Resolver o Simulado Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (AL-MA) - FGV
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A funcional;
B institucional;
C por natureza;
D programática;
E por modalidade de aplicação.
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A especificação;
B exclusividade;
C não vinculação;
D planejamento;
E precedência.
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A deve apresentar detalhamento de receitas e despesas estimadas para o exercício;
B deve ter suas metas avaliadas em audiências públicas quadrimestrais;
C em decorrência do dinamismo da ação governamental, deve ser elaborado a cada exercício financeiro;
D está relacionado com a perspectiva do planejamento estratégico;
E trata também dos critérios de priorização dos programas governamentais.
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A apresentação das metas do exercício de referência e, quando aplicável, do exercício anterior;
B avaliação do impacto e dos riscos da aplicação de recursos em fundos públicos;
C detalhamento das fontes de recursos e riscos dos investimentos para o exercício;
D informações sobre a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos;
E medidas adotadas em situações de descumprimento de limites fiscais.
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A todas as ações do programa serão classificadas como um projeto;
B se parte das ações do projeto forem custeadas com recursos de operações de crédito, será uma operação especial;
C por se tratar de um programa autorizado na lei orçamentária do ente, os recursos do tesouro são a única fonte;
D não é permitida a existência de um mesmo projeto em mais de uma esfera orçamentária ou em programas diferentes;
E os recursos serão destinados às ações do programa na modalidade aplicação direta.
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A colaborar com a expansão da ação pública;
B for discutida em audiências públicas temáticas;
C for objeto de dotação específica e suficiente;
D possibilitar procedimentos específicos de controle prévio e concomitante;
E tiver seu ciclo de execução concluído no exercício financeiro de referência.
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A corretamente, pois o ente federativo responsável pela arrecadação tributária e o repasse dos duodécimos é o Estado Alfa.
B corretamente, pelo princípio da separação dos poderes, haja vista que o Tribunal de Contas não é órgão do Poder Judiciário.
C erradamente, por violação ao princípio da continuidade, uma vez que os serviços públicos, mormente os essenciais, não devem ser interrompidos por má gestão do Administrador Público.
D erradamente, por violação ao princípio da intranscendência subjetiva das sanções, haja vista que o Governo do Estado Alfa não tem competência para intervir na esfera orgânica do TCE, que é uma instituição autônoma.
E corretamente, com base no princípio da impessoalidade, haja vista que todos os órgãos e entes estaduais devem observar a legislação de regência orçamentária, e o Estado Alfa é o ente federativo com representatividade e personalidade jurídica de direito público interno.
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A o ente deverá limitar empenho e gerar resultado fiscal nominal acima da meta para reduzir a dívida;
B o ente deverá revisar a programação financeira e o cronograma de desembolso do exercício;
C o ente estará proibido de realizar operação de crédito, inclusive por antecipação de receita, mas há ressalvas;
D o limite deverá ser reconduzido integralmente até o final do exercício, no caso de último ano de mandato;
E será vedado o refinanciamento de dívida, inclusive quando se destinar a pagamento de dívida mobiliária.
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A anexo de riscos fiscais;
B demonstrativo da execução das despesas por categoria econômica;
C relatório de gestão fiscal;
D relatório resumido da execução orçamentária;
E rol de notas explicativas ao balanço orçamentário.
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A benefícios de prestação continuada;
B despesas extraordinárias;
C direitos individuais, coletivos e difusos;
D orçamento da seguridade social;
E orçamento fiscal.
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A I, apenas.
B I e II, apenas.
C I e III, apenas.
D II e III, apenas.
E I, II e III.
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A a profissionalização da Administração Pública, viabilizando a previsibilidade das expectativas do funcionamento das organizações.
B a formalização das comunicações em conjunto com a impessoalidade nos relacionamentos entre os pares, reduzindo incentivos para a corrupção.
C a valorização da competência técnica graças à meritocracia, reforçada por meio da realização de concursos públicos.
