Às teorias de aprendizagem são apresentadas aos professores durante a sua formação. De acordo com uma dessas teorias, as diferentes estruturas mentais são modificadas e combinadas por meio das experiências, da adaptação ao ambiente e da organização da nossa mente. A adaptação se dá por meio de um processo de assimilação, que modifica a realidade externa, e de um processo de acomodação, que é o que modifica nossas estruturas mentais. O texto nos remete ao seguinte autor:
Durante o crescimento da criança vários desenvolvimentos acontecem. Um deles representa la evolução da criança no processamento das informações no cérebro, À medida que cresce, ela vai se tornando mais capaz de adquirir, fixar e utilizar conhecimentos nas situações do seu dia a dia O desenvolvimento descrito é o:
O propósito da avaliação é garantir o sucesso do processo; ela é a parceira no sentido de encontrar o melhor resultado do curso de uma ação. Atualmente, a avaliação é inclusiva e seus resultados nos permitem tomar decisões em relação à caminhada no processo ensino-aprendizagem. Das alternativas abaixo, aquela que apresenta os três tipos de funções da avaliação do processo ensino-aprendizagem é:
No nosso cotidiano sempre estamos, planejando, e não seria diferente no ambiente escolar. Nele definimos metas e estratégias para desenvolver as competências é habilidades dos estudantes. Um planejamento que acontece na escola constitui-se numa estratégia de trabalho, em que todos, com seu saber próprio, com sua consciência, com sua adesão específica, organizam seus problemas, suas ideias, seus ideais, seu conhecimento da realidade, suas propostas e suas ações. Todos crescem juntos, transformam e criam a realidade em proveito de todos e com o trabalho coordenado. Todos dentro da escola e no entorno dela cooperam. Estamos falando do seguinte tipo de planejamento:
Nos dias atuais, o professor deve ser crítico e reflexivo diante do conhecimento dos diferentes componentes curriculares e suas respectivas áreas de conhecimento. No seu dia a dia escolar, deve desenvolver ações intencionais para estimular o aprendizado e o interesse do estudante. Essas ações são práticas denominadas:
Os componentes curriculares devem conversar entre si a fim de que a construção do conhecimento seja favorecida pelas conexões, interações e implicações entre os diferentes campos do saber. Para superar a fragmentação das áreas de conhecimento na escola e na vida, é importante que os educandos aprendam de forma significativa. Para isso, o professor deve utilizar práticas:
Para se garantir um clima harmonioso dentro da sala de aula é indispensável um relacionamento positivo entre professores e alunos, uma forma de instaurar a vivência igualitária tal qual deve ser a vida em sociedade. A valorização da escola como instrumento de apropriação do saber é o melhor serviço que se presta aos interesses populares, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social, favorecendo a construção:
Uma tendência na educação nacional e mundial mistura metodologias e altera a atuação do educador em situações de ensino e a atuação dos alunos nos momentos de aprendizado. E um programa de educação formal no qual o aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, lugar, modo e/ou ritmo de estudo, e pelo menos em parte em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência. O texto nos remete a:
Na escola existe um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional. Ele reflete a participação de toda a comunidade escolar bem como da comunidade do entorno da escola. Ele pode incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa. Esse documento está estruturado em três marcos — marco situacional, marco conceitual e marco operacional.
A descrição acima se refere ao seguinte documento:
No século XXI as escolas nacionais e mundiais buscam identificar e responder à diversidade de todos os alunos através de uma maior participação na aprendizagem, na cultura e na comunidade. Entendem que cada estudante tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem diferentes e que os sistemas educativos e programas educativos que se desenham devem ser os que se adaptam as suas diferentes necessidades. Compreendem que todos devem ter garantido o acesso à educação de qualidade, justa e equitativa, com igualdade de oportunidades. A educação descrita no texto denomina-se:
Das alternativas abaixo, aquela que apresenta uma informação verdadeira sobre o uso do cigarro eletrônico é:
Dentre as representações numéricas, há aquelas que associam um número natural a uma forma geométrica, que quando colocados em ordem crescente de posições (da menor para a maior posição), podemos observar uma estrutura lógica e constante de cálculo para definições quantitativas de uma posição qualquer. É o caso dos chamados de números triangulares, em que sendo o 1º número o 1, os demais são obtidos a partir da estrutura de cálculo [n.(n+1)]/2, onde “ n” é a posição ocupada por este número na sequência em que está inscrito. Com base nessas informações, abaixo fornecemos os primeiros termos da sequência denominada de números pentagonais. Podemos identificar que o 6º termo da sequência, a partir da evolução dos números, será o número:
Uma proposição matemática simples de uma sentença, expressa em palavras ou símbolos, procura exprimir um juízo ao qual se possa atribuir, dentro de um determinado contexto proposto, apenas duas situações lógicas associadas a “verdadeiro” ou “falso” . Dentro das proposições compostas temos o que chamamos de Tautologias, sendo que serão sentenças sempre verdadeiras independentemente dos eventos associados e as Contradições, que por sua vez serão sentenças sempre falsas independentemente dos eventos associados, assim sendo, dizemos que a “ negação de uma Tautologia é sempre uma Contradição”.
Outro capítulo das proposições matemáticas é a das Proposições Logicamente Equivalentes, nas quais algumas leis de equivalência se estabelecem, assim, se adotarmos as proposições X, Y e Z, qual das leis a seguir identificaríamos como a lei de Equivalência da Condicional?
Considere as seguintes matrizes:
Sendo “a” um número real, para que tenhamos A . B = C, o valor da variável “a” deverá ser: