Um técnico de laboratório de informática de um determinado campus do IFRJ foi encarregado de produzir um texto com informações a respeito do funcionamento do suporte que seria oferecido aos estudantes de sua unidade. Em um determinado momento, foi preciso realizar uma quebra de linha no texto. A tecla de atalho utilizada, no Microsoft Word 365, para realizar tal procedimento é:
Um usuário do MS Word deseja fechar um documento que está sendo editado, salvando-o por meio da execução de um atalho de teclado. Nesse caso, esse atalho de teclado é:
Um Administrador de sistemas está trabalhando em um computador com sistema operacional Linux. Caso ele deseje verificar a quantidade de espaço utilizado pelo disco rígido instalado nessa máquina, ele deve utilizar o comando:
Um computador sofreu uma tentativa de invasão, na qual o atacante criou sucessivas combinações com o objetivo de acertar a senha do administrador do computador, para conseguir acesso às informações e aos dados. Por essas características, esse tipo de ataque é conhecido como:
No intuito de divulgar e mostrar a essência da logomarca ao público, uma empresa deseja criar conteúdos nos formatos conhecidos por Stories, IGTV e Reels. Para isso, essa empresa deseja utilizar os recursos de uma rede social e, nesse caso, pelas características que possui, a mais adequada para uso é:
No que se refere às ferramentas de escritório, atualmente é imprescindível conhecer os recursos dos softwares que compõem o pacote MS Office 2019 BR. No uso desses recursos,
I. no Word, a execução de um atalho de teclado permite aplicar o alinhamento centralizado a um parágrafo ou texto, em uma atividade de digitação.
II. no Powerpoint, o acionamento de uma tecla de função possibilita realizar a apresentação de slides a partir do começo, ou seja, do primeiro slide.
III. tanto no Word como no Powerpoint, o acionamento de um ícone possibilita realizar a verificação e correção da ortografia.
Nessas condições, o atalho de teclado em I, a tecla de função em II e o ícone em III são, respectivamente:
No contexto das imagens, as vetoriais são feitas de pontos, linhas e curvas que podem ser ampliadas infinitamente sem perder a qualidade, ao passo que as matriciais são feitas de pixels, em que cada pixel é responsável por uma cor. Diferente das imagens em vetor, imagens matriciais são dependentes da resolução e, quando se muda o tamanho de uma imagem de mapas de bits, aumentam-se ou diminuim-se os pixels, o que pode acarretar distorção e perda de qualidade. Na manipulação de imagens, um termo é definido como a tarefa de converter uma imagem vetorial em uma matricial, para a possível leitura do documento. Nesse sentido, o processo de conversão de imagens vetoriais em matriciais, e dois exemplos de formatos de imagens, um vetorial e outro matricial são, respectivamente:
Backup é a operação de copiar dados por segurança em um local diferente do original. Entre os vários tipos existentes, aquele que copia os dados criados ou alterados desde o último backup e marca os arquivos como tendo sido copiados, ou seja, que desmarca o atributo de arquivamento, é o backup:
Um técnico de laboratório foi incumbido de realizar um estudo a respeito de alternativas de aplicativos para ensino remoto durante o período da pandemia. O item abaixo que contém apenas ambientes virtuais de aprendizagem que atendam à solicitação do estudo solicitado é:
Atualmente, a Internet costuma ser alvo de diversos ataques que vão desde simples diversão até operações de ações criminosas. Defacement é uma técnica de ataque na Internet que consiste em:
O Estado, de acordo com Malberg, sob o aspecto político, é conceituado como a comunidade de homens, fixada sobre um território com potestade superior de ação, de mando e de coerção, sendo que seu elemento condutor, que exerce o poder absoluto de autodeterminação e auto-organização, é denominado:
Há agentes públicos que são cidadãos convocados, designados ou nomeados, em função de sua condição cívica, honorabilidade ou notória capacidade profissional, para transitoriamente prestar determinados serviços ao Estado, sem qualquer vínculo empregatício e, normalmente, sem remuneração. Esses agentes são:
