequada será:

  • A É o profissional contratado pela própria empresa para a análise e garantia do cumprimento dos regulamentos internos
  • B É o profissional contratado pela própria empresa para que analise e garanta o cumprimento dos regulamentos internos 
  • C É o profissional contratado pela própria empresa para a análise e para garantir o cumprimento dos regulamentos internos 
  • D É o profissional contratado pela própria empresa para analisar e para a garantia do cumprimento dos regulamentos internos 
  • E É o profissional contratado pela própria empresa para que se analise e se garanta o cumprimento dos regulamentos internos
80
A questão deve ser respondida a partir do Texto.

Como ensinar a ler

    Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das pás, enxadas e tesouras de podar. Eu a levaria a passear por parques e jardins, mostraria flores e árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; a levaria a uma livraria para que ela visse, nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo. Aí, seduzida pela beleza dos jardins, ela me pediria para ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.

    Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe falaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.

     Se fosse ensinar a uma criança a arte da leitura, não começaria com as letras e as sílabas. Simplesmente leria as estórias mais fascinantes que a fariam entrar no mundo encantado da fantasia. Aí então, com inveja dos meus poderes mágicos, ela desejaria que eu lhe ensinasse o segredo que transforma letras e sílabas em estórias.

    É muito simples. O mundo de cada pessoa é muito pequeno. Os livros são a porta para um mundo grande. Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas passam a ser nossas. Lemos a estória de um grande amor e experimentamos as alegrias e dores de um grande amor. Lemos estórias de batalhas e nos tornamos guerreiros de espada na mão, sem os perigos das batalhas de verdade. Viajamos para o passado e nos tornamos contemporâneos dos dinossauros. Viajamos para o futuro e nos transportamos para mundos que não existem ainda. Lemos as biografias de pessoas extraordinárias que lutaram por causas bonitas e nos tornamos seus companheiros de lutas. Lendo, fazemos turismo sem sair do lugar. E isso é muito bom.

ALVES, Rubem, Ostra feliz não faz pérola.
Ed. Planeta do Brasil Ltda. São Paulo. 2021.

O Texto mostra paralelismo entre elementos de três espaços diferentes: o da jardinagem, o da música e o da leitura.
Assinale a opção que apresenta uma inadequação entre termos paralelos desses espaços.

  • A pás, enxadas e tesouras de podar / partituras, notas e pautas.
  • B parques e jardins / melodias.
  • C árvores e flores / as bolinhas pretas.
  • D simetrias e perfumes / estórias fascinantes.
  • E beleza dos jardins / beleza musical.
81

Observe o seguinte fragmento descritivo:


"De onde eu estava não podia ver todo o quintal, mas dava para ver várias árvores: duas goiabeiras, três jabuticabeiras bastante altas, uma pequena palmeira encostada ao muro e um arbusto próximo que, sendo eu um homem da cidade, não era capaz de identificar".


Sobre esse fragmento, é correto afirmar que:


  • A o observador, em sua tarefa descritiva, sofre imitações em função de seu posicionamento e de seu conhecimento;
  • B os objetos descritos seguiram determinada ordem de aparecimento no texto, dos maiores para os menores;
  • C a estratégia textual utilizada contempla a cena de longe para perto e do todo para as partes;
  • D a finalidade da descrição é indicar a riqueza agrícola do local, já que há atenção especial por árvores frutíferas;
  • E o tom utilizado na descrição é depreciativo, em função das árvores focalizadas e de sua pequena dimensão.
82
Leia com atenção o trecho abaixo, fragmento de uma crônica retirada do Jornal do Comércio, de 3 de junho de 2011: 

Desde que me distanciei do Brasil, tenho visto a inteligência dos meus compatriotas cair para níveis que às vezes ameaçam raiar o sub-humano".
Sobre os componentes desse pequeno texto, é correto afirmar que:
  • A a frase "Desde que me distanciei do Brasil" equivale à forma nominal" Desde que houve o meu distanciamento do Brasil";
  • B a forma verbal "tenho visto" marca uma ação passada anterior a outra ação passada;
  • C o pronome possessivo "meus", em reiação a "compatriotas" tem o valor de propriedade;
  • D o pronome relativo "que" estabelece relação de coesão com o substantivo "níveis";
  • E no vocábulo "sub-humano", prefixo sub- tem valor pejorativo, equivalente a "pior do que".
83
No sentido de reduzir a extensão física da frase, a substituição de uma palavra de longa extensão por outra menor, de mesmo significado, ocorre de forma NÃO adequada em:
  • A A seleção brasileira não se preparou adequadamente para o jogo contra o Senegal e, por isso, perdeu/bem;
  • B O Brasil exportou enorme quantidade de  soja, consequentemente, melhorou sua balança de pagamentos/ pois;
  • C Em função do Natal, as vitrines das lojas estão repletas de produtos/ cheias;
  • D Nas grandes cidades, a falta de solidariedade é visível / apoio;
  • E Há muito individualismo nas grandes metrópoles /centros.
84

Os adjetivos podem indicar qualidades positivas ou negativas, características, estados ou relações dos substantivos.

