Resolver o Simulado Nível Médio

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Biologia

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O processo de replicação do DNA é altamente complexo e envolve uma série de enzimas e proteínas. Cada uma delas apresenta uma função e um local de atuação específicos, primordiais para que o processo de duplicação ocorra sem intercorrências. A figura abaixo demonstra, esquematicamente, processos relacionados à replicação do DNA, inclusive com a presença de algumas dessas enzimas e proteínas.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015 (adaptado).
Sobre as enzimas que atuam no processo de replicação do DNA e suas funções, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A topoisomerase está representada pelo número 1 e sua função é clivar, girar e religar o DNA parental.
( ) O número 5 representa proteínas de ligação que atuam estabilizando as fitas parentais que foram separadas.
( ) O número 3 corresponde à enzima primase, responsável por sintetizar oligonucleotídeos de RNA a partir do DNA parental.
( ) A função da enzima 2, a helicase, é desenovelar e separar as fitas de DNA parental na forquilha de replicação, que está representada, na figura, pelo número 4.
A sequência correta é

  • A F, V, V, F.
  • B V, F, F, V.
  • C F, V, F, V.
  • D V, V, F, F.
  • E V, F, V, F.
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Associe, corretamente, as alterações da estrutura cromossômica às suas respectivas definições.
ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS (1) Deleção (2) Inversão  (3) Duplicação (4) Translocação
DEFINIÇÕES ( ) oposição de um segmento cromossômico ( ) repetição de um segmento cromossômico ( ) supressão de um segmento cromossômico ( ) movimentação de um segmento cromossômico para um cromossomo não homólogo

 A sequência correta é

  • A 1, 2, 3, 4.
  • B 2, 3, 4, 1.
  • C 2, 3, 1, 4.
  • D 4, 1, 3, 2.
  • E 3, 4, 1, 2.
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Na figura, estão demonstradas as etapas para o desenvolvimento de uma bactéria geneticamente modificada por meio da inserção de um plasmídeo contendo a informação genética de interesse.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Em laboratório, para confirmar se o processo de transformação (indicado pelo número 2) foi eficaz, faz-se a extração plasmidial por lise alcalina. O DNA então obtido é submetido à técnica de PCR (Polimerase Chain Reaction) que atesta, por meio de amplificação, se parte da sequência de interesse está presente no material genético analisado.
Com relação à técnica de PCR, a principal enzima utilizada é a ___________ e suas três etapas, em ordem de ocorrência são: __________, ___________ e __________.
Os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas são:

  • A isomerase, anelamento, desnaturação e extensão.
  • B DNA Ligase, extensão, anelamento e desnaturação.
  • C DNA Ligase, desnaturação, extensão e anelamento.
  • D Taq Polimerase, extensão, desnaturação e anelamento.
  • E Taq Polimerase, desnaturação, anelamento e extensão.
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Na figura, estão representados os processos e estruturas que normalmente ocorrem em células de organismos vivos.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015 (adaptado).

De acordo com as informações do desenho, o tipo de célula em que os processos e estruturas estão ocorrendo, bem como os termos que substituem corretamente os números “I”, “II” e “III”, são, respectivamente,

  • A eucariótica, transcrição, tradução, ribossomo.
  • B eucariótica, tradução, transcrição, ribossomo.
  • C procariótica, transcrição, tradução, ribossomo.
  • D procariótica, tradução, transcrição, mitocôndria.
  • E procariótica, transcrição, tradução, mitocôndria.
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A figura destaca, esquematicamente, duas células estomacais que produzem e secretam substâncias fundamentais para o processo de digestão química do alimento.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Sobre essas células e as substâncias secretadas por elas, afirma-se que:
I- As glândulas gástricas são compostas por três diferentes tipos de células: chefe, mucosa e parietal.
II- As células mucosas são responsáveis por secretar muco, que protege as células estomacais.
III- As células parietais produzem ácido clorídrico (HCl) responsável por ativar o pepsinogênio em pepsina.
IV- As células-chefe produzem pepsina, enzima que, quando ativada, é responsável pela digestão química das proteínas.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B III e IV.
  • C I, II e III.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.
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Na figura, está representada a relação da área da secção transversal dos vasos sanguíneos com a velocidade do fluxo e a pressão sanguínea.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Os números de I a VII representam diferentes vasos sanguíneos do corpo humano, sendo que I, III, IV e VI correspondem, respectivamente, a

  • A artérias, capilares, vênulas e veias.
  • B veias, capilares, arteríolas e artérias.
  • C veia cava, vênulas, capilares e artérias.
  • D artéria aorta, capilares, vênulas e veias.
  • E artéria aorta, arteríolas, capilares e veias.
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As Boas Práticas de Laboratório são uma série de diretrizes que devem ser seguidas para assegurar o bom funcionamento do ambiente laboratorial. Dentre essas diretrizes, a Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR) 10.004/2004 classifica os diferentes tipos de resíduos sólidos e semissólidos em duas classes: I e II; sendo a última, subdividida em IIA e IIB.
Associe, conforme a ABNT 10.004/2004, as Classes de Risco aos seus respectivos exemplos.

CLASSES DE RISCO (1) Classe I (2) Classe IIA (3) Classe IIB
EXEMPLOS ( ) aço ( ) papéis ( ) entulho ( ) lubrificantes ( ) óleo mineral ( ) sucata de ferro ( ) matéria orgânica ( ) produtos químicos

A sequência correta é

  • A 2, 3, 2, 1, 1, 2, 3, 1.
  • B 3, 2, 3, 1, 1, 3, 2, 1.
  • C 1, 2, 1, 3, 3, 1, 2, 3.
  • D 1, 3, 1, 2, 2, 1, 3, 2.
  • E 3, 1, 3, 2, 2, 3, 1, 1.
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O texto abaixo refere-se ao processo de respiração celular.
Em células eucariotas, podemos ter a síntese de ATP (Adenosina Trifosfato) como resultado de reoxidação de transportadores de elétrons na presença de O2 (Gás Oxigênio). Esse processo denomina-se ____________  e divide-se em dois estágios:
1- ______________: os elétrons de NADH (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo) e FADH2 (Flavina Adenina Dinuclotídeo) passam por uma série de transportadores de elétrons agregados a uma membrana. Sua passagem ao longo desse percurso acarreta o transporte ativo de prótons por meio da membrana interna da mitocôndria, fora da matriz, criando um gradiente de prótons.
2- ______________: os prótons difundem-se de volta para a matriz mitocondrial por meio de um canal que conecta essa difusão à síntese de ATP.

Os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas são:

  • A reoxidação; quimiossíntese; cadeia transportadora de átomos.
  • B oxidação degradativa; quimiosmose; cadeia de transporte de prótons.
  • C fosforilação oxidativa; quimiosmose; cadeia de transporte de elétrons.
  • D fosforilação oxidativa; cadeia de transporte de elétrons; quimiosmose.
  • E oxidação degradativa; cadeia de transporte de prótons; quimiossíntese.
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Os isótopos radioativos decaem regularmente em sucessivos períodos de tempo. Em cada intervalo de decaimento, uma fração de material permanece radioativa enquanto outra fração igual decai, transformando-se em um elemento diferente ou em um isótopo estável do mesmo elemento. O intervalo de tempo que um isótopo necessita para reduzir sua radioatividade à metade é chamado de meia-vida.
SADAVA, D.; HELLER, H. C.; ORIANS, G. H.; PURVES, W. K.; HILLIS, D. M. Vida: a ciência da Biologia. V. 1 8ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.) (adaptado).

Os dois elementos químicos mais usados no estudo para datações da evolução dos seres vivos são

  • A 40K e 3H.
  • B 3H e 14N.
  • C 32P e 14C.
  • D 14C e 14N.
  • E 14C e 40K.
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Nas comunidades biológicas são observadas inúmeras relações entre indivíduos de uma mesma espécie (homotípicas ou intraespecíficas) ou entre espécies distintas (heterotípicas ou interespecíficas).
Tais relações podem ser harmônicas, quando são benéficas a todos os envolvidos ou a um deles, sem que haja prejuízo ao outro; ou desarmônicas, quando beneficiam um dos envolvidos com prejuízo para o outro.
A relação em que uma espécie tem efeito positivo na sobrevivência e na reprodução de outra, sem uma associação íntima de simbiose, é conhecida como

  • A predação.
  • B herbivoria.
  • C facilitação.
  • D competição.
  • E comensalismo.

Ciências Humanas

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Relações Humanas dizem respeito ao conjunto de conhecimentos e de algumas regras que nos ensinam a conviver com os outros, melhorando nosso ajustamento pessoal. Que alternativa não corresponde a uma forma de relação humana?

  • A Relações humanas intrapessoais.
  • B Relações humanas interpessoais.
  • C Relações humanas intergrupal.
  • D Relações humanas letais.
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No que se refere às relações humanas, assinale a alternativa correta.

  • A A linguagem verbal, que consiste na comunicação realizada por meio das palavras, pode ocorrer apenas na forma oral, não ocorrendo na modalidade escrita.
  • B No  estilo  passivo,  a  pessoa  prefere  se  submeter  aos  outros  a  fazê‐los  se  curvar  ou  mudar  de  opinião,  valorizando sua posição. 
  • C No estilo assertivo, a pessoa tende a afastar‐se ou a submeter‐se, com o objetivo de evitar decepções.
  • D No  estilo  manipulador,  a  interação  caracteriza‐se   por  manobras  de  distração  ou  manipulação  dos  sentimentos dos outros e os objetivos não são expostos  claramente.
  • E No estilo agressivo, a pessoa tem respeito por si própria e pelos outros e está aberta ao compromisso e à negociação.

Biblioteconomia

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Em conformidade com MEDEIROS e HERNANDES, a pesquisa bibliográfica significa o levantamento da bibliografia referente a um assunto. A fase que consiste na obtenção e reunião do material desejado é denominada:

  • A Identificação.
  • B Localização.
  • C Compilação.
  • D Fichamento.
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Diz-se que uma biblioteca é enciclopédica quando objetiva

  • A adquirir todas as publicações editadas em um campo do saber.
  • B cobrir a totalidade dos campos do saber.
  • C dedicar-se, exaustivamente, a um campo particular do saber.
  • D fornecer informações gerais sobre diversos campos do saber.
  • E proporcionar acesso livre a diversos campos do saber.
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Na década de 1960, analistas e bibliotecários buscavam um nome para a nova disciplina emergente, que evoluía e se ocupava, por exemplo, da estrutura, propriedades e comportamento da informação científica. Na época, o nome proposto por bibliotecários soviéticos foi

  • A Ciência da Comunicação.
  • B Ciência da Informação.
  • C Documentação.
  • D Documentalística.
  • E Informática.
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O crescimento exponencial dos acervos bibliográficos, como consequência do volume de publicações, desde o advento da tipografia no século XV, é nomeado em estudos precursores como

  • A Bibliografia Material.
  • B Explosão da Informação.
  • C Galáxia de Gutenberg.
  • D Modelo Gutenberguiano.
  • E Sobrecarga de Informação.
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Considerando o contexto do Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário brasileiro, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O bibliotecário deve garantir a confidencialidade da pesquisa e guardar sigilo profissional de fatos que não exijam comunicação, denúncia ou relato previstos em lei. ( ) A urgência de difusão da informação justifica, em casos excepcionais, que o bibliotecário apoie a nomeação de pessoas não habilitadas para cargos privativos de bibliotecário. ( ) O objeto de trabalho do bibliotecário é a informação, por isso, deve aplicar todo zelo e assumir responsabilidades pelas informações fornecidas no exercício de sua profissão.

  • A F – F – V.
  • B F – V – F.
  • C F – V – V.
  • D V – F – F.
  • E V – F – V.
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A afirmação de que os catálogos de biblioteca refletem os valores dominantes da sociedade, como consequência das escolhas na representação do conteúdo temático dos documentos, tem permeado dilemas éticos que questionam

  • A a dispersão da informação que circula na Internet.
  • B a neutralidade dos bibliotecários no exercício de suas atividades.
  • C as teorias e métodos complexos de organização do conhecimento.
  • D o crescimento da desinformação em ambientes de biblioteca.
  • E os sistemas de informação e seus critérios de relevância.
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No contexto do modelo FRBR, assinale a alternativa com a entidade abstrata que o compõe e que se refere a uma criação intelectual ou artística distinta.

  • A Conceito.
  • B Expressão.
  • C Manifestação.
  • D Objeto.
  • E Obra.
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Em relação aos objetivos da International Standard Bibliographic Description (ISBD), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Ajudar na interpretação de registros, independentemente das barreiras linguísticas.
  • B Aumentar a portabilidade dos dados bibliográficos no ambiente da Web semântica.
  • C Facilitar a conversão de registros bibliográficos para formatos eletrônicos.
  • D Produzir registros bibliográficos através de agências bibliográficas nacionais.
  • E Tornar permutáveis os registros de diferentes origens.
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Na catalogação de uma coletânea com três trabalhos de três autores diferentes sob título coletivo, segundo as AACR2 em vigor, a entrada principal será pelo

  • A autor do primeiro trabalho, com secundárias para os outros autores.
  • B primeiro autor e título, com secundárias nome-título para os demais.
  • C título, com secundária apenas para o autor do primeiro trabalho.
  • D título, com secundárias nome-título para cada um dos trabalhos.
  • E título, com secundárias para os três autores de cada trabalho.
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Na catalogação de trabalhos de um mesmo autor, reunidos por um compilador sob título coletivo, segundo as AACR2 em vigor, a entrada principal será pelo

  • A autor, com secundária para o compilador.
  • B autor, com secundária para o compilador/título coletivo da obra.
  • C compilador, com secundária para o autor.
  • D compilador, com secundária para o autor/título coletivo da obra.
  • E título coletivo, com secundárias para o autor e o compilador.