Resolver o Simulado Professor I (1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental) e de Educação de Jovens e Adultos - SHDIAS - Nível Superior

0 / 27

Português

1

A cidade acordou antes de mim,

me serviu buzinaços na cama

e caminhões despejando cimento.


Comi pão dormido e o café estava frio,

vesti a camiseta do lado errado

e não tive tempo de passear com o cachorro.


Cheguei atrasado no trabalho

e trabalhei com sono até a noite,

quando então voltei sozinho.


Subi pela escada e assim que entrei em casa,

dormi.

Hoje eu não vivi.

                                                                                     Martha Medeiros

     Cartas Extraviadas e outros poemas. L &PM Pocket. RS.2010, p.12

Sobre o texto acima é incorreto afirmar que:

  • A A autora descreve ações do cotidiano urbano.
  • B Há no segundo verso uma interpretação totalmente denotativa.
  • C O último verso apresenta a conclusão do poema, o que representa uma visão frustrada diante da relação homem/trabalho.
  • D O último verso sugere uma reflexão do eu-lírico, mas pode representar qualquer pessoa que presencie situações do mundo globalizado em que o trabalho seja massacrante.
2

A cidade acordou antes de mim,

me serviu buzinaços na cama

e caminhões despejando cimento.


Comi pão dormido e o café estava frio,

vesti a camiseta do lado errado

e não tive tempo de passear com o cachorro.


Cheguei atrasado no trabalho

e trabalhei com sono até a noite,

quando então voltei sozinho.


Subi pela escada e assim que entrei em casa,

dormi.

Hoje eu não vivi.

                                                                                     Martha Medeiros

     Cartas Extraviadas e outros poemas. L &PM Pocket. RS.2010, p.12

Apesar de ser um poema e apresentar um eu-lírico é possível afirmar sobre o poema:

  • A sugere um momento descritivo em “Subi pela escada e assim que entrei em casa,/dormi.”.
  • B é composto por traços dissertativos como em “Comi pão dormido e o café estava frio, (...).”.
  • C ocorrem traços narrativos no decorrer do texto todo.
  • D apresenta somente traços narrativos em “Cheguei atrasado no trabalho”.
3

A cidade acordou antes de mim,

me serviu buzinaços na cama

e caminhões despejando cimento.


Comi pão dormido e o café estava frio,

vesti a camiseta do lado errado

e não tive tempo de passear com o cachorro.


Cheguei atrasado no trabalho

e trabalhei com sono até a noite,

quando então voltei sozinho.


Subi pela escada e assim que entrei em casa,

dormi.

Hoje eu não vivi.

                                                                                     Martha Medeiros

     Cartas Extraviadas e outros poemas. L &PM Pocket. RS.2010, p.12

Ocorre coesão textual no poema acima, principalmente:

  • A porque a conjunção e adiciona as ideias relacionando um verso a outro.
  • B no uso da conjunção e para contrariar as ideias anteriores.
  • C a partir do uso da conjunção e antecipando as ideias dos versos.
  • D na determinação do último verso sugerindo o advérbio hoje.
4

Observe os itens e as preposições em destaque abaixo:


I. A menina ficou mais forte com as aulas de musculação.

II. As flores foram dadas com muito amor.

III. O Corinthians jogou com o Palmeiras ontem.


As preposições estabelecem respectivamente:

  • A causa – oposição – companhia.
  • B causa – modo – oposição.
  • C companhia – modo – modo.
  • D oposição – causa – causa.
5

Dos itens abaixo, qual deles possuem uma palavra denotativa?


I. Ricardo foi à escola hoje.

II. Sabrina faltou à aula de Inglês.


Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas o item I está com uma palavra denotativa.
  • B Apenas o item II está com uma palavra denotativa.
  • C Todos os itens estão com uma palavra denotativa.
  • D Nenhum item está com uma palavra denotativa.
6

Assinale a alternativa que contém uma conjunção coordenativa explicativa:

  • A Leve o agasalho porque vai esfriar.
  • B Reinaldo se esforçou muito, portanto merece o prêmio.
  • C Maurílio é forte como um touro.
  • D A aluna fez o trabalho conforme a professora pediu.
7

Leia o trecho seguinte:


“O Airbus 320-200 da AirAsia, está desaparecido desde último domingo. Encontraram intacta a caixa-preta do avião. Ontem um navio que participa das operações de busca conseguiu determinar com precisão a localização da aeronave graças ao uso de um sonar, afirmou a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia.”

Fonte:[http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/mais-vitimas-do-voo-da-airasia-sao-localizadas.html – ADAPTADO]


No trecho “Encontraram intacta a caixa-preta do avião”, o termo destacado é:

  • A Objeto direto e indireto.
  • B Predicativo do objeto.
  • C Sujeito determinado composto.
  • D Predicativo do sujeito.
8

Observe os itens seguintes:


I. O bolo de chocolate, assei-o por 20 minutos.

II. O dinheiro, Alice o trazia em suas mãos.


Assinale a alternativa em que o(s) item(s) apresenta(m) objeto direto pleonástico:

  • A Apenas o item I apresenta objeto direto pleonástico.
  • B Apenas o item II apresenta objeto direto pleonástico.
  • C Todos os itens apresentam objeto direto pleonástico.
  • D Nenhum item apresenta objeto direto pleonástico.
9

Analise a frase seguinte:


Você querendo, podemos ir ao cinema.”

I II


Os termos destacados I e II referem-se respectivamente a:

  • A oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio; oração principal.
  • B oração subordinada adjetiva restritiva; oração principal.
  • C oração principal; oração coordenada sindética aditiva.
  • D oração subordinada adjetiva restritiva; oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo.
10

Assinale a alternativa incorreta a respeito da definição e do exemplo de cada figura de construção:

  • A Elipse: é a supressão de uma palavra facilmente subentendida num texto. Exemplo: Agora no balcão, apenas dois copos.
  • B Hipérbato: consiste na alteração da ordem natural (direta) dos termos da frase. Caracteriza-se pelas inversões sintáticas. Exemplo: Passeiam cansados os turistas europeus.
  • C Pleonasmo: consiste na repetição de uma palavra ou expressão para realçar uma ideia, torná-la mais redutiva. Trata-se de redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem. Exemplo: Vi com meus próprios pés.
  • D Silepse: ocorre quando se realiza a concordância com a ideia e não com os termos expressos. Exemplo: Campos do Jordão está linda este mês.

Direito da Criança e do Adolescente

11
O aparato jurídico brasileiro, de um modo geral, está adequado aos padrões internacionais definidos na Convenção Internacional dos Direitos da Infância e nas Convenções da Organização Internacional do Trabalho. Os direitos relativos ao trabalho infanto-juvenil são regulamentados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Constituição Federal e pela Consolidação das Leis do Trabalho. Frente assertivas abaixo, indique o que determina a Emenda Constitucional nº 20, aprovada em dezembro de 1998.
  • A idade mínima de admissão ao trabalho de 14 para 16 anos.
  • B idade mínima de admissão ao trabalho de 15 para 16 anos.
  • C possibilidade do adolescente trabalhar, como aprendiz, a partir dos 13 anos de idade.
  • D possibilidade do adolescente trabalhar, como aprendiz, a partir dos 15 anos de idade.
12
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069, de 13/07/1990, em observância à orientação constitucional, adotou a Doutrina da Proteção Integral no trato das questões ligadas a crianças e adolescentes, o artigo 4º, “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (destaques acrescidos), evidencia tal orientação". No entanto, passados 20 anos da publicação do Estatuto, é possível afirmar que:
  • A muitas amarras do passado continuam influenciando o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental da convivência familiar.
  • B muitas vitórias do passado continuam influenciando o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental da convivência familiar.
  • C Muitas circunstâncias favoráveis do passado continuam influenciando o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental.
  • D muitas estruturas do passado continuam favorecendo o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental da convivência familiar.
13
O Art. 4º, da Lei, n 8.069, de 13 de Julho de 1990, dispõe que: “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária". Das alternativas abaixo, indique a que “não faz parte"do Parágrafo único, que delimita garantia de prioridade:
  • A primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
  • B precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
  • C preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
  • D destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção dos animais em risco de extinção.
14
Conforme Lei n 8.069, de 13 de Julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, Capítulo II - Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), e possível afirmar que não faz parte do Art. 16 a seguintes alternativa:
  • A ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; opinião e expressão: crença e culto religioso;
  • B brincar, praticar esportes e divertir- se; participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
  • C ampla autonomia no exercício lúdico, plena liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de não participação na sociedade.
  • D participar da vida política, na forma da lei: buscar refúgio, auxílio e orientação.
15
O trabalho infantil revela uma inversão de valores de uma grande parte da sociedade brasileira, levando-a a aceitar que crianças e adolescentes sejam explorados no mercado de trabalho, e a inversão é esta: a necessidade se impõe sobre os direitos. Assim, o trabalho infantil, mesmo sendo considerado um problema social grave, é tolerado, ou mesmo “justificado" a partir da ótica da necessidade, como sendo uma forma de minorar a pobreza familiar. Frente a essa realidade é correto afirmar que:
I. O direito que toda criança e todo adolescente têm à educação,“visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes: I- igualdade condições para o acesso e permanência na escola" (Estatuto, Art.53).
II. É negado às crianças e aos adolescentes que trabalham precocemente, comprometendo seu futuro. Por isso, o grande erro em considerar, e de“justificar" o trabalho infantil como uma estratégia de os pobres enfrentarem a miséria é que, ao ingressarem no mundo do trabalho sem a devida preparação, as crianças e os adolescentes pobres reproduzem para si e para as futuras gerações as desigualdades sociais que mantêm as suas famílias na situação de pobreza que as lançaram no trabalho irregularmente.
III. É impossível pensar num futuro melhor, quando não se garante o direito à educação em condições dignas que possibilitem o sucesso escolar, ainda mais em um mundo dominado pela tecnologia, onde o acesso aos bens sociais requer uma educação que seja também tecnológica, plural, humanista, ética e que contribua para solidificar direitos já consagrados e construir novos direitos
.

De acordo com as assertivas acima, é correto afirmar que:
  • A Somente a assertiva I está correta.
  • B Todas as assertivas estão corretas.
  • C Somente a assertiva II está correta.
  • D Somente a assertiva III está correta.
16

Tendo em vista a Lei, n 8.069, de 13 de Julho de 1990, que dispõe sobre O Estatuto da criança e do Adolescente, é “correto” afirmar que criança, para os efeitos desta Lei é:

  • A a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescentes aqueles entre doze e dezoito anos de idade.
  • B a pessoa humana, do nascimento à melhor idade.
  • C a criança, o infante e o adolescente que goza de saúde para obter todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.
  • D a pessoa humana em todos os estágios de evolução etária, psicologia e ou social.
17
O artigo 8º do Estatuto da Criança e do Adolescente, assegura à gestante, através do SUS:
  • A O atendimento gratuito em quarto individual por ocasião do parto.
  • B O atendimento pré e perinatal.
  • C O atendimento pré-natal e o alojamento conjunto.
  • D O atendimento completo realizado pela equipe de enfermagem.

Pedagogia

18

Sobre o ato de brincar não podemos afirmar:

  • A À criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros.
  • B É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.
  • C Faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem.
  • D Proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na não integração do indivíduo na sociedade.
19
Segundo consta no Estatuto da Criança e do adolescente, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, exceto:
  • A ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
  • B progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio.
  • C atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
  • D atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a doze anos de idade.
20
De acordo com César Coll em sua obra “Construtivismo na Sala de Aula”, um esquema de conhecimento é definido de que maneira?
  • A A representação que uma pessoa, possui em um determinado momento de sua história sobre uma parcela da realidade.
  • B Uma mobilização cognitiva desencadeada por um interesse.
  • C Motivacionais, afetivos e relacionais na contribuição do aluno ao ato de aprender.
  • D Uma tarefa que se ajusta às possibilidades dos alunos, como algo que permite preencher determinadas necessidades (aprender, saber, influir e mudar).
21
Para Teresa Mantoan, o quê precisa ser mudado na escola para que esta torne-se inclusiva?
  • A Recriar o modelo educacional, transformar uma escola, inclusiva, num ambiente cooperativo.
  • B Valorizar um ensino competitivo e crítico.
  • C Facilitação das atividades e programas para reforçar e acelerar aprendizagem.
  • D Manter o sistema de avaliação, com a reprovação.
22

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, não incluindo:

  • A Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
  • B Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
  • C Desdém da experiência extra-escolar.
  • D Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
23
Com relação a Paulo Freire:

I - A busca do tema gerador objetiva deixar claro o pensamento do homem sobre a realidade e sua ação sobre ela;

II - O diálogo implica numa relação horizontal de pessoa a pessoa, sobre alguma coisa e, nisto reside o conteúdo programático da educação.
  • A Apenas I está correto.
  • B Apenas II está correto.
  • C Ambos estão corretos.
  • D Ambos estão incorretos.
24

Consta na Lei nº 9.394/96 que os docentes incumbir-se-ão de:

  • A participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
  • B elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
  • C zelar pela aprendizagem dos alunos;
  • D Todas as alternativas anteriores estão corretas.
25
Assinale a alternativa incorreta. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
  • A Informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos.
  • B Informar pais e responsáveis sobre a execução de sua proposta pedagógica.
  • C Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
  • D Articular-se com as famílias e a comunidade, sem criar processos de integração da sociedade com a escola.
26

Para Paulo Freire em – Pedagogia da Autonomia, faz parte do pensar certo:

I. O gosto da raivosidade irrefreada e a não disponibilidade ao risco;

II. O gosto da generosidade que, não negando a quem o tem o direito à raiva, a distingue da raivosidade irrefreada;

III. O gosto pelo treinamento progressivo;

IV. O gosto pelo treinamento operário.

Assinale a alternativa correta:

  • A Somente as afirmativas I e III são corretas.
  • B Somente as afirmativas II e III são corretas.
  • C Somente a afirmativa II é correta.
  • D Somente as afirmativas I e IV são corretas.
27

Com base nos PCN para o ensino fundamental, julgue os itens a seguir:

I- O ensino da Língua Portuguesa tem sido marcado por uma sequenciação de conteúdos que se poderia chamar de aditiva: ensina-se a juntar sílabas (ou letras) para formar palavras, a juntar palavras para formar frases e a juntar frases para formar textos.

II- Essa abordagem aditiva levou a escola a trabalhar com “textos” que só servem para ensinar a ler. “Textos” que não existem fora da escola e, como os escritos das cartilhas, em geral, nem sequer podem ser considerados textos, pois não passam de simples agregados de frases.
Essas afirmações:
  • A Ambas estão incorretas.
  • B Ambas estão corretas
  • C Somente a afirmação I está incorreta.
  • D Somente a afirmação II está incorreta.