Resolver o Simulado Auxiliar de Autópsia - IADES - Nível Fundamental

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Português

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Recomece
(Fragmento - Bráulio Bessa)
Quando a vida bater forte
e sua alma sangrar,
quando esse mundo pesado
lhe ferir, lhe esmagar...


É hora do recomeço.
Recomece a LUTAR.


Quando tudo for escuro
e nada iluminar,
quando tudo for incerto
e você só duvidar...
É hora do recomeço.
Recomece a ACREDITAR.


Quando a estrada for longa
e seu corpo fraquejar,
quando não houver caminho
nem um lugar pra chegar...
É hora do recomeço.
Recomece a CAMINHAR.


Disponível em: https://www.culturagenial.com/poemasbraulio-bessa/

Após a leitura do texto, está CORRETA a seguinte interpretação:

  • A É possível vencer todas as dificuldades do dia a dia.
  • B Pessoas pessimistas não alcançam os seus objetivos.
  • C Mesmo enfrentando desafios, é possível tentar novamente.
  • D A vida é cheia de desafios que nos paralisam. 
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Recomece
(Fragmento - Bráulio Bessa)
Quando a vida bater forte
e sua alma sangrar,
quando esse mundo pesado
lhe ferir, lhe esmagar...


É hora do recomeço.
Recomece a LUTAR.


Quando tudo for escuro
e nada iluminar,
quando tudo for incerto
e você só duvidar...
É hora do recomeço.
Recomece a ACREDITAR.


Quando a estrada for longa
e seu corpo fraquejar,
quando não houver caminho
nem um lugar pra chegar...
É hora do recomeço.
Recomece a CAMINHAR.


Disponível em: https://www.culturagenial.com/poemasbraulio-bessa/

É CORRETO afirmar que o texto lido é do gênero:

  • A Carta.
  • B Poema.
  • C Música.
  • D Receita.
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Recomece
(Fragmento - Bráulio Bessa)
Quando a vida bater forte
e sua alma sangrar,
quando esse mundo pesado
lhe ferir, lhe esmagar...


É hora do recomeço.
Recomece a LUTAR.


Quando tudo for escuro
e nada iluminar,
quando tudo for incerto
e você só duvidar...
É hora do recomeço.
Recomece a ACREDITAR.


Quando a estrada for longa
e seu corpo fraquejar,
quando não houver caminho
nem um lugar pra chegar...
É hora do recomeço.
Recomece a CAMINHAR.


Disponível em: https://www.culturagenial.com/poemasbraulio-bessa/

O texto lido pode ser CORRETAMENTE entendido como uma mensagem de:

  • A Persistência e positividade para o dia a dia.
  • B Conforto para os momentos de luto após a pandemia.
  • C Crítica à falta de fé na vida.
  • D Orientação para encarar os relacionamentos amorosos com mais leveza.
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Recomece
(Fragmento - Bráulio Bessa)
Quando a vida bater forte
e sua alma sangrar,
quando esse mundo pesado
lhe ferir, lhe esmagar...


É hora do recomeço.
Recomece a LUTAR.


Quando tudo for escuro
e nada iluminar,
quando tudo for incerto
e você só duvidar...
É hora do recomeço.
Recomece a ACREDITAR.


Quando a estrada for longa
e seu corpo fraquejar,
quando não houver caminho
nem um lugar pra chegar...
É hora do recomeço.
Recomece a CAMINHAR.


Disponível em: https://www.culturagenial.com/poemasbraulio-bessa/

Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta um sentido comum ao significado do título do texto lido “Recomece”.

  • A Questionar.
  • B Avançar.
  • C Esperar.
  • D Refazer.
5
Recomece
(Fragmento - Bráulio Bessa)
Quando a vida bater forte
e sua alma sangrar,
quando esse mundo pesado
lhe ferir, lhe esmagar...


É hora do recomeço.
Recomece a LUTAR.


Quando tudo for escuro
e nada iluminar,
quando tudo for incerto
e você só duvidar...
É hora do recomeço.
Recomece a ACREDITAR.


Quando a estrada for longa
e seu corpo fraquejar,
quando não houver caminho
nem um lugar pra chegar...
É hora do recomeço.
Recomece a CAMINHAR.


Disponível em: https://www.culturagenial.com/poemasbraulio-bessa/

No trecho, “Quando tudo for escuro”, a palavra destacada está CORRETAMENTE classificada como:

  • A Verbo.
  • B Pronome.
  • C Substantivo.
  • D Adjetivo.
6

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O plágio encoberto em textos do ChatGPT

Pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia (Penn State), nos Estados Unidos, investigaram até que ponto modelos de linguagem natural como o ChatGPT, que usam inteligência artificial para formular uma prosa realista e articulada em resposta a perguntas de usuários, conseguem gerar conteúdo que não se caracterize como plágio. Isso porque esses sistemas processam, memorizam e reproduzem informações preexistentes, baseadas em gigantescos volumes de dados disponíveis na internet, tais como livros, artigos científicos, páginas da Wikipédia e notícias.

O grupo analisou 210 mil textos gerados pelo programa GPT-2, da startup OpenAI, criadora do ChatGPT, em busca de indícios de três diferentes tipos de plágio: a transcrição literal, obtida copiando e colando trechos; a paráfrase, que troca palavras por sinônimos a fim de obter resultados ligeiramente diferentes; e o uso de uma ideia elaborada por outra pessoa sem mencionar sua autoria, mesmo que formulada de maneira diferente.