Os princípios básicos da administração pública são constituídos por um conjunto de regras que devem ser observadas obrigatoriamente pelo bom administrador. Há um princípio que determina a divulgação do ato oficial para conhecimento do público e início de seus efeitos externos. Esse é o princípio da:
O poder que o administrador público tem para praticar ato administrativo com liberdade de escolha, dentre as possibilidades, em um caso concreto e que permita análise de acordo com sua conveniência, oportunidade e conteúdo para que se adote a solução mais adequada para satisfazer o interesse público é o:
Os atos que a Administração impõem coercitivamente ao administrando ou servidor em função de sua supremacia, exigindo obrigatoriedade de atendimento como os que ocorrem nas desapropriações e nas interdições, são os atos de:
O princípio que impõe ao agente público que este, na sua conduta e no desempenho da sua atividade estatal, tome por base os valores éticos denomina-se:
O poder hierárquico da administração pública se caracteriza por:
O serviço que a administração pública exerce de forma centralizada, distribuindo suas competências entre seus vários órgãos com a finalidade de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços, denomina-se:
O controle que é realizado pela entidade ou órgão responsável de um Poder no âmbito hierárquico da própria administração é conhecido como:
A administração pública tem alguns princípios que norteiam sua gestão. O princípio que torna obrigatória a divulgação dos atos, contratos e outros documentos da administração pública para conhecimento, controle e início dos seus feitos corresponde ao:
O assunto central do texto anterior é:
A finalidade principal do texto anterior é:
No trecho “A Ford norte-americana trabalha em um projeto, segundo detalhes da revista Car and Driver, de um sistema que permite aos carros da marca voltarem às lojas sozinhos, em caso de não pagamento das dívidas de seus donos” (1º parágrafo), a palavra destacada indica a ideia de:
No trecho “A depender da situação da dívida, o carro pode voltar para a concessionária sozinho, até que se paguem as parcelas” (2º parágrafo), o verbo está no:
No trecho “Dados do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos mostram que a Ford fez o registro dessa patente em 2021, mas só agora obteve resposta” (3º parágrafo), as palavras destacadas são, respectivamente:
No trecho “A depender do caso, o motor também será desligado” (4º parágrafo), constata-se uma relação de:
No trecho “Ainda é necessário avançar na melhoria dos sistemas autônomos, para que só assim seja possível retomar os veículos sem ninguém ao volante” (5º parágrafo), o conectivo destacado poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, por:
A palavra “ferro-velho” é constituída originalmente de um substantivo e de um adjetivo. Essa palavra foi formada pelo processo de:
Em “nos chamar a atenção para o que deve estar errado” (segundo parágrafo), o pronome relativo em destaque funciona como sujeito da oração que inicia. Exerce essa mesma função sintática o que em:
O tema central do texto é a:
Em “as chuvas em reservatórios de hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste deverão ser mais intensas do que o previsto” (1º parágrafo), os conectivos destacados veiculam a noção de:
Em “Os dados de Energia Armazenada indicam que os níveis dos reservatórios das hidrelétricas podem encerrar setembro em patamares superiores a 65% em três subsistemas” (3º parágrafo), a palavra destacada pertence à mesma classe do termo destacado em:
“Nos demais subsistemas, as projeções mudaram para 107% da média histórica [...] (2º parágrafo). Nesse trecho, a forma verbal “mudaram” está no mesmo modo e tempo do verbo destacado em:
Em “O subsistema Sudeste/Centro-Oeste deve atingir 49,4%, na mesma data [...]” (4º parágrafo), o verbo destacado expressa a noção de:
“A previsão considera os dias 17 a 23 de setembro” (1º parágrafo). Na voz passiva, essa oração fica:
A palavra “hidrelétrica” é acentuada pela mesma razão da palavra:
No título do texto (“Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste terão chuvas intensas, aponta ANS”), a vírgula está sendo utilizada para:
A frase cujo emprego do acento grave está correto é:
No período “Eles cantaram tanto que todos ficaram cansados”, a oração destacada expressa a noção de:
A função principal do texto apresentado é:
Blagun é advogado e tem dois filhos em idade escolar. Com o intuito de participar ativamente da educação dos mesmos, procura a direção da escola onde foram efetuadas as duas matriculas. Após um breve diálogo com a direção, é aconselhado a procurar treinamentos que são oferecidos aos genitores sobre a realidade das escolas da sua região. Verifica, nesse processo de aprendizado que, nos termos da Lei 9.394/96, um dos princípios informadores consiste na gestão do ensino público:
Leonardo é professor e atua no município Betak, onde existem peculiaridades econômicas locais, além da dificuldade de transporte diante da existência de inúmeras habitações localizadas nos vários rios da região. Por força dessa realidade, a escola possui um calendário escolar próprio. Nos termos da Lei nº 9.394/96, o calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de:
A atuação do assistente de aluno deverá ser adequada ao estágio de desenvolvimento infantil das crianças que se encontram na unidade de ensino em que trabalha, porque diferentes fases do crescimento infantil exigem diferentes necessidades de cuidado, segurança, organização e orientação, pois cada fase se caracteriza por apresentar um grau diversificado de desenvolvimento do aluno no que se refere a:
De acordo com as fases de desenvolvimento infantil de Piaget, no estágio de desenvolvimento infantil de operações concretas, as crianças ficam menos egocêntricas, dominam uma linguagem mais elaborada, passam a apreciar mais a amizade, sendo capazes de se colocarem no lugar de outro aluno. Têm uma lógica interna que os auxilia a solucionarem problemas concretos. Portanto, nos momentos livres e de recreação na escola, nesse estágio de desenvolvimento, as crianças se interessam mais por:
Lucas participou em uma excursão da escola na qual ele se engasgou com um o alimento de tal modo que veio a falecer, pois na equipe da escola ninguém soube como salvar a sua vida. Essa é uma história baseada em um fato real, este acidente teve tanta repercussão que, atualmente, todas escolas brasileiras do ensino básico realizam treinamentos em primeiros socorros para suas equipes escolares. As noções de primeiros socorros orientam que, quando se está em um local distante do serviço de emergência, no caso de uma criança se engasgar, estando ela consciente e em fase de parada respiratória, para salvar a sua vida é necessário:
Por volta dos três anos de idade, a criança entra na fase de desenvolvimento em que deseja agradar o outro por ter necessidade de aprovação, pois só consegue agradar a si mesma se tem a sensação que consegue agradar o outro, e se admira à medida que consegue admirar o outro. Assim, vai construindo sua identidade na interação do contexto em que se insere, o que torna a creche e o coletivo escolar importantes no seu processo de seu desenvolvimento. A criança, ao querer imitar e agradar o outro, espelha uma evidente relação de:
A escola possui diversos instrumentos de participação e de informação que têm a finalidade de divulgar o trabalho pedagógico que será realizado, facilitando o entrosamento com as famílias das crianças matriculadas. O coletivo escolar precisa conhecer esses instrumentos, pois eles serão temas do diálogo que irá se estabelecer entre as famílias e a escola, sendo que a essência dos princípios e da prática pedagógica estão presentes:
Todos que atuam em uma escola de educação infantil têm o compromisso de garantir o bem-estar do aluno, propiciando a ele um ambiente educacional que o torne ativo, curioso, competente, criativo e relativamente autônomo. Por essa razão, na prática educativa realizada pela comunidade escolar, o assistente de aluno deverá se integrar e participar:
Para que a escola seja um espaço de encontro qualificado, dinâmico, relacional e aberto às múltiplas possibilidades de atuações humanas, o processo de comunicação, presencial e digital, deve ser sobretudo:
Os professores e os demais profissionais da educação infantil relacionam-se com a família dos alunos em diversas atividades promovidas pela escola, o que possibilita a instituição de ensino agregar experiências e saberes, articulando os dois contextos de desenvolvimento da criança. O diálogo resultante desse relacionamento permite compreender os pais como usuários diretos do serviço de educação e como representação: