Resolver o Simulado Nível Superior

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Contabilidade Geral

1

Uma empresa comercial apresentava um estoque de mercadorias com 10 unidades no valor total de R$ 2.000,00 em 30 de setembro. Durante o mês de outubro, foram realizadas as seguintes operações com mercadorias:

Dia 08 – compra de 10 unidades ao preço unitário de R$ 360,00 Dia 12 – venda de 10 unidades a R$ 400,00 cada unidade Dia 18 – compra de 10 unidades no total de R$ 3.200,00 Dia 26 – venda de 5 unidades no montante de R$ 2.300,00 Dia 30 – compra de 10 unidades a R$ 280,00 a unidade

Sabendo-se que, nas operações com mercadorias, o ICMS incidente era de 10% e que a empresa adota o custo médio, o valor do saldo do estoque em 31 de outubro era de:

  • A R$ 6.645,00
  • B R$ 6.650,00
  • C R$ 6.570,00
  • D R$ 7.300,00
2

No encerramento do exercício social de 2021, uma companhia apurou um lucro líquido, depois do imposto de renda e antes das participações, no valor de R$ 120.000,00. No seu estatuto, é prevista a participação dos administradores e dos empregados nos lucros da companhia, respectivamente de 10% e 15%.
O balanço patrimonial de 2020 evidenciava um prejuízo acumulado de R$ 20.000,00. Sabendo-se que o seu montante ainda estava abaixo do limite mínimo, o valor da reserva legal que deveria ser apropriada no exercício foi igual a:

  • A R$ 4.825,00
  • B R$ 4.760,00
  • C R$ 4.520,00
  • D R$ 3.825,00

Contabilidade Pública

3

Com base na composição do balanço patrimonial elaborado em 31/12/2021 por uma determinada prefeitura, foram obtidos os seguintes dados:

Ativo Circulante.....................................R$ 48.900,00 Ativo Não Circulante............................R$ 127.500,00 Passivo Circulante................................R$ 61.200,00 Passivo Não Circulante...........................R$ 1.350,00 Ativo Financeiro....................................R$ 48.900,00 Ativo Permanente................................R$ 127.500,00 Passivo Financeiro................................R$ 38.100,00 Passivo Permanente.............................R$ 24.600,00 Superávit Financeiro.............................R$ 10.800,00 Saldo dos Atos Potenciais Passivos........R$ 1.650,00

Com base nesses dados, pode-se afirmar que o valor do Saldo Patrimonial indicado na referida demonstração era igual a: 

  • A R$ 112.200,00
  • B R$ 113.700,00
  • C R$ 113.850,00
  • D R$ 176.400,00

Contabilidade Geral

4

A indústria X, localizada em Goiás, necessita vender sua mercadoria para a Indústria Y, localizada em Minas Gerais e, para isso, o contador precisa efetuar a apuração dos tributos envolvidos na operação. Oportuno ressaltar, que a Indústria X apura o PIS e a Cofins pelo regime não cumulativo.

Valor líquido da mercadoria: R$1.550,00

Alíquota interna do ICMS da Indústria X: 17%

Alíquota interna do ICMS da Indústria Y: 18%

Alíquota interestadual: 12% Alíquota do IPI: 5%

Alíquota do PIS: 1,65% Alíquota da Cofins: 7,6% 

O valor do ICMS a ser apurado nessa operação de venda é de:

  • A R$411,81.
  • B R$383,51.
  • C R$236,19.
  • D R$252,20.
  • E R$186,00.
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A indústria X, localizada em Goiás, necessita vender sua mercadoria para a Indústria Y, localizada em Minas Gerais e, para isso, o contador precisa efetuar a apuração dos tributos envolvidos na operação. Oportuno ressaltar, que a Indústria X apura o PIS e a Cofins pelo regime não cumulativo.

Valor líquido da mercadoria: R$1.550,00

Alíquota interna do ICMS da Indústria X: 17%

Alíquota interna do ICMS da Indústria Y: 18%

Alíquota interestadual: 12% Alíquota do IPI: 5%

Alíquota do PIS: 1,65% Alíquota da Cofins: 7,6% 

O valor do IPI a ser apurado nessa operação de venda é de:

  • A R$77,50.
  • B R$106,53.
  • C R$114,39.
  • D R$105,08.
  • E R$98,41.
6

A indústria X, localizada em Goiás, necessita vender sua mercadoria para a Indústria Y, localizada em Minas Gerais e, para isso, o contador precisa efetuar a apuração dos tributos envolvidos na operação. Oportuno ressaltar, que a Indústria X apura o PIS e a Cofins pelo regime não cumulativo.

Valor líquido da mercadoria: R$1.550,00

Alíquota interna do ICMS da Indústria X: 17%

Alíquota interna do ICMS da Indústria Y: 18%

Alíquota interestadual: 12% Alíquota do IPI: 5%

Alíquota do PIS: 1,65% Alíquota da Cofins: 7,6% 

O valor do PIS a ser apurado nesta operação de venda é de:

  • A R$32,48.
  • B R$35,15.
  • C R$34,68.
  • D R$37,75.
  • E R$25,58.
7

A indústria X, localizada em Goiás, necessita vender sua mercadoria para a Indústria Y, localizada em Minas Gerais e, para isso, o contador precisa efetuar a apuração dos tributos envolvidos na operação. Oportuno ressaltar, que a Indústria X apura o PIS e a Cofins pelo regime não cumulativo.

Valor líquido da mercadoria: R$1.550,00

Alíquota interna do ICMS da Indústria X: 17%

Alíquota interna do ICMS da Indústria Y: 18%

Alíquota interestadual: 12% Alíquota do IPI: 5%

Alíquota do PIS: 1,65% Alíquota da Cofins: 7,6% 

O valor da COFINS a ser apurado nessa operação de venda é de:

  • A R$117,80.
  • B R$159,73.
  • C R$161,92.
  • D R$149,59.
  • E R$173,87.
8

Em relação às demonstrações financeiras, assinale aquela que é dispensada para as companhias de capital fechado com patrimônio líquido superior a R$4.000.000.

  • A Demonstração dos fluxos de caixa.
  • B Balanço patrimonial.
  • C Demonstração do Resultado do Exercício.
  • D Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados.
  • E Demonstração do valor adicionado.
9

Em consonância com a Lei nº 6.404/76 e alterações posteriores, assinale a alternativa correta.

  • A As destinações dos lucros só podem ser registradas segundo a proposta dos órgãos da administração, no pressuposto de sua aprovação pela assembleia-geral.
  • B Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar não serão classificados.
  • C O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será no último mês do ano.
  • D As contas no ativo serão dispostas em ordem crescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados.
  • E A conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela ainda não realizada.
10

O patrimônio líquido é dividido em:

I- Ações em tesouraria.

II- Ajustes do patrimônio.

III- Capital Social e reservas de capital.

IV- Prejuízos acumulados.

V- Reservas de lucro.

Estão corretas as afirmativas: 

  • A I, II e IV, apenas.
  • B I, III, IV e V, apenas.
  • C III, IV e V, apenas.
  • D II, III, IV e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V
11

A conta em que se deve registrar as participações permanentes em outras sociedades é chamada de:

  • A Ativo circulante.
  • B Ativo imobilizado.
  • C Intangível.
  • D Investimentos.
  • E Ativo realizável a longo prazo.
12

A demonstração do resultado do exercício discriminará:

  • A As alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa.
  • B O valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, bem como a parcela da riqueza não distribuída.
  • C As transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.
  • D As reversões de reservas e o lucro líquido do exercício.
  • E As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa.
13

Assinale a alternativa correta sobre a incidência do ISS.

  • A A prestação de serviços em relação de emprego dos trabalhadores avulsos.
  • B Os serviços prestados mediante a utilização de bens e serviços públicos explorados economicamente mediante autorização, permissão ou concessão, com o pagamento de tarifa, preço ou pedágio pelo usuário final do serviço.
  • C Serviço de transporte entre estados.
  • D As exportações de serviços para o exterior do País.
  • E O valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários.

Legislação Federal

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Com base na lista da Lei Complementar 116/2003, assinale o serviço em que não incide o ISS.

  • A Distribuição de bens de terceiros.
  • B Instrumentação cirúrgica.
  • C Cessão de direito de uso de marcas e de sinais de propaganda.
  • D Bancos de sangue.
  • E Transporte intermunicipal.

Contabilidade Geral

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Assinale a alternativa correta sobre a incidência do ICMS.

  • A Transporte interestadual de valores.
  • B Operações de arrendamento mercantil, não compreendida a venda.
  • C Operações com ouro, quando definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial.
  • D Operações decorrentes de alienação fiduciária em garantia.
  • E Operações com livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.
16

Assinale a alternativa correta sobre o IRPJ.

  • A As empresas públicas e as sociedades de economia mista, exceto as suas subsidiárias, são contribuintes nas mesmas condições das demais pessoas jurídicas.
  • B Serão computados, para fins de apuração do lucro da empresa individual, os rendimentos de locação, sublocação ou arrendamento de imóveis, percebidos pelo titular da empresa individual.
  • C Os condomínios na propriedade de imóveis são considerados sociedades em comum, ainda que pessoas jurídicas também façam parte deles.
  • D As empresas individuais são equiparadas às pessoas jurídicas.
  • E A imunidade que beneficia a pessoa jurídica aproveita aos que dela percebam rendimentos sob qualquer título e forma.
17

Para fins da apuração do IRPJ, assinale a alternativa que se refere à dedução da receita bruta na hipótese de empresas de seguros privados.

  • A Despesas administrativas.
  • B Valores referentes a cancelamentos e restituições de prêmios.
  • C Despesas de cessão de créditos.
  • D Despesas incorridas na captação de recursos de terceiros.
  • E Despesas de câmbio.
18

A participação residual nos ativos da entidade após a dedução de todos os seus passivos é chamada de:

  • A Despesas.
  • B Ativo.
  • C Passivo.
  • D Receitas.
  • E Patrimônio Líquido.
19

Assinale a alternativa correta sobre estoques.

  • A O custo dos estoques de itens que não são normalmente intercambiáveis e de bens ou serviços produzidos e segregados para projetos específicos deve ser atribuído pelo uso da identificação específica dos seus custos individuais.
  • B A alocação de custos fixos indiretos de fabricação às unidades produzidas deve ser baseada na capacidade total de produção.
  • C Quando os estoques são vendidos, o custo escriturado desses itens deve ser reconhecido como receita do período em que são incorridos.
  • D O valor de custo do estoque é composto por todos os custos de aquisição e de transformação.
  • E Valor justo é o preço que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.
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Sobre os princípios que regem o eSocial, analise as afirmativas.

I. Conferir tratamento igual às microempresas e empresas de pequeno porte.

II. Aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias.

III. Eliminar a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas.

IV. Racionalizar e simplificar o cumprimento de obrigações.

V. Viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas.

Estão corretas:

  • A I, III, IV e V, apenas.
  • B III, IV e V, apenas.
  • C II, III, IV e V, apenas.
  • D I, II, III, IV e V.
  • E I, II e IV, apenas.