A conclusão do estudo foi de que todos os três tipos de cópia estão presentes. E, quanto maior é o conjunto de parâmetros usados para treinar os modelos, mais frequentemente a má conduta foi registrada. A análise utilizou dois tipos de modelos - os pré-treinados, baseados em um amplo espectro de dados, e os de ajuste fino, aprimorados pela equipe da PennState, a fim de concentrar e refinar a análise em um conjunto menor de documentos científicos e jurídicos, artigos acadêmicos relacionados à Covid-19 e solicitações de patentes. A escolha desse tipo de conteúdo não foi ocasional - nesses textos, a prática de plágio é considerada muito problemática e não costuma ser tolerada.

No material gerado pelos pré-treinados, a ocorrência mais prevalente foi de transcrições literais, enquanto nos de ajuste fino eram mais comuns paráfrases e apropriação de ideias sem referência à fonte. "Constatamos que o plágio aparece com diferentes sabores", disse um dos autores do trabalho, Dongwon Lee, cientista da computação da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Informação da Penn State, de acordo com o serviço de notícias Eurekalert. Os achados serão divulgados com mais detalhes na Web Conference, um evento da ACM que acontece entre 30 de abril e 4 de maio na cidade de Austin, nos Estados Unidos.

O ChatGPT é um entre vários sistemas baseados em inteligência artificial e ganhou grande notoriedade porque foi disponibilizado para uso público. Desde novembro, já foi testado por mais de 100 milhões de pessoas e impressionou por sua capacidade de gerar textos coerentes que mimetizam a escrita dos seres humanos. Uma das polêmicas que levantou envolveu justamente a originalidade de suas respostas e o receio de que se transforme em uma fonte de má conduta acadêmica.

"As pessoas perseguem grandes modelos de linguagem porque, quanto maior um modelo fica, mais suas habilidades aumentam", disse o autor principal do trabalho, Jooyoung Lee, estudante de doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Informação da Penn State. Ferramentas de escrita de inteligência artificial conseguem criar respostas únicas e individualizadas a perguntas apresentadas por usuários, mesmo extraindo as informações de um banco de dados. Essa habilidade, contudo, não livra a ferramenta de ser uma fonte de plágio, mesmo em formatos mais difíceis de detectar. "Ensinamos os modelos a imitar a escrita humana, mas não os ensinamos a não plagiar", afirmou Lee.

Várias ferramentas estão sendo desenvolvidas para detectar conteúdo gerado por softwares de inteligência artificial. A própria OpenAI desenvolveu um programa capaz de apontar textos feitos por robôs. Há outras do gênero na internet, como o Writer AI Content Detector e o Content at Scale. Como os sistemas de linguagem natural estão em desenvolvimento, também será necessário atualizar continuamente a tecnologia para rastrear sua produção.

Uma equipe da Escola de Engenharias e Ciências Aplicadas da mesma PennState mostrou que é possível treinar as pessoas para identificar esses textos, sem precisar depender exclusivamente de programas detectores. Apresentado em fevereiro em um congresso da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial realizado em Washington, Estados Unidos, o estudo, liderado pelo cientista da computação Chris Callison-Burch, mostrou que essas ferramentas já são muito eficientes em produzir prosa fluente e seguir as regras gramaticais. "Mas eles cometem tipos distintos de erros que podemos aprender a identificar", disse ao blog Penn Engineering Today o cientista da computação Liam Dugan, aluno de doutorado da Penn State e um dos autores do artigo.

Retirado e adaptado de: MARQUES, Fabrício. O plágio encoberto em textos do ChatGPT. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: gpt/ s://revistapesquisa.fapesp.br/o-plagio-encoberto-em-textos-do-chatgpt/ Acesso em: 13 mar., 2023.

Leia o trecho a seguir:
O ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em deep learning (aprendizagem profunda), um braço da inteligência artificial (IA). Essa IA se apoia em milhares de exemplos de linguagem humana, isso permite que __ tecnologia entenda em profundidade o contexto das solicitações dos usuários e possa responder __ demandas de maneira mais precisa. __ ferramenta foi desenvolvida em 2019 pela empresa norte-americana OpenAI, que funciona como um laboratório de pesquisa em IA.
Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas do trecho:

  • A há - às - a
  • B a - as - à
  • C à - às - há
  • D a - às - a
  • E à - as - há
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O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O plágio encoberto em textos do ChatGPT

Pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia (Penn State), nos Estados Unidos, investigaram até que ponto modelos de linguagem natural como o ChatGPT, que usam inteligência artificial para formular uma prosa realista e articulada em resposta a perguntas de usuários, conseguem gerar conteúdo que não se caracterize como plágio. Isso porque esses sistemas processam, memorizam e reproduzem informações preexistentes, baseadas em gigantescos volumes de dados disponíveis na internet, tais como livros, artigos científicos, páginas da Wikipédia e notícias.

O grupo analisou 210 mil textos gerados pelo programa GPT-2, da startup OpenAI, criadora do ChatGPT, em busca de indícios de três diferentes tipos de plágio: a transcrição literal, obtida copiando e colando trechos; a paráfrase, que troca palavras por sinônimos a fim de obter resultados ligeiramente diferentes; e o uso de uma ideia elaborada por outra pessoa sem mencionar sua autoria, mesmo que formulada de maneira diferente.

A conclusão do estudo foi de que todos os três tipos de cópia estão presentes. E, quanto maior é o conjunto de parâmetros usados para treinar os modelos, mais frequentemente a má conduta foi registrada. A análise utilizou dois tipos de modelos - os pré-treinados, baseados em um amplo espectro de dados, e os de ajuste fino, aprimorados pela equipe da PennState, a fim de concentrar e refinar a análise em um conjunto menor de documentos científicos e jurídicos, artigos acadêmicos relacionados à Covid-19 e solicitações de patentes. A escolha desse tipo de conteúdo não foi ocasional - nesses textos, a prática de plágio é considerada muito problemática e não costuma ser tolerada.

