Resolver o Simulado UPENET/IAUPE

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Administração Geral

1
A administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações, que compreendem processos principais interligados. Com relação aos princípios da Administração, assinale a alternativa CORRETA.
  • A Amizade, lealdade e fraternidade.
  • B Social, ambiental, amizade, planejamento e tecnológico.
  • C Lealdade, liderança, tecnologia, econômico e cultural.
  • D Igualdade, liderança e fraternidade.
  • E Planejamento, organização, liderança, execução e controle.
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A gestão de pessoas possibilita às empresas o desenvolvimento do seu capital intelectual. O Processo de trabalhar com os Recursos Humanos (pessoas) potencializa resultados e faz com que os colaboradores se desenvolvam. Essa é a definição relacionada dentro da administração à
  • A Liderança.
  • B Direção.
  • C Execução.
  • D Disciplina.
  • E Negociação.
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Todo profissional de gestão precisa reunir características que irão conduzi-lo a resultados e, por sua vez, influenciar seus liderados em busca de objetivos e metas. Assinale a alternativa que corresponde à característica de responsabilidade.
  • A O mercado busca pessoas capazes de agregar valor ao trabalho por meio de competência, criatividade e inovação.
  • B É fundamental para qualquer pessoa que esteja no mercado de trabalho aceitar a conviver com as mudanças tecnológicas do seu campo de atuação.
  • C É a capacidade de processar e utilizar as informações de forma original e inovadora.
  • D No novo mundo do trabalho, as pessoas exercem, com mais frequência e intensidade, papéis motivacionais.
  • E Atender às necessidades do mercado e moldar sua conduta com o objetivo de aumentar sua competência.
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A comunicação é uma das principais ferramentas de gestão, e sua eficácia vai garantir as relações interpessoais entre as empresas. Esta exerce papel fundamental no desenvolvimento das atividades empresariais e se constitui em um componente fundamental da condição das relações interpessoais. Acerca da comunicação, sobre os princípios que norteiam esse processo, analise os itens abaixo:


I. Melhorar a relação com o mercado.

II. A aquisição de habilidades na comunicação e no relacionamento interpessoal é imprescindível para a qualidade do atendimento ao cliente e para a integração de grupos de trabalho.

III. Aumentar permanentemente nossa base de dados a respeito do que está acontecendo no mundo, em nossa área de atuação e em outras áreas.

IV. É a capacidade de processar e utilizar as informações em prol do negócio.

V. Atender às necessidades do mercado e moldar sua competência com o objetivo de aumentar sua liderança.


Estão CORRETOS apenas

  • A I, II, III e IV.
  • B I, II, III e V.
  • C II, III, IV e V.
  • D II, III e IV.
  • E I, II, IV e V.
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A liderança e a motivação hoje, dentro das empresas são forças motrizes amplamente utilizadas na gestão de pessoas, com o objetivo de melhorar o desempenho dos colaboradores, potencializando os resultados na companhia. Sobre isso, coloque “V” para as sentenças Verdadeiras e “F” para as Falsas.


( ) Avaliações a respeito do clima organizacional que permitem a manifestação dos empregados acerca do ambiente de trabalho favorecem a comunicação intraorganizacional e o suprimento de informações aos gestores.

( ) Quando as organizações visam promover maior efeito da cultura organizacional sobre o comportamento dos funcionários, é essencial que se garanta que os funcionários compreendam os valores praticados em detrimento dos valores adotados.

( ) Os pressupostos básicos da cultura organizacional são de difícil mudança, pois são implícitos, arraigados e orientadores do comportamento organizacional.

( ) A cultura organizacional está presente, de maneira explícita, por exemplo, na missão, nos objetivos e na visão, declarados para a empresa, e, de maneira implícita, nos comportamentos e valores compartilhados por seus membros.


Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

  • A F – F – V – V
  • B F – F – F – F
  • C V – V – F – V
  • D F – V – F – V
  • E V – V – V – V

Ética na Administração Pública

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Relacione os conceitos da Coluna I com suas explicações na Coluna II.


Coluna I

1. RELATIVISMO ÉTICO

2. LIBERDADE

3. COMPORTAMENTO MORAL/ÉTICO

4. INTEGRIDADE

5. ÉTICA OBJETIVA

6. ALTERIDADE


Coluna II

( ) É a manutenção da mesma virtude, independente do contexto e da situação. Nela, observa-se uma coerência entre a ética pessoal e a ética profissional. Como seu oposto, tem-se a “pessoa camaleão”.

( ) Colocar-se no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e com ele dialogar.

( ) Realiza-se de acordo com as normas e as regras impostas pelo dever.

( ) A moral é fruto do padrão cultural vigente, portanto a virtude está na tolerância, no respeito pelos diferentes sistemas morais existentes.

( ) Possibilidade de julgar e de escolher. É condição para a existência ética.

( ) Defende a existência de valores universais, que devem ser cultivados entre todos os povos. Característica das culturas ocidentais.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A 1-2-3-4-5-6
  • B 1-2-3-4-6-5
  • C 3-2-1-4-5-6
  • D 5-6-1-2-3-4
  • E 6-3-4-1-2-5
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A ética é hoje um tema trabalhado nas empresas, cujo propósito é avaliar o comportamento de pessoas e da organização. Esses instrumentos são amplamente difundidos por meio dos códigos de ética e de conduta.

Sobre o conceito de ética, analise as afirmativas abaixo:

I. É ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. A nossa tendência é colonizar o outro ou partir do princípio de que eu sei e ensino para ele. Eu sei melhor e sei mais que ele.

II. É o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.

III. É o que denota bons costumes, boa conduta, segundo os preceitos socialmente estabelecidos pela sociedade ou por determinado grupo social.

IV. É um conjunto de princípios e valores, que guiam e orientam as relações humanas. Esses princípios devem ter características universais, precisam ser válidos para todas as pessoas e para sempre.

V. Qualidade ou condição de cidadão. Condição de pessoa que, como membro de um estado, se acha no gozo de direitos.


Estão CORRETAS

  • A I e II.
  • B III e V.
  • C II e IV.
  • D I e III.
  • E I e V.
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Após uma vistoria de rotina a uma empresa, um avaliador postou, em sua rede social, fotos e informações de sua vistoria de forma pública tanto para seus contatos quanto para os demais usuários da rede social.

Além de ser uma postura antiética, a atitude do avaliador se configura em

  • A criação de perfil público da empresa.
  • B possível violação do direito à privacidade das informações da empresa vistoriada.
  • C nenhum problema nem para a empresa nem para o avaliador, pois fotos são consideradas públicas, sempre que postadas de um celular particular.
  • D possível violação do direito do avaliador de manter atualizada sua rede social.
  • E postura que viola o direito do administrador da rede social de controlar o tipo de postagem que deve ou não ser veiculada na sua rede.
9
O Decreto Lei Nº 1.171, de 22/06/1994 aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. No seu Capítulo I, Seção I, inciso V, diz: “O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio”.

Sobre os principais deveres do Servidor Público, analise os itens abaixo:

I. Desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular.
II. Jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.
III. Tratar, cuidadosamente, os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
IV. Não se preocupar em manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, pois isso fica sob a responsabilidade do pessoal envolvido com a limpeza e manutenção do ambiente.

Está(ão) CORRETO(S), apenas,
  • A I, II e IV.
  • B II e III.
  • C I, II e III.
  • D IV.
  • E I e III.

Direito Administrativo

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No que diz respeito à intervenção do Estado na propriedade, assinale a alternativa CORRETA.
  • A A requisição administrativa é a modalidade de intervenção por meio da qual o agente público utiliza imóvel privado por prazo determinado para satisfazer interesse público, sendo possível a utilização de maneira gratuita ou onerosa.
  • B A ocupação administrativa é a modalidade de intervenção que visa utilizar imóvel privado pela Administração Pública em decorrência de iminente perigo e enquanto perdurar a circunstância de risco.
  • C A base de cálculo dos honorários de advogado em desapropriação é a diferença entre a oferta e a indenização.
  • D O tombamento integra a segunda etapa do procedimento de desapropriação.
  • E A retrocessão é uma garantia do Poder Público de se imitir na posse do bem imóvel após o pagamento da indenização.
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Assinale a alternativa INCORRETA sobre atos administrativos.
  • A A certidão é um ato enunciativo.
  • B A licença é um ato negocial.
  • C O despacho é um ato ordinatório.
  • D O memorando é um ato ordinatório.
  • E A admissão é um ato enunciativo.
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De acordo com o disposto na Lei n. 8.666/93, não autoriza a repactuação do equilíbrio econômico-financeiro do contrato o seguinte motivo:
  • A Superveniência de fato excepcional ou imprevisível, estranho à vontade das partes que altere fundamentalmente as condições de execução do contrato.
  • B Interrupção da execução do contrato ou diminuição do ritmo de trabalho por ordem e no interesse da Administração.
  • C Aumento das quantidades inicialmente previstas no contrato, nos limites permitidos por essa Lei.
  • D Diminuição do capital social da empresa contratada em razão de caso fortuito ou força maior.
  • E Impedimento de execução do contrato por fato ou ato de terceiro reconhecido pela Administração em documento contemporâneo à sua ocorrência.
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A partir da previsão expressa da Lei nº 8666/93, é CORRETO afirmar que constitui hipótese de licitação dispensável
  • A a aquisição de bens e contratação de serviços para atender aos contingentes militares das Forças Singulares brasileiras, empregadas em operações de paz no exterior, necessariamente justificadas quanto ao preço e à escolha do fornecedor ou executante e ratificadas pelo Comandante da Força.
  • B a aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita por meio de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes.
  • C a contratação de serviços técnicos de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação.
  • D a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
  • E a contratação de entidades privadas com fins lucrativos, para a implementação de cisternas ou outras tecnologias sociais de acesso à água para consumo humano e produção de alimentos, para beneficiar as famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água.
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A Administração Pública pode rescindir contratos. Assinale a alternativa que NÃO traz um motivo aceito pela Lei nº 8.666/93 para a rescisão das avenças administrativas.
  • A O não cumprimento de projetos ou prazos.
  • B A violação positiva do contrato em virtude de cumprimento irregular de cláusulas contratuais.
  • C O atraso no início da obra em virtude de fato imputável à Administração Pública.
  • D A paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, sem justa causa e prévia comunicação à Administração.
  • E O desatendimento das determinações regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execução, assim como as de seus superiores.

Direito Constitucional

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Assinale a alternativa que NÃO representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
  • A A dignidade da pessoa humana
  • B A soberania
  • C A cidadania
  • D O pluralismo político
  • E Garantir o desenvolvimento nacional
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Sobre os direitos e garantias fundamentais previstos no texto da Constituição de 1988, assinale a alternativa CORRETA.
  • A É livre a manifestação do pensamento, assegurando-se o anonimato.
  • B É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, não cabendo a indenização por dano material, moral ou à imagem.
  • C A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
  • D É proibido o exercício de qualquer ofício ou profissão.
  • E É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair, sem os seus bens.
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São cargos privativos de brasileiros natos, todos os citados abaixo, EXCETO
  • A Presidente e Vice-Presidente da República.
  • B Presidente da Câmara dos Deputados.
  • C Presidente do Senado Federal.
  • D Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
  • E Oficial das Forças Armadas.
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Sobre os partidos políticos, é livre a sua criação, fusão, incorporação e extinção, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos:
I. caráter global. II. proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinação a estes, salvo os países do MERCOSUL. III. prestação de contas à Justiça Eleitoral. IV. funcionamento parlamentar de acordo com a lei.
Assinale a alternativa CORRETA.
  • A Todos estão corretos.
  • B Todos estão incorretos.
  • C Existe apenas um correto.
  • D Existem apenas dois corretos.
  • E Existem apenas três corretos.
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Segundo a doutrina brasileira, a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como
  • A outorgada, escrita, analítica e flexível.
  • B promulgada, escrita, analítica e rígida.
  • C outorgada, não escrita, sintética e flexível.
  • D promulgada, costumeira, analítica e rígida.
  • E outorgada, escrita, sintética e flexível.

Direitos Humanos

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Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, é INCORRETO afirmar que
  • A a tortura, se visar ao bem coletivo, é, excepcionalmente, justificada.
  • B toda pessoa, individual ou coletiva, tem direito à propriedade.
  • C todo indivíduo tem, sempre, direito à vida e à liberdade.
  • D ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.
  • E todo indivíduo tem direito a ter uma nacionalidade.
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A Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU, 2008) tem o propósito de promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais para todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente.
Das alternativas apresentadas, assinale a que NÃO faz parte dos princípios gerais da Convenção.
  • A Igualdade de gênero - homem/mulher
  • B Respeitar as diferenças e aceitar as pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade
  • C Respeitar as diferenças e tratar as pessoas com deficiência de maneira idêntica às demais
  • D Respeitar as capacidades em desenvolvimento das crianças com deficiência e o direito de preservar suas identidades
  • E Possibilitar a autonomia individual, viabilizando a liberdade para fazer a própria escolha, independente das pessoas
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Sobre os direitos dos seres humanos contemplados na Declaração dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro 1948, analise as afirmativas abaixo:


I. Nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

II. Têm direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer acusação criminal.

III. Acusados de um ato delituoso, têm o direito de ser presumido inocentes, até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.

IV. Têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião. Esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público ou em particular.

V. Têm direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietados pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.


Está CORRETO o que se afirma em

  • A II, III, IV e V, apenas.
  • B III, IV e V, apenas.
  • C II, IV e V, apenas.
  • D I, III, IV e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
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Relativamente ao Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei Nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 (Estatuto das Pessoas com Deficiência), sobre modalidades de inserção laboral da pessoa portadora de deficiência, analise as afirmativas abaixo:

I. Colocação competitiva: processo de contratação regular nos termos da legislação trabalhista e previdenciária, que independe da adoção de procedimentos especiais para sua concretização, não sendo excluída a possibilidade de utilização de apoios especiais.

II. Colocação seletiva: processo de contratação regular nos termos da legislação trabalhista e previdenciária, que depende da adoção de procedimentos e apoios especiais para sua concretização; e

III. Promoção do trabalho por conta própria: processo de fomento da ação de uma ou mais pessoas mediante trabalho autônomo, cooperativado ou em regime de economia familiar, com vistas à emancipação econômica e pessoal.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A Todas estão incorretas.
  • B Apenas II está incorreta.
  • C Apenas I e III estão incorretas.
  • D Apenas II e III estão corretas.
  • E Todas estão corretas.
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Com base na Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 e suas alterações, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências, responda: Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:

I. Autoridade policial
II. Ministério Público
III. Conselho Municipal do Idoso

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A Todos os itens estão incorretos.
  • B Apenas o item II está incorreto.
  • C Apenas os itens I e II estão corretos.
  • D Apenas os itens II e III estão corretos.
  • E Todos os itens estão corretos

Português

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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Texto 5

POÉTICA

Manuel Bandeira

Estou farto do lirismo comedido
do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e                                                                                                      [manifestações de apreço ao Sr. Diretor
Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário o cunho
                                                                                                                [vernáculo de um vocábulo.

Abaixo os puristas

Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo.
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de cossenos secretário do amante exemplar
                                                                                        [com cem modelos de cartas e as diferentes
                                                                                        [maneiras de agradar às mulheres, etc.
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbados
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare

– Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.


BANDEIRA, Manuel. Poética. In: MORICONI, Ítalo. Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
(Adaptado)

Para compreender a argumentação pretendida no Texto 4, em seus elementos contextuais mais relevantes e atuais, é necessário admitir que o autor

  • A apresenta uma mulher negra como representante da Justiça, ao invés da tradicional deusa grega, como forma de protestar contra as políticas afirmativas.
  • B cita o famoso personagem de Mário de Andrade com a intenção explícita de enaltecer o Brasil, sua tradição e, principalmente, sua gente.
  • C emprega elementos gráficos inspirados na linguagem do grafite para representar pontos de vista discordantes.
  • D revela a intenção de atualizar a famosa obra de Mário de Andrade (Macunaíma, o herói sem nenhum caráter), tornando-a mais atraente a novos leitores.
  • E satiriza a ineficiência da Justiça brasileira quando a representa por meio do personagem ―Macunaíma‖ e seu conhecido bordão ―Ai que preguiça!‖.
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Com a vida em xeque diante da COVID-19, ser humano descobre a empatia e a solidariedade como atos de preservação da espécie

Um olhar voltado para o cuidado e a atenção com o outro

"Poderia haver maior milagre do que olharmos com os olhos do outro por um instante?" A indagação é de Henry David Thoreau, historiador e filósofo americano, que morreu em 1862. No mundo individualista do século 21, será que ainda há lugar para o ser humano praticar a empatia? Ser solidário? Ter olhar para a cooperação social? Sim. Ainda bem. Caso contrário, a espécie estaria com os dias contados. Não está. Ela sobrevive porque em toda parte há pessoas que espalham o antídoto do amor e da generosidade ao ajudar quem precisa. E não só para quem está à margem da sociedade.

Philia, termo tirado do tratado Ética a Nicômaco, de Aristóteles, pode ser traduzido como amizade, amor e também empatia, ou seja, uma espécie de afeição e apreço por outra pessoa. O modo como o filósofo aplicava o termo é uma inspiração para o tempo atual: ―Fazer o bem; fazer sem que seja solicitado‖. Assim agem muitos brasileiros diante dos desafios provocados pela pandemia do novo coronavírus. É um trabalho de formiguinha, incansável, com cada um fazendo um pouco, que somado a outro pouco leva esperança e alento a muitas pessoas.

O filósofo australiano Roman Krznaric, fundador da The School of Life de Londres (badalada escola inglesa que oferece cursos livres na área de Humanidades) e descrito pelo Observer com um dos mais importantes pensadores britânicos dedicados ao estudo dos estilos de vida, acredita que a empatia pode criar uma grande mudança social. Em seu livro Empathy – A handbook for revolution ("O poder da empatia – A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo‖, Editora Zahar), ele escreveu sobre o que chama de ―a tragédia da Era da Introspecção‖, com o intenso foco no eu.

Para o filósofo, é hora de tentar algo diferente. ―Há mais de 2 mil anos, Sócrates aconselhou que o melhor caminho para viver bem e com sabedoria era o 'conhece-te a ti mesmo'‖. Pensam convencionalmente que isso exige autorreflexão: que olhemos para dentro de nós e contemplemos nossas almas. Mas podemos também passar a nos conhecer saindo de nós mesmos e aprendendo sobre vidas e culturas diferentes das nossas. É hora de forjar a 'Era da Outrospecção', e a empatia é nossa maior esperança para fazer isso.‖

Não que a empatia seja uma panaceia universal para todos os problemas do mundo, nem para todas as lutas da vida, mas ela faz a diferença na vida do outro e na própria existência. São ações diversas, inspiradoras e que podem despertar a mesma atitude em mais pessoas em dias tão difíceis. [...]

O mundo vive um sofrimento global, talvez sem precedentes na história. Diante de um inimigo comum, todos são afetados. Logo, a única alternativa é enfrentá-lo juntos e com esperança de que tudo ―dará certo‖, como tem sido o lema mundial. O momento é, portanto, de comunhão. A psicóloga clínica Maria Clara Jost, pós-doutora em Psicologia, professora da Faculdade de Ciências Médicas e pós-graduada em Filosofia, lembra que quanto mais a pessoa se fecha em um casulo menos descobre sobre si e sobre os seus valores mais próprios, acabando por intensificar sofrimentos já existentes, tendendo ao adoecimento em diversas esferas do ser.

Por outro lado, ressalta Maria Clara, se somos constituídos na relação que estabelecemos com os outros, desde o útero, então, quanto mais nos posicionarmos no sentido de abertura ao mundo, ao outro e à coletividade, em um movimento autotranscendente, maior a possibilidade de encontrar quem, muitas vezes, estava escondido num turbilhão de afazeres, por vezes sem sentido: nós mesmos.


Lilian Monteiro. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/26/interna_bem_viver,1141208/com-avida-em-xeque-diante-da-covid-19-ser-humano-descobre-a-empatia.shtml Acesso em: 30/06/2020. (Adaptado)

Considerando a proposta temática do Texto 6, é CORRETO afirmar que duas de suas palavraschave são:

  • A "sobrevivência" e "sociedade".
  • B "alteridade" e "autoconhecimento".
  • C "coronavírus" e "introspecção".
  • D "pandemia" e "philia".
  • E "empatia" e "inimigo".
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Com a vida em xeque diante da COVID-19, ser humano descobre a empatia e a solidariedade como atos de preservação da espécie

Um olhar voltado para o cuidado e a atenção com o outro

"Poderia haver maior milagre do que olharmos com os olhos do outro por um instante?" A indagação é de Henry David Thoreau, historiador e filósofo americano, que morreu em 1862. No mundo individualista do século 21, será que ainda há lugar para o ser humano praticar a empatia? Ser solidário? Ter olhar para a cooperação social? Sim. Ainda bem. Caso contrário, a espécie estaria com os dias contados. Não está. Ela sobrevive porque em toda parte há pessoas que espalham o antídoto do amor e da generosidade ao ajudar quem precisa. E não só para quem está à margem da sociedade.

Philia, termo tirado do tratado Ética a Nicômaco, de Aristóteles, pode ser traduzido como amizade, amor e também empatia, ou seja, uma espécie de afeição e apreço por outra pessoa. O modo como o filósofo aplicava o termo é uma inspiração para o tempo atual: ―Fazer o bem; fazer sem que seja solicitado‖. Assim agem muitos brasileiros diante dos desafios provocados pela pandemia do novo coronavírus. É um trabalho de formiguinha, incansável, com cada um fazendo um pouco, que somado a outro pouco leva esperança e alento a muitas pessoas.

O filósofo australiano Roman Krznaric, fundador da The School of Life de Londres (badalada escola inglesa que oferece cursos livres na área de Humanidades) e descrito pelo Observer com um dos mais importantes pensadores britânicos dedicados ao estudo dos estilos de vida, acredita que a empatia pode criar uma grande mudança social. Em seu livro Empathy – A handbook for revolution ("O poder da empatia – A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo‖, Editora Zahar), ele escreveu sobre o que chama de ―a tragédia da Era da Introspecção‖, com o intenso foco no eu.

Para o filósofo, é hora de tentar algo diferente. ―Há mais de 2 mil anos, Sócrates aconselhou que o melhor caminho para viver bem e com sabedoria era o 'conhece-te a ti mesmo'‖. Pensam convencionalmente que isso exige autorreflexão: que olhemos para dentro de nós e contemplemos nossas almas. Mas podemos também passar a nos conhecer saindo de nós mesmos e aprendendo sobre vidas e culturas diferentes das nossas. É hora de forjar a 'Era da Outrospecção', e a empatia é nossa maior esperança para fazer isso.‖

Não que a empatia seja uma panaceia universal para todos os problemas do mundo, nem para todas as lutas da vida, mas ela faz a diferença na vida do outro e na própria existência. São ações diversas, inspiradoras e que podem despertar a mesma atitude em mais pessoas em dias tão difíceis. [...]

O mundo vive um sofrimento global, talvez sem precedentes na história. Diante de um inimigo comum, todos são afetados. Logo, a única alternativa é enfrentá-lo juntos e com esperança de que tudo ―dará certo‖, como tem sido o lema mundial. O momento é, portanto, de comunhão. A psicóloga clínica Maria Clara Jost, pós-doutora em Psicologia, professora da Faculdade de Ciências Médicas e pós-graduada em Filosofia, lembra que quanto mais a pessoa se fecha em um casulo menos descobre sobre si e sobre os seus valores mais próprios, acabando por intensificar sofrimentos já existentes, tendendo ao adoecimento em diversas esferas do ser.

Por outro lado, ressalta Maria Clara, se somos constituídos na relação que estabelecemos com os outros, desde o útero, então, quanto mais nos posicionarmos no sentido de abertura ao mundo, ao outro e à coletividade, em um movimento autotranscendente, maior a possibilidade de encontrar quem, muitas vezes, estava escondido num turbilhão de afazeres, por vezes sem sentido: nós mesmos.


Lilian Monteiro. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/26/interna_bem_viver,1141208/com-avida-em-xeque-diante-da-covid-19-ser-humano-descobre-a-empatia.shtml Acesso em: 30/06/2020. (Adaptado)

Para desenvolver sua tese, a autora do Texto 6 se respalda no pensamento de alguns filósofos. Em relação a Roman Krznaric, por exemplo, a autora demonstra sua adesão à seguinte ideia:

  • A A introspecção é o caminho mais seguro para uma verdadeira mudança social.
  • B Para quem pretende conhecer-se a si mesmo, o segredo é manter o foco no eu.
  • C As relações empáticas têm forte poder transformador em nossa sociedade.
  • D A autorreflexão nos obriga a aprender sobre vidas e culturas diferentes das nossas.
  • E Pela 'outrospecção‘, olhamos para dentro de nós e contemplamos nossas almas.
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Com a vida em xeque diante da COVID-19, ser humano descobre a empatia e a solidariedade como atos de preservação da espécie

Um olhar voltado para o cuidado e a atenção com o outro

"Poderia haver maior milagre do que olharmos com os olhos do outro por um instante?" A indagação é de Henry David Thoreau, historiador e filósofo americano, que morreu em 1862. No mundo individualista do século 21, será que ainda há lugar para o ser humano praticar a empatia? Ser solidário? Ter olhar para a cooperação social? Sim. Ainda bem. Caso contrário, a espécie estaria com os dias contados. Não está. Ela sobrevive porque em toda parte há pessoas que espalham o antídoto do amor e da generosidade ao ajudar quem precisa. E não só para quem está à margem da sociedade.

Philia, termo tirado do tratado Ética a Nicômaco, de Aristóteles, pode ser traduzido como amizade, amor e também empatia, ou seja, uma espécie de afeição e apreço por outra pessoa. O modo como o filósofo aplicava o termo é uma inspiração para o tempo atual: ―Fazer o bem; fazer sem que seja solicitado‖. Assim agem muitos brasileiros diante dos desafios provocados pela pandemia do novo coronavírus. É um trabalho de formiguinha, incansável, com cada um fazendo um pouco, que somado a outro pouco leva esperança e alento a muitas pessoas.

O filósofo australiano Roman Krznaric, fundador da The School of Life de Londres (badalada escola inglesa que oferece cursos livres na área de Humanidades) e descrito pelo Observer com um dos mais importantes pensadores britânicos dedicados ao estudo dos estilos de vida, acredita que a empatia pode criar uma grande mudança social. Em seu livro Empathy – A handbook for revolution ("O poder da empatia – A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo‖, Editora Zahar), ele escreveu sobre o que chama de ―a tragédia da Era da Introspecção‖, com o intenso foco no eu.

Para o filósofo, é hora de tentar algo diferente. ―Há mais de 2 mil anos, Sócrates aconselhou que o melhor caminho para viver bem e com sabedoria era o 'conhece-te a ti mesmo'‖. Pensam convencionalmente que isso exige autorreflexão: que olhemos para dentro de nós e contemplemos nossas almas. Mas podemos também passar a nos conhecer saindo de nós mesmos e aprendendo sobre vidas e culturas diferentes das nossas. É hora de forjar a 'Era da Outrospecção', e a empatia é nossa maior esperança para fazer isso.‖

Não que a empatia seja uma panaceia universal para todos os problemas do mundo, nem para todas as lutas da vida, mas ela faz a diferença na vida do outro e na própria existência. São ações diversas, inspiradoras e que podem despertar a mesma atitude em mais pessoas em dias tão difíceis. [...]

O mundo vive um sofrimento global, talvez sem precedentes na história. Diante de um inimigo comum, todos são afetados. Logo, a única alternativa é enfrentá-lo juntos e com esperança de que tudo ―dará certo‖, como tem sido o lema mundial. O momento é, portanto, de comunhão. A psicóloga clínica Maria Clara Jost, pós-doutora em Psicologia, professora da Faculdade de Ciências Médicas e pós-graduada em Filosofia, lembra que quanto mais a pessoa se fecha em um casulo menos descobre sobre si e sobre os seus valores mais próprios, acabando por intensificar sofrimentos já existentes, tendendo ao adoecimento em diversas esferas do ser.