Contabilidade de Custos

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Relativamente à terminologia de custos aplicada ao setor público, é correto afirmar que o custeio pleno consiste na

  • A apropriação dos custos para todas as atividades desenvolvidas pela entidade.
  • B alocação de todos os custos — fixos e variáveis — diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.
  • C apropriação apenas dos custos variáveis aos produtos ou serviços, considerando-se os custos fixos como despesas do período.
  • D apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.
  • E apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços.
22
A Indústria Alfa, responsável por dois tipos de produtos, A e B, é formada por três departamentos de produção (corte, costura e pintura) e dois departamentos de serviços (almoxarifado e administração geral da produção). A produção do produto A passa pelos três departamentos de produção; o produto B é realizado apenas nos departamentos de corte e costura. Em determinado período, foram produzidas 15.000 e 10.000 unidades, respectivamente; os custos diretos foram os seguintes (em $):
Custos diretos A B Total Material 10.000 15.000 25.000 Mão de obra 20.000 20.000 40.000 Total 30.000 35.000 65.000
Os CIP são alocados inicialmente aos departamentos (conforme quadro a seguir) e, depois, destes aos produtos.
Departamentos CIP (em $) Corte 14.000 Costura 20.000 Pintura 8.000 Almoxarifado 5.000 Adm. geral da produção 8.000 TOTAL 55.000
Os custos do departamento da administração geral da produção são os primeiros a serem distribuídos aos demais; a base é o número de funcionários, a saber:
Departamentos Nº de funcionários Corte 10 Costura 12 Pintura 6 Almoxarifado 4
O segundo a ser distribuído é o departamento do almoxarifado, que é rateado e distribui seus custos à base do número de requisições:
Departamentos de Produção Número de requisições
Corte 600 Costura 600 Pintura 300 Total 1.500
Sabe-se que a distribuição dos custos dos departamentos de produção aos produtos é feita em função do volume produzido.
Considerando as informações anteriores e sabendo que a indústria adota a departamentalização na alocação dos custos indiretos de fabricação, qual o custo unitário do produto A e B, respectivamente?
  • A 3,87 e 6,20
  • B 4,15 e 5,77
  • C 4,20 e 5,70
  • D 4,49 e 5,27
23
Determinada empresa estabelece o preço de venda de suas mercadorias com base no custo de aquisição. Sabe-se que o custo de aquisição de determinado produto é de R$ 20,00 por unidade, os tributos incidentes sobre as vendas somam 33%, as despesas administrativas 7% e o lucro desejado antes dos impostos diretos é de 20%. Com base nos dados fornecidos, o preço de venda do produto será de:
  • A R$ 28,00
  • B R$ 32,00
  • C R$ 33,33
  • D R$ 50,00
24

Na implantação de um sistema de custos, para associar os custos ao que se deseja mensurar (objeto de custo) é necessário adotar o que se denomina método de custeio. Um dos métodos de custeio mais largamente usados é o custeio por absorção. Uma das características desse método é que:

  • A a variação dos custos é diretamente associada ao volume de produção;
  • B aloca os custos às atividades para posterior alocação ao objeto de custo final;
  • C aplica critérios arbitrários e subjetivos para alocação dos custos indiretos;
  • D permite a adaptação do conceito de margem de contribuição às entidades públicas;
  • E possibilita maior controle dos custos variáveis por parte dos gestores.
25

Em uma organização, o consumo de determinado insumo é de 600 unidades ao ano. A organização adquire esse insumo por R$ 10,00 a unidade. O custo para fazer o pedido ao fornecedor é de R$ 6,00 e o custo anual de manutenção em estoque é de 20% do valor do insumo.


Considerando-se o lote econômico de compra do insumo, o número de pedidos a serem feitos no ano será: 

  • A 8;
  • B 9;
  • C 10;
  • D 12;
  • E 17.
26

No processo de fusão, observa-se a incorrência de custos com honorários de consultores, peritos contadores e advogados. A entidade resultante e as combinações de operações devem contabilizar estes custos

  • A no Ativo.
  • B no Passivo.
  • C no Patrimônio Líquido.
  • D na Despesa.
  • E Não deve haver contabilização dos custos.
27

No processo de aquisição, há custos que não são obrigatórios, mas que a adquirente espera incorrer no futuro para efetuar o seu plano de saída da atividade da operação adquirida e para rescindir os contratos de trabalho. A adquirente deve reconhecer esses custos, no momento da compra, do seguinte modo na aplicação do método de aquisição:

