Resolver o Simulado Pedagogo - Nível Superior

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Pedagogia

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Assim, se inevitavelmente o desenvolvimento da criança está social e culturalmente mediatizado, é mais importante que se explicite e controle conscientemente tal influência de modo que, no processo educativo formal e informal, possam ser detectados seus efeitos e estabelecer seu valor no processo de construção autônoma do novo indivíduo. Uma vez aceita essa premissa, a teoria destaca a importância, também fundamental, da instrução como método mais direto e eficaz para introduzir a criança no mundo cultural do adulto, cujos instrumentos simbólicos serão essenciais para seu desenvolvimento autônomo.
Adaptado de GÓMEZ, A. I. P. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2000, p.55.
A respeito do processo de aprendizagem escolar o texto se refere à teoria de
  • A Philippe Ariès.
  • B Jean Piaget.
  • C Lev Vygotsky.
  • D Paulo Freire.
  • E Henri Wallon.
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Para responder à questão, considere o Plano Nacional de Educação (PNE).

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das instâncias que são responsáveis pela execução e cumprimento das metas do PNE.

  • A Ministério da Educação.
  • B Sistema Educacional Brasileiro.
  • C Fórum Nacional de Educação.
  • D Conselho Nacional de Educação.
  • E Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
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Analise as afirmativas abaixo, que tratam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, sobre a educação básica.

I. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para permanecer no trabalho e em estudos atuais.

II. A educação básica pode organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com base na aprovação ou reprovação, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

III. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem se orientar pela base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • B Apenas a afirmativa III está correta
  • C Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • D As afirmativas I, II e III estão corretas
  • E Apenas as afirmativas II e III estão corretas
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A LDB, em seu Artigo 21, determina que a educação brasileira se organiza em dois níveis: educação básica e educação superior.

