Resolver o Simulado Fomento Paraná (AFPR) - Pedagogo - IDECAN - Nível Superior

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Matemática

1

Na compra de um automóvel de R$ 50.000,00, foram dados 20% de entrada no ato da compra e o restante em duas prestações mensais iguais, um e dois meses após a compra. Nessa transação comercial, o comprador percebeu que a concessionária embutiu juros compostos de 2% ao mês. Por conta disso, o valor de cada prestação mensal foi de

  • A R$ 20.601,98.
  • B R$ 25 952,32.
  • C R$ 29 520,54.
  • D R$ 32 062,95.
  • E R$ 36 130,42.
2

Um contador perito forense em 2020, para calcular seus honorários, utiliza o salário-base, que é de 200 reais por hora de trabalho, acrescidos de férias anuais de 12% sobre o valor/hora e margem de risco para atividade (horas ociosas e excesso de horas aplicadas sobre a estimativa) de 20% sobre o valor/hora. Ele deseja calcular o valor de um serviço agora em 2021, que ele estima ser de 40 horas e já sabendo que o reajuste da categoria ficou fixado em 4% em cima do salário-base de 2020.
Quanto ele deve cobrar pelo serviço, já atualizando seu valor/hora com o reajuste dado em 2021?

  • A R$ 10.982,40.
  • B R$ 13.200,60.
  • C R$ 20.800,20.
  • D R$ 23.600,10.
  • E R$ 27.456,50.
3

Em determinado semestre de uma universidade, dos 90 alunos aptos a se matricular nas disciplinas Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Libras, 30 alunos se matricularam nas 3 disciplinas, 45 alunos se matricularam em Estágio Supervisionado e TCC, 50 alunos se matricularam em Estágio Supervisionado e Libras, 40 alunos se matricularam em TCC e Libras, nenhum aluno se matriculou somente em Estágio Supervisionado, 10 alunos se matricularam somente em TCC e 65 alunos se matricularam em Libras. Quantos alunos se matricularam em somente 1 disciplina?

  • A 15.
  • B 18.
  • C Nenhum aluno.
  • D mais de 20 alunos.
  • E Pelo menos 20 alunos se matricularam em somente 1 disciplina.
4

Observe a seguinte matriz M12 = [XY] diferente de zero, ou seja, não nula, representa um par ordenado (x, y) que representa um ponto no plano cartesiano, não pertencente a origem. Multiplicando a matriz M12 pela matriz Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas , o par ordenado (x, y)

  • A reflete em torno do eixo das abscissas.
  • B rotaciona 180° em torno do eixo das ordenadas.
  • C é projetado perpendicularmente no eixo das abscissas.
  • D sofre uma rotação horária de 270º em torno da origem.
  • E sofre uma rotação anti-horária de 90º em torno da origem.
5

Nos últimos dez anos, a população de uma cidade vem aumentando anualmente em progressão aritmética. Em 1996, último ano do período de dez anos, constatou-se que o número de habitantes era 10% maior que no ano anterior. Pode-se concluir que, dentro desses dez anos, a população dessa cidade aumentou em

  • A 80%
  • B 200%
  • C 260%
  • D 380%
  • E 450%
6

Um estudante de matemática estava no segundo semestre da faculdade quando resolveu comprar uma moto. O preço da moto foi à vista R$ 24.000,00. A única forma de pagamento que o estudante conseguiu foi: uma entrada e mais 5 parcelas distribuídas em uma progressão geométrica. A segunda parcela que o estudante pagou foi de R$ 4.000,00 e a quarta de R$ 1.000,00. Qual valor de entrada o estudante precisou pagar para comprar a moto?

  • A R$ 16.500,00
  • B 12.500,00
  • C R$ 8.500,00
  • D R$ 7.000,00
  • E R$ 4.500,00
7

Um comerciante aplicou em um fundo de investimento que opera no regime de juros simples a quantia de R$ X. Oito meses depois o investidor verificou que o montante era um quinto maior. Calcule a taxa de juros desse fundo de investimento.

  • A 2,5%
  • B 3,33%
  • C 6,25%
  • D 12,5%
  • E 20%
8

Determine o valor de x, de modo que z = [( 1/ 2 − x) + 2i] seja um número imaginário puro.

  • A 1/2
  • B 1
  • C 3/2
  • D 2
  • E 5/2
9

Dado o número complexo Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas , sendo β um número real e a parte real do número complexo igual a zero, calcule o valor de β.

  • A -1
  • B 0
  • C 0,5
  • D 1
  • E 2
10

Dado o polinômio P(x) = (3x2 - 5x + 2)2. Calcule o valor de Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas .

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C 3/7
  • D 1
  • E 0

Ciências

11
O trecho a seguir contextualiza o tema tratado na questão. Leia-o atentamente.

“Uma análise da órbita de objetos na periferia do Sistema Solar, na zona habitada por Plutão, sugere a existência de um planeta grande, do tamanho de Netuno, a uma distância até 200 vezes maior que aquela entre a Terra e o Sol. Não é a primeira vez que um astrônomo propõe a existência de um ‘Planeta X’, mas desta vez a alegação parte de um cientista altamente prestigiado no meio. Michael Brown, do Caltech, foi o primeiro a enxergar Sedna, o planeta-anão cuja descoberta culminou no rebaixamento de Plutão. Em artigo científico publicado na edição desta quarta (20 de janeiro de 2016) da revista ‘The Astronomical Journal’, Brown apresenta os cálculos para sua alegação, realizados com seu colega Konstantin Batygin.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/01/astronomo-que-matou-plutao-ve-sinal-de-planeta-gigante-maisdistante.html.)
Quantos planetas formam o Sistema Solar, atualmente?
  • A Sete.
  • B Oito.
  • C Nove.
  • D Dez.
12
O trecho a seguir contextualiza o tema tratado na questão. Leia-o atentamente.

“Uma análise da órbita de objetos na periferia do Sistema Solar, na zona habitada por Plutão, sugere a existência de um planeta grande, do tamanho de Netuno, a uma distância até 200 vezes maior que aquela entre a Terra e o Sol. Não é a primeira vez que um astrônomo propõe a existência de um ‘Planeta X’, mas desta vez a alegação parte de um cientista altamente prestigiado no meio. Michael Brown, do Caltech, foi o primeiro a enxergar Sedna, o planeta-anão cuja descoberta culminou no rebaixamento de Plutão. Em artigo científico publicado na edição desta quarta (20 de janeiro de 2016) da revista ‘The Astronomical Journal’, Brown apresenta os cálculos para sua alegação, realizados com seu colega Konstantin Batygin.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/01/astronomo-que-matou-plutao-ve-sinal-de-planeta-gigante-maisdistante.html.)

É correto afirmar que Plutão foi rebaixado a:

  • A Estrela.
  • B Cometa.
  • C Asteroide.
  • D Planeta-anão.
13
O trecho a seguir contextualiza o tema tratado na questão. Leia-o atentamente.

“Uma análise da órbita de objetos na periferia do Sistema Solar, na zona habitada por Plutão, sugere a existência de um planeta grande, do tamanho de Netuno, a uma distância até 200 vezes maior que aquela entre a Terra e o Sol. Não é a primeira vez que um astrônomo propõe a existência de um ‘Planeta X’, mas desta vez a alegação parte de um cientista altamente prestigiado no meio. Michael Brown, do Caltech, foi o primeiro a enxergar Sedna, o planeta-anão cuja descoberta culminou no rebaixamento de Plutão. Em artigo científico publicado na edição desta quarta (20 de janeiro de 2016) da revista ‘The Astronomical Journal’, Brown apresenta os cálculos para sua alegação, realizados com seu colega Konstantin Batygin.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/01/astronomo-que-matou-plutao-ve-sinal-de-planeta-gigante-maisdistante.html.)
O Sistema Solar está inserido na seguinte galáxia:
  • A Draco.
  • B Pegasus.
  • C Via Láctea.
  • D Andrômeda

Geografia

14

Em relação à matriz elétrica brasileira, a energia eólica, em dados de fevereiro de 2021, alcançou o percentual de, aproximadamente,

  • A 10%.
  • B 20%.
  • C 5%.
  • D 25%.
  • E 3%.
15

Em relação à matriz elétrica brasileira, a energia eólica, em dados de fevereiro de 2021, alcançou o percentual de, aproximadamente,

  • A 10%.
  • B 20%.
  • C 5%.
  • D 25%.
  • E 3%.
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Em relação à matriz elétrica brasileira, a energia eólica, em dados de fevereiro de 2021, alcançou o percentual de, aproximadamente,

  • A 10%.
  • B 20%.
  • C 5%.
  • D 25%.
  • E 3%.
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A vida existe no Planeta Terra há mais de 3,5 bilhões de anos. Umas poucas ligações primitivas deram origem a organismos superiores. A natureza produziu uma complexa rede de relações e uma multiplicidade de animais, plantas e fungos. A história da evolução é uma epopeia de adaptação, extinção e reinvenção.
GILGES, Susanne; HARF, Rainer; LAAKER, Torsten. A explosão das espécies. GEOBRASIL. São Paulo: escala, n. 19, p. 23.

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre o Planeta Terra e sua evolução, pode-se afirmar que, no período terciário,

  • A ocorreram grandes dobramentos na crosta terrestre, resultando na formação das cordilheiras do Himalaia e dos Andes.
  • B os mamíferos de sangue quente desapareceram e as aves proliferaram.
  • C surgiram os dinossauros com estrutura física dinâmica, as coníferas e os répteis voadores.
  • D as diversas placas tectônicas se separaram em função da ocorrência de intensos processos exógenos.
  • E os continentes passaram a ser povoados pelo homem, e a agricultura começou a ser praticada.
18

A geologia e a paisagem influenciaram profundamente a sociedade, a civilização e a diversidade cultural de nosso Planeta, mas, até poucos anos atrás, não havia o reconhecimento internacional do patrimônio geológico de importância nacional ou regional e não havia, especificamente, uma convenção internacional sobre o patrimônio geológico. A iniciativa da Unesco de apoiar a criação de geoparques responde à forte demanda expressa por muitos países, por meio de uma rede global, no sentido de aumentar o valor do patrimônio da Terra, suas paisagens e suas formações geológicas, que também são testemunhas-chave da história da vida.
NASCIMENTO, Marco Antonio Leite do. Você sabe o que é um geoparque? Conhecimento prático GEOGRAFIA. São Paulo: escala, n. 55, p. 44.
Os Geoparques foram criados objetivando, sobretudo,

  • A aumentar a renda dos países do Terceiro Mundo, que os criaram, utilizando o geoturismo de exploração.
  • B impedir qualquer atividade antrópica no sítio geológico
  • C criar novas formas de utilização do solo para aumentar a atividade agrícola.
  • D estimular estudos científicos que possibilitem maior interação entre os países centrais e os periféricos
  • E proteger o patrimônio geológico para as futuras gerações, estimulando a atividade socioeconômica.
19

Leia o texto.
Muitas invenções e descobertas dessa fase foram fruto de pesquisas científicas sistemáticas realizadas em laboratórios de universidades ou de indústrias. Os empresários passaram a investir no trabalho dos cientistas, buscando inventos que gerassem lucros.
A indústria química, por exemplo, benefiiou-se dessa aproximação, o que resultou na produção de fibras sintéticas, inseticidas, celuloide [...], borracha vulcanizada [...], corantes artificiais, adubos, explosivos [...], entre outros.
DOMINGUES, Joelza Esther. História em Documento. Imagem e texto. 8. 2ªed. São Paulo: FTD, 2013. p.192.
O texto descreve a relação entre ciência e indústria característica da

  • A Revolução Agrícola Brasileira (séc. XVI).
  • B Revolução Agrícola Europeia (séc. XII–XIII).
  • C Primeira Revolução Industrial (séc. XVIII).
  • D Segunda Revolução Industrial (séc. XIX–XX).
  • E Terceira Revolução Industrial (séc. XXI).
20

Leia o texto.

“Há 8 mil anos, o espaço geográfico onde se localiza o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. Nesse mesmo período, a Europa, sem a Rússia, possuia cerca de 7%; a África quase 11%; e a Ásia, 23,6%.

No início do século XXI, o espaço geográfico onde se localiza o Brasil detinha 28,3% das florestas mundiais. A Europa, sem a Rússia, detinha apenas 0,1%; a África estava com 3,4%; e a Ásia, 5,5%.

Fonte dos dados: MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Quando o Amazonas corria para o Pacífico: uma história desconhecida da Amazônia. Petrópolis, RJ. 2 ed.: VOZES, 2007


Relacionando as informações dos dois períodos históricos citados no texto, é correto afirmar que

  • A a Europa, sem a Rússia, foi o continente que possuia a maior quantidade de florestas do planeta e, no início do século XXI, possuia a menor área florestada.
  • B o ritmo do desmatamento, no território onde o Brasil está situado, foi menor se comparado aos continentes citados.
  • C a Ásia e a Europa, sem a Rússia, ao longo dos séculos, aumentaram o tamanho de suas áreas de florestas.
  • D a África e a Ásia apresentaram o mesmo ritmo de desmatamento ao longo dos séculos.
  • E ao contrário de outras localidades do planeta Terra, não ocorreu desmatamento no Brasil.
21

Terras-raras é o nome dado ao conjunto dos dezessete elementos químicos da Tabela Periódica, formado pelos quinze lantanídeos mais o escândio e o ítrio.
Sobre esses elementos químicos e a localização das suas principais reservas mundiais, podemos afirmar corretamente que

  • A possuem distintas aplicações em diversos setores da economia, como na silvicultura, na pecuária e na construção civil. As maiores concentrações localizam-se na república da Guiné.
  • B são utilizados pelo agronegócio internacional para transformar terras outrora estéreis em terras aptas à utilização agrícola. As principais jazidas estão estabelecidas na Arábia Saudita.
  • C suas ocorrências se dão em pequenas concentrações, misturadas a outros minerais, tornando difícil o processo de separação. As maiores reservas mundiais encontram-se na China.
  • D ocorrem em áreas super ciais de fácil extração, sendo encontrados em mares rasos, estando associados às jazidas de minerais fósseis. As jazidas mais antigas situam-se no Japão.
  • E também são denominados metais raros e encontram-se nas minas de aluvião, sendo separados da rocha por um instrumento chamado bateia. Suas principais reservas estão no Chile.
22

Leia o texto.


Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), escreveu, em artigo publicado na “Foreign Affairs”, que:


A 1a revolução industrial usou água e vapor para mecanizar a produção entre o meio do século XVIII e o meio do século XIX.


A 2a revolução industrial usou a eletricidade para criar produção em massa a partir do meio do século XIX.


A 3a revolução industrial usou os eletrônicos e a tecnologia da informação para automatizar a produção na segunda metade do século XX.


Agora, no século XXI, a 4a revolução industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias entre as esferas física, digital e biológica.


https://tinyurl.com/y72sm8v5> Acesso em: 17.09.2018. Adaptado.


De acordo com a tendência expressa no texto, a última revolução industrial citada pelo autor caracteriza-se por

  • A redes aéreas de comunicação e pela intensifiação do uso do fordismo.
  • B viagens interespaciais e pelo grande emprego de carvão mineral.
  • C cabeamento telegráfico submarino e pela adoção do taylorismo.
  • D computadores a válvula e pela utilização de linhas de produção.
  • E internet móvel e pela inteligência artificial.

Pedagogia

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Nos Fundamentos da Educação, um dos estudos perpassa pela epistemologia inatista. Nela, o seu pressuposto é que as qualidades e capacidades básicas de cada ser humano, sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e sua conduta social já se encontrariam basicamente prontas por ocasião do nascimento. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.

  • A Todas as características pessoais de personalidade, no inatismo, nascem com a pessoa.
  • B Para o inatismo, o ser é fruto da convivência social.
  • C No inatismo, a escola influencia a formação da personalidade.
  • D Na concepção inatista, o ser se transforma mediante as influências do meio.
  • E No inatismo, o ser se transforma integralmente ao longo de sua existência.
24

A escola deve trabalhar com educação inclusiva. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente,

  • A a escola regular não precisa acolher estudantes portadores de deficiência.
  • B deve haver escolas especiais que trabalhem exclusivamente com estudantes portadores de deficiência.
  • C os professores devem ser capacitados e especializados, com curso de Pedagogia e especialização em educação especial.
  • D a escola deve oferecer salas de aula especiais, com atendimento individualizado de acordo com a deficiência.
  • E a escola deve oferecer Atendimento Educacional Especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
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Quanto ao papel do professor na relação ensino e aprendizagem, Freire (1996) afirmou: “Quando entro em uma sala de aula, devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento”. Com base no que o autor explicita, assinale a alternativa correta.

  • A O professor é totalmente responsável pelo processo de ensino e aprendizagem.
  • B O professor é responsável pela transferência de conhecimentos.
  • C O professor deve ter uma postura crítica, porém disciplinar diante do estudante.
  • D O professor deve ter uma postura crítica quanto a realidade e aberta ao diálogo.
  • E O professor é um transmissor de conhecimentos e o estudante é o receptor.
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A educação brasileira contempla a educação básica e a educação superior. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

  • A A educação básica é composta pela educação infantil e pelo ensino fundamental.
  • B A composição da educação básica se dá pelo ensino fundamental e pelo ensino médio.
  • C O ensino superior alcança a formação de graduação e pósgraduação.
  • D A composição da educação básica se dá apenas pelo ensino médio.
  • E A educação superior contempla somente a formação a nível de graduação.
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Correlacione as correntes com as modalidades listadas a seguir, considerando o que Libâneo (2005) explica sobre as teorias pedagógicas contemporâneas, também chamadas de correntes pedagógicas:
Correntes 1 Racional-tecnológica 2 Neocognivistas 3 Sociocríticas 4 Holísticas 5 Pós-modernas
Modalidades a - Construtivismo pós-piagetiano - Ciências cognitivas b - Ensino de excelência - Ensino Tecnológico c - Sociologia crítica do currículo - Teoria histórico-cultural - Teoria sócio-cultural - Teoria sócio-cognitiva - Teoria da ação comunicativa d - Pós-estrutruralismo - Neo-pragmatismo e Holismo - Teoria da Complexidade - Teoria naturalista do conhecimento - Ecopedagogia - Conhecimento em rede


Assinale a alternativa que indique as associações corretas.

  • A 1a – 2b – 3c – 4d – 5e
  • B 1b – 2a – 3c – 4e – 5d
  • C 1c – 2a – 3b – 4d – 5e
  • D 1d – 2b – 3c – 4a – 5e
  • E 1b – 2c – 3a – 4e – 5d
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A função social da Escola prepara, instrumentaliza e proporciona condições para que os estudantes possam apropriar-se de conhecimentos e se constituir cidadãos.
Para cumprir o seu papel social, a Escola necessita
I. compreender o seu papel para a diminuição da repetência e evasão. II. buscar sua competência e autonomia, sendo um espaço de apropriação de conhecimentos e habilidades. III. oferecer condições de acesso as tecnologias educacionais para contribuir com a produção do conhecimento.
Assinale

  • A se somente o item III estiver correto.
  • B se somente o item II estiver correto.
  • C se nenhum dos itens estiver correto.
  • D se somente o item I estiver correto.
  • E se todos os itens estiverem corretos.
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Com base na Lei 10.639/03, que inclui a História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial, analise as afirmativas a seguir:

I. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. II. O conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. III. Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. IV. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.
Assinale

  • A se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • B se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
  • E se nenhuma afirmativa estiver correta.
30

A organização da Educação Infantil, de acordo com a Lei 9.394/96 - LDB, considera algumas das seguintes regras comuns:
I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. II. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional. III. Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.
Assinale

  • A se somente o item I estiver correto.
  • B se somente o item III estiver correto.
  • C se somente o item II estiver correto.
  • D se nenhum dos itens estiver correto.
  • E se todos os itens estiverem corretos.
31

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, segundo o Parecer CNE/CEB N.º 11/2012. Analise os itens que se seguem quanto ao desenvolvimento da forma articulada desse tipo de educação:
I. integrada, ofertada somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação profissional técnica de nível médio ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica. II. integrada, ofertada a quem ingressa no Ensino Fundamental, aproveitando oportunidades educacionais disponíveis. III. concomitante na forma, uma vez que é desenvolvida simultaneamente em distintas instituições educacionais, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado.
Assinale

  • A se somente o item I estiver correto.
  • B se somente o item III estiver correto.
  • C se somente os itens I e III estiverem corretos.
  • D se nenhum dos itens estiver correto.
  • E se todos os itens estiverem corretos.
32

O Decreto 5.154/04, que regulamenta alguns artigos da LDB, estabelece que a educação profissional, desde que observadas as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação, será desenvolvida por meio de cursos e programas de:
I. qualificação profissional, inclusive formação inicial e continuada de trabalhadores. II. educação profissional técnica de nível fundamental. III. educação profissional técnica de nível médio. IV. educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação.
Assinale

  • A se somente os itens I, II e III estiverem corretos
  • B se somente os itens I, III e IV estiverem corretos.
  • C se somente os itens I, II e IV estiverem corretos.
  • D se todos os itens estiverem corretos.
  • E se nenhum dos itens estiver correto.

História

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A construção da História enquanto ciência pelos positivistas durante o século XIX baseava-se na compreensão da narrativa histórica como

  • A um enredo, um argumento, uma reflexão balizada por uma situação constituída e contextualizada no momento da escrita.
  • B um produto do presente, não um retrato fiel do passado, considerando-se a narrativa como objetiva e verdadeira, mas também como subjetiva e hipotética.
  • C uma expressão artística, caracterizada de modo semelhante aos diferentes gêneros literários: dramático, épico, hagiográfico, etc.
  • D uma expressão da realidade, verdade inquestionável, pois baseada em fatos, comprovados através da verificação da autenticidade dos documentos oficiais.
  • E uma produção historiográfica datada, carregada das marcas de seu tempo e do lugar social do historiador.
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O “tempo histórico” é entendido como uma experiência particular de cada sociedade que no presente se relaciona com seu passado (“espaço de experiência”) e seu futuro (“horizonte de expectativa”), possibilitando a consideração da existência de tempos plurais, heterogêneos e não lineares, tendo em vista que estas relações variam. Esta é uma construção conceitual apresentada por qual destes autores em sua respectiva obra?

  • A Jacques Le Goff (História e Memória).
  • B José Carlos Reis (História e Teoria).
  • C Marc Bloch (Apologia da História).
  • D Paul Ricoeur (Tempo e Narrativa).
  • E Reinhart Koselleck (Futuro Passado).
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A renovação historiográfica ocorrida no século XX, com os “Annales”, promoveu uma transformação na concepção de documento e na relação do historiador com ele. A concepção renovada de documento e de seu uso em sala de aula parte do pressuposto de que o trabalho com diferentes fontes e linguagens pode ser o ponto de partida para a prática do ensino de história. Nesta perspectiva, os documentos

  • A são compreendidos como vestígios do passado, que devem servir para responder a indagações e problematizações de alunos e professores, com o objetivo de estabelecer um diálogo com o passado e o presente, tendo como referência o conteúdo histórico ensinado.
  • B são considerados a base do conhecimento histórico, visto que eles falam por si mesmos, cabendo ao professor e aos alunos resignarem-se diante da verdade imanente às fontes históricas.
  • C são entendidos como ilustrações da narrativa histórica, sendo utilizados para decorar o material didático e torná-lo mais atrativo para os alunos, possibilitando que estes prestem mais atenção às aulas.
  • D são tratados como prova irrefutável da realidade passada e comprovação da narrativa histórica transmitida pelo professor ao aluno. Este então considerado um receptor passivo e preocupado em decorar o conteúdo ensinado.
  • E são utilizados como instrumentos didáticos, uma forma do professor motivar o aluno para o conhecimento histórico, esperando-se que, por meio da utilização do documento em sala de aula, o aluno possa ter contato pessoal e próximo com as realidades passadas.
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No que diz respeito ao período Neolítico, que teve início há aproximadamente 10.000 a.C. e se prolongou até cerca de 5.000 anos a.C., é correto afirmar que, neste período, os humanos

  • A abrigavam-se em cavernas e realizaram a importante descoberta do domínio do fogo. Com isso, passaram a se aquecer do frio, cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes, iluminar a noite, etc.
  • B criaram a arte da pintura, conhecida como arte rupestre. Eles utilizaram resíduos vegetais, sangue, carvão, argila, terra ou excrementos humanos para fazer impressões nas pedras.
  • C desenvolveram largamente a técnica da fabricação de diversos utensílios de metais, e as pequenas aldeias de agricultores transformaram-se em núcleos urbanos submetidos à autoridade política de um chefe.
  • D foram se tornando sedentários, aprenderam a domesticar os animais e a praticar a agricultura Enquanto isso, dedicaram-se a atividades como a construção de casas, o trabalho com o barro e a argila, a fabricação de cestos, tecidos e também de ferramentas.
  • E viviam em bandos e ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, aperfeiçoaram a técnica da caça e da pesca, através da invenção do arco e da flecha, e alimentavam-se basicamente de frutos, raízes, peixes, ovos e pequenos animais.
37

“Quando o doente se acostuma ao seu estado de vigília, começavam a apagar-se da sua memória as lembranças da infância, em seguida o nome e a noção das coisas, e por último a identidade das pessoas e ainda a consciência do próprio ser, até se afundar numa idiotice sem passado.”

MÁRQUEZ, Gabriel García. Cem anos de solidão. – 59ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2006. p. 47-48.


“Um novo regime de historicidade, centrado sobre o presente, estaria se formulando no Ocidente? A partir da Queda do Muro de Berlim (1989), ocorreu um crescimento rápido da categoria do presente e se impôs a evidência de um presente onipresente, nomeado de presentismo, onde se vive entre a amnésia e a vontade de nada esquecer.”

HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia História, Belo Horizonte, vol.22, nº36, p.261-273, jul./dez., 2006. (com adaptações)


Relacionando as consequências da epidemia de insônia que acometeu a Macondo de Cem anos de solidão com as implicações que o presentismo traz para a nossa experiência histórica atual, é correto afirmar que a função social do historiador na sociedade atual deve ser:

  • A Empreender um mapeamento científico dos acontecimentos passados de modo a orientar seguramente os homens no caminho a ser trilhado no futuro.
  • B Extrair dos fatos, através dos documentos, as leis que regem os grupos humanos, explicando assim a configuração atual da sociedade.
  • C Fornecer à sociedade uma análise do passado eficiente para impedir futuras guerras e crises, bem como capaz de evitar catástrofes sociais.
  • D Impedir que o presente seja vivido solitária e silenciosamente, estabelecendo-se como mediador de um diálogo entre os homens do presente e os do passado.
  • E Promover uma reconstituição fiel do passado através do colecionamento de datas e fatos dispostos em ordem cronológica.
38

Historiadores, baseados em documentos antigos, afirmam que a civilização chinesa possui mais de quatro mil anos de idade. Estes registros atestam a condição de uma das mais antigas e importantes civilizações de todo o mundo. Muito antes das sociedades ocidentais se formarem, os chineses já ocupavam posição destacada na produção intelectual e tecnológica. É notável pensar o quanto a História mundial deve às inúmeras descobertas científicas chinesas. Entre as invenções tecnológicas produzidas pela civilização chinesa, encontram-se

  • A a bússola, a porcelana, a pólvora e os fogos de artifício.
  • B a pipa, o papel, o calendário e a roda.
  • C o compasso, o chocolate, a prensa e a maquiagem.
  • D o guarda-chuva, o concreto, o arado e o vidro.
  • E o jogo de xadrez, o zero, a acupuntura e o espelho.
39

“O Orientalismo é um modo de abordar o Oriente que tem como fundamento o lugar especial que este ocupa na experiência ocidental europeia. O Oriente não é apenas adjacente à Europa; é também o lugar das maiores, mais ricas e mais antigas civilizações e línguas, é seu rival cultural e uma de suas imagens mais profundas e mais recorrentes do Outro. Além disso, o Oriente ajudou a definir a Europa (ou o Ocidente) com sua imagem, ideia, personalidade e experiências contrastantes.”

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 27-28. (com adaptações)


No que diz respeito ao contexto de produção do Orientalismo enquanto disciplina acadêmica e mentalidade dominadora na Europa, é correto afirmar que este foi formulado a partir do período

  • A da guerra fria, em virtude da descolonização da África e da Ásia.
  • B helenístico, em virtude do estabelecimento da rota da seda.
  • C iluminista, em virtude do imperialismo europeu na África e na Ásia.
  • D medieval, em virtude das cruzadas.
  • E renascentista, em virtude das grandes navegações.
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Considerados os povos mais antigos do continente africano, viviam de forma nômade, com a economia baseada no comércio, principalmente de tecidos, alimentos, sal, artesanato e joias. Usavam muito o camelo como meio de transporte de mercadorias, graças a resistência deste animal e de sua adaptação à vida no deserto. Durante as viagens, levavam e traziam informações e aspectos culturais. Logo, eles foram de extrema importância para a troca cultural que ocorreu no norte da África.


O texto acima descreve as características culturais de qual dos seguintes povos africanos no mundo antigo?

  • A Os Bantos.
  • B Os Berberes.
  • C Os Egípcios.
  • D Os Núbios.
  • E Os Songais.
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“Cidadania, participação política, democracia: estas noções fundamentais, de grande atualidade, formaram-se no período das cidades-Estados da Antiguidade clássica. Naquele mundo das cidades gregas independentes e da República romana, todos estariam de acordo com a ideia de Aristóteles quanto a ser o homem um animal cuja finalidade consiste em viver, como cidadão, uma vida associativa numa cidade-Estado e com a crença de que no Estado imperam as leis, não os homens.”

CARDOSO, Ciro Flamarion S. A cidade-Estado antiga. São Paulo: Ática, 1985.


Dentre as características comuns às cidades-Estados clássicas no mundo antigo, identificamos:

  • A A existência de uma separação absoluta entre os órgãos de governo e de justiça, e o fato de que a religião integrava o aparelho do Estado.
  • B A gradativa conquista de direitos pelos mais pobres nas democracias e até mesmo nas oligarquias e aristocracias, excluindo-se os escravos.
  • C A participação direta dos cidadãos no processo político, nas decisões coletivas obrigatórias, ou seja, os cidadãos com plenos direitos eram soberanos.
  • D A participação indireta de mulheres nas democracias, pois apenas os representantes masculinos tinham direito a voz e voto nas assembleias.
  • E A tripartição do governo em assembleias, conselhos e magistrados escolhidos entre os membros elegíveis, que incluíam estrangeiros residentes.
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São elementos da arquitetura românica desenvolvida no Ocidente europeu durante a Idade Média:

  • A Arcadas, florões e gárgulas.
  • B Arcos semicirculares, paredes grossas e abóbodas de arestas.
  • C Fachadas com três portais e arcos ogivais.
  • D Largas janelas e uso de vitrais.
  • E Mosaicos e torres de pontas agulhadas.

Português

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Texto para a questão

A commodity certa no momento errado: reflexões sobre a manteiga de tartaruga 

 Imagem relacionada à questão do Questões EstratégicasImagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Na linha 26, a palavra “alemães” forma corretamente qual diminutivo?

  • A Alemãezinhos.
  • B Alemãesinhos.
  • C Alemãozinhos.
  • D Alemãosinhos.
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Texto para a questão

A commodity certa no momento errado: reflexões sobre a manteiga de tartaruga 

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Apenas quando toda a área fosse devidamente escavada que a produção tinha início. (linha 21)
O QUE do período acima se classifica morfologicamente como
  • A conjunção integrante.
  • B pronome relativo.
  • C conjunção subordinativa.
  • D palavra expletiva
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A commodity certa no momento errado: reflexões sobre a manteiga de tartaruga 

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Assinale a alternativa em que a palavra indicada NÃO exerça, no texto, papel adjetivo.

  • A seu (linha 2)
  • B primeiros (linha 3)
  • C outras (linha 4)
  • D quebrados (linha 22)
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

No ano passado, 194 policiais foram assassinados no país, e 63% deles eram negros. (linha 1)
Assinale a alternativa em que, alterando-se o segmento sublinhado no período acima, NÃO se tenha mantido correção gramatical. Não leve em conta as alterações de sentido.
  • A e 0,98% deles se dizia negro
  • B e 1,89% da população se diziam negros
  • C e um quinto se dizia negro
  • D e 42% da população se dizia negra
  • E e dois sétimos deles se diziam negros
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Ao invés de narrativas complexas, que levam em consideração o ponto de vista das comunidades e suas nuances, nos restam fragmentos por vezes desencontrados de biólogos alemães sucumbindo ao calor dos trópicos. (linhas 9 a 11)
Assinale a alternativa em que o termo indicado NÃO poderia substituir a expressão sublinhada no período acima, sob pena de prejuízo semântico.
  • A Ao contrário de
  • B Em vez de
  • C Ao inverso de
  • D De maneira oposta a
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Em relação às ideias do texto e suas corretas inferências, analise as afirmativas a seguir:
I. Embora houvesse um período na história em que o Brasil, em sua capitania de São José do Rio Preto, tivesse alto lucro com a exploração e a produção da commodity, um verdadeiro “ciclo da manteiga de tartaruga”, não há, contraditoriamente, nos livros de História, referências desenvolvidas ao evento. II. O texto afirma que o nome “manteiga” constitui na realidade uma impropriedade semântica, o que pode ser comprovado ao se conhecer o processo de produção da commodity. III. Se houvesse sustentabilidade na produção, o Brasil teria alcançado, em mais cinquenta anos, lugar de destaque econômico com a comercialização da manteiga de tartaruga.
Assinale

  • A se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as alternativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as alternativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as alternativas estiverem corretas.
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Na linha 8, a palavra “rodapé” é exemplo no texto de

  • A metonímia.
  • B sinestesia.
  • C sinédoque.
  • D catacrese.
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Coincidentemente, enquanto as consequências da prática predatória faziam desaparecer do Amazonas as tartarugas, seus ovos, e a manteiga, a commodity foi descoberta pela indústria cosmética. (linhas 32 e 33)
No período acima, o termo sublinhado apresenta mormente valor
  • A explicativo.
  • B conformativo.
  • C causal.
  • D proporcional.
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Texto para a questão

A commodity certa no momento errado: reflexões sobre a manteiga de tartaruga 

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Os ovos eram desenterrados e depositados em pilhas que, segundo relatos, chegavam a alcançar um metro e meio de altura. (linhas 20 e 21)
Assinale a alternativa em que uma nova pontuação para o período acima tenha sido feita de forma gramaticalmente correta.
  • A Os ovos eram desenterrados e depositados em pilhas que – segundo relatos –, chegavam a alcançar um metro e meio de altura.
  • B Os ovos, eram desenterrados e depositados em pilhas que, segundo relatos, chegavam a alcançar, um metro e meio de altura.
  • C Os ovos eram desenterrados e depositados em pilhas, que – segundo relatos – chegavam a alcançar um metro e meio de altura.
  • D Os ovos eram desenterrados e depositados, em pilhas, que, segundo relatos, chegavam a alcançar, um metro e meio de altura.
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...tendo acesso aos bastidores da produção... (linha 14)
Assinale a alternativa em que, independentemente da mudança de sentido, a alteração tenha sido feita em respeito às regras gramaticais.
  • A imiscuindo-se nos bastidores da produção
  • B chegando nos bastidores da produção
  • C lembrando dos bastidores da produção
  • D aludindo os bastidores da produção

Noções de Informática

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No que diz respeito aos componentes de hardware de um microcomputador, existem dispositivos que operam exclusivamente na entrada de dados para processamento, enquanto que outros operam exclusivamente na saída dos dados processados. Dois exemplos desses dispositivos são, respectivamente,

  • A mouse e pendrive.
  • B pendrive e ssd.
  • C ssd e scanner.
  • D scanner e plotter.
  • E plotter e mouse.
54

Um tipo de rede social funciona baseada em geolocalização, que, assim como outras redes do mesmo tipo, utiliza os dados fornecidos pelo GPS do computador ou dispositivo móvel do usuário para registrar e fazer check-in nos lugares por onde ele passa. Este tipo de rede social é denominada

  • A viber.
  • B qzone.
  • C tiktok.
  • D snapchat.
  • E foursquare.
55

No uso dos recursos do Excel 2019 BR, um profissional lotado na PEFOCE criou a planilha mostrada na figura abaixo:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

• EEm E5 inseriu uma expressão usando a função SE que mostra “OK” se a quantidade existente é maior que a mínima, “REPOR” se for menor e “LIMITE” se essas quantidades forem iguais..

• Para finalizar, selecionou a célula E5 e, por meio de doisatalhos de teclado com as funções de copiar e colar, inseriuuma expressão semelhante em E6, E7, E8 e E9.

Nessas condições, as expressões inseridas em E5 e os atalhos de teclado com as funções de copiar e colar são,respectivamente, 

  • A =SE(C8>D8;"OK";SE(C8<D8;"REPOR";"LIMITE")), Ctrl + E e Ctrl + V. 
  • B =SE(C8>D8;"OK";SE(C8<D8;"LIMITE";"REPOR")), Ctrl + C e Ctrl + E.
  • C =SE(C8>D8;"OK";SE(C8<D8;"REPOR";"LIMITE")), Ctrl + C e Ctrl + E.
  • D =SE(C8>D8;"OK";SE(C8<D8;"REPOR";"LIMITE")), Ctrl + C e Ctrl + V.
  • E =SE(C8>D8;"OK";SE(C8<D8;"LIMITE";"REPOR")), Ctrl + C e Ctrl + V.
56

No que se refere aos aspectos da segurança da informação e da internet a serem observados por peritos em suas atividades, um se refere a um termo relacionado à realização de uma cópia de segurança que se faz em outro dispositivo de armazenamento, como HD externo, armazenamento na nuvem ou pendrive, por exemplo, para o caso de perda dos dados originais na máquina devido a vírus, dados corrompidos ou outros motivos, e assim seja possível recuperá-los. Esse termo é conhecido por

  • A hotfix.
  • B sniffer.
  • C backup.
  • D firewall.
  • E deadlock.
57

Com relação aos sistemas operacionais em ambientes Windows e Linux, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

 

( ) No Windows 10 BR, por padrão, o acionamento do ícone Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas  localizado na Área de Notificação, no canto inferior da tela de um microcomputador, tem por função verificar o “status” da conexão à internet via cabo de rede RJ-45.

( ) Nas distribuições Linux, o termo kernel refere-se a um conjunto de instruções que controla como serão usados o processador, a memória, o disco e os dispositivos periféricos.

( ) Enquanto no ambiente Windows o ambiente gráfico conhecido por Explorer tem a função de possibilitar o gerenciamento de pastas e arquivos, no ambiente Linux existem diversos aplicativos similares como o Nautilus e o Ubuntu.

 

As afirmativas são, respectivamente, 

  • A V – F – F.
  • B V – V– F.
  • C V – V – V.
  • D F – V – F.
  • E F – F – V.
58

Um perito criminal está navegando em sites da internet por meio do browser Firefox Mozilla, em um notebook com sistema operacional Windows 10 BR. Nesse ambiente, ele realizou dois procedimentos, listados a seguir:
I. Executou um atalho de teclado para verificar o andamento de downloads realizados. II. Executou um atalho de teclado para imprimir o conteúdo selecionado na página atual e visualizado na tela do monitor de vídeo.
Os atalhos de teclado em I e II são, respectivamente,

  • A Ctrl + J e Ctrl + P.
  • B Ctrl + J e Ctrl + R.
  • C Ctrl + J + Ctrl + I.
  • D Ctrl + D e Ctrl + R.
  • E Ctrl + D e Ctrl + P.
59

Com relação aos sistemas operacionais em ambientes Windows e Linux, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) No Windows 10 BR, por padrão, o acionamento do ícone Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas localizado na Área de Notificação, no canto inferior da tela de um microcomputador, tem por função verificar o “status” da conexão à internet via cabo de rede RJ-45. ( ) Nas distribuições Linux, o termo kernel refere-se a um conjunto de instruções que controla como serão usados o processador, a memória, o disco e os dispositivos periféricos. ( ) Enquanto no ambiente Windows o ambiente gráfico conhecido por Explorer tem a função de possibilitar o gerenciamento de pastas e arquivos, no ambiente Linux existem diversos aplicativos similares como o Nautilus e o Ubuntu.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – F – F.
  • B V – V– F.
  • C V – V – F.
  • D F – V – F.
  • E F – F – V.
60

Um perito criminal está navegando em sites da internet por meio do browser Firefox Mozilla, em um notebook com sistema operacional Windows 10 BR. Nesse ambiente, ele realizou dois procedimentos, listados a seguir:
I. Executou um atalho de teclado para verificar o andamento de downloads realizados. II. Executou um atalho de teclado para imprimir o conteúdo selecionado na página atual e visualizado na tela do monitor de vídeo.
Os atalhos de teclado em I e II são, respectivamente,

  • A Ctrl + J e Ctrl + P.
  • B Ctrl + J e Ctrl + R.
  • C Ctrl + J + Ctrl + I.
  • D Ctrl + D e Ctrl + R.
  • E Ctrl + D e Ctrl + P.
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No uso dos recursos do Excel 2019 BR, um profissional lotadona PEFOCE criou a planilha mostrada na figura abaixo:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

• Em E5 inseriu uma expressão usando a função SE que mostra“OK” se a quantidade existente é maior que a mínima,“REPOR” se for menor e “LIMITE” se essas quantidades foremiguais. • Para finalizar, selecionou a célula E5 e, por meio de doisatalhos de teclado com as funções de copiar e colar, inseriuuma expressão semelhante em E6, E7, E8 e E9.
Nessas condições, as expressões inseridas em E5 e osatalhos de teclado com as funções de copiar e colar são,respectivamente,

  • A =SE(C8>D8;"OK";SE(C8<D8;"REPOR";"LIMITE")), Ctrl + E e Ctrl + V.
  • B =SE(C8>D8;"OK";SE(C8<D8;"LIMITE";"REPOR")), Ctrl + C e Ctrl + E.
  • C =SE(C8>D8;"OK";SE(C8<D8;"REPOR";"LIMITE")), Ctrl + C e Ctrl + E.
  • D =SE(C8>D8;"OK";SE(C8<D8;"REPOR";"LIMITE")), Ctrl + C e Ctrl + V.
  • E =SE(C8>D8;"OK";SE(C8<D8;"LIMITE";"REPOR")), Ctrl + C e Ctrl + V.
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No que se refere aos aspectos da segurança da informação e da internet a serem observados por peritos em suas atividades, um se refere a um termo relacionado à realização de uma cópia de segurança que se faz em outro dispositivo de armazenamento, como HD externo, armazenamento na nuvem ou pendrive, por exemplo, para o caso de perda dos dados originais na máquina devido a vírus, dados corrompidos ou outros motivos, e assim seja possível recuperá-los. Esse termo é conhecido por

  • A hotfix.
  • B sniffer.
  • C backup.
  • D firewall.
  • E deadlock.