D o aumento da autonomia dos gestores públicos, mudando o foco do controle procedimental para a verificação do cumprimento das metas acordadas.
E a padronização das ações de rotina e dos processos via normatização, efetivada por meio de regulamentos técnicos utilizados de forma genérica.
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A diferencia-se da governança de políticas públicas e de Centro de Governo, embora sejam relacionadas e interdependentes;
B as diversas práticas que implementam as atividades de governança podem ser agrupadas em três mecanismos específicos: propaganda, transporte e contabilidade;
C a governança é o direcionamento do esforço de gestão das organizações para resultados de interesse da sociedade, confundindo-se com a própria gestão;
D governar é a realização de duas atividades: avaliar as demandas das partes interessadas e estabelecer os problemas ou serviços prioritários;
E as diversas práticas que implementam as atividades de governança podem ser agrupadas em três mecanismos gerais: marketing, logística e finanças.
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Aaccountability;
B equidade;
C integridade;
D participação;
E transparência.
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Aaccountability”;
B controle interno”;
C institucionalização”;
D coerência”;
E participação”.
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A ajustar o seu cronograma de desembolso;
B emitir uma ordem de pagamento;
C inscrever o valor em restos a pagar processados;
D proceder à liquidação da despesa;
E processar uma nota de empenho.
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A o ente deverá publicar decreto com regras para o refinanciamento da dívida;
B o ente deverá abrir créditos adicionais extraordinários para cobrir o serviço da dívida;
C o tribunal de contas enviará alerta em decorrência da situação de calamidade financeira;
D o valor excedente deverá ser eliminado até o final do exercício corrente;
E pelo menos um quarto do excedente deverá ser reduzido no quadrimestre seguinte.
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A contenha anexos que subsidiem o acompanhamento da gestão fiscal;
B deva ser publicado anualmente por Municípios de pequeno porte;
C deva ser publicado pelo Poder Executivo bimestralmente e pelos demais poderes no encerramento do exercício;
D em caso de erros, não deva ser republicado, mas ajustado no relatório do período seguinte;
E não se aplique à execução orçamentária e financeira de consórcios públicos.
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A créditos não tributários;
B depósitos restituíveis;
C empréstimos concedidos;
D operações de crédito;
E transferências financeiras.
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A Como medida para combater a corrupção e o nepotismo todas as ações e as decisões devem ser públicas.
B O Estado deve ser substituído pela sociedade em tudo que não seja essencial.
C A gestão pública deve ser modernizada por meio de investimentos em equipamentos, softwares e em treinamento e capacitação de pessoal.
D A implementação “de cima para baixo” é a mais adequada às políticas cooperativas e participativas.
E A boa remuneração dos servidores públicos é essencial, pois subsidia a atração dos melhores profissionais do mercado.
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A tático.
Btop-down.
C operacional.
D estratégico.
E horizontal.
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A Maior uniformidade nas decisões.
B Tendência à duplicação de recursos.
C Decisões mais adaptadas às condições locais.
D Melhor controle e avaliação de desempenho na organização.
E Facilidade em localizar os responsáveis por decisões erradas.
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A Teorema de Pareto, Teoria da Expectativa e Ciclo de Juran.
B Cubo de Rubik, 14 pontos de Wilson e Teoria da Expectativa.
C Cubo de Rubik, 14 pontos de Wilson e Diagrama de Ishikawa.
D Cubo de Rubik, Teoria dos Dois Fatores e Teoria da Expectativa.
E Pirâmide de Maslow, Teoria dos Dois Fatores e Teoria da Expectativa.
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A situacional.
B do laissez-faire.
C da grade gerencial.
D dos traços de liderança.
E da liderança contingencial.
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A ineficiente.
B ineficaz.
C contingencial.
D efetiva.
E redundante.
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A Ser referência de Gestão Pública nas políticas administrativas, sempre com ênfase na valorização do servidor.
