Considere a pirâmide ecológica da Figura 1 a seguir.
Figura 1. Pirâmide ecológica. Fonte: Elaboradora IBFC (2023).
Em relação a essa pirâmide, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.
Os peixes são muito sensíveis a modificações do meio em que vivem, constituindo o grupo animal mais evoluído que depende exclusivamente da água. Com base nos seus conhecimentos de ictiologia, assinale afirmativa incorreta sobre a bioecologia do peixe.
Uma barra de cobre cujo coeficiente de dilatação linear médio equivale a 17,10-6 ºC-1 apresenta a temperatura de 16 ºC e comprimento de 20 m. A barra é aquecida até 24 °C. A dilatação ocorrida e o comprimento final da barra valem respectivamente:
Um corpo com massa 800 g constitui-se de uma substância de calor específico 0,6 cal/g°C. A quantidade de calor que o corpo deve receber para que sua temperatura varie de 8 °C para 27 °C corresponde a:
O desvio padrão (σ) é uma medida de variabilidade de dados que tem a vantagem de ter a mesma unidade dos dados originais bem como da média.
Com base nisso, um determinado experimento que apresentou uma variância (s²) de 100cm² apresentará um desvio padrão de:
Na eletrostática, a capacitância é definida como a relação entre a carga armazenada no condutor positivo e a diferença de potencial entre os condutores (C = Q/V). Um capacitor de placas paralelas é ligado a uma fonte de 50 V e carregado com uma carga de 5 mC e depois é desconectado da fonte. Ele mantém a carga armazenada. Se as placas são afastadas uma da outra para o dobro da distância original, sem descarregar o capacitor, a diferença de potencial V entre as duas placas
Considerando o conceito de uma onda plana uniforme, ela terá o vetor intensidade de campo elétrico E e o vetor intensidade de campo magnético H perpendiculares entre si e ambos perpendiculares à direção de propagação da onda, em qualquer ponto do espaço. A velocidade de propagação da onda e o seu comprimento de onda dependerão das características do meio onde ela está se propagando. Considere uma onda eletromagnética produzida por uma fonte senoidal propagando no espaço livre, e a situação quando ela percorre uma distância entre 2 pontos que corresponde à metade do seu comprimento de onda. Nesse aspecto, analise as afirmativas a seguir:
I) A diferença da fase do campo elétrico da onda entre os dois pontos será de 180º. II) No domínio do tempo, o campo elétrico E estará defasado do campo magnético H de 90º. III) O intervalo de tempo para percorrer aquela distância será igual à metade do período do sinal senoidal.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
A imagem apresenta o trajeto de um automóvel, que teve um deslocamento de 50.000 metros em 45 minutos.
Considerando as informações fornecidas e a imagem, a velocidade média desenvolvida pelo automóvel será, aproximadamente, de
A temperatura de 39,5 °C, ao ser transformada na escala Kelvin (K), resultará no valor aproximado de
Certo ônibus trafegava a uma velocidade constante, quando precisou realizar uma frenagem de emergência devido a um obstáculo na pista de rolamento. Quando o ônibus freia, os passageiros têm seus corpos “jogados” para frente, porque a tendência é continuar o movimento. A imagem apresenta a situação descrita, observe.
O princípio “todos os corpos em movimento, tendem a permanecer em seu estado de movimento, a não ser que alguma força os impeça” recebe o nome de
Em 1769, James Watt inventou uma máquina que não necessitava da força animal ou humana para gerar movimento. Esse feito revolucionou a atividade industrial e foi o embrião dos motores à combustão interna utilizados atualmente. O funcionamento do motor de quatro tempos pode ser explorado nas aulas de ciências, ao abordar o comportamento das reações de combustão e as transformações gasosas. Considerando o tema, analise os itens a seguir.
I. As reações de combustão são espontâneas. II. Uma transformação gasosa isobárica ocorre a temperatura constante. III. Uma compressão gasosa adiabática não envolve trocas de calor. IV. Os gases aquecidos apresentam pressão total maior comparado aos gases resfriados.
Está INCORRETO o que se afirma em
O diagrama apresenta as mudanças de estado físico durante o resfriamento de uma substância hipotética, pura, a qual encontra-se inicialmente no estado gasoso.
Considerando as informações fornecidas e o disposto na imagem, no que se refere à etapa de condensação dessa substância hipotética, assinale a alternativa correta.
No circuito elétrico apresentado na imagem, os resistores R1, R2, R3, R4 e R5 têm resistências elétricas, respectivamente, iguais a 5Ω, 12 Ω, 2 Ω, 7 Ω e 10 Ω.
Considerando os dados fornecidos e a imagem, a resistência equivalente (em Ω) dessa associação de resistores será, aproximadamente, de:
Era 2 h da madrugada quando a sirene do prédio tocou e acordou a todos. Considerando o comprimento da onda sonora de 0,46 metro (m) e a velocidade do som no ar de 340 m.s-1. A frequência da onda sonora emitida pela sirene será, aproximadamente, de
Uma amostra de água (150 g) resfria de 70 °C para 20 °C. A quantidade de calor liberada da água para o ambiente será de:
Dados: calor específico da água = 1 cal/g.°C.
Em uma pista própria para testes de aceleração, certo veículo encontra-se inicialmente parado. Contudo, após iniciar o movimento, o monitoramento eletrônico registrou uma velocidade de 50 km/h após 8 s. A imagem apresenta as informações acerca desse movimento.
Considerando as informações fornecidas e a imagem, a aceleração média (em m/s2 ) será, aproximadamente, de
A energia mecânica associada a um corpo, ou a um sistema de corpos, pode ser definida como a somatória da:
Todos estavam apreensivos quando o jogo de futebol foi para prorrogação. Por efeito de uma falta, o árbitro marcou o pênalti que poderia garantir a vitória do time. A bola utilizada no jogo apresentava massa de 0,40 kg. Considere que, no instante em que a bola passou pela trave, marcando gol, sua velocidade foi de 31 m/s. Com base nos dados fornecidos, a energia cinética (em Joule) da bola nesse ponto foi, aproximadamente, de
A torre Fallturm Bremen na universidade de Bremen na Alemanha (https://www.zarm.unibremen.de/en/drop-tower/generalinformation.html), parte do Centro de Tecnologia Espacial Aplicada e Microgravidade (ZARM) é um laboratório para a realização de experimentos em microgravidade. O tubo de queda tem diâmetro de 3,5 m, e o tempo de queda é de 4,7 s.
As cápsulas têm 0,8 m de diâmetro e 2,9 m de altura. O laboratório, desde 2006, também conta com uma catapulta que pode lançar a cápsula com o experimento até o topo da torre. O interior da torre de queda é mantido em vácuo (1700 m3 de vácuo). Considerando o valor de g = 10 m/s2 , analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O trecho de queda deve ter cerca de 150m.
( ) Tanto durante o movimento de descida quanto no movimento de subida (após ser lançado pela catapulta) o interior da cápsula experimenta microgravidade, e, portanto, em alguns experimentos é possível dispor de quase 10 s de microgravidade ininterruptos.
( ) O vácuo no interior da torre é importante para que o arrasto/atrito não tire significativamente a cápsula do movimento de queda livre, o que levaria ao não cancelamento da gravidade no referencial da cápsula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Os gráficos abaixo são do experimento de Stange, Dreyer e Rath - “Capillary driven flow in circular cylindrical tubes” (fluxo produzido por capilar em tubos cilíndricos de seção circular, em tradução livre), Physics of Fluids 15(9)/2003. Os experimentos são conduzidos em microgravidade no interior de uma cápsula em queda na torre de queda do laboratório Fallturm Bremen. Os dados são obtidos com o registro da altura da coluna de fluido no interior do recipiente ao longo do tempo.
É possível compreender a Bioquímica como a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. Trata da estrutura e função metabólica de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucleicos e outras biomoléculas.
A estrutura da proteína basicamente refere-se a sua conformação natural necessária para desempenhar suas funções biológicas. As proteínas são macromoléculas formadas pela união de aminoácidos. Para formar a estrutura primária e uma sequência de aminoácidos, estes se ligam por meio de