Por outro lado, ressalta Maria Clara, se somos constituídos na relação que estabelecemos com os outros, desde o útero, então, quanto mais nos posicionarmos no sentido de abertura ao mundo, ao outro e à coletividade, em um movimento autotranscendente, maior a possibilidade de encontrar quem, muitas vezes, estava escondido num turbilhão de afazeres, por vezes sem sentido: nós mesmos.


Lilian Monteiro. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/26/interna_bem_viver,1141208/com-avida-em-xeque-diante-da-covid-19-ser-humano-descobre-a-empatia.shtml Acesso em: 30/06/2020. (Adaptado)

Para alcançar o seu interlocutor e convencê-lo a aderir às suas ideias, é comum o autor citar alguma autoridade no assunto. No Texto 6, Roman Krznaric é referido com diferentes expressões que servem não só para identificá-lo como também para defini-lo e mostrar ao leitor as suas credenciais. Assinale, entre as alternativas abaixo, a única expressão que NÃO está empregada no texto para referir Roman Krznaric.

  • A "historiador e filósofo americano" (1º parágrafo)
  • B "o filósofo australiano" (3º parágrafo)
  • C "fundador da The School of Life de Londres" (3º parágrafo)
  • D "um dos mais importantes pensadores britânicos"(3º parágrafo)
  • E "o filósofo" (4º parágrafo)
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Com a vida em xeque diante da COVID-19, ser humano descobre a empatia e a solidariedade como atos de preservação da espécie

Um olhar voltado para o cuidado e a atenção com o outro

"Poderia haver maior milagre do que olharmos com os olhos do outro por um instante?" A indagação é de Henry David Thoreau, historiador e filósofo americano, que morreu em 1862. No mundo individualista do século 21, será que ainda há lugar para o ser humano praticar a empatia? Ser solidário? Ter olhar para a cooperação social? Sim. Ainda bem. Caso contrário, a espécie estaria com os dias contados. Não está. Ela sobrevive porque em toda parte há pessoas que espalham o antídoto do amor e da generosidade ao ajudar quem precisa. E não só para quem está à margem da sociedade.

Philia, termo tirado do tratado Ética a Nicômaco, de Aristóteles, pode ser traduzido como amizade, amor e também empatia, ou seja, uma espécie de afeição e apreço por outra pessoa. O modo como o filósofo aplicava o termo é uma inspiração para o tempo atual: ―Fazer o bem; fazer sem que seja solicitado‖. Assim agem muitos brasileiros diante dos desafios provocados pela pandemia do novo coronavírus. É um trabalho de formiguinha, incansável, com cada um fazendo um pouco, que somado a outro pouco leva esperança e alento a muitas pessoas.

O filósofo australiano Roman Krznaric, fundador da The School of Life de Londres (badalada escola inglesa que oferece cursos livres na área de Humanidades) e descrito pelo Observer com um dos mais importantes pensadores britânicos dedicados ao estudo dos estilos de vida, acredita que a empatia pode criar uma grande mudança social. Em seu livro Empathy – A handbook for revolution ("O poder da empatia – A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo‖, Editora Zahar), ele escreveu sobre o que chama de ―a tragédia da Era da Introspecção‖, com o intenso foco no eu.

Para o filósofo, é hora de tentar algo diferente. ―Há mais de 2 mil anos, Sócrates aconselhou que o melhor caminho para viver bem e com sabedoria era o 'conhece-te a ti mesmo'‖. Pensam convencionalmente que isso exige autorreflexão: que olhemos para dentro de nós e contemplemos nossas almas. Mas podemos também passar a nos conhecer saindo de nós mesmos e aprendendo sobre vidas e culturas diferentes das nossas. É hora de forjar a 'Era da Outrospecção', e a empatia é nossa maior esperança para fazer isso.‖

Não que a empatia seja uma panaceia universal para todos os problemas do mundo, nem para todas as lutas da vida, mas ela faz a diferença na vida do outro e na própria existência. São ações diversas, inspiradoras e que podem despertar a mesma atitude em mais pessoas em dias tão difíceis. [...]

O mundo vive um sofrimento global, talvez sem precedentes na história. Diante de um inimigo comum, todos são afetados. Logo, a única alternativa é enfrentá-lo juntos e com esperança de que tudo ―dará certo‖, como tem sido o lema mundial. O momento é, portanto, de comunhão. A psicóloga clínica Maria Clara Jost, pós-doutora em Psicologia, professora da Faculdade de Ciências Médicas e pós-graduada em Filosofia, lembra que quanto mais a pessoa se fecha em um casulo menos descobre sobre si e sobre os seus valores mais próprios, acabando por intensificar sofrimentos já existentes, tendendo ao adoecimento em diversas esferas do ser.

Por outro lado, ressalta Maria Clara, se somos constituídos na relação que estabelecemos com os outros, desde o útero, então, quanto mais nos posicionarmos no sentido de abertura ao mundo, ao outro e à coletividade, em um movimento autotranscendente, maior a possibilidade de encontrar quem, muitas vezes, estava escondido num turbilhão de afazeres, por vezes sem sentido: nós mesmos.


Lilian Monteiro. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/bem-viver/2020/04/26/interna_bem_viver,1141208/com-avida-em-xeque-diante-da-covid-19-ser-humano-descobre-a-empatia.shtml Acesso em: 30/06/2020. (Adaptado)

Releia o seguinte trecho do Texto 6: "(...) podemos também passar a nos conhecer saindo de nós mesmos e aprendendo sobre vidas e culturas diferentes das nossas. É hora de forjar a 'Era da Outrospecção' (...)" (4º parágrafo). Considerando que o autor busca aconselhar o seu interlocutor e persuadi-lo a realizar uma ação (É hora de forjar a 'Era da Outrospecção‘), conclui-se que essa sequência do texto é de tipologia

  • A argumentativa.
  • B descritiva.
  • C dialogal.
  • D injuntiva.
  • E narrativa.

Raciocínio Lógico

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Segundo FAO 2009 (The State of Food and Agriculture – E.U.A.), a indústria de carne é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa, ao passo que todos os transportes somados geram 13%. Somos quase 7 bilhões de pessoas na Terra e criamos, para produzir carne, mais de 30 bilhões de animais que consomem água, comida e recursos energéticos, demandam espaço, despejam detritos, contaminam os mananciais, causam erosão e geram poluição atmosférica. Texto disponível em: https://setimodia.wordpress.com/2009/11/05/voce-sabe-quanto-custa-1-kg-de-carne/ (Adaptado) Acessado em julho 2020.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Com base no texto e na figura, analise as afirmações a seguir: I. Para a produção de 1 kg de feijão são necessários cerca de 300 litros de água limpa. II. 30 bilhões de animais consomem 15 000 litros de água limpa. III. Se um bovino gera cerca de 150 kg de carne, para cada um desses animais a emissão de gases do efeito estufa gira em torno de mais de 37 mil km percorridos por um carro. IV. Para cada bilhão de pessoas, 1 milhão de km2 de florestas pode ser desmatada no mundo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I e II
  • B I e III
  • C I e IV
  • D II e III
  • E II e IV
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Quatro amigos observam uma pilha de caixas em formato cúbico. Cada um deles posiciona-se a Norte, Sul, Leste e Oeste da pilha, respectivamente. Eles fazem um desenho da vista que tiveram desta pilha, obtendo os seguintes esboços:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Após socializarem os desenhos entre si, eles descobriram qual a quantidade máxima de caixas que poderia existir naquela pilha. Qual é esta quantidade?

  • A 30
  • B 31
  • C 35
  • D 40
  • E 42
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Um texto foi redigido em um formato de 40 linhas com 80 tipos (caracteres ou espaços em branco), cada linha ficando, nesse formato, com um certo número de páginas. O digitador resolveu, então, aumentar em 25% o número de linhas das páginas e diminuir em, também 25%, o número de tipos por linha. Assumindo que não houve mudança no número total de tipos, o número total de páginas ficou em um total de 12 páginas. Nessas condições, o número inicial de páginas é
  • A maior que 10 e menor que 12.
  • B maior que 12.
  • C menor que 10.
  • D exatamente o mesmo, ou seja, 12.
  • E impossível de se determinar com base nas informações dadas.
33
Entre 100 pessoas entrevistadas para uma vaga de estágio, constatou-se que dentre estas, 70 são fluentes em inglês, 45, fluentes em língua francesa, e 50, em língua alemã; 25 são fluentes tanto em inglês quanto em francês; 5 tanto em alemão quanto em francês, e 45, em inglês e em alemão. Com base nesses dados, é CORRETO afirmar que
  • A todas as entrevistadas são fluentes em alguma dessas três línguas (inglês, francês ou alemão).
  • B nenhuma entrevistada é fluente em alguma dessas três línguas (inglês, francês ou alemão).
  • C a quantidade de entrevistadas que não é fluente em nenhuma ou que é fluente em todas as três línguas é menor ou igual a 15 pessoas.
  • D a quantidade de entrevistadas que não é fluente em nenhuma ou que é fluente em todas as três línguas é maior que 15 pessoas.
  • E se a entrevistada for fluente em inglês, ela será fluente em todas as três línguas.
34
Dado um conjunto A, representa-se por P(A) o conjunto formado por todos os subconjuntos de A – o chamadoconjunto das partes que também costuma ser representado por 2A. Se A = {Φ,{Φ},1,{1}}, qual das alternativas seguintes NÃO é elemento de P(A)?
  • A Φ
  • B {Φ,1}
  • C {1, {Φ,1} }
  • D {Φ,{Φ} }
  • E {1,{1} }