B Tornar-se o principal órgão gestor do desenvolvimento urbano da cidade.
C Planejar, monitorar e fiscalizar o uso e a ocupação do solo urbano.
D Demonstrar responsabilidade social e ambiental, seguir princípios éticos e participar de ações inovadoras.
E Adotar procedimentos inovadores nas relações interpessoais, probidade no trato da coisa pública e mostrar empenho para com o cidadão.
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A I, apenas.
B I e II, apenas.
C I e III, apenas.
D II e III, apenas.
E I, II e III.
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A Funcional.
B Territorial.
C Matricial.
D Por produtos.
E Divisional.
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A É um método interativo de melhoria.
B Consiste na execução de quatro passos relacionados.
C É definido como um esforço único e limitado no tempo.
D Desenvolve ações corretivas após a verificação de erros.
E Estabelece objetivos e metas durante a etapa de planejamento.
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A Ter cuidado com a aparência, evitando trajes extravagantes.
B Usar linguagem apropriada ao entendimento do receptor, independentemente do tipo de comunicação.
C Operacionalizar, adequadamente, o processo de comunicação com o público interno e externo.
D Ter paciência e seriedade, demonstrando flexibilidade e empatia na resolução de problemas.
E Manter um comportamento informal, para gerar um ambiente de trabalho criativo e amistoso.
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A Fixa a identidade de um documento relativamente a seu produtor.
B Classifica os documentos em função do conteúdo que abordam.
C Mantém o caráter específico de um documento, em função de seu contexto de produção.
D Garante a indivisibilidade e a integridade dos fundos de um arquivo.
E Respeita a organização estabelecida pela entidade produtora da documentação.
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A V – F – V.
B F – F – V.
C F – V – V.
D V – V – F.
E V – F – F.
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A 1 – 3 – 2.
B 2 – 3 – 1.
C 1 – 2 – 3.
D 3 – 2 – 1.
E 2 – 1 – 3.
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A custódia.
B recolhimento.
C arranjo.
D eliminação.
E avaliação.
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A I, apenas.
B II, apenas.
C III, apenas.
D I e III, apenas.
E I, II e III.
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A Ao tomar notas nos livros, não fazer nenhum tipo de anotação nas folhas dos documentos.
B Ao fazer a leitura, não dobrar os cantos das páginas dos documentos com a intenção de marcá-las.
C Ao fazer reparos nos livros ou documentos, não utilizar fitas adesivas, tipo durex.
D Ao acondicionar os documentos, não usar caixas–arquivo produzidas em material inerte ou alcalino.
E Ao secar volumes ou documentos que tenham sido atingidos por água, não os expor ao sol.
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A V, F, V;
B F, V, F;
C F, V, V;
D V, V, F;
E F, F, F.
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A espécie, tipo, suporte, formato e forma;
B forma, formato, espécie, tipo e suporte;
C formato, suporte, tipo, espécie e forma;
D formato, forma, espécie, tipo e suporte;
E suporte, formato, espécie, tipo e forma.
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A à espécie;
B ao gênero;
C ao tipo;
D à natureza do assunto;
E à forma.
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A primeira fase – produção;
B primeira fase – utilização;
C segunda fase – utilização;
D segunda fase – destinação;
E terceira fase – destinação.
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A 1.000 unidades; 500 unidades; 200 unidades;
B 1.000 unidades; 550 unidades; 200 unidades;
C 1.100 unidades; 600 unidades; 250 unidades;
D 1.100 unidades; 550 unidades; 250 unidades;
E 1.100 unidades; 600 unidades; 200 unidades.
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A 6;
B 8;
C 9;
D 13;
E 16.
43
A 0,2 ano;
B 0,3 ano;
C 0,4 ano;
D 0,5 ano;
E 1 ano.