Avalie as afirmações sobre a organização da educação brasileira.
I - A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
II - A educação básica compreende as etapas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação especial.
III - A educação infantil é a primeira etapa da educação básica; tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
IV - Com a aprovação da Lei nº 11.274/2006 foi estabelecida a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, a partir dos seis anos de idade.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B II.
  • C IV.
  • D II e III.
  • E I, III e IV.
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O Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) – Educação Infantil e Ensino Fundamental considera as diversas identidades que caracterizam a Bahia, atribuindo às escolas o desenvolvimento de competências voltadas à contextualização, ao aprofundamento e à construção das pluralidades e singularidades dos seus territórios. Em relação ao DCRB, analise as afirmativas a seguir. 
I. Apresenta orientações que respeitam a autonomia das escolas como representantes de seu território, promovendo generalizações ou caracterização pormenorizada que favorecem a inclusão de especificidades identitárias. II. Reconhece a apreensão de “território” como conceito híbrido e unidimensional. Para definir os fenômenos de utilização humana de espaços e lugares ou a dinâmica da interação social, ambiental, política, econômica e cultural mediada pelo espaço, deve-se ter claro que definir territórios a partir das identidades que lhe são emergentes é uma opção política. III. Compreende território no contexto das questões do poder, do apropriar-se do seu engendramento ou subordinar-se a ele; a conceituação mais atual esforça-se por reconhecer a suposição de territorialidades em um mesmo território e a mobilidade de suas linhas definidoras. IV. A dimensão da autonomia aparece como categoria imprescindível ao desenvolvimento. Autonomia como expressão política de uma população ou território capaz de participar e atuar nas definições dos rumos a serem tomados para o seu futuro e os rumos do desenvolvimento.
Está correto o que se afirma em
  • A I, II, III e IV.
  • B I e II, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
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O Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) – Ensino Fundamental é um marco da política curricular do Estado da Bahia que pretende assegurar os princípios educacionais e os direitos de aprendizagem de todos os estudantes do território estadual. Trata-se de um documento aberto, não prescritivo, que aspira incorporar inovações e atualizações pedagógicas advindas dos marcos legais, do arcabouço teórico-metodológico do currículo, no processo de implementação, considerando, também, aspectos identificados pelos segmentos da comunidade escolar. Este documento reafirma a configuração singular e plural do Estado da Bahia e aceita trabalhar com os seus desafios socioeducacionais, face à complexa realidade socioeconômica, geopolítica, cultural e às demandas dos espaços escolares advindas destes. Neste contexto, sobre o currículo, analise as afirmativas a seguir. 
I. É importante que as escolas e suas comunidades reflitam sobre a compreensão do currículo como uma tradição inventada, como um artefato socioeducacional, que se configura nas ações de conceber-selecionar-produzir, organizar, institucionalizar, implementar-dinamizar saberes e atividades, visando mediar processos formativos. Formação que se implica e se configura pela construção de qualificações constituídas na relação com os saberes eleitos como formativos. II. Enquanto uma construção socioeducacional é articulada com outros processos e procedimentos pedagógico-educacionais, o currículo atualiza-se de forma ideológica e, nesse sentido, veicula uma formação ética, política, estética e cultural, sempre explícita (âmbito do currículo oculto), sempre coerente (âmbito dos dilemas, das contradições, das ambivalências, dos paradoxos), sempre absoluto, sempre sólido (âmbito das brechas inovadoras e das criações cotidianas). III. Configura-se como um produto das relações e das dinâmicas interativas com o saber, vivendo e instituindo poderes.Nesse movimento, cultiva perspectivas éticas e políticas ao realizar opções pedagógicas e optar por determinados valores, os quais se revelam no cerne das construções e orientações das escolas e devem estar assumidos como fundamento de suas ações. IV. Estruturado pelos campos de competências na Educação Infantil e por experiências no Ensino Fundamental, o Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Infantil e Ensino Fundamental prevê, também, em sua constituição, abertura e flexibilidade para que as escolas e seus educadores possam conjugar outras experiências curriculares, pertinentes e relevantes, tendo como critério para a escolha pedagógica desta conjugação modelos curriculares pautados em pedagogias humanistas e de possibilidades emancipacionistas.
Está correto o que se afirma em
  • A I, II, III e IV.
  • B I e II, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D I, II e III, apenas.
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As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Mesmo depois que o Brasil elaborou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes continuam valendo porque os documentos são complementares. São documentos que fornecem orientações para a organização e o desenvolvimento dos currículos nas instituições de ensino no Brasil. Podemos afirmar que o seu principal objetivo consiste em:
  • A Substituir os currículos tradicionais por uma abordagem mais moderna e tecnológica.
  • B Flexibilizar os currículos, permitindo que cada escola defina seus conteúdos próprios e métodos de ensino.
  • C Padronizar os currículos em todas as escolas do país, garantindo uma educação uniforme em todas as regiões.
  • D Estabelecer competências e habilidades essenciais que os estudantes devem desenvolver em cada etapa da educação básica.
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O conceito de educação foi pensado, revisado e reconsiderado muitas vezes. É sempre importante analisar o contexto histórico de cada uma dessas revisões para entender os rumos da educação. Hoje já podemos falar tranquilamente em ciência da educação, compreender que para estudar pedagogia e educação, é preciso rigor e seriedade científica. Além disso, também é necessário compreender que, uma vez que a educação é uma ciência, ela tem uma série de tendências diferentes sobre seus rumos e métodos, fruto das diversas formas de pensar ao longo do desenvolvimento histórico que contribuíram para que vários métodos educacionais fossem criados. Na sociedade ocidental contemporânea, considerando o aspecto utilitarista, configura-se como principal objetivo da educação:
  • A Reproduzir valores e padrões culturais dominantes da sociedade para promover a mudança social.
  • B Transmitir conhecimentos técnicos e habilidades práticas para preparar os indivíduos para o mercado de trabalho.
  • C Proporcionar um ambiente de socialização e convivência entre os alunos, promovendo o desenvolvimento socioemocional.
  • D Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de reflexão dos alunos para que se tornem cidadãos engajados e participativos.
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Profissionais relacionados a questões educacionais desejam que as teorias psicológicas expliquem o funcionamento da inteligência e da afetividade; no entanto, estas teorias não têm conseguido. Neste cenário, a psicanálise e a psicogenética vêm dividindo a tarefa, contando também com a inclusão da perspectiva walloniana, que contribui especificamente sobre este tema. Assinale uma contribuição correta atribuída a Piaget, Vygotsky e Wallon, respectivamente, para a psicologia e pedagogia.
  • A Piaget: defendeu a importância do ensino tradicional, baseado na transmissão de conhecimentos pelos professores. Vygotsky: valorizou a aprendizagem espontânea, em que a criança é livre para explorar e descobrir o mundo ao seu redor. Wallon: enfatizou a importância da disciplina rígida no ambiente escolar, acreditando que a obediência é fundamental para o aprendizado.
  • B Piaget: concentrou-se no desenvolvimento social da criança, destacando a importância do brincar como forma de aprendizado. Vygotsky: enfatizou a importância da maturação biológica na aprendizagem, destacando o papel das estruturas cognitivas na construção do conhecimento. Wallon: defendeu a importância do aprendizado individualizado, respeitando o ritmo de cada aluno.
  • C Piaget: destacou a importância da aprendizagem individualizada, adaptada ao ritmo de cada aluno. Vygotsky: defendeu a importância da aprendizagem baseada em projetos colaborativos, em que os alunos constroem o conhecimento em conjunto. Wallon: enfatizou a importância da aprendizagem baseada na memorização e na repetição para garantir a fixação do conhecimento.
  • D Piaget: enfatizou a importância do desenvolvimento cognitivo na criança, destacando as etapas de desenvolvimento e a construção do conhecimento através da interação com o meio físico e social. Vygotsky: defendeu a importância da interação social e da zona de desenvolvimento proximal, enfatizando a importância do papel do professor como mediador do aprendizado. Wallon: valorizou a importância das emoções e dos aspectos afetivos no desenvolvimento infantil, destacando a importância da afetividade na construção do conhecimento.
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Ao ser convidada para participar de determinado projeto de orientação educacional para melhorar o desempenho acadêmico dos discentes em uma escola pública, é indispensável desenvolver estratégias de aprendizagem com os alunos, professores e família. As estratégias de aprendizagem podem ser definidas como técnicas e recursos utilizados 
  • A pela escola: para organizar o ambiente educativo, de acordo com as normas, os horários e os calendários.
  • B pelos professores: para transmitir o conhecimento aos alunos, segundo o currículo, os conteúdos e as avaliações.
  • C pela família: para acompanhar o desenvolvimento dos alunos, conforme as orientações, os deveres e as atividades da escola.
  • D pelos alunos: para facilitar a aquisição, a retenção e a recuperação do conhecimento, em concordância com seus objetivos, suas características e necessidades.

