Resolver o Simulado Prefeitura de Águas de Chapecó - SC - Técnico - Enfermagem - IBAM - Nível Médio

0 / 20

Enfermagem

1

A respeito da dengue, assinale a alternativa correta.

  • A O período de incubação é de 48 h a 96 h.
  • B O agente causador da patologia é o mosquito palha.
  • C A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus que pertence à família Flaviviridae
  • D O Aedes aegypti é o mosquito incubador e transmissor da dengue; a bactéria responsável por essa patologia se desenvolve e amadurece dentro do mosquito, antes de ser transmitida.
  • E O vírus é transmitido para humanos por meio da picada de mosquitos machos infectados.
2

Acerca dos métodos de controle vetorial, analise as afirmativas abaixo:
I.O reforço na coleta de resíduos sólidos, com destino final adequado, em áreas com altos índices de infestação é um exemplo de controle vetorial mecânico.
II.A vedação de depósitos de armazenamento de água, com a utilização de capas e tampas é um tipo de controle vetorial legal.
III.O Bacillus thuringiensis israelensis (Bti) é um tipo de controle biológico com elevada propriedade larvicida, seu mecanismo de atuação baseia-se na produção de endotoxinas proteicas que, quando ingeridas pelas larvas, provoca sua morte.
Qual (is) afirmativa (s) está (ão) CORRETA (S)?

  • A Apenas, I e III.
  • B Apenas, II.
  • C Apenas, III.
  • D Apenas, I e II.
3

Acerca da dengue, marque a alternativa CORRETA:

  • A É causada por um protozoário.
  • B O acúmulo de água parada não contribui para a proliferação do mosquito, nem para disseminação da doença.
  • C É transmitida pela picada do mosquito macho.
  • D Existem quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) da doença.
4

Em relação as diretrizes básicas para controle vetorial, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
(__)Municípios classificados no Estrato I são municípios infestados, aqueles com disseminação e manutenção do vetor nos domicílios.
(__)Municípios classificados no Estrato II são municípios não infestados, aqueles em que não foi detectada a presença disseminada do vetor nos domicílios.
(__)Em municípios classificados no Estrato II deve ser realizada visita domiciliar bimestral em 100% dos imóveis.
A sequência CORRETA é:

  • A V, F, V.
  • B F, F, V.
  • C V, V, F.
  • D F, V, V.
5

Sobre as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE), marque a alternativa CORRETA:

  • A Em municípios classificados no Estrato I nunca deve ser realizada a visita domiciliar.
  • B Não cabe ao ACE encaminhar um caso suspeito de dengue para a unidade de saúde.
  • C Se durante a visita domiciliar houver identificação de suspeita de dengue o ACE nunca deve orientar sobre a hidratação oral do suspeito.
  • D Em caso de imóveis fechados, abandonados ou com recusa de visita é possível assegurar a visita domiciliar pelo ACE por meio do controle legal.
6

Acerca da Lei nº 11.350/2006, marque a alternativa CORRETA:

  • A Agentes de Combate às Endemias não podem ser considerados profissionais de saúde.
  • B Não é obrigatória a presença de Agentes de Combate às Endemias na estrutura de vigilância epidemiológica e ambiental.
  • C O Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças, mas nunca o de promoção da saúde.
  • D A realização de ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e coleta de reservatórios de doenças é considerada uma atividade típica do Agente de Combate às Endemias.
7

Sobre a Poliomielite, marque a alternativa CORRETA:

  • A É causada por uma bactéria.
  • B É uma doença não contagiosa, também denominada paralisia infantil.
  • C A vacinação é a única forma de prevenção da doença.
  • D Somente crianças maiores de 5 anos devem ser vacinadas.
8

De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue e Endemias, o Agente de Controle de Endemias (ACE) possui algumas atribuições. Marque a alternativa que não está de acordo com as atribuições do ACE:

  • A Realizar a pesquisa larvária em imóveis, para levantamento de índices e descobrimento de focos.
  • B Identificar criadouros contendo formas imaturas do mosquito.
  • C Medicar os casos suspeitos e posteriormente encaminhar às Unidades Atenção Primária em Saúde.
  • D Orientar moradores e responsáveis para a eliminação e/ou proteção de possíveis criadouros.
9

Marque a alternativa que apresenta uma doença transmissível causada por um vírus:

  • A Sarampo.
  • B Hanseníase.
  • C Coqueluche.
  • D Difteria.
10

Acerca da hantavirose, marque a alternativa CORRETA:

  • A A febre e a dor abdominal não são sintomas da doença.
  • B A transmissão percutânea não ocorre para espécie humana.
  • C O saneamento básico adequado pode ser considerado uma medida preventiva contra a doença.
  • D É uma zoonose bacteriana aguda.

Português

11

Considerando-se as palavras “foco”, “apreender”, “atrair”, “assimilar” e “suscitar”, quantas são classificadas como trissílabas (três sílabas)?

  • A Somente uma palavra. 
  • B Somente duas palavras.
  • C Somente três palavras.
  • D Todas as palavras
12
Você sabe como a relação entre um cão e um humano é construída?

        Pesquisadoras da USP acreditam que a capacidade do animal entender expressões humanas é um dos pontoschave para esse relacionamento. O artigo da professora Briseida Dôgo de Resende e da pesquisadora Natalia Albuquerque, ambas do Instituto de Psicologia (IP) da USP, discute as habilidades de percepção de emoções de cães, como essa percepção é utilizada por eles e traz sugestões para investigações futuras, como a da personalidade, dos níveis de apego com o cachorro e de fatores demográficos.
        O artigo Dogs functionally respond to and use emotional information from human expressions, publicado na revista Evolutionary Human Sciences, é uma revisão sistemática, ou seja, quando os autores apresentam discussões e ________ com base na literatura científica existente sobre o tema. Natalia conta que foram usadas 61 referências, escolhidas de acordo com a relevância na área.
        A professora Briseida explica que o desenvolvimento da capacidade dos cachorros de entender as expressões humanas pode ser pensado em dois momentos: durante a evolução da espécie e durante a história individual de cada cão. “A seleção natural pode ter atuado no sentido de favorecer a sobrevivência de cães mais _______ para aprender sobre as expressões das emoções dos humanos”, explica. No entanto, ela ressalta que ainda não é possível dizer exatamente como essa evolução ocorreu. Mas, ao se aproximar dos tutores, o cachorro passa a reconhecer as emoções e vai se _________ a elas.
        Os cães não apenas reconhecem as emoções humanas, mas também entendem as consequências disso e respondem de acordo com cada expressão. “Essas habilidades foram críticas para a aproximação das duas espécies, para o estabelecimento de laços e para a manutenção dos relacionamentos. Hoje em dia, dividimos nossas vidas com animais que são sintonizados a nós e que podem nos compreender”, diz Natalia Albuquerque.
(Fonte: Jornal da USP - adaptado.) 

Assinalar a frase em que a palavra homônima sublinhada está empregada de forma INCORRETA:

  • A O prefeito dirigiu os cumprimentos aos familiares das vítimas.
  • B Conforme esperado, delatou o empregador.
  • C Com cuidado, guardou todos os alimentos na dispensa da cozinha.
  • D O juiz absolveu o réu.
13

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A palavra destacada atende às exigências de concordância de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:

  • A A administração de empresas de tecnologia e o marketing profissional estão envolvidos na promoção de novos negócios na área econômica.
  • B A assistência social às pessoas carentes e os cuidados com o aparecimento de novas doenças são necessárias para manter a saúde da população.
  • C A iniciativa de implementar mudanças nas empresas e o sucesso ao alcançar êxito são comemoradas pelos funcionários.
  • D O financiamento de projetos e a assistência aos necessitados, desejadas pelos empreendedores sociais, precisam da atenção redobrada dos responsáveis.
  • E A vacinação de toda a população e a intensificação dos estudos sobre a pandemia devem ser implementados pelas autoridades. 
14
  • Texto CGIAI-I


  • Nem mais como tema literário serve ainda esse assunto de seca. Já cansou quem escreve, cansou quem lê e cansou principalmente quem o sofre. Parece mesmo que cansou o próprio Deus Nosso Senhor, pois que afinal, repetindo um gesto sucedido há exatamente um século (o último diz a tradição que foi em 1851), contra todos os cálculos, contra todas as experiências, ultrapassando os otimismos mais alucinados, fez começar um inverno no Nordeste durante a primeira quinzena de abril.


    Eu estava lá Assisti mais uma vez à mágica transformação do deserto em jardim do paraíso. E vendo o céu escurecer bonito, depois de tantos meses de desesperança, os compadres diziam que eu lhes levara o inverno nas malas. O fato é que, durante a viagem de ida, enquanto o "Constellation" da Panair voava por cima do colchão compacto de nuvens carregadas de água, me dava uma vontade desesperada de rebocá-las todas, lá para onde tanta falta faziam, levá-las como rebanho de golfinhos prisioneiros e despejá-las em cheio sobre os serrotes do Quixadá.


    Pois choveu, Encheram-se os açudes, as várzeas deram nado, os rios subiram de barreira a barreira.


    Mas ninguém espere muito de um inverno assim tardio. Já se agradece de joelhos o pasto aparentemente garantido, o gado salvo. Mas não se espera que haja milho. Talvez feijão, desse precoce que dá em dois meses. E o algodão aguenta, provavelmente. Nada mais.


Rachel de Queiroz. Choveu (com adaptações)

Entende-se do penúltimo parágrafo do texto CGIAl-I que o segundo período expressa, em relação ao primeiro, uma ideia de

  • A consequência.
  • B finalidade.
  • C causa.
  • D conclusão.
  • E explicação.
15
  • Texto CGIAI-I


  • Nem mais como tema literário serve ainda esse assunto de seca. Já cansou quem escreve, cansou quem lê e cansou principalmente quem o sofre. Parece mesmo que cansou o próprio Deus Nosso Senhor, pois que afinal, repetindo um gesto sucedido há exatamente um século (o último diz a tradição que foi em 1851), contra todos os cálculos, contra todas as experiências, ultrapassando os otimismos mais alucinados, fez começar um inverno no Nordeste durante a primeira quinzena de abril.


    Eu estava lá Assisti mais uma vez à mágica transformação do deserto em jardim do paraíso. E vendo o céu escurecer bonito, depois de tantos meses de desesperança, os compadres diziam que eu lhes levara o inverno nas malas. O fato é que, durante a viagem de ida, enquanto o "Constellation" da Panair voava por cima do colchão compacto de nuvens carregadas de água, me dava uma vontade desesperada de rebocá-las todas, lá para onde tanta falta faziam, levá-las como rebanho de golfinhos prisioneiros e despejá-las em cheio sobre os serrotes do Quixadá.


    Pois choveu, Encheram-se os açudes, as várzeas deram nado, os rios subiram de barreira a barreira.


    Mas ninguém espere muito de um inverno assim tardio. Já se agradece de joelhos o pasto aparentemente garantido, o gado salvo. Mas não se espera que haja milho. Talvez feijão, desse precoce que dá em dois meses. E o algodão aguenta, provavelmente. Nada mais.


Rachel de Queiroz. Choveu (com adaptações)

Sem alteração da coerência das ideias do texto CGIAl-I, a expressão de tempo e de modo verbal da oração "haja milho" (terceiro período do último parágrafo) seria preservada caso a forma verbal "haja" fosse substituída por

  • A surge.
  • B ocorrerá.
  • C terá.
  • D existira.
  • E apareça.
16
Leia o texto, para responder a questão.

Enganos

        Difícil quem nunca passou por algum engano nesta vida. Dos pequenos, bizarros, aos mais cruéis – ciladas; enganos da avaliação errada, distorcida, conduzida pela ingenuidade ou pela miopia, quando faltam sagacidade, apuração, conhecimento. E dá na tal história: “pensei que era joia rara, era bijuteria”.     

    E vai da melancia que alguém disse ser doce, ao profissional que se consultou, passando por amizades, relacionamentos amorosos, negócios em sociedade e uma fieira infinita de eteceteras. Algum dia você é enganado!

            Melhor do que enganar, sabia? Por piores que sejam os danos, as perdas, os males, melhor, bem melhor será o resgate daquele que foi enganado do que o fim do usurpador. Mesmo com uma justiça tão injusta, humana e falha, mesmo assim, melhor é não estar no balcão dos malfeitores.

            Baltasar Gracián y Morales, importante prosador do séc. XVII, escreveu: “ninguém mais fácil de enganar que um homem honesto, muito confia quem nunca engana”. E é assim mesmo. Quem tem a honestidade como primícia enxerga o outro da mesma forma, com as lentes do seu bom coração, da ética, de valores corretos e verdades.

            O fato é que enganos são astúcias de um inimigo muito bem preparado. O sacerdote inglês Charles Caleb Colton deixou a seguinte pérola: “há enganos tão bem elaborados que seria estupidez não ser enganado por eles”.

          Encerro com o filósofo Ralph Waldo Emerson. Numa carta de 1854, para a filha Ellen, ele escreveu linda e bondosamente: “Termine cada dia e esteja contente com ele. Você fez o que pôde. Alguns enganos e tolices se infiltraram indubitavelmente; esqueça-os tão logo você consiga. Amanhã é um novo dia; comece-o bem e serenamente com um espírito elevado demais para ser incomodado pelas tolices do passado.”

        Então, houve enganos? Perdoe-os e perdoe-se e siga em frente!

(Elma E. Bassan Mendes, Diário da Região, 21.01.2023. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a expressão entre colchetes substitui o trecho destacado de acordo com a norma- -padrão de emprego do pronome.

  • A Você enxerga o outro da mesma forma; você vê o outro com as lentes do seu coração. [lhe vê]
  • B Amanhã é um novo dia; vivam o amanhã com serenidade. [vivam-no
  • C Enganar o outro chega a doer; respeitar o outro é a regra. [respeitar-lhe]
  • D Esteja contente com cada dia; termine o dia feliz. [termine ele]
  • E Alguns enganos se infiltraram; apaguem os enganos de sua memória. [apaguem-os]
17
Texto II para responder à questão.

A vida é um eterno amanhã

     As traduções são muito mais complexas do que se imagina. Não me refiro a locuções, expressões idiomáticas, palavras de gíria, flexões verbais, declinações e coisas assim. Isto dá para ser resolvido de uma maneira ou de outra, se bem que, muitas vezes, à custa de intenso sofrimento por parte do tradutor. Refiro-me à impossibilidade de encontrar equivalências entre palavras aparentemente sinônimas, unívocas e univalentes. Por exemplo, um alemão que saiba português responderá sem hesitação que apalavra portuguesa “amanhã” quer dizer “morgen”. Mas coitado do alemão que vá para o Brasil acreditando que, quando um brasileiro diz “amanhã”, está realmente querendo dizer “morgen”. Raramente está. “Amanhã” é uma palavra riquíssima e tenho certeza de que,se o Grande Duden fosse brasileiro, pelo menos um volume teria de ser dedicado a ela e outras, que partilham da mesma condição.

    “Amanhã” significa, entre outras coisas, “nunca”, “talvez”, “vou pensar”, “vou desaparecer”, “procure outro”, “não quero”, “no próximo ano”, “assim que eu precisar”, “um dia destes”, “vamos mudar de assunto”, etc. e, em casos excepcionalíssimos, “amanhã” mesmo. Qualquer estrangeiro que tenha vivido no Brasil sabe que são necessários vários anos de treinamento para distinguir qual o sentido pretendido pelo interlocutor brasileiro, quando ele responde, com a habitual cordialidade nonchalante, que fará tal ou qual coisa amanhã. O caso dos alemães é, seguramente, o mais grave. Não disponho de estatísticas confiáveis, mas tenho certeza de que nove em cada dez alemães que procuram ajuda médica no Brasil o fazem por causa de “amanhãs” casuais que os levam, no mínimo, a um colapso nervoso, para grande espanto de seus amigos brasileiros – esses alemães são uns loucos, é o que qualquer um dirá.
(João Ubaldo Ribeiro. Disponível em: https://www.academia.org.br/ academicos/joao-ubaldo-ribeiro/textos-escolhidos. Fragmento.)
Não me refiro a locuções, expressões idiomáticas, palavras de gíria, flexões verbais, declinações e coisas assim.” (1º§) No trecho destacado anteriormente, é possível observar que a forma verbal “refiro” possui como complemento, termos
  • A diretamente ligados ao termo regente apenas.
  • B indiretamente ligados ao termo regente apenas.
  • C diretamente e indiretamente ligados ao termo regente.
  • D dependentes do termo regente em relação à concordância estabelecida.
  • E identificados como locuções adjetivas representadas por sequência enumerativa apenas.
18
Andorinhas-azuis intrigam cientistas ao fazerem pequena ilha da Amazônia de casa

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões EstratégicasImagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Daniel Grossman, Dado Galdieri. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/12/andorinhas-azuis-intrigam-cientistas-ao-fazerem-pequena-ilha-da-amazonia-de-casa.shtml. 28.dez.2022)

Em 2007, Bridget Stutchbury, bióloga da York University em Toronto, Canadá, equipou os primeiros pássaros canoros (aqueles de cantos harmoniosos) – 20 andorinhas-azuis e 14 tordos-dos-bosques – com geolocalizadores. (linhas 45 e 46)
Os vocábulos sublinhados acima foram grafados corretamente, seguindo a regra convencionada para o uso do hífen.
Assinale a alternativa em que isso não tenha ocorrido
  • A tartaruga-marinha
  • B primeiro-sargento
  • C pé-de-moleque
  • D mão de obra
  • E mico-leão-dourado
19
Andorinhas-azuis intrigam cientistas ao fazerem pequena ilha da Amazônia de casa

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Daniel Grossman, Dado Galdieri. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/12/andorinhas-azuis-intrigam-cientistas-ao-fazerem-pequena-ilha-da-amazonia-de-casa.shtml. 28.dez.2022)

A ilha de apenas cinco hectares – quase o tamanho do Estádio do Morumbi – atrai uma quantidade enorme dessas andorinhas de penugem cintilante. (linhas 9 e 10)
O pronome sublinhado no período acima desempenha papel 
  • A dêitico.
  • B anafórico.
  • C catafórico.
  • D exofórico.
  • E epanafórico.
20
Texto 1

Produção de lúpulo no Brasil


O lúpulo é uma planta da espécie Humulus lupulus, famosa pela sua utilização na produção de cervejas. As flores da planta possuem, ainda, diversas propriedades medicinais, que expandem sua utilização também para a indústria farmacêutica e de cosméticos. Na cerveja, o lúpulo é o que garante o aroma e sabor amargo da bebida.

Com o aumento da produção de cervejas artesanais, que utilizam maior concentração de lúpulo, a produção brasileira da planta também foi impulsionada, visto que, até 2019, a importação era o principal meio de obtenção do lúpulo, atingindo, no mesmo ano, um índice de importação de 3.6 mil toneladas da planta. Atualmente, o Brasil começou a produzir o lúpulo para manutenção e garantia de qualidade na hora da produção de cervejas.

O Brasil é o 3º maior produtor de cerveja do mundo, perdendo apenas para China e Estados Unidos. A produção de lúpulo por aqui visa à busca por um produto de melhor qualidade. A área de cultivo de lúpulo no país ainda não é muito grande, representando, em 2020, cerca de 42 hectares, o que já representa um crescimento de 110% em relação ao ano anterior. Em 2020, o volume total de lúpulo produzido no país foi de 24 toneladas.

As regiões produtoras de lúpulo atualmente são: Santa Catarina, com o maior percentual de produtores (27%); Rio Grande do Sul (22%); São Paulo (18%); Paraná (7%); Minas Gerais (6%); e Rio de Janeiro (5%). Santa Catarina também lidera a produção nacional em relação a áreas cultivadas, com uma quantidade de 12,105 hectares.

O lúpulo possui um alto valor agregado e não necessita de uma grande área para sua produção. Assim, o produtor consegue recuperar, em pouco tempo, o valor investido na produção. A produção brasileira de lúpulo, além de garantir uma melhoria na qualidade do produto que pode ser utilizado fresco, recém-colhido, também pode acabar influenciando na diminuição do valor das cervejas no futuro, visto que os custos com importação são muito elevados, refletindo no preço das bebidas.Uma coisa é certa: a crescente produção de lúpulo no Brasil é uma realidade que, em breve, começará a mostrar resultados impressionantes na qualidade e preço das cervejas brasileiras.

Disponível em: <https://choppexpress.com.br/blogs/novidades/producao-de-lupulo-no-brasil>. Acesso em: 07 de dez. 2022. Publicado em 30 de dez. 2021. Adaptado.

Assinale a frase correta quanto ao emprego dos pronomes demonstrativos:

  • A Essa caneta com a qual estou assinando o diploma foi comprada na Itália.
  • B Por favor, traga para mim esta caixa que está sobre tua mesa, aí na tua casa.
  • C Sabes de quem é aquele pacote que foi esquecido sobre o balcão, na portaria do prédio.
  • D Há um mês passei uma semana em Porto Seguro, na Bahia; nestes dias, pude conhecer a afabilidade dos baianos.
  • E Dois tipos de pessoas são capazes de nos surpreender: as crianças e os velhos; estes pela sua experiência, essas pela sua espontaneidade.