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A comunicação;
B estabelecimento do contexto;
C melhoria contínua;
D monitoramento;
E tratamento dos riscos.
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A 80 unidades;
B 81 unidades;
C 128 unidades;
D 142 unidades;
E 160 unidades.
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A financeiro.
B gestão de estoques.
C recursos humanos.
D marketing.
E distribuição.
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A a demanda é responsável por puxar a produção, em quantidades determinadas e no momento certo.
B o emprego do método Kanban permite a maximização de estoques de escala em depósitos de terceiros.
C a rigidez do processo produtivo sustenta a manutenção de um custo fixo “zero”.
D a sazonalidade das compras de insumos, causada pela racionalidade pontual dos consumidores, viabiliza uma produção contínua.
E o aumento permanente nos prazos de fabricação garante a eliminação dos efeitos causados pelos riscos de interrupção.
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A 600.000 reais;
B 675.000 reais;
C 720.000 reais;
D 750.000 reais;
E 850.000 reais.
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A 36 unidades;
B 38 unidades;
C 40 unidades;
D 42 unidades;
E 50 unidades.
50
A 850.000 reais;
B 1.250.000 reais;
C 1.650.00 reais;
D 5.450.000 reais;
E 6.250.000 reais
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A a constatação de grave violação efetiva e real de direitos humanos e a possibilidade de responsabilização internacional, decorrente do descumprimento de obrigações assumidas em tratados internacionais, são pressupostos suficientes para o acolhimento do incidente de deslocamento de competência;
B possuem legitimidade para suscitar o incidente de deslocamento de competência, perante o Superior Tribunal de Justiça, o procurador geral da República, o defensor público da União e o advogado geral da União, não o podendo fazer a vítima ou o grupo vitimado;
C a existência de condenação do Estado brasileiro pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, como no caso da Favela Nova Brasília/RJ, é fundamento suficiente para o deslocamento de competência para a Justiça Federal, ante o inegável interesse da União;
D de acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, é sempre necessário, entre outros pressupostos, haver evidência de que os órgãos do sistema estadual não mostram condições de seguir no desempenho da função de apuração, processamento e julgamento do caso com a devida isenção;
E embora largamente verificado na realidade judiciária, o incidente de deslocamento de competência impõe uma exceção à regra geral de competência relativa e somente poderia ser efetuado em situações excepcionalíssimas.
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A constitucional, pois os entes federados gozam de autonomia para estabelecer o montante correspondente às obrigações de pequeno valor e, dessa forma, afastar a aplicação do sistema de precatórios, tendo como parâmetro as suas disponibilidades financeiras;
B inconstitucional, pois os entes federados não gozam de autonomia para estabelecer o montante correspondente às obrigações de pequeno valor e não podem afastar a aplicação do sistema de precatórios, tendo como parâmetro as suas disponibilidades financeiras;
C inconstitucional, pois os entes federados, apesar de gozarem de autonomia para estabelecer o montante correspondente às obrigações de pequeno valor, não podem estabelecer valor diverso daquele definido pela União, tendo como parâmetro as suas disponibilidades financeiras;
D constitucional, pois os entes federados podem estabelecer valor além ou aquém daquele fixado pela União, independentemente de suas disponibilidades financeiras, em razão da sua autonomia federativa;
E inconstitucional, pois a competência para fixar o valor limite da Requisição de Pequeno Valor (RPV) é privativa da União, uma vez que há afastamento da aplicação do sistema de precatórios.
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A Ana está certa;
B Inês está certa;
C Bruna está certa;
D Ana e Bruna estão certas;
E Inês e Bruna estão certas.
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A as informações, não obstante o decurso do tempo, não se incorporaram à intimidade de João, podendo ser objeto de divulgação;
B o direito à informação sempre prepondera, in abstracto, sobre o direito à privacidade, o que gera a inferência lógica de que a divulgação dos fatos é lícita;
C as informações, pelo decurso do tempo, tornaram-se projeção do direito à privacidade, não podendo ser objeto de divulgação ou de comentários de terceiros;
D em razão do abalo sofrido por João, o seu direito à privacidade, no caso concreto, apresenta maior peso que a liberdade de informação, o que torna a divulgação ilícita;
E a divulgação das informações, na forma descrita, afronta o princípio da dignidade da pessoa humana, comprometendo a ressocialização de João, o que aponta para a sua ilicitude.
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A todos são constitucionais.
B apenas o Artigo 2º é constitucional.
C apenas os Artigos 2º e 3º são constitucionais.
D apenas os Artigos 1º e 3º são constitucionais.
E apenas os Artigos 1º e 2º são constitucionais.
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A deve processar e julgar o feito como ação direta de inconstitucionalidade.
B deve remeter os autos ao Tribunal de Justiça do Estado em cujo território esteja situado o Município Alfa.
C deve processar e julgar o feito caso a relevância social assumida pela Lei nº X/1987 assim o aconselhe.
D pode receber a ação como arguição de descumprimento de preceito fundamental, caso sejam preenchidos os requisitos exigidos.
E pode receber a ação como reclamação constitucional, considerando a transcendência dos motivos adotados em outra causa, com objeto similar.
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A apenas as situações 2 e 3 são inconstitucionais.
B apenas as situações 1 e 2 são inconstitucionais.
C apenas a situação 3 é inconstitucional.
D apenas a situação 1 é inconstitucional.
E as três situações são inconstitucionais.
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A Poder Executivo municipal, não será afastada do cargo efetivo e continuará a receber a remuneração correspondente a este último.
B Poder Executivo municipal, será afastada do cargo efetivo e não poderá optar pela remuneração correspondente a este último.
C Poder Legislativo municipal, será afastada do cargo efetivo, não podendo optar pela remuneração correspondente a este último.
D Poder Legislativo municipal, será sempre afastada do cargo efetivo, mas pode optar pela remuneração correspondente a este último.
E Poder Executivo ou do Poder Legislativo municipal, neste último caso se não houver compatibilidade de horários, será afastada do cargo efetivo, mas pode optar pela remuneração.
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A poderia ajuizar uma ação popular;
B poderia ajuizar uma ação civil pública;
C poderia impetrar um mandado de segurança;
D poderia ajuizar uma reclamação constitucional;
E não poderia ajuizar nenhuma ação constitucional.
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A poderia ajuizar uma ação popular;
B poderia ajuizar uma ação civil pública;
C poderia impetrar um mandado de segurança;
D poderia ajuizar uma reclamação constitucional;
E não poderia ajuizar nenhuma ação constitucional.
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A ARQUITETURA, somente.
B ARQUITETURA e arquitetura, somente.
C ARQUITETURA e Arquitetura, somente
D Arquitetura e arquitetura, somente.
E Todas as três grafias.
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A Gráficos / filtros / tabela / relatórios da página / ilustrações.
B Temas / configurar página / dimensionar para ajustar / opções de planilha / organizar.
C Obter dados externos / conexões / classificar e filtrar / ferramentas de dados / estrutura de tópicos de página.
D Modos de exibição de pasta de trabalho /mostrar página / zoom / janela / marcos.
E Área de transferência / alinhamento da página / estilo / células / edição.
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A (A1 + A2) /2.
B (B2 + B3) /2.
C (A4 + A5) /2.
D (A2 + A3) /2.
E (B4 + B5) /2.
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A agendar tarefas de backup de arquivos e ativar aplicativos de acionamento periódico.
B visualizar os aplicativos, os processos em segundo plano e os processos do Windows em atividade.
C gerenciar e supervisionar as operações de instalação e recuperação do sistema Windows.
D gerenciar as atualizações eventuais do Windows com periodicidade determinada.
E supervisionar e garantir as permissões de acesso aos arquivos do sistema por parte dos usuários.