No material gerado pelos pré-treinados, a ocorrência mais prevalente foi de transcrições literais, enquanto nos de ajuste fino eram mais comuns paráfrases e apropriação de ideias sem referência à fonte. "Constatamos que o plágio aparece com diferentes sabores", disse um dos autores do trabalho, Dongwon Lee, cientista da computação da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Informação da Penn State, de acordo com o serviço de notícias Eurekalert. Os achados serão divulgados com mais detalhes na Web Conference, um evento da ACM que acontece entre 30 de abril e 4 de maio na cidade de Austin, nos Estados Unidos.

O ChatGPT é um entre vários sistemas baseados em inteligência artificial e ganhou grande notoriedade porque foi disponibilizado para uso público. Desde novembro, já foi testado por mais de 100 milhões de pessoas e impressionou por sua capacidade de gerar textos coerentes que mimetizam a escrita dos seres humanos. Uma das polêmicas que levantou envolveu justamente a originalidade de suas respostas e o receio de que se transforme em uma fonte de má conduta acadêmica.

"As pessoas perseguem grandes modelos de linguagem porque, quanto maior um modelo fica, mais suas habilidades aumentam", disse o autor principal do trabalho, Jooyoung Lee, estudante de doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Informação da Penn State. Ferramentas de escrita de inteligência artificial conseguem criar respostas únicas e individualizadas a perguntas apresentadas por usuários, mesmo extraindo as informações de um banco de dados. Essa habilidade, contudo, não livra a ferramenta de ser uma fonte de plágio, mesmo em formatos mais difíceis de detectar. "Ensinamos os modelos a imitar a escrita humana, mas não os ensinamos a não plagiar", afirmou Lee.

Várias ferramentas estão sendo desenvolvidas para detectar conteúdo gerado por softwares de inteligência artificial. A própria OpenAI desenvolveu um programa capaz de apontar textos feitos por robôs. Há outras do gênero na internet, como o Writer AI Content Detector e o Content at Scale. Como os sistemas de linguagem natural estão em desenvolvimento, também será necessário atualizar continuamente a tecnologia para rastrear sua produção.

Uma equipe da Escola de Engenharias e Ciências Aplicadas da mesma PennState mostrou que é possível treinar as pessoas para identificar esses textos, sem precisar depender exclusivamente de programas detectores. Apresentado em fevereiro em um congresso da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial realizado em Washington, Estados Unidos, o estudo, liderado pelo cientista da computação Chris Callison-Burch, mostrou que essas ferramentas já são muito eficientes em produzir prosa fluente e seguir as regras gramaticais. "Mas eles cometem tipos distintos de erros que podemos aprender a identificar", disse ao blog Penn Engineering Today o cientista da computação Liam Dugan, aluno de doutorado da Penn State e um dos autores do artigo.

Retirado e adaptado de: MARQUES, Fabrício. O plágio encoberto em textos do ChatGPT. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: gpt/ s://revistapesquisa.fapesp.br/o-plagio-encoberto-em-textos-do-chatgpt/ Acesso em: 13 mar., 2023.

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona as funções dos sinais de pontuação a seus empregos no texto:
Primeira coluna: funções dos sinais de pontuação (1) Isolamento de aposto (2) Inserção de discurso direto (3) Isolamento de oração proporcional
Segunda coluna: exemplos de emprego no texto (__)E, quanto maior é o conjunto de parâmetros usados para treinar os modelos, mais frequentemente a má conduta foi registrada.
(__)O estudo, liderado pelo cientista da computação Chris Callison-Burch, mostrou que essas ferramentas já são muito eficientes em produzir prosa fluente e seguir as regras gramaticais.
(__)"Mas eles cometem tipos distintos de erros que podemos aprender a identificar", disse ao blog Penn Engineering Today o cientista da computação Liam Dugan.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

  • A 3 - 2 - 1
  • B 3 - 1 - 2
  • C 2 - 1 - 3
  • D 2 - 3 - 1
  • E 1 - 3 - 2
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O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O plágio encoberto em textos do ChatGPT

Pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia (Penn State), nos Estados Unidos, investigaram até que ponto modelos de linguagem natural como o ChatGPT, que usam inteligência artificial para formular uma prosa realista e articulada em resposta a perguntas de usuários, conseguem gerar conteúdo que não se caracterize como plágio. Isso porque esses sistemas processam, memorizam e reproduzem informações preexistentes, baseadas em gigantescos volumes de dados disponíveis na internet, tais como livros, artigos científicos, páginas da Wikipédia e notícias.

O grupo analisou 210 mil textos gerados pelo programa GPT-2, da startup OpenAI, criadora do ChatGPT, em busca de indícios de três diferentes tipos de plágio: a transcrição literal, obtida copiando e colando trechos; a paráfrase, que troca palavras por sinônimos a fim de obter resultados ligeiramente diferentes; e o uso de uma ideia elaborada por outra pessoa sem mencionar sua autoria, mesmo que formulada de maneira diferente.

A conclusão do estudo foi de que todos os três tipos de cópia estão presentes. E, quanto maior é o conjunto de parâmetros usados para treinar os modelos, mais frequentemente a má conduta foi registrada. A análise utilizou dois tipos de modelos - os pré-treinados, baseados em um amplo espectro de dados, e os de ajuste fino, aprimorados pela equipe da PennState, a fim de concentrar e refinar a análise em um conjunto menor de documentos científicos e jurídicos, artigos acadêmicos relacionados à Covid-19 e solicitações de patentes. A escolha desse tipo de conteúdo não foi ocasional - nesses textos, a prática de plágio é considerada muito problemática e não costuma ser tolerada.

No material gerado pelos pré-treinados, a ocorrência mais prevalente foi de transcrições literais, enquanto nos de ajuste fino eram mais comuns paráfrases e apropriação de ideias sem referência à fonte. "Constatamos que o plágio aparece com diferentes sabores", disse um dos autores do trabalho, Dongwon Lee, cientista da computação da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Informação da Penn State, de acordo com o serviço de notícias Eurekalert. Os achados serão divulgados com mais detalhes na Web Conference, um evento da ACM que acontece entre 30 de abril e 4 de maio na cidade de Austin, nos Estados Unidos.

O ChatGPT é um entre vários sistemas baseados em inteligência artificial e ganhou grande notoriedade porque foi disponibilizado para uso público. Desde novembro, já foi testado por mais de 100 milhões de pessoas e impressionou por sua capacidade de gerar textos coerentes que mimetizam a escrita dos seres humanos. Uma das polêmicas que levantou envolveu justamente a originalidade de suas respostas e o receio de que se transforme em uma fonte de má conduta acadêmica.

"As pessoas perseguem grandes modelos de linguagem porque, quanto maior um modelo fica, mais suas habilidades aumentam", disse o autor principal do trabalho, Jooyoung Lee, estudante de doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Informação da Penn State. Ferramentas de escrita de inteligência artificial conseguem criar respostas únicas e individualizadas a perguntas apresentadas por usuários, mesmo extraindo as informações de um banco de dados. Essa habilidade, contudo, não livra a ferramenta de ser uma fonte de plágio, mesmo em formatos mais difíceis de detectar. "Ensinamos os modelos a imitar a escrita humana, mas não os ensinamos a não plagiar", afirmou Lee.

Várias ferramentas estão sendo desenvolvidas para detectar conteúdo gerado por softwares de inteligência artificial. A própria OpenAI desenvolveu um programa capaz de apontar textos feitos por robôs. Há outras do gênero na internet, como o Writer AI Content Detector e o Content at Scale. Como os sistemas de linguagem natural estão em desenvolvimento, também será necessário atualizar continuamente a tecnologia para rastrear sua produção.

Uma equipe da Escola de Engenharias e Ciências Aplicadas da mesma PennState mostrou que é possível treinar as pessoas para identificar esses textos, sem precisar depender exclusivamente de programas detectores. Apresentado em fevereiro em um congresso da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial realizado em Washington, Estados Unidos, o estudo, liderado pelo cientista da computação Chris Callison-Burch, mostrou que essas ferramentas já são muito eficientes em produzir prosa fluente e seguir as regras gramaticais. "Mas eles cometem tipos distintos de erros que podemos aprender a identificar", disse ao blog Penn Engineering Today o cientista da computação Liam Dugan, aluno de doutorado da Penn State e um dos autores do artigo.

Retirado e adaptado de: MARQUES, Fabrício. O plágio encoberto em textos do ChatGPT. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: gpt/ s://revistapesquisa.fapesp.br/o-plagio-encoberto-em-textos-do-chatgpt/ Acesso em: 13 mar., 2023.

Analise o seguinte trecho, retirado de "O plágio encoberto em textos do ChatGPT":
A análise utilizou dois tipos de modelos - os pré-treinados, baseados em um amplo espectro de dados, e os de ajuste fino, aprimorados pela equipe da PennState , a fim de concentrar e refinar a análise em um conjunto menor de documentos científicos e jurídicos, artigos acadêmicos relacionados à Covid-19 e solicitações de patentes.
Agora, considerando as classes de palavras no trecho, analise as afirmações a seguir:
I.A palavra "análise" geralmente é um verbo. No trecho, porém, ela exerce papel de substantivo. II.A expressão "a fim" pode ter valor de locução prepositiva ou conjuntiva. III.Embora o "e" seja mais conhecido como conjunção aditiva, nem todas as ocorrências no trecho resultam em adição.
É correto o que se afirma em:

  • A II e III, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I, apenas.
  • D III, apenas.
  • E II, apenas.
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O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O plágio encoberto em textos do ChatGPT

Pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia (Penn State), nos Estados Unidos, investigaram até que ponto modelos de linguagem natural como o ChatGPT, que usam inteligência artificial para formular uma prosa realista e articulada em resposta a perguntas de usuários, conseguem gerar conteúdo que não se caracterize como plágio. Isso porque esses sistemas processam, memorizam e reproduzem informações preexistentes, baseadas em gigantescos volumes de dados disponíveis na internet, tais como livros, artigos científicos, páginas da Wikipédia e notícias.

O grupo analisou 210 mil textos gerados pelo programa GPT-2, da startup OpenAI, criadora do ChatGPT, em busca de indícios de três diferentes tipos de plágio: a transcrição literal, obtida copiando e colando trechos; a paráfrase, que troca palavras por sinônimos a fim de obter resultados ligeiramente diferentes; e o uso de uma ideia elaborada por outra pessoa sem mencionar sua autoria, mesmo que formulada de maneira diferente.

A conclusão do estudo foi de que todos os três tipos de cópia estão presentes. E, quanto maior é o conjunto de parâmetros usados para treinar os modelos, mais frequentemente a má conduta foi registrada. A análise utilizou dois tipos de modelos - os pré-treinados, baseados em um amplo espectro de dados, e os de ajuste fino, aprimorados pela equipe da PennState, a fim de concentrar e refinar a análise em um conjunto menor de documentos científicos e jurídicos, artigos acadêmicos relacionados à Covid-19 e solicitações de patentes. A escolha desse tipo de conteúdo não foi ocasional - nesses textos, a prática de plágio é considerada muito problemática e não costuma ser tolerada.

No material gerado pelos pré-treinados, a ocorrência mais prevalente foi de transcrições literais, enquanto nos de ajuste fino eram mais comuns paráfrases e apropriação de ideias sem referência à fonte. "Constatamos que o plágio aparece com diferentes sabores", disse um dos autores do trabalho, Dongwon Lee, cientista da computação da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Informação da Penn State, de acordo com o serviço de notícias Eurekalert. Os achados serão divulgados com mais detalhes na Web Conference, um evento da ACM que acontece entre 30 de abril e 4 de maio na cidade de Austin, nos Estados Unidos.

O ChatGPT é um entre vários sistemas baseados em inteligência artificial e ganhou grande notoriedade porque foi disponibilizado para uso público. Desde novembro, já foi testado por mais de 100 milhões de pessoas e impressionou por sua capacidade de gerar textos coerentes que mimetizam a escrita dos seres humanos. Uma das polêmicas que levantou envolveu justamente a originalidade de suas respostas e o receio de que se transforme em uma fonte de má conduta acadêmica.

"As pessoas perseguem grandes modelos de linguagem porque, quanto maior um modelo fica, mais suas habilidades aumentam", disse o autor principal do trabalho, Jooyoung Lee, estudante de doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Informação da Penn State. Ferramentas de escrita de inteligência artificial conseguem criar respostas únicas e individualizadas a perguntas apresentadas por usuários, mesmo extraindo as informações de um banco de dados. Essa habilidade, contudo, não livra a ferramenta de ser uma fonte de plágio, mesmo em formatos mais difíceis de detectar. "Ensinamos os modelos a imitar a escrita humana, mas não os ensinamos a não plagiar", afirmou Lee.

Várias ferramentas estão sendo desenvolvidas para detectar conteúdo gerado por softwares de inteligência artificial. A própria OpenAI desenvolveu um programa capaz de apontar textos feitos por robôs. Há outras do gênero na internet, como o Writer AI Content Detector e o Content at Scale. Como os sistemas de linguagem natural estão em desenvolvimento, também será necessário atualizar continuamente a tecnologia para rastrear sua produção.

Uma equipe da Escola de Engenharias e Ciências Aplicadas da mesma PennState mostrou que é possível treinar as pessoas para identificar esses textos, sem precisar depender exclusivamente de programas detectores. Apresentado em fevereiro em um congresso da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial realizado em Washington, Estados Unidos, o estudo, liderado pelo cientista da computação Chris Callison-Burch, mostrou que essas ferramentas já são muito eficientes em produzir prosa fluente e seguir as regras gramaticais. "Mas eles cometem tipos distintos de erros que podemos aprender a identificar", disse ao blog Penn Engineering Today o cientista da computação Liam Dugan, aluno de doutorado da Penn State e um dos autores do artigo.

Retirado e adaptado de: MARQUES, Fabrício. O plágio encoberto em textos do ChatGPT. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: gpt/ s://revistapesquisa.fapesp.br/o-plagio-encoberto-em-textos-do-chatgpt/ Acesso em: 13 mar., 2023.

Analise as afirmações a seguir sobre o texto "O plágio encoberto em textos do ChatGPT":
I.A empresa OpenAI, além de criar o ChatGPT, também criou uma ferramenta capaz de invalidar qualquer texto produzido por robôs.
II.Segundo o estudo apresentado, todos os tipos de plágio (cópia direta, paráfrase e cópia de ideias trocando as palavras) foram identificados em textos criados pelo ChatGPT.
III.O ChatGPT apaga a autoria de diversos documentos da internet ao citá-los sem referenciá-los.
É correto o que se afirma em:

  • A II e III, apenas.
  • B III, apenas.
  • C II, apenas.
  • D I, apenas.
  • E I, II e III.
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O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O plágio encoberto em textos do ChatGPT

Pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia (Penn State), nos Estados Unidos, investigaram até que ponto modelos de linguagem natural como o ChatGPT, que usam inteligência artificial para formular uma prosa realista e articulada em resposta a perguntas de usuários, conseguem gerar conteúdo que não se caracterize como plágio. Isso porque esses sistemas processam, memorizam e reproduzem informações preexistentes, baseadas em gigantescos volumes de dados disponíveis na internet, tais como livros, artigos científicos, páginas da Wikipédia e notícias.

O grupo analisou 210 mil textos gerados pelo programa GPT-2, da startup OpenAI, criadora do ChatGPT, em busca de indícios de três diferentes tipos de plágio: a transcrição literal, obtida copiando e colando trechos; a paráfrase, que troca palavras por sinônimos a fim de obter resultados ligeiramente diferentes; e o uso de uma ideia elaborada por outra pessoa sem mencionar sua autoria, mesmo que formulada de maneira diferente.

A conclusão do estudo foi de que todos os três tipos de cópia estão presentes. E, quanto maior é o conjunto de parâmetros usados para treinar os modelos, mais frequentemente a má conduta foi registrada. A análise utilizou dois tipos de modelos - os pré-treinados, baseados em um amplo espectro de dados, e os de ajuste fino, aprimorados pela equipe da PennState, a fim de concentrar e refinar a análise em um conjunto menor de documentos científicos e jurídicos, artigos acadêmicos relacionados à Covid-19 e solicitações de patentes. A escolha desse tipo de conteúdo não foi ocasional - nesses textos, a prática de plágio é considerada muito problemática e não costuma ser tolerada.

