Resolver o Simulado Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - AOCP - Nível Superior

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Enfermagem

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No que se refere à prevenção e ao controle de infecções hospitalares, são medidas essenciais diante de doenças transmitidas por aerossóis, como no caso da Tuberculose, as seguintes, EXCETO
  • A quarto privativo com pressão negativa.
  • B uso de máscara cirúrgica no paciente em caso de necessidade de transporte.
  • C uso de máscara específica (PFF2 ou N95) pelo profissional de saúde ao entrar no quarto.
  • D restringir e orientar visitas.
  • E a utilização de luvas e aventais (estéreis) pelos profissionais para realizar procedimentos no paciente.
2
Existem algumas características diferenciais descritas dos sistemas fragmentados e das Redes de Atenção à Saúde (RAS). No que diz respeito à forma de organização/forma de ação do sistema, são características da RAS:
  • A poliarquia/proativa e contínua.
  • B hierarquia/reativa e episódica.
  • C hierarquia/promocional e preventiva.
  • D polissemia/reativa e episódica.
  • E transversalidade/curativa e reabilitadora.
3
As Redes de Atenção à Saúde “são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado” (BRASIL, 2010). Assim, um dos elementos fundamentais das RASs é
  • A o sistema de acesso regulado.
  • B a população.
  • C a estrutura de intervenção.
  • D a intervenção focada.
  • E o modelo intervencionista.
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Um dos elementos fundamentais das Redes de Atenção à Saúde (RASs) é o Modelo de Atenção à Saúde. O enfrentamento da organização do sistema de atenção à saúde, para responder às necessidades colocadas pelas condições agudas e pelos eventos agudos das condições crônicas, implica, na perspectiva das RASs, a construção de uma linguagem que permeie todo o sistema, estabelecendo o melhor local para a resposta a uma determinada situação. Para isso, um modelo que tem sido amplamente utilizado é o sistema
  • A Dahlgren.
  • B Whitehead.
  • C Mafra.
  • D Manchester.
  • E Denver.
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A estrutura operacional das Redes de Atenção à Saúde compõe-se de elementos. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns desses elementos.
  • A Área de abrangência, transporte sanitário, conselhos locais.
  • B Comissão intergestores, modelo de atenção e sistemas logísticos.
  • C Assistência farmacêutica, conselhos de saúde, unidades básicas.
  • D Acesso regulado, núcleos de apoio à saúde da família, equipes de saúde da família.
  • E Governança, sistemas logísticos, centro de comunicação (Atenção Primária em Saúde).
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Sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Foi instituída pela Portaria nº 996 de 13 de março de 2019.

( ) Exclui os temas racismo e Saúde da População Negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde.

( ) Ao gestor municipal, cabe o apoio aos processos de educação popular em saúde pertinentes às ações de promoção da saúde integral da população negra.

( ) Determina a quantidade de recursos financeiros provenientes de estados e municípios destinados a subsidiar a educação e a saúde de populações quilombolas.

  • A F – F – V – F.
  • B V – V – V – V.
  • C F – V – F – V.
  • D F – F – V – V.
  • E V – V – F – F.
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De acordo com o plano municipal de saúde do Recife (2018-2021), a Rede Materno-Infantil (Rede Cegonha) é desenvolvida nos diversos níveis de atenção, cabendo, à atenção primária em saúde, EXCETO
  • A planejamento reprodutivo.
  • B pré-natal de alto risco.
  • C consultas puerperais.
  • D captação precoce das gestantes para o prénatal.
  • E acompanhamento das crianças na puericultura.
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A concepção de linhas de cuidado pressupõe um conjunto de ações orientadas pelas necessidades de saúde voltadas para determinados grupos e situações e colabora com a organização da atenção em saúde. Sobre as linhas de cuidado, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Seguimentos populacionais.

2. Ciclos de vida.

3. Gênero.

4. Agravos.

5. Eventos.


( ) Saúde da mulher e do homem.

( ) Indígenas, quilombolas e povos tradicionais.

( ) Gestação.

( ) Tuberculose, hanseníase, hipertensão e diabetes.

( ) Criança, adolescente e idoso.

  • A 2 – 1 – 4 – 3 – 5.
  • B 5 – 4 – 2 – 3 – 1.
  • C 3 – 1 – 5 – 4 – 2.
  • D 4 – 2 – 5 – 3 – 1.
  • E 1 – 5 – 2 – 4 – 3.
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Sobre os atributos da Atenção Primária à Saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A O primeiro contato implica a acessibilidade e o uso de serviços para cada novo problema ou novo episódio de um problema para o qual se procura atenção à saúde.
  • B A Longitudinalidade constitui a existência do aporte regular de cuidados pela equipe de saúde, e seu uso consistente, ao longo do tempo, em um ambiente de relação mútua de confiança e humanizada entre equipe de saúde, indivíduos e famílias.
  • C A integralidade significa a prestação, pela equipe de saúde, de um conjunto de serviços que atendam às necessidades da população adscrita nos campos da promoção, da prevenção, da cura, do cuidado, da reabilitação e da paliação; a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado dos problemas biológicos, psicológicos e sociais que causam as doenças.
  • D A coordenação conota a capacidade de garantir a pontualidade da atenção, por meio da equipe de saúde, com o reconhecimento dos problemas que requerem atenção pontual, e se articula com a função de núcleo final de atenção das Redes de Atenção à Saúde.
  • E A focalização na família impõe considerar a família como o sujeito da atenção, o que exige interação da equipe de saúde com essa unidade social e o conhecimento integral de seus problemas de saúde e das formas singulares de abordagem familiar.
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É uma disposição essencial do Contrato Organizativo de Ação Pública
  • A liderar estratégias para complementação de recursos financeiros para saúde pública.
  • B desenvolvimento de métodos de validação de pesquisa para saúde pública.
  • C identificação de parcerias para ampliação do acesso aos serviços públicos e privados.
  • D mapeamento da área de abrangência das unidades básicas de saúde.
  • E identificação das necessidades de saúde locais e regionais.
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Há aproximadamente oito meses, em uma ACS, uma enfermeira e 16 familiares de pacientes crônicos formaram o grupo “Viver melhor”. As reuniões acontecem quinzenalmente, e os objetivos, regras e normas foram decididos em conjunto. Nesse grupo, são trocadas informações para esclarecer e estimular a reflexão sobre o cuidado com o paciente crônico e, além disso, os participantes, com a troca de experiências, vivenciam diversas formas de enfrentar uma mesma situação, aumentando a experiência de cada componente. Dentro da perspectiva da educação em saúde, esse é o tipo de abordagem
  • A cognitivista.
  • B humanista.
  • C de condicionamento.
  • D de treinamento.
  • E de indução.
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Qual das alternativas apresenta duas vacinas que têm contraindicação de serem administradas juntas ou em intervalo inferior a trinta dias?
  • A Pentavalente e pneumocócica 10 valente.
  • B Pneumocócica 10 valente e vacina oral de rotavírus humano.
  • C Hepatite A e tríplice Bacteriana.
  • D Pentavalente e vacina inativada da poliomielite.
  • E Febre amarela e tetraviral.
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A respeito da via de administração de fármacos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) A via retal, muitas vezes, é útil quando a ingestão não é possível porque o paciente encontra-se inconsciente, ou quando há vômitos. Outra vantagem é que o fármaco absorvido pelo reto não sofrerá efeito de primeira passagem pelo fígado. ( ) Na via sublingual, a drenagem venosa da boca dirige-se à veia cava superior. Isto provoca um desvio de circulação porta e, desde modo, protege o fármaco do metabolismo rápido causado pela primeira passagem pelos intestinos e fígado. ( ) Na via Intra-arterial, o fármaco é injetado diretamente na artéria, para ter um efeito localizado em determinado tecido ou órgão. Agentes diagnósticos podem ser administrados por essa via.

  • A F – F – F.
  • B V – F – F.
  • C V – V – V.
  • D F – V – F.
  • E F – V – V.
14
A estratégia de autocuidado apoiado pode ser utilizada em qual das seguintes ações de saúde, predominantemente?
  • A Grupos de educação em saúde.
  • B Gestão de caso.
  • C Discussões individuais.
  • D Consultas sequenciais.
  • E Consulta médica.
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Nessa etapa do processo de enfermagem, espera-se que ela seja clara e concisa, centrada no paciente, estando relacionada ao título diagnóstico, sendo alcançável, contendo limite de tempo e sendo mensurável. A qual etapa o enunciado se refere?
  • A Primeira Etapa do Processo de Enfermagem: Investigação (Anamnese e Exame Físico).
  • B Segunda Etapa do Processo de Enfermagem: Diagnósticos de Enfermagem.
  • C Terceira Etapa do Processo de Enfermagem: Planejamento dos Resultados Esperados.
  • D Quarta Etapa do Processo de Enfermagem: Implementação da Assistência de Enfermagem.
  • E Quinta Etapa do Processo de Enfermagem: Avaliação da Assistência de Enfermagem.
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Na Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde, as seguintes ações são desenvolvidas, EXCETO
  • A promover processos de capacitação em segurança do paciente para gerentes em saúde, profissionais que atuam direta e indiretamente no cuidado à saúde e profissionais de vigilância à saúde.
  • B delegar a elaboração dos protocolos, guias, manuais e outros materiais de segurança do paciente a cada município cadastrado no programa.
  • C promover a articulação com o Ministério da Educação e com o Conselho Nacional de Educação, para inclusão do tema segurança do paciente nos currículos dos cursos de formação em saúde de nível técnico, superior e de pós-graduação.
  • D promover mecanismos de comunicação social voltados aos profissionais, usuários de serviços de saúde e sociedade, para divulgar e promover a segurança do paciente.
  • E fomentar e participar de atividades intersetoriais para o fortalecimento da implantação e expansão da cultura de segurança do paciente no Brasil.
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Um dos fatores que promovem a segurança do paciente no domicílio é a qualificação do cuidador. Se, por exemplo, o cuidador necessitar manusear equipamentos/acessórios respiratórios, qual das seguintes orientações fornecidas pelo profissional de saúde está correta?
  • A Em relação ao aspirador portátil, a extensão deverá ser lavada com soro fisiológico, com o aspirador desligado.
  • B Manter o “No break” do BIPAP sempre fora da tomada.
  • C Sobre o inalador, a cada três dias, o copo e a máscara devem ser colocados de molho no Ácido Peracético.
  • D O BIPAP deverá ser mantido em cima de um móvel, nunca no chão.
  • E A secreção proveniente do aspirador portátil deve ser desprezada em lixo branco e levada ao serviço de saúde.
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Na diálise peritoneal, o peritônio (membrana que reveste o abdômen e os órgãos abdominais) funciona como um filtro permeável. Sobre as técnicas de diálise peritoneal, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Diálise peritoneal manual intermitente.

2. Diálise peritoneal intermitente com ciclagem automatizada.

3. Diálise peritoneal contínua ambulatorial.

4. Diálise peritoneal contínua auxiliada por um dispositivo de ciclagem.


( ) O líquido é mantido no interior da cavidade abdominal durante intervalos extremamente longos. Comumente o líquido é drenado e reposto quatro a cinco vezes ao dia.

( ) Pode ser realizada em casa pelo próprio indivíduo, eliminando a necessidade de atenção constante de pessoal especializado. Um aparelho com relógio automático bombeia automaticamente o líquido e o drena da cavidade peritoneal.

( ) As bolsas que contêm o líquido são aquecidas até a temperatura corpórea. A seguir, o líquido é infundido no interior da cavidade peritoneal durante 10 minutos, sendo mantido na cavidade durante 60 a 90 minutos e, a seguir, ele é drenado durante um período de 10 a 20 minutos.

( ) Utiliza um dispositivo de ciclagem automática para realizar trocas curtas à noite, durante o sono, enquanto as trocas mais longas são realizadas durante o dia, sem o dispositivo de ciclagem.

  • A 3 – 1 – 4 – 2.
  • B 2 – 1 – 3 – 4.
  • C 4 – 2 – 1 – 3.
  • D 1 – 2 – 4 – 3.
  • E 3 – 2 – 1 – 4.
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A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado de acordo com a classificação do lixo (RDC 33/03). Qual é essa classificação?
  • A Grupo A: são aqueles lixos potencialmente infectantes. Ex.: bolsa de sangue.
  • B Grupo C: lixos químicos, aqueles que contenham substâncias químicas capazes de causar dano à saúde. Ex.: medicamentos para câncer.
  • C Grupo B: são os artigos radioativos, materiais que contenham radioatividade acima do padrão. Ex.: césio 137.
  • D Grupo E: resíduos comuns, ou seja, qualquer lixo que não tenha sido contaminado. Ex.: papel.
  • E Grupo D: são artigos que contenham substâncias cancerígenas. Ex.: reagentes para laboratórios.
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Em relação aos medicamentos utilizados em situações de emergências, assinale a alternativa correta.
  • A A Atropina é indicada para dilatação dos brônquios e dos vasos pulmonares, através do relaxamento da musculatura lisa.
  • B A Aminofilina é indicada como antídoto na intoxicação por organofosforados.
  • C O Diazepam é utilizado nas intoxicações por antidepressivos tricíclicos, cocaína ou bloqueadores dos canais de cálcio.
  • D O Bicarbonato de Sódio pode ser utilizado como ansiolítico, anticonvulsivante e miorrelaxante esquelético.
  • E A Dopamina é uma droga inotrópica; vasoconstritora sistêmica (pressora em doses altas) e vasodilatadora renal (em doses baixas).

Português

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ENTRE O DESESPERO E A ESPERANÇA: COMO REENCANTAR O TRABALHO?

Christophe Dejours

Nos dias de hoje, quando se fala do trabalho, é de bom-tom considerá-lo a priori como uma fatalidade. Uma fatalidade socialmente gerada. E, de fato, é preciso reconhecer que a evolução do mundo do trabalho é bastante preocupante para os médicos, para os trabalhadores, para as pessoas comuns apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado.
E, no entanto, no mesmo momento em que devemos denunciar os desgastes psíquicos causados pelo trabalho contemporâneo, devemos dizer que ele também pode ser usado como instrumento terapêutico essencial para pessoas que sofrem de problemas psicopatológicos crônicos. No que concerne à visão negativa, é preciso distinguir o sofrimento que o trabalho impõe àqueles que têm um emprego do sofrimento daqueles homens e mulheres que foram demitidos ou que se encontram privados de qualquer possibilidade de um dia ter um emprego.
Há, portanto, situações de contraste. Surge inevitavelmente a questão de saber se é possível compreender as diversas contradições que se observam na psicodinâmica e na psicopatologia do trabalho. Isso só é possível se defendermos a tese da “centralidade do trabalho”. Essa tese se desdobra em quatro domínios:
• no domínio individual, o trabalho é central para a formação da identidade e para a saúde mental,
• no domínio das relações entre homens e mulheres, o trabalho permite superar a desigualdade nas relações de “gênero”. Esclareço que aqui não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado, mas também como trabalho doméstico, o que repercute na economia do amor, inclusive na economia erótica,
• no domínio político, é possível mostrar que o trabalho desempenha um papel central no que concerne à totalidade da evolução política de uma sociedade,
• no domínio da teoria do conhecimento, o trabalho, afinal, possibilita a produção de novos conhecimentos. Isso não é óbvio. O estatuto do conhecimento, supostamente elevado acima das contingências do mundo dos mortais, deve ser revisto profundamente quando se considera o processo de produção do conhecimento e não apenas o conhecimento. É o que se chama de “centralidade epistemológica” do trabalho. [...]

Disponível em:
https://revistacult.uol.com.br/home/christophe-dejours-reencantar-o-trabalho/.
Acesso em: 14.dez.2021
Assinale a alternativa em que o pronome átono pode ser movido para a posição enclítica ao verbo.
  • A “[...] quando se fala do trabalho [...]’.
  • B “Essa tese se desdobra em quatro domínios [...]”.
  • C “[...] diversas contradições que se observam [...]”.
  • D “[...] quando se considera o processo de produção do conhecimento [...]”.
  • E “[...] o que se chama de ‘centralidade epistemológica’ do trabalho.”.
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ENTRE O DESESPERO E A ESPERANÇA: COMO REENCANTAR O TRABALHO?

Christophe Dejours

Nos dias de hoje, quando se fala do trabalho, é de bom-tom considerá-lo a priori como uma fatalidade. Uma fatalidade socialmente gerada. E, de fato, é preciso reconhecer que a evolução do mundo do trabalho é bastante preocupante para os médicos, para os trabalhadores, para as pessoas comuns apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado.
E, no entanto, no mesmo momento em que devemos denunciar os desgastes psíquicos causados pelo trabalho contemporâneo, devemos dizer que ele também pode ser usado como instrumento terapêutico essencial para pessoas que sofrem de problemas psicopatológicos crônicos. No que concerne à visão negativa, é preciso distinguir o sofrimento que o trabalho impõe àqueles que têm um emprego do sofrimento daqueles homens e mulheres que foram demitidos ou que se encontram privados de qualquer possibilidade de um dia ter um emprego.
Há, portanto, situações de contraste. Surge inevitavelmente a questão de saber se é possível compreender as diversas contradições que se observam na psicodinâmica e na psicopatologia do trabalho. Isso só é possível se defendermos a tese da “centralidade do trabalho”. Essa tese se desdobra em quatro domínios:
• no domínio individual, o trabalho é central para a formação da identidade e para a saúde mental,
• no domínio das relações entre homens e mulheres, o trabalho permite superar a desigualdade nas relações de “gênero”. Esclareço que aqui não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado, mas também como trabalho doméstico, o que repercute na economia do amor, inclusive na economia erótica,
• no domínio político, é possível mostrar que o trabalho desempenha um papel central no que concerne à totalidade da evolução política de uma sociedade,
• no domínio da teoria do conhecimento, o trabalho, afinal, possibilita a produção de novos conhecimentos. Isso não é óbvio. O estatuto do conhecimento, supostamente elevado acima das contingências do mundo dos mortais, deve ser revisto profundamente quando se considera o processo de produção do conhecimento e não apenas o conhecimento. É o que se chama de “centralidade epistemológica” do trabalho. [...]

Disponível em:
https://revistacult.uol.com.br/home/christophe-dejours-reencantar-o-trabalho/.
Acesso em: 14.dez.2021
Assinale a alternativa em que o termo em destaque é uma conjunção integrante.
  • A “[...] apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos [...]”.
  • B “Isso só é possível se defendermos a tese [...]”.
  • C “[...] não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado [...]”.
  • D “[...] a questão de saber se é possível compreender [...]”.
  • E “[...] ou que se encontram privados de qualquer possibilidade [...]”.
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ENTRE O DESESPERO E A ESPERANÇA: COMO REENCANTAR O TRABALHO?

Christophe Dejours

Nos dias de hoje, quando se fala do trabalho, é de bom-tom considerá-lo a priori como uma fatalidade. Uma fatalidade socialmente gerada. E, de fato, é preciso reconhecer que a evolução do mundo do trabalho é bastante preocupante para os médicos, para os trabalhadores, para as pessoas comuns apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado.
E, no entanto, no mesmo momento em que devemos denunciar os desgastes psíquicos causados pelo trabalho contemporâneo, devemos dizer que ele também pode ser usado como instrumento terapêutico essencial para pessoas que sofrem de problemas psicopatológicos crônicos. No que concerne à visão negativa, é preciso distinguir o sofrimento que o trabalho impõe àqueles que têm um emprego do sofrimento daqueles homens e mulheres que foram demitidos ou que se encontram privados de qualquer possibilidade de um dia ter um emprego.
Há, portanto, situações de contraste. Surge inevitavelmente a questão de saber se é possível compreender as diversas contradições que se observam na psicodinâmica e na psicopatologia do trabalho. Isso só é possível se defendermos a tese da “centralidade do trabalho”. Essa tese se desdobra em quatro domínios:
• no domínio individual, o trabalho é central para a formação da identidade e para a saúde mental,
• no domínio das relações entre homens e mulheres, o trabalho permite superar a desigualdade nas relações de “gênero”. Esclareço que aqui não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado, mas também como trabalho doméstico, o que repercute na economia do amor, inclusive na economia erótica,
• no domínio político, é possível mostrar que o trabalho desempenha um papel central no que concerne à totalidade da evolução política de uma sociedade,
• no domínio da teoria do conhecimento, o trabalho, afinal, possibilita a produção de novos conhecimentos. Isso não é óbvio. O estatuto do conhecimento, supostamente elevado acima das contingências do mundo dos mortais, deve ser revisto profundamente quando se considera o processo de produção do conhecimento e não apenas o conhecimento. É o que se chama de “centralidade epistemológica” do trabalho. [...]

Disponível em:
https://revistacult.uol.com.br/home/christophe-dejours-reencantar-o-trabalho/.
Acesso em: 14.dez.2021
Sobre o excerto “No que concerne à visão negativa, é preciso distinguir o sofrimento que o trabalho impõe àqueles que têm um emprego [...]”, assinale a alternativa correta.
  • A Se as palavras “visão” e “àqueles” fossem substituídas por “ponto de vista” e “sobre aqueles”, respectivamente, não haveria ocorrência de acento indicativo de crase no excerto.
  • B As palavras “impõe” e “têm” são acentuadas pelo mesmo motivo, isto é, por serem oxítonas.
  • C A palavra “impõe” apresenta o mesmo som e a mesma grafia tanto no singular quanto no plural.
  • D O termo “àqueles” recebe acento indicativo de crase por se tratar de uma palavra masculina.
  • E O verbo “impõe”, exposto no excerto, apresenta o mesmo significado e a mesma regência que sua ocorrência na seguinte oração “Ele impõe a coroa na cabeça da rainha”.
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ENTRE O DESESPERO E A ESPERANÇA: COMO REENCANTAR O TRABALHO?

Christophe Dejours

Nos dias de hoje, quando se fala do trabalho, é de bom-tom considerá-lo a priori como uma fatalidade. Uma fatalidade socialmente gerada. E, de fato, é preciso reconhecer que a evolução do mundo do trabalho é bastante preocupante para os médicos, para os trabalhadores, para as pessoas comuns apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado.
E, no entanto, no mesmo momento em que devemos denunciar os desgastes psíquicos causados pelo trabalho contemporâneo, devemos dizer que ele também pode ser usado como instrumento terapêutico essencial para pessoas que sofrem de problemas psicopatológicos crônicos. No que concerne à visão negativa, é preciso distinguir o sofrimento que o trabalho impõe àqueles que têm um emprego do sofrimento daqueles homens e mulheres que foram demitidos ou que se encontram privados de qualquer possibilidade de um dia ter um emprego.
Há, portanto, situações de contraste. Surge inevitavelmente a questão de saber se é possível compreender as diversas contradições que se observam na psicodinâmica e na psicopatologia do trabalho. Isso só é possível se defendermos a tese da “centralidade do trabalho”. Essa tese se desdobra em quatro domínios:
• no domínio individual, o trabalho é central para a formação da identidade e para a saúde mental,
• no domínio das relações entre homens e mulheres, o trabalho permite superar a desigualdade nas relações de “gênero”. Esclareço que aqui não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado, mas também como trabalho doméstico, o que repercute na economia do amor, inclusive na economia erótica,
• no domínio político, é possível mostrar que o trabalho desempenha um papel central no que concerne à totalidade da evolução política de uma sociedade,
• no domínio da teoria do conhecimento, o trabalho, afinal, possibilita a produção de novos conhecimentos. Isso não é óbvio. O estatuto do conhecimento, supostamente elevado acima das contingências do mundo dos mortais, deve ser revisto profundamente quando se considera o processo de produção do conhecimento e não apenas o conhecimento. É o que se chama de “centralidade epistemológica” do trabalho. [...]

Disponível em:
https://revistacult.uol.com.br/home/christophe-dejours-reencantar-o-trabalho/.
Acesso em: 14.dez.2021
Qual é a relação sintático-semântica mantida entre “[...] não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado [...]” e “[...] mas também como trabalho doméstico [...]”? 
  • A Comparação.
  • B Contraste.
  • C Adição.
  • D Negação.
  • E Explicação.
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ENTRE O DESESPERO E A ESPERANÇA: COMO REENCANTAR O TRABALHO?

Christophe Dejours

Nos dias de hoje, quando se fala do trabalho, é de bom-tom considerá-lo a priori como uma fatalidade. Uma fatalidade socialmente gerada. E, de fato, é preciso reconhecer que a evolução do mundo do trabalho é bastante preocupante para os médicos, para os trabalhadores, para as pessoas comuns apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado.
E, no entanto, no mesmo momento em que devemos denunciar os desgastes psíquicos causados pelo trabalho contemporâneo, devemos dizer que ele também pode ser usado como instrumento terapêutico essencial para pessoas que sofrem de problemas psicopatológicos crônicos. No que concerne à visão negativa, é preciso distinguir o sofrimento que o trabalho impõe àqueles que têm um emprego do sofrimento daqueles homens e mulheres que foram demitidos ou que se encontram privados de qualquer possibilidade de um dia ter um emprego.
Há, portanto, situações de contraste. Surge inevitavelmente a questão de saber se é possível compreender as diversas contradições que se observam na psicodinâmica e na psicopatologia do trabalho. Isso só é possível se defendermos a tese da “centralidade do trabalho”. Essa tese se desdobra em quatro domínios:
• no domínio individual, o trabalho é central para a formação da identidade e para a saúde mental,
• no domínio das relações entre homens e mulheres, o trabalho permite superar a desigualdade nas relações de “gênero”. Esclareço que aqui não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado, mas também como trabalho doméstico, o que repercute na economia do amor, inclusive na economia erótica,
• no domínio político, é possível mostrar que o trabalho desempenha um papel central no que concerne à totalidade da evolução política de uma sociedade,
• no domínio da teoria do conhecimento, o trabalho, afinal, possibilita a produção de novos conhecimentos. Isso não é óbvio. O estatuto do conhecimento, supostamente elevado acima das contingências do mundo dos mortais, deve ser revisto profundamente quando se considera o processo de produção do conhecimento e não apenas o conhecimento. É o que se chama de “centralidade epistemológica” do trabalho. [...]

Disponível em:
https://revistacult.uol.com.br/home/christophe-dejours-reencantar-o-trabalho/.
Acesso em: 14.dez.2021
Qual(is) dos domínios da tese “da centralidade do trabalho” está(ão) relacionado(s) às informações contidas no primeiro período do segundo parágrafo do texto?
  • A Individual.
  • B Político.
  • C Da teoria do conhecimento.
  • D Das relações entre homens e mulheres.
  • E Das relações entre homens e mulheres e Político.
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ENTRE O DESESPERO E A ESPERANÇA: COMO REENCANTAR O TRABALHO?

Christophe Dejours

Nos dias de hoje, quando se fala do trabalho, é de bom-tom considerá-lo a priori como uma fatalidade. Uma fatalidade socialmente gerada. E, de fato, é preciso reconhecer que a evolução do mundo do trabalho é bastante preocupante para os médicos, para os trabalhadores, para as pessoas comuns apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado.
E, no entanto, no mesmo momento em que devemos denunciar os desgastes psíquicos causados pelo trabalho contemporâneo, devemos dizer que ele também pode ser usado como instrumento terapêutico essencial para pessoas que sofrem de problemas psicopatológicos crônicos. No que concerne à visão negativa, é preciso distinguir o sofrimento que o trabalho impõe àqueles que têm um emprego do sofrimento daqueles homens e mulheres que foram demitidos ou que se encontram privados de qualquer possibilidade de um dia ter um emprego.
Há, portanto, situações de contraste. Surge inevitavelmente a questão de saber se é possível compreender as diversas contradições que se observam na psicodinâmica e na psicopatologia do trabalho. Isso só é possível se defendermos a tese da “centralidade do trabalho”. Essa tese se desdobra em quatro domínios:
• no domínio individual, o trabalho é central para a formação da identidade e para a saúde mental,
• no domínio das relações entre homens e mulheres, o trabalho permite superar a desigualdade nas relações de “gênero”. Esclareço que aqui não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado, mas também como trabalho doméstico, o que repercute na economia do amor, inclusive na economia erótica,
• no domínio político, é possível mostrar que o trabalho desempenha um papel central no que concerne à totalidade da evolução política de uma sociedade,
• no domínio da teoria do conhecimento, o trabalho, afinal, possibilita a produção de novos conhecimentos. Isso não é óbvio. O estatuto do conhecimento, supostamente elevado acima das contingências do mundo dos mortais, deve ser revisto profundamente quando se considera o processo de produção do conhecimento e não apenas o conhecimento. É o que se chama de “centralidade epistemológica” do trabalho. [...]

Disponível em:
https://revistacult.uol.com.br/home/christophe-dejours-reencantar-o-trabalho/.
Acesso em: 14.dez.2021
Assinale a alternativa que apresenta uma reescrita semântica e gramaticalmente correta para o excerto “Nos dias de hoje, quando se fala do trabalho, é de bom-tom considerá-lo a priori como uma fatalidade.”. 
  • A Agora, no momento em que falo do trabalho, considero-o, em primeiro lugar, uma fatalidade.
  • B Atualmente, quando discutem sobre o trabalho, devem considerá-lo, em alto e bom tom, como um desastre.
  • C Quando é falado do trabalho, nos dias que correm, é visto com bons olhos o ato de tê-lo sempre como se fosse algo ruim.
  • D Hoje em dia, quando as pessoas falam sobre o trabalho, é socialmente adequado considerá-lo, sem sombra de dúvidas, como algo fatal.
  • E Hodiernamente, quando falam do trabalho, é educado que o julguem, a princípio, como inevitável.
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ENTRE O DESESPERO E A ESPERANÇA: COMO REENCANTAR O TRABALHO?

Christophe Dejours

Nos dias de hoje, quando se fala do trabalho, é de bom-tom considerá-lo a priori como uma fatalidade. Uma fatalidade socialmente gerada. E, de fato, é preciso reconhecer que a evolução do mundo do trabalho é bastante preocupante para os médicos, para os trabalhadores, para as pessoas comuns apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado.
E, no entanto, no mesmo momento em que devemos denunciar os desgastes psíquicos causados pelo trabalho contemporâneo, devemos dizer que ele também pode ser usado como instrumento terapêutico essencial para pessoas que sofrem de problemas psicopatológicos crônicos. No que concerne à visão negativa, é preciso distinguir o sofrimento que o trabalho impõe àqueles que têm um emprego do sofrimento daqueles homens e mulheres que foram demitidos ou que se encontram privados de qualquer possibilidade de um dia ter um emprego.
Há, portanto, situações de contraste. Surge inevitavelmente a questão de saber se é possível compreender as diversas contradições que se observam na psicodinâmica e na psicopatologia do trabalho. Isso só é possível se defendermos a tese da “centralidade do trabalho”. Essa tese se desdobra em quatro domínios:
• no domínio individual, o trabalho é central para a formação da identidade e para a saúde mental,
• no domínio das relações entre homens e mulheres, o trabalho permite superar a desigualdade nas relações de “gênero”. Esclareço que aqui não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado, mas também como trabalho doméstico, o que repercute na economia do amor, inclusive na economia erótica,
• no domínio político, é possível mostrar que o trabalho desempenha um papel central no que concerne à totalidade da evolução política de uma sociedade,
• no domínio da teoria do conhecimento, o trabalho, afinal, possibilita a produção de novos conhecimentos. Isso não é óbvio. O estatuto do conhecimento, supostamente elevado acima das contingências do mundo dos mortais, deve ser revisto profundamente quando se considera o processo de produção do conhecimento e não apenas o conhecimento. É o que se chama de “centralidade epistemológica” do trabalho. [...]

Disponível em:
https://revistacult.uol.com.br/home/christophe-dejours-reencantar-o-trabalho/.
Acesso em: 14.dez.2021
Quanto aos mecanismos de coesão empregados no texto, assinale a alternativa INCORRETA. 
  • A Os itens destacados em “E, de fato, é preciso reconhecer [...]”, “E, no entanto, no mesmo momento em que [...]” e “Há, portanto, situações [...]” contribuem para a coesão sequencial do texto.
  • B No excerto “[...] ele também pode ser usado como instrumento [...]”, contido no segundo parágrafo do texto, o pronome retoma o sintagma “trabalho contemporâneo”.
  • C Em “Essa tese se desdobra [...]”, a expressão em destaque retoma a tese da “centralidade do trabalho”.
  • D Na apresentação, em forma de tópicos, dos domínios abarcados pela tese da “centralidade do trabalho”, não há elementos atuando na coesão sequencial ou referencial do texto.
  • E Em “Há, portanto, situações de contraste.”, a conjunção sinaliza uma relação de conclusão.
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ENTRE O DESESPERO E A ESPERANÇA: COMO REENCANTAR O TRABALHO?

Christophe Dejours

Nos dias de hoje, quando se fala do trabalho, é de bom-tom considerá-lo a priori como uma fatalidade. Uma fatalidade socialmente gerada. E, de fato, é preciso reconhecer que a evolução do mundo do trabalho é bastante preocupante para os médicos, para os trabalhadores, para as pessoas comuns apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado.
E, no entanto, no mesmo momento em que devemos denunciar os desgastes psíquicos causados pelo trabalho contemporâneo, devemos dizer que ele também pode ser usado como instrumento terapêutico essencial para pessoas que sofrem de problemas psicopatológicos crônicos. No que concerne à visão negativa, é preciso distinguir o sofrimento que o trabalho impõe àqueles que têm um emprego do sofrimento daqueles homens e mulheres que foram demitidos ou que se encontram privados de qualquer possibilidade de um dia ter um emprego.
Há, portanto, situações de contraste. Surge inevitavelmente a questão de saber se é possível compreender as diversas contradições que se observam na psicodinâmica e na psicopatologia do trabalho. Isso só é possível se defendermos a tese da “centralidade do trabalho”. Essa tese se desdobra em quatro domínios:
• no domínio individual, o trabalho é central para a formação da identidade e para a saúde mental,
• no domínio das relações entre homens e mulheres, o trabalho permite superar a desigualdade nas relações de “gênero”. Esclareço que aqui não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado, mas também como trabalho doméstico, o que repercute na economia do amor, inclusive na economia erótica,
• no domínio político, é possível mostrar que o trabalho desempenha um papel central no que concerne à totalidade da evolução política de uma sociedade,
• no domínio da teoria do conhecimento, o trabalho, afinal, possibilita a produção de novos conhecimentos. Isso não é óbvio. O estatuto do conhecimento, supostamente elevado acima das contingências do mundo dos mortais, deve ser revisto profundamente quando se considera o processo de produção do conhecimento e não apenas o conhecimento. É o que se chama de “centralidade epistemológica” do trabalho. [...]

Disponível em:
https://revistacult.uol.com.br/home/christophe-dejours-reencantar-o-trabalho/.
Acesso em: 14.dez.2021
Em relação ao excerto “[...] para as pessoas comuns apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado.”, assinale a alternativa correta. 
  • A A expressão “as condições” é um sujeito simples que pratica a ação de “deixar”.
  • B A expressão “em um” não poderia ser substituída por “num”, pois isso causaria um prejuízo sintático ao excerto.
  • C O termo “comuns” apresenta um sentido pejorativo.
  • D A preposição “a” poderia ser substituída por “para” ou “por”, sem que isso modificasse o sentido do excerto.
  • E No excerto, “desencantado” tem significado equivalente a “que se desencantou”.
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ENTRE O DESESPERO E A ESPERANÇA: COMO REENCANTAR O TRABALHO?

Christophe Dejours

Nos dias de hoje, quando se fala do trabalho, é de bom-tom considerá-lo a priori como uma fatalidade. Uma fatalidade socialmente gerada. E, de fato, é preciso reconhecer que a evolução do mundo do trabalho é bastante preocupante para os médicos, para os trabalhadores, para as pessoas comuns apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado.
E, no entanto, no mesmo momento em que devemos denunciar os desgastes psíquicos causados pelo trabalho contemporâneo, devemos dizer que ele também pode ser usado como instrumento terapêutico essencial para pessoas que sofrem de problemas psicopatológicos crônicos. No que concerne à visão negativa, é preciso distinguir o sofrimento que o trabalho impõe àqueles que têm um emprego do sofrimento daqueles homens e mulheres que foram demitidos ou que se encontram privados de qualquer possibilidade de um dia ter um emprego.
Há, portanto, situações de contraste. Surge inevitavelmente a questão de saber se é possível compreender as diversas contradições que se observam na psicodinâmica e na psicopatologia do trabalho. Isso só é possível se defendermos a tese da “centralidade do trabalho”. Essa tese se desdobra em quatro domínios:
• no domínio individual, o trabalho é central para a formação da identidade e para a saúde mental,
• no domínio das relações entre homens e mulheres, o trabalho permite superar a desigualdade nas relações de “gênero”. Esclareço que aqui não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado, mas também como trabalho doméstico, o que repercute na economia do amor, inclusive na economia erótica,
• no domínio político, é possível mostrar que o trabalho desempenha um papel central no que concerne à totalidade da evolução política de uma sociedade,
• no domínio da teoria do conhecimento, o trabalho, afinal, possibilita a produção de novos conhecimentos. Isso não é óbvio. O estatuto do conhecimento, supostamente elevado acima das contingências do mundo dos mortais, deve ser revisto profundamente quando se considera o processo de produção do conhecimento e não apenas o conhecimento. É o que se chama de “centralidade epistemológica” do trabalho. [...]

Disponível em:
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Acesso em: 14.dez.2021
Sobre os excertos “Esclareço que aqui não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado [...]” e “O estatuto do conhecimento [...] deve ser revisto [...]”, assinale a alternativa correta. 
  • A É possível substituir, em ambos os excertos, o termo “deve” por “pode”, sem que isso modifique semanticamente as frases.
  • B O termo “revisto” apresenta significado equivalente ao verbo “rever” em “Voltei para rever os amigos”.
  • C A expressão “Esclareço que” poderia ser omitida, sem que isso prejudicasse sintaticamente a frase.
  • D O termo “aqui” indica um espaço físico próximo ao autor do texto, diferentemente de “ali” e “lá”.
  • E Ambos os excertos estão na voz ativa.
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ENTRE O DESESPERO E A ESPERANÇA: COMO REENCANTAR O TRABALHO?

Christophe Dejours

Nos dias de hoje, quando se fala do trabalho, é de bom-tom considerá-lo a priori como uma fatalidade. Uma fatalidade socialmente gerada. E, de fato, é preciso reconhecer que a evolução do mundo do trabalho é bastante preocupante para os médicos, para os trabalhadores, para as pessoas comuns apreensivas com as condições que serão deixadas a seus filhos em um mundo de trabalho desencantado.
E, no entanto, no mesmo momento em que devemos denunciar os desgastes psíquicos causados pelo trabalho contemporâneo, devemos dizer que ele também pode ser usado como instrumento terapêutico essencial para pessoas que sofrem de problemas psicopatológicos crônicos. No que concerne à visão negativa, é preciso distinguir o sofrimento que o trabalho impõe àqueles que têm um emprego do sofrimento daqueles homens e mulheres que foram demitidos ou que se encontram privados de qualquer possibilidade de um dia ter um emprego.
Há, portanto, situações de contraste. Surge inevitavelmente a questão de saber se é possível compreender as diversas contradições que se observam na psicodinâmica e na psicopatologia do trabalho. Isso só é possível se defendermos a tese da “centralidade do trabalho”. Essa tese se desdobra em quatro domínios:
• no domínio individual, o trabalho é central para a formação da identidade e para a saúde mental,
• no domínio das relações entre homens e mulheres, o trabalho permite superar a desigualdade nas relações de “gênero”. Esclareço que aqui não se deve entender trabalho apenas como trabalho assalariado, mas também como trabalho doméstico, o que repercute na economia do amor, inclusive na economia erótica,
• no domínio político, é possível mostrar que o trabalho desempenha um papel central no que concerne à totalidade da evolução política de uma sociedade,
• no domínio da teoria do conhecimento, o trabalho, afinal, possibilita a produção de novos conhecimentos. Isso não é óbvio. O estatuto do conhecimento, supostamente elevado acima das contingências do mundo dos mortais, deve ser revisto profundamente quando se considera o processo de produção do conhecimento e não apenas o conhecimento. É o que se chama de “centralidade epistemológica” do trabalho. [...]

Disponível em:
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Acesso em: 14.dez.2021
A partir da leitura do título do texto, é INCORRETO afirmar que 
  • A o trabalho, de modo geral, já foi motivo de encantamento dos trabalhadores em algum momento anterior.
  • B “desespero” e “esperança” estão colocados como sentimentos opostos.
  • C atualmente o trabalho não gera satisfação aos trabalhadores.
  • D é impossível que o ser humano volte a ter prazer com seu trabalho.
  • E há uma expectativa de que o texto apresentará maneiras de se reencantar o trabalho.

Raciocínio Lógico

31
Com base nos conceitos de raciocínio lógico, considere a seguinte sentença: “O lápis é azul ou a caneta é vermelha”.
A negação dessa sentença será dada por
  • A “O lápis não é azul e a caneta não é vermelha.”
  • B “O lápis é azul ou a caneta não é vermelha.”
  • C “O lápis não é azul ou a caneta é vermelha.”
  • D “O lápis é azul e a caneta é vermelha.”
32

Em raciocínio lógico, dadas duas proposições a e b, forma-se uma proposição composta por a com b acrescentando o conectivo “ou” (“˅”) entre as duas, representada por “a ou b” (“a ˅ b”), denominada disjunção das proposições a e b. Considere:


a: “A altura de Abel é igual a 1,83 m.”;

b: “A massa de Abel é inferior a 70 Kg.”.


Com base nessas informações, como a disjunção “a ˅ b” pode ser descrita?

  • A “Se a altura de Abel é igual a 1,83m, então necessariamente a sua massa é igual a 70 Kg.”
  • B “Se a massa de Abel é superior a 70 Kg, então necessariamente sua altura é inferior a 1,83m.”
  • C “A altura de Abel é igual a 1,83m se, e somente se, sua massa for inferior a 70 Kg.”
  • D “A altura de Abel é igual a 1,83 m ou a massa de Abel é inferior a 70 Kg.”
33
Considere a sequência numérica (1, –1, 3, –4, 7, –10, 13, –19, 21, x, y), em que os dois últimos termos, x e y, são números inteiros. Os termos dessa sequência, a partir do terceiro termo em diante, são obtidos por uma lei de formação a partir de um dos dois primeiros termos, 1 ou – 1. Assim, a soma dos termos x e y dessa sequência, é igual a
  • A 1.
  • B zero.
  • C –1.
  • D 2.
34

Uma instituição pública de ensino ofereceu um curso gratuito para um concurso público. Nesse curso, foram oferecidas as disciplinas de Matemática, Português e Informática, e cada pessoa poderia se inscrever somente em uma dessas disciplinas. Após a finalização de todas as inscrições, constatou-se que


• 107 pessoas se inscreveram em Matemática ou em Informática;

• 74 pessoas se inscreveram em Português ou em Matemática;

• 91 pessoas se inscreveram em Português ou em Informática.


Dessa forma, o total de pessoas inscritas nesse curso é igual a

  • A 91.
  • B 100.
  • C 107.
  • D 125.
  • E 136.
35
Define-se uma proposição como sendo uma sentença declarativa cujo conteúdo poderá ser considerado verdadeiro ou falso. Dessa forma, assinale a alternativa que identifica uma proposição.
  • A Feliz Aniversário!
  • B Que dia é hoje?
  • C Se Pedro levantar mais cedo, então ele chegará no horário combinado.
  • D Leia com mais frequência.
  • E A idade do jogador multiplicada por R$50,00 será o valor do prêmio.
36
Considere o conjunto A = { 1 , 2 , 3, 5, x , 11 , y }, em que x e y são números naturais distintos e diferentes dos outros elementos de A. Sabendo que x é um número primo entre 6 e 10 e que y é o triplo do número x, então a soma dos elementos do conjunto A é igual a
  • A 30.
  • B 40.
  • C 50.
  • D 60.
  • E 70.
37
Após a aplicação de uma avaliação de Matemática em uma turma da 6ª série, cujo valor máximo era 5, verificou-se que trinta alunos atingiram uma nota superior ou igual a 3, cinco alunos atingiram exatamente a nota 3 e doze alunos atingiram uma nota inferior ou igual a 3. Dessa forma, o total de alunos nessa turma de 6ª série é igual a
  • A 45.
  • B 43.
  • C 41.
  • D 39.
  • E 37.
38
Sendo N o conjunto dos números naturais, Z o conjunto dos números inteiros, Q o conjunto dos números racionais e I o conjunto dos números irracionais, é correto afirmar que
  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
39
Considere os três conjuntos a seguir, definidos por intervalos: A = [1, 7], B = ]2, 5] e C = [-2. 9[. Com base nessas informações, é correto afirmar que
  • A A ∩ B = A
  • B B ∩ C = B
  • C B ∪ C = A
  • D A ∪ C = A
  • E A ∪ B = B
40
Se não é verdadeiro que “Carlos não conseguiu atingir a média e Augusto comprou um novo caderno”, então
  • A Carlos conseguiu atingir a média e Augusto não comprou um novo caderno.
  • B Carlos não conseguiu atingir a média ou Augusto comprou um novo caderno.
  • C Carlos conseguiu atingir a média ou Augusto não comprou um novo caderno.
  • D Carlos não conseguiu atingir a média e Augusto não comprou um novo caderno.
  • E Carlos não conseguiu atingir a média e Augusto comprou um novo caderno.

Matemática

41
Uma geladeira está sendo vendida por R$ 1.500,00. Um comprador percebeu que havia alguns arranhões na parte traseira dela e, após uma breve negociação com o vendedor, conseguiu comprar essa geladeira com um desconto de 12%. Dessa forma, o valor pago por esse comprador é igual a
  • A R$ 980,00.
  • B R$ 1.250,00.
  • C R$ 1.020,00.
  • D R$ 1.320,00.
42

Resolvendo-se a expressão numérica Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas , obtém-se como resultado

  • A 0,32.
  • B 0,48.
  • C 0,24.
  • D 0,40.
43
Antônio fez uma viagem de carro em 3 dias. No primeiro dia, ele percorreu 1/4 do percurso total da viagem. Já no segundo dia, ele percorreu 600 km. Se no terceiro dia ele fez 1/3 do total de quilômetros, a viagem de Antônio, nesses 3 dias, teve uma distância total de
  • A 1000 km.
  • B 1200 km.
  • C 1400 km.
  • D 1440 km.
  • E 1500 km.
44

Na diagramação de uma revista, ficou determinado que as propagandas dos principais patrocinadores devem ser apresentadas nas páginas que seguem a numeração da seguinte sequência numérica, a qual apresenta os números em uma sequência lógica e onde faltam os três últimos números:


(2, 4, 8, __, __, __).


Completando essa sequência numérica, é correto afirmar que a numeração da última página na qual deve ser apresentada a propaganda dos principais patrocinadores é

  • A 16.
  • B 19.
  • C 27.
  • D 32.
  • E 64.
45

Observando a seguinte figura, é correto afirmar que a fração irredutível que representa a parte pintada dessa figura é igual a


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 2/3
  • B 3/4
  • C 5/8
  • D 11/12
  • E 1/6
46

Para fazer uma reportagem sobre a opinião da população de uma cidade em relação a um novo produto lançado no mercado, foram selecionadas residências em quatro regiões dessa cidade, conforme a listagem a seguir:


• Zona Leste: 30 residências;

• Zona Oeste: 40 residências;

• Zona Sul: 80 residências;

• Zona Norte: 10 residências.


Dessa forma, em relação ao total de residências selecionadas, a taxa percentual referente ao número de residências selecionadas da Zona Oeste é igual a

  • A 5%.
  • B 50%.
  • C 35%.
  • D 25%.
  • E 16%.
47

Em uma determinada escola, para obter a nota média final ao término de um bimestre, cada aluno deve substituir as notas de duas provas bimestrais e substituí-las na equação

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

em que NF é a nota média final e P1 e P2 são as notas da primeira e da segunda prova bimestral, respectivamente, tais que tanto P1 como P2 têm valoração entre 0 e 10.

Dessa forma, se um aluno obteve a nota 4 na primeira prova bimestral e sabe que, para ser aprovado nesse bimestre, precisa ficar com uma nota média final superior ou igual a 7, então, a nota mínima que ele deve tirar na segunda prova bimestral para ser aprovado, nesse bimestre, será igual a

  • A 10.
  • B 9.
  • C 8.
  • D 7.
  • E 6.
48
O custo para uma viagem cultural, promovida por uma escola, é dado pela função C(x) = ax + b, em que x é a quantidade de pessoas que participarão da viagem, C(x) é o referido custo a essa quantidade x de pessoas, em reais, e a e b são os números inteiros. Sabendo que o custo será igual a R$ 570,00 se 10 pessoas participarem dessa viagem cultural e que o custo será igual a R$ 710,00 se 30 pessoas participarem dessa viagem cultural, então, o custo para uma viagem cultural em que irão participar 50 pessoas será igual a
  • A R$ 850,00.
  • B R$ 800,00.
  • C R$ 900,00.
  • D R$ 750,00.
  • E R$ 950,00.
49
Na função do segundo grau, f(x) = x2 – 2x – 35, uma das raízes é igual a – 5. O triplo da outra raiz, dessa mesma função, será igual a
  • A 15.
  • B 18.
  • C 21.
  • D 24.
  • E 27.
50
Suponha que serão adquiridas novas carteiras escolares para uma determinada escola. Cada carteira tem uma superfície retangular, com x cm de largura e y cm de comprimento, em que y = 60 – 2x e 0 < x ≤ 30. Para que a área dessa superfície retangular seja a máxima possível, a medida da largura x deve ser igual a
  • A 7 cm.
  • B 9 cm.
  • C 11 cm.
  • D 13 cm.
  • E 15 cm.