Resolver o Simulado Professor - 1º ao 5º Ano - IBAM - Nível Médio

0 / 21

Português

1
Analise as frases seguintes. I. Pagou à conta de luz que havia vencido uma semana antes. ll. O rapaz pagou à amiga uma antiga dívida. lll. Chegou à cidade bastante cansado - a viagem havia sido longa.
Observamos que a regência verbal não respeitou a gramática normativa em:
  • A l, apenas.
  • B l e lll, apenas.
  • C ll e lll, apenas.
  • D A regência verbal está correta em l, ll e lll.
2
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver
Assim eu vejo a vida - Cora Coralina
Afirmar que a vida tem duas faces significa que ela:
  • A é predominantemente árdua.
  • B só e difícil para os pessimistas.
  • C não é exclusivamente boa, nem unicamente má.
  • D ilude e decepciona os que acreditam na felicidade.
3
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver
Assim eu vejo a vida - Cora Coralina
"O passado foi duro, mas deixou o seu legado" - outra maneira de escrever a frase, sem alterar o seu significado original foi reproduzida em qual alternativa?
  • A O passado íoi duro e isso nos deixou um fardo difícil de carregar.
  • B O legado difícil que nos deixou o passado impede-nos de ser felizes.
  • C A despeito de o passado haver sido difícil, deixou ensinamentos.
  • D O passado foi duro e isso tornou impossível o seu iegado.
4
A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver
Assim eu vejo a vida - Cora Coralina
Ao lermos o poema podemos tirar algumas conclusões sobre a autora. Uma delas está representada em qual alternativa?
  • A As lutas e contradições por que passou serviram-lhe de lições de vida.
  • B Ela não se orgulha do fato de ser uma mulher.
  • C As pedras em seu caminho foram obstáculos que limitaram o seu aprendizado.
  • D Os tempos rudes em que nasceu a impediram de aceitar contradições.
5
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Observando as imagens e o texto dos quadrinhos, concluímos que:
  • A Mônica, a amiga de Magali, come muito e não engorda.
  • B Magali comeu dois pedaços de pizza.
  • C as garotas desistiram de comer pastéis, pois é um alimento que engorda.
  • D a propensão a engordar de Magali origina-se no fato dela comer muito.
6
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
"Cadê o meu pedaço de pizza?" - respeitando-se o sentido original e a norma culta, é válido afirmar que o vocábulo sublinhado pode ser substituído por:
  • A Aonde vai.
  • B Onde vai.
  • C Aonde está.
  • D Onde está.
7
Leia os períodos a seguir. I. Um professor e uma professora _____ homenageados pelos alunos. ll. 1% da população _____ a iniciativa da Prefeitura de distribuir alimentos às famílias carentes. llI. Já _____ sete hores, estamos atrasados!
Para que a concordância verbal se realize em conformidade com a norma culta, as lacunas acima deverão ser preenchidas como indicado em qual alternativa?
  • A I - foi; ll - apoiaram; lll - é.
  • B I - forão; ll - apoião; lll - são.
  • C I - foram; ll - apoiaram; lll - é.
  • D I - foram; ll - apoia; lll - são.
8
MEIO MILHÃO DE INSETOS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINCÃO, ALERTAM ESTUDOS

Dois novos estudos realizados por universidades da Finlândia, e da África do Sul, envolvendo 30 cientistas de todo o mundo, viram que mais de meio milhão de insetos estão ameaçados de extinção graças a atividades humanas.
A situação é preocupante porque esses animais, principalmente as abelhas, são os maiores responsáveis pela polinização. lsso significa que muitas plantas que realizam as manutenções de oxigênio do ar - e que são consumidas por animais e humanos - dependem deles para sobreviver.
Os novos artigos deixam claro que a situação é preocupante por diversos fatores: perda de habitat, poluição, práticas agrícolas prejudiciais, espécies invasoras, mudanças climáticas, superexploração e extinção de espécies são alguns deles.
Os estudos também sugerem soluções práticas para reverter a situação em que se encontram os insetos. Algumas ações envolvem reservar parcelas de terra de alta qualidade e administráveis para a conservação desses animais, transformar práticas agrícolas globais para promover a coexistência de espécies e mitigar as mudanças climáticas
Acima de tudo, a comunicação e o envolvimento com a sociedade civil e os formuladores de políticas públicas são essenciais para o futuro e o bem-estar mútuo das pessoas e dos insetos. "Embora pequenos grupos de pessoas possam impactar a conservação de Insetos localmente, é necessária uma consciência coletiva e um esforço coordenado globalmente para o inventário de espécies, monitoramento e conservação para a recuperação em larga escala", diz Michael Samways, Professor Distinto da Universidade Stellenbosch.
Disponível em [https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/02/meio-milhao-de-insetos-estao-ameacados-de-extincao-alertam-estudos.html], publicado e consultado em 12/22020.
De acordo com o primeiro parágrafo do texto:
  • A o grande número de insetos no mundo coloca em risco a existência da espécie humana.
  • B há efetiva relação entre as atividades humanas e o risco de extinção de grande número de insetos.
  • C estudos realizados pelas universidades da Finlândia e África do Sul ameaçaram de extinção mais de meio milhão de insetos no mundo todo.
  • D trinta cientistas ligados a universidades da Finlândia e África do Sul chegaram à conclusão de que mais de meio milhâo de insetos ameaçam as atividades humanas.
9
MEIO MILHÃO DE INSETOS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINCÃO, ALERTAM ESTUDOS