No material gerado pelos pré-treinados, a ocorrência mais prevalente foi de transcrições literais, enquanto nos de ajuste fino eram mais comuns paráfrases e apropriação de ideias sem referência à fonte. "Constatamos que o plágio aparece com diferentes sabores", disse um dos autores do trabalho, Dongwon Lee, cientista da computação da Faculdade de Tecnologia e Ciências da Informação da Penn State, de acordo com o serviço de notícias Eurekalert. Os achados serão divulgados com mais detalhes na Web Conference, um evento da ACM que acontece entre 30 de abril e 4 de maio na cidade de Austin, nos Estados Unidos.

O ChatGPT é um entre vários sistemas baseados em inteligência artificial e ganhou grande notoriedade porque foi disponibilizado para uso público. Desde novembro, já foi testado por mais de 100 milhões de pessoas e impressionou por sua capacidade de gerar textos coerentes que mimetizam a escrita dos seres humanos. Uma das polêmicas que levantou envolveu justamente a originalidade de suas respostas e o receio de que se transforme em uma fonte de má conduta acadêmica.

"As pessoas perseguem grandes modelos de linguagem porque, quanto maior um modelo fica, mais suas habilidades aumentam", disse o autor principal do trabalho, Jooyoung Lee, estudante de doutorado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Informação da Penn State. Ferramentas de escrita de inteligência artificial conseguem criar respostas únicas e individualizadas a perguntas apresentadas por usuários, mesmo extraindo as informações de um banco de dados. Essa habilidade, contudo, não livra a ferramenta de ser uma fonte de plágio, mesmo em formatos mais difíceis de detectar. "Ensinamos os modelos a imitar a escrita humana, mas não os ensinamos a não plagiar", afirmou Lee.

Várias ferramentas estão sendo desenvolvidas para detectar conteúdo gerado por softwares de inteligência artificial. A própria OpenAI desenvolveu um programa capaz de apontar textos feitos por robôs. Há outras do gênero na internet, como o Writer AI Content Detector e o Content at Scale. Como os sistemas de linguagem natural estão em desenvolvimento, também será necessário atualizar continuamente a tecnologia para rastrear sua produção.

Uma equipe da Escola de Engenharias e Ciências Aplicadas da mesma PennState mostrou que é possível treinar as pessoas para identificar esses textos, sem precisar depender exclusivamente de programas detectores. Apresentado em fevereiro em um congresso da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial realizado em Washington, Estados Unidos, o estudo, liderado pelo cientista da computação Chris Callison-Burch, mostrou que essas ferramentas já são muito eficientes em produzir prosa fluente e seguir as regras gramaticais. "Mas eles cometem tipos distintos de erros que podemos aprender a identificar", disse ao blog Penn Engineering Today o cientista da computação Liam Dugan, aluno de doutorado da Penn State e um dos autores do artigo.

Retirado e adaptado de: MARQUES, Fabrício. O plágio encoberto em textos do ChatGPT. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: gpt/ s://revistapesquisa.fapesp.br/o-plagio-encoberto-em-textos-do-chatgpt/ Acesso em: 13 mar., 2023.

O trecho a seguir resume o texto "O plágio encoberto em textos do ChatGPT" e apresenta algumas de suas características:
O texto "O plágio encoberto em textos do ChatGPT" pertence ao gênero ____________ e tem como predominante o tipo ____________, no qual é empregada linguagem ____________. O texto apresenta estudos realizados em torno de distintas formas de plágio em textos criados no ChatGPT. A partir das análises apresentadas, os estudos apontam que as diferentes formas de plágio são identificáveis nos textos produzidos pela inteligência artificial em questão. Além disso, o texto apresenta possibilidades e indicativos de que é possível identificar textos produzidos por ______________.
Assinale a alternativa que correta e respectivamente completa as lacunas do texto:

  • A artigo de divulgação científica - dissertativo - formal - robôs.
  • B artigo - expositivo - formal - seres humanos.
  • C artigo de divulgação - argumentativo - informal - robôs.
  • D reportagem - descritivo - formal - inteligência artificial.
  • E artigo científico - dissertativo - informal - pessoas.

Noções de Informática

11

No Microsoft Word 2016, versão para computador, em sua configuração padrão e em português, em qual guia da faixa de opções está disponível o agrupamento Tabelas?

  • A Inserir.
  • B Página Inicial.
  • C Design.
  • D Exibir.
  • E Layout.
12

Em relação à manipulação de planilhas no Microsoft Excel 2016, versão para computador, em sua configuração padrão e em português, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Não é possível ocultar uma planilha. ( ) É possível proteger uma planilha utilizando uma senha. ( ) É possível criar cópias de duas ou mais planilhas de uma única vez.
A ordem correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – F – V.
  • B F – V – V.
  • C F – V – F.
  • D V – V – F.
  • E V – F – F.
13

O componente do Microsoft Outlook 2016, versão para computador, em sua configuração padrão e em português, que permite criar compromissos e organizar reuniões é chamado de:

  • A Agenda.
  • B Contatos.
  • C Calendário.
  • D Tarefas.
  • E Lembretes.
14

Sobre a Lixeira do Microsoft Windows 10, é correto afirmar que:

  • A Pastas vazias excluídas não são movidas para a Lixeira.
  • B Possibilita restaurar somente arquivos excluídos nos últimos 30 dias.
  • C Pode ser configurada para que os arquivos sejam excluídos imediatamente, sem que sejam movidos para a Lixeira.
  • D Não é permitida a exclusão de todos os arquivos e pastas da Lixeira.
  • E Permite desinstalar programas ou aplicativos.
15

No Microsoft Windows 10, em sua configuração padrão e versão em português, para remover um aplicativo fixado da barra de tarefas, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo e selecionar a opção __________ da barra de tarefas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A sacar
  • B desafixar
  • C remover
  • D excluir
  • E desligar
16

No navegador Google Chrome, versão atualizada, em sua configuração padrão para computador, qual a função do botãoImagem relacionada à questão do Questões Estratégicas , disponível na barra de ferramentas? 

