Resolver o Simulado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IF-PA) - Professor - Matemática

0 / 28

Matemática

1

Um terreno retangular com comprimento de 16m e largura de 12m será dividido ao meio por uma de suas diagonais. Supondo-se que será utilizado uma cerca para fazer essa divisão, ao todo, quantos metros de cerca serão necessários?

  • A 18m
  • B 20m
  • C 22m
  • D 24m
2

Geralmente, determinado serviço é realizado em 5 horas. Entretanto, devido a uma necessidade excepcional, esse serviço tem que ser realizado em 3/4 do tempo em que é geralmente realizado, mas mantendo-se a segurança necessária de todos os trabalhadores. Nessa ocasião especial, o serviço deverá ser realizado em

  • A 3 horas e 15 minutos.
  • B 3 horas e 30 minutos.
  • C 3 horas e 45 minutos.
  • D 4 horas e 00 minuto.
  • E 4 horas e 15 minutos.
3

Em um refeitório há, ao todo, 40 funcionários almoçando, sendo que o número de homens é maior que o número de mulheres em 12 funcionários. O número de mulheres almoçando nesse refeitório, em relação ao número total de funcionários no refeitório, corresponde a:

  • A 7/20
  • B 3/10
  • C 1/4
  • D 1/5
  • E 3/20
4

Uma mercadoria, que custa R$ 500,00 à vista, foi adquirida a prazo, com duas parcelas mensais de R$ 270,00. A taxa de juros mensal, cobrada nessa operação, foi de:

  • A 5%.
  • B 6%.
  • C 7%.
  • D 8%.
  • E 9%.

Pedagogia

5

Os métodos aplicados na apresentação, desenvolvimento, exercícios e avaliação de um conteúdo são fundamentais para que eles ganhem significado e se tornem de fácil compreensão. É neste sentido que entendemos como de extrema importância os critérios estabelecidos em suas escolhas.
Qual das opções abaixo cita um critério que corrobora com a eficiência do método?

  • A Priorizar metodologias que desenvolvam os conteúdos com o objetivo de preparar o estudante para o mercado de trabalho.
  • B Escolher metodologias que prezam pela contextualização dos conteúdos.
  • C Trabalhar apenas os métodos onde o conteúdo é apenas um coadjuvante no desenvolvimento sócio emocional do estudante.
  • D Desenvolver metodologias que preparem o estudante exclusivamente para a iniciação científica.

Matemática

6

A professora Lúcia organiza aulas recreativas de 10 em 10 dias e a professora Jane de 15 em 15 dias. Se hoje as duas tiveram este tipo de aula, daqui a quantos dias terão no mesmo dia novamente?

  • A Daqui a 15 dias.
  • B Daqui a 60 dias.
  • C Daqui a 20 dias.
  • D Daqui a 30 dias.
7

Se Carlos montar o cardápio de sua lanchonete dando a seus clientes a opção de escolher entre 10 tipos de lanches, 5 tipos de suco e 20 opções de sorvete, de quantas maneiras diferentes eles poderão montar uma refeição com um item de cada?

  • A Eles poderão montar uma refeição de 1250 maneiras diferentes.
  • B Eles poderão montar uma refeição de 1000 maneiras diferentes.
  • C Eles poderão montar uma refeição de 750 maneiras diferentes.
  • D Eles poderão montar uma refeição de 520 maneiras diferentes.
8

Mara é uma maratonista e conseguiu baixar 8 min, 11 min e 13 min do seu tempo nas 3 últimas provas que fez. Se a última prova ela fez em 3h 53 min, qual era o seu tempo inicial?

  • A Seu tempo inicial era de 5h 05min.
  • B Seu tempo inicial era de 4h 25min.
  • C Seu tempo inicial era de 5h 02min.
  • D Seu tempo inicial era de 4h 17min.
9

Uma lanchonete apronta um pedido a cada 3 minutos e Carlos acaba de fazer seu, sendo o último de uma fila de espera com 23 pessoas. Em quanto tempo seu pedido ficará pronto?

  • A Seu pedido ficará pronto em 1h 27min.
  • B Seu pedido ficará pronto em 43min.
  • C Seu pedido ficará pronto em 1h 09min.
  • D Seu pedido ficará pronto em 35min.
10

Em 3 dias de funcionamento a fábrica de João produziu 920 kg de açúcar. Mantendo a mesma média, quantos quilos serão produzidos em 45 dias?

