Resolver o Simulado Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Professor - EDUCA - Nível Superior

0 / 40

Educação Física

1

Sobre a ginástica, analise os itens a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:

  • A É uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias.
  • B A ginástica desenvolveu-se efetivamente em Roma, a partir dos exercícios que os soldados praticavam.
  • C A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
  • D Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia, quando foi utilizada nas Olimpíadas de Atenas no ano de 1896, mas só para os homens.
  • E Só no ano de 1928 que a participação das mulheres foi liberada em Amsterdã.
2

A Ginástica é classificada em duas modalidades. São elas:


Assinale a alternativa CORRETA:

  • A Artística e Tradicional.
  • B Competivas e não competitivas.
  • C Não competitiva e Artística.
  • D Competitiva e Acrobática.
  • E Rítmica e Acrobática.
3

O treinamento esportivo envolve ações coordenadas para que se tenha um padrão lógico e mecânico para atingir o objetivo de um determinado desporto.
São considerados princípios do Treinamento Esportivo:
I. Individualidade Biológica. II. Adaptação. III. Continuidade. IV. Sobrecarga. V. Interdependência Volume-Intensidade.
Estão CORRETAS:

  • A I, II e III apenas.
  • B II, III e IV apenas.
  • C III, IV e V apenas.
  • D I, III e V apenas
  • E I, II, III, IV e V.
4

As políticas públicas no campo da educação inclusiva se referem a todos os aspectos de criação e gestão de normas voltadas à garantia do direito à educação para todos, particularmente para os segmentos sociais historicamente excluídos do sistema de ensino. A garantia do direito à educação de estudantes com os mais diversos perfis pressupõe a criação e a manutenção de um conjunto de serviços que complementem a escolarização oferecida pelas instituições de ensino.
Sobre os profissionais dedicados a educação inclusiva, analise os itens:
I. Equipes multidisciplinares dedicadas a identificar e eliminar barreiras existentes nas escolas, incluindo o atendimento educacional especializado (AEE).
II. Profissionais voltados ao apoio de estudantes que demandam cuidados de alimentação, higiene e locomoção.
III. Profissionais com especialização em recursos de acessibilidade, como instrutores e intérpretes de Língua brasileira de sinais (Libras), entre outros.
Está(ão) CORRETA(S):

  • A I apenas.
  • B II apenas.
  • C III apenas.
  • D I e III apenas.
  • E I, II e III.
5

Analise o texto abaixo e preencha as lacunas CORRETAMENTE:


A ________________ é armazenada em nosso corpo sob a forma de glicogênio muscular e __________________. Os _______________ são a matéria-prima para a produção do(a) __________________ que é a primeira e principal fonte de energia utilizada durante o exercício. Os estoques musculares e hepáticos de glicose são limitados e por isso é importante atentar para o consumo de carboidratos quando se pratica exercícios.


A sequência CORRETA é:

  • A glicose – hepático – carboidratos – glicogênio.
  • B proteína – sais minerais – lipídios – gordura.
  • C gordura – hepático – sais minerais – glicogênio.
  • D proteína – carboidratos – lipídios - glicogênio.
  • E gordura – sais minerais -carboidratos – gordura.
6

O carboidrato é um macro nutriente composto por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Também são comumente chamados de glicídios e açúcares e temos nele a principal fonte de energia do nosso corpo que é utilizada durante o exercício, uma vez que quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose, que fornece energia para as células e faz a manutenção metabólica glicêmica.
De acordo com sua composição, assinale de 1 a 5, de acordo com os parênteses:
(1) Monossacarídeos. (2) Polissacarídeos. (3) Sacarose. (4) Maltose. (5) Lactose.
( ) É o açúcar do leite. Sintetizado nas glândulas mamarias dos mamíferos.
( ) De composição menos complexa, possuem de 3 a 7 carbonos em sua estrutura. Alguns exemplos desse tipo de carboidrato são: Galactose, glicose e frutose.
( ) São exemplos desse tipo de carboidrato o extrato da cana de açúcar, da beterraba, uva e mel. Além do açúcar comum que utilizamos em casa ser exemplo dessa classe de carboidratos.
( ) São moléculas complexas formadas pela união de diversos monossacarídeos, são exemplos o amido e a celulose.
( ) Esse tipo de dissacarídeo não é encontrado naturalmente na natureza, sendo assim obtido pela indústria através da fermentação de cereais, como por exemplo, a cevada.
A sequência CORRETA é:

  • A 5 – 1 – 3 – 2 - 4.
  • B 4 – 1 – 3 – 2 - 5.
  • C 5 – 3 – 1 – 2 - 4.
  • D 5 – 1 – 2 – 3 - 4.
  • E 1 – 5 – 3 – 2 - 4.
7

Sobre a fisiologia, analise os itens a seguir:


I. A Fisiologia é o ramo da Biologia dedicado à compreensão do funcionamento de um organismo, sendo responsável por desvendar todos os processos físicos e químicos envolvidos na manutenção da vida.


II. O estudo da fisiologia iniciou-se na Grécia por volta de 2500 anos atrás. O termo fisiologia é oriundo das palavras gregas phýsis e logos, que, juntas, significam literalmente “conhecimento da natureza”.


III. Uma das figuras mais influentes no campo da fisiologia da Antiguidade foi Cláudio Galeno (129-200 d.C.), um médico conhecido por tratar gladiadores.


IV. Galeno realizou diversos trabalhos com animais e seguia uma doutrina conhecida como “quatro humores”. Essa doutrina partia da ideia de que o corpo era formado por quatro diferentes fluidos: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Segundo esse médico, o coração, o fígado e o cérebro eram os principais órgãos do corpo humano.


V. Outra figura que merece destaque é Andreas Versalius (1514-1564), que publicou, em 1543, a obra intitulada De Humani Corporis Fabrica. Esse trabalho ficou conhecido como um grande marco tanto no estudo da anatomia como para a fisiologia moderna, iniciando uma nova forma de compreender o funcionamento do corpo.


Estão CORRETAS:

  • A I, II e III apenas.
  • B II, III e IV apenas.
  • C III, IV e V apenas.
  • D I, III, IV e V apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
8

Sobre a Psicologia do Esporte, analise os itens a seguir:


I. A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”.


II. É o campo da ciência que trabalha com as emoções, pensamentos e comportamentos que afetam atletas e praticantes de atividade física.


III. Psicologia do Esporte desenvolveu suas próprias teorias para analisar os pensamentos e comportamentos relevantes ao contexto do esporte e do exercício.


IV. Tem como objetivo melhorar o desempenho esportivo ou a qualidade da experiência da atividade física, ajudando atletas e praticantes a controlar suas emoções, seus pensamentos, sua ansiedade, agressividade, relação com companheiros de equipe, entre outros.


V. O psicólogo do esporte tem o papel de ajudar indivíduos a encontrarem o estado mental que possibilite seu melhor desempenho.


Estão CORRETAS:

  • A I, II e III apenas.
  • B II, III e IV apenas.
  • C III, IV e V apenas.
  • D I, III, IV e V apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
9

Segundo o Conselho Federal de Educação Física, a avaliação física é um procedimento técnico-cientifico que objetiva reunir elementos para fundamentar a tomada de decisão sobre o método, o tipo de treinamento esportivo, de preparação físico-desportiva, de atividade física e/ou de exercício físico, assim como de outros procedimentos específicos, a serem adotados pelo profissional responsável pelo acompanhamento do beneficiário.
De acordo com a avaliação antropométrica, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Verifica-se peso, estatura (altura), mede-se as circunferências corporais e composição corporal (detecta-se percentual de gordura, peso de gordura, peso de massa muscular), peso ideal.
  • B É um questionário diagnóstico que visa determinar as características do avaliado e a partir disto, prescrever o treinamento com maior segurança e menores riscos.
  • C Serve para verificar possíveis desvios da coluna vertebral, ombros, joelhos, pés, bem como vícios posturais e desequilíbrios musculares. Pode ser feita de maneira estática e também dinâmica.
  • D Avalia a capacidade do indivíduo de realizar exercícios dinâmicos. Pode ser feita de maneira direta, através do teste físico, ou de maneira indireta, calculada por fórmulas. Determinamos a frequência cardíaca máxima e todos os limites de treinamento, além de verificar a pressão arterial durante o esforço e o nível de esforço muscular de membros inferiores (quando necessário).
  • E Avalia variáveis como flexibilidade, força e resistência musculares que tem relação direta com atividades da vida diária e também outras variáveis como velocidade, agilidade, potência muscular que se relacionam mais com performance atlética.
10

O esporte é um modo de atividade física praticado como método para melhorar a saúde, com finalidade educativa, profissional ou sociocultural. Entre os tipos de esportes existem os jogos, ginástica, lutas e danças.
A respeito dos esportes de lutas, danças e jogos, analise os itens a seguir, complete as lacunas e assinale a alternativa CORRETA:
____________são disputas que usam técnicas em sua essência, como o Taekwondo, sendo uma arte marcial coreana que foi introduzida no Brasil em 1970, taekwondo é basicamente, através do treinamento, possibilitar ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade. ______________ podem ser considerados(as) hobbies como o zumba, ambas modalidades visam como benefícios, melhorar aptidão física, bem-estar mental e formar relações sociais. _____________ são considerados "esportes da mente", pois não exigem tanto do corpo dos praticantes, entre eles estão o xadrez e a dama, é fato que a prática dessa modalidade ajuda o desenvolvimento do raciocínio lógico, pensamento estratégico, capacidade de concentração e autoconsciência.
A sequência CORRETA é:

  • A Lutas, danças e jogos.
  • B Lutas, jogos e danças.
  • C Danças, jogos e lutas.
  • D Jogos, lutas e danças.
  • E Jogos, danças e lutas.
11

Coordenação é a ação de combinar diversos grupos musculares, através do sistema nervoso central, para a execução de uma série de movimentos com o máximo de eficiência e economia de energia. A coordenação permite a criança e ao adulto dominar o corpo no espaço, controlando seus movimentos e está ligada aos componentes da aptidão motora.
A respeito dos sobre componentes da aptidão motora, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Equilíbrio, velocidade, agilidade, força e resistência.
  • B Equilíbrio, velocidade, agilidade e força e apenas.
  • C velocidade, agilidade e força e resistência apenas.
  • D Equilíbrio, agilidade e força e resistência apenas.
  • E Equilíbrio, velocidade e resistência, apenas.
12

“Trata-se de um questionário detalhado que deve ser respondido com o máximo de fidelidade possível. Seu preenchimento é feito antes mesmo da avaliação física propriamente dita. Com esse teste, o avaliador poderá analisar com mais tempo e cautela os hábitos diários da pessoa, tais como alimentação, horas de sono, rotina de trabalho e tempo disponível para se exercitar”.
A conceito do texto acima é de avalição física do tipo:
Assinale a alternativa CORRETA:

  • A Anamnese.
  • B Teste de capacidade cardiorrespiratória.
  • C Testes antropométricos e de composição corporal.
  • D Avaliação neuromotora.
  • E Bioimpedância.
13

De acordo com o Edital Normativo nº 001/2020, são atribuições do Cargo de Educador Físico, entre outras, EXCETO:

  • A Desenvolver atividades físicas e práticas junto à comunidade.
  • B Proporcionar Educação Permanente em Atividade Físico-Prático Corporal, nutrição e saúde juntamente com as Equipes PSF.
  • C Contribuir para a ampliação da utilização dos espaços públicos de convivência como proposta de inclusão social e combate à violência.
  • D Veicular informação que visem à prevenção, a minimização dos riscos e à proteção à vulnerabilidade, buscando a produção do autocuidado.
  • E Participar do processo de planejamento das atividades da escola e cooperar na elaboração, execução e avaliação do Plano Político pedagógico da Unidade Escolar.
14

Caçar, correr, lutar, saltar, todos esses movimentos básicos para a sobrevivência do ser humano primitivo iniciaram as atividades que hoje conhecemos como Educação Física. Ao longo do tempo, a Educação Física mostrou sua importância no mundo e firmou-se no Brasil com o incentivo de políticas públicas que transformaram nossa forma de ver a sociedade e o ensino escolar.
Sobre a história da Educação Física no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

  • A No ano de 1882, Rui Barbosa publicou um parecer intitulado de “Reforma do Ensino Primário” tratou a Educação Física como parte fundamental para a formação moral da juventude e reforçou sua importância na grade escolar.
  • B Os princípios que nortearam a introdução da Educação Física no país surgiram em 1890 com a Carta Régia que implementava a Ginástica Alemã na Academia Real Militar, no Brasil Império.
  • C Em 1998 o processo de regulamentação da profissão Educação Física foi aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro, criando o sistema CONFEF/CREF, e promulgado pelo Presidente da República em 01/09/98.
  • D Com o fim do Estado Novo, a ginástica perdeu espaço para o esporte e a Educação Física começou a ser encarada como uma prática educativa.
  • E A Educação Física foi dirigida para a saúde (mental e física), caráter moral, preparação vocacional e incentivada a ser realizada nas horas livres, buscando-se a promoção da educação integral.
15

Sobre a Fisiologia do exercício, analise os itens:


I. Compete ao estudo das funções do organismo relacionados ao esporte, treinamento e exercício físico, seus principais objetivos são estudar as diferentes formas de exercícios, visando melhora da capacidade de rendimento físico, buscando melhora da saúde através da continuidade da Atividade Física.

II. Busca compreender todas as ações que ocorrem no corpo humano durante o exercício físico, bem como o efeito obtido por sua prática constante (ou seja, efeito crônico promovido pelo exercício).

III. Envolve o estudo dos músculos envolvidos no movimento, hormônios liberados, estado emocional, ativação neuromuscular e uma série de mecanismos que estão ativados no organismo durante a atividade física.

IV. Também é possível estudar o gasto energético e como esse gasto é reposto (por meio do repouso e da alimentação correta e equilibrada).

V. O conhecimento básico da fisiologia do exercício pode proporcionar uma consciência sobre a necessidade da atividade física/exercício físico para o bem-estar físico, social e mental.


Estão CORRETAS:

  • A I, II e III apenas.
  • B II, III e V apenas.
  • C III, IV e V apenas.
  • D I, IV e V apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
16

Numa visão prática os Princípios do Treinamento Esportivo relatam a importância de cada um dos princípios no desenvolvimento de uma periodização esportiva.


São considerados princípios do Treinamento, Esportivo, EXCETO:

  • A Princípio da Adaptação.
  • B Princípio da Sobrecarga.
  • C Princípio da Continuidade.
  • D Princípio da Interdependência.
  • E Princípio da Precaução.
17

A aprendizagem motora humana consiste numa série de processos internos que determinam a capacidade de um indivíduo para executar uma tarefa motora, associado às suas práticas e experiências prévias. E esses processos, estão intrinsecamente ligados ao controle motor, pois, a todo momento estamos nos deslocando e os movimentos representam a principal forma de interação entre os seres humanos e o ambiente.


As fases da aprendizagem motora, são:


I. Motora Reflexiva.

II. Motora Rudimentar.

III. Motora Fundamental.

IV. Motora Especializada.


Assinale a alternativa CORRETA:

  • A I e II apenas.
  • B II e III apenas.
  • C III e IV apenas.
  • D I, II e IV apenas.
  • E I, II, III e IV.
18

De acordo com os estágios da Aprendizagem Motora, analise os itens:


I. Estágio Cognitivo a criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seu erro nem corrigilo.

II. Estágio Cinestésica considerado o estágio em que a criança percebe os movimentos musculares, o peso, a posição do corpo no espaço e a relação com o mundo à sua volta, apesar de que na maioria das vezes não consegue visualizar nem corrigir o erro.

III. Estágio Associativo a criança efetua o movimento com erros grosseiros, visualiza o seu erro, mas não consegue corrigi-lo.

IV. Estágio Autônomo considerado o terceiro estágio da aprendizagem motora pelo indivíduo, o indivíduo efetua os movimentos com erros grosseiros, visualiza seu erro, onde errou e consegue corrigi-lo.


Estão CORRETAS:

  • A I, II e III apenas.
  • B II, III e IV apenas.
  • C I, II e IV apenas.
  • D I, III e IV apenas.
  • E I, II, III e IV.
19

A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente. A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento.


De acordo com foco do psicólogo do esporte, são áreas de intervenção:


I. Práticas de tempo livre.

II. Esporte escolar.

III. Iniciação esportiva.

IV. Reabilitação.

V. Projetos sociais.


Estão CORRETAS:

  • A I, II e III apenas.
  • B II, III e IV apenas.
  • C III, IV e V apenas.
  • D I, II, IV e V apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
20

A alimentação é um dos fatores que interfere diretamente na saúde, bem como a prática de atividades físicas, ambos requerem um equilíbrio de acordo com cada indivíduo. Para obter uma melhor qualidade de vida é necessário que o indivíduo:


I. Pratique uma alimentação saudável constituída de vitaminas, sais minerais, proteínas, fibras, vegetais, gorduras insaturadas, carboidratos e com restrição às gorduras, ao excesso de sal e de açúcar.

II. A escolha pelos alimentos remete-se diretamente com a identidade cultural do indivíduo, pela história vivida de cada grupo social com o ambiente e as influências do cotidiano.

III. Quando se fala de alimentação saudável não se remete abandonar tudo o que já se tem na cultura alimentar, mas sim adicionar ou modificar algumas escolhas mais saudáveis ao nosso cardápio.

IV. O bem estar físico, mental e emocional dos indivíduos está diretamente ligado á bons hábitos alimentares desde a antiguidade.

V. Os benefícios de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos esta diretamente relacionada ao combate e a prevenção de algumas doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão, colesterol entre outras.


Estão CORRETAS.

  • A I, II e III apenas.
  • B II, III e IV apenas.
  • C III, IV e V apenas.
  • D I, II, IV e V apenas.
  • E I, II, III, IV e V.

Português

21

Texto I


Pediatras cobram do governo uma ação mais

efetiva para estimular a vacinação


Nesta quarta-feira (09), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou um manifesto ao Ministério da Saúde cobrando providências urgentes para estimular a população brasileira a aderir às campanhas de vacinação e que o serviço seja prestado com mais facilidade.


O segmento profissional de saúde faz essa cobrança depois que dados do Programa Nacional de Imunizações apontou que o país não conseguiu alcançar a meta para nenhuma das principais vacinas infantis.


A SBP diz que a manutenção do quadro atual configura grave sinal de alerta para as autoridades sanitárias. A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Lucia Rodrigues Silva, disse que, independentemente do contexto da pandemia da covid-19, estratégias devem ser elaboradas de modo urgente para que pais e responsáveis possam manter as cadernetas de vacinação das crianças em dia.


“O cuidado com a saúde das crianças e dos adolescentes é uma missão que recai sobre pais e responsáveis. Por isso, eles devem ser orientados a levar seus filhos aos postos de saúde. Trata-se de uma responsabilidade cívica com o bem-estar individual e coletivo, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.


No manifesto, a SBP pede ainda ao Ministério da Saúde que, juntamente com estados e municípios, garanta aos médicos e profissionais da saúde infraestrutura necessária para que o acesso às vacinas seja facilitado a todos. De acordo com a presidente da entidade, “há situações que podem ser analisadas, como ampliar o horário de funcionamento dos postos de saúde e fazer busca ativa de pessoas a serem imunizadas em locais de difícil acesso ou de maior vulnerabilidade social”.


A SBP lembra em seu manifesto a importância de que o governo patrocine campanhas de esclarecimento contínuas em resposta às ações do movimento antivacina. Na avaliação dos pediatras, esse grupo, que tem agido em escala mundial, tem divulgado informações falsas e equivocadas sobre a importância da imunização de crianças e adultos, desestimulando a ida das famílias aos postos para vacinarem seus filhos. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto.

https://paraiba.com.br/2020/09/09

Analise as afirmações seguintes de acordo com o texto.


I. A expectativa de uma vacina contra a Covid-19 gerou nas pessoas muita ansiedade e favoreceu muita gente a deixar de levar suas crianças e adolescentes para tomar as vacinas já existentes e eficazes na prevenção de doenças.

II. Segundo declaração do Ministério da Saúde, a diminuição na cobertura de vacinas é uma realidade brasileira, portanto o fato das metas vacinais não serem atingidas compromete as pesquisas da área de imunização.

III. Médicos estão preocupados com dados da vacinação infantil, por isso defendem o lançamento de estratégias que fomentem a responsabilidades do estado, pais e responsáveis para a imunização de crianças.

IV. Para a SBP, a dificuldade de acesso, falta de infraestrutura como também a veiculação de fake news podem ter contribuído para a elevação da cobertura vacinal no Brasil.

V. A vacinação tem um princípio de proteção e cuidados básicos de saúde individual e coletiva no combate de doenças em crianças, sendo incumbências de pais e responsáveis, determinadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.


Assinale a alternativa CORRETA.

  • A II, IV e V, apenas.
  • B II, III e IV, apenas.
  • C I e IV, apenas.
  • D III e V, apenas.
  • E I e II, apenas.
22

Texto I


Pediatras cobram do governo uma ação mais

efetiva para estimular a vacinação


Nesta quarta-feira (09), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou um manifesto ao Ministério da Saúde cobrando providências urgentes para estimular a população brasileira a aderir às campanhas de vacinação e que o serviço seja prestado com mais facilidade.


O segmento profissional de saúde faz essa cobrança depois que dados do Programa Nacional de Imunizações apontou que o país não conseguiu alcançar a meta para nenhuma das principais vacinas infantis.


A SBP diz que a manutenção do quadro atual configura grave sinal de alerta para as autoridades sanitárias. A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Lucia Rodrigues Silva, disse que, independentemente do contexto da pandemia da covid-19, estratégias devem ser elaboradas de modo urgente para que pais e responsáveis possam manter as cadernetas de vacinação das crianças em dia.


“O cuidado com a saúde das crianças e dos adolescentes é uma missão que recai sobre pais e responsáveis. Por isso, eles devem ser orientados a levar seus filhos aos postos de saúde. Trata-se de uma responsabilidade cívica com o bem-estar individual e coletivo, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.


No manifesto, a SBP pede ainda ao Ministério da Saúde que, juntamente com estados e municípios, garanta aos médicos e profissionais da saúde infraestrutura necessária para que o acesso às vacinas seja facilitado a todos. De acordo com a presidente da entidade, “há situações que podem ser analisadas, como ampliar o horário de funcionamento dos postos de saúde e fazer busca ativa de pessoas a serem imunizadas em locais de difícil acesso ou de maior vulnerabilidade social”.


A SBP lembra em seu manifesto a importância de que o governo patrocine campanhas de esclarecimento contínuas em resposta às ações do movimento antivacina. Na avaliação dos pediatras, esse grupo, que tem agido em escala mundial, tem divulgado informações falsas e equivocadas sobre a importância da imunização de crianças e adultos, desestimulando a ida das famílias aos postos para vacinarem seus filhos. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto.

https://paraiba.com.br/2020/09/09

Trata-se de uma responsabilidade cívica com o bem-estar individual e coletivo, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.


Sobre o trecho, estão corretas as opções, EXCETO:

  • A “se” exerce a função de indeterminação do sujeito.
  • B Conforme o Novo Acordo Ortográfico, “bem-estar” está escrito incorretamente, pois sua forma correta é grafada sem hífen.
  • C “da” e “do” estabelecem relação de posse.
  • D “conforme” é conjunção subordinativa.
  • E “disse” é verbo dicendi usado em notícias jornalísticos.
23

Texto I


Pediatras cobram do governo uma ação mais

efetiva para estimular a vacinação


Nesta quarta-feira (09), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou um manifesto ao Ministério da Saúde cobrando providências urgentes para estimular a população brasileira a aderir às campanhas de vacinação e que o serviço seja prestado com mais facilidade.


O segmento profissional de saúde faz essa cobrança depois que dados do Programa Nacional de Imunizações apontou que o país não conseguiu alcançar a meta para nenhuma das principais vacinas infantis.


A SBP diz que a manutenção do quadro atual configura grave sinal de alerta para as autoridades sanitárias. A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Lucia Rodrigues Silva, disse que, independentemente do contexto da pandemia da covid-19, estratégias devem ser elaboradas de modo urgente para que pais e responsáveis possam manter as cadernetas de vacinação das crianças em dia.


“O cuidado com a saúde das crianças e dos adolescentes é uma missão que recai sobre pais e responsáveis. Por isso, eles devem ser orientados a levar seus filhos aos postos de saúde. Trata-se de uma responsabilidade cívica com o bem-estar individual e coletivo, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.


No manifesto, a SBP pede ainda ao Ministério da Saúde que, juntamente com estados e municípios, garanta aos médicos e profissionais da saúde infraestrutura necessária para que o acesso às vacinas seja facilitado a todos. De acordo com a presidente da entidade, “há situações que podem ser analisadas, como ampliar o horário de funcionamento dos postos de saúde e fazer busca ativa de pessoas a serem imunizadas em locais de difícil acesso ou de maior vulnerabilidade social”.


A SBP lembra em seu manifesto a importância de que o governo patrocine campanhas de esclarecimento contínuas em resposta às ações do movimento antivacina. Na avaliação dos pediatras, esse grupo, que tem agido em escala mundial, tem divulgado informações falsas e equivocadas sobre a importância da imunização de crianças e adultos, desestimulando a ida das famílias aos postos para vacinarem seus filhos. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto.

https://paraiba.com.br/2020/09/09

“O cuidado com a saúde das crianças e dos adolescentes é uma missão que recai sobre pais e responsáveis. Por isso, eles devem ser orientados a levar seus filhos aos postos de saúde.


A respeito do trecho, assinale a opção CORRETA:

  • A “que” é conjunção.
  • B “sobre” pode ser substituído por “sob” sem alterar o sentido do texto.
  • C “Por isso” estabelece uma ideia de oposição ao enunciado anterior.
  • D “eles” é anafórico, pois faz referência a termos já citados anteriormente.
  • E “a” é artigo definido, feminino, singular.
24

Texto II


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Em “BIBI”..., o leitor percebe a inserção de sonoridade no texto. Nesse caso, a figura de linguagem usada é:

  • A Gradação.
  • B Hipérbole.
  • C Eufemismo.
  • D Anáfora.
  • E Onomatopeia.
25
Pediatras cobram do governo uma ação mais efetiva para estimular a vacinação

Nesta quarta-feira (09), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou um manifesto ao Ministério da Saúde cobrando providências urgentes para estimular a população brasileira a aderir às campanhas de vacinação e que o serviço seja prestado com mais facilidade.

O segmento profissional de saúde faz essa cobrança depois que dados do Programa Nacional de Imunizações apontou que o país não conseguiu alcançar a meta para nenhuma das principais vacinas infantis.

A SBP diz que a manutenção do quadro atual configura grave sinal de alerta para as autoridades sanitárias. A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Lucia Rodrigues Silva, disse que, independentemente do contexto da pandemia da covid-19, estratégias devem ser elaboradas de modo urgente para que pais e responsáveis possam manter as cadernetas de vacinação das crianças em dia.

“O cuidado com a saúde das crianças e dos adolescentes é uma missão que recai sobre pais e responsáveis. Por isso, eles devem ser orientados a levar seus filhos aos postos de saúde. Trata-se de uma responsabilidade cívica com o bem-estar individual e coletivo, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.

No manifesto, a SBP pede ainda ao Ministério da Saúde que, juntamente com estados e municípios, garanta aos médicos e profissionais da saúde infraestrutura necessária para que o acesso às vacinas seja facilitado a todos. De acordo com a presidente da entidade, “há situações que podem ser analisadas, como ampliar o horário de funcionamento dos postos de saúde e fazer busca ativa de pessoas a serem  imunizadas em locais de difícil acesso ou de maior vulnerabilidade social”.

A SBP lembra em seu manifesto a importância de que o governo patrocine campanhas de esclarecimento contínuas em resposta às ações do movimento antivacina. Na avaliação dos pediatras, esse grupo, que tem agido em escala mundial, tem divulgado informações falsas e equivocadas sobre a importância da imunização de crianças e adultos, desestimulando a ida das famílias aos postos para vacinarem seus filhos. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto.

https://paraiba.com.br/2020/09/09

“Nesta quarta-feira (09), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou um manifesto ao Ministério da Saúde cobrando providências urgentes”
Quanto à transitividade verbal, “encaminhou”, é um verbo:

  • A De ligação, pois liga o sujeito ao predicativo.
  • B Transitivo direto, pois tem sentido completo.
  • C Transitivo indireto, pois necessita de um complemento sem preposição.
  • D Intransitivo, pois não necessita de complemento.
  • E Transitivo direto e indireto, pois necessita de dois complementos.
26
Pediatras cobram do governo uma ação mais efetiva para estimular a vacinação

Nesta quarta-feira (09), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou um manifesto ao Ministério da Saúde cobrando providências urgentes para estimular a população brasileira a aderir às campanhas de vacinação e que o serviço seja prestado com mais facilidade.

O segmento profissional de saúde faz essa cobrança depois que dados do Programa Nacional de Imunizações apontou que o país não conseguiu alcançar a meta para nenhuma das principais vacinas infantis.

A SBP diz que a manutenção do quadro atual configura grave sinal de alerta para as autoridades sanitárias. A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Lucia Rodrigues Silva, disse que, independentemente do contexto da pandemia da covid-19, estratégias devem ser elaboradas de modo urgente para que pais e responsáveis possam manter as cadernetas de vacinação das crianças em dia.

“O cuidado com a saúde das crianças e dos adolescentes é uma missão que recai sobre pais e responsáveis. Por isso, eles devem ser orientados a levar seus filhos aos postos de saúde. Trata-se de uma responsabilidade cívica com o bem-estar individual e coletivo, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.

No manifesto, a SBP pede ainda ao Ministério da Saúde que, juntamente com estados e municípios, garanta aos médicos e profissionais da saúde infraestrutura necessária para que o acesso às vacinas seja facilitado a todos. De acordo com a presidente da entidade, “há situações que podem ser analisadas, como ampliar o horário de funcionamento dos postos de saúde e fazer busca ativa de pessoas a serem  imunizadas em locais de difícil acesso ou de maior vulnerabilidade social”.

A SBP lembra em seu manifesto a importância de que o governo patrocine campanhas de esclarecimento contínuas em resposta às ações do movimento antivacina. Na avaliação dos pediatras, esse grupo, que tem agido em escala mundial, tem divulgado informações falsas e equivocadas sobre a importância da imunização de crianças e adultos, desestimulando a ida das famílias aos postos para vacinarem seus filhos. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto.

https://paraiba.com.br/2020/09/09

No trecho: “No manifesto, a SBP pede ainda ao Ministério da Saúde...”, o emprego da vírgula dá-se para separar:

  • A Termos da mesma função sintática.
  • B Orações coordenadas assindética.
  • C Adjunto adverbial.
  • D Aposto explicativo.
  • E Orações independentes.
27
Pediatras cobram do governo uma ação mais efetiva para estimular a vacinação

Nesta quarta-feira (09), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou um manifesto ao Ministério da Saúde cobrando providências urgentes para estimular a população brasileira a aderir às campanhas de vacinação e que o serviço seja prestado com mais facilidade.

O segmento profissional de saúde faz essa cobrança depois que dados do Programa Nacional de Imunizações apontou que o país não conseguiu alcançar a meta para nenhuma das principais vacinas infantis.

A SBP diz que a manutenção do quadro atual configura grave sinal de alerta para as autoridades sanitárias. A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Lucia Rodrigues Silva, disse que, independentemente do contexto da pandemia da covid-19, estratégias devem ser elaboradas de modo urgente para que pais e responsáveis possam manter as cadernetas de vacinação das crianças em dia.

“O cuidado com a saúde das crianças e dos adolescentes é uma missão que recai sobre pais e responsáveis. Por isso, eles devem ser orientados a levar seus filhos aos postos de saúde. Trata-se de uma responsabilidade cívica com o bem-estar individual e coletivo, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.

No manifesto, a SBP pede ainda ao Ministério da Saúde que, juntamente com estados e municípios, garanta aos médicos e profissionais da saúde infraestrutura necessária para que o acesso às vacinas seja facilitado a todos. De acordo com a presidente da entidade, “há situações que podem ser analisadas, como ampliar o horário de funcionamento dos postos de saúde e fazer busca ativa de pessoas a serem  imunizadas em locais de difícil acesso ou de maior vulnerabilidade social”.

A SBP lembra em seu manifesto a importância de que o governo patrocine campanhas de esclarecimento contínuas em resposta às ações do movimento antivacina. Na avaliação dos pediatras, esse grupo, que tem agido em escala mundial, tem divulgado informações falsas e equivocadas sobre a importância da imunização de crianças e adultos, desestimulando a ida das famílias aos postos para vacinarem seus filhos. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto.

https://paraiba.com.br/2020/09/09

“A SBP diz que a manutenção do quadro atual configura grave sinal de alerta para as autoridades sanitárias”.
Nesse trecho do texto I tem-se um período composto por:

  • A Subordinação.
  • B Duas orações principais.
  • C Duas orações absolutas.
  • D Coordenação.
  • E Coordenação e subordinação.
28

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

https://www.piadas.com.br 

No que se refere à tipologia textual, é CORRETO afirmar que o texto II é predominantemente formado por sequências:

  • A Injuntivas.
  • B Expositivas.
  • C Narrativas.
  • D Descritivas.
  • E Argumentativas.
29

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

http://www.upa.unicamp.br/direitos-humanos-armandinho 

“ASSISTIU UM FILME DE TERROR E AGORA ESTÁ COM MEDO, NÉ?”
O trecho NÃO CONDIZ com a norma padrão porque há um problema de:

  • A Concordância nominal.
  • B Regência verbal.
  • C Preconceito linguístico.
  • D Regência nominal.
  • E Concordância verbal.
30

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

http://www.upa.unicamp.br/direitos-humanos-armandinho 

Sobre o emprego de “NÉ?” no primeiro quadrinho, assinale a opção FALSA:

  • A Expressão usada no final de uma oração declarativa afirmativa, esperando uma resposta negativa.
  • B É de uso coloquial e da linguagem informal.
  • C Resulta da contração da locução “não é”.
  • D Usado como marcador conversacional.
  • E Indica pedido de confirmação ou de concordância como o que foi dito anteriormente.

Pedagogia

31

De acordo com a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, em seu Art. 13.

A respeito de algumas incumbências dos docentes, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
  • B Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
  • C Zelar pela aprendizagem dos alunos.
  • D Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
  • E Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar parcialmente dos períodos dedicados ao planejamento.
32

De acordo com a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, em seu Art. 35 diz que 0 ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
  • B A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
  • C A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
  • D O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
  • E A compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
33

Julgue os itens abaico e assinale (1) para INTERDISCIPLINARIDADE e (2) para TRANSDISCIPLINARIDADE:

( )Não significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas significa também que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas. Para que esse processo aconteça, é preciso haver um pensamento organizador, chamado pensamento complexo. O verdadeiro problema não é fazer uma adição de conhecimento, é organizar todo o conhecimento.

( )Propõe a capacidade de dialogar entre as diversas ciências, fazendo entender o saber como um todo, e não como partes fragmentadas.

( )Há uma intercomunicação entre as disciplinas de tal modo que não existem fronteiras entre as disciplinas. Ao mesmo tempo em que procura uma interação máxima entre as disciplinas, respeita suas singularidades, onde cada uma colabora para um saber comum, o mais completo possível, sem transformá-las em uma única disciplina.

( )É um conceito que se refere ao processo de ligação existente entre duas ou mais disciplinas, a partir de algo que é comum entre elas.

( )Essa ideia surgiu para superar o conceito de disciplina, que configura-se pela departamentalização do saber em diversas matérias, em que cada disciplina é abordada de modo fragmentado e isolada das demais.

A sequência CORRETA é:

  • A 1 – 1 – 2 – 1 – 2.
  • B 2 – 1 – 2 – 1 – 2
  • C 2 – 2 – 1 – 1 – 2.
  • D 2 – 1 – 2 – 2 – 2.
  • E 2 – 1 – 2 – 1 – 1.
34

O planejamento pedagógico tem como finalidade definir os objetivos e as estratégias que orientam o processo de ensino-aprendizagem. No contexto da educação inclusiva, o planejamento deve ser contínuo e colaborativo, ao mesmo tempo, deve valorizar os interesses e atender às necessidades de cada estudante. Isso significa pensar aulas desafiadoras para todos, diversificando as formas de apresentar e explorar os conteúdos curriculares.

Sobre o planejamento pedagógico numa perspectiva inclusiva analise os itens:

I. O planejamento numa perspectiva inclusiva prevê que o processo de elaboração do planejamento pedagógico seja colaborativo, envolvendo a participação de outros agentes da escola, docentes e não docentes, das famílias e até mesmo dos alunos, como protagonistas do próprio processo de ensino e aprendizagem.

II. O profissional do atendimento educacional especializado (AEE) podem contribuir significativamente sugerindo atividades e recursos, desde que isso se dê numa perspectiva de colaboração, considerando que tais atividades precisam estar contextualizadas no planejamento.

III. O atendimento educacional especializado pode contribuir para um planejamento pedagógico inclusivo tanto na proposição de estratégias diversificadas, considerando os interesses e as necessidades de cada um dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, quanto na identificação das barreiras a sua aprendizagem e na escolha ou construção de recursos ou estratégias para a superá-las e para equiparar oportunidades.

IV. Numa perspectiva inclusiva, o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de cada estudante é único, singular, dinâmico, não linear.

Estão CORRETAS:

  • A I, II e III apenas.
  • B II, e III apenas.
  • C III e IV apenas.
  • D I, III e IV apenas.
  • E I, II, III e IV.
35

De acordo com a Lei nº 12.435 que dispõe sobre a organização da Assistência Social, em seu “Art. 2º, a assistência social tem por objetivos:

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A A proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente.
  • B A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
  • C A promoção de ensino de qualidade.
  • D A habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
  • E A garantia de 1 (um) salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
36

De acordo com a lei nº 11.692, de 10 de junho de 2008, que dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, em seu Art. 12, diz que o Projovem Urbano atenderá a jovens com idade entre:

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A 18 (dezoito) e 20 (vinte) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.
  • B 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.
  • C 17 (dezessete) e 22 (vinte e dois) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.
  • D 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, que não saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.
  • E 18 (dezoito) e 25 (vinte e cinco) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.
37

Segundo a Lei SINASE, em seu art. 15, são requisitos específicos para a inscrição de programas de regime de semiliberdade ou internação:

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A A comprovação da existência de estabelecimento educacional com instalações adequadas e em conformidade com as normas de referência.
  • B A previsão do processo e dos requisitos para a escolha do dirigente.
  • C A apresentação das atividades de natureza individual e específica.
  • D A definição das estratégias para a gestão de conflitos, vedada.
  • E Aprevisão de isolamento cautelar, exceto nos casos previstos no § 2o do art. 49 desta lei e a previsão de regime disciplinar nos termos do art. 72 desta lei.
38

As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.

Sobre as tendências pedagógicas liberais, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Tradicional, renovada, renovada não diretiva e tecnicista.
  • B Tradicional, libertadora, renovada não-diretiva e tecnicista.
  • C Libertária, renovada, renovada não-diretiva e tecnicista.
  • D Crítico-social dos conteúdos, renovada, renovada não diretiva e tecnicista.
  • E Tradicional, renovada, renovada não-diretiva e libertária.
39

As tendências pedagógicas progressistas analisam de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo.

Sobre as tendências pedagógicas progressistas, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Libertadora, tradicional e Crítico-social dos conteúdos.
  • B Libertadora, tecnicista e Crítico-social dos conteúdos.
  • C Libertadora, libertária e Crítico-social dos conteúdos.
  • D Libertadora, libertária e renovada.
  • E Renovada, libertária e Crítico-social dos conteúdos
40

“Há uma maior preocupação com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e com a realização pessoal. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno. São incluídas atividades de sensibilidade, expressão e comunicação interpessoal, acentuando-se a importância dos trabalhos em grupos. Aprender torna-se um ato interno e intransferível. A relação professor-aluno passa a ser marcada pela afetividade”.

O conceito refere-se à tendência pedagógica:

Assinalei a alternativa CORRETA

  • A Libertária.
  • B Libertadora.
  • C Renovada não-diretiva.
  • D Tradicional.
  • E Renovada.