Resolver o Simulado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) - Professor - Arquitetura - Nível Superior

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Arquitetura

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Algumas frases proferidas por renomados arquitetos para expressar suas experiências em arquitetura foram consagradas como slogan.
Relacione as frases a seguir aos nomes dos arquitetos que as consagraram: 
1. Robert Venturi 2. Mies Van der Rohe 3. Louis Sullivan 4. Oscar Niemeyer 5. Le Corbusier 6. Frank Lloyd Wright

(   ) A casa é uma máquina de morar. (   ) Mais não é menos. (   ) O que me atrai é a curva livre e sensual. (   ) Menos é mais. (   ) A forma segue a função. (   ) A arquitetura orgânica é algo interior ao homem.
A relação correta, na ordem dada, é

  • A 1, 2, 6, 3, 4 e 5.
  • B 4, 2, 5, 6, 3 e 1.
  • C 4, 1, 6, 3, 5 e 2.
  • D 5, 2, 4, 3, 6 e 1.
  • E 5, 1, 4, 2, 3 e 6.
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Considerada como virtual capital da região Centro-Oeste do país, Goiânia conta com significativos exemplares arquitetônicos decorrentes de diferentes correntes tais como:
1. racionalismo Europeu/ Art Déco 2. escola carioca/ Linguagem Nacional 3. escola paulista/ Brutalismo
Identifique as obras abaixo relacionadas com essas correntes arquitetônicas.
(   ) Residência Bento Odilon Moreira (1963). (   ) Praça Cívica (1936). (   ) Jóquei Clube de Goiás (1962). (   ) Escola de Engenharia (1960). (   ) Assembleia Legislativa (1963). (   ) Cine Teatro Goiânia (1950).

A correlação correta, na ordem dada, é 

  • A 1, 3, 2, 3, 3 e 2.
  • B 2, 2, 3, 1, 2 e 2.
  • C 2, 2, 1, 3, 2 e 2.
  • D 3, 1, 2, 2, 3 e 1.
  • E 3, 1, 3, 2, 2 e 1.
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Para implantar uma edificação no terreno será necessário remanejar um volume de terra. Este terreno abrange curvas de nível conforme o desenho abaixo.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Sabendo-se que as áreas das bases 15 e 20 são respectivamente 300 m2 e 100 m2, o volume de terra entre as curvas de nível 15 e 20 é de 

  • A 160 m3.
  • B 200 m3.
  • C 500 m3.
  • D 800 m3.
  • E 1.000 m3.
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Observe a definição: “Método que projeta no plano horizontal os detalhes topográficos especificados de acordo com a finalidade.”
O tipo de “levantamento topográfico” correspondente à definição é o

  • A expedito.
  • B planimétrico.
  • C planialtimétrico.
  • D altimétrico.
  • E de nivelamento.
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As áreas de vivências num canteiro de obras devem possuir local próprio destinado a lavar, secar e passar roupas de uso pessoal.
Uma característica dessa “lavanderia” é

  • A possuir áreas de secagem totalmente cobertas, para proteção contra os resíduos provenientes da obra. 
  • B atender à proporção de um tanque para cada grupo de  20 trabalhadores alojados e não alojados.
  • C ter vetada a instalação de mesa para passar roupa, atividade que deve ser feita dentro dos quartos.
  • D ter toda a área coberta por material resistente também ao fogo.
  • E possuir tanques para lavagem de roupas do tipo coletivo.
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Com referência ao Estudo de Viabilidade de um projeto arquitetônico (EV-ARQ), relacione os tipos de informações aos itens apresentados a seguir.
1. informações de referência a serem utilizadas. 2. informações técnicas a serem produzidas.
(   ) metodologia empregada. (   ) soluções físicas e jurídico-legais alternativas. (   ) programa de necessidades para projeto arquitetônicos. (   ) relação de dados obtidos pelas demais atividades técnicas das especialidades. (   ) levantamento de dados para projeto arquitetônico.

A relação correta, na ordem dada, é

  • A 1, 2, 2, 2 e 1.
  • B 2, 2, 1, 1 e 1.
  • C 1, 1, 2, 2 e 1.
  • D 2, 1, 2, 1 e 1.
  • E 1, 2, 2, 1 e 1.
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Considerando-se o conceito de Escola Inclusiva e a Norma ABNT NBR 9050:2020, que estabelece critérios para a acessibilidade a edificações, o arquiteto teve que modificar o projeto elaborado para uma escola disposta em 2 blocos desnivelados entre si, porque a ligação entre eles havia sido prevista por escada, quando deveria ser feita por rampa.
Observe o desenho da planta baixa da escada anteriormente projetada a seguir: 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Para projetar a escada, o arquiteto aplicou a fórmula de Blondel: 2e + p = 0,63 m, na qual e=espelho e p = piso. Para projetar a nova rampa, o arquiteto deverá empregar:  inclinação 6%; comprimento de patamar(es) intermediário(s): 1,20 m e desníveis máximos de cada segmento de rampa: 1,00 m.
O comprimento total da rampa a ser projetada, em metros, para vencer o desnível entre os dois blocos é igual a 

  • A 27,00.
  • B 28,20.
  • C 29,40.
  • D 30,00.
  • E 31,20.
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O arquiteto foi incumbido de projetar as superfícies de trabalho de um laboratório de pesquisa sobre Covid-19 onde trabalham pessoas em cadeiras de rodas (PCR).
Segundo critérios técnicos determinados pela ABNT NBR 9050:2020, as dimensões  referentes a áreas de alcance na vista horizontal (tampo da superfície) e na vista lateral (altura livre entre o piso e a superfície superior) devem ser, respectivamente,

  • A 0,35m x 0,25m   e   0,75m a 0,85m.
  • B 0,35m x 0,25m   e   0,80m a 0,95m.
  • C 1,00m x 0,40m   e   0,80m a 0,95m.
  • D 1,50m x 0,50m   e   0,75m a 0,85m.
  • E 1,50m x 0,50m   e   0,85m a 0,90m.
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Uma diretriz, estabelecida pela ABNT NRB 9050:2020, a que o arquiteto deve atender para instalar corrimãos na rampa de uma edificação é

  • A estarem afastados, no mínimo, 50mm da parede.
  • B terem seção elíptica ou retangular com dimensões entre 30mm e 45mm.
  • C serem contínuos com interrupção nos patamares.
  • D serem instalados em ambos os lados, exceto quando houver parede(s) lateral(is).
  • E prolongarem-se nas extremidades por, no mínimo, 30 cm.
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Assinale a opção que indica uma característica necessária a um boxe de chuveiro num vestiário com banheiro conjugados, de acordo com a ABNT NBR 9050:2020.

  • A Ter piso liso contínuo sem juntas ou de cerâmica retificada.
  • B Prever área de manobra para rotação de, pelo menos, 90 para circulação de PCR.
  • C Ter boxes de chuveiro com banco removível ou articulado, com cantos arredondados.
  • D Estar em nível com o piso adjacente ou com inclinação de até 5% para escoamento das águas do chuveiro para o ralo.
  • E Ter dimensões mínimas de 1,20m x 1,50m.
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O Plano Urbanístico da cidade de Goiânia, concebido na década de 1930 pelo arquiteto Attílio Correa Lima, consolidaria a cidade como lugar moderno a partir de 1950.
Em relação ao tema, assinale a afirmativa correta

  • A Apesar do falecimento de Correa Lima em plena implantação urbanística, o plano inicial foi respeitado, mantendo o jardim central em cruz por ser elemento importante de seu traçado.
  • B A cidade prevista era linear, com significado essencialmente monumental do eixo leste-oeste, o que implicava uma definição irreversível.
  • C As funções principais setorizadas e absoluta excluíram a flexibilidade de suas respectivas articulações, em todas as direções.
  • D O plano explorava ao máximo a topografia, tanto no sentido prático quanto no sentido estético, evitando o risco de enchentes pelas chuvas tropicais na região.
  • E A disciplina do trânsito, preocupação de Correa Lima, foi alcançada pela proximidade do centro político-administrativo, do centro comercial e da zona residencial, que permitiu manter constante a circulação densa entre essas áreas.
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Num sistema estrutural, vigas mistas de seção T são compostas pela associação do perfil metálico em “I” ao concreto.
A esse respeito, analise as afirmativas a assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
(   ) O aço absorve a tração e o concreto a compressão das forças decorrentes do momento fletor. (   ) A associação dos dois materiais aço e concerto resulta em vigas de pouca altura, mas muita resistência. (   ) O aço e o concreto são solicitados dentro de suas melhores características mecânicas em relação às suas respectivas forças axiais.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A V, F e V.
  • B V, V e F.
  • C F, V e V.
  • D V, V e V.
  • E V, F e F.
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Para realizar a correção dos rasgos efetuados numa parede de alvenaria em tijolos para a instalação das tubulações com diâmetros superiores a 50 mm, o arquiteto deverá indicar

  • A o enchimento com argamassa inorgânica em aplicação única.
  • B a substituição dos tijolos quebrados por novos.
  • C a colocação de tela metálica galvanizada e cacos de tijolos.
  • D o preenchimento com pedras e tarugos de madeira apropriados.
  • E a colocação de espuma expandida e refugo de madeira reaproveitada.
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No processo de reforma de um edifício de valor histórico, o arquiteto deverá analisar qual o tipo de intervenção que melhor se adequa à proposta do cliente.
Associe os tipos de intervenção apresentados a seguir a suas respectivas definições.
1. preservação 2. retrofit 3. restauração 4. reconstrução 5. reconstituição
(   ) agenciamento de um bem a uma nova destinação, sem a destruição de sua significação cultural.
(   ) manutenção no estado da substância de um bem e a desaceleração do processo pelo qual ele se degrada.
(   ) restabelecimento, com o máximo de exatidão, de um estado anterior conhecido.
(  ) intervenção que devolve as características originais da obra, que preenche e reintegra as lacunas que a recompõe.
(   ) recomposição de fragmentos dispersos, cujo processo mais conhecido é anastilose.

A relação correta, na ordem dada, é

  • A 2, 3, 1, 4 e 5.
  • B 2, 1, 4, 3 e 5.
  • C 4, 1, 3, 5 e 2.
  • D 4, 2, 5, 3 e 1.
  • E 5, 3, 4, 1 e 2.
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Na elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos a terminologia “as built” – cadastro como construído se refere a

  • A etapa destinada a documentar tecnicamente e de forma fiel os resultados da obra executada a partir dos projetos eventuais alterações realizadas.
  • B documento que indica os materiais especificados, requisitos de desempenho planejados e os locais de sua aplicação, obedecendo à legislação pertinente.
  • C registro de dados que servem de base para a conclusão de obra ou serviço técnico, consistindo na revisão dos elementos de projeto em conformidade com o que foi executado.
  • D etapa destinada registrar a representação final das informações técnicas dos projetos arquitetônicos, urbanísticos, seus elementos e componentes, completas, definitivas, suficientes à execução da obra.
  • E coleta de dados que consiste em reunir, de maneira consistente, informações de interesse para o desempenho de tarefas de estudo, planejamento, pesquisa, desenvolvimento, experimentação, ensaios e outras afins.
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Para fins de orçamento, se calcularmos, de maneira prática, o consumo teórico por metro quadrado de parede em blocos com dimensões de 9cm (l) x 19cm (c) x 9cm (a) e juntas horizontais e verticais com espessura de 1cm, obteremos

  • A 44.
  • B 50.
  • C 53.
  • D 55.
  • E 59.
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O caderno de encargos é composto por um conjunto de discriminações referentes a serviço e/ou obra. A esse respeito, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V). 
(  ) O caderno de encargos, organizado sob a responsabilidade do contratante e do contratado, contém procedimentos para contratações, fiscalização e controle da obra e/ou serviço.
(   ) As condições gerais constituem o conjunto de prescrições comuns a todos os cadernos de encargos para execução de edificações de acordo com a legislação aplicável.
(  ) As condições de execução de trabalho constantes no caderno de encargos são elaboradas pelo(s) projetista(s) para proporcionar maior exatidão e produtividade na construção da obra e/ou serviço.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D V, V e F.
  • E F, F e V.
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No âmbito da inspeção predial, o termo anamnese significa

  • A a averiguação de ocorrência resultante de mecanismo(s) de degradação, que reduzem o desempenho da edificação.
  • B a constatação sensorial do comportamento em uso do sistemas construtivo da edificação, considerando seu desempenho.
  • C o levantamento por meio de entrevista(s) para coleta de dados e informações sobre histórico da edificação.
  • D o processo de avaliação das condições técnicas e funcionais para aprofundar o diagnóstico dos danos na edificação.
  • E a verificação do atendimento da edificação ao(s)requisito(s) estabelecidos em normas técnicas ou na legislação aplicável.
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O laudo técnico da inspeção predial é o documento completo resultante da inspeção realizada, emitido por escrito, pelo inspetor predial.
Assinale o conteúdo que o laudo técnico deve conter.

  • A Lista dos sistemas, elementos, componentes construtivos e equipamentos estritamente aqueles que foram inspecionados.
  • B Identificação do(s) autor(es) do projeto arquitetônico e do(s) responsável pela obra.
  • C Listagem contínua das irregularidades constatadas, sem necessidade de classificação.
  • D Descrição completa da metodologia da inspeção acompanhada de dados, fatos e documentos técnicos que demonstrem os métodos adotados.
  • E Descrição das anomalias e falhas de uso, operação ou manifestações constatadas na documentação analisada, desconsiderando-se as dos laudos de inspeção predial anteriores.
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Os jardins do Ministério de Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, projetados por Burle Marx em 1938, constitui marco inicial do modernismo na arquitetura paisagística nacional.
Assinale a opção que apresenta uma característica desse jardim que norteou o projeto de Marx.

  • A Caráter recreativo.
  • B Formas sinuosas.
  • C Composição clássica.
  • D Rigidez formal.
  • E Linguagem eclética.

Pedagogia

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Analise as afirmativas a seguir:


I. É dever do município, em relação ao seu plano de educação, garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, conforme determinado no Plano Nacional de Educação, estabelecido pela Lei Federal nº 13.005, de 2014.

II. A erradicação do analfabetismo é uma diretriz do Plano Nacional de Educação, conforme previsto na Lei Federal nº 13.005, de 2014, que deve ser assumida apenas pelos órgãos do Governo Federal.

III. O Plano Nacional de Educação, estabelecido pela Lei Federal nº 13.005, de 2014, determinou que a União deverá promover a realização de pelo menos cinco Conferências Nacionais de Educação ao longo do decênio.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
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A respeito do planejamento e organização no contexto escolar, consta na Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que:

1. A BNCC é um documento que contém leis, diretrizes e planejamentos, previamente definidos, que devem ser executados pelos professores da educação básica de todo território Nacional.

2. A BNCC é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas da Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos.

3. A BNCC deve fundamentar a concepção, formulação, implementação, avaliação e revisão dos currículos, e consequentemente das propostas pedagógicas das instituições escolares, contribuindo, desse modo, para a articulação e coordenação de políticas e ações educacionais desenvolvidas em âmbito federal, estadual, distrital e municipal, especialmente em relação à formação de professores, à avaliação da aprendizagem, à definição de recursos didáticos e aos critérios definidores de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da oferta de educação de qualidade.

4. A implementação da BNCC deve superar a fragmentação das políticas educacionais, ensejando o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e balizando a qualidade da educação ofertada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
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Para Piaget, o indivíduo tende a um equilíbrio, que está relacionado a um comportamento adaptativo em relação à natureza, que por sua vez sugere um sujeito de características biológicas inegáveis, as quais são fonte de construção da inteligência. O desenvolvimento é caracterizado por um processo de sucessivas equilibrações. O desenvolvimento psíquico começa quando nascemos e segue até a maturidade, sendo comparável ao crescimento orgânico: como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio. Esse desenvolvimento, apesar de contínuo, é caracterizado por determinadas formas de pensar e agir em diferentes idades, formas que o autor denominou estágios e refletem os diferentes modos de a criança pensar ao longo de sua vida. Segundo Piaget, o desenvolvimento passa por quatro diferentes estágios:
Marque a alternativa INCORRETA:

  • A Sensório-motor
  • B Pré-operacional
  • C Operatório concreto
  • D Operatório formal.
  • E Zona de desenvolvimento proximal
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De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 2 (dois) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • B A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 6 (seis meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • C A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 3 (três) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • D A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • E A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 15 (quinze meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
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A interação social é a premissa para a aprendizagem e o desenvolvimento, propiciando elementos no auxílio à produção da atividade humana. A interação com o meio oportuniza que os estudantes explorem instrumentos para solucionar as tarefas. Utilizar as informações adquiridas pelo meio social e o uso dos mecanismos internos auxiliam na escolha de comportamentos adequados à resolução de uma situação de conflito ou provocação durante o processo para aprender. A interação social é o princípio da teoria, leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa correta sobre a abordagem tratada e seu autor.
  • A Socioconstrutivismo, de Jean Piaget, enfatizada em seus aspectos histórico-culturalistas
  • B Socioconstrutivismo, de Lev Vygotsky, enfatizada em seus aspectos histórico-culturalistas
  • C Socioconstrutivismo, de Jean Piaget, enfatizada em seus aspectos pedagógicos
  • D Socioconstrutivismo, de Lev Vygotsky, enfatizada em seus aspectos pedagógicos
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O desenvolvimento das funções psicológicas superiores ocorre no percurso da história social do sujeito, segundo os estudos de Vygotsky. Construído por meio das próprias produções e do estímulo da evolução dos esquemas mentais. Aprimorando o pensar, refletir, organizar, categorizar, generalizar e outros. O suporte das funções psicológicas é biológico, revelado a partir da atividade cerebral e atualizando-se:
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) com o funcionamento psicológico que tem como base as relações sociais dentro de um contexto histórico.
( ) com a cultura que não é parte essencial do processo de construção da natureza humana.
( ) com a relação entre o homem e o mundo. Mediada por sistemas simbólicos, que auxiliam a atividade humana.
( ) com o entendimento de que cérebro não é um sistema aberto. Desprovido de estruturas que moldam o cérebro ao longo da história do homem e de seu desenvolvimento individual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V - V
  • B V - V - F - F
  • C V - F - V - F
  • D F - F - V - V
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Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa incorreta.
A concepção construtivista considera importante oportunizar espaços para o estudante construir o próprio conhecimento individual e coletivo. Se contrapondo ao processo de aprender copiando ou reproduzindo. Salientando a participação do estudante durante a evolução das intervenções educativas, como protagonista. O docente assume o papel mediador. 
  • A ao ensinar elaborando uma representação pessoal da realidade a partir de experimentações e conhecimentos prévios
  • B ao ensinar pretendendo não o significado das propostas pedagógicas, mas gerar experiências e regras aculturais
  • C ao exercitar o ato de compartilhar, explorar e registar durante o trabalho em equipe com os pares, construindo o trabalho coletivo
  • D ao estar aberto para a contribuição dos estudantes. Elaborando projetos pedagógicos em um movimento participativo
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Observar as decisões dos professores, suas atitudes, durante um projeto de pesquisa gerou dados que apontaram quatro tipos diferentes de competência: intuitiva, intelectiva, prática e emocional. Leia abaixo, com atenção, o conceito da competência intelectual, segundo a verificação da autora professora Doutora Ivani Catarina Arantes Fazenda (1998):
“2. Competência intelectiva - A capacidade de ______ é tão forte e presente nele, que imprime esse hábito naturalmente a seus alunos. Analítico por excelência, privilegia todas as ______ que procuram desenvolver o pensamento reflexivo. Comumente é visto como um filósofo, como um ser erudito; logo adquire o respeito não apenas de seus alunos, mas também de seus pares. É aquele que todos consultam quando têm alguma ______. Ele é um ser de esperas consolidadas; planta, planta, planta e deixa a colheita para outrem. Ele ajuda a organizar ideias, classificá-las, defini-las.”

(FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.) Didática e Interdisciplinaridade. Editora: Papirus. P. 15).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A refletir / dúvidas / atividade
  • B analisar / dúvidas / atividade
  • C analisar / atividades / dúvida
  • D refletir / atividades / dúvida
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É importante instituir espaços para que os estudantes adultos possam decidir e fazer escolhas. O espaço que ajude-os a aprender e identificar melhores formas de expressar-se, seus gostos, suas inclinações. Preservando sua autonomia e a possibilidade de aprender a partir da participação nas ações educativas. O princípio da Andragogia que ampara esta consideração ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A é o Autoconhecimento
  • B é a Prontidão para aprender
  • C é a Orientação para aprender
  • D é o Papel das experiências
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Leia o trecho a seguir e analise as afirmativas propostas:
A educação andragógica absorve durante o processo de ensino a experiência dos estudantes adultos, também, o ato de criar e o estímulo à reflexão sobre o conteúdo curricular para a transformação da própria realidade e da realidade social. Considera a resolução, a assimilação, a compreensão e a memorização do estudante adulto manifestada por meio das intervenções que amparam.
I. O uso da motivação. Estimulando a criatividade.
II. A prática da pesquisa. Construindo o conteúdo em conjunto.
III. A imersão do diálogo. Mantendo a imersão do esclarecimento.
IV. A participação, a produção e a experimentação.
Estão corretas as afirmativas: 
  • A II e IV apenas
  • B I, II e IV apenas
  • C I, II, III e IV
  • D II e III apenas
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Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
Em publicação no Diário Oficial da União (em 11/06/2021) consta a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), mediante a Lei 14.164/2021, modificando o artigo 26 (currículos para a educação básica) no parágrafo 9º. O texto passa a ter o seguinte registro:
“§ 9º Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher serão incluídos, como temas transversais, nos currículos de que trata o caput deste artigo, observadas as diretrizes da legislação correspondente e a produção e distribuição de material didático adequado a cada nível de ensino”. Nota-se a alteração:
( ) Nas palavras “a criança, o adolescente e a mulher”
( ) Nas palavras “, como temas transversais,”
( ) Nas palavras “nos currículos de que trata o caput deste artigo”
( ) Nas palavras “observadas as diretrizes da legislação correspondente”
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V - V
  • B V - V - F - F
  • C V - F - V - V
  • D F - F - V - V
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Leia o trecho a seguir e analise as afirmativas propostas.
Ao tratar sobre a “Organização da Educação Nacional”, disposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº9394/96 - Atualizada) no Artigo 14, a gestão do ensino público na educação básica deve ser democrática. Disposto no artigo 14 está que a estruturação deve ser implementada respeitando “as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:”
I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
III. Participação dos professores na administração escolar. IV. Participação dos estudantes no planejamento anual da escola.
Estão corretas as afirmativas:
  • A II e IV apenas
  • B I, II e IV apenas
  • C I, II, III e IV
  • D I e II apenas
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Aprimorar a visão sobre a educação e garantir o respeito à diversidade, equidade, requisitou uma alteração no Artigo 37 disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº9394/96 – atualizada) na Seção V - Da Educação de Jovens e Adultos. Leia abaixo o artigo citado: “Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria ______.
(Redação dada pela Lei nº 13.632, de 2018)
(BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº9394/96 – Atualizada). Seção V – Da Educação de Jovens e Adultos. Artigo 37. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acessado março/22).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida
  • B e constituirá mecanismo para a educação e a aprendizagem ao longo da vida
  • C e constituirá intervenção para a educação e a aprendizagem ao longo da vida
  • D e constituirá fundamento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida
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Em um movimento à justiça social, a Lei nº 10.741 (de 01/10/2003) - Estatuto do Idoso, no capítulo V - Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, decreta diretrizes organizacionais para esta faixa etária. Disposto está que o idoso tem direitos e deve ser respeitado na sua peculiar condição de idade. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas abaixo:
I. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.
II. Nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal não serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento.
III. O Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados.
IV. O respeito e a valorização do idoso será ativa para eliminar o preconceito, mas sabendo que pouco se pode fazer para produzir conhecimentos sobre a matéria.
Estão corretas as afirmativas:
  • A I e III apenas
  • B I, II e IV apenas
  • C I, II, III e IV
  • D II e III apenas
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Leia abaixo, o artigo 5 do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90 (13/ 07/ 1990).
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de _______, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, _______ na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus ______ fundamentais.
(BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90 | Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91764/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-lei-8069-90 Acessado março/22)
Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A punição / garantia / direitos
  • B negligência / garantia / direitos
  • C negligência / punido / direitos
  • D punição / negligência / direitos
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Conforme disposto no Artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069 de 13/07/1990 (Redação dada pela Lei nº 13.010, de 2014) quando houver “suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente” é obrigatório comunicar ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A a Secretaria Municipal de Educação
  • B a Secretaria Estadual de Educação
  • C aos órgãos de segurança competentes da localidade
  • D ao Conselho Tutelar da respectiva localidade.
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Os estudos sobre o desenvolvimento perceptivo-motor e o desenvolvimento sociomotor indicam a necessidade de instituir espaços no ambiente escolar para a criança explorar seus movimentos, combinado com estratégias pedagógicas que contribuam para a aquisição de sua confiança, iniciativa, rapidez e controle dos próprios movimentos, fomentando a integração e a participação da criança em atividades em grupo para a socialização. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os membros do corpo, com a ajuda do sistema nervoso, colocados em atividade geram o desenvolvimento motor.
( ) Conforme a criança vai interagindo com o meio e repetindo ações com o corpo, ela vai interiorizando e atribuindo significados para suas ações.
( ) Suas ações se tornam conscientes com o passar do tempo a partir da evolução ao dominar as atividades.
( ) Os membros do corpo, com a ajuda do sistema nervoso, colocados em atividade reduzem o desenvolvimento motor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V - V
  • B V - V - V - F
  • C V - F - V - V
  • D F - F - V - V
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Leia o trecho a seguir e analise as afirmativas propostas.
Ampliar o entendimento sobre a importância do tratamento da psicomotricidade durante o processo da aprendizagem das crianças significa proporcionar a elas a oportunidade de melhor rendimento nos aspectos expressivos e verbais. Trabalhar a psicomotricidade é tratar o humano de forma global: o aspecto cognitivo, as emoções e o desenvolvimento motor estão interligados e devem ser trabalhados em conjunto. O planejamento que fomenta a formação e estruturação do esquema corporal, considerando o corpo e a mente, contribui quando:
I. o docente elabora atividades que dissociam a relação entre estímulo interno e externo.
II. se propõem atividades ao ar livre. Oportunizando a livre expressão buscando estabilidade e adaptação ao ambiente.
III. a criança pequena desenvolve o controle sobre seu corpo e processa a aquisição cognitiva de suas ações.
IV. o desenvolvimento cognitivo está relacionado com a interação do sujeito com o meio ambiente, sendo elas objetos e pessoas.
Estão corretas as afirmativas: 
  • A II e IV apenas
  • B II, III e IV apenas
  • C I, II, III e IV
  • D II e III
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Segundo Fonseca (2008) existe uma concepção triárquica da psicomotricidade. São dimensões interligadas e auxiliam o entendimento da importância da psicomotricidade ao ser desenvolvida no processo de ensino. Das três dimensões, a dimensão que considera o mundo externo para desenvolver o projeto educacional sendo a base para elaboração de intervenções educativas que fazem a inter-relação da ação e do pensamento considerando os vários contextos que integram o indivíduo na comunidade em geral. Assinale a alternativa correta a respeito de qual dimensão se trata. 
  • A Dimensão Multicomponencial
  • B Dimensão Multiexperencial
  • C Dimensão Multicontextual
  • D Dimensão Multiterritorial
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Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
Muitas teorias da educação argumentam que não ensinamos uma criança a ler porque ela aprende sozinha. Nós, professores, somos mediadores durante o processo para a aprendizagem. Intervindo com propostas pedagógicas que motivem a criança a produzir o seu conhecimento. Auxiliando por meio:
( ) do interesse pela leitura de textos sociais parte do meio cultural da própria criança e de outros espaços culturais e sociais.
( ) da ideia de que a leitura acontece em todos os momentos. Todo momento é situação para ler.
( ) do interesse pela leitura propondo textos exclusivos do ambiente escolar.
( ) da implementação da prática entre os estudantes da ajuda mútua e da troca de experiências. Revivendo situações reais do meio social ao propor a escrita e a leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - F - V
  • B V - V - V - F
  • C V - F - V - V
  • D F - F - V - V

Acessibilidade

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O adolescente Pedro, pessoa com deficiência, acompanhado de seus pais, compareceu à Secretaria de Educação do Município Alfa e solicitou a concessão de certos mecanismos de tecnologia assistiva. Esses mecanismos se mostravam necessários para a superação de algumas barreiras que se apresentavam para o desenvolvimento do pleno aprendizado de Pedro no âmbito da escola pública municipal em que se encontrava matriculado. 
À luz da ordem jurídica vigente, é correto afirmar que Pedro

  • A não tem direito à obtenção de mecanismos dessa natureza, já que a encampação, pela Administração Pública, de evoluções tecnológicas, configura faculdade, não obrigação, sendo matéria estranha à proteção das pessoas com deficiência.
  • B não tem direito à obtenção de mecanismos dessa natureza, pois a Administração Pública somente tem a obrigação de afastar as barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e atitudinais.
  • C tem direito à obtenção de mecanismos dessa natureza, se necessários à ampliação de suas habilidades funcionais, sendo que a recusa de fornecimento é considerada discriminação em razão da deficiência.
  • D não tem direito à obtenção de mecanismos dessa natureza, pois a Administração Pública somente tem a obrigação de afastar as barreiras urbanísticas, arquitetônicas e negacionistas.
  • E tem direito à obtenção de tecnologias assistivas, que abrangem as adaptações e as modificações em construções e estruturas, as quais ostentam caráter inclusivo da pessoa com deficiência.
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O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146/2015) destina-se a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social. Para coibir e reprovar as condutas que violam os direitos básicos das pessoas com deficiência, o Direito Penal foi chamado a intervir como importante instrumento de controle social.
Acerca dos crimes previstos nesse Estatuto, é incorreto afirmar:

  • A não prover as necessidades básicas de pessoa com deficiência quando obrigado por lei é figura típica de equiparação ao crime de abandono de pessoa com deficiência em hospitais ou casas de saúde.
  • B no crime de apropriação de qualquer rendimento de pessoa com deficiência, a reparação do prejuízo causado não descaracteriza o delito, mas permite a redução da pena se presentes os requisitos do arrependimento posterior.
  • C os crimes dessa Lei são todos punidos a título de dolo, inexistindo a forma culposa.
  • D o sujeito passivo é somente a pessoa com deficiência considerada pela lei como aquela que tem impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
  • E as penas dos crimes previstos nessa Lei (arts. 88 a 91) são aumentadas de um a dois terços, quando o agente do delito é curador ou tutor do ofendido.

Desenho Técnico

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Alina Wheeler (2012) considera que, para definir parâmetros básicos sobre sinalização, não é aplicável o seguinte conceito:

  • A A sinalização exige um compromisso de longo prazo.
  • B A sinalização viária funciona 24 horas por dia.
  • C Distância, velocidade, luz, cor e contraste afetam a legibilidade.
  • D Os códigos de sinalização são universais.

Edificações

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O elemento de fundação constituído por um conjunto de vigas que se cruzam nos pilares é denominado de

  • A bloco.
  • B radier.
  • C caixão.
  • D sapata.
  • E grelha.
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A rede PERT-CPM a seguir, mostra alguns processos necessários para a realização de uma obra e o tempo necessário para sua execução. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Sabe-se que todas as atividades, que não possuem dependência, foram iniciadas no mesmo dia. Assinale a opção que indica o tempo mínimo para se realizar todo o serviço.

  • A 9 dias.
  • B 10 dias.
  • C 11 dias.
  • D 12 dias.
  • E 13 dias.
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Mostra-se a seguir uma estrutura composta por dois apoios A e B, uma carga distribuída e uma carga concentrada, cujos valores em módulo estão indicados na figura a seguir. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
A força vertical no apoio B vale aproximadamente, em módulo,

  • A 20 kN.
  • B 22 kN.
  • C 24 kN.
  • D 26 kN.
  • E 28 kN.
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A figura a seguir mostra uma laje em concreto armado, apoiada sobre quatro pilares P1, P2, P3 e P4, e duas vigas V1 e V2, e que possui uma carga uniforme de valor 5kN/m2. Os termos lx e ly indicam a distância total dos vãos, em ambas as direções. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Sabendo-se que lx = 4m e ly = 5m e que, desprezando-se as larguras das vigas, a armadura da laje deve estar dimensionada para suportar um momento fletor mx na direção transversal à das vigas, de módulo máximo igual a

  • A 2,5 kNm.
  • B 5 kNm.
  • C 10 kNm.
  • D 15 kNm.
  • E 20 kNm.
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O sistema unificado de classificação dos solos denomina como solos finos aqueles que possuem mais de 50% do material passando na peneira #200. De acordo com essa classificação, são classificados como solos finos:

  • A a argila, somente
  • B a argila e o silte, somente
  • C a argila, o silte e a areia, somente
  • D a argila, o silte, a areia e o pedregulho, somente
  • E a argila, o silte, a areia, o pedregulho e a pedra.