Resolver o Simulado SELECON

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Direito Administrativo

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Taksin Preecha exerce as funções de fiscal sanitário no estado WW e, no uso regular de suas atribuições, recebe denúncia de má conservação de alimentos na mercearia Pocahontas Nemo, que se revela verdadeira. Constatado que existem mercadorias irregularmente armazenadas e com validade vencida, o fiscal apreende os bens e aplica multa. Nesse caso, com o ato de apreensão está sendo realizado um dos atributos do ato administrativo consistente na:

  • A veracidade
  • B legitimidade
  • C autoexecutoriedade
  • D previsibilidade
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Malai Storm é professora de História, atuando no Estado GT, e sugere a aquisição de material para utilização em sua escola com a finalidade de motivar o estudo de sua disciplina. Aprovado o seu pedido, a Secretaria Municipal de Educação inicia o necessário procedimento licitatório. Nos termos da lei de licitações (Lei nº 8.666/93), deve ser realizado o procedimento de:

  • A convite
  • B concurso
  • C leilão
  • D patrocínio
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Amaro Miguel é engenheiro e sócio de uma empresa que realiza obras para diversos municípios. Após submeter-se a procedimento licitatório, a empresa logrou sair vitoriosa para realizar vultosas obras no município XC. Nos termos da Lei nº 8.666/93, deverá ser inicialmente apresentado o projeto:

  • A básico
  • B modal
  • C necessário
  • D utilitário
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Safira Iasmin é servidora pública efetiva do município TT ocupando a função de confiança de gerente de logística da Secretaria Municipal de Obras. Na sua gerência, atuam cerca de cem servidores dos mais variados níveis. Dada a complexidade da administração, atua com quatro subgerências, embora concentre o poder hierárquico. Quando há necessidade, Safira transfere esse poder para um dos subgerentes. Trata-se da denominada:

  • A delegação
  • B renúncia
  • C desistência
  • D incompetência
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Tiago Noah é Secretário Municipal de Administração do município VB e, verificando que determinado ato administrativo padece de vício de nulidade, determina, de ofício, o seu desfazimento. Trata-se da aplicação, no âmbito do controle administrativo, do princípio da:

  • A provocação
  • B inércia
  • C autotutela
  • D extensão
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M. C. Pradel, professora, requereu ao município XCT a expedição de documento contendo informações sobre sua vida funcional, desde a posse até sua última promoção. No documento expedido, constaram várias anotações elogiosas às suas atividades profissionais, bem como uma promoção por merecimento. Sendo documento público em relação aos fatos enunciados, atua o princípio da veracidade que está fundamentado na denominada:

  • A autonomia
  • B certificação
  • C fé pública
  • D exigibilidade
7

Pilat é professor vinculado ao município ZZ e realiza concurso para o município TT. Após aprovação, dirige-se ao setor de recursos humanos para tomar posse, onde o responsável exige comprovante de exoneração do órgão anterior. Nos termos da Constituição Federal, quando houver compatibilidade de horários, é permitida a acumulação de dois cargos de:

  • A advogado
  • B promotor
  • C professor
  • D policial
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O agente público Theotônio busca organizar a atividade da Secretaria Municipal de Obras do município LL com o intuito de adequá-la aos modernos parâmetros da administração pública. Um dos eixos da organização consiste em estabelecer parâmetros para os atos de polícia, editando normas que impõem a definição do objeto e de metas. Nos termos das normas do Direito Administrativo, são considerados atos de polícia os de:

  • A legislação
  • B fiscalização
  • C julgamento
  • D consultoria
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Fred pretende promover ação com pedido condenatório do município por ter caído em um bueiro destampado. Houve alerta de vários munícipes quanto ao fato, e a secretaria competente não se pronunciou sobre o assunto. Nos termos da doutrina do Direito Administrativo, a responsabilidade do município decorre da existência de omissão:

  • A específica
  • B natural
  • C generalista
  • D apropriada
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Pablo é admitido, por concurso, no serviço público municipal. Por força da legislação de regência, seu órgão de atuação exige a apresentação de declaração de bens. Nos termos da Lei Federal nº 8.429, de 02 de junho de 1992, o servidor poderá entregar cópia da declaração anual de bens, na conformidade da legislação do Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza, apresentada à:

  • A Secretaria Estadual de Fazenda
  • B Inspetoria Seccional do Tesouro
  • C Delegacia da Receita Federal
  • D Superintendência da Fiscalização

Atendimento ao Público

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A capacidade de ouvir se complementa com o ato de olhar e observar a expressão facial e corporal de quem fala, pois a comunicação tem dimensões verbal e não verbal, que solicitam a atenção interessada do ouvinte. Este envolvimento sensorial do ouvinte é muito importante para quem fala porque toda pessoa tem a necessidade de se sentir efetivamente:

  • A ignorada
  • B compreendida
  • C julgada
  • D examinada
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O funcionário de uma escola pública deve ser capaz de realizar um atendimento à população com um tratamento atencioso e gentil que responda efetivamente às necessidades de informação de alunos e seus familiares. O que caracteriza um bom atendimento é quando de fato se responde ao cidadão de modo:

  • A falho
  • B insatisfatório
  • C satisfatório
  • D parcial
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Rosenberg (2006) afirma que as pessoas podem aprimorar a forma como se comunicam exercitando um modelo de expressão que tem por base a fala consciente, o desejo de transmitir clareza e de oferecer uma escuta respeitosa nos diálogos cotidianos. A esse modelo, o autor deu o nome de “comunicação não violenta” por promover técnicas que tornam as relações interpessoais mais:

  • A conflituosas
  • B automáticas
  • C dispersivas
  • D harmoniosas
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Maurício tinha orgulho de ser muito rápido ao atender o público. Se por um lado ele supervalorizava a sua atuação quantitativa de atendimento, por outro, restringia qualitativamente o tempo de fala e escuta que concedia a cada um que atendia, menosprezando a finalidade da instituição pública que é prestar um atendimento de qualidade para a população. A sua coordenadora, em uma avaliação crítica ao seu desempenho, observou que ele precisava compreender que seu trabalho também poderia ser:

  • A competitivo, se triplicasse as metas quantitativas
  • B gratificante, por ser atencioso e útil aos outros
  • C decepcionante, por ser muito corporativista
  • D despreocupado, frente à finalidade do serviço
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Um profissional que atua em um serviço público precisa ter competência social para lidar com a diversidade de relacionamentos interpessoais com as equipes de trabalho e com os cidadãos. Uma competência social que se tornou imprescindível desde o começo da pandemia de Covid-19 é a capacidade de sentir:

  • A intuição
  • B aversão
  • C empatia
  • D indiferença
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No atendimento ao público, a característica da comunicabilidade que exige do servidor evitar tratamentos íntimos e diminutivos no trato com o cliente interno e externo é a característica associada a ser:

  • A ouvinte
  • B político
  • C assertivo
  • D profissional
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A qualidade no atendimento que se relaciona com a realização do trabalho correto, sem erros e com a utilização correta dos recursos é a:

  • A eficiência
  • B presteza
  • C empatia
  • D cortesia
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Empatia é a competência de se colocar no lugar de outra pessoa, O que só ocorre se o profissional desenvolver a habilidade de escuta, que consiste na verdadeira predisposição de ouvir e de compreender a visão de mundo do outro. A escritora Eliana Brum afirma que para desenvolver a capacidade de escuta é necessário:

  • A fazer uma especialização em um curso de oratória
  • B frequentar um curso prático de arte da escutatória
  • C falar muito de si para outra pessoa para criar a empatia
  • D compreender que a escuta é um ato de doação amorosa
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Empatia é a competência de se colocar no lugar de outra pessoa, O que só ocorre se o profissional desenvolver a habilidade de escuta, que consiste na verdadeira predisposição de ouvir e de compreender a visão de mundo do outro. A escritora Eliana Brum afirma que para desenvolver a capacidade de escuta é necessário:

  • A fazer uma especialização em um curso de oratória
  • B frequentar um curso prático de arte da escutatória
  • C falar muito de si para outra pessoa para criar a empatia
  • D compreender que a escuta é um ato de doação amorosa
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Empatia é a competência de se colocar no lugar de outra pessoa, O que só ocorre se o profissional desenvolver a habilidade de escuta, que consiste na verdadeira predisposição de ouvir e de compreender a visão de mundo do outro. A escritora Eliana Brum afirma que para desenvolver a capacidade de escuta é necessário:

  • A fazer uma especialização em um curso de oratória
  • B frequentar um curso prático de arte da escutatória
  • C falar muito de si para outra pessoa para criar a empatia
  • D compreender que a escuta é um ato de doação amorosa

Gestão de Pessoas

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Rosenberg (2019), na obra “Comunicação Não Violenta”, afirma que o aprendizado da forma de pensar e de se comunicar irá determinar a maneira de se dialogar com outra pessoa. No ambiente escolar, podem ser aprendidas estratégias de comunicação argumentativa que motivem o aluno a contribuir para o bem-estar dos outros e de si mesmo, o que permitirá que ele desenvolva a capacidade de dialogar de forma respeitosa e colaborativa com o objetivo de superar:

  • A conflitos
  • B acordos
  • C normas
  • D afetos
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O técnico administrativo educacional deve estar atento à relação interpessoal que estabelece com a comunidade escolar, interagindo com os educadores, os alunos e seus familiares de modo a facilitar, entre todos, o processo de:

  • A persuasão
  • B integração
  • C competição
  • D representação
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Byung-Chul Han (2019) afirma que, nas relações de trabalho nos tempos atuais, é necessário compreender a comunicação digital como uma comunicação sem ressonância que não traz felicidade. Por essa razão, ele espera que a pandemia e o teletrabalho façam as pessoas perceberem que a mera presença física do outro já tem algo que torna a pessoa feliz, que a comunicação implica uma experiência corporal, porque um diálogo bem-sucedido pressupõe seres:

  • A conectados
  • B corporais
  • C distanciados
  • D virtuais
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Frederico, na pandemia, teve que coordenar uma equipe formada em sua maioria por profissionais do sexo feminino e o resultado da sua atuação foi insatisfatório, pois, ao invés de ter uma postura de liderança ele manifestou uma postura arrogante, como se fosse o único detentor de todos os saberes e conhecimentos sobre aquele trabalho, o que afetou a sua interação e o seu diálogo com a equipe. Por ter dificuldade de lidar com a alteridade grupal e não agir de modo integrativo, o profissional optou por se:

  • A aproximar
  • B depreciar
  • C consolar
  • D isolar
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A cognição social é um aspecto da consciência interpessoal que representa a capacidade de conhecer como o mundo social funciona. O profissional que possui essa habilidade pode perceber, em seu ambiente de trabalho, quais as correntes de interesses implícitas na organização, atuando dentro da instituição com bom desempenho como um agente:

  • A passivo
  • B coercivo
  • C inativo
  • D interativo
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No decorrer da pandemia de Covid - 19, Luiz notou que o seu desempenho no trabalho foi insatisfatório. Até conseguia interagir com os colegas, mas, apesar disso, ele e o grupo de trabalho enfrentaram sérios problemas de integração, pois se encontravam com dificuldade de agir:

  • A devotamente
  • B conjuntamente
  • C conflituosamente
  • D descompassadamente
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No projeto de cargos, o poder do trabalhador de decidir como, quando, onde e com quais métodos e ferramentas de trabalho realizar seu trabalho está relacionado com a:

  • A autonomia
  • B complexidade
  • C interdependência
  • D identidade da tarefa
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A avaliação de desempenho reduz incertezas para o funcionário, uma vez que, na interação com o gerente, proporciona retroação a respeito de seu desempenho. O método de avaliação que apresenta como vantagens o fato de evitar generalizações, reduzir a subjetividade do avaliador e não requerer treinamento para sua aplicação e, como desvantagens, a complexidade no planejamento e na construção do instrumento, o fato de ser uma técnica pouco conclusiva a respeito do resultado e não incluir nenhuma participação ativa do avaliado no processo é denominado:

  • A escala gráfica
  • B escolha forçada
  • C pesquisa de campo
  • D método dos incidentes críticos
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Recrutamento é esforço que a empresa faz para localizar, identificar e atrair candidatos qualificados para ocupar vagas em sua estrutura, podendo ser interno ou externo. Assim, o tipo de recrutamento externo apresenta a seguinte vantagem:

  • A é mais rápido e econômico
  • B atua como fonte de motivação dos funcionários e estimula a lealdade
  • C estimula um espírito de competição saudável entre os membros da organização
  • D aproveita o conhecimento e experiência adquiridos anteriormente pelo candidato
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Quando o comportamento humano dos funcionários é regulado pelos valores compartilhados como normas, tradições, rituais e outros aspectos culturais da organização, observa-se sistema de controle:

  • A de mercado
  • B burocrático
  • C formal
  • D de clã