  • A Serão produzidos 13.800 quilos.
  • B Serão produzidos 8.350 quilos.
  • C Serão produzidos 27.200 quilos.
  • D Serão produzidos 10.500 quilos.

Português

11

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas correspondentes.

A arma ____ se feriu desapareceu.
Estas são as pessoas ____ lhe falei.
Aqui está a foto ____ me referi.

Encontrei um amigo de infância ____ nome não me lembrava.

  • A que, de que, à que, cujo.
  • B com que, que, a que, cujo.
  • C com o qual, de que, que, do qual.
  • D com que, das quais, a que, de cujo.
12

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sobre o uso da crase, avalie as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na linha 07, considerando o contexto, a lacuna pontilhada deve receber ‘à’, visto que ali é necessário o uso da crase.

( ) Caso, na linha 15, trocássemos o verbo ‘esquecer’ pelo substantivo ‘esquecimento’, estariam criadas as condições para o uso da crase, além de outras adequações no período.

( ) Nas duas lacunas pontilhadas da linha 25, não deve ser usada a crase, pois nas duas ocorrências apenas a preposição ‘a’ é suficiente para manter a correção do período.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F.
  • B V – F – V.
  • C F – V – F.
  • D F – F – F.
  • E F – F – V.
13

Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo com a norma-padrão.

  • A Bateram uma hora.
  • B A grande maioria era estrangeiros.
  • C Choveram inúmeras mensagens de congratulações.
  • D Haviam milhares de pássaros na torre da igreja.
  • E 1% dos entrevistados não souberam responder às questões.
14
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

*COP26 – A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 foi a 26ª conferência das partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada entre 1 e 12 de novembro de 2021 na cidade de Glasgow, na Escócia.

(Disponível em: https://climainfo.org.br/2021/11/16/racismo-ambiental-a-brasileira/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Analise as assertivas abaixo, que relacionam palavras do texto a um fenômeno fonético, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em brasileiro e destacou há ditongo decrescente.
( ) Em bairros e qualquer aparecem ditongo e dígrafo.
( ) Em país e imobiliária há hiato.
( ) Em iguais e sociais há tritongo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – V.
  • B V – V – V – F.
  • C F – V – V – F.
  • D V – F – F – V.
  • E F – F – F – V.
15

Investimento em educação na primeira

infância como “estratégia anticrime”


            James Heckman já era vencedor do Nobel de Economia quando começou a se dedicar ao assunto pelo qual passaria a ser realmente conhecido: a primeira infância (de 0 a 5 anos de idade), sua relação com a desigualdade social e o potencial que há nessa fase da vida para mudanças que possam tirar pessoas da pobreza.

            Em grande parte por causa de seus estudos, o assunto tem ganhado mais atenção nos últimos anos. Heckman concluiu que o investimento na primeira infância é uma estratégia eficaz para o crescimento econômico. Ele calcula que o retorno financeiro para cada dólar gasto é dos mais altos.

            Isso ocorre porque, na etapa entre o nascimento e os cinco anos de idade, o cérebro se desenvolve rapidamente e é mais maleável. Assim, é mais fácil incentivar habilidades cognitivas e de personalidade – atenção, motivação, autocontrole e sociabilidade – necessárias para o sucesso na escola, saúde, carreira e na vida.

            No início dos anos 2000, Heckman começou a se debruçar sobre os dados do Perry Preschool Project, experimento social que mudou a vida de seus participantes. Ele funcionou assim: em 1962, na pequena cidade de Ypslanti, no Estado do Michigan, nos Estados Unidos, 123 alunos da mesma escola foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um deles, com 58 crianças, recebeu uma educação pré-escolar de alta qualidade, e o outro, com 65, não participou das mesmas atividades – este último é o grupo de controle. A proposta era testar se o acesso a uma boa educação infantil melhoraria a capacidade de crianças desfavorecidas de obter sucesso na escola e na vida.

            “O consenso quando comecei a analisar os dados era de que o programa não tinha sido bem-sucedido porque o QI dos participantes era igual ao de não participantes”, lembra ele, anos depois, em conversa com a BBC News Brasil.