A frase abaixo em que o adjetivo destacado indica um estado, é:

  • A A maneira mais fácil de mudar a história é tornar-se um historiador;
  • B É indispensável ouvir testemunhas oculares dos acidentes;
  • C Pessoas cansadas não movem moinhos;
  • D A história se repete. Essa é das coisas erradas com ela:
  • E História é mentira encadernada.
85
Observe a seguinte frase:

"A humanidade é a imortalidade dos mortais"
A correspondência semântica entre os termos sublinhados se repete adequadamente em:
  • A ingenuidade /ingênuos;
  • B cordialidade/ cordiais;
  • C intranquilidade / tranquilos;
  • D severidade / severos;
  • E amoralidade / imorais.
86
Observe a seguinte frase, de autor anônimo:

"A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar".
Sobre os componentes estruturais dessa frase, é correto afirmar que:
  • A as duas ocorrências do pronome pessoal obliquo nos" exercem a mesma função sintática;
  • B os dois segmentos da frase estão ligados pela conjunção adversativa "mas", que opõe, nos dois segmentos, respectivamente, as formas verbais "nos guia" e "nos faz caminhar";
  • C ao dizer que a inteligência é o "farol", o autor utiliza uma metáfora, indicando um valor negativo da inteligência, já que nos encontramos perdidos como as embarcações no meio do oceano;
  • D nos dois segmentos, a expressão "é que" tem valor expletivo, servindo como elemento de realce;
  • E os dois segmentos da frase podem trocar de posição sem modificação do sentido original: "A vontade é que nos faz caminhar, mas a inteligência é o farol que nos guia".
87
Todas as frases abaixo mostram um advérbio com sufixo -mente; a frase em que esse advérbio é de uma classificação diferente das demais, é:
  • A A mediocridade não conhece nada melhor do que ela mesma, mas o talento reconhece instantaneamente o gênio?
  • B O conceito de gênio como semelhante à loucura tem sido cuidadosamente alimentado pelo complexo de inferioridade do público;
  • C Quando a cobra está dentro de casa, não é preciso discutir profundamente a questão;
  • D Se você quer pensar independentementevocê deve me imitar;
  • E Temos que sempre pensar originalmente.
88
Observe a frase de Thomas Edison: "Talento é 1% inspiração e 99% transpiração".

A frase mostra a opinião de que o talento:
  • A aplica-se sobretudo à poesia;
  • B transparece em todas as ações;
  • C depende sobretudo do trabalho;
  • D está inserido na natureza humana;
  • E aparece em todas as nossas ações.
89
A frase em que a palavra sublinhada mostra emprego indevido em função de um parônimo, é:
  • A Virtudes não são acidentes da natureza. Virtudes são algo que se constrói (acidente/incidente);
  • B Uma ideia medíocre que desperta entusiasmo irá mais longe do que uma grande ideia que não expira entusiasmo algum (expirar/inspirar);
  • C Coloque uma pitada de ousadia em tudo o que você fizer (pitada/pontada);
  • D Para se chegar na fonte é preciso nadar contra a corrente (forte/fronte);
  • E Ninguém jamais se afogou em seu próprio suor (afogar / afagar).
90
"A beneficência é sempre feliz e oportuna quando prudência a dirige e recomenda."   Sobre a estruturação dessa frase do Marquês de Maricá, é correto afirmar que:
  • A as duas ocorrências da conjunção E mostram, respectivamente, valor aditivo e adversativo;
  • B os adjetivos "feliz" e "oportuna" sem valor de estado, referindo-se a "beneficência";
  • C o pronome obliquo "a", em "a dirige e recomenda", funciona como objeto direto desses dois verbos;
  • D o pronome obliquo "a" em "a dirige" se refere a "prudência";
  • E o substantivo "beneficência" está grafado erradamente, sendo correta a forma "beneficiência".

Noções de Informática

91

O Word 2019 e o Excel 2019 salvam seus arquivos em determinados formatos por padrão. Assinale as extensões que correspondem aos formatos de arquivo padrão para o Word 2019 e o Excel 2019, respectivamente.

  • A .doc .xls
  • B .docx .xlsx
  • C .odt .ods
  • D .xls .txt
  • E .xlsl .docx
92

Um usuário do Windows em português tem instaladas e configuradas 3 impressoras, HP 3160, HP LaserJet Pro 400 e HP Deskjet Plus 6476, tendo definido a segunda delas como impressora padrão.
Nesse cenário, e dado que há outras impressoras disponíveis, assinale a afirmativa correta.