  • A Acessar o histórico de navegação.
  • B Mostrar painel lateral.
  • C Ir para a pasta de downloads.
  • D Recarregar a página.
  • E Exibir em tela cheia.
17

São funcionalidades do navegador Mozilla Firefox, versão atualizada, em sua configuração padrão para computador: 
I. Gerenciador de e-mails. II. Corretor ortográfico. III. Visor de PDF integrado.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
18

No Gmail, versão atualizada para computador, como é chamado o recurso que permite agendar e-mails para serem enviados mais tarde?

  • A Definir data/horário.
  • B Enviar mais tarde.
  • C Adiar momentaneamente.
  • D Salvar rascunho.
  • E Programar envio.
19

Qual dos seguintes recursos está disponível no MS-Excel 2016?

  • A Visualização de imagens
  • B Criação de gráficos
  • C Organização de pastas
  • D Instanciação de objetos
  • E Envio de mensagens
20

Qual dos seguintes recursos do MS-PowerPoint 2016 permite anotar slides durante uma apresentação?

  • A Apresentação de slides
  • B Painel de anotação
  • C Modo de exibição de tela inteira
  • D Comentários
  • E Exibição de projeção

Criminalística

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O aparelho genital feminino é formado pelos órgãos genitais internos e externos.

A produção dos principais hormônios sexuais pelo corpo feminino é feita:

  • A nos ovários, onde normalmente ocorre a fecundação;
  • B no útero, onde normalmente ocorre a fecundação;
  • C nos ovários, sendo os hormônios em questão a progesterona e o estrogênio;
  • D no útero, sendo os hormônios em questão a progesterona e o estrogênio;
  • E nas tubas uterinas, onde normalmente ocorre a fecundação.
22

A pele tem um importante aspecto na necropsia. Se a pessoa morreu recentemente, por exemplo, a pele fica pálida, com uma tonalidade azul e com aparência marmorizada nos ombros e peito. A respeito da pele, é correto afirmar que ela é um:

  • A tecido de revestimento chamado epitelial;
  • B órgão formado pelo tecido conjuntivo queratinizado;
  • C tecido de revestimento chamado conjuntivo;
  • D órgão formado pelos tecidos epitelial e conjuntivo;
  • E tecido de revestimento chamado epiderme.
23

Nos locais de crime, as impressões digitais deixadas pelos suspeitos e reveladas por meio da aplicação de reagentes químicos pelo auxiliar de papiloscopista policial são chamadas de

  • A impressões latentes.
  • B impressões reveladas.
  • C amostras dactiloscópicas.
  • D impressões determinantes.
  • E provas documentais.
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São reagentes utilizados na revelação de impressões latentes:

  • A ninidrina, nitroglicerina, ácido aminofluorocrômico (DFO) e cianoacrilato.
  • B ninidrina, nitrato de prata, ácido aminofluorocrômico (DFO) e cianoacrilato.
  • C azul de metileno, nitrato de prata, ácido aminofluorocrômico (DFO) e cianoacrilato.
  • D ninidrina, nitrato de prata, ácido ascórbico e cianoacrilato.
  • E ninidrina, nitrato de prata, ácido aminofluorocrômico (DFO) e trinitrato de glicerina.
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Sobre a fotografia sinalética, é correto afirmar que se trata do processo de fotografação com redução de

  • A um sétimo de frente e de perfil esquerdo, disciplinada com acurada distância focal, que permite calcular o peso do indivíduo.
  • B um terço de frente e de perfil direito, disciplinada com exata distância focal, que permite calcular o peso do indivíduo.
  • C um décimo de frente e de perfil direito, disciplinada com aproximada distância focal, que permite calcular a estatura do indivíduo.
  • D um sétimo de frente e de perfil direito, disciplinada com exata distância focal, que permite calcular a estatura do indivíduo.
  • E um sétimo de frente e de perfil direito, disciplinada com exata distância focal, que permite determinar a aparência do indivíduo.
26

Assinale a alternativa correta.

  • A A papiloscopia compreende a datiloscopia, a quiros- copia e a podoscopia.
  • B Papiloscopia é o estudo das impressões digitais.
  • C O desenho das polpas digitais modifica-se ao longo da vida de um indivíduo.
  • D Datiloscopia é o mesmo que papiloscopia.
  • E Gêmeos idênticos (univitelinos) possuem impressões digitais idênticas.
27

Local de crime é todo espaço ou área física, externa, interna ou mista

  • A que necessariamente se utiliza para o cometimento de crimes de tráfico.
  • B que eventualmente é utilizado(a) para crimes contra a vida.
  • C onde materialmente se encontra o autor da infração penal.
  • D que não será objeto de investigação policial, por exclusão.
  • E onde ocorreu a prática da infração penal.
28

Levantamento pericial de local de crime quanto à região de ocorrência, referindo-se isto quanto à área de maior concentração de vestígios da ocorrência do fato, é denominado de

  • A imediato.
  • B aberto.
  • C interno.
  • D preservado.
  • E autônomo.
29

Local de crime em que o cenário do evento infracional e demais vestígios não foram alterados em nenhum dos seus aspectos é classificado como

  • A aliterado.
  • B violado.
  • C conspurcado.
  • D idôneo.
  • E inidôneo.
30

O local de crime pode ser classificado segundo diversos critérios, dentre eles quanto à natureza da área, configurando- se como exemplo de local externo

  • A garagens.
  • B residências.
  • C lojas.
  • D apartamentos.
  • E estádio de futebol.