  • A passivo.
  • B despesas operacionais.
  • C outras despesas operacionais.
  • D despesas financeiras.
  • E não deve haver reconhecimento.
28

O ponto de equilíbrio envolve diferentes conceitos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A A margem de contribuição unitária corresponde à diferença entre as receitas totais e o somatório dos custos e das despesas, pelo número de unidades produzidas.
  • B O valor do ponto de equilíbrio é igual ao somatório de custos e despesas fixas, dividido pela margem de contribuição.
  • C A margem de segurança equivale à quantidade vendida no ponto de equilíbrio contábil.
  • D O ponto de equilíbrio econômico é calculado deduzindo-se dos custos e das despesas fixas o custo de oportunidade do investimento.
  • E O ponto de equilíbrio financeiro é inferior ao contábil, porque, em seu cálculo, deduz-se a depreciação.
29

A margem de contribuição é um conceito importante na relação custo/volume/lucro. Considerando essa informação, é correto afirmar que essa margem corresponde à diferença entre

  • A o valor das vendas e o total das despesas operacionais.
  • B o total das receitas operacionais e as despesas diretamente relacionadas à produção.
  • C o valor total da produção e a receita no ponto de equilíbrio.
  • D as vendas no limite da capacidade de produção e as receitas efetivamente obtidas.
  • E o valor das vendas e os custos e as despesas variáveis associados ao produto comercializado.
30
Julgue o item a seguir, no que se refere ao controle e à gestão de custos em uma empresa industrial.

A elevação do nível de atividade da fábrica, com o consequente aumento do volume de produção, provoca o aumento do custo variável unitário dos produtos, mas não implica alterações no valor do custo fixo calculado de forma unitária.

Auditoria Governamental

31

Um dos mais importantes documentos da INTOSAI sobre auditoria consiste na Declaração de Lima, a qual dispõe que, uma vez que a gestão de recursos públicos envolve um voto de confiança, a auditoria é um elemento indispensável aos sistemas regulatórios. Nesse sentido, o papel da Declaração de Lima dentre as normas profissionais da INTOSAI é o estabelecimento de:

  • A diretrizes para preceitos de auditoria governamental
  • B orientações sobre conceitos centrais para auditoria operacional
  • C princípios e requisitos específicos de auditoria interna aplicada ao setor público
  • D princípios fundamentais aplicáveis exclusivamente às auditorias de conformidade
32

A norma INTOSAI sobre princípios fundamentais de auditoria define três tipos principais de auditoria do setor público. A auditoria que foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento, denomina-se auditoria do tipo:

  • A operacional
  • B de conformidade
  • C detecção de fraudes
  • D avaliação governamental
33

Nos termos da norma INTOSAI sobre princípios fundamentais de auditoria, os relatórios de auditoria governamental devem ser de fácil compreensão, livres de imprecisões ou ambiguidades, e completos. Nesse sentido, a norma prevê a elaboração do relatório para comunicar os resultados da auditoria:

  • A exclusivamente ao gestor do órgão público
  • B ao gestor do órgão público e ao chefe do Poder Executivo
  • C aos órgãos de governança e às partes interessadas, envolvidas na gestão
  • D às partes interessadas, aos responsáveis pela governança e ao público em geral
34

Em relação à fiscalização contábil, financeira e orçamentária e aos controles interno e externo e às prestações de contas, avalie o que se afirma a seguir.

I - O Tribunal de Contas julgará as contas dos prefeitos municipais, cujos municípios estão sob sua jurisdição, mediante parecer prévio elaborado anualmente.
II - Conforme a legislação vigente, a implantação e o funcionamento do sistema de controle interno são obrigatórios, sob pena de responsabilidade ao agente que der causa à omissão.
III - É da competência do sistema de controle interno fiscalizar o cumprimento dos limites de gastos totais com pessoal e elaborar o parecer prévio que será submetido ao Tribunal de Contas competente.
IV - As prestações de contas devem conter elementos que evidenciem o desempenho da arrecadação relacionado à previsão, com as providências adotadas no âmbito da fiscalização das receitas e combate à sonegação e das ações de recuperação de créditos nas instâncias administrativa e judicial.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D II e IV.
35

O controle que objetiva dar segurança àquele que pratica o ato ou que por ele se responsabiliza, e que se utiliza da contabilidade para assegurar a conformidade dos atos, é identificado corretamente por controle

  • A prévio.
  • B fiscalizador.
  • C subsequente.
  • D concomitante.
36

A partir da apresentação dos princípios gerais da auditoria no setor público estabelecidos na ISSAI 100, analise a descrição a seguir, verificando a qual dentre os princípios gerais ela corresponde: “Os auditores devem manter comportamento profissional apropriado, aplicando ceticismo profissional e julgamento profissional e exercendo devido zelo ao longo de toda a auditoria”.

  • A Ética e independência.
  • B Controle de qualidade.
  • C Gerenciamento de equipes e habilidades.
  • D Risco de auditoria.
  • E Julgamento, devido zelo e ceticismo profissionais.
37

Considerando os tipos de auditoria no setor público, “A Auditoria _____________ é realizada para avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem, em todos os aspectos relevantes, as normas que regem a entidade auditada. Essas normas podem incluir regras, leis, regulamentos, resoluções orçamentárias, políticas, códigos estabelecidos, acordos ou os princípios gerais que regem a gestão financeira responsável do setor público e a conduta dos agentes públicos”. (ISSAI 100).


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A de Conformidade
  • B Financeira
  • C Patrimonial
  • D Operacional
  • E Econômica
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Controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público. Considerando o exposto, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Dentre os objetivos dos controles internos podem ser citados os seguintes: salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais; e, dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente.

II. Os controles internos auxiliam na administração do setor público, na medida em que regulam o orçamento para o ano seguinte e a sua aplicabilidade com base nas informações oportunizadas.

III. São objetivos dos controles internos, dentre outros: propiciar a obtenção de informação oportuna e adequada; e, auxiliar na prevenção de práticas eficientes, econômicas e outras adequações.

  • A Todas estão corretas.
  • B Todas estão incorretas.
  • C Apenas I e II estão corretas.
  • D Apenas I e III estão corretas.
  • E Apenas II e III estão corretas.
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A auditoria no setor público envolve três elementos básicos. Um destes é descrito conforme segue: “na auditoria do setor público, as principais responsabilidades são determinadas pelo ordenamento constitucional ou legal. __________________ podem ser responsáveis pela elaboração da informação do objeto, pela gestão do objeto ou por atender recomendações acerca do objeto, e podem ser pessoas ou organizações.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A Os auditores
  • B As partes envolvidas
  • C Os usuários previstos
  • D Os assistentes técnicos
  • E As partes responsáveis
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As auditorias do setor público partem de objetivos que podem ser distintos, dependendo do tipo de auditoria que está sendo realizada. No entanto, todas elas contribuem para a boa governança de acordo com os seguintes aspectos, EXCETO:

  • A Fornecendo aos usuários previstos, com independência, informações objetivas e confiáveis, conclusões ou opiniões baseadas em evidência suficiente e apropriada, relativas às entidades públicas.
  • B Fornecendo informação baseada em evidência suficiente e apropriada, e os auditores devem executar procedimentos para reduzir ou administrar o risco de chegar a conclusões que possam responsabilizar servidores.
  • C Aperfeiçoando a accountability e a transparência, promovendo melhorias contínuas e a confiança sustentada no uso apropriado de recursos e bens públicos e no desempenho da administração pública.
  • D Fortalecendo a efetividade dos órgãos que, dentro do ordenamento constitucional, exercem funções gerais de controle e correição sobre o governo, bem como dos responsáveis pela gestão de atividades financiadas com recursos públicos.
  • E Criando incentivos para mudança ao proporcionar conhecimento, análises abrangentes e recomendações bem fundamentadas para aprimoramentos.