  • A Somente será possível imprimir na impressora HP LaserJet Pro 400.
  • B Para utilizar qualquer impressora que não a HP LaserJet Pro 400, o usuário deverá realizar o mesmo procedimento e alterar a impressora padrão.
  • C Caso a impressora HP LaserJet Pro 400 seja removida, o usuário não conseguirá imprimir em outra impressora.
  • D No envio de material para impressão, sem designação específica da impressora, a impressora HP LaserJet Pro 400 será selecionada automaticamente.
  • E Para remover a impressora HP LaserJet Pro 400, o usuário deve, previamente, designar uma nova impressora padrão.
93

No Windows, há um conjunto de caracteres que não podem ser usados em nomes de pastas e arquivos.
Faz parte dessa lista de caracteres inválidos o caractere

  • A -
  • B $
  • C (
  • D *
  • E _
94

Avalie as afirmativas a seguir, a respeito do Pincel de Formatação (PF) do MS Word:

I. Os tipos de fontes não são afetados pela aplicação do PF.

II. Os tamanhos das fontes não são afetados pela aplicação do PF.

III. O PF pode ser acionado pelo mouse, com um clique simples ou um clique duplo.


Está correto o que se afirma em

  • A II e III, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I, apenas.
  • D II, apenas.
  • E III, apenas.
95

As primeiras gerações de ferramentas antivírus foram limitadas apenas a vírus conhecidos e por buscas nas bases de assinaturas. No entanto, as novas gerações se tornaram cada vez mais inteligentes no processo de detecção, mesmo que suas assinaturas não sejam encontradas nas bases de assinaturas.
Assinale a opção que apresenta os métodos utilizados pelas novas gerações de ferramentas antivírus.

  • A Algoritmos genéticos e métodos polimórficos.
  • B Análise de padrões binários e aprendizado profundo de máquina.
  • C Análise binária, controle de integridade e predição de assinaturas polimórficas.
  • D Análise comportamental, controle de integridade e detecção multinível.
  • E Métodos polimórficos, controle comportamental e aprendizado profundo de máquina.
96

Um relatório editado no Microsoft Word 2013 apresenta diferentes grupos para o mesmo vocábulo: ARQUITETURA, Arquitetura e arquitetura.
Ao utilizar apenas o atalho “Ctrl + L” para localizar a palavra ARQUITETURA, em letras maiúsculas, serão selecionadas a(s) seguinte(s) grafia(s):

  • A ARQUITETURA, somente.
  • B ARQUITETURA e arquitetura, somente.
  • C ARQUITETURA e Arquitetura, somente
  • D Arquitetura e arquitetura, somente.
  • E Todas as três grafias.
97

Na versão MS Excel 2013, todas as guias, exceto a guia arquivo, dão acesso às respectivas barras de ferramentas. A guia “layout da página” apresenta 5 grupos.
Assinale a opção que os indica.

  • A Gráficos / filtros / tabela / relatórios da página / ilustrações.
  • B Temas / configurar página / dimensionar para ajustar / opções de planilha / organizar.
  • C Obter dados externos / conexões / classificar e filtrar / ferramentas de dados / estrutura de tópicos de página.
  • D Modos de exibição de pasta de trabalho /mostrar página / zoom / janela / marcos.
  • E Área de transferência / alinhamento da página / estilo / células / edição.
98

Na elaboração de uma planilha em MS Excel 2013, o arquiteto utilizou a fórmula (B1 + B2) / 2, contida na célula C1.
Esta fórmula copiada (CTRL+C) para a célula B4 (Ctrl+V), será regravada como

  • A (A1 + A2) /2.
  • B (B2 + B3) /2.
  • C (A4 + A5) /2.
  • D (A2 + A3) /2.
  • E (B4 + B5) /2.
99

Observe a seguinte planilha Excel criada por João, utilizando fórmula e formatação condicional para destacar o vencedor de cada jogo.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A fórmula da célula E3 e o tipo de formatação condicional das células B3 e C3 utilizadas por João são, respectivamente:

  • A ESQUERDA(D3;1)> DIREITA(D3;1) Conjuntos de ícones
  • B =SE(ESQUERDA(D3;1)> DIREITA(D3;1);B3;C3) Regras de primeiros/últimos
  • C =SE(VALOR(ESQUERDA(D3;0))>VALOR(DIREITA(D3;0));B3;C3) Barras de Dados
  • D =VALOR(ESQUERDA(D3;1))>VALOR(DIREITA(D3;1)) Escalas de Cor
  • E =SE(VALOR(ESQUERDA(D3;1))>VALOR(DIREITA(D3;1));B3;C3) Realçar regras da célula
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Como analista de dados, Joaquim quer comparar os dados de vendas dos produtos de bandeiras e torcidas da sua empresa com os resultados da Copa do Mundo ao longo dos anos. Para isso, Joaquim precisa dos dados dos vencedores das Copas que estão disponíveis em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_finais_da_Copa_do_Mundo_FIFA.


No Power BI, para obter os dados disponíveis na URL https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_finais_da_Copa_do_Mundo_FIFA, Joaquim deve selecionar a fonte de dados do tipo:

  • A CSV;
  • B Web;
  • C Excel;
  • D Arquivo;
  • E Banco de Dados.