Resolver o Simulado FGV - Nível Fundamental

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Biologia

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É sabido que o corpo já possui bactérias que fazem parte da flora natural, principalmente, a flora intestinal, por isso é comum que a putrefação de um indivíduo morto se inicie no intestino e, como consequência, surja um sinal de “mancha verde abdominal”. Essa mancha representa a evidência da decomposição dos tecidos. (Adaptado de https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/tanatologia)
Nos indivíduos vivos, o intestino grosso, além de formar as fezes:

  • A absorve a água e os aminoácidos que não foram captados no intestino delgado;
  • B termina a digestão dos lipídios e das proteínas que não foram absorvidos no intestino delgado;
  • C absorve os aminoácidos e os sais minerais que não foram captados no intestino delgado;
  • D termina a digestão dos lipídios e absorve os aminoácidos resultantes da digestão das proteínas;
  • E absorve a água e os sais minerais que não foram absorvidos no intestino delgado.
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"O cianeto é um veneno que mata rápido e é o mais fácil de ser detectado, sua patologia aparece em todo o corpo", disse uma perita forense que estava investigando um assassinato. (Adaptado de: https://istoe.com.br/envenenamento-uma-forma-historica-de-assassinar/)
O cianeto é uma toxina mitocondrial e é uma das intoxicações mais letais conhecidas pelo homem. As mitocôndrias, organelas diretamente afetadas pelo cianeto, são responsáveis por etapas da:

  • A respiração celular;
  • B síntese de proteínas;
  • C fermentação;
  • D síntese de lipídios;
  • E síntese de DNA.
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As articulações do esqueleto são pontos de encontro entre ossos e podem ser classificadas em diferentes categorias. As articulações entre as vértebras são do tipo:

  • A semimóveis, como as da fíbula, tíbia e fêmur;
  • B móveis, mas permitindo movimentos limitados;
  • C semimóveis, permitindo pequenos movimentos;
  • D móveis, como as do quadril;
  • E imóveis, como os ossos do crânio.
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No exame externo do cadáver há caracteres que devem ser observados e relatados no laudo cadavérico. Entre eles, o estado de nutrição, que pode ser avaliado pela quantidade de certo tipo de tecido que é o principal reservatório energético do organismo. Esse tecido e a substância armazenada em suas células são, respectivamente:

  • A tecido cartilaginoso e colágeno;
  • B tecido adiposo e lipídios;
  • C tecido muscular liso e proteínas;
  • D tecido epitelial e queratina;
  • E tecido ósseo e sais de cálcio.
5

O esquema mostra o tipo celular presente em maior quantidade no sangue humano.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Essas células, altamente especializadas para realizar a sua função, apresentam estruturas como:

  • A núcleo e membrana plasmática;
  • B citoplasma e membrana plasmática;
  • C parede celular e citoplasma;
  • D núcleo e citoplasma;
  • E parede celular e vacúolo.
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Leia o trecho abaixo.

    Mudanças climáticas, destruição de ecossistemas, desmatamento e urbanização contribuem para o aumento de várias doenças infecciosas no Brasil, como síndrome pulmonar de hantavírus, dengue, febre amarela, malária, tripanossomíases, leishmaniose e leptospirose. A afirmação é da pesquisadora Alessandra Nava, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas). Em artigo publicado recentemente, a pesquisadora conclui que "há evidências fortes de que algumas dessas mudanças ambientais se intensificarão no futuro próximo se as principais atividades antropogênicas não forem controladas".

Extraído de https://agencia.fiocruz.br/estudo-alerta-para-vigil'ancia-ativade-doencas-infecciosas

A respeito da transmissão de doenças infecciosas, assinale a opção correta.

  • A O Aedes aegypti é um importante vetor de doenças virais, tais como a dengue, febre amarela e filariose e a melhor forma de se evitar estas doenças é eliminando locais com água acumulada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro deste vetor.
  • B A leishmaniose é uma doença causada por protozoários pertencentes ao gênero Leishmania e transmitida pela picada de um inseto da família dos flebótomos, conhecido popularmente como mosquitopalha.
  • C A malária é transmitida pelo contato da pele com as larvas de Ancylostoma duodenale, encontradas no solo contaminado pela eliminação de fezes contendo ovos do parasita.
  • D A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi, transmitido pela picada de insetos conhecidos como barbeiros.
  • E Na maioria dos casos, a toxoplasmose é adquirida pelos humanos através do contato com a urina de gatos, hospedeiros definitivos do protozoário, que contenha cistos do Toxoplasma gondii.
7
    "Na luta contra o coronavírus, laboratórios, institutos e universidades em todo o mundo trabalham fortemente na produção de vacinas. O objetivo da produção de todo imunizante é o mesmo: proteger o maior número de pessoas e, finalmente, conter a pandemia. A tecnologia para conseguir a imunização é que pode variar.
    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de dois imunizantes: um produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac e outro feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford. São dois tipos diferentes de vacina, mas que cumprem, com a devida segurança às populações, o papel de minimizar as infecções e a gravidade dos casos provocados pelo SARS-CoV-2.
    As vacinas com vírus inativados são as mais antigas, desenvolvidas jà hà cerca de 70 anos. A tão falada Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac, também utiliza dessa tecnologia de inativação virai. Como sabemos, essa vacina tem uma eficácia geral de 50,34% e de 78% para casos que precisam de algum atendimento médico.
   Jà as vacinas de RNA são uma tecnologia mais moderna, que ganhou visibilidade na pandemia. Pequenos fragmentos do RNA mensageiro são injetados nas células, que produzem proteínas virais. Isso engana o sistema de defesa cómo se fosse uma ameaça, gerando uma resposta imune: As vacinas da Moderna e da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19 utilizam desse método."


Adaptado de <https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/4-tipos-de-vacinas-e-o-uso-delas-contra-a-covid-19/>

Leia as afirmativas abaixo:

I- Quando expelidos por um individuo doente, os vírus respiratórios se dissipam no ar e se multiplicam, aumentando as chances de infecção de outros indivíduos.
lI- O distanciamento social e uso de máscara são de extrema importência para a redução da propagação da COVID-19 na população mesmo após a imunização, pois o indivíduo que recebe a vacina poderá ainda transmitir o vírus caso seja contaminado.
IlI- As vacinas promovem uma imunização ativa, pois o próprio corpo é estimulado a produzir anticorpos devido à introdução de antígenos, incapazes de provocar a doença, no organismo.
IV- A introdução de fragmentos do código genético virai por meio da vacina pode desencadear alterações genéticas no vírus e no hospedeiro.

A opção que apresenta apenas as afirmativas corretas é:

  • A I, lI e IlI
  • B lI e IlI
  • C l e Il
  • D lI e IV
  • E lII e IV
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O esquema abaixo representa a estrutura da membrana plasmática de uma célula animal.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Sobre a membrana plasmática, considere as afirmativas a seguir:

I- a estrutura da membrana plasmática é bem dinêmica, com fosfolipídios deslocando-se continuamente e proteínas que podem se mover entre eles.
lI- Os fosfolipldios que constituem a membrana plasmática se organizam em bicamada por serem moléculas hidrofóbicas e, por isso, tendem a se esconder do meio aquoso.
IlI- O glicocálix é um envoltório presente na maioria das células animais e confere proteção externa adicional à célula.
IV- A permeabilidade seletiva da membrana plasmática mantém a estabilidade do ambiente interno da célula.
V- Quanto maior a quantidade de proteínas inseridas na membrana plasmática maior será sua fluidez.

Assinale a opção que apresenta apenas as afirmativas corretas: 

  • A lI e IV
  • B lII e V
  • C I, lI e IlI
  • D I, lII e IV
  • E I e V
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Leia o trecho abaixo.

    "Entre os diversos tipos de neurônios encontrados no cérebro está o neurônio-espelho, uma das descobertas mais importantes do início do século XXI para a neurociência. Estes neurônios estão relacionados à visão e ao movimento e permitem o aprentlizado por imitação, já que são ativados quando observamos ou reproduzimos o comportamento de outros indivíduos da mesma espécie - tal como ocorre quando bocejamos ao ver alguém bocejar."

Considerando o funcionamento dos neurônios e analisando a ilustração abaixo é correto afirmar que: 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A apontados pela seta 1, os dendrites do neurônio são estruturas especializadas na recepção de sinais de outros neurônios por meio de sinapses.
  • B apontado pela seta 3, este axônio é envolvido pela bainha de mielina, que reduz a velocidade de propagação do impulso nervoso no neurônio.
  • C o impulso nervoso é bidirecional e pode se propagar tanto em direção às extremidades dos dendrites (1), quanto em direção às terminações axonais (4).
  • D apontado pela seta 2, o corpo celular é a região onde estão os neurotransmissores que serão liberados para o espaço sináptico.
  • E apontadas em 4, as terminações axonais são regiões onde o impulso nervoso é passado diretamente de um neurônio para outros que estiverem em contato com ele.
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A Doença de Huntington (DH) é uma doença neurodegenerativa do cérebro, herdada geneticamente ( de caráter autossômico dominante), que se caracteriza pela perda da coordenação motora, alterações psiquiátricas, déficit cognitivo e demência progressiva. A DH é causada pela mutação no gene de uma proteína que todos possuímos, a huntingtina. A DH atinge homens e mulheres e, de modo geral, os primeiros sintomas aparecem lenta e gradualmente entre os 30 e 50 anos, mas pode atingir também crianças e idosos. Apesar de não haver cura para a DH no momento, alguns tratamentos ajudam a controlar os sintomas e a melhorar a qualidade de vida daqueles que possuem a doença.

Adaptado de Revista Neurociências, 2011; 19 (4): 724-734.

Considere o heredograma abaixo para uma família que possui indivíduos que apresentam a DH e assinale a opção correta.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Filhos que tenham um dos pais afetados pela DH têm 25% de chances de herdar o gene alterado e poderão desenvolver a doença em algum momento da vida.
  • B Se o indivíduo III.1 tiver filhos eles irão desenvolver a doença, pois trata-se de um indivíduo com genótipo homozigoto.
  • C O indivíduo II.1 poderá transmitir o alelo alterado para seus filhos.
  • D O casal da segunda geração (II.2 e II.3) não poderá gerar filhos sem a doença.
  • E O homem da primeira geração (I.1) apresenta a doença e possui genótipo heterozigoto.

Direito da Criança e do Adolescente

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Responda a próxima questão de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

Será admitida a prestação de trabalho forçado:

  • A Em hipótese alguma e sob pretexto algum.
  • B Caso o adolescente infrator se recuse a se manter em sua residência.
  • C Caso os pais solicitem que o adolescente trabalhe.
  • D Somente quando houver indicação jurídica.
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Responda a próxima questão de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

Assinale a afirmativa INCORRETA: 

  • A Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.
  • B É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
  • C É proibido qualquer trabalho a menores de doze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
  • D É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
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Responda a próxima questão de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

“Nenhuma criança ou adolescente menor de __________ anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.” Completa corretamente a lacuna: 

  • A 8 (oito)
  • B 10 (dez)
  • C 12 (doze)
  • D 16 (dezesseis)
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Responda a próxima questão de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas, dentre outras:

I- advertência; obrigação de reparar o dano. II-prestação de serviços à comunidade; liberdade assistida. III-inserção em regime de semi-liberdade. IV-internação em estabelecimento educacional.

São corretas as afirmativas:

  • A I, II e III.
  • B II, III e IV.
  • C I, III e IV.
  • D todas afirmativas estão corretas.
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No que se refere ao Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – Considera-se criança a pessoa até doze anos de idade completos. II – Considera-se adolescente a pessoa entre doze e dezessete anos. III – Em hipótese alguma, o ECA deve ser aplicado em casos envolvendo pessoas entre dezoito e vinte e um anos de díade.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E Nenhum dos itens é verdadeiro.
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No que se refere à garantia de prioridade prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstância. II – preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. III – destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância, apenas.

  • A Apenas o item I é verdadeiro
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros.
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De acordo com o artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente, serão comunicados ao Conselho Tutelar da localidade os seguintes casos: I – castigo físico. II – homofobia. III – tratamento degradante.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e III são verdadeiros.
  • E Nenhum dos itens é verdadeiro.
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No que se refere ao direito à liberdade previsto no ECA, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – crença e culto religioso. II – opinião e expressão. III – participar da vida política, sem nenhuma restrição.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros.
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De acordo com o artigo 18-A do Estatuto da Criança e do Adolescente, é considerado tratamento cruel ou degradante aquele que: I – humilhe. II – ameace gravemente. III – inflija sofrimento físico.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E Nenhum dos itens é verdadeiro.
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Com relação ao direito à educação previsto no artigo 53 do ECA, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – direito de ser respeitado por seus educadores. II – igualdade de condições para o acesso e evasão escolar. III – direito de contestar critérios avaliativos, não podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros.

Pedagogia

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Julgue as seguintes afirmativas:

I-Quando alguém precisa chamar a atenção de algum aluno indisciplinado, sempre o fazer mantendo o controle emocional, sem gritar ou ofender o aluno.
II-Quando não há um bom relacionamento no âmbito escolar, todo o processo educativo é prejudicado, pois geram conflitos e problemas num ambiente hostil.
III-Quando as crianças se sentem acolhidas e respeitadas dão uma melhor resposta em seu desempenho, mas quando são desrespeitas agem de outra maneira, talvez seja uma autodefesa, uma maneira de ignorar o que sofrem, pois em muitos casos as crianças ficam reprimidas elas não conseguem agir frente ao abuso de poder do adulto.
IV- As interações e socializações são de suma importância no processo de ensino e de aprendizagem.

São corretas as afirmativas:

  • A I, II e III.
  • B II, III e IV.
  • C I, III e IV. 
  • D todas afirmativas estão corretas.
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Sobre o inspetor de alunos é INCORRETO afirmar que:

  • A Deve estar inserido no contexto social da escola, interagindo com todos os atores, e através dessa interação os problemas certamente serão identificados e as ações serão todas em uma mesma direção de forma democrática em uma sociedade multicultural.
  • B É apenas um fiscalizador pois não possui graduação adequada para interferir na aprendizagem dos alunos.
  • C É um colaborador que se constitui na somatória de esforços e ações desencadeados com sentido de promover e desenvolver a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
  • D Participa de uma estratégia de ação que não só facilita a assistência preconizada, como também revigora o desenvolvimento da escola como um todo, promovendo e reforçando o ponto de vista de ações integradas.
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Com relação à Educação Inclusiva, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta: I – Não permite o convívio entre crianças. II – É uma forma de inserção em que a escola comum tradicional é modificada para ser capaz de acolher qualquer aluno e de lhe propiciar uma educação de qualidade. III – No Brasil, só engloba estudantes de até 8 (oito) anos de idade.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e III são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros.
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Precisamos conscientizar as crianças nas escolas quanto à importância da higiene para o corpo e que hábitos diários e rotineiros podem contribuir para nossa saúde e bemestar. No horário do recreio, por exemplo, de que forma podemos orientar as crianças antes das refeições?

  • A Pedindo para colocar o lanche na mesa e comer imediatamente
  • B Orientando a lavar as mãos e após a refeição escovar os dentes
  • C Mandando lavar as mãos somente após comer
  • D Pedindo para brincar com massa de modelar ou terra
  • E Orientando a comer alimentos ricos em gorduras
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A partir de março de 2019, surgiu à obrigatoriedade de todas as escolas do Brasil de ensino básico e recreação infantil terem professores e colaboradores capacitados/treinados em primeiros socorros, após a aprovação da Lei 13.722 denominada lei:

  • A João.
  • B Lucas.
  • C José.
  • D Antônio.
  • E Gaspar.
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Uma das atribuições do inspetor de pátio de escola é passar orientações diariamente sobre a segurança dos alunos nas dependências e proximidades da escola. Existem algumas medidas que devem ser seguidas para que os alunos não se machuquem gravemente e que podem minimizar os riscos de segurança. Que medida seria essa?

  • A Não correr nos corredores e escadas
  • B Desamarrar os tênis para evitar tropeços
  • C Utilizar sandálias para as práticas esportivas
  • D Retirar as telas de proteção
  • E Correr nos corredores e escadas
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O Estatuto da Criança e do Adolescente instituiu um novo paradigma na construção de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos, regras e deveres para dispor a respeito dos princípios básicos às:

  • A crianças e adolescentes brasileiros.
  • B famílias brasileiras.
  • C escolas particulares e públicas.
  • D mulheres brasileiras.
  • E atividades escolares.
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Formalmente garantida pela Constituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, reafirma como um dos mediadores, juntamente com a família que vão dar à criança condições para o exercício da cidadania é o direito para:

  • A recreação.
  • B escola pública e gratuita.
  • C ficar em casa.
  • D brincar no recreio.
  • E comer balas.
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A concepção democrático-participativa auxilia na compreensão de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar. O inspetor de pátio na hora da saída da escola, deparou-se com duas crianças discutindo e imediatamente procurou solucionar a situação com o professor, conversando e tentando acalmar as crianças. Para alternativas de intervenção de conflitos na escola, o trabalho coletivo é o instrumento para buscar na disciplina, o respeito como condição principal nas relações escolares. Desta forma, a inspeção escolar está ligada à um fator que contribui com a/o:

  • A indisciplina escolar.
  • B trabalho individual da inspeção escolar
  • C processo democrático da comunidade escolar.
  • D aumento de Bullying entre os alunos.
  • E aumento das brigas entre os alunos.
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Entende-se como um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro, que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expandindo encaminhamento para o juiz e é o marco legal e regulatório dos direitos de crianças e adolescentes. Assinale a alternativa correspondente.

  • A Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
  • B Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB)
  • C Constituição Federal de 1988
  • D Código Brasileiro de Trânsito (CBT)
  • E Lei nº 13.508/14 - Guarda compartilhada

Matemática

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Considere o comprimento de 1 milha igual a 1610 metros. Um avião está voando com velocidade de 500 milhas por hora.

Essa velocidade em quilômetros por minuto é, aproximadamente, igual a

  • A 10,6.
  • B 12,2.
  • C 13,4.
  • D 14,8.
  • E 16,0.
32

Geralmente, determinado serviço é realizado em 5 horas. Entretanto, devido a uma necessidade excepcional, esse serviço tem que ser realizado em 3/4 do tempo em que é geralmente realizado, mas mantendo-se a segurança necessária de todos os trabalhadores. Nessa ocasião especial, o serviço deverá ser realizado em

  • A 3 horas e 15 minutos.
  • B 3 horas e 30 minutos.
  • C 3 horas e 45 minutos.
  • D 4 horas e 00 minuto.
  • E 4 horas e 15 minutos.
33

Em um refeitório há, ao todo, 40 funcionários almoçando, sendo que o número de homens é maior que o número de mulheres em 12 funcionários. O número de mulheres almoçando nesse refeitório, em relação ao número total de funcionários no refeitório, corresponde a:

  • A 7/20
  • B 3/10
  • C 1/4
  • D 1/5
  • E 3/20
34

Ao se estudar o sinal de y = x2 - 5x + 6, pode-se concluir que

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
35

Sabe-se que 12 pessoas de certo grupo possuem carro e moto, 34 possuem carro e 26 possuem moto. Considerandose que todas as pessoas desse grupo possuem pelo menos um dos dois veículos, ao todo, quantas pessoas há nesse grupo?

  • A 42
  • B 44
  • C 46
  • D 48
  • E 50
36

Considerando-se a função abaixo, assinalar a alternativa que apresenta os valores dos zeros dessa função: 
f(x) = x² - 3x - 10

  • A 5 e 2
  • B 2 e -5
  • C -2 e -5
  • D -2 e 5
  • E 3 e -2
37

A área de um retângulo é 225cm2 e um dos seus lados mede 50cm. Nessas condições, o perímetro do retângulo é igual a:

  • A 100
  • B 109
  • C 150
  • D 159
  • E 160
38

Um capital de R$ 15.000,00 foi aplicado no sistema de capitalização simples por 3 meses, com taxa de 12% ao ano. Nessas condições, o valor do montante, ao final do período da aplicação, é de:

  • A R$ 15.300,00
  • B R$ 15.820,00
  • C R$ 15.600,00
  • D R$ 15.750,00
  • E R$ 15.450,00
39

Em certo depósito, há caixas grandes, todas com o mesmo peso, e caixas pequenas, todas com o mesmo peso também. Para certa entrega, foram colocadas, em uma balança, 6 caixas grandes e 4 caixas pequenas, totalizando 200kg. Para uma segunda entrega, foram colocadas, na balança, 2 caixas grandes e 8 caixas pequenas, totalizando 120kg. Sendo assim, assinalar a alternativa que apresenta o peso de cada uma das caixas de maneira CORRETA:

  • A Grande 26kg e pequena 10kg.
  • B Grande 28kg e pequena 8kg.
  • C Grande 28kg e pequena 10kg.
  • D Grande 26kg e pequena 8kg.
  • E Grande 18kg e pequena 10kg.

Português

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“Cansei de ser pobre e desconhecido!”
Essa frase, de um cantor famoso, mostra a conjunção e com valor de adição, somando dois adjetivos; assinale a frase abaixo em que essa mesma conjunção mostra outro sentido.
  • A Comprei lápis e caneta.
  • B Vesti terno e gravata.
  • C Li jornais e revistas.
  • D Dormi triste e preocupado.
  • E Cheguei cansado e feliz.
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Assinale a alternativa em que se tenha optado corretamente por utilizar ou não o acento grave indicativo de crase.

  • A Vou à Brasília dos meus sonhos.
  • B Pretendo viajar a Paraíba.
  • C Ele gosta de bife à cavalo.
  • D Ele tem dinheiro à valer.
42
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que indica o número de artigos definidos presentes no trecho a seguir: “Pedro tem seu pai, Henrique, assassinado em uma operação policial, tal fato o leva para o recolher-se e assim poder nascer para o novo momento que irá viver”.

  • A 0.
  • B 1.
  • C 2.
  • D 3.
  • E 4.
43
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que indica o número correspondente ao termo que tem a função sintática de adjunto adnominal no trecho a seguir. Atenção: os termos estão sublinhados e os números correspondentes a eles estão colocados imediatamente após esses termos. “A ameaça(1) real é simplesmente(2) a existência(3) de pessoas negras(4) nas ruas(5).”

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D 4.
  • E 5.
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Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Imagem relacionada à questão do Questões EstratégicasImagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Analise as assertivas a seguir a respeito da palavra “memorialística”:

I. A palavra possui o mesmo número de fonemas e letras.
II. Trata-se de palavra paroxítona terminada em ”a”, daí o acento gráfico.
III. Trata-se de adjetivo uniforme.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E Apenas II e III.
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Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.

A arma ____ se feriu desapareceu.
Estas são as pessoas ____ lhe falei.
Aqui está a foto ____ me referi.

Encontrei um amigo de infância ____ nome não me lembrava.

  • A que, de que, à que, cujo.
  • B com que, que, a que, cujo.
  • C com o qual, de que, que, do qual.
  • D com que, das quais, a que, de cujo.
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Um casal pretendia assistir a determinado filme, mas, à porta do cinema, para sua surpresa, havia uma fila incomensurável de pessoas nos guichês. Diante disso, o marido declarou:
– Puxa! Eu esqueci que eram férias das crianças!
Com essa frase, o marido indica que:

  • A não gostaria de ter vindo em função do grande número de crianças na plateia;
  • B arrependeu-se de não ter trazido o filho para o cinema;
  • C lembrou-se de que o filme a ser assistido era destinado especialmente ao público infantil;
  • D se enganou na opção do filme a ser assistido em função de informações incompletas dos jornais;
  • E entendeu a razão do grande número de pessoas nas filas.
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Por que a Lua é importante para a Terra?   

           Durante séculos, o homem vem estudando a Lua e tentando descobrir como ela se formou e como passou a orbitar a Terra. O que se sabe, no entanto, é que nosso satélite natural é essencial para que haja vida por aqui. 
           A força da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra – chamado de puxão ___________. Isso faz com que grandes massas de água, como os oceanos, se movam dependendo da posição da Lua em relação à Terra. 
            Essa movimentação também acontece no material que existe no interior da Terra. Ao se mover, ele se torna muito aquecido, derretendo o silicato presente ali e formando o manto e o magma. Isso faz com que o planeta se mantenha vivo, em constante movimento. 
            A gravidade também estabiliza o movimento de rotação do nosso planeta, evitando mudanças em seu eixo. E é graças a esse eixo de rotação que, durante o ano, há uma alternância dos ____________ que se voltam para o Sol. É também por isso que existem as quatro estações do ano, que mantêm as zonas climáticas em equilíbrio. Tudo isso é essencial para que os seres vivos tenham condições de se desenvolver. 
            A  Lua também funciona como um escudo para a Terra, protegendo nosso planeta de grandes asteroides ou cometas.
(Fonte: Recreio - adaptado.)

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:

  • A gravitacional | emisférios
  • B gravitassional | hemisférios
  • C gravitascional | hemesférios
  • D gravitacional | hemisférios
  • E gravitassional | emisférios
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Por que a Lua é importante para a Terra?   

           Durante séculos, o homem vem estudando a Lua e tentando descobrir como ela se formou e como passou a orbitar a Terra. O que se sabe, no entanto, é que nosso satélite natural é essencial para que haja vida por aqui. 
           A força da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra – chamado de puxão ___________. Isso faz com que grandes massas de água, como os oceanos, se movam dependendo da posição da Lua em relação à Terra. 
            Essa movimentação também acontece no material que existe no interior da Terra. Ao se mover, ele se torna muito aquecido, derretendo o silicato presente ali e formando o manto e o magma. Isso faz com que o planeta se mantenha vivo, em constante movimento. 
            A gravidade também estabiliza o movimento de rotação do nosso planeta, evitando mudanças em seu eixo. E é graças a esse eixo de rotação que, durante o ano, há uma alternância dos ____________ que se voltam para o Sol. É também por isso que existem as quatro estações do ano, que mantêm as zonas climáticas em equilíbrio. Tudo isso é essencial para que os seres vivos tenham condições de se desenvolver. 
            A  Lua também funciona como um escudo para a Terra, protegendo nosso planeta de grandes asteroides ou cometas.
(Fonte: Recreio - adaptado.)

Em conformidade com o texto, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A O puxão gerado pela gravidade faz com que grandes massas de água se movam dependendo da posição da lua em relação à Terra.
  • B Não ocorre movimentação do material existente no interior da Terra.
  • C Proporcionando mudanças no eixo da Terra, a gravidade desestabiliza o movimento de rotação do nosso planeta.
  • D Somente no último século é que homem começou a estudar a Lua e tem tentado descobrir como ela se formou e como passou a orbitar a Terra.
  • E A Lua exerce força de gravidade sobre a Terra, mas a  Terra não exerce essa força sobre a Lua.
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Por que a Lua é importante para a Terra?   

           Durante séculos, o homem vem estudando a Lua e tentando descobrir como ela se formou e como passou a orbitar a Terra. O que se sabe, no entanto, é que nosso satélite natural é essencial para que haja vida por aqui. 
           A força da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra – chamado de puxão ___________. Isso faz com que grandes massas de água, como os oceanos, se movam dependendo da posição da Lua em relação à Terra. 
            Essa movimentação também acontece no material que existe no interior da Terra. Ao se mover, ele se torna muito aquecido, derretendo o silicato presente ali e formando o manto e o magma. Isso faz com que o planeta se mantenha vivo, em constante movimento. 
            A gravidade também estabiliza o movimento de rotação do nosso planeta, evitando mudanças em seu eixo. E é graças a esse eixo de rotação que, durante o ano, há uma alternância dos ____________ que se voltam para o Sol. É também por isso que existem as quatro estações do ano, que mantêm as zonas climáticas em equilíbrio. Tudo isso é essencial para que os seres vivos tenham condições de se desenvolver. 
            A  Lua também funciona como um escudo para a Terra, protegendo nosso planeta de grandes asteroides ou cometas.
(Fonte: Recreio - adaptado.)

Na frase “Tudo isso é essencial [...]”, a palavra sublinhada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por:

  • A Acidental.
  • B Dispensável.
  • C Ocasional.
  • D Complementar.
  • E Fundamental.