Resolver o Simulado Professor - IBFC - Nível Superior

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Artes Cênicas

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Rudolf Laban (1879-1958), um dos fundadores da Dança Moderna, criou um método de análise do movimento e de dança educacional. Para tanto, possibilitou a criação de uma dança pessoal e expressiva bem como valorizou a dança em grupo. Para Laban, são fatores do movimento usados em processo coreográfico:

  • A Ritmo, níveis, deslocamento e tempo.
  • B Tempo, direção, peso e ritmo.
  • C Densidade, peso, tempo e espaço.
  • D Espaço, fluência, peso e tempo.
  • E Espaço, fluência, peso e ritmo.
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Para Isabel Marques, “[...] a dança tem a possibilidade de deixar de ser uma disciplina escolar pré-moldada, isolada. Ela passará a fazer parte dos conteúdos curriculares que se multiplicam e tecem redes com outras disciplinas, com os alunos, a escola, a cultura e a sociedade, de modo a desconstruí-los e transformá-los; poderia passar a ter espaço próprio nessa rede de comunicações entre o real e o imaginário na contemporaneidade”.
Diante disso, assinale a questão correta:

  • A A dança possibilita o diálogo, de forma transdisciplinar, com outras disciplinas, podendo propôr ações pedagógicas coletivas.
  • B O ensino da dança na escola deve limitar-se a trabalhar o conteúdo curricular que envolve a linguagem.
  • C A escola deve propiciar aos seus alunos a aquisição de instrumentos que lhes permite o acesso ao saber elaborado e sistematizado, sendo que a dança, desse modo, contribui para entreter o estudante e relaxá-lo.
  • D A escola é um ambiente importante de interação humana e a dança, sendo um conhecimento exclusivamente prático, pode servir para integrar saberes.
  • E A dança, como executora de técnicas, possibilita a construção de um conhecimento subordinado às outras disciplinas.
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Para Isabel Marques (1997), é na “perspectiva da diversidade e da multiplicidade de propostas e ações que caracterizam o mundo contemporâneo que seria interessante lançarmos um olhar mais crítico sobre a dança na escola. A transmissão de conhecimento hoje, como sabemos, não se restringe mais às suas quatro paredes” (p. 20). Nesse sentido é incorreto afirmar que

  • A Mesmo a escola tendo negligenciado por tantos séculos o corpo, a arte e, portanto, a dança, cada vez mais a sociedade busca um modelo que quebre com esse padrão.
  • B O papel da dança na escola formal não é – e talvez não deva ser – o único lugar para se aprender dança com qualidade, profundidade, compromisso, amplitude e responsabilidade, mas é um lugar privilegiado para que isto aconteça.
  • C A inserção da dança no cotidiano escolar visa o fim da escola como é estruturada na atualidade.
  • D O espaço da dança na escola e, enquanto ela existir, não poderá continuar mais sendo sinônimo de “festinhas de fim de ano”.
  • E As demandas da sociedade tecnológica – em permanente transformação – exigem um novo posicionamento sobre o envolvimento do corpo no processo de aprendizado.
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Segundo Klaus Vianna, seu trabalho “busca dar espaço para a manifestação do corpo como um todo, com os conteúdos da vida psíquica, das expressões dos sentidos, da vida afetiva. Não é possível negligenciar ou esquecer tais coisas nem fazer com que o corpo permaneça mudo e não transmita nada: as informações que ele dá são incontroláveis. Temos é que reconhecer esses processos internos poderosos e dar espaço para que eles se manifestem, criando assim a coreografia, a dança de cada um” (2005, p. 150).
Segundo o autor, é correto afirmar que:

  • A Para trabalho com coreografia é preciso padronizar os corpos e como eles se expressam.
  • B A coreografia conta com a dança de cada um em um todo.
  • C O corpo neutro também pode ser expressivo e no processo coreográfico é possível utilizá-lo.
  • D A dança de cada um significa que não é possível padronizar o movimento, criando ações coletivas.
  • E Não interessa para coreografia quem cada estudante-bailarino é, culturalmente falando, somente o que seu corpo consegue fazer.
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Para Isabel Marques, “A formação dos professores que atuam na área de Dança é sem dúvida um dos pontos críticos no que diz respeito ao ensino da Dança no nosso sistema escolar. Na prática, tanto os professores de Educação Física, Educação Infantil, Fundamental I, assim como de Artes vêm trabalhando com a Dança nas Escolas. Nesse período de transição em direção à inclusão real da Dança nas Escolas, seria fundamental que esses professores continuassem buscando conhecimento prático teórico também como intérpretes, coreógrafos e diretores de Dança. Ou seja, conhecimento que envolva o fazer-pensar Dança e não somente seus aspectos pedagógicos. A dissociação entre o artístico e o educativo, que geralmente é enfatizada na formação desses profissionais nos cursos de Licenciatura e Pedagogia, tem comprometido de maneira substancial o desenvolvimento do processo criativo e crítico que poderia estar ocorrendo na educação básica” (2003, p. 22). De acordo com a autora assinale a questão correta:

  • A Para ser professor de dança na escola é obrigatório ser também artista.
  • B O fazer possibilita um olhar ampliado, além do pedagógico, para se trabalhar a dança na escola.
  • C A dissociação entre o processo pedagógico e o processo artístico é importante para o ensino da dança na escola. 
  • D A experiência criativa é importante para o desenvolvimento crítico dos professores sobre a dança, que só assim terão capacidade de ensinar. 
  • E Somente as artes devem ser responsáveis pelo ensino da dança.
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A escola possui grande importância na educação dos corpos e no desenvolvimento crítico dos estudantes – seja no processo de recepção ou de criação. Sobre a dança na escola é correto afirmar que:

  • A A formação de dançarinos precisa estar entre as preocupações da escola.
  • B A escola deve inserir em sua programação de datas comemorativas o conteúdo de dança, para diversão dos participantes.
  • C O trabalho com o conteúdo de dança em sala de aula é de grande valia para a formação do ser social.
  • D O trabalho com coreografias possibilita a formação de estudantes mais virtuosos esteticamente, o que é fundamental para formação artística escolar.
  • E A escola precisa se ater ao ensino da dança artística e não da dança social.
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“A videodança é um produto híbrido realizado com a mistura entre o audiovisual e a dança; e tem como principal elemento o movimento. É diferente do mero registro documental de um espetáculo porque pressupõe uma adaptação do que é captado do palco para a linguagem televisiva ou a criação de danças concebidas especialmente para a projeção na tela.’
Disponivel em: VIDEODANÇA. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14324/v ideodanca. Acesso em: 24 de janeiro de 2023. Verbete da Enciclopédia.
Pode ser considerado um exemplo de videodança:

  • A Documentação de Happening.
  • B Registro documentário de ritual tribal.
  • C Registro de espetáculo carnavalesco.
  • D Vídeos de dança em aplicativos como TikTok e YouTube.
  • E Mídias coreográficas.
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O Ballet Clássico é uma modalidade de dança conhecida e praticada mundialmente. A aplicação de sua técnica segue o mesmo padrão, em qualquer lugar do mundo. O ballet possui 5 (cinco) posições básicas, que servem como ponto de partida para os primeiros passos dessa dança.
Uma dessas posições consiste em: “Os braços devem ser posicionados formando um círculo na altura do umbigo, com as palmas das mãos voltadas para você. Pés en dehors, pernas fechadas, com os calcanhares se encontrando, e os joelhos virados para fora, alinhados com os dedos dos pés.”
Considerando os fundamentos da dança clássica, a posição descrita acima é classificada como:

  • A Segunda posição.
  • B Primeira posição.
  • C Terceira posição.
  • D Quarta posição.
  • E Quinta posição.
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Bailarino, coreógrafo, preparador e diretor corporal de atores, filósofo da dança – como brincava – e, sobretudo, pesquisador e professor, Klauss desenvolveu um trabalho de movimento que atualmente é conhecido como Técnica Klauss Vianna. Assinale a alternativa abaixo que NÃO corresponde aos preceitos de Vianna:

  • A A dança está dentro de cada um.
  • B É preciso buscar estímulos que gerem conflitos e novas musculaturas, para acessar o novo.
  • C Os movimentos devem mostrar-se delicados e leves, os braços são a base de força.
  • D O que importa não é decorar passos, formas, mas aprender caminhos para a criação de movimentos.
  • E Os recursos técnicos não estão em função de uma determinada estética, mas a serviço da expressão de cada corpo.
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Nascido em 1863, Konstantin Stanislavski foi um ator, diretor e praticante de teatro russo. A Técnica Stanislavski deriva de sua prática teatral e ainda é usada por atores em todo o mundo hoje. O método é um sistema de treinamento de atores composto de várias técnicas diferentes destinadas a permitir que os atores criem personagens verossímeis e ajudá-los a realmente se colocarem no lugar de um personagem.

