Resolver o Simulado Prefeitura Municipal de São Paulo - FGV - Nível Superior

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Ciência e Tecnologia

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Assinale a alternativa que indica o período correto que determina a origem histórica da utilização de carvão como forma de purificação de água.

  • A 1720 - 1750 d.C.
  • B 1400 - 1500 d.C.
  • C 1900 - 1910 d.C.
  • D 2000 - 1500 a.C.
  • E 800 - 1830 d.C.
2

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi criada em 1948.

No que se refere aos objetivos desta sociedade, assinale a afirmativa INCORRETA

  • A Congregar os mais eminentes cientistas.
  • B Estimular a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis.
  • C Lutar pela remoção dos empecilhos e incompreensão que embaracem o progresso da ciência.
  • D Incentivar e estimular o interesse do público com relação à ciência e à cultura.
  • E Promover a disseminação do conhecimento científico por meio de ações de divulgação da ciência.
3

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede um prêmio anual para indivíduos e instituições que tenham se destacado na área da divulgação científica.

Assinale a alternativa que indique o divulgador da ciência no Brasil que é homenageado por este prêmio.

  • A Roquette-Pinto.
  • B José Reis.
  • C Crodowaldo Pavan.
  • D Oswaldo Frota-Pessoa.
  • E Ennio Candotti.
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Segundo o estatuto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Instituição foi criada pelo Decreto nº 66.624, de 22 de maio de 1970, dotada de personalidade jurídica de direito público, vinculada ao Ministério da Saúde, com sede na cidade do Rio de Janeiro, com prazo de duração indeterminado, tendo como finalidade desenvolver atividades no campo da saúde, da educação e do desenvolvimento científico e tecnológico.

No que se refere às atividades da Fiocruz, conforme explicitado em seu estatuto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A Promover e realizar, como atividade prioritária, pesquisas básicas e aplicadas para as finalidades a que se refere o caput, assim como propor critérios e mecanismos para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e tecnologia para a saúde.
  • B Participar da formulação e da execução da Política Nacional de Saúde, da Política Nacional de Ciência e Tecnologia e da Política Nacional de Educação, as duas últimas na área da saúde.
  • C Desenvolver atividades de produção, captação e armazenamento, análise e difusão da informação para a Saúde, Ciência e Tecnologia.
  • D Preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico, cultural e científico da FIOCRUZ e contribuir para a preservação da memória da saúde e das ciências biomédicas.
  • E Promover atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e cooperação técnica voltada para preservação do meio ambiente e da biodiversidade.
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Com relação à Red-POP – a Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe criada no Rio de Janeiro, em novembro de 1990 –, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Tem como objetivo geral contribuir para o fortalecimento, o intercâmbio e a cooperação ativa entre os centros e programas de popularização da ciência e da tecnologia nos países da América Latina e do Caribe
  • B A Red-POP busca mobilizar os potenciais nacionais e regionais, através de diferentes mecanismos de cooperação, com o propósito de fortalecer a popularização da ciência e da tecnologia na região.
  • C Trata-se de um esforço entre os governos dos países da região, que se cotizam para subsidiar a rede.
  • D Tem como objetivo elevar a excelência técnica e a qualidade dos centros e programas.
  • E Tem como objetivo contribuir para a formação e a capacitação do pessoal técnico dos centros e programas.
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Concepções sobre o desenvolvimento da ciência estão presentes, mesmo que de forma subjacente, nas atividades de educação e divulgação da ciência.

Sobre como ocorre o desenvolvimento científico, analise as afirmativas a seguir:

I. Para Paul Feyerabend, o “método científico", introduzido por Galileu, é um conceito bem definido e que expressa a maneira pela qual os cientistas produzem suas teorias, partindo de observações e experimentos rigorosos.

II. Segundo Gaston Bachelard, há uma "ruptura epistemológica" entre a ciência contemporânea e o senso comum. Para ele o conhecimento ao longo da história não pode ser avaliado em termos de acúmulos, mas de rupturas, de retificações, num processo dialético em que o conhecimento científico é construído por meio da constante análise dos erros anteriores.

III. Em Thomas Kuhn, o desenvolvimento da ciência não é linear, contínuo ou cumulativo. Ele se processa através de “revoluções científicas": há uma alternância entre períodos de “ciência normal" e de “ciência revolucionária".

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
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O movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) tem sido influente nos últimos anos na educação em ciências, seja ela formal ou não-formal.

Das afirmações a seguir, indique aquela que não corresponde adequadamente ao que esta linha de pensamento defende.

  • A Na abordagem educacional de conceitos científicos, eles devem ser apresentados de forma articulada a questões tecnológicas e sociais.
  • B No mundo contemporâneo, a tecnologia é um subproduto do desenvolvimento da ciência.
  • C Um dos problemas do ensino de ciências atual é a transmissão de uma visão descontextualizada e socialmente neutra da ciência.
  • D É importante que os professores desenvolvam concepções mais realistas sobre a relação ciência, tecnologia e sociedade
  • E Um dos objetivos essenciais da educação formal é a formação para a cidadania.
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No que se refere às novas tecnologias e à divulgação científica, analise as afirmativas a seguir.

I. Museus e centros de ciência brasileiros, a exemplo de museus em outros países, têm usado amplamente as novas tecnologias, em particular aquelas disponíveis via Internet, para ampliar o escopo de suas atividades.

II. O idioma é ainda uma barreira importante para que os sites de museus e centros de ciência brasileiros tenham maior visibilidade, já que os conteúdos em português são pouco lidos em outros países (inclusive na própria América Latina).

III. Apesar de serem amplamente usados por jovens em momentos de lazer, os blogs ainda são pouco explorados na divulgação científica.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Matemática

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Paulo e Berenice possuem, respectivamente, R$ 47,30 e R$ 62,50. Para que Berenice fique com o triplo da quantia de Paulo, Paulo tem que dar a Berenice

  • A R$ 19,85.
  • B R$ 20,35.
  • C R$ 21,25.
  • D R$ 24,15.
  • E R$ 27,45.
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Um acionista investiu em quatro ações da carteira de energias renováveis e o quadro abaixo mostra o percentual investido em cada ação e o respectivo retorno anual. 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O retorno anual esperado pelo acionista é de

  • A –0,1%.
  • B –0,75%.
  • C –1,0%.
  • D 2,0%.
  • E 9,0%.
11

Sabe-se que 12 ≤ x ≤ 15 e 8 ≤ y ≤ 10.
É correto concluir que:

  • A 2 ≤ xy ≤ 4.
  • B 2 ≤ xy ≤ 5.
  • C 2 ≤ xy ≤ 7.
  • D 3 ≤ xy ≤ 5.
  • E 4 ≤ xy ≤ 5.
12

Considere uma operação entre números inteiros positivos a e b, representada pelo símbolo # e definida por:
a#b = 2a + b
Considere, agora, o conjunto M dos números inteiros x tais que x # 3 seja múltiplo de 5.
É correto afirmar que, dos números a seguir, o único que pertence ao conjunto M é

  • A 2.
  • B 5.
  • C 13.
  • D 15.
  • E 21.
13

Ângela, Bárbara e Carla marcaram de se encontrar às 18h30min. Ana foi a primeira a chegar e esperou 23 minutos até a chegada da segunda; Bárbara chegou 12 minutos antes de Carla e Carla chegou 17 minutos atrasada.
Ana chegou às

  • A 18h07min.
  • B 18h12min.
  • C 18h14min.
  • D 18h17min.
  • E 18h23min.
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Um pote contém entre 150 e 200 balas. Miguel reparou que separando essas balas em grupos de 5 sobravam 2 balas, e que, separando em grupos de 7, sobravam também 2 balas.
Se Miguel separasse as balas em grupos de 9 balas, sobrariam

  • A 0.
  • B 2.
  • C 4.
  • D 6.
  • E 8.
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Uma sequência de números inteiros é tal que cada termo, a partir do terceiro, é a soma do seu termo antecessor com o dobro do antecessor do antecessor.
Sabe-se que o sexto termo dessa sequência é 85 e, o oitavo, é 341.
O quarto termo da referida sequência é

  • A 15.
  • B 17.
  • C 19.
  • D 21.
  • E 23.
16

Antônio teve seu aluguel reajustado em 10%.


O valor do aluguel reajustado é R$ 2772,00. O valor do aluguel de Antônio antes do reajuste era

  • A R$ 2072,00.
  • B R$ 2494,80.
  • C R$ 2520,00.
  • D R$ 2507,70.
  • E R$ 2527,20.
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Considere a lista de números:


2, 1, 5, 3, 5, 8, 2, 7, x, 4, 6.


Sabe-se que essa lista tem moda única igual a 2.


A mediana dessa lista de números é

  • A 2.
  • B 3.
  • C 4.
  • D 5.
  • E 6.
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Na operação de multiplicação abaixo, cada letra representa um algarismo, letras diferentes representam algarismos diferentes e C não pode ser zero.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
O valor de A + B + C é igual a 


  • A 13.
  • B 14.
  • C 15.
  • D 16.
  • E 17.

Pedagogia

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Leia as afirmativas a seguir.



I. Prepara para o mercado de trabalho e a continuação dos estudos de modo a tornar o educando capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação.


II. Aprimora o educando como pessoa humana, por meio da formação ética, do desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.


III. Consolida e aprofunda os conhecimentos adquiridos em etapas anteriores, possibilitando o prosseguimento dos estudos.



As afirmativas acima referem-se às finalidades do ensino  

  • A médio.
  • B infantil.
  • C superior.
  • D fundamental.
  • E de jovens e adultos.
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Com base nos argumentos que fundamentaram as leis nº 10.639/03 e 11.645/08, que tornaram obrigatória a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino, analise as afirmativas a seguir.



I. Pretendem inverter a narrativa eurocêntrica, pois a cultura brasileira é indígena e africana.


II. Constatam que a historiografia sobre o passado brasileiro havia secundarizado a importância da cultura indígena.


III. Valorizam o estudo do passado dos africanos como aspecto fundamental para a compreensão da história brasileira.



Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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Um professor percebe que seu aluno continua sendo vítima de violência física, apesar de a direção da escola já ter se reunido com a família e esgotado todas as possibilidades de intervenção direta.



Considerando a gravidade da situação, a escola deve acionar o(a)

  • A Conselho Tutelar.
  • B Ministério Público.
  • C Defensoria Pública.
  • D Juizado de Menores.
  • E Vara da Infância e Juventude.
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Considerando o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.



( ) Prevê ações de educação não formal com atuação de movimentos sociais e entidades civis, no intuito de sensibilizar e formar uma consciência crítica.


( ) Compreende a educação em Direitos Humanos como aspecto fundamental para a construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática.


( ) Considera que a educação deva articular a apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre Direitos Humanos e sua relação com os diversos contextos.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C F – F – F.
  • D V – F – V.
  • E V – V – V.
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Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional. Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.


Adaptado de MEC, Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997, p. 29.



Considerando o texto acima, é correto afirmar que os PCNs 

  • A segmentam o conhecimento em disciplinas para separar cada ramo do saber.
  • B definem os conteúdos curriculares das escolas como forma de garantir a qualidade mínima.
  • C entendem como finalidade primordial do ensino a transmissão dos conteúdos.
  • D estruturam os objetivos de aprendizagem por anos letivos, de modo a finalizar os conteúdos em cada etapa.
  • E compreendem os conteúdos escolares para além de fatos e conceitos, incluindo valores, normas e atitudes.
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Sobre os PCNs, analise as afirmativas a seguir.



I. Os PCNs são documentos situados historicamente, o que implica um processo periódico de avaliação e revisão, a ser coordenado pelo MEC.


II. Os PCNs regem objetivos, conteúdos e formas de avaliação da base comum e da parte diversificada dos currículos em todo território nacional.


III. Cada instituição escolar elabora sua proposta curricular à luz dos PCNs, contextualizando-a em seu projeto educativo, o que lhe garante identidade pedagógica.



Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
25

As opções a seguir apresentam diretrizes do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/14), à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Formação para o trabalho e para a cidadania.
  • B Valorização dos profissionais da educação.
  • C Superação das desigualdades educacionais.
  • D Construção de institutos federais de ensino.
  • E Erradicação do analfabetismo.
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As opções a seguir apresentam instituições e organismos que atuam como instâncias de monitoramento e avaliação periódica da execução e do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Ministério Público.
  • B Ministério da Educação.
  • C Fórum Nacional de Educação.
  • D Conselho Nacional de Educação.
  • E Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
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A valorização das aptidões individuais e da autoeducação, considerando o aluno como sujeito do conhecimento, e a adoção de práticas de ensino centradas no aluno e no grupo, são aspectos próprios da concepção pedagógica

  • A liberal e renovada.
  • B liberal e tecnicista.
  • C progressista e libertária.
  • D libertária e renovada progressista.
  • E progressista e crítico-social dos conteúdos.
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Leia o trecho a seguir.


O pequenino índio, que se inicia nos segredos da guerra e na arte da caça e da pesca, educa-se por um processo direto e vital, cuja eficiência nunca é demais acentuar. A sua educação é o seu próprio crescimento. Ele cresce em habilidade, em vigor, em coragem, em impulso, cresce em comando e domínio das circunstâncias do seu ambiente. O pequenino civilizado cresce na escola, onde, em vez de um arco, lhe dão um livro e, em vez da vida, um ambiente artificial e mecânico de noviciado.


TEIXEIRA, Anísio. Aspectos Americanos de Educação. 1928.



Com base no texto, a respeito das tendências pedagógicas contemporâneas, analise as afirmativas a seguir.



I. Anísio Teixeira defende uma educação ativa, baseada em propostas integradas à vida social, e condena a educação vigente em seu tempo.


II. Anísio Teixeira absorve a concepção de ensino-aprendizagem na qual o aluno é o protagonista de seu processo de educação.


III. Anísio Teixeira apresenta uma filosofia da educação baseada na integração entre teoria e prática.



Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Português

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A frase em que a grafia da palavra sublinhada está correta é:

  • A O motivo porque as pessoas culpam os outros é que é mais fácil do que assumir seus próprios erros;
  • B Eu sei que o amor é indispensável, mas não sei por quê;
  • C Porque o país não conseguiu superar as dificuldades da pandemia?
  • D Os jornais não informam mais porquê nem tudo é sabido;
  • E Devemos trocar os pneus por que estão gastos.
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A frase abaixo em que a grafia da palavra destacada está correta é:

  • A Ambição não é nada se não a sombra maligna da aspiração;
  • B Pedia-lhe desculpa do que se passara na véspera; jurava-lhe amor eterno; coisas todas que lhe dissera mais de uma vez, com o mesmo estilo, senão com as mesmas palavras;
  • C A sabedoria não é outra coisa senão a ciência da felicidade;
  • D Uma só coisa pareceu menos aprazível ao irmão: eram os olhos, ou antes o olhar, cuja expressão de curiosidade sonsa e suspeitosa reserva foi o único se não que lhe achou, e não era pequeno;
  • E E a alma do pai voava enrolada nas pontas da fita que apertava a cintura de Eugênia, não regressando ao domicílio se não quando a moça parava.
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“Em certa ocasião, George Bernard Shaw (dramaturgo) enviou a Winston Churchill (primeiro ministro inglês) dois ingressos para a estreia de uma de suas peças, a ocorrer nesse mesmo dia, com a seguinte mensagem: ‘Traga um amigo, se você tiver um’.
Churchill respondeu com uma nota dizendo que não poderia comparecer naquela noite. ‘Mas’, acrescentou, ‘ficarei honrado de comparecer a uma segunda apresentação, se houver uma.”
Sobre a significação e a estruturação desse pequeno texto, assinale a única afirmativa correta.

  • A Trata-se de um pequeno texto descritivo de uma situação humorística.
  • B Com a resposta, Churchill aludia ao possível fracasso da peça apresentada.
  • C A nota de Bernard Shaw fazia uma homenagem a Churchill, que não foi bem interpretada.
  • D O emprego de aspas simples dentro do texto marca a existência de um diálogo.
  • E As notas dos dois personagens foram escritas em rigoroso paralelismo.
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A frase a seguir está formulada no discurso indireto:
“Churchill respondeu com uma nota dizendo que não poderia comparecer naquela noite.”
Em discurso direto, a nota de Churchill deveria estar escrita do seguinte modo:

  • A Não poderei comparecer esta noite.
  • B Naquela noite não poderei comparecer.
  • C Nesta noite não vou poder comparecer.
  • D Não vou poder comparecer esta noite.
  • E Essa noite não vou poder comparecer.
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“Os piores inimigos do capitalismo não são os socialistas e os comunistas. São os capitalistas que abusam do capitalismo.”
Sobre esse fragmento, assinale a única afirmativa correta.
  • A A tese desse pequeno texto argumentativo é a de que socialistas e comunistas são os piores inimigos do capitalismo.
  • B O argumento principal na defesa da tese é uma constatação apoiada em estudos.
  • C A segunda frase do texto expressa uma opinião que retifica o que foi expresso anteriormente.
  • D A tese desse pequeno texto representa um acréscimo a uma opinião alheia.
  • E A primeira frase atua como contra-argumentação, opondo-se a uma ideia generalizada.
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“Empresa não é família. Aliás, não conheço nenhuma família que corte 20% dos membros quando entre em crise. Família divide o bife, põe mais água no feijão e não demite os filhos.”
A ideia básica defendida nesse texto é a de que
  • A não se devem empregar parentes em uma empresa.
  • B as famílias são mais fraternas que as empresas.
  • C as famílias e as empresas têm relações diferentes entre seus componentes.
  • D as empresas familiares são mais humanas que aquelas que se fundamentam somente em relações econômicas.
  • E as empresas capitalistas mostram crueldade no tratamento de seus funcionários.
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Um economista fez a seguinte observação:
“Recessão é quando você aperta o cinto. Depressão é quando você não tem cinto para apertar. Quando você perde as calças, você está no negócio das empresas aéreas.”
Em relação à estruturação ou significação desse pensamento, assinale a afirmativa correta.

  • A A expressão metafórica “apertar o cinto” equivale a “passar fome”.
  • B A recessão econômica é o estágio mais grave da depressão.
  • C O terceiro período não segue a mesma linha estrutural dos dois anteriores.
  • D O negócio das empresas aéreas se mostra em situação econômica melhor do que as que estão em depressão.
  • E A expressão “perder as calças” não está em linguagem figurada como “apertar os cintos”.
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O economista Mário Henrique Simonsen é autor do seguinte pensamento:
“Combater a inflação congelando preços equivale a tentar curar a febre pela destruição dos termômetros.”
Sobre esse texto de Simonsen, assinale a observação adequada.

  • A Trata-se de uma crítica aos que seguem “receitas” clássicas sem muito critério.
  • B Mostra uma comparação didática para esclarecer uma solução encontrada no terreno econômico.
  • C Indica uma crítica aos que em lugar de fazer algo, preferem dizer como fazer.
  • D Elogia aqueles que, de forma adequada, trocam os fins pelos meios.
  • E Compara o combate à inflação à destruição dos termômetros.
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“Um diamante é um pedaço de carvão que se saiu bem sob pressão.”
Essa frase, que faz parte de um conjunto de citações sobre “negócios”, faz referência ao(à)
  • A método de trabalhar com pressão sobre os demais.
  • B modificação que pode ocorrer com as pessoas.
  • C processo real da formação de um diamante.
  • D mudança que o trabalho pode fazer nas pessoas.
  • E valor do trabalho para o progresso humano.
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“Sucede muitas vezes alcançar-se muito mais entrando pela porta do criado do que por qualquer das outras”. (Napoleão Bonaparte)
No terreno do trabalho, as palavras de Napoleão aconselham a que o empregado

  • A comece por baixo e alcance promoções.
  • B tenha sempre alguém influente a defendê-lo.
  • C seja humilde no trato social.
  • D procure ser solidário com os demais.
  • E deixe o orgulho de lado.