            Heckman e colegas resolveram analisar os resultados do experimento por outro ângulo. “Nós olhamos não para o QI, mas para as habilidades sociais e emocionais que os participantes demonstraram em etapas seguintes da vida e vimos que o programa era, na verdade, muito mais bem-sucedido do que as pessoas achavam. Constatamos que os participantes tinham mais probabilidade de estarem empregados e tinham muito menos chance de ter cometido crimes”, diz o economista.

            Sua análise do programa Perry chegou à conclusão de que houve um retorno sobre o investimento de 7 a 10% ao ano, com base no aumento da escolaridade e do desempenho profissional, além da redução dos custos com reforço escolar, saúde e gastos do sistema penal.

(Luiza Franco. BBC News Brasil. 21 de maio de 2019. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a frase está correta quanto à concordância verbal e nominal.

  • A Os resultados do experimento de Heckman, conduzido nos Estados Unidos, confirma a tese do pesquisador e ganhador do Nobel de Economia.
  • B O retorno financeiro dos investimentos realizados na primeira infância fazem com que essa estratégia seja economicamente vantajosa.
  • C A diferença entre o QI das crianças participantes e o das não participantes da pesquisa foi quase nulo.
  • D Fazem mais de 50 anos que a pesquisa foi realizada, e ainda hoje os resultados são relevantes para as políticas públicas.
  • E Não é incorreto afirmar que os investimentos em educação na primeira infância têm impactos econômicos relevantes.
16

Um casal pretendia assistir a determinado filme, mas, à porta do cinema, para sua surpresa, havia uma fila incomensurável de pessoas nos guichês. Diante disso, o marido declarou:
– Puxa! Eu esqueci que eram férias das crianças!
Com essa frase, o marido indica que:

  • A não gostaria de ter vindo em função do grande número de crianças na plateia;
  • B arrependeu-se de não ter trazido o filho para o cinema;
  • C lembrou-se de que o filme a ser assistido era destinado especialmente ao público infantil;
  • D se enganou na opção do filme a ser assistido em função de informações incompletas dos jornais;
  • E entendeu a razão do grande número de pessoas nas filas.
17
Leia atentamente a seleção de frutas abaixo. Considerando-se a norma culta da Língua Portuguesa e o uso dos acentos ortográficos, assinale a alternativa em que há desvio a essas normas.
  • A Abacaxí.
  • B Açaí.
  • C Cajá.
  • D Maracujá.
18

Uma geração de extraterrestres


            Penso que Michel Serres seja a mente filosófica mais aguda na França de hoje e, como todo bom filósofo, é capaz de dedicar-se também à reflexão sobre a atualidade. Uso despudoradamente (à exceção de alguns comentários pessoais) um belíssimo artigo de Serres publicado em março de 2010 que recorda coisas que, para os leitores mais jovens, dizem respeito aos filhos e, para nós, mais velhos, aos netos.

            Só para começar, estes filhos ou netos nunca viram um porco, uma vaca, uma galinha. Os novos seres humanos não estão mais habituados a viver na natureza, e só conhecem as cidades. Trata-se de uma das maiores revoluções antropológicas depois do neolítico* .

            Há mais de sessenta anos, os jovens europeus não conhecem guerras, beneficiam-se de uma medicina avançada e não sofrem como sofreram seus antepassados. Então, que obras literárias poderão apreciar, visto que não conheceram a vida rústica, as colheitas, os monumentos aos caídos, as bandeiras dilaceradas pelas balas inimigas, a urgência vital de uma moral?

            Foram formados por meios de comunicação concebidos por adultos que reduziram a sete segundos o tempo de permanência de uma imagem e a quinze segundos o tempo de resposta às perguntas. São educados pela publicidade que exagera nas abreviações e nas palavras estrangeiras e faz com que percam o senso da língua materna. A escola não é mais o local da aprendizagem e, habituados aos computadores, esses jovens vivem boa parte da sua vida no virtual. Nós vivíamos num espaço métrico perceptível, e eles vivem num espaço irreal onde vizinhanças e distâncias não fazem mais a menor diferença.

            Não vou me deter nas reflexões de Serres acerca das possibilidades de administrar as novas exigências da educação. Em todo caso, