Resolver o Simulado FGV - Nível Médio

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Português

1

“Em certa ocasião, George Bernard Shaw (dramaturgo) enviou a Winston Churchill (primeiro ministro inglês) dois ingressos para a estreia de uma de suas peças, a ocorrer nesse mesmo dia, com a seguinte mensagem: ‘Traga um amigo, se você tiver um’.
Churchill respondeu com uma nota dizendo que não poderia comparecer naquela noite. ‘Mas’, acrescentou, ‘ficarei honrado de comparecer a uma segunda apresentação, se houver uma.”
Sobre a significação e a estruturação desse pequeno texto, assinale a única afirmativa correta.

  • A Trata-se de um pequeno texto descritivo de uma situação humorística.
  • B Com a resposta, Churchill aludia ao possível fracasso da peça apresentada.
  • C A nota de Bernard Shaw fazia uma homenagem a Churchill, que não foi bem interpretada.
  • D O emprego de aspas simples dentro do texto marca a existência de um diálogo.
  • E As notas dos dois personagens foram escritas em rigoroso paralelismo.
2

A frase a seguir está formulada no discurso indireto:
“Churchill respondeu com uma nota dizendo que não poderia comparecer naquela noite.”
Em discurso direto, a nota de Churchill deveria estar escrita do seguinte modo:

  • A Não poderei comparecer esta noite.
  • B Naquela noite não poderei comparecer.
  • C Nesta noite não vou poder comparecer.
  • D Não vou poder comparecer esta noite.
  • E Essa noite não vou poder comparecer.
3
“Os piores inimigos do capitalismo não são os socialistas e os comunistas. São os capitalistas que abusam do capitalismo.”
Sobre esse fragmento, assinale a única afirmativa correta.
  • A A tese desse pequeno texto argumentativo é a de que socialistas e comunistas são os piores inimigos do capitalismo.
  • B O argumento principal na defesa da tese é uma constatação apoiada em estudos.
  • C A segunda frase do texto expressa uma opinião que retifica o que foi expresso anteriormente.
  • D A tese desse pequeno texto representa um acréscimo a uma opinião alheia.
  • E A primeira frase atua como contra-argumentação, opondo-se a uma ideia generalizada.
4
“Empresa não é família. Aliás, não conheço nenhuma família que corte 20% dos membros quando entre em crise. Família divide o bife, põe mais água no feijão e não demite os filhos.”
A ideia básica defendida nesse texto é a de que
  • A não se devem empregar parentes em uma empresa.
  • B as famílias são mais fraternas que as empresas.
  • C as famílias e as empresas têm relações diferentes entre seus componentes.
  • D as empresas familiares são mais humanas que aquelas que se fundamentam somente em relações econômicas.
  • E as empresas capitalistas mostram crueldade no tratamento de seus funcionários.
5

Um economista fez a seguinte observação:
“Recessão é quando você aperta o cinto. Depressão é quando você não tem cinto para apertar. Quando você perde as calças, você está no negócio das empresas aéreas.”
Em relação à estruturação ou significação desse pensamento, assinale a afirmativa correta.

  • A A expressão metafórica “apertar o cinto” equivale a “passar fome”.
  • B A recessão econômica é o estágio mais grave da depressão.
  • C O terceiro período não segue a mesma linha estrutural dos dois anteriores.
  • D O negócio das empresas aéreas se mostra em situação econômica melhor do que as que estão em depressão.
  • E A expressão “perder as calças” não está em linguagem figurada como “apertar os cintos”.
6

O economista Mário Henrique Simonsen é autor do seguinte pensamento:
“Combater a inflação congelando preços equivale a tentar curar a febre pela destruição dos termômetros.”
Sobre esse texto de Simonsen, assinale a observação adequada.

  • A Trata-se de uma crítica aos que seguem “receitas” clássicas sem muito critério.
  • B Mostra uma comparação didática para esclarecer uma solução encontrada no terreno econômico.
  • C Indica uma crítica aos que em lugar de fazer algo, preferem dizer como fazer.
  • D Elogia aqueles que, de forma adequada, trocam os fins pelos meios.
  • E Compara o combate à inflação à destruição dos termômetros.
7
“Um diamante é um pedaço de carvão que se saiu bem sob pressão.”
Essa frase, que faz parte de um conjunto de citações sobre “negócios”, faz referência ao(à)
  • A método de trabalhar com pressão sobre os demais.
  • B modificação que pode ocorrer com as pessoas.
  • C processo real da formação de um diamante.
  • D mudança que o trabalho pode fazer nas pessoas.
  • E valor do trabalho para o progresso humano.
8

“Sucede muitas vezes alcançar-se muito mais entrando pela porta do criado do que por qualquer das outras”. (Napoleão Bonaparte)
No terreno do trabalho, as palavras de Napoleão aconselham a que o empregado

  • A comece por baixo e alcance promoções.
  • B tenha sempre alguém influente a defendê-lo.
  • C seja humilde no trato social.
  • D procure ser solidário com os demais.
  • E deixe o orgulho de lado.
9

Um restaurante tem a seguinte placa na parede:
wi-fi ? Só depois de meia hora de conversa.
Os dizeres da placa

  • A elogiam o status tecnológico dos clientes.
  • B exigem a conversa fraterna entre cliente e garçom.
  • C criticam a falta de mútua atenção entre os clientes.
  • D mostram o desperdício de tempo das pessoas.
  • E exibem o nível de atendimento do restaurante.
10

Leia o texto publicitário a seguir.
“Acho que a atração pela nossa marca... deve-se à transparência das coisas que fazemos. Os investidores podem tocar, ver e sentir o produto. Você não tem que ser um técnico para descobrir a vantagem que a lingerie oferece.”
Nesse caso, a maior vantagem do produto oferecido é

  • A a perfeição nos processos de fabricação.
  • B a possibilidade do contato físico antes da compra.
  • C a honestidade seguida na publicidade do produto.
  • D o conhecimento intuitivo da qualidade do produto.
  • E a utilização de material de qualidade superior.
11

O pensamento a seguir utiliza-se de advérbios que se referem a determinados significados.

“As pessoas que sabem ‘como’ sempre terão um emprego. As que sabem ‘por que’ serão sempre seu chefe.”

Assinale a opção que apresenta o significado correto de um dos advérbios.

  • A Onde você mora? – localização temporal.
  • B Quando você chega? – modalização.
  • C De que você vai viajar? – meio.
  • D Como você está? – comparação.
  • E Com que você abriu a porta? – companhia.
12

“Antigamente a questão era de ‘ser ou não ser’. Hoje é de ‘ter ou não ter’. Dinheiro, principalmente.”.

Esse pensamento

  • A critica o momento atual por substituir valores morais por riqueza material.
  • B mostra que a situação econômica das pessoas indica a sua qualidade moral.
  • C opõe os verbos ser e ter, como, respectivamente, valores de riqueza e de qualidades culturais.
  • D observa que a história da humanidade sempre comprova a má condição moral do homem.
  • E indica que a modernidade mostra valores mais importantes para o homem do que os tempos passados.
13

Assinale a opção que apresenta a frase que contém uma interrogação de forma indireta.

  • A Desconhecemos quem fez esse negócio lucrativo.
  • B Conhecemos o investimento que eles fizeram.
  • C Vimos onde ela trabalha com criptomoedas.
  • D Sabemos quando eles voltaram do leilão.
  • E Aplicamos nosso capital porque ele não pode ficar parado.
14

Assinale a frase abaixo que não se apoia, como as demais, num ditado popular.

  • A Mais valem duas abelhas voando do que duas na mão.
  • B Todo homem tem seu preço e, alguns, até dão desconto.
  • C Nos negócios não existem amigos, apenas fregueses.
  • D Não há segurança nessa terra, apenas oportunidades.
  • E A ocasião não só faz o ladrão como, também, os grandes homens.
15

Assinale a opção que apresenta a frase que tem estrutura passiva. 

  • A Viaja-se muito no verão.
  • B Fez-se uma obra grande naquela padaria.
  • C Pensa-se muito em investimentos a longo prazo.
  • D Luta-se muito por pequenas causas.
  • E Trabalha-se muito por nada.

Inglês

16
Read the text to answer question.

     The image depicts a nearly naked man amid a vast area of rainforest, spear pointed at the helicopter hovering above him – a man defending his territory and people from outside influence. This very scene made front-page news some years ago in the UK. It instantly highlighted the loss of ancestral homelands some tribal communities round the world face.
     Bad news has a way of dominating the headlines, so we're of the opinion that all indigenous communities and their culture are in decline – and that's not true. But the allure of propagating the "disappearing tribe" narrative is strong. It’s frustrating to see journalists who go on assignment with a set story in mind and then seek out quotes, experiences or interviews to fit their predetermined angle.

(Jonny Bealby. www.newsweek.com, 27.08.2019. Adapted.) 

. In the text the author expresses his opinion that

  • A a number of indigenous communities round the world are losing their lands but, fortunately, not all of them.
  • B it is improper for journalists to search for information that will conform to a narrative previously decided on.
  • C it is a duty of journalism to take a stand against menaces to indigenous communities round the world.
  • D the “disappearing tribe” narrative is powerful, but it can in fact harm rather than help the populations affected.
  • E endangered native peoples should have all the right to protect themselves and their ancestral homelands.
17
Read the text to answer question.

     The image depicts a nearly naked man amid a vast area of rainforest, spear pointed at the helicopter hovering above him – a man defending his territory and people from outside influence. This very scene made front-page news some years ago in the UK. It instantly highlighted the loss of ancestral homelands some tribal communities round the world face.
     Bad news has a way of dominating the headlines, so we're of the opinion that all indigenous communities and their culture are in decline – and that's not true. But the allure of propagating the "disappearing tribe" narrative is strong. It’s frustrating to see journalists who go on assignment with a set story in mind and then seek out quotes, experiences or interviews to fit their predetermined angle.

(Jonny Bealby. www.newsweek.com, 27.08.2019. Adapted.) 

In the fragment from the second paragraph “so we’re of the opinion that”, the underlined word refers to

  • A the writers of the text.
  • B journalists by and large.
  • C the general public who watch the news about native populations.
  • D people who do research on indigenous populations.
  • E journalists worried about the potential loss of lands by their original inhabitants.
18
Read the text to answer question.

     The image depicts a nearly naked man amid a vast area of rainforest, spear pointed at the helicopter hovering above him – a man defending his territory and people from outside influence. This very scene made front-page news some years ago in the UK. It instantly highlighted the loss of ancestral homelands some tribal communities round the world face.
     Bad news has a way of dominating the headlines, so we're of the opinion that all indigenous communities and their culture are in decline – and that's not true. But the allure of propagating the "disappearing tribe" narrative is strong. It’s frustrating to see journalists who go on assignment with a set story in mind and then seek out quotes, experiences or interviews to fit their predetermined angle.

(Jonny Bealby. www.newsweek.com, 27.08.2019. Adapted.) 

In the context of the second paragraph, the expression “the allure of” means

  • A the argument against.
  • B the justification for.
  • C the appeal to.
  • D the motive for.
  • E the longing for.
19
Read the text to answer question.

The aliens among us

     Humans think of themselves as the world’s apex predators. Hence the silence of sabre-tooth tigers, the absence of moas from New Zealand and the long list of endangered megafauna. But sars-cov-2 shows how people can also end up as prey. Viruses have caused a litany of modern pandemics, from Covid-19, to hiv/aids to the influenza outbreak in 1918-20, which killed many more people than the first world war. Before that, the colonisation of the Americas by Europeans was abetted – and perhaps made possible – by epidemics of smallpox, measles and influenza brought unwittingly by the invaders, which annihilated many of the original inhabitants.

(www.economist.com, 22.08.2020. Adapted.)

In the second sentence in the text, the term “hence” can be replaced, with no change in meaning, by

  • A For instance.
  • B Accordingly.
  • C Nevertheless.
  • D Alternatively.
  • E Furthermore.
20
Read the text to answer question.

The aliens among us

     Humans think of themselves as the world’s apex predators. Hence the silence of sabre-tooth tigers, the absence of moas from New Zealand and the long list of endangered megafauna. But sars-cov-2 shows how people can also end up as prey. Viruses have caused a litany of modern pandemics, from Covid-19, to hiv/aids to the influenza outbreak in 1918-20, which killed many more people than the first world war. Before that, the colonisation of the Americas by Europeans was abetted – and perhaps made possible – by epidemics of smallpox, measles and influenza brought unwittingly by the invaders, which annihilated many of the original inhabitants.

(www.economist.com, 22.08.2020. Adapted.)

According to the text,

  • A humans can be either victims or aggressors, depending on the virus we refer to.
  • B viruses have always posed a threat, not only to humans but also to the megafauna.
  • C the absolute silence of viruses contradicts their extensive destructive power.
  • D pandemics have always existed despite human efforts throughout centuries to control them.
  • E the settlement of new peoples in the Americas was favoured by the epidemics decimating native populations.

Geografia

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"Essa dependência do conhecimento acumulado do indígena sobre o espaço e a natureza da região tropical tornaria fecundo o processo de conquista do território amazônico para a constituição do que definimos como estrutura de produção extrativista, que levaria em conta, além da força física para o trabalho braçal, o conhecimento dos povos nativos sobre os ciclos naturais da floresta.”

(VENTURA NETO, Raul da Silva. Notas sobre a formação socioespacial da Amazônia. Nova Economia.2020. Adaptado)


O texto refere-se

  • A à autonomia da economia amazônica, no século XVI.
  • B à extração das drogas do sertão, nos séculos XVII e XVIII.
  • C à expansão da economia da borracha., no século XIX.
  • D à valorização do devassamento capitalista, no século XX.
  • E à instalação das economias de enclave, no século XXI.
22

“A Zona Franca de Manaus é uma área de livre comércio de importação e de exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de promover o desenvolvimento regional, através da criação de um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento.”

Sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM), analise as afirmativas a seguir.


I. Permitiu a constituição de um sofisticado parque industrial na região, com a instalação de grandes empresas e a adoção das melhores práticas competitivas.

II. Promoveu o crescimento da renda per capita acima da média nacional, o que reduziu a diferença de renda per capita entre o Amazonas e os estados mais ricos do país.

III. Afetou positivamente a força de trabalho empregada na indústria de transformação, porque, na região que ela impacta, os rendimentos do trabalho são maiores.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
23

A missão do IBGE é “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”.


As opções a seguir descrevem como essa missão se concretiza, à exceção de uma, que está errada. Assinale-a.

  • A Quando o IBGE identifica, mapeia e analisa o território.
  • B Quando o IBGE realiza a contagem da população.
  • C Quando o IBGE formula, executa e fiscaliza políticas públicas.
  • D Quando o IBGE informa como a população vive.
  • E Quando o IBGE apresenta a evolução da economia a partir de estatísticas do trabalho e da produção.
24

Uma das mais importantes pesquisas feitas pelo IBGE é o Censo Demográfico.

Em relação ao Censo 2022, avalie se as seguintes afirmativas estão corretas:


I. No Censo 2022, o IBGE visitará cerca de 70 milhões de domicílios, em todo o território brasileiro, para conhecer a situação de vida da população em cada um dos 5.568 municípios, em seu distrito estadual de Fernando de Noronha e em seu Distrito Federal, um trabalho que envolverá milhares de pessoas.

II. O consenso sobre quais questões serão investigadas no Censo Demográfico 2022 é fruto de consultas e debates amplos que o IBGE estabelece com a sociedade brasileira e órgãos técnico-governamentais.

III. Com a conclusão do Censo, o Brasil vai dispor de informações necessárias para conhecer as características das pessoas (onde residem, qual seu nível de escolaridade por exemplo), a fim de planejar políticas e investimentos públicos.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
25

O local de trabalho criado temporariamente pelo IBGE para dar suporte à operação censitária é denominado

  • A Posto de Coleta.
  • B Centro Avançado.
  • C Ponto de Apoio.
  • D Centro Coletor.
  • E Posto Móvel.
26

Em relação ao Censo Demográfico 2022, as seguintes afirmativas estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Antes da execução do censo, foi realizado um teste geral com objetivo de verificar todas as definições e procedimentos planejados. Para a operação censitária de 2022, foi realizado o Censo Experimental 2019.
  • B A coleta de dados é uma das etapas principais do Censo.
  • C A partir de entrevistas com moradores, o IBGE registra informações sobre os seus modos de vida.
  • D Os dados coletados no Censo são relativos ao estado de coisas em um período de tempo, o que impede que uma data específica de referência seja usada.
  • E São exemplos de informações relevantes obtidas pelo Censo, entre muitas outras, a expectativa de vida da população, o total da população por sexo e por faixa etária e o tipo de habitação em que os brasileiros vivem.
27

Avalie as afirmativas a seguir, acerca do recenseador e seu trabalho, e marque V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) O Recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores.

A qualidade dos resultados que serão entregues ao país depende, portanto, diretamente da qualidade do seu trabalho.

( ) O Setor Censitário é o local de trabalho do Recenseador, onde ele realizará a coleta de dados.

( ) Durante a coleta de dados, o Recenseador terá dois instrumentos de trabalho disponíveis: o Mapa do Setor Censitário e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).


As afirmativas são respectivamente

  • A V, V e V.
  • B V, F e F.
  • C F, V e F.
  • D V, F e V.
  • E F, F e F.
28

Agentes Censitários Municipais (ACM), Agentes Censitários Supervisores (ACS) e Recenseadores têm como local de trabalho, respectivamente,

  • A postos de coleta (estado), postos de coleta (município) e setores censitários.
  • B postos de coleta (estado), setores censitários e setores censitários.
  • C postos de coleta (município), postos de coleta (município) e setores censitários.
  • D postos de coleta (município), setores censitários e setores censitários.
  • E Agências do IBGE, postos de coleta (município), postos de e setores censitários.
29

Avalie se as afirmativas a seguir acerca do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) são falsas (F) ou verdadeiras (V).


I. É o equipamento para registro e armazenamento das informações coletadas em campo.

II. No DMC, o recenseador pode acessar o Mapa do Setor Censitário e a Lista de Endereços, mas não os Questionários Básico e da Amostra e o Manual do Recenseador e de Entrevista, que são em papel.

III. Dominar o uso dos aplicativos e funções do DMC é importante para a realização do Censo com a qualidade necessária, apesar de esse equipamento não ser a principal ferramenta de trabalho no cotidiano do Recenseador.


As afirmativas I, II e III são respectivamente

  • A V, V e V.
  • B V, F e F.
  • C F, V e F.
  • D V, F e V.
  • E F, F e F.
30

Avalie se as descrições a seguir, a respeito dos recursos do DMC, estão corretas.


I. Mapa do Setor Censitário: é a representação gráfica do setor censitário. Por fins práticos, costuma retratar alguns outros elementos adicionais para facilitar o reconhecimento do setor em campo.

II. Questionário da Amostra: é o questionário com menor número de quesitos, em que serão registradas as características do domicílio e de seus moradores na data de referência. Os quesitos desse questionário serão aplicados a todos os domicílios.

III. Questionário Básico: é o questionário com maior número de quesitos, onde serão registradas as características do domicílio e de seus moradores, na data de referência e de forma mais detalhada.

IV. Lista de Endereços: é composta por endereços trabalhados no setor censitário em pesquisas anteriores. Por isso, é também chamada de “lista prévia”.


Estão corretas

  • A I e II, apenas.
  • B III e IV, apenas.
  • C I e IV, apenas.
  • D I, II e III, apenas.
  • E I, II, III e IV.

História

31

“Em meados do Século XVIII, com a inversão de posições das principais capitanias, o Pará passou a ser a "cabeça" do Estado do Grão-Pará e Maranhão. Esse processo foi acompanhado pela transferência de sede da nova unidade administrativa, dependente de Lisboa, da cidade de São Luís para a de Belém, e pela posse de Francisco Xavier de Mendonça Furtado como governador e capitão-general. Iniciava-se, assim, uma fase de retomada da colonização amazônica.”

(Adaptado de SANTOS, F. Vilaça dos, O "paraíso na terra" ou o Estado do Grão-Pará na segunda metade do século XVIII, in historiacolonial.arquivonacional.gov.br.)


Entre as características dessa “retomada da colonização amazônica” consta

  • A a afirmação da soberania portuguesa em relação aos domínios anglo-holandeses na definição dos limites com a Guiana Inglesa.
  • B o reforço da economia mercantilista com a criação da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, responsável pelo abastecimento de escravos africanos.
  • C a redefinição dos limites entre os territórios portugueses e espanhóis, com base em princípios étnicos e linguísticos adotados no Tratado de Madri.
  • D o cancelamento das leis de liberdade dos índios defendidas pelos jesuítas em 1755, mediante as quais reivindicavam o controle exclusivo sobre os indígenas.
  • E a determinação de que todos os índios que viviam nas vilas, cidades e aldeias coloniais deviam ser excluídos dos “Corpos de Milícias”, para evitar armar possíveis rebeldes.
32

Leia o texto a seguir:


“O principal objetivo do movimento era o controle total da província, uma vez que seus integrantes desejavam melhorias na região e resolveram mudar a situação por conta própria, com apoio de alguns fazendeiros pertencentes à elite da época, os quais estavam descontentes com a política central imposta pelo Governo Imperial. A radicalização do movimento (luta para o fim da escravidão e a distribuição de terras aos lavradores, auxiliando na diminuição da pobreza) levou à saída da elite.”


O texto se refere a um movimento conhecido como

  • A Rebelião de 1924.
  • B Sublevação do Caeté (1741).
  • C Guerra dos Cabanos (1835-40).
  • D Levante dos soldados do Rio Negro (1755-57).
  • E Manifestação autonomista (1821).
33

O etnólogo Curt Nimuendaju assinalou em seu mapa etno-histórico a existência de cerca 1400 povos indígenas no território que correspondia ao Brasil do descobrimento.

A respeito das sociedades indígenas que habitavam o território americano correspondente ao Brasil, na primeira metade do século XVI, assinale a afirmativa correta.

  • A Pertenciam a grandes famílias linguísticas, como os tupi-guarani, jê, karib, aruák, entre outros, com diversidade geográfica e de organização social.
  • B Em toda a costa encontravam-se os tapuias, ao passo que os guaranis povoavam o vale amazônico, onde dividiam o território com grupos da família aruák.
  • C As sociedades tupis, com quem os portugueses entraram em contato, eram nômades e praticavam o canibalismo, motivo pelo qual houve vários confrontos.
  • D Os povos indígenas foram descritos de modo fidedigno pelos cronistas coloniais, o que permitiu conhecer suas visões de mundo e o significado cultural de suas tradições.
  • E A necessidade dos portugueses de estabelecer alianças militares com grupos indígenas contribuiu para identificar genericamente os índios aliados como “tapuios”.
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“A viagem iniciou em Cuzco, passando por Quito, de onde partiu com cerca de 220 espanhóis a cavalo e quase 4.000 índios, rumo ao desconhecido, com base em informações sobre as riquezas do chamado Pais de la Canela e do El Dorado. Lá chegando, comprovou que a esperança da riqueza não passava de uma escassa quantidade de pequenas árvores de canela e de algumas montanhas ásperas e inabitáveis. A falta de alimentação para os expedicionários obrigou que um grupo prosseguisse em um bergantim e algumas canoas, à procura de mantimentos. Foi quando começou uma expedição de oito meses em 6.000 km de navegação, por todo o Solimões-Amazonas, atingindo o Atlântico.”
(Adaptado de SANTOS, Francisco Jorge dos. História Geral da Amazônia. Editora MemVavMem, 2007, p. 36-37) 

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
(Fonte: https://chdetrujillo.com)

 O texto e a imagem se referem à expedição de

  • A Francisco de Orellana.
  • B Vicente Pinzon.
  • C Antônio Raposo Tavares.
  • D Francisco Fernandes.
  • E Pedro Teixeira.
35

Leia o texto a seguir:
“Acordo de limites firmado entre Portugal e Espanha que visava reconhecer oficialmente as fronteiras marítimas e terrestres, definindo os limites do poderio de cada coroa sobre as colônias na América. Nesse contexto, destacou-se a figura de Alexandre de Gusmão, secretário do Conselho Ultramarino, brasileiro que intermediou o tratado e conferiu a este o princípio do uti possidetis, isto é, a ideia de que a terra deveria pertencer a quem de fato a ocupasse.”
(Adaptado de http://historialuso.an.gov.br/)

Assinale a opção que indica corretamente a que acordo diplomático o texto se refere.

  • A Tratado de Tordesilhas (1494).
  • B Tratado de paz e Amizade (1648).
  • C Tratado de Madri (1750).
  • D Tratado de Paris (1763).
  • E Tratado de Badajoz (1801).
36

Assinale a afirmativa correta a respeito da Cabanagem (1835- 1840).

  • A As bases sociais da revolta eram homogêneas, compostas majoritariamente por proprietários: senhores de engenho das proximidades de Belém, arrendatários e artesãos.
  • B Os líderes da revolta impediram a participação de indivíduos despossuídos, como índios destribalizados (tapuios), índios aldeados, negros e mestiços.
  • C O programa dos revoltosos era separar-se politicamente do Brasil, constituindo uma nova monarquia independente e se reaproximando de Portugal.
  • D O governo insurgente de Bernardo Lobo de Souza, aliado de Malcher e apoiado pela elite senhorial rebelde, conduziu negociações para autonomia da Província.
  • E As facções rebeldes lideradas por Félix Malcher invadiram Belém e se apropriaram do governo até a retomada da cidade por forças locais enviadas pela Regência.
37

O expansionismo europeu, iniciado no século XV, com a expansão marítima, levou inúmeras regiões à ocupação territorial, à exploração econômica e ao domínio político. Nessa região do globo, temos dois momentos importantes: a primeira fase colonialista teve a liderança dos países ibéricos – Portugal e Espanha – seguidos de Holanda, França e Inglaterra. No século XIX, buscando especialmente matérias-primas e mercados consumidores, houve um segundo grande impulso colonialista, tendo a liderança da Inglaterra, seguida de perto por França, Bélgica e, depois, por Alemanha e Itália.
(Marco A. de Moraes e Paulo S. S. Franco. Geopolítica, 2014. Adaptado.)
Com impactos sociais, políticos e econômicos que perduram até os dias atuais, o processo de colonização tratado no excerto ocorreu

  • A no continente africano.
  • B na América Latina.
  • C no Oriente Médio.
  • D na Antártida.
  • E no leste asiático.
38

O Eufrates não é um rio manso e amistoso como o Nilo, com uma inundação de fim de verão, regular como um relógio, que prepara a terra para o plantio do trigo no inverno. [...] Ele transborda de suas margens, de forma errática e imprevisível, durante a primavera, quando a semente já no chão tem de ser protegida, primeiro para não se afogar sob as águas da enchente; segundo, para não secar sob o sol escaldante, que faz evaporar mais da metade do fluxo do rio antes que ele chegue ao mar.
(Paul Kriwaczek. Babilônia: a Mesopotâmia e o nascimento da civilização, 2018.)
O excerto faz uma comparação entre a sociedade da Suméria e a do Egito da Antiguidade, acentuando, entre elas,

  • A os aspectos divergentes do ponto de vista da natureza das atividades econômicas.
  • B a ausência de organização militar para a defesa dos terrenos férteis.
  • C os esforços para o aproveitamento de condições naturais de sobrevivência social.
  • D os padrões distintos de submissão da mão de obra capturada nas guerras.
  • E a existência de sociedades sustentadas pela propriedade coletiva das terras.
39

[...] os mestres gregos foram à escola com os egípcios, e todos nós somos discípulos dos gregos. [...] Embora alguns [dos] templos [gregos] sejam vastos e imponentes, não atingem as colossais dimensões das construções egípcias. Sente-se que foram edificadas por seres humanos, para seres humanos. De fato, não existia um governante divino imperando sobre os gregos que pudesse forçar – ou tivesse forçado – todo um povo a trabalhar como escravos para ele. As tribos gregas tinham-se instalado em várias cidades pequenas e em portos de abrigo ao longo da costa. Havia muita rivalidade e atritos entre essas comunidades, mas nenhuma delas conseguiu dominar todas as outras.
(Ernst H. Gombrich. A história da arte, 1993.)
O diálogo intercivilizacional entre o Egito e as cidades-Estado gregas na Antiguidade foi

  • A impossibilitado pelas diferenças profundas de suas atividades econômicas.
  • B estimulado por suas alianças militares contra o Império Persa.
  • C interrompido pela oposição da filosofia grega às explicações religiosas do mundo.
  • D condicionado por suas específicas organizações políticas.
  • E favorecido pela presença de colônias egípcias nos territórios gregos.
40

Da parte dos bárbaros, tudo parece indicar que a forte estrutura hierárquica favoreceu a conversão das populações, em particular das tribos, uma vez que essa era a forma de estrutura social mais comum. Aqui e ali aparecem resistências de chefes, mas no conjunto a conversão dos chefes leva à conversão da população.
(Jacques Le Goff. O Deus da Idade Média, 2017.)
O processo de cristianização dos povos que ocuparam a Europa Ocidental com o fim do Império Romano do Ocidente implicou

  • A a imbricação dos poderes seculares e eclesiásticos nas sociedades europeias.
  • B a divisão de terras da Igreja com as nações recentemente instaladas na Europa.
  • C a constituição de um poder político centralizado sobre o conjunto da Europa.
  • D a elitização progressiva do culto monoteísta em meio às populações europeias.
  • E a oposição do clero reformista à absorção de crenças pagãs pela Igreja europeia.

Noções de Informática

41

Joana abriu uma pasta de trabalho nova no MS Excel e executou as seguintes operações na planilha Plan1:

1. Selecionou a célula A1
2. Digitou 5 no teclado
3. Selecionou a célula A2
4. Digitou a fórmula =A1+7 seguida da tecla Enter no teclado
5. Selecionou a célula A2
6. Digitou Ctrl + C no teclado
7. Selecionou as células de A3 até A100
8. Digitou Ctrl + V

Depois dessas operações, a célula A99 exibe o valor:

  • A 0;
  • B 621;
  • C 691;
  • D 693;
  • E 698.
42

No MS Excel 2010, quando todas as colunas estão visíveis, o título da coluna que antecede a coluna AA é:

  • A A0;
  • B AZ;
  • C Z;
  • D ZA;
  • E ZZ.
43

No Windows 10, o aplicativo Limpeza de Disco, disponível em Ferramentas Administrativas do Windows, no menu Iniciar, oferece diversas opções de grupos de arquivos que podem ser removidos, EXCETO:

  • A arquivos da Área de Trabalho;
  • B arquivos de Internet Temporários;
  • C Lixeira;
  • D Miniaturas;
  • E relatórios de erros do Windows.
44

No âmbito do Windows 10, analise as afirmativas a seguir sobre a Barra de Tarefas.

I. Permite armazenar arquivos frequentemente utilizados.
II. Permite fixar programas e aplicativos para acesso rápido.
III. Pode ser usada para abrir o Gerenciador de Tarefas.

Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;
  • B somente II;
  • C somente III;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.
45

Júlia e Mariana pretendem produzir um relatório em conjunto. Como estão trabalhando em locais distintos, afastados entre si, será preciso enviar o arquivo de uma para outra diversas vezes durante sua confecção. Nesse processo, é importante que cada uma das autoras possa saber precisamente as alterações introduzidas no texto em cada etapa.

O mecanismo do MS Word que pode ajudá-las decisivamente nessa empreitada é o:

  • A controle de alterações, disponível na guia Revisão;
  • B menu Selecionar Destinatários, disponível na guia Correspondências;
  • C modo Estrutura de Tópicos, disponível na guia Exibição;
  • D modo Rascunho, disponível na guia Exibição;
  • E recurso SmartArt, disponível na guia Inserir.
46

Copiar a formatação de um local e aplicá-la a outro”.

Na interface do MS Word, essa é a descrição resumida do recurso/função:

  • A Alterar Estilos;
  • B Marcar Entrada;
  • C Painel de Seleção;
  • D Pincel de Formatação;
  • E Temas.
47

Numa planilha do MS Excel 2010, é possível identificar uma célula ou um intervalo de células referenciando-as pelos títulos de colunas e linhas.
Considerando os intervalos A3:C10 e B5:H8, assinale o número de células que pertencem aos dois intervalos.

  • A 2
  • B 4
  • C 6
  • D 8
  • E 10
48

João utiliza o Calc do LibreOffice 4.2, e precisa construir uma fórmula que envolve os valores de vendas diárias de uma empresa nos meses Novembro e Dezembro dispostos, respectivamente, nas colunas G e H, entre as linhas 2 e 32. Todas as células desses intervalos foram preenchidas de acordo com o calendário.
Assinale a fórmula que calcula corretamente a variação percentual da média diária de vendas, positiva ou negativa, do mês de dezembro em relação ao mês de novembro.

  • A =MÉDIA(H2:H32) - MÉDIA(G2:G31)/MÉDIA(G2:G31)*100
  • B =(MÉDIA(H2:H32) - MÉDIA(G2:G31))/MÉDIA(G2:G31)*100
  • C =(MÉDIA(H2:H32 - G2:G31)/MÉDIA(G2:G31)/100
  • D =(MÉDIA(H2:H32) - MÉDIA(G2:G31))/MÉDIA(G2:G31)/100
  • E =(MÉDIA(H2:H32) - MÉDIA(G2:G31) - MÉDIA(G2:G31)*100

Redação Oficial

49

Reginaldo, servidor da Câmara Municipal de Beta, recebeu a incumbência de redigir a parte do projeto de lei que realçava e explicitava, de modo conciso e sob a forma de título, o seu objeto. Reginaldo deve elaborar:

  • A a parte normativa;
  • B o preâmbulo;
  • C a parte final;
  • D a epígrafe;
  • E a ementa.
50

Muitos pronomes de tratamento possuem abreviaturas específicas; a abreviatura EQUIVOCADA abaixo é:

  • A Vossa Eminência: V. Ema .
  • B Vossa Magnificência: V. Maga .
  • C Vossa Santidade: V. S.
  • D Vossa Senhoria: V. Sa
  • E Vossa Excelência: V. Excia .
51

A respeito do conceito de documentos oficiais, analise as afirmativas a seguir.
I. A circular é uma correspondência de caráter interno emanada por uma autoridade competente. II. A portaria é o documento utilizado para expor a atividade de determinado órgão. III. A certidão é um tipo de aviso elaborado para enviar determinada informação ou convocação.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E II e III, apenas.
52

Assinale a opção que indica quando o telegrama, tipo de correspondência oficial, deve ser utilizado.

  • A Em uma situação de recursos escassos que impede o uso de meios dispendiosos.
  • B Em uma situação que exige segurança, por meio da certificação digital.
  • C Em uma situação de urgência, em que não é possível o uso de outras correspondências.
  • D Em uma situação que exige uma forma predeterminada de estrutura e de linguagem.
  • E Em uma situação que prescinde de uma entrega rápida.
53

Com relação aos atos administrativos, correlacione os tipos apresentados com as respectivas definições.


1. Oficio

2. Circular

3. Portaria

4. Despacho


( ) meio de comunicação formal entre agentes administrativos.

( ) meio pela qual autoridades transmitem ordens uniformes.

( ) fórmula pela qual, autoridades inferiores ao chefe do executivo, expedem orientações gerais ou específicas.

( ) fórmula pela qual autoridades administrativas manifestam decisões finais em processos administrativos submetidos à sua apreciação.


Assinale a opção que apresenta a correlação correta, de cima para baixo.

  • A 1, 2, 3 e 4.
  • B 4, 1, 2 e 3.
  • C 3, 4, 1 e 2.
  • D 2, 3, 4 e 1.
  • E 2, 1, 4 e 3.
54

Sobre os tipos de correspondência, classificados segundo a sua natureza, analise as afirmativas a seguir.


I. Correspondência Interna é a correspondência mantida entre as unidades do órgão.

II. Correspondência Oficial é mantida entre os órgãos ou entidades da administração pública ou destes para outros órgãos públicos ou para empresas privadas.

III. Correspondência recebida é a correspondência de origem interna ou externa registrada pelo protocolo geral do órgão ou entidade.


Está correto o que se afirma em

  • A II, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
55

Relacione os tipos de documentos listados a seguir às suas características.


1. Ata

2. Memorando

3. Requerimento

4. Relatório


( ) é o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim.

( ) é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou não.

( ) é o instrumento utilizado para os mais diferentes tipos de solicitações às autoridades ou órgãos públicos.

( ) é a modalidade de comunicação pela qual se faz a narração ou descrição, ordenada, mais ou menos minuciosa, daquilo que se viu, ouviu ou observou.


Assinale a opção que apresenta a correlação correta, de cima para baixo.

  • A 4, 3, 2 e 1.
  • B 1, 3, 2 e 4.
  • C 1, 2, 3 e 4.
  • D 2, 3, 4 e 1.
  • E 4, 2, 3 e 1.

Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo

56

A Lei Complementar nº 17, de 09 de outubro de 2001, do Município de Paulínia dispõe sobre o Estatuto do Servidor Público de Paulínia.

De acordo com o citado diploma legal, é exemplo de dever funcional do servidor público

  • A tratar com urbanidade as pessoas.
  • B cumprir as ordens superiores, inclusive quando manifestadamente ilegais.
  • C atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas, inclusive as protegidas por sigilo.
  • D atuar como procurador ou intermediário, junto às repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes.
  • E atender às requisições para a defesa da Fazenda Pública Municipal, mediante prévia e indispensável autorização da Procuradoria Municipal.
57

João, servidor público ocupante de cargo efetivo no Município de Paulínia, no exercício das funções, praticou gratuitamente agressão e ofensa física contra seu colega de trabalho, o servidor ocupante de cargo em comissão José, por motivo de intolerância religiosa, não estando sua conduta justificada pela defesa própria ou de terceiros.

Em razão da agressão cometida, após regular processo administrativo disciplinar, de acordo com o Estatuto do Servidor Público de Paulínia, João está sujeito à pena de

  • A demissão.
  • B repreensão.
  • C advertência.
  • D suspensão por 90 (noventa) dias
  • E suspensão por 30 (trinta) dias.
58

Maria foi aprovada em concurso público para cargo efetivo no Município de Paulínia, dentro do número de vagas oferecidas no edital, e foi convocada para nomeação e posse.

De acordo com o Estatuto do Servidor Público de Paulínia, ao entrar em exercício, Maria ficará sujeita a estágio probatório por período de

  • A 90 (noventa) dias, durante o qual sua aptidão e capacidade serão, sistematicamente, objetos de avaliação para o desempenho do cargo, mediante acompanhamento de comissão específica.
  • B 2 (dois) anos, durante o qual sua aptidão e capacidade serão, sistematicamente, objetos de avaliação para o desempenho do cargo, mediante acompanhamento de comissão específica.
  • C 2 (dois) anos, durante o qual sua aptidão e capacidade serão, sistematicamente, objetos de avaliação para o desempenho do cargo, observados, entre outros, fatores de assiduidade, disciplina, capacidade e iniciativa, produtividade e eficiência, responsabilidade, bem como idoneidade moral.
  • D 3 (três) anos, durante o qual sua aptidão e capacidade serão, sistematicamente, objetos de avaliação para o desempenho do cargo, observados, entre outros, fatores de assiduidade, disciplina, capacidade e iniciativa, produtividade e eficiência, responsabilidade, bem como idoneidade moral.
  • E 3 (três) anos, durante o qual sua aptidão e capacidade serão, sistematicamente, objetos de avaliação para o desempenho do cargo, e, findo tal prazo, a servidora estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado, vedada a utilização de processo administrativo para esse fim, ainda que assegurada ampla defesa.
59

Joana, servidora pública municipal de Paulínia, é chefe do departamento de Recursos Humanos e nunca teve qualquer falta disciplinar anotada em sua folha funcional, tendo comportamento exemplar. Certo dia, no exercício das funções, Joana aliciou seu subordinado Joaquim, no sentido de filiar-se à determinada associação sindical.

De acordo com o Estatuto do Servidor Público de Paulínia, em tese, Joana praticou infração disciplinar punível com pena de

  • A demissão, que prescreve em 5 (cinco) anos.
  • B suspensão, que prescreve em 3 (três) anos.
  • C advertência, que prescreve em 180 (cento e oitenta) dias.
  • D repreensão, que prescreve em 2 (dois) anos.
  • E suspensão, que prescreve em 2 (dois) anos.
60

O funcionário nomeado e empossado em cargo de provimento efetivo sob o regime da Lei Complementar nº 17/01, ao entrar em exercício, ficará sujeito a

  • A estágio probatório por período 3 (três) anos.
  • B regime de avaliação por período de 2 (dois) anos.
  • C avaliação teórico-prática por provas semestrais.
  • D análise de desempenho por período de 5 (cinco) anos.
  • E exames médicos para avaliar sua produtividade e eficiência.
61

À luz do Art. 80 do Estatuto do Servidor Público de Paulínia, avalie as afirmativas a seguir.



I. É dever do funcionário exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.


II. É dever do funcionário cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestadamente ilegais.


III. É dever do funcionário levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo.



Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Legislação Municipal

62

Carlos, servidor público ocupante de cargo de provimento efetivo junto ao Poder Executivo do Município de Angra dos Reis, de nomenclatura XX, há uma década exerce suas funções com dedicação e esmero.

Para enfrentar novos desafios, tomou posse em outro cargo, de nomenclatura WW, junto ao mesmo Município, após regular aprovação em concurso público. Neste último cargo, não logrou ser aprovado no estágio probatório:

À luz da sistemática legal vigente, Carlos deve ser

  • A reconduzido ao cargo XX, pois já era estável.
  • B mantido no cargo WW, pois já era estável.
  • C exonerado do serviço público.
  • D demitido do serviço público.
  • E posto em disponibilidade.
63

Ana e Maria, servidoras públicas ocupantes de cargos de provimento efetivo junto ao Poder Executivo do Município de Angra dos Reis, durante a sua atuação funcional, observaram que algumas pessoas, sem que percebessem, deixavam cair objetos de uso pessoal na via pública. Sempre que o interessado não voltava ao local, Ana recolhia os objetos e ficava com eles. Já sua colega Maria ficava com os objetos mesmo que o interessado voltasse ao local, sempre afirmando que não vira os objetos.

Considerando a base de valores que deve nortear a atuação dos servidores públicos, devemos reconhecer que

  • A somente Maria agiu de forma correta.
  • B somente Ana agiu de forma correta.
  • C Ana e Maria agiram de forma incorreta.
  • D Ana e Maria agiram de forma correta.
  • E ambas estão corretas, se obedeceram à chefia imediata.
64

Antônio, servidor público ocupante de cargo de provimento efetivo junto ao Poder Executivo do Município de Angra dos Reis, respondeu a sindicância em razão da prática de infração disciplinar apenada com suspensão, terminando por sofrer esta penalidade, que foi fixada em 30 dias.

Considerando a sistemática legal vigente e a funcionalidade da sindicância, Antônio

  • A poderia efetivamente sofrer a sanção de suspensão no âmbito da sindicância.
  • B não poderia sofrer a sanção de suspensão, que só poderia ser aplicada em um processo judicial.
  • C não poderia sofrer a sanção de suspensão, que só poderia ser aplicada em um processo disciplinar.
  • D não poderia ser suspenso por 30 dias, já que, no âmbito da sindicância, essa sanção está limitada a 15 dias.
  • E poderia ser suspenso no âmbito da sindicância, desde que fosse justificada a não instauração do processo disciplinar.
65

Antônio ofereceu pequena vantagem pecuniária a João, servidor público, para que este último conseguisse uma vaga no hospital municipal a que estava vinculado. Desse modo, o filho de Antônio, que necessitava de cuidados urgentes, poderia ser atendido com preferência sobre os demais pacientes. Considerando o bem a ser realizado e a vantagem a ser auferida, a proposta foi aceita por João e o filho de Antônio foi atendido e curado.


Considerando os elementos estruturais da ética do serviço público, a conduta de João é

  • A inaceitável, considerando que podia, mas não queria praticar a ação.
  • B aceitável, considerando que podia, queria e deveria praticar a ação.
  • C inaceitável, considerando que não podia e não deveria praticar a ação.
  • D aceitável, já que o juízo de valor negativo seria afastado pelas características do juízo de fato.
  • E inaceitável, considerando que, embora devesse, não podia praticar a ação.

Atualidades

66

Em abril de 2020, a pressão de economistas, parlamentares e setores da sociedade civil, no contexto da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, levou o Governo a instituir uma Renda Básica Emergencial de R$600 per capita a grupos vulneráveis da sociedade.

Este programa visava, particularmente,

  • A garantir um rendimento adicional para todos os brasileiros que possuem rendas mensais baixas.
  • B auxiliar os brasileiros do setor de serviços, que perderam suas fontes de renda, devido à paralisação das atividades.
  • C ajudar trabalhadores em crise e sem acesso à rede de proteção social dos empregados formais.
  • D amparar trabalhadores formais de baixa renda e aqueles que tiveram suas jornadas e salários reduzidos.
  • E complementar o seguro-desemprego ou a aposentadoria dos setores de baixa renda da sociedade brasileira.
67

Três grandes conflitos forjaram a história recente do Afeganistão – os dez anos de resistência dos mujahidin contra a URSS (1979- 1989), os quatro anos de guerra civil entre os senhores da guerra afegãos (1992-1996) e os 20 anos de ocupação americana, após o 11 de Setembro (2001-2021). Nessas quatro décadas, o Talibã figurou como o principal protagonista do país.

Sobre o Talibã, assinale a afirmativa correta.

  • A É uma organização terrorista responsável por ataques às embaixadas ocidentais no Paquistão e na Europa, em retaliação à publicação de charges sobre o profeta Maomé.
  • B Formou-se nas madrassas, escolas corânicas xiitas afegãs e paquistanesas, de onde se origina o termo talib, que significa estudante.
  • C Surgiu enquanto milícia na década de 1990, no norte do Paquistão, sob a liderança do mulá Mohammed Omar, que se destacou combatendo as forças da OTAN.
  • D É um movimento fundamentalista e nacionalista islâmico, que zela pela imposição da interpretação rígida da sharia, incluindo a obrigação do uso da burka pelas mulheres.
  • E É um grupo político jihadista islamista, que se autoproclama um califado e pretende ter autoridade religiosa sobre todos os muçulmanos, além das fronteiras do Afeganistão.
68
Um novo estudo da Universidade de Oxford mostrou que as fake news e textos de ódio de cunho político distribuídos nas redes sociais em 2018, nos EUA, quando aconteceram eleições legislativas, já era maior que o fluxo desses materiais durante a corrida presidencial que consagrou Trump como o novo presidente americano dois anos antes.
Adaptado de https://exame.com/mundo/nos-eua-uso-de-fake-news-naseleicoes-2018-ja-superou-trump-em-2016/

Considerando o trecho acima e o uso de fake news na atualidade, assinale a afirmativa correta.
  • A Os factoides fragilizam os sistemas democráticos, polarizando o debate por meio de notícias falsas.
  • B As notícias falsas circulam predominantemente nas redes sociais, o que restringe seu impacto político.
  • C As eleições de Trump estabeleceram uma nova normalidade, servindo de modelo para divulgação de notícias políticas.
  • D Os textos de ódio fazem parte da disputa eleitoral, igualando os recursos e fortalecendo os governos representativos.
  • E Os ataques midiáticos estimulam o debate polêmico, o que fortalece o exercício da liberdade individual e de expressão.
69
O Brasil não avançou satisfatoriamente em nenhuma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da chamada Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). É o que aponta o Relatório Luz 2021, apresentado na Câmara dos Deputados. O documento foi produzido pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, formado por organizações não-governamentais, movimentos sociais, fóruns e universidades. O GT faz o monitoramento das metas previstas no compromisso assinado por inúmeros países, entre eles o Brasil, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em 2015.
Adaptado de https://www.ecodebate.com.br/2021/07/20/

As afirmativas a seguir indicam as principais metas que devem ser alcançadas em 2030, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
  • B Alcançar a igualdade de gênero e adotar medidas de empoderamento para todas as mulheres.
  • C Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  • D Expandir a economia e garantir para todos a extração e o processamento de combustíveis e alimentos.
  • E Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres e combater a desertificação.
70

Entre final de outubro e início de novembro de 2021, Glasgow (Escócia) sediará uma conferência para debater como controlar as mudanças climáticas, a COP26. A respeito do vocabulário ambientalista recorrente no encontro, relacione as expressões listadas a seguir às suas respectivas caracterizações.  1. Acordo de Paris 2. Justiça climática 3. Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ( ) Avalia as pesquisas mais atualizadas sobre mudanças climáticas e produz relatórios não prescritivos para as negociações internacionais que visam ao enfrentamento da mudança do clima. ( ) Vincula direitos humanos e desenvolvimento, para salvaguardar os direitos das pessoas mais vulneráveis e partilhar os encargos das mudanças climáticas de forma equitativa. ( ) Estabelece a meta de manter o aquecimento global abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais, e tentar atingir a meta de 1,5°C, para evitar catástrofes climáticas. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem estabelecida. 

  • A 1, 3 e 2.
  • B 2, 3 e 1.
  • C 3, 2 e 1.
  • D 2, 1 e 3.
  • E 1, 2 e 3.
71

Em 2021, depois de superada a fase mais aguda da pandemia, a cotação das commodities subiu e se somou ao desarranjo nas cadeias de produção. Essa interrupção provocou uma escassez de produtos, pressionando os preços. Assinale a opção que descreve corretamente um aspecto do atual cenário da economia brasileira.

  • A A alta das commodities valorizou o real em relação ao dólar, pois o Brasil é um grande exportador de produtos básicos, como soja e milho.
  • B O desarranjo no setor de bens de consumo duráveis foi causado pela alta na demanda externa, difícil de ser atendida pela escassez de matéria-prima vinda da China.
  • C O fortalecimento da moeda brasileira em relação ao dólar é o resultado das exportações do agronegócio, que continuou forte, mesmo com a crise global da pandemia.
  • D A desordem nas cadeias produtivas resultou da crise sanitária, que paralisou ou reduziu a produção em diversos setores industriais e gerou desabastecimento de insumos.
  • E A alta nos preços dos combustíveis e da energia elétrica elevou os custos de produção e causou o desarranjo das cadeias produtivas nacionais.
72
Segundo o Financial Times, em agosto de 2021, a China testou, com relativo êxito, um míssil hipersônico. De acordo com as informações, o míssil hipersônico foi lançado pela China e circulou o globo terrestre, antes de acertar um alvo determinado, em terra. O míssil, que pode carregar em sua ponta uma ogiva nuclear, estava acoplado a um veículo planador capaz de alterar a própria rota para atingir o alvo. As agências de inteligência dos EUA estão surpresas com o progresso da potência asiática em armas de altíssimo alcance. Adaptado de https://canaltech.com.br/inovacao Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.  I. Mísseis hipersônicos são uma ameaça para os sistemas americanos de defesa contra mísseis, pois é difícil rastrear sua trajetória já que conseguem alterar a própria rota original. II. Mísseis que superam a velocidade do som são cobiçadas armas de guerra, por atingir alvos cada vez mais distantes e igualar os mísseis balísticos intercontinentais em velocidade e potência destrutiva. III. China e EUA protagonizam uma reedição da Guerra Fria na qual o discurso não é mais contra o comunismo, como na Guerra Fria contra os soviéticos, mas em favor da democracia, contra o regime autocrata de Pequim. Está correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
73

Considere o texto sobre a guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Com o argumento de que busca proteger os produtores norte-americanos e reverter o déficit comercial que os Estados Unidos têm com a China, Donald Trump vem anunciando desde 2018 tarifas sobre produtos importados do país asiático. O objetivo é dificultar a chegada de produtos chineses aos Estados Unidos, o que estimularia a produção interna. O governo da China, por sua vez, tem reagido a esses anúncios com retaliações, chegando a impor também tarifas sobre produtos norte-americanos. É difícil dizer ao certo quando a disputa, nos moldes em que se encontra agora, foi iniciada, mas algumas datas podem ser consideradas marcantes. Durante a campanha eleitoral, os discursos de Trump já apontavam críticas ao déficit comercial dos Estados Unidos em relação à China. Já como presidente, Trump fez o primeiro anúncio de taxas sobre produtos chineses em março de 2018. Desde então, já anunciou outras medidas e ameaçou adotar outras. A China tem respondido também com barreiras comerciais aos produtos norte-americanos e ameaças.

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/08/16/guerra- -comercial-entenda-a-piora-das-tensoes-entre-china-e-eua-e-as-incertezas- -para-a-economia-mundial.ghtml. Acesso em: 14 out. 2019.

Essa guerra comercial entre os dois países é provocada pela política

  • A comunista do governo chinês para difundir o modo de produção asiático.
  • B protecionista do governo estadunidense para salvaguardar a sua economia.
  • C externa militarizada dos Estados Unidos para conter o avanço do comunismo.
  • D multilateral da União Europeia para garantir os mercados chinês e estadunidense.

Direito Constitucional

74

O Estado Alfa editou a Lei nº XX, estabelecendo os requisitos a serem preenchidos para que seja deferido o requerimento de inscrição no cadastro de produtor rural, obrigatório para aquelas pessoas que desenvolvem atividade econômica primária agrícola, pecuária e similares. Entre esses requisitos, foi estabelecida a exigência de apresentação de certidão negativa de débitos fiscais com o Estado Alfa.
João, que possui débitos fiscais com o Estado Alfa, mas almeja exercer a referida atividade, consultou um advogado a respeito da constitucionalidade da exigência, sendo-lhe respondido, corretamente, que ela é:

  • A inconstitucional, pois afronta a unidade da federação restringir a certidão negativa apenas aos débitos mantidos com o Estado Alfa, o que termina por estimular os débitos com os demais;
  • B inconstitucional, pois afronta a livre iniciativa obstar o exercício da atividade econômica pelos que tenham débitos tributários, caracterizando espécie de sanção política;
  • C constitucional, pois a livre iniciativa não está desconectada do interesse coletivo, não sendo possível o seu exercício descompromissado com o dever de pagar tributos;
  • D constitucional, pois a inexistência de débitos tributários indica a higidez financeira que dá sustentação à atividade econômica e assegura o cumprimento de obrigações;
  • E constitucional, já que livre iniciativa não se identifica com iniciativa desregulada, sendo dever do Estado Alfa estabelecer os requisitos que entenda adequados.
75

Maria, juíza federal, pela quinta vez alternada, faz parte da lista tríplice para promoção por merecimento a um dado Tribunal Regional Federal.
Ao receber a lista, o presidente da República consultou sua assessoria a respeito de uma possível preferência de Maria em relação aos dois outros integrantes da lista, sendo-lhe corretamente informado que:

  • A não há preferência no caso descrito, pois Maria figurou cinco vezes, de modo alternado, na lista para promoção por merecimento;
  • B Maria deve ser obrigatoriamente promovida, por ter figurado cinco vezes alternadas na lista para promoção por merecimento;
  • C há preferência, mas o chefe do Poder Executivo pode deixar de promover Maria mediante ato devidamente fundamentado;
  • D não há preferência, na situação narrada, na promoção de instância, pois só há preferência na promoção para uma entrância superior;
  • E não há preferência, pois a competência constitucional do chefe do Poder Executivo somente observa balizamentos nas situações expressamente indicadas.

Direito Processual Penal

76

A organização internacional de cooperação XX celebrou contrato com o Município Alfa. À míngua de previsão de qualquer foro de eleição, a organização internacional procurou um advogado brasileiro e o consultou sobre a possibilidade de ajuizar uma ação, em face do Município Alfa, perante o órgão competente do Poder Judiciário brasileiro, em razão do descumprimento de cláusula contratual por parte desse ente.

O advogado respondeu, corretamente, que eventual causa seria processada e julgada:

  • A por juiz federal, com recurso ordinário para o Superior Tribunal de Justiça;
  • B por juiz federal, com recurso ordinário para o Supremo Tribunal Federal;
  • C por juiz federal, com recurso de apelação para o respectivo Tribunal Regional Federal;
  • D pelo Superior Tribunal de Justiça, com recurso ordinário para o Supremo Tribunal Federal;
  • E pelo Supremo Tribunal Federal, somente sendo cabíveis recursos endereçados ao próprio Tribunal.

Direito Constitucional

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Alguns partidos políticos com representantes no Senado Federal fizeram um acordo, com o objetivo de tornar viável a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), visando a apurar uma série de atos praticados no âmbito de uma autarquia federal, relacionados à contratação de determinada sociedade empresária sem a prévia realização de processo licitatório. A partir desse acordo, foram colhidas 27 assinaturas de senadores, foi indicado o período de funcionamento da CPI e encaminhado o requerimento de instauração ao órgão diretivo competente.

À luz dessa narrativa, é correto afirmar que:

  • A a instauração da CPI depende do juízo de valor do órgão diretivo competente, que irá avaliar a sua conveniência para o regular desenvolvimento das atividades da Casa Legislativa;
  • B o requerimento de instauração tem a natureza de comunicação, de modo que a CPI já está instaurada apenas com a colheita das assinaturas necessárias para tanto;
  • C a instauração da CPI depende de autorização da maioria simples dos membros da Casa Legislativa, cuja eficácia não pode ser obstada por qualquer órgão diretivo;
  • D a CPI deve ser instaurada, enquanto direito da minoria, o que não pode ser obstado pela vontade da maioria parlamentar ou de órgão diretivo da Casa Legislativa;
  • E a CPI não pode ser instaurada, já que o requerimento carece do número mínimo de assinaturas e não indica fato certo e determinado a ser apurado.
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Com o objetivo de amenizar a grave crise financeira que assolava o Município Alfa, um grupo de vereadores apresentou projeto de lei instituindo um imposto que a Constituição da República de 1988 outorgou aos Municípios, mas que, até aquele momento, não fora instituído. O projeto, que contava com forte oposição popular, veio a ser vetado pelo prefeito municipal sob o argumento de ser inconstitucional, sendo o veto rejeitado pela maioria absoluta dos membros da Casa Legislativa.

Desse processo legislativo, resultou a Lei municipal nº XX, que é:

  • A inconstitucional, considerando o quórum observado na Casa Legislativa para a rejeição do veto;
  • B inconstitucional, por afronta à iniciativa legislativa privativa do chefe do Poder Executivo em matéria tributária;
  • C inconstitucional, por afronta à iniciativa legislativa privativa do chefe do Poder Executivo, em relação à receita e à despesa pública;
  • D constitucional, considerando que a narrativa não apresenta qualquer incompatibilidade com a Constituição da República de 1988;
  • E constitucional, considerando que, em relação aos Municípios, a simetria permanece adstrita aos balizamentos oferecidos pela Constituição Estadual.
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Após o terceiro ano consecutivo sem a edição de lei dispondo sobre a revisão geral anual referida na ordem constitucional, a Associação ZZ, que congrega servidores do Poder Judiciário do Estado Alfa, consultou sua assessoria a respeito da autoridade ou órgão que detém o poder de iniciativa legislativa e quais são as consequências dessa omissão.

O advogado respondeu, corretamente, que o poder de iniciativa é do:

  • A governador do Estado, e a não apresentação do projeto gera direito subjetivo a indenização;
  • B Tribunal de Justiça, e a não apresentação do projeto gera direito subjetivo a indenização;
  • C governador do Estado, e a não apresentação do projeto não gera direito subjetivo a indenização, mas devem ser declinadas as razões pelas quais não propôs a revisão;
  • D Tribunal de Justiça, sendo que a apresentação do projeto é ato essencialmente discricionário, de natureza política, que não carece de fundamentação e é insuscetível de controle;
  • E governador do Estado, sendo que a apresentação do projeto é ato essencialmente discricionário, de natureza política, que não carece de fundamentação e é insuscetível de controle.
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Maria foi convocada, pelo poder público, para desempenhar determinada atividade de interesse coletivo prevista em lei, uma única vez, em determinado dia da semana. De posse do instrumento de convocação, compareceu à repartição e comunicou que não iria participar da referida atividade, que considerava injustificável à luz da razão humana, afrontando, com isso, a filosofia racionalista da qual era prosélita.

À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que Maria agiu de maneira:

  • A lícita, mas deve cumprir prestação alternativa prevista em lei, sob pena de ter os direitos políticos suspensos em caso de recusa;
  • B lícita, mas somente se a lei prever uma prestação alternativa passível de ser cumprida, caso contrário, deve sofrer as sanções previstas em lei;
  • C ilícita, pois a objeção de consciência deve estar lastreada em crença religiosa, não em convicção filosófica, estando sujeita às sanções cominadas em lei;
  • D lícita, desde que a lei que instituiu a obrigação preveja expressamente a faculdade de não ser cumprida, daí decorrendo a incidência das sanções cominadas;
  • E ilícita, pois a recusa em cumprir obrigação legal a todos imposta, em qualquer caso, afronta a isonomia, devendo ser privada de sua cidadania nas acepções ativa e passiva.