História e Geografia de Estados e Municípios

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Schroeder é marcado pelo vertiginoso crescimento demográfico oriundo da migração, a qual trouxe profundas mudanças na paisagem rural e urbana, bem como nos valores sociais e culturais, tornando a cidade um mosaico étnico devido a essa diversidade (AMVALI, 2014). Ao encontro disso, o município de Schroeder foi criado por meio da Lei n.° 968, e em 04 de junho de 2023, completará:

  • A 65 anos.
  • B 72 anos.
  • C 37 anos.
  • D 59 anos.
  • E 48 anos.
32

Construído em meados do século XX, no bairro de mesmo nome, o denominado Palácio Quitandinha foi inaugurado como:

  • A hotel cassino
  • B ministério do turismo
  • C moradia de D. Pedro II
  • D sede do governo estadual
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Os municípios, em sua maioria, podem ser divididos por distritos, que podem ser de diferentes tamanhos territoriais e possuir diferentes características. Para atender a organização administrativa dos municípios, os distritos podem englobar diversos bairros. Desta forma, pode-se afirmar que Petrópolis é formado por alguns distritos, tais como:

  • A Posse e D. Pedro I
  • B Mosela e Imperatriz
  • C Caminho Novo e Xingu
  • D Pedro do Rio e Itaipava
34

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma da riqueza produzida por um lugar, seja município, estado ou país. O PIB de Petrópolis, que também é a soma dos diferentes setores da economia, possui como principal contribuição o setor:

  • A pecuária de corte
  • B comércio e serviços
  • C extrativismo mineral
  • D indústria automotiva
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É de grande importância o conhecimento dos dados sobre as condições sociais e econômicas da população de um município. Essas informações possibilitam a implementação de uma política pública adequada nos mais diversos setores como educação e saúde. Em Petrópolis, a taxa de escolaridade das crianças entre 6 e 14 anos é considerada:

  • A inferior a 25%
  • B superior a 85%
  • C entre 30% e 50%
  • D entre 60% e 80%
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O estado do Rio de Janeiro possui cerca de 90 municípios que são divididos em regiões devido à localização geográfica às características naturais. Com base nas características naturais, em parte do município de Petrópolis, possui como atrativo turístico o Parque Nacional da:

  • A Bocaina
  • B Mantiqueira
  • C Serra dos Órgãos
  • D Montanha Imperial
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Acerca das expedições ao território onde hoje está localizado o estado de Goiás durante o período colonial brasileiro, assinale a alternativa correta.

  • A As tribos indígenas que habitavam a região não sofreram com a presença dos bandeirantes, já que eles estavam no local exclusivamente à procura de ouro.
  • B Alguns aldeamentos foram implantados na região durante o período, os quais, no entanto, serviam, sobretudo, aos interesses dos colonizadores.
  • C O primeiro bandeirante que visitou a região, no ano de 1675, foi Fernão Dias Pais.
  • D No período colonial, na região onde hoje se localiza Goiás, não existiam povos indígenas, tendo as primeiras tribos vindo justamente para trabalhar na extração de ouro.
  • E As bandeiras que vieram para Goiás a partir do século XVIII eram de preação, ou seja, de caça a índios.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Em relação à figura acima, julgue os itens subsequentes.


I A divisão ilustrada corresponde a uma divisão posterior à Constituição de 1934, um pouco antes do surgimento de Goiás como capitania independente.

II Até meados do século XVIII, a região de Goiás estava subordinada à capitania de São Paulo, conforme se observa no mapa.

III O mapa representa a divisão administrativa do Brasil no início do século XVIII, cujo território já avançava para além dos limites de Tordesilhas.



Assinale a alternativa correta. 

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo. 
  • C Apenas o item III está certo.
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Apenas os itens II e III estão certos.
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Na primeira metade do século XX, houve a mudança da capital do estado de Goiás. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta. 

  • A Após a criação do estado de Tocantins e a fundação de Palmas, a antiga capital Vila Boa foi transferida para Goiânia.
  • B A cidade de Goiás, anteriormente denominada Vila Boa de Goiás, deixou de ser a capital do estado na década de 1930, sendo substituída por Goiânia.
  • C Tanto Goiânia quanto Brasília foram cidades planejadas e fundadas durante o século XX, ou seja, que não existiam na época do Brasil colonial.
  • D Em 1930, chegou ao governo de Goiás o interventor Pedro Ludovico, que tinha como uma de suas metas a mudança da capital.
  • E A cidade de Goiás, antiga capital, entrou em decadência após o fim do período da mineração, mas hoje é considerada como patrimônio histórico e cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
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O estado de Goiás é um dos que mais recebem migrantes de outros estados brasileiros. Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 20% da população residente não nasceu em Goiás. Sendo assim, assinale a alternativa correta.

  • A A maioria desses migrantes veio de regiões muito pobres, como, por exemplo, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
  • B Essa tendência deixou de existir nos dias atuais, tendo em vista a enorme presença de imigrantes internacionais, como escandinavos e sul-africanos.
  • C A maior parte dos migrantes veio de estados do Nordeste brasileiro, sendo também significativa a presença de pessoas nascidas em Minas Gerais.
  • D O número não condiz com a realidade, sendo muito maior, já que a maior parte dos habitantes de Goiás nasceu, na realidade, no território que hoje corresponde ao estado de Tocantins.
  • E Como o Distrito Federal não é considerado como uma unidade federativa, as pessoas nascidas em Brasília acabam sendo registradas em Goiás.