Resolver o Simulado Professor - CONSULPLAN - Nível Superior

0 / 25

Educação Artística

1

Considere a seguinte situação:

A professora de Artes pediu para os alunos criarem uma dança em que a primeira posição seriam todos deitados no chão com a barriga para cima em uma posição confortável.
Em termos de posição, o nome técnico dessa postura é:

  • A Posição de litotomia.
  • B Decúbito supino.
  • C Decúbito ventral.
  • D Decúbito prono.
  • E Decúbito lateral.
2

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

1.( )O Projeto Político Pedagógico é um documento criado pelo gestor escolar.
2.( )Uma das finalidades do Projeto Político Pedagógico é definir as atividades e os projetos educativos a serem desenvolvidos na unidade de ensino.
3.( )Os Planos de Ensino dos professores, com todos os seus detalhamentos, devem ser contemplados no Projeto Político Pedagógico.

A sequência CORRETA é:

  • A V, V, F.
  • B V, F, V.
  • C F, V, F.
  • D V, V, V.
  • E V, F, F.
3

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento. Nesse sentido, NÃO seria uma das dimensões, a seguinte:

  • A Fruição.
  • B Reflexão.
  • C Crítica.
  • D Expressão.
  • E Historicidade.
4

A chamada _____________ se refere a um processo pedagógico pelo qual há uma ligação entre as disciplinas por conta de algo em comum entre elas. Já a ____________ seria uma intercomunicação entre os componentes curriculares de forma, a se abolir complemente as fronteiras entre eles.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:

  • A intradisciplinaridade - interdisciplinaridade
  • B transdisciplinaridade - interdisciplinaridade
  • C interdisciplinaridade - transdisciplinaridade
  • D interdisciplinaridade - intradisciplinaridade
  • E intradisciplinaridade - transdisciplinaridade
5

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.( )O arte-educador precisa pautar sua prática pedagógica na indústria cultural.
2.( )A indústria cultural não permeia o imaginário dos estudantes.
3.( )O cinema norte-americano é produto da indústria cultural própria do sistema capitalista.

A sequência CORRETA é:

  • A V, V, V.
  • B F, V, F.
  • C V, F, V.
  • D V, V, F.
  • E V, F, F.
6

Sobre a interface entre o Currículo e a Didática, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Enquanto a Didática tem como enfoque os conteúdos a serem ensinados, o Currículo se dedica aos métodos de ensino.
  • B O currículo escolar deve ir além de apenas indicar o que a escola deve ensinar.
  • C O currículo escolar é rígido, ou seja, não é sujeito a mudanças estruturais.
  • D A construção do currículo escolar é pautada, sobretudo, no senso comum.
  • E O Currículo e a Didática apresentam uma mesma identidade e se referem ao mesmo campo do saber pedagógico.
7

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

1.( )As reflexões sobre a estética no campo da educação percebe o corpo enquanto um recurso no qual a razão e a sensibilidade estão presentes.
2.( )O campo gestual está vinculado à normativas sociais e destituído de percepções e sentidos.
3.( )É premente o rompimento com uma pedagógica que utiliza a dança somente como expressão da racionalidade.

A sequência CORRETA é:

  • A V, F, F.
  • B V, V, V.
  • C V, F, V.
  • D V, V, F.
  • E F, F, V.
8

Acerca da atuação do professor de Arte é importante que ele:

  • A Atue de maneira interdisciplinar.
  • B Dê um enfoque a apenas uma das linguagens da Arte.
  • C Também seja formado em História de modo a ter capacidade de abordar História da Arte em sala de aula.
  • D Seja um artista plástico, músico, dramaturgo ou dançarino.
  • E Não se preocupe em aperfeiçoar a criatividade dos estudantes.
9

Assinale a alternativa que apresenta a melhor e mais usada forma de avaliação para se conhecer o que o estudante aprendeu na série/ano anterior:

  • A Autoavaliação.
  • B Avaliação somativa.
  • C Avaliação comparativa.
  • D Avaliação diagnóstica.
  • E Avaliação formativa.
10

Acerca do Plano de Ensino e do Plano de Aula, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A São alguns elementos de um Plano de Aula: desenvolvimento, recursos didáticos e avaliação.
  • B Um Plano de Ensino deve apresentar o conteúdo programático da disciplina.
  • C Um Plano de Aula deve apresentar a ementa e a carga horária da disciplina.
  • D Tanto o Plano de Aula quanto o Plano de Ensino devem indicar os objetivos.
  • E Via de regra, o Plano de Aula é mais sucinto do que o Plano de Ensino.
11

São competências específicas de Arte para o Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), EXCETO:

  • A Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.
  • B Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
  • C Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma, crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.
  • D Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas Ciências Humanas.
  • E Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.
12

A tendência pedagógica liberal renovadora progressiva entende que:

  • A Os métodos de ensino devem ser pautados na experiência, na pesquisa e na solução de problemas.
  • B O professor é a autoridade na sala de aula.
  • C Os conteúdos escolares devem abarcar, essencialmente, os conhecimentos e valores acumulados ao longo da História.
  • D Os temas geradores devem estar presentes no currículo escolar.
  • E A aprendizagem deve ser informal e em grupo.
13

Considere o trecho a seguir:

"Multiculturalidade também pressupõe contra hegemonia. Isso significa que apresentar as diferentes linguagens artísticas existentes auxilia na desconstrução do tipo ideal ou legítimo de Arte e, por conseguinte, de sociedade. Ajudar o aluno a desconstruir o discurso único requer apresentar as obras valorizadas pelo mercado e as que não o são, possibilitar a leitura dos grandes artistas mundiais e também os de sua cidade, proporcionar a reflexão dos discursos inseridos nas obras dos países desenvolvidos e das nações em desenvolvimento. De tal forma, contribuímos para a constituição da diversidade, do multiculturalismo e do assentimento do outro."
Fonte (adaptada): ASSIS, T. C.; LAGO, N. A. O multiculturalismo no ensino de Arte e seus porquês: o diálogo possível pela estética. PUC-GOIAIS. 2008, p. 5.

As autoras do excerto acima se posicionam contra o(s)/a(s):

  • A Diálogos estéticos.
  • B Etnocentrismo.
  • C Identidades culturais.
  • D Democracia.
  • E Associações de classe.
14

Acerca das reflexões sobre as metodologias para o ensino de Arte, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A O ensino de Arte apresenta roteiros pedagógicos plurais, estes muito dependentes do contexto escolar e da abordagem feita pelo docente.
  • B O professor de Arte precisa trabalhar a criatividade seus estudantes, tanto, para a realização pessoal quanto profissional destes.
  • C É necessário que os estudantes tenham uma participação ativa no processo ensino - aprendizagem em Artes.
  • D O ensino de Arte possibilita que os estudantes desenvolvam uma capacidade mais aguçada de observar e analisar a realidade vinculada às várias linguagens artísticas.
  • E O ensino de Arte deve focar-se na arte pela arte, na busca pela formação integral do artista.
15

Sobre a teoria behaviorista de aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A "Condicionamento operante" é o conceito chave dessa teoria.
  • B A teoria behaviorista postula que, para o desenvolvimento dos indivíduos, a carga genética é mais determinante do que as influências do meio.
  • C Para essa teoria, o reforço positivo é uma prática eficiente no contexto do ensino-aprendizagem.
  • D A teoria behaviorista indica que o aluno pode ser moldado pelo professor.
  • E Esta teoria está focada nos comportamentos perceptivos.
16

Analise as afirmativas abaixo sobre o movimento artístico conhecido como Cubismo.

1. Surgiu a partir dos estudos e das produções de Georges Braque (1881-1963) e Pablo Picasso (1881-1973).

2. A geometrização e a abstração são características marcantes das produções cubistas.

3. Este movimento artístico pode ser dividido em duas fases: analítica e sintética.

4. Reforçou a ideia de Arte como imitação da natureza.

5. Ênfase nas cores fortes e linhas sinuosas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
17

No contexto da História da Arte, é correto afirmar que o movimento artístico que defendeu como temática a exaltação da máquina e da beleza da velocidade, associada ao elogio da técnica e da ciência, ficou conhecido como:

  • A Fauvismo.
  • B Futurismo.
  • C Dadaísmo.
  • D Surrealismo.
  • E Expressionismo.
18

No ensino de Arte, o termo coleta sensorial pode ser definido como:

  • A Formular propostas artísticas cujo desenvolvimento depende da participação do público.
  • B Formação instrumental destinada a pequenos espaços, na área de Música.
  • C Utilização de vários suportes, linguagens e meios de comunicação.
  • D Fusão de elementos culturais diversos ou de culturas distintas.
  • E Atitude de estar atento ao mundo na percepção sensível e investigativa.
19

No processo de ensino e aprendizagem em Arte, a aquisição de conhecimentos históricos e teóricos subjacentes ao trabalho desenvolvido, bem como a compreensão de sua diversidade cultural, é coerente com a descrição de:

  • A Criar.
  • B Avaliar.
  • C Exercitar.
  • D Reproduzir.
  • E Contextualizar.
20

A história da Arte contém manifestos que representam as ideologias dos diferentes movimentos artísticos.

A respeito do tema, leia o texto abaixo.

No início do século XX, o cinema era considerado pela elite cultural, como arte das feiras, espetáculo para as massas. Na intenção de valorizar esta linguagem artística, o italiano Ricciotto Canudo publicou em 1923, em Paris, um Manifesto, no qual defendia que essa linguagem iria transformar a produção artística do futuro por combinar várias linguagens artísticas em sua produção.

O texto lido é coerente com a descrição de:

  • A Manifesto Dadaísta.
  • B Manifesto Surrealista.
  • C Manifesto da Sétima Arte.
  • D Manifesto Neoconcreto.
  • E Manifesto Futurista.

Artes Visuais

21

Sobre a técnica de encáustica e sua historicidade, é possível afirmar que:

  • A Era muito usada no Império Romano para a criação de mosaicos.
  • B Era uma das etapas para a elaboração de vitrais, sendo muito comum na Alta Idade Média.
  • C Era comum ser usada para a confecção de retratos e murais no Mundo Antigo.
  • D A sua preparação envolvia a mistura de cera com pigmentos coloridos e uma solução a base de silício e ferro.
  • E Ela foi muito usada no mundo greco-romano, mas esquecida na Idade Média.
22

Julgue o excerto abaixo:


"O corpo é uma das primeiras experiências vivenciadas pelo ser humano, as pequenas manifestações antes da aquisição da fala são através da expressão do corpo e do movimento, e logo entra em cena a comunicação que se estabelece com o mundo. Pois, para as crianças, o movimento significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se num espaço. Kuhne e Silva afirmam que 'A corporeidade da criança se constitui a partir do ato de brincar como a linguagem primeira da qual ela lança mão para se relacionar com os outros, com os objetos e consigo mesma' (2006, p.1). [...] o corpo passou a fazer parte das relações entre o sujeito e o meio, através das brincadeiras, objetos e da valorização do mundo simbólico do indivíduo, pois, é a partir do brincar que o sujeito constrói seu conhecimento. Sant'Anna (2006) explicita que o corpo se estabelece como lugar biológico e simbólico, caracterizando-se como ente biocultural."


Fonte (adaptada): SILVA, J. S.; SOUSA, C. M. P. Dança, corpo e movimento: formas de expressão na Educação Infantil. Anais do XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 2015, p. 8140.


Após análise, assinale a alternativa que condiz com o enunciado acima: 

  • A O excerto está parcialmente incorreto, pois, para as crianças, o movimento significa apenas mexer partes do corpo ou deslocar-se num espaço.
  • B O excerto está parcialmente incorreto, pois, o corpo se estabelece somente como lugar biológico.
  • C O excerto está parcialmente incorreto, pois, a percepção do corpo não está relacionada à prática de brincadeiras.
  • D O excerto está parcialmente incorreto, pois, é a linguagem uma das primeiras experiências vivenciadas pelo ser humano e não o corpo.
  • E O excerto está completamente correto.
23

O ensino da Arte abrange quatro linguagens: a Dança, o Teatro, a Música e as Artes Visuais. Cada linguagem artística possui seus objetos de estudo e seus elementos caracterizadores.

Dentre os objetos de estudo relacionados abaixo, qual é considerado essencial no ensino de Dança?

  • A Som
  • B Forma
  • C Espaço
  • D Movimento
  • E Representação
24

Analise as pinturas a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A esse respeito, analise as asserções e a relação proposta entre elas.


I - Segundo o historiador Ernest Gombrich (2013), ambas pinturas se inserem no contexto da arte experimental moderna



PORQUE



II - apresentam características desse período histórico, como rejeição à decoração; afastamento da tradição ocidental; despreocupação quanto à "fidelidade à natureza" e à "beleza ideal", expressão de sentimentos por meio da escolha de cores e linhas; cores intensas e harmonias ousadas e a importância da experimentação formal supera a temática.


Sobre as asserções, é correto afirmar que

  • A a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
  • B a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
  • C as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • D as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
25

Complete corretamente as lacunas do texto em relação à arte tecnológica.


Segundo Diana Domingues (1997), a arte tecnológica é caracterizada pela passagem da cultura ________________ para a ________________, em que os artistas substituem artefatos e ferramentas por dispositivos em múltiplas conexões de sistemas que auxiliam na produção e na comunicação. Esta arte reorganiza camadas de sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação através de ________________ e se coloca de formas diversas de outras modalidades de arte.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

  • A material / imaterial / curadores e marchands
  • B imaterial / material / galerias e museus
  • C imaterial / material / curadores e marchands
  • D material / imaterial / redes e circuitos de informação