Resolver o Simulado Professor - Língua Portuguesa

0 / 40

Português

1

O vocábulo "concluída" está corretamente acentuado por pertencer à regra especial dos hiatos. Assinale a alternativa cujas palavras deveriam ser todas acentuadas e pela mesma regra dos hiatos tônicos:

  • A ruim - cafeina - ruido - saida
  • B proibição - destruição - reunião - sanduiche
  • C poetico - boemio - bau - paraiso
  • D juiz - raiz - juizes - raizes
  • E egoismo - ciume - faisca - ruina
2
Nas primeiras décadas da Colônia Blumenau, as construções tinham características comuns as encontradas em determinadas regiões da atual Alemanha. A tipologia feita com estrutura de madeira encaixada com fechamento de tijolos aparentes não significa que não existia mais capital para "rebocar" a edificação. Os tijolos são os mesmos usados nas construções ou arquitetura Backstein Expressionimus, que, traduzindo do alemão, significa "Arquitetura Expressionista", feita com tijolos, ou expressionismo em ladrilho - arquitetura características do Norte da Alemanha, de onde é oriunda essa forma de construir. Os novos ricos da região do Vale do Itajaí, do início do século XX, e que já adotavam o novo estilo internacional Art Deco e o eclético, rebocavam suas casas urbanas (em enxaimel) e alguns no interior da colônia, criando a falsa afirmativa de que essas edificações eram tipicamente rurais e não urbanas. A Colônia Blumenau teve, em todo o seu território, a presença de edificações construídas com a técnica enxaimel trazida pelos primeiros imigrantes no final do século XIX e início do século XX.


(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo iconográfico - Fundo Memória da Cidade - Blumenau - Arquitetura - cla: 5.7.49b / Wittmann, Angelina, Revista História Catarina, p.22-4). Disponível em: 0 ttps://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/memaoria-digital-enxaimel10. Acesso em 06/dez/2021.[adaptado]

Analise a classe gramatical das palavras retiradas do texto:

I-suas - alguns - essas - onde
II-com - de - em - as
III-não - já - tipicamente - afirmativa
IV-e - que - ou - os
V-novo - comuns - atual - aparentes

Pertencem à mesma classe gramatical:

  • A I e V, apenas.
  • B III, IV e V, apenas.
  • C I, II, III, IV e V.
  • D I, II e V, apenas.
  • E II, III e IV, apenas.
3

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Nesta quinta-feira, dia 9, ____14h, a Secretaria da Família (Pró-família) faz a doação de mais de 50 produtos, entre bonecas de panos e naninhas (travesseirinhos), ____ integrantes do Clube de Mãe da Hermann Barthel, na Associação de Moradores da Rua Hermann Barthel, no bairro Velha Central.

O objetivo é de contemplar as crianças em situação de vulnerabilidade social e que residem na região com os produtos doados. De acordo com a Pró-família, o próprio Clube de Mãe do local fará a entrega ____ população, em um evento programado para ser realizado já no sábado, dia 11, ____ 16h.

A confecção das bonecas de pano contou com a participação de idosas assistidas pela Pró-família, incluindo integrantes de Clubes de Mães e voluntárias da comunidade. Além de ajudar quem precisa de atenção, tem como objetivo também de resgatar ____ tradição cultural da confecção de bonecas de pano, que foram feitas totalmente com materiais recicláveis doados por empresas parceiras. [...]


Disponível em: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-pro-familia/ pro-familia/secretaria-da-famailia-faz-doaacaao-de-bonecas-de-pano-ao-clubede-maae-da-hermann-barthel17 Acesso em: 07/dez/2021. [adaptado]

No texto, os verbos "residir" e "contar" são, respectivamente:

  • A Verbo Transitivo Indireto - Verbo Intransitivo
  • B Verbo Transitivo Indireto - Verbo Transitivo Indireto
  • C Verbo Transitivo Indireto - Verbo Transitivo Direto
  • D Verbo Intransitivo - Verbo Intransitivo
  • E Verbo Intransitivo - Verbo Transitivo Indireto
4

Assinale a alternativa em que se tenha optado corretamente por utilizar ou não o acento grave indicativo de crase.

  • A Vou à Brasília dos meus sonhos.
  • B Pretendo viajar a Paraíba.
  • C Ele gosta de bife à cavalo.
  • D Ele tem dinheiro à valer.
5
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS 2022 - texto auxiliar para a questão.


Poder antecipar o futuro é um dos sonhos da humanidade há muito tempo. Hoje, com a capacidade computacional para realizar pesquisas, não é preciso navegar no escuro: o mercado pode ser mais previsível do que aparenta. O relatório com as tendências para 2022 é uma luz, um horizonte para estar à frente na competição.

As doze tendências em tecnologia estão separadas em três grandes esferas: integração tecnológica, pois é preciso construir uma base de TI bem fundamentada; cocriação, já que é preciso trabalhar em conjunto, time de negócios e TI, para construir a inovação; expansão corporativa, em que depois de fundamentar a estrutura e a equipe, é hora de agregar valor.


(Disponível em: https://conteudo.oraex.com.br/12-tendencias-2022? gclid=Cj0KCQiAip-PBhDVARIsAPP2xc3MmTz07q-xR4y5-1DQbWhIkr DGSVzvl3fgIz-Eof8H-Sqx8LlK164aAjPBEALw_wcB. Adaptado.)

"O relatório com as tendências para 2022 é uma luz."

Assinale a opção CORRETA:

  • A A palavra "luz" é predicativo do sujeito.
  • B A expressão "para 2022" é adjunto adnominal.
  • C O predicado é verbal.
  • D A expressão "O relatório" é o núcleo do sujeito.
6
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Imagem relacionada à questão do Questões EstratégicasImagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Analise as assertivas a seguir a respeito da palavra “memorialística”:

I. A palavra possui o mesmo número de fonemas e letras.
II. Trata-se de palavra paroxítona terminada em ”a”, daí o acento gráfico.
III. Trata-se de adjetivo uniforme.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E Apenas II e III.
7
Instrução: A questão a seguir refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/reportagens-especiais/po-de-estrela---jeferson-tenorio.htm – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 22, 23 e 36.

  • A Às – a – a
  • B Às – à – a
  • C Às – a – à
  • D As – à – à
  • E As – à – a
8
No mundo de hoje, as telecomunicações representam muito mais do que um serviço básico; são um meio de promover o desenvolvimento, melhorar a sociedade e salvar vidas. Isso será ainda mais verdade no mundo de amanhã.
A importância das telecomunicações ficou evidente nos dias que se seguiram ao terremoto que devastou o Haiti, em janeiro de 2010. As tecnologias da comunicação foram utilizadas para coordenar a ajuda, otimizar os recursos e fornecer informações sobre as vítimas, das quais se precisava desesperadamente. A União Internacional das Telecomunicações (UIT) e os seus parceiros comerciais forneceram inúmeros terminais satélites e colaboraram no fornecimento de sistemas de comunicação sem fio, facilitando as operações de socorro e limpeza.
Saúdo essas iniciativas e, de um modo geral, o trabalho da UIT e de outras entidades que promoveram o acesso à banda larga em zonas rurais e remotas de todo o mundo.
Um maior acesso pode significar mais progressos no domínio da realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A Internet impulsiona a atividade econômica, o comércio e até a educação. A telemedicina está melhorando os cuidados com a saúde, os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas e as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas.
Ao passo que essas inovações se tornam mais importantes, a necessidade de atenuar o fosso tecnológico é mais urgente.

Ban Ki-moon (secretário-geral das Nações Unidas).
Pronunciamento acerca do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.
17 de maio de 2010. Internet: <unicrio.org.br> (com adaptações).
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir.


Em “nos dias que se seguiram ao terremoto que devastou o Haiti” (segundo parágrafo), a colocação do pronome “se” antes da forma verbal justifica-se para reforçar a indeterminação do sujeito oracional.
9

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.

A arma ____ se feriu desapareceu.
Estas são as pessoas ____ lhe falei.
Aqui está a foto ____ me referi.

Encontrei um amigo de infância ____ nome não me lembrava.

  • A que, de que, à que, cujo.
  • B com que, que, a que, cujo.
  • C com o qual, de que, que, do qual.
  • D com que, das quais, a que, de cujo.
10

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sobre o uso da crase, avalie as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na linha 07, considerando o contexto, a lacuna pontilhada deve receber ‘à’, visto que ali é necessário o uso da crase.

( ) Caso, na linha 15, trocássemos o verbo ‘esquecer’ pelo substantivo ‘esquecimento’, estariam criadas as condições para o uso da crase, além de outras adequações no período.

( ) Nas duas lacunas pontilhadas da linha 25, não deve ser usada a crase, pois nas duas ocorrências apenas a preposição ‘a’ é suficiente para manter a correção do período.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F.
  • B V – F – V.
  • C F – V – F.
  • D F – F – F.
  • E F – F – V.
11

Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com a norma-padrão.

  • A Bateram uma hora.
  • B A grande maioria era estrangeiros.
  • C Choveram inúmeras mensagens de congratulações.
  • D Haviam milhares de pássaros na torre da igreja.
  • E 1% dos entrevistados não souberam responder às questões.
12
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

*COP26 – A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 foi a 26ª conferência das partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada entre 1 e 12 de novembro de 2021 na cidade de Glasgow, na Escócia.

(Disponível em: https://climainfo.org.br/2021/11/16/racismo-ambiental-a-brasileira/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Analise as assertivas abaixo, que relacionam palavras do texto a um fenômeno fonético, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em brasileiro e destacou há ditongo decrescente.
( ) Em bairros e qualquer aparecem ditongo e dígrafo.
( ) Em país e imobiliária há hiato.
( ) Em iguais e sociais há tritongo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – V.
  • B V – V – V – F.
  • C F – V – V – F.
  • D V – F – F – V.
  • E F – F – F – V.
13

Investimento em educação na primeira

infância como “estratégia anticrime”


            James Heckman já era vencedor do Nobel de Economia quando começou a se dedicar ao assunto pelo qual passaria a ser realmente conhecido: a primeira infância (de 0 a 5 anos de idade), sua relação com a desigualdade social e o potencial que há nessa fase da vida para mudanças que possam tirar pessoas da pobreza.

            Em grande parte por causa de seus estudos, o assunto tem ganhado mais atenção nos últimos anos. Heckman concluiu que o investimento na primeira infância é uma estratégia eficaz para o crescimento econômico. Ele calcula que o retorno financeiro para cada dólar gasto é dos mais altos.

            Isso ocorre porque, na etapa entre o nascimento e os cinco anos de idade, o cérebro se desenvolve rapidamente e é mais maleável. Assim, é mais fácil incentivar habilidades cognitivas e de personalidade – atenção, motivação, autocontrole e sociabilidade – necessárias para o sucesso na escola, saúde, carreira e na vida.

            No início dos anos 2000, Heckman começou a se debruçar sobre os dados do Perry Preschool Project, experimento social que mudou a vida de seus participantes. Ele funcionou assim: em 1962, na pequena cidade de Ypslanti, no Estado do Michigan, nos Estados Unidos, 123 alunos da mesma escola foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um deles, com 58 crianças, recebeu uma educação pré-escolar de alta qualidade, e o outro, com 65, não participou das mesmas atividades – este último é o grupo de controle. A proposta era testar se o acesso a uma boa educação infantil melhoraria a capacidade de crianças desfavorecidas de obter sucesso na escola e na vida.

            “O consenso quando comecei a analisar os dados era de que o programa não tinha sido bem-sucedido porque o QI dos participantes era igual ao de não participantes”, lembra ele, anos depois, em conversa com a BBC News Brasil.

            Heckman e colegas resolveram analisar os resultados do experimento por outro ângulo. “Nós olhamos não para o QI, mas para as habilidades sociais e emocionais que os participantes demonstraram em etapas seguintes da vida e vimos que o programa era, na verdade, muito mais bem-sucedido do que as pessoas achavam. Constatamos que os participantes tinham mais probabilidade de estarem empregados e tinham muito menos chance de ter cometido crimes”, diz o economista.

            Sua análise do programa Perry chegou à conclusão de que houve um retorno sobre o investimento de 7 a 10% ao ano, com base no aumento da escolaridade e do desempenho profissional, além da redução dos custos com reforço escolar, saúde e gastos do sistema penal.

(Luiza Franco. BBC News Brasil. 21 de maio de 2019. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a frase está correta quanto à concordância verbal e nominal.

  • A Os resultados do experimento de Heckman, conduzido nos Estados Unidos, confirma a tese do pesquisador e ganhador do Nobel de Economia.
  • B O retorno financeiro dos investimentos realizados na primeira infância fazem com que essa estratégia seja economicamente vantajosa.
  • C A diferença entre o QI das crianças participantes e o das não participantes da pesquisa foi quase nulo.
  • D Fazem mais de 50 anos que a pesquisa foi realizada, e ainda hoje os resultados são relevantes para as políticas públicas.
  • E Não é incorreto afirmar que os investimentos em educação na primeira infância têm impactos econômicos relevantes.
14

Um casal pretendia assistir a determinado filme, mas, à porta do cinema, para sua surpresa, havia uma fila incomensurável de pessoas nos guichês. Diante disso, o marido declarou:
– Puxa! Eu esqueci que eram férias das crianças!
Com essa frase, o marido indica que:

  • A não gostaria de ter vindo em função do grande número de crianças na plateia;
  • B arrependeu-se de não ter trazido o filho para o cinema;
  • C lembrou-se de que o filme a ser assistido era destinado especialmente ao público infantil;
  • D se enganou na opção do filme a ser assistido em função de informações incompletas dos jornais;
  • E entendeu a razão do grande número de pessoas nas filas.
15
Leia atentamente a seleção de frutas abaixo. Considerando-se a norma culta da Língua Portuguesa e o uso dos acentos ortográficos, assinale a alternativa em que há desvio a essas normas.
  • A Abacaxí.
  • B Açaí.
  • C Cajá.
  • D Maracujá.
16

Uma geração de extraterrestres


            Penso que Michel Serres seja a mente filosófica mais aguda na França de hoje e, como todo bom filósofo, é capaz de dedicar-se também à reflexão sobre a atualidade. Uso despudoradamente (à exceção de alguns comentários pessoais) um belíssimo artigo de Serres publicado em março de 2010 que recorda coisas que, para os leitores mais jovens, dizem respeito aos filhos e, para nós, mais velhos, aos netos.

            Só para começar, estes filhos ou netos nunca viram um porco, uma vaca, uma galinha. Os novos seres humanos não estão mais habituados a viver na natureza, e só conhecem as cidades. Trata-se de uma das maiores revoluções antropológicas depois do neolítico* .

            Há mais de sessenta anos, os jovens europeus não conhecem guerras, beneficiam-se de uma medicina avançada e não sofrem como sofreram seus antepassados. Então, que obras literárias poderão apreciar, visto que não conheceram a vida rústica, as colheitas, os monumentos aos caídos, as bandeiras dilaceradas pelas balas inimigas, a urgência vital de uma moral?

            Foram formados por meios de comunicação concebidos por adultos que reduziram a sete segundos o tempo de permanência de uma imagem e a quinze segundos o tempo de resposta às perguntas. São educados pela publicidade que exagera nas abreviações e nas palavras estrangeiras e faz com que percam o senso da língua materna. A escola não é mais o local da aprendizagem e, habituados aos computadores, esses jovens vivem boa parte da sua vida no virtual. Nós vivíamos num espaço métrico perceptível, e eles vivem num espaço irreal onde vizinhanças e distâncias não fazem mais a menor diferença.

            Não vou me deter nas reflexões de Serres acerca das possibilidades de administrar as novas exigências da educação. Em todo caso, sua panorâmica nos fala de um período semelhante, pela subversão total, ao da invenção da escrita e, séculos depois, da imprensa. Só que estas novas técnicas hodiernas mudam em grande velocidade. Por que não estávamos preparados para esta transformação?

            Serres conclui que talvez a culpa seja também dos filósofos, que, por profissão, deveriam prever as mudanças dos saberes e das práticas e não o fizeram de maneira suficiente porque, “empenhados na política de todo dia, não viram chegar a contemporaneidade”. Não sei se Serres tem toda razão, mas alguma ele tem.

*Última divisão da Idade da Pedra, caracterizada pelo desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais.

(Umberto Eco. Pape Satàn aleppe: crônicas de uma sociedade líquida.

2 ed. – Rio de Janeiro: Record, 2017. Excerto adaptado)

Considere a passagem do penúltimo parágrafo:


•  Não vou me deter nas reflexões de Serres acerca das possibilidades de administrar as novas exigências da educação.


Assinale a alternativa em que, com a substituição dos verbos destacados, a redação atende à norma-padrão de regência verbal.

  • A Não vou me demorar das reflexões de Serres acerca das possibilidades de tratar às novas exigências da educação.
  • B Não vou me ocupar para as reflexões de Serres acerca das possibilidades de resolver das novas exigências da educação.
  • C Não vou me prender nas reflexões de Serres acerca das possibilidades de governar das novas exigências da educação.
  • D Não vou me dedicar das reflexões de Serres acerca das possibilidades de cuidar as novas exigências da educação.
  • E Não vou me ocupar com as reflexões de Serres acerca das possibilidades de conduzir as novas exigências da educação.
17
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 


Imagem relacionada à questão do Questões EstratégicasImagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Disponível em: https://grupoelfa.com.br/impactos-pandemia-gestao-saude/#gestao-saude-publica – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 15, 19 e 34.

  • A à – a – a
  • B a – à – à
  • C à – à – à
  • D à – a – à
  • E a – à – a

Noções de Informática

18

Sobre os Sistemas Operacionais, assinale a alternativa correta:

  • A O Sistema operacional pode ser considerado um software aplicativo.
  • B São dispositivos lógico-físicos que realizam trocas entre o usuário e o computador.
  • C Windows e Linux são exemplos de sistemas operacionais de código aberto.
  • D Dentre as distribuições do Linux está a Tiger.
  • E Todos os sistemas operacionais que já existiram ou existem possuem interface gráfica.
19

Qual o nome do conversor da calculadora do Windows 10 para transformar centímetros em polegadas e vice-versa?

  • A Valores
  • B Medida
  • C Distância
  • D Velocidade
  • E Comprimento
20

Com base nas definições de Batista (2012), analise o texto abaixo:

 Os ________________são arquivos texto (.txt) enviados pelo servidor web para os browsers que visitam suas páginas.
 Os ________________ servem para informar aos servidores web quantas vezes uma mesma página é acessada pelo mesmo browser.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho acima.

  • A cookies
  • B hubs
  • C plug-ins
  • D spans
  • E emoticons
21

Considere um documento no Microsoft Word 2013 contendo três parágrafos que ocupam meia página e inicialmente dispostos em uma única coluna. Assinale a alternativa que representa uma maneira de formatar o texto do segundo parágrafo em duas colunas, mantendo o primeiro e o terceiro parágrafos em apenas uma coluna, com todos os parágrafos na mesma página.

  • A Selecione todo o segundo parágrafo e, na guia Layout da Página, escolha a opção “Duas”, no botão “Colunas”.
  • B Insira quebras de página antes e após o segundo parágrafo e, com o cursor no segundo parágrafo, escolha “Colunas” e “Duas” na guia Layout da Página.
  • C Pressione simultaneamente as teclas CTRL e ENTER com o cursor antes e após o segundo parágrafo e, com o cursor no segundo parágrafo, escolha “Colunas” e “Duas” na guia Layout da Página.
  • D Selecione todo o segundo parágrafo e pressione simultaneamente as teclas Ctrl + Shift + 2.
22

No Microsoft PowerPoint 2013, o recurso de slide mestre permite a criação de apresentações personalizadas, com a personalização de fontes, marcadores, imagens de fundo, logotipos, entre outros. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao recurso de slide mestre em uma apresentação em edição.

  • A Alterações na formatação do slide mestre não alteram a formatação de slides já inseridos anteriormente, mesmo que eles utilizem os layouts afetados pela modificação.
  • B A adição de uma figura ao slide mestre afeta todos os layouts vinculados, mas pode ser removida de layouts individuais.
  • C A formatação do texto de título no slide mestre afeta o título dos layouts vinculados, mas pode ser alterado individualmente para cada layout.
  • D Os marcadores do texto em níveis do slide mestre podem ser alterados, podendo ser usados caracteres ou imagens. A alteração do marcador em um nível afeta todos os níveis abaixo deste.
23

Considerando o Microsoft Windows 10, assinale a alternativa CORRETA relacionada à manipulação de arquivos no Windows Explorer.

  • A É possível selecionar arquivos fora de ordem mantendo a tecla SHIFT pressionada enquanto se faz um clique sobre os arquivos individualmente.
  • B Ao se clicar duas vezes com o botão direito sobre um arquivo, é possível alterar o nome do arquivo diretamente, assim como sua extensão.
  • C Além dos arquivos, partições e unidades removíveis também podem ser renomeadas, desde que o usuário possua perfil de administrador e não esteja com nenhum arquivo aberto armazenado na partição ou unidade em questão.
  • D Para renomear vários arquivos simultaneamente, selecione-os, pressione a tecla F2 e informe o nome desejado. Os arquivos receberão o mesmo nome seguido de sufixos numéricos crescentes se necessário.
24

Considerando o Microsoft Excel 2013, suponha que uma célula possua a fórmula “=B$3+A2”. Ao se expandir (arrastar a alça de preenchimento), o conteúdo desta célula para a célula imediatamente abaixo, obtém-se

  • A =B$4+A3.
  • B =C$3+B2.
  • C =B$4+B3.
  • D =B$3+A3.
25

Considerando que o Windows Explorer, no Microsoft Windows 10, esteja aberto e exibindo os arquivos presentes na pasta Downloads, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Ao arrastar e soltar um arquivo da pasta Downloads para a área de trabalho, enquanto as teclas CTRL e SHIFT são pressionadas, será criado um link para o arquivo na área de trabalho.
  • B Ao arrastar e soltar um arquivo da pasta Downloads para a área de trabalho, enquanto a tecla ALT é pressionada, ele será copiado para a área de trabalho.
  • C Ao arrastar e soltar um arquivo da pasta Downloads para a área de trabalho, enquanto a tecla SHIFT é pressionada, será criado um link para o arquivo na área de trabalho.
  • D Ao arrastar e soltar um arquivo da pasta Downloads para a área de trabalho, enquanto a tecla CTRL é pressionada, ele será movido para a área de trabalho.
26

Na guia Inserir, no Microsoft Word 2013, podem ser trabalhados diversos tipos de links. Assinale a alternativa CORRETA acerca dos tipos de links existentes.

  • A Referências cruzadas permitem fazer referência a trechos específicos do texto, como figuras, tabelas e títulos. O texto correspondente à referência é atualizado automaticamente sempre que o item referenciado é atualizado.
  • B Hyperlinks permitem acesso rápido a páginas webs, arquivos externos, e-mails e trechos do documento. Para acessar o conteúdo apontado pelo hyperlink é necessário segurar a tecla SHIFT e selecioná-lo com o mouse.
  • C Os links do tipo Indicador já definidos podem ser acessados a partir do menu de Referências Cruzadas, mas estão indisponíveis a partir do menu de Hyperlinks. 
  • D O link do tipo Indicador permite associar um texto a um indicador, o qual pode ser usado em hyperlinks futuros ou para saltar diretamente para o indicador definido.
27

Tem-se o conteúdo de uma pasta chamada Presidente_Prudente em um computador com Microsoft Windows 10, em sua configuração padrão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa que indica qual conteúdo que, ao ser inserido na Caixa de Pesquisa do Explorador de Arquivos, produz como resultado apenas o arquivo Declaração.rtf.

  • A ação*
  • B ?ação
  • C &ação
  • D ??????ação
  • E ação
28

Tem-se a seguinte planilha criada no Microsoft Excel 2016, em sua configuração padrão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A célula C1 contém a fórmula =A1=B1 e a célula D1 contém a função =EXATO(A1;B1).


Alterando o conteúdo das células A1 e B1 para a imagem apresentada a seguir, o resultado das células C1 e D1 também se alteram.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta o conteúdo que deve ser inserido nas células A1 e B1, respectivamente, para que o resultado das células C1 e D1, seja, respectivamente, VERDADEIRO e FALSO. 

  • A 10/01/2022; 10 de Janeiro de 2022
  • B 10%; 0,1
  • C 1/2; 0,5
  • D Maria; Maria
  • E João, JOÃO
29

Tem-se o seguinte slide criado no Microsoft PowerPoint 2016, em sua configuração original.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa com o resultado correto quando o usuário seleciona as 4 AutoFormas e seleciona a opção Alinhar Parte Superior, no grupo Organizar, guia Formatar, conforme imagem a seguir. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
30

Em Segurança da Informação, o termo phishing é bastante comum. Sobre phishing, assinale a afirmativa correta.

  • A Copia as portas do sistema operacional.
  • B Executa exclusivamente fraudes por SMS.
  • C É um ataque para obter dados confidenciais.
  • D Possui adwares como base do seu código.
  • E Trata-se de teste de segurança autorizado.

Pedagogia

31

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 2 (dois) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • B A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 6 (seis meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • C A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 3 (três) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • D A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • E A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 15 (quinze meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
32

Na história da educação brasileira há um marco relevante no início dos anos 1990 relativo a história da Educação Especial, devido ao movimento mundial pela inclusão escolar.
Sabe-se que nesse processo, a transformação de nossas escolas em espaços que abarquem uma nova filosofia na qual todos tem direito a aprenderem juntos, revela-se até os dias atuais como complexo.
De acordo com Glat (2007), existem fatores que interferem na mudança de paradigma no ambiente escolar.
Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) as sentenças que apontam motivos que dificultam a implementação desse processo:
(  )A falta de um debate sobre referente as práticas mais adequadas e inclusivas nos programas de formação docente inicial e continuada.
(  )O fato de existirem alunos com condições intrínsecas da sua deficiência que impedem a consolidação da aprendizagem do currículo escolar.
(  )Dificuldade de comunicação entre professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com os docentes que atuam no Ensino Comum.
(  ) Currículos fechados que impossibilitam a flexibilização do ensino.

Após sua análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • A V - F - V - F
  • B F - F - V - V
  • C V - F - V - V
  • D V - F - F - V
33

Assinale a alternativa correta, considerando a Sociologia como uma ciência que oferece elementos teóricos para o estudo de processos educativos e a prática da escola no contexto social, tendo como intenção à transformação social, podemos afirmar que essa ciência, teve origem no século XIX, com o pensamento sociológico funcionalista de:

  • A Max Weber.
  • B Émile Durkheim.
  • C August Comte.
  • D Karl Marx.
34

Segundo Perrenoud (1999), nenhuma didática deveria ignorar a heterogeneidade dos estudantes, devendo ser considerados aspectos que abordem a diversidade na formulação de avaliações escolares. Neste contexto, marque a alternativa que se refere a um aspecto adequado a uma prática avaliativa que considere a diversidade no ensino da língua materna:

  • A O professor deve selecionar os tipos de textos necessários a uma adequação do estudante ao uso adequado da norma culta da língua materna.
  • B O professor deve partir dos conhecimentos efetivos de cada estudante e utilizar recursos que mobilizem cada um deles para o avanço necessário, isto é, elaborar situações didáticas com atribuições diferenciadas.
  • C O professor deve elaborar situações didáticas de mesmo grau de dificuldade para que equiparar o acesso ao ensino de maneira uniformizada, principalmente para aqueles que apresentam dificuldades em se expressar adequadamente.
  • D O professor deve considerar o desenvolvimento espontâneo da linguagem humana e selecionar o que considera relevante para que a turma alcance os mesmos níveis de desenvolvimento da língua materna, evitando o trabalho com materiais diferenciados.
35

Historicamente a escola tem sido um espaço para grupos homogêneos, entretanto com o paradigma da Educação Inclusiva, além do arcabouço legal para garantir a inclusão de alunos com necessidades específicas na aprendizagem, tem-se investido em pesquisas voltadas para práticas que proporcionem, além do acesso desse alunado nas escolas comuns, com a prática da bidocência. Marque a alternativa que caracteriza este tipo de prática pedagógica para a inclusão escolar.

  • A Acontece por meio da divisão da turma em grupos na sala de aula, na qual um professor da disciplina específica dinamiza o conteúdo para um grupo de alunos sem deficiência e o outro professor da área de Educação Especial se responsabiliza pelo ensino aos alunos com deficiência ou necessidade específica na aprendizagem.
  • B Acontece por meio da divisão de turno escolar para o aluno com deficiência, que em uma parte participa da aula com seus colegas sem deficiência; e na outra parte do turno tem o atendimento direto em outro espaço de um professor da área de Educação Especial.
  • C Acontece por meio do arranjo de docência compartilhada para uma turma que tenha alunos com e sem deficiência. Um docente da disciplina específica e um professor da área da Educação Especial realizam em conjunto o planejamento do que vai ser ensinado, tendo em vista a heterogeneidade do grupo de estudantes.
  • D Acontece por meio do atendimento itinerante do professor da área da Educação Especial ao professor das disciplinas específica que tem alunos com deficiência em suas turmas.
36

Sobre o Programa Universidade para Todos (PROUNI), Lei 11.096 (BRASIL, 2005), Paula (2009) destaca uma problemática no que se refere ao incentivo do aprofundamento da privatização do sistema de ensino superior. Marque a alternativa que representa a problemática apontada pela autora supracitada:

  • A uma crítica relevante sobre o PROUNI foi a complexidade do score de 450 pontos na média das notas da prova para o estudante ser aceito.
  • B uma crítica relevante sobre o PROUNI é a inclusão de parte do percentual das bolsas para os candidatos autodeclarados negros e indígenas.
  • C uma crítica relevante sobre o PROUNI é o fato de não ter sido incluída a expansão da rede pública de educação superior dentre suas ações.
  • D uma crítica relevante sobre o PROUNI é o fato ser proposto como vantagem para instituição de ensino superior, o funcionamento de um sistema de recuperação financeira daquelas em situação de renúncia fiscal, que torna a ajuda muito relevante para as instituições, sem equidade nas propostas de qualidade efetiva de ensino para o aluno.
37

Sobre avaliação da aprendizagem, leia essa passagem:
"Uma avaliação ___________ coloca à disposição do professor informações mais precisas, mais qualitativas, sobre os processos de aprendizagem, as atitudes e as aquisições dos alunos (Perrenoud, 1999)".
Marque a alternativa que complete o espaço em branco corretamente:

  • A formativa
  • B somativa
  • C compreensiva
  • D progressiva
38

A teoria interacionista do desenvolvimento é descrita por 3 grandes teóricos: Piaget, Walon e Vigotsky. Importante lembrar que cada teórico defende a psicogênese do desenvolvimento humano com abordagens distintas e a escolha por uma delas interfere diretamente nas práticas pedagógicas. Destacando a abordagem da psicogênese do desenvolvimento humano defendida por Walon, é correto afirmar que o aprendizado acontece a partir das interações entre:

  • A cognição x meio na aquisição do conhecimento.
  • B afetividade x cognição.
  • C afetividade x meio na aquisição do conhecimento.
  • D condições sociais x base biológica do comportamento humano.
39

Acerca da Didática de ensino, segundo Libâneo (2002), marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O processo educativo, dependendo do local, é sempre contextualizado social e politicamente.
( ) A didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia, ela investiga os fundamentos, condições e modo de reação da instrução e do ensino.
( ) Alunos com diferentes aproveitamentos recebem tratamento desigual, pois o professor prefere os que melhor correspondem às suas expectativas de "bom aluno".
( ) A didática se caracteriza como medição entre as bases teóricos-cientificas da educação escolar e prática docente

A sequência correta é:

  • A V, V, V, F.
  • B F, V, V, V.
  • C V, V, F, F.
  • D F, V, F, F.
40

Em relação às linhas das antigas instituições escolares, é correto afirmar que os princípios da educação reservados para as classes governantes e o processo educativo para o pensar e falar (política) e o fazer com as armas para a formação dos guerreiros, explicita a trajetória educacional de:

  • A Grécia.
  • B Europa medieval e moderna.
  • C Egito.
  • D Roma.