Dois novos estudos realizados por universidades da Finlândia, e da África do Sul, envolvendo 30 cientistas de todo o mundo, viram que mais de meio milhão de insetos estão ameaçados de extinção graças a atividades humanas.
A situação é preocupante porque esses animais, principalmente as abelhas, são os maiores responsáveis pela polinização. lsso significa que muitas plantas que realizam as manutenções de oxigênio do ar - e que são consumidas por animais e humanos - dependem deles para sobreviver.
Os novos artigos deixam claro que a situação é preocupante por diversos fatores: perda de habitat, poluição, práticas agrícolas prejudiciais, espécies invasoras, mudanças climáticas, superexploração e extinção de espécies são alguns deles.
Os estudos também sugerem soluções práticas para reverter a situação em que se encontram os insetos. Algumas ações envolvem reservar parcelas de terra de alta qualidade e administráveis para a conservação desses animais, transformar práticas agrícolas globais para promover a coexistência de espécies e mitigar as mudanças climáticas
Acima de tudo, a comunicação e o envolvimento com a sociedade civil e os formuladores de políticas públicas são essenciais para o futuro e o bem-estar mútuo das pessoas e dos insetos. "Embora pequenos grupos de pessoas possam impactar a conservação de Insetos localmente, é necessária uma consciência coletiva e um esforço coordenado globalmente para o inventário de espécies, monitoramento e conservação para a recuperação em larga escala", diz Michael Samways, Professor Distinto da Universidade Stellenbosch.
Disponível em [https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/02/meio-milhao-de-insetos-estao-ameacados-de-extincao-alertam-estudos.html], publicado e consultado em 12/22020.
Sobre a situação das abelhas no cenário mundial, assinale a alternativa correta.
  • A Por meio da polinização acabam por espalhar no ambiente agrotóxicos prejudiciais a plantas e animais.
  • B Representam potencial perigo a pessoas e animais, uma vez que se constituem em espécies invasoras.
  • C A superexploração da espécie levou-as à extinção.
  • D Elas têm papel fundamental na sobrevivência de várias espécies, incluindo a humana.
10
MEIO MILHÃO DE INSETOS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINCÃO, ALERTAM ESTUDOS

Dois novos estudos realizados por universidades da Finlândia, e da África do Sul, envolvendo 30 cientistas de todo o mundo, viram que mais de meio milhão de insetos estão ameaçados de extinção graças a atividades humanas.
A situação é preocupante porque esses animais, principalmente as abelhas, são os maiores responsáveis pela polinização. lsso significa que muitas plantas que realizam as manutenções de oxigênio do ar - e que são consumidas por animais e humanos - dependem deles para sobreviver.
Os novos artigos deixam claro que a situação é preocupante por diversos fatores: perda de habitat, poluição, práticas agrícolas prejudiciais, espécies invasoras, mudanças climáticas, superexploração e extinção de espécies são alguns deles.
Os estudos também sugerem soluções práticas para reverter a situação em que se encontram os insetos. Algumas ações envolvem reservar parcelas de terra de alta qualidade e administráveis para a conservação desses animais, transformar práticas agrícolas globais para promover a coexistência de espécies e mitigar as mudanças climáticas
Acima de tudo, a comunicação e o envolvimento com a sociedade civil e os formuladores de políticas públicas são essenciais para o futuro e o bem-estar mútuo das pessoas e dos insetos. "Embora pequenos grupos de pessoas possam impactar a conservação de Insetos localmente, é necessária uma consciência coletiva e um esforço coordenado globalmente para o inventário de espécies, monitoramento e conservação para a recuperação em larga escala", diz Michael Samways, Professor Distinto da Universidade Stellenbosch.
Disponível em [https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/02/meio-milhao-de-insetos-estao-ameacados-de-extincao-alertam-estudos.html], publicado e consultado em 12/22020.
Uma efetiva medida para a preservação dos insetos e bem-estar das pessoas foi transcrita em qual alternativa?
  • A "a comunicação e o envolvimento com a sociedade civil e os formuladores de políticas públicas".
  • B "graças a atividades humanas".
  • C "perda de habitat, poluição, práticas agricolas prejudiciais".
  • D "mudanças climáticas, superexploração".

Raciocínio Lógico

11

Três candidatos A, B e C concorriam à presi­ dência de um clube. Para escolher o vencedor cada eleitor presente votou em dois candidatos de sua preferência. O resultado foi o seguinte:

¦ 76 votos para os candidatos A e B
¦ 74 votos para os candidatos B e C
¦ 50 votos para os candidatos A e C

Podemos dizer que:

  • A os candidatos B e C empataram em segundo lugar.
  • B havia 150 eleitores presentes.
  • C o candidato A venceu com 136 votos.
  • D o candidato B venceu com 150 votos.

Pedagogia

12

A busca contínua do equilíbrio está subjacente em todas as interações do organismo e do ambiente, particularmente na cognição. O processo de equilibração gera diferentes estados de equilíbrio correspondentes a cada estágio e refere-se sempre à forma como se coordenam:

  • A absorção e assimilação
  • B assimilação e acomodação
  • C acomodação e arrumação
  • D arrumação e absorção
13

O Brasil entendeu que era importante a construção de um sistema educacional inclusivo, quando concordou com a Declaração Mundial de Educação para Todos, em Jontien, e com os postulados da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, na Espanha. Este último documento é conhecido como:

  • A Declaração de Guatemala
  • B Lei Mundial de Educação para Todos
  • C Declaração de Salamanca
  • D Lei Europeia da Pessoa Portadora de Deficiência
14

Vygotsky construiu um conceito referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. Este conceito é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros. Este conceito é importante porque possibilita delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento. Além disso, permite ao professor olhar seu educando de outra perspectiva, bem como o trabalho conjunto entre colegas. Este conceito é denominado zona de:

  • A arrefecimento pessoal
  • B acesso vicina
  • C evolução adjacente
  • D desenvolvimento proximal
15

A garantia da indicação de dirigentes, a constituição de conselhos escolares e a formulação, aprovação e implementação do plano de gestão da escola constituem aspectos da:

  • A gestão administrativa
  • B administração pedagógica
  • C gestão organizacional
  • D gestão cultural
16

Há várias tendências ou propostas didáticopedagógicas, com seus pressupostos e fundamentos filosóficos, bem como as práticas educativas a elas relacionadas. Cada proposta pedagógica baseia-se numa determinada concepção de ensino-aprendizagem e da interação professor-aluno. Libâneo classificou as tendências pedagógicas em dois grupos e o critério para essa classificação foi a posição que essas tendências adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola. Os dois grupos de tendências pedagógicas, segundo Libâneo, são:

  • A liberais e tradicionais
  • B liberais e progressistas
  • C libertadoras e progressistas
  • D tecnicistas e renovadas
17

Alguns procedimentos de ensino-aprendizagem são individualizantes, entre eles o que consiste em fazer o aluno estudar um assunto a partir de um roteiro elaborado pelo professor. Este roteiro estabelece a extensão e a profundidade do estudo. O professor deve elaborar um roteiro contendo tarefas operatórias que mobilizem e dinamizem as operações cognitivas. O procedimento de ensino individualizante descrito é:

  • A aula expositiva
  • B centro de interesse
  • C estudo dirigido
  • D método Montessori
18

Existe uma prática educacional escolar que é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes tendo em vista uma tomada de decisão. Quando o professor se utiliza desta prática educacional escolar ele está praticando a:

  • A avaliação
  • B observação
  • C gestão
  • D reflexão
19

Um filósofo, ao analisar a reprodução das condições de produção que implica a reprodução de forças produtivas e das relações de produção existentes, distingue no Estado vários aparelhos. Em um desses aparelhos a ideologia tem uma existência material, isto é, existe sempre radicada em práticas materiais reguladas por rituais materiais definidos por instituições materiais. Estamos falando do aparelho ideológico de Estado. Este pensador se chama:

  • A Dewey
  • B Rousseau
  • C Sainte-Anne
  • D Althusser
20

“Documento que se constitui em processo democrático de decisões, preocupado em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.”

A definição acima se refere ao seguinte documento da escola:

  • A portfólio pedagógico avaliativo
  • B registro pedagógico escolar
  • C projeto político pedagógico
  • D regimento escolar
21

Muitas vezes ocorre nas escolas uma manifestação de rejeição de ordem social que priva o indivíduo, considerado diferente e inferior, de sua dignidade e de seu direito de participar. É importante reconhecer esta manifestação numa perspectiva mundial, pois isto significa ampliar os olhares e sensibilizar autoridades educacionais, pais e professores. Esta manifestação recebe o nome de:

  • A bullying
  • B conflito interpessoal
  • C depressão
  • D indisciplina