Resolver o Simulado Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (AL-GO) - Pedagogo - IADES - Nível Superior

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Pedagogia

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A Lei no 9.394/1996 estabelece as diretrizes e bases da educação e, em seu art. 24, estão descritas as regras comuns da organização da educação básica. Acerca dessa organização, assinale a alternativa correta.

  • A A carga horária mínima anual será de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 180 dias de efetivo trabalho escolar, incluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
  • B A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola.
  • C À Secretaria de Educação cabe expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.
  • D A verificação do rendimento escolar terá como um dos seus critérios a avaliação classificatória realizada ao final do bimestre.
  • E O controle de frequência fica a cargo da escola, sendo exigida a frequência mínima de 65% do total de horas para aprovação.
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De acordo com o art. 6o da Lei no 4.751/2012, a autonomia da gestão financeira das unidades escolares de ensino público do Distrito Federal será assegurada pela administração dos recursos pela respectiva unidade executora, nos termos de seu projeto político-pedagógico, do plano de gestão e da disponibilidade financeira nela alocada, conforme legislação vigente. Para essa lei, a unidade executora é

  • A a direção da escola, eleita democraticamente por todos os segmentos da comunidade, que tem por finalidade fazer a gestão dos aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros da unidade escolar.
  • B uma pessoa jurídica de direito público, vinculada à Secretaria de Educação, que tem por finalidade dar transparência ao uso dos recursos financeiros por parte da escola.
  • C uma pessoa jurídica de direito privado, de fins não econômicos, que tenha por finalidade apoiar as unidades escolares ou diretorias regionais de ensino no cumprimento de suas respectivas competências e atribuições.
  • D um órgão ou uma entidade da Administração Pública do Distrito Federal, ou um consórcio público, que celebra convênio com as unidades escolares para prestar cooperação financeira na gestão da escola.
  • E a Coordenação Regional de Ensino de cada cidade do Distrito Federal, responsável pelo levantamento das necessidades das escolas sob sua coordenação, cuja finalidade é distribuir os recursos equitativamente entre as escolas e fazer o controle do seu uso.
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A gestão democrática do sistema de ensino público do Distrito Federal foi estabelecida pela Lei no 4.751/2012. Acerca dos princípios estabelecidos nessa lei para a gestão democrática, assinale a alternativa correta.

  • A Participação da comunidade escolar nas decisões pedagógicas, administrativas e financeiras, por meio de órgãos colegiados.
  • B Definição de currículo próprio, a partir dos interesses da comunidade que atende.
  • C Responsabilização da equipe gestora pelos resultados obtidos pelos estudantes na Prova Brasil.
  • D Instituição do orçamento participativo como instrumento para a definição e implementação de decisões financeiras.
  • E Definição, a cada ano, de um plano de cargos e salários para os professores.
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Condicionantes de ordem econômica, política e cultural afetam a prática escolar, implicando diferentes concepções de sociedade, de homem, de escola e de educação. Essas concepções se materializam em tendências pedagógicas que se fazem presentes, explícita ou implicitamente, no cotidiano das escolas. Segundo a tendência progressista crítico-social dos conteúdos, o papel da escola

  • A fundamenta-se na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso da escola é com a cultura.
  • B consiste na adequação das necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida.
  • C é organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global.
  • D consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
  • E é propor questionamentos acerca das realidades das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação.
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Diversas teorias buscam explicar os processos de desenvolvimento e aprendizagem humanos. Uma dessas teorias considera que a aprendizagem decorre da relação estímulo-resposta e das consequências das ações praticadas, tendo como objetivo a aquisição de novos comportamentos ou a modificação dos já existentes.

Os aspectos descritos estão coerentes com as teorias

  • A comportamentistas.
  • B maturacionais.
  • C psicanalíticas.
  • D fenomenológicas.
  • E interacionistas.
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Em seus pressupostos teóricos, o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal (DF) dispõe que, na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, o estudo dos conteúdos curriculares adotará a prática social dos estudantes como elemento para a problematização diária na escola e sala de aula e se sustentará na mediação necessária entre os sujeitos, por meio da linguagem que revela os signos e sentidos culturais.

Para o Currículo em Movimento da Educação Básica do DF, a prática social é o conjunto de

  • A saberes científicos construídos pela humanidade e que devem ser o ponto de partida para orientar o trabalho pedagógico com os estudantes.
  • B crenças e atitudes que compõem os processos de socialização dos estudantes.
  • C determinações econômicas e culturais que modelam a forma de viver dos membros da comunidade escolar.
  • D saberes, experiências e percepções construídas pelo estudante em sua trajetória pessoal e acadêmica, e que é transposto para o estudo dos conhecimentos científicos.
  • E conhecimentos, regras e competências que o setor produtivo espera que a escola desenvolva, visando à formação do cidadão e à qualificação para o trabalho.
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A psicologia histórico-cultural faz parte dos pressupostos teóricos que fundamentam o Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal. Em relação à psicologia histórico-cultural, é correto afirmar que a aprendizagem

  • A ocorre quando o indivíduo encontra-se em um estado de prontidão física e intelectual adequado para assimilar novos conhecimentos.
  • B e o sucesso escolar decorrem de fatores da vivência do aluno fora do contexto da intervenção do ensino.
  • C decorre de interações de estudantes com o mundo, com seus pares, com objetos, com a linguagem e com os professores em um ambiente favorável à humanização.
  • D decorre prioritariamente dos processos orgânicos do indivíduo.
  • E ocorre por meio de contingências, surgimentos ao acaso, estímulos e respostas dos organismos.
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A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal está fundamentada nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede. A esse respeito, é correto afirmar que o princípio da transversalidade deve ser entendido como um princípio que busca

  • A dar a devida atenção para todas as dimensões humanas, organizando o trabalho pedagógico de forma equilibrada para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais.
  • B assegurar, no âmbito do governo, a articulação entre as diferentes políticas públicas, tais como as relacionadas a projetos sociais, econômicos, culturais e esportivos.
  • C transformar a escola em um polo de trocas culturais e de afirmação de identidades sociais dos diferentes grupos presentes, com abertura para receber e incorporar saberes próprios da comunidade, resgatando tradições e culturas populares.
  • D romper com os muros escolares, entendendo a cidade como um rico laboratório de aprendizagem, pois reconhece que a educação não se restringe ao ambiente escolar e pode ser realizada nos mais diversos espaços sociais.
  • E vincular a aprendizagem aos interesses e aos problemas reais dos alunos e da comunidade, a partir de uma concepção interdisciplinar do conhecimento.
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A trajetória do atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais é marcada pela luta em busca da garantia do direito de todos estarem na escola. Esse direito deverá extrapolar a demanda do acesso, na direção das demandas relacionadas ao fluxo desses estudantes no ambiente escolar, garantindo-lhes condições reais, complementares ou suplementares ao currículo para o desenvolvimento pessoal e para as aprendizagens equivalentes aos demais estudantes. Nesse sentido, a oferta de educação especial deverá contemplar

  • A a constituição de turmas especiais em cada escola, em função do tipo de necessidades educacionais e do nível de desempenho escolar dos estudantes, de modo a favorecer uma ação pedagógica centrada em um currículo específico para o tipo de deficiência apresentada pelos estudantes.
  • B o encaminhamento dos estudantes que não cabem nas determinações de homogeneidade para classes e escolas especiais, a fim de garantir atendimento especializado em função do tipo de necessidade especial apresentada e, ao mesmo tempo, não comprometer a aprendizagem dos demais estudantes.
  • C a escolha de currículo, métodos, recursos e organização específicos para atender às necessidades dos estudantes; a garantia da terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências; e, a garantia da aceleração de estudos aos estudantes superdotados para conclusão do programa escolar.
  • D a constituição de turmas homogêneas para favorecer a dinamização das atividades, a funcionalidade do trabalho pedagógico e o sucesso escolar, pois grupos com um mesmo nível de desenvolvimento favorecem relações menos assimétricas e possibilitam desenvolver os conteúdos com níveis de complexidade comuns a todos os estudantes.
  • E um currículo que prioriza a instrução básica, centrado no aprendizado de noções da língua portuguesa e da matemática, e no desenvolvimento de habilidades manuais e treino de habilidades de higiene, alimentação e de comportamentos sociais.
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O art. 14 da Lei no 9.394/1996 estabelece que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

No que se refere à participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, é correto afirmar que cabe aos professores

  • A participar da elaboração da proposta pedagógica da escola.
  • B gerir os recursos financeiros da instituição, pois são eles que conhecem melhor a realidade da escola e dos alunos.
  • C cumprir com as diretrizes estabelecidas pela direção da escola no projeto pedagógico da instituição.
  • D cuidar, por um lado, da aprendizagem dos alunos, e à direção da escola, por outro lado, dos aspectos administrativos e financeiros da instituição.
  • E notificar ao Conselho Tutelar do município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.

Direito da Criança e do Adolescente

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A Lei n° 8.069/1990, também chamada Estatuto da Criança e do Adolescente, dispõe de mecanismos de proteção integral à criança e ao adolescente. Considera-se criança, para efeito de proteção da lei, a pessoa até

  • A doze anos de idade incompletos.
  • B dez anos de idade incompletos.
  • C onze anos de idade incompletos.
  • D nove anos de idade incompletos.
  • E treze anos de idade incompletos.
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Assinale a alternativa correta quanto à Lei n° 13.257/2016, que dispõe a respeito das políticas públicas para a primeira infância e os respectivos avanços.

  • A Os programas destinados à primeira infância atendem crianças até 12 anos de idade.
  • B Acerca dos avanços na proteção dos direitos das crianças brasileiras, a Lei n°13.257/2016 destaca-se pela relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil.
  • C O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção terciária.
  • D Durante o período de prorrogação da licença-maternidade e da licença-paternidade, ficará a cargo de análise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e (ou) empregador decidir se o empregado terá direito à remuneração integral ou parcial.
  • E Os serviços de unidades de terapia intensiva neonatal deverão dispor, obrigatoriamente, de uma unidade de coleta de leite humano.
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Acerca da autorização para viagem de crianças e de adolescentes, assinale a alternativa correta.

  • A A criança poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhada dos pais ou de responsável, sendo ela totalmente responsável por seus atos.
  • B A autorização é dispensável no caso de viagem ao exterior, se a criança ou o adolescente viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro por intermédio de documento com firma reconhecida.
  • C A autoridade judiciária deverá conceder autorização para viagem válida por 10 anos.
  • D A autorização judiciária é obrigatória quando se tratar de comarca contígua à da residência da criança.
  • E A autorização judiciária é facultativa no caso de estar a criança acompanhada por pessoa maior, bastando autorização do pai, chefe da família.
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Texto 3 


Considere a seguinte situação hipotética:


No dia 12 de janeiro de 2016, Brasília sediou show de importante banda no cenário da música nacional, tendo o Ginásio Nilson Nelson abrigado cerca de 20 mil pessoas para o evento, que durou quatro horas e finalizou às 2h da manhã do dia 13 de janeiro. Após o espetáculo, um grupo de seis pessoas, composto por quatro homens, uma mulher (todos na faixa dos 20 anos) e um menor de 17 anos de idade, ao se dirigir até a parada de ônibus, deparou-se com outro grupo de seis pessoas, com o qual se desentendeu durante o show. Os ânimos de exaltaram e, ato contínuo, os membros dos dois grupos iniciaram uma briga acirrada, marcada por socos e pontapés, que terminou quando uma viatura da Polícia Militar chegou ao local, acionada pelas pessoas que ali se encontravam. O segundo grupo evadiu-se do local, tendo apenas permanecido o grupo de quatro homens, uma mulher e um menor de idade, todos com escoriações leves e com os ânimos ainda muito exaltados, o bastante para investirem contra os quatro policiais que foram acionados. 

Quanto à abordagem e à detenção do menor de idade componente do grupo, assinale a alternativa correta.

  • A O menor de idade será encaminhado para tratamento ambulatorial.
  • B Os pais do menor de idade deverão ser notificados da captura deste.
  • C O juiz deverá decidir pela liberação do menor de idade em 82 horas.
  • D O menor de idade deverá permanecer alojado com os adultos em detenção.
  • E As disposições específicas para o menor de idade decorrem da necessidade de atribuir-se a devida sanção penal, por intermédio da retirada do menor do convívio em sociedade.
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Em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/1990), assinale a alternativa correta.

  • A A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de cinco anos.
  • B O vínculo da adoção constitui-se por declaração escrita a próprio punho pelo interessado, sendo necessário apenas o reconhecimento da firma em cartório.
  • C A falta ou a carência de recursos materiais constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar, devendo a criança ou o adolescente ser encaminhado para o serviço de assistência social e ser mantido exclusivamente pelo Estado e por organismos internacionais.
  • D Toda criança ou adolescente terá livre e irrestrito acesso às diversões e aos espetáculos públicos, independentemente da faixa etária.
  • E Os menores de 14 anos de idade são proibidos de trabalhar, salvo na condição de aprendiz.
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Acerca da autorização para viagem de crianças e de adolescentes, assinale a alternativa correta.

  • A A criança poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhada dos pais ou de responsável, sendo ela totalmente responsável por seus atos.
  • B A autorização é dispensável no caso de viagem ao exterior, se a criança ou o adolescente viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro por intermédio de documento com firma reconhecida.
  • C A autoridade judiciária deverá conceder autorização para viagem válida por 10 anos.
  • D A autorização judiciária é obrigatória quando se tratar de comarca contígua à da residência da criança.
  • E

Conhecimentos Gerais

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Leia o texto que problematiza a desigualdade no país:


Reconhecer que a igualdade de oportunidade entre os cidadãos — base de quase todas as democracias modernas — não será alcançada na prática, se o Estado e a sociedade não passarem a tratar de forma diferenciada, pelo menos temporariamente, aqueles que se encontram nos estratos menos favorecidos da população.

(www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u434.shtml. Acesso: 17/09/2011. Adaptado.)


A construção dos direitos civis, políticos e sociais na República brasileira tem sido discutida para atender demandas sociais e jurídicas. Como são denominadas as ações necessárias para resolver o problema da desigualdade no Brasil?

  • A Ações afirmativas
  • B Ações comunicativas
  • C Ações participativas
  • D Ações partidárias
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O que é alteridade? É ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença.
(Frei Beto. In: http://www.adital.com.br/SITE/noticia2.asp?lang=PT&cod=7063. Acesso em: 20 mar. 2010.)
De acordo com Frei Beto, uma relação baseada na alteridade exige

  • A ação etnocêntrica.
  • B reconhecimento da superioridade.
  • C respeito às diferenças.
  • D relação à base de conflitos.
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Em 1891, o Estado republicano brasileiro promulgou uma nova Carta constitucional, para substituir a de 1824. A Constituição do Império dividia o poder em quatro instâncias, mas a republicana consagrou a divisão em três poderes e extinguiu o quarto poder que caracterizou o período imperial. A instância de poder abolida pela Constituição republicana foi a do poder

  • A Executivo.
  • B Judiciário.
  • C Legislativo.
  • D Moderador.
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Leia a crônica publicada em um jornal no século XIX sobre o carnaval carioca:


O Carnaval de rua foi o que costuma ser todos os anos. Grupos de zé-pereiras a zabumbarem por aí além; dominós em quantidade e mudos como frades de pedra; homens vestidos de mulher; mulheres vestidas de homens; sujos a dar com o pau. Repetiu-se este ano a brincadeira de mau gosto que hoje quase faz parte integrante do Carnaval do Rio de Janeiro – a guerra às cartolas, da qual muitas vezes são vítimas os cidadãos que passeiam com suas famílias.

(In: CUNHA, M. C. P. Ecos da folia: uma história social do Carnaval carioca entre 1880 e 1920. SP: Companhia das Letras, 2001. p. 50.)


De acordo com imprensa carioca, o carnaval do Rio no século XIX

  • A apresentava brincadeiras de bom gosto, e por isso merecia elogios da imprensa.
  • B era entediante porque repetia as mesmas brincadeiras todos os anos.
  • C era uma manifestação cultural popular, da qual a elite não participava.
  • D tinha as suas brincadeiras amplamente praticadas nas ruas da cidade.
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De acordo com o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o Estado de Goiás ultrapassou a marca dos 6 milhões de habitantes. Quanto à dinâmica demográfica do Estado, assinale a alternativa correta.

  • A O crescimento da população goiana no intervalo censitário de 1991 a 2010 não foi suficiente para ultrapassar a média nacional.
  • B Em razão da forte pujança do setor agropecuário registrada no Estado, houve uma queda do índice de urbanização e consequente crescimento da população rural.
  • C Como consequência do saldo migratório positivo, houve mudanças disruptivas na pirâmide etária do Estado, com aumento da população jovem e queda no grupo dos idosos.
  • D O censo demográfico do IBGE 2010 para Goiás demonstrou uma tendência de incremento da população dos Municípios da porção norte, noroeste e oeste do Estado, antigamente caracterizados por baixa densidade demográfica.
  • E A periferia da Região Metropolitana de Goiânia registrou aumento da respectiva fatia populacional, enquanto o núcleo metropolitano, representado pelo Município sede, apresentou queda, significando que os pesos populacionais do núcleo metropolitano e da periferia seguem caminhos inversos.
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Durante a Conferência de São Francisco, realizada em junho de 1945 nos Estados Unidos, representantes de 50 países redigiram a carta das Nações Unidas, que daria origem, no mesmo ano, à Organização das Nações Unidas (ONU).


Sobre a ONU e sua atuação, é INCORRETO afirmar que:

  • A Os anos da Guerra Fria, sucessores aos da criação da ONU, por dividirem o mundo em dois polos de influência distintos, limitaram o papel da organização no campo de segurança internacional.
  • B A ação da ONU, devido à influência da Guerra Fria, se restringiu a intervenções de paz apenas quando estas não colidiam com os interesses das grandes potências que a manipulavam, assistindo passivamente, devido aos vetos do Conselho de Segurança, a conflitos que resultaram em milhares de mortos.
  • C A primeira e maior missão de observação da ONU, que pedia um cessar-fogo em 1948, ocorreu na região da Coreia do Sul e da Coreia do Norte.
  • D O Conselho de Segurança da ONU é atualmente composto por cinco membros permanentes e dez membros eleitos de dois em dois anos. Os membros permanentes são: Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França e China.
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Com relação ao Brexit, assinale a alternativa correta.

  • A Significa a saída apenas da Inglaterra da União Europeia.
  • B Apesar da saída de um membro, tal fato gerou um cenário de estabilização do bloco econômico.
  • C Os empresários brasileiros são afetados pelo Brexit, pois muitos deles utilizam a Inglaterra como porta de entrada para negócios na Europa.
  • D O Brasil não será afetado, já que tem como principal parceiro comercial a China.
  • E O Brexit foi um fato aceito de forma positiva pelos investidores estrangeiros
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O movimento Black Lives Matter (em tradução livre, Vidas Negras Importam), nos Estados Unidos, marcou os anos recentes, com manifestações contra a violência policial dirigida especialmente à população afro-estadunidense. O movimento alastrou-se principalmente pelo uso das redes sociais, com a hashtag #BlackLivesMatter. Uma inspiração histórica para o Black Lives Matter foi a campanha pelos direitos civis nos Estados Unidos, nos anos 1960. Q principal líder dessa campanha, assassinado por sua atuação em prol do fim da segregação racial nos Estados Unidos, foi:

  • A Barack Obama.
  • B Emiliano Zapata.
  • C Charlie Chaplin.
  • D Martin Luther King Jr.
  • E Donald Trump.

Atualidades

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No cenário mundial, o Brasil aparece como produtor de ciência, mas não como produtor de tecnologia.
Porque: Existe um descompasso entre o setor acadêmico e o setor industrial.
Sobre essas duas afirmativas é correto afirmar que

  • A a primeira é uma afirmativa falsa, e a segunda é verdadeira.
  • B a primeira é uma afirmativa verdadeira, e a segunda é falsa.
  • C as duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • D as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
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Na Catalunha, região da Espanha onde se encontra a cidade de Barcelona, a maioria dos eleitores votou, em 2012, nos partidos locais que clamam pela soberania da região, poucas semanas depois de uma imensa manifestação popular a favor da independência. O perigo para a unidade espanhola é que o exemplo catalão seja seguido pelo País Basco, onde a reivindicação nacionalista esteve sempre muito presente – sem falar no aparecimento de novos nacionalismos, ainda pequenos, mas crescentes, em Valência e na Galícia.
(http://goo.gl/PHjMNm. Acesso: 29/11/2013. Adaptado.)
Uma consequência direta do fortalecimento do nacionalismo na Europa é o risco das fragmentações territoriais, as quais levam à

  • A formação de blocos geopolíticos pelo fim das tensões por delimitações territoriais.
  • B emancipação política de países em função dos movimentos populares organizados.
  • C interligação de territórios pela redução das diversidades políticas e governamentais.
  • D padronização econômica, a partir das regras comerciais únicas entre os países.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(MOREIRA, João Carlos, SENE, Eustáquio. Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil. Volume único. São Paulo: Scipione, 2002, pag 315.)


Essa imagem apresenta o Vale do Silício, nos EUA, região formada a partir dos novos ordenamentos espaciais exigidos pelas indústrias de alta tecnologia. De acordo com os elementos, esse mapa aponta

  • A antigos centros comerciais e industriais com baixa industrialização.
  • B centros agro-industriais localizados nas proximidades das principais zonas agrícolas.
  • C tecnopolos centrados na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias de ponta.
  • D zonas de exportação, construídas ao longo da costa para facilitar o escoamento da produção.
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Em dezembro do ano passado, o Banco Central colocou em circulação as novas cédulas de R$ 100 e R$ 50, pertencentes à segunda família do Real. O objetivo é a modernização das cédulas, com a adoção de recursos gráficos mais sofisticados. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A Na nova nota, é possível sentir o relevo dos numerais com o valor da nota, permitindo o reconhecimento pelo tato por pessoas com deficiência visual.
  • B Na nova nota, sob luz ultravioleta é possível ver o desenho da bandeira do Brasil, com a numeração da nota no lugar da inscrição Ordem e Progresso.
  • C Ao colocar a nova nota contra a luz, fica visível um fio de cobre com a inscrição Confiamos em Deus.
  • D A última moeda brasileira, antes do Real, era chamada de Cruzado Novo (NCz$) e foi implementada em 1986 com o Plano Cruzado I.
  • E As notas anteriores de R$ 100 e R$ 50, da primeira família do Real, perderam a validade em 2010 e devem ser imediatamente substituídas nas casas bancárias.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A A tecnologia 3-D permite a captura e a exibição de imagens em 3 dimensões, para uso exclusivo em tablets 3-G (3ª Geração).
  • B Os tablets ou tabelas, em língua portuguesa, são equipamentos eletrônicos usados para cálculos avançados e com grande capacidade de memória matemática.
  • C Os tablets são equipamentos com o conceito All-in-One: central de entretenimento com tudo em um único aparelho: tabelas, notebook, smartphone, 3-D e chat on- line.
  • D O iPad, o iPhone e o iPod são modelos líderes no mercado mundial de tablets e fabricados pela multinacional americana Apple.
  • E O dispositivo principal de entrada de dados em um tablet é a tela touchscreen, em substituição ao mouse ou teclado regularmente usados nos notebooks.
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As regiões administrativas são áreas territoriais do Distrito Federal, cujos limites físicos, estabelecidos pelo poder público, definem a jurisdição da ação governamental para fins de descentralização administrativa e coordenação dos serviços públicos de natureza local. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A O Distrito Federal possui hoje 30 regiões administrativas, sendo a de Vicente Pires (RA XXX) a mais recente. O crescente número de RAs é fruto da expansão territorial do Distrito Federal nos últimos 10 anos.
  • B A Região Administrativa do Jardim Botânico (RA XXVII) faz fronteira com as Regiões Administrativas do Lago Norte (RA XVIII) e Sobradinho II (RA XXVI).
  • C Em 1958, a Região Administrativa de Planaltina (RA VI) foi a primeira a ser criada, pois a cidade de Planaltina já existia antes da transferência da capital federal para o Centro-Oeste brasileiro.
  • D A Cidade Estrutural e a “Cidade do Automóvel” integram a Região Administrativa Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (RA XXV).
  • E As Regiões Administrativas do Lago Norte (RA XVIII) e do Lago Sul (RA XVI) são as de maior densidade populacional do Distrito Federal.
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à vitória da seleção francesa na Copa do Mundo de 2018 não foi comemorada por todos na França, Grupos políticos de exfrema-direita chegaram a denunciar que a vitória no campeonato de futebol degradava a imagem do país» Essa denúncia está associada a qual fenômeno político recente?

  • A Crescente preocupação na sociedade francesa pelo fair play. O jogo violento da equipe dos Bleus foi visto como motivo de vergonha.
  • B Â Copa do Mundo foi realizada na Rússia, um país que passou por uma experiência histórica de regime comunista, e, num contexto de crescente anticomunismo na França, a participação no campeonato foi alvo de críticas por supostamente legitimar esse regime.
  • C O atual presidente francês, Emmanuel Macron, capitalizou excessivamente a vitória da França, o que motivou reações de grupos de oposição a seu governo e, consequentemente, à seleção do país.
  • D Â intolerância social num contexto de influxo de imigrantes motivou esses ataques à seleção da França, majoritariamente composta por filhos e netos de imigrantes africanos.
  • E Os investimentos na preparação da equipe francesa para a Copa do Mundo foram considerados elevados e houve pressão para que esses recursos fossem usados em outras áreas de maior urgência social, como educação e saúde.
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A Argentina atravessa nos últimos meses uma crise social profunda. Manifestações tomaram as ruas em setembro exigindo a saída do presidente, Maurício Macri. Essa situação no país latino-americano está associada:

  • A ao aumento do desemprego e da pobreza da população na Argentina.
  • B à crise política no Brasil.
  • C à poluição dos oceanos.
  • D a investigações policiais na alta cúpula do governo de Macri, numa ação próxima à Lava Jato no Brasil.
  • E à tentativa de um golpe militar recente na Argentina.
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Em 14 de março de 2018, Marielle Franco, mulher, negra, quinta vereadora mais votada da cidade do Rio de Janeiro para a legislatura 2017-2020 e que denunciava regularmente a situação de abandono e a violência que afligem os moradores de favelas, foi assassinada a tiros. Em relação a esse fato, assinale a alternativa que descreve correta mente as informações veiculadas pela mídia:

  • A a vereadora Marielle Franco defendia a integração entre as Unidades das Polícias Pacificadoras (UPP) e as milícias armadas para combater o tráfico nos morros do Rio de Janeiro.
  • B a vereadora Marielle Franco integrava a "bancada da bala", isto é, parlamentares que apoiam a liberação do porte de armas para combater a violência na cidade do Rio de Janeiro.
  • C a morte da vereadora Marielle Franco foi emblemática, pois foi o assassinato de uma mulher negra, nascida na favela e defensora de causas sociais e dos direitos humanos.
  • D a morte da deputada Marielle Franco pode ser considerada um caso emblemático da situação de insegurança da cidade do Rio de Janeiro, pois ela foi mais uma vítima de "bala perdida".
  • E a deputada Marielle Franco foi assassinada por pacifistas que rejeitavam a sua campanha em favor do porte de arma para qualquer cidadão e a ampliação do poder da Polícia Militar.