Conhecimentos Gerais

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Ao longo das últimas décadas, os biomas brasileiros vêm sofrendo com o processo de desmatamento, mas felizmente já é visto com maus olhos por uma grande parcela da população que luta para revertê-lo por meio do replantio de árvores nativas. Esse trabalho, que vem sendo executado cada vez mais, inclusive por produtores rurais que antes desmatavam para cultivar suas lavouras é chamado de:

  • A Arvorismo.
  • B Reflorestamento.
  • C Redesmatamento.
  • D Desertificação.
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A Comissão Nacional da Verdade - CNV foi criada em 2011 e oficialmente instalada em 2012 no Brasil, já existindo em vários outros países a mais tempo. Com qual função essa comissão foi criada no Brasil?

  • A Para investigar crimes de corrupção ocorridos nos 10 anos anteriores à sua criação.
  • B Para investigar possíveis violações aos Direitos Humanos ocorridas durante o período do Regime Militar.
  • C Para investigar possíveis crimes de guerra ocorridos durante todos os conflitos que aconteceram no território nacional ao longo de nossa história.
  • D Para investigar possíveis crimes de corrupção ocorridos antes da redemocratização.
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Ao longo das últimas décadas, os biomas brasileiros vêm sofrendo com o processo de desmatamento, mas felizmente já é visto com maus olhos por uma grande parcela da população que luta para revertê-lo por meio do replantio de árvores nativas. Esse trabalho, que vem sendo executado cada vez mais, inclusive por produtores rurais que antes desmatavam para cultivar suas lavouras é chamado de:

  • A Redesmatamento.
  • B Desertificação.
  • C Reflorestamento.
  • D Arvorismo.
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Ao longo das últimas décadas, os biomas brasileiros vêm sofrendo com o processo de desmatamento, mas felizmente já é visto com maus olhos por uma grande parcela da população que luta para revertê-lo por meio do replantio de árvores nativas. Esse trabalho, que vem sendo executado cada vez mais, inclusive por produtores rurais que antes desmatavam para cultivar suas lavouras é chamado de:

  • A Arvorismo.
  • B Redesmatamento.
  • C Desertificação.
  • D Reflorestamento.
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A Comissão Nacional da Verdade - CNV foi criada em 2011 e oficialmente instalada em 2012 no Brasil, já existindo em vários outros países a mais tempo. Com qual função essa comissão foi criada no Brasil?

  • A Para investigar crimes de corrupção ocorridos nos 10 anos anteriores à sua criação.
  • B Para investigar possíveis crimes de corrupção ocorridos antes da redemocratização.
  • C Para investigar possíveis crimes de guerra ocorridos durante todos os conflitos que aconteceram no território nacional ao longo de nossa história.
  • D Para investigar possíveis violações aos Direitos Humanos ocorridas durante o período do Regime Militar.
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A construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu envolveu negociações internacionais, mobilização de milhares de trabalhadores e milhões de metros cúbicos de material. Tamanha movimentação reconfigurou diversas relações sociais e ambientais da região oeste do Paraná. Sobre a construção e atuação da Itaipu Binacional, informe se é (V) verdadeiro ou (F) falso o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta:

( ) A Itaipu Binacional foi criada em 1974 para realizar a construção da usina hidrelétrica localizada no Rio Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. ( ) A construção da barragem foi a primeira obra planejada de forma ecohumanizada no Brasil, considerada modelo internacional pelo nível baixíssimo de impactos e denúncias ambientais e humanas na região de sua instalação. ( ) Atualmente, parcerias entre instituições como o Parque Tecnológico de Itaipu e a Unioeste envolvem diversos projetos de desenvolvimento sustentável. ( ) Atualmente, a Itaipu Binacional desenvolve projetos que contribuem com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como Água potável e saneamento, e energia limpa e acessível. 
  • A V, V, V, V.
  • B V, F, V, V.
  • C V, F, F, V.
  • D V, F, F, F.
  • E F, F, V, V.
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De acordo com as projeções da Organização das Nações Unidas, o país mais populoso do mundo em 2023 é:

  • A O Brasil.
  • B A Índia.
  • C A China.
  • D A Indonésia.
  • E Os Estados Unidos.
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De acordo com o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), grupo de cientistas estabelecido pelas Nações Unidas para monitorar e assessorar toda a ciência global relacionada às mudanças climáticas, é correto afirmar:
1. Quando falamos em combater as mudanças climáticas, não podemos alcançar ações efetivas sem a liderança de Povos Indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. 2. Todos os países, em especial os mais desenvolvidos que geram mais emissões, devem criar planos de ação mais ambiciosos para eliminar emissões e absorver carbono da atmosfera, e seguir firme na implementação. 3. Assim como os governos, o setor privado deve se comprometer em alcançar zero emissão líquida em suas operações. Empresas precisam parar de emitir carbono para a atmosfera. 4. Como indivíduos, todos podem ajudar a engajar e educar outras pessoas. Compartilhando suas ideias, participando de ações coletivas, influenciando ações climáticas em nível nacional e global, educando-se e compartilhando conhecimentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
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Analise as afirmativas abaixo acerca do MERCOSUL.
1. O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela e a Bolívia, esta última em processo de adesão. 2. Segundo o Tratado de Assunção para a Constituição de um Mercado Comum, os Estados Partes decidem constituir um Mercado Comum que deverá estar estabelecido a 31 de dezembro de 1994, e que se denominará “Mercado Comum do Sul” (MERCOSUL). 3. No ano 2005 foi criado o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) que substituiu a Comissão Parlamentária Conjunta. Trata-se de um órgão unicameral e de representação cidadã que incorpora a perspectiva parlamentar ao processo de integração.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Atualidades

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Há uma década, em abril de 2013, empregadas domésticas conquistaram direitos que outros trabalhadores já possuíam. A PEC das Domésticas foi uma vitória marcada pelo gênero feminino e pela negritude, tendo se tornado um marco em um país desigual.
Essa reforma constitucional

  • A estabeleceu a igualdade de direitos entre os trabalhadores urbanos homens e as mulheres que se ocupavam de serviços domésticos.
  • B criou a irredutibilidade do salário concedido ao trabalho doméstico, salvo convenção ou acordo coletivo.
  • C estendeu o limite de trabalho em 8 horas diárias e 44 horas semanais para a categoria dos trabalhadores domésticos.
  • D concedeu às trabalhadoras domésticas o direito à licençamaternidade de 90 dias e a estabilidade durante a gravidez.
  • E assegurou o direito de as mulheres empregadas em serviços domésticos gozarem de férias anuais remuneradas.

Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo

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A Lei Complementar nº 93/2017 do Município de São Roque (SP) estabelece regras sobre o Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza. De acordo com a referida Lei, é correto afirmar que o recolhimento do referido imposto deve ser feito por meio do:

  • A Sistema eletrônico da Administração Municipal.
  • B Carnê enviado ao contribuinte.
  • C Depósito em agência bancária.
  • D Cheque a ser compensado pela Administração Municipal.
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Nos termos da Lei Complementar nº 93/2017, os contribuintes, tributados ou não tributados, ficam obrigados a manter para cada um dos estabelecimentos sujeitos à inscrição municipal, escrita fiscal destinada ao registro dos serviços prestados e tomados, observando as regras gerais de contabilidade. De acordo com a referida Lei, os livros fiscais são de exibição obrigatória à Administração Municipal, devendo ser conservados durante o prazo de:

  • A 2 (dois) anos, a contar da data do encerramento da atividade.
  • B 4 (quatro) anos, a contar da data do encerramento da atividade.
  • C 5 (cinco) anos, a contar da data do encerramento da atividade.
  • D 6 (seis) anos, a contar da data do encerramento da atividade.
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O Decreto nº 8.713/2017 do Município de São Roque (SP) estabelece que a Nota Fiscal Avulsa se destina a:

  • A Pessoa Jurídica prestadora de serviço, com inscrição municipal, que preste serviços eventuais e que residam no município.
  • B Pessoa Física prestadora de serviço, com inscrição municipal, que preste serviços eventuais e que residam no município.
  • C Pessoa Física prestadora de serviço, sem inscrição municipal, que preste serviços eventuais e que não residam no município.
  • D Pessoa Física prestadora de serviço, sem inscrição municipal, que preste serviços eventuais e que residam no município.
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Assinale a alternativa que apresenta o prazo correto para que o contribuinte regularize as pendências que impeçam a manutenção da opção do Simples Nacional, nos termos do Decreto nº 8.713/2017 do Município de São Roque (SP):

  • A 15 dias.
  • B 30 dias.
  • C 45 dias.
  • D 60 dias.
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De acordo com a Lei Complementar nº 23/2003 do Município de São Roque (SP), é correto afirmar que o imposto sobre transmissão "inter-vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos à sua aquisição, deve ser pago mediante:

  • A Documento próprio de arrecadação, na forma regulamentar.
  • B Transferência bancária ao Cartório de Registro de Imóveis.
  • C Nota promissória endereçada ao vendedor do imóvel.
  • D Documento indefinido para arrecadação, na forma jurídica.
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Nos termos da Lei Complementar nº 23/2003 do Município de São Roque (SP), nas transmissões realizadas por termo judicial, em virtude de sentença judicial, o imposto será pago dentro de:

  • A 20 (vinte) dias, contados do trânsito em julgado da sentença ou da data da homologação de seu cálculo.
  • B 15 (quinze) dias, contados do trânsito em julgado da sentença ou da data da homologação de seu cálculo.
  • C 10 (dez) dias, contados do trânsito em julgado da sentença ou da data da homologação de seu cálculo.
  • D 07 (sete) dias, contados do trânsito em julgado da sentença ou da data da homologação de seu cálculo.

Metodologia da Investigação Policial

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Considerando o disposto no Regimento Interno da Câmara Municipal de Sumaré, analise as assertivas abaixo, atribuindo V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Reputam-se nulas as sessões da Câmara Municipal realizadas fora de sua sede, à exceção das sessões solenes ou comemorativas.
( ) Havendo motivo de interesse público relevante e devidamente justificado, a Câmara Municipal reunirse-á em qualquer outro local na circunscrição do Município, por deliberação da Mesa Diretora, “ad referendum” da maioria absoluta dos Vereadores, os quais deverão ser notificados, no mínimo, dez dias úteis antes da sessão.
( ) Em caso de força maior que impossibilite o seu funcionamento, a Câmara Municipal reunir-se-á em qualquer outro local na circunscrição do Município, presencialmente ou por meio de plataforma virtual, por deliberação da Mesa Diretora, “ad referendum” da maioria absoluta dos Vereadores.

  • A V / V / V
  • B F / V / V
  • C V / F / V
  • D V / V / F

Regimento Interno

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De acordo com o artigo 56 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Sumaré, considera-se procedimento incompatível com o decoro parlamentar sujeito à perda do mandato:
I. a prática de irregularidades graves no desempenho do mandato ou de encargos dele decorrentes.
II. percepção de vantagens indevidas em decorrência do cargo de Vereador.
III. abuso das prerrogativas asseguradas aos membros da Câmara Municipal.
Está correto o contido em:

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.

Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais

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Em conformidade com a Lei Orgânica do Município, analisar a sentença abaixo:


Os bens imóveis públicos edificados, de valor histórico, arquitetônico ou artístico somente poderão ser utilizados, mediante autorização legislativa, para finalidades comerciais (1ª parte). Os bens do Patrimônio Municipal devem ser cadastrados, zelados e tecnicamente identificados, especialmente as edificações de interesse administrativo, as terras públicas e a documentação dos serviços públicos, semestralmente atualizados (2ª parte).


A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em sua 2ª parte.
  • D Totalmente incorreta.

Engenharia Aeronáutica

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De acordo com a Lei Orgânica do Município, sobre a composição da Administração Pública Indireta, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(  ) Autarquia.

(  ) Sociedade de economia mista.

(  ) Empresa privada.

(  ) Fundação pública.

  • A C - C - E - C.
  • B E - C - C - C.
  • C C - E - E - E.
  • D E - C - C - E.