Grande parte da Técnica Stanislavski gira em torno de três pontos:

  • A Enquadramento, voz e tema.
  • B Ação, propósito e circunstância.
  • C Foco, meta e corpo.
  • D Tema, ritmo e situação.
  • E Situação, senso e associação.

Artes Visuais

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O Impressionismo foi um movimento artístico do início do século XX que revolucionou a Arte de seu tempo e abriu portas para as grandes tendências artísticas que se desenvolveram em seguida. Os pintores impressionistas buscavam registrar em suas obras, através da observação direta, as alterações provocadas pela luz nas:

  • A Influências climáticas.
  • B Cores da natureza.
  • C Formas dos objetos.
  • D Linhas e formas.
  • E Emoções das pessoas.
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Com sua origem ligada às transformações que o mundo presenciou no fim do século XIX e início do século XX, especialmente após a Primeira Guerra Mundial. Os impactos de um evento dilacerante que causou a morte de aproximadamente 13 milhões de pessoas, entre civis e soldados, não seriam sentidos apenas política ou economicamente. As artes precisaram se reinventar para expressar as questões do século XX. Todos os segmentos artísticos passaram por profundas transformações conceituais e estéticas. Expressionismo, dadaísmo, a música dodecafônica e o surrealismo, entre outros, estão inseridos em um conjunto de movimentos ligados a essas transformações e resultantes de uma incessante busca por novas formas para expressar o que já não podia mais ser dito com as linguagens enraizadas no renascimento. Com a dança não seria diferente. É nesse contexto que identificamos as origens da:

  • A Dança Clássica
  • B Dança Moderna
  • C Dança Contemporânea
  • D Performance Art
  • E Dança de rua
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A técnica de direcionamentos ósseos e dos vetores é atribuída a:

  • A Ivaldo Bertazzo
  • B Rudolf Laban
  • C Klauss Vianna
  • D Pina Bausch
  • E Marina Abramovic
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Os seguintes temas, fazem parte do Processo Lúdico, segundo Vianna:

  • A Pés, Calcâneo, Púbis.
  • B Articulações, Peso, Escápula.
  • C Presença, Apoio, Resistência.
  • D Sacros, Escápulas, Oposição.
  • E Cotovelos, Mãos, Pés.
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Considerando que a montagem de um projeto cultural requer uma estrutura com características específicas,sendo que cada uma é fundamental para a etapa posterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Elaboração: é a etapa inicial do projeto e envolve conceituação e planejamento.
( ) Execução: também conhecida como produção. É a etapa de operacionalização e possíveis ajustes no andamento do projeto.
( ) Prestação de contas: etapa em que são elaborados os relatórios com base no andamento do projeto.
( ) Encerramento: etapa em que se comprova a realização do produto cultural que foi proposto, assim como o que estava previsto no orçamento.
A sequência está correta em
  • A V, F, V, F.
  • B F, V, F, V.
  • C V, V, F, V.
  • D F, F, V, F.
  • E V, V, F, F.
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Considerando que, para a realização de um projeto cultural, a etapa de divulgação dessa ação envolve algumas ações, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Plano de divulgação. 2. Assessoria de impressa. 3. Materiais de divulgação.
( ) Prevê ações de mídia necessárias para a promoção do produto gerado pelo projeto. ( ) Cartaz, folder, banner, convite, anúncio de jornal, anúncio de revista etc. ( ) Constrói estratégias de comunicação e divulgação do projeto cultural. Envia material de divulgação aos meios de comunicação.
A sequência está correta em 
  • A 1, 2, 3.
  • B 2, 3, 1.
  • C 3, 1, 2.
  • D 1, 3, 2.
  • E 2, 1, 3.
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Um professor de Informática Educativa do 6º ano propôs um projeto interdisciplinar em parceria com os professores de Artes Visuais e Desenho. Uma das atividades do projeto consistia na criação de animações e vídeos animados.
Os recursos utilizados para realização desta tarefa foram

  • A Coggle, Popplet, Mindomo e Mindmeister.
  • B Flubaroo, Edpuzzle, Kahoot e Testmoz.
  • C Muan, Powtoon, Harmony e Flexclip.
  • D Mangatar, Kouji, Bitmoji e Voki.
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Considere o texto abaixo:
A Arte Contemporânea é:
… um rompimento em relação à pauta moderna, o que é lido por alguns como o início do pós-modernismo. Impossível pensar a arte a partir de então em categorias como "pintura" ou "escultura". Mais difícil ainda pensá-la com base no valor visual, como quer o crítico norte-americano Clement Greenberg. A cena contemporânea - que se esboça num mercado internacionalizado das novas mídias e tecnologias e de variados atores sociais que aliam política e subjetividade (negros, mulheres, homossexuais etc.) - explode os enquadramentos sociais e artísticos do Modernismo, abrindo-se a experiências culturais díspares. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, partilham um espírito comum: são, cada qual a seu modo, tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo, à natureza, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia. As obras articulam diferentes linguagens - dança, música, pintura, teatro, escultura, literatura etc. -, desafiando as classificações habituais, colocando em questão o caráter das representações artísticas e a própria definição de arte.
(https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo354/arte-contemporanea - Acesso em: 28 de junho de 2022)

Neste contexto, a partir de uma leitura sobre a Arte Contemporânea, identifique as afirmativas abaixo que estão coerentes em termos de terminologia e de descrição como VERDADEIRAS ( V ) e as que não são condizentes como FALSAS ( F ).

( ) Na Arte Correio, os artistas se apropriam dos meios de comunicação postais para a formulação de redes políticas.
( ) Na Arte Conceitual, os conceitos são a matéria da arte e por isso ela estaria vinculada à linguagem. O mais importante para a Arte Conceitual são as idéias, a execução da obra fica em segundo plano e tem pouca relevância.
( ) A Land Art inaugura uma nova relação com o ambiente moderno específico das cidades, a paisagem a ser captada e representada, um manancial de forças e instintos passível de expressão plástica, a cidade agora é o locus da arte.
( ) Pós-minimalismo é um desdobramento crítico do minimalismo; trata-se de pensar em desenvolvimento de princípios gestados no interior mesmo do minimalismo, ainda que a ênfase dos trabalhos realizados aponte no sentido da formação de uma nova sensibilidade.
( ) Performance é a forma de arte que combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. A Performance liga-se ao De Stijl, sendo que neste movimento o espectador participa da cena proposta pelo artista, enquanto na performance, de modo geral, não há participação do público.

Assinale a sequência CORRETA. 

  • A V • V • V • V • V
  • B V • V • F • V • F.
  • C V • F • V • F • V.
  • D F • V • F • V • F.
  • E F • F • F • V • F.
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Os excertos a seguir fazem parte de documentos orientadores curriculares para o ensino de Arte.


“No transcorrer das quatro séries do Ensino Fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, perante a sua produção de arte e o contato com o patrimônio artístico, exercitando sua cidadania cultural com qualidade.”

Parâmetros Curriculares Nacionais, 2001, p. 95.


“Ao longo do Ensino Fundamental, os alunos devem expandir seu repertório e ampliar sua autonomia nas práticas artísticas, por meio da reflexão sensível, imaginativa e crítica sobre os conteúdos artísticos e seus elementos constitutivos e também sobre as experiências de pesquisa, invenção e criação.”

Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 197.


Sobre a avaliação dos alunos no ensino de Arte, considere as afirmativas e assinale a alternativa correta.

  • A Ao avaliar, o professor de Arte realiza atividades diagnósticas periodicamente, com o intuito de identificar como os alunos interagem em suas práticas artísticas, bem como para verificar o desenvolvimento da produção de arte realizada.
  • B A avaliação em Arte habitualmente dá-se ao término das etapas escolares e considera o conjunto dos conteúdos artísticos aplicados no período, de modo que os professores analisem globalmente o desenvolvimento da aprendizagem.
  • C Avaliar em Arte significa identificar e verificar o desenvolvimento técnico das habilidades artísticas dos alunos, com o propósito de mensurar o conhecimento adquirido através das experiências vivenciadas e da produção elaborada.
  • D No ensino de Arte, a avaliação dos alunos ocorre gradualmente de forma diagnóstica, de acordo com critérios e características específicas de cada linguagem artística, com a finalidade de constatar o conhecimento assimilado.
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A partir da leitura do fragmento abaixo, reflita e assinale a alternativa que melhor se relaciona ao assunto proposto.


“Entre as diversas manifestações culturais que povoam o Ceará, a dança do coco está presente como prática popular do litoral ao sertão do estado”.

Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/02/15/a-tradicao-cearense-da-danca-do-coco-pelas-toadas-de-mestra-edite Acesso em 04 de junho de 2022.


Essa prática tem origem e influência cultural:

  • A europeia e africana.
  • B francesa e indígena.
  • C africana e francesa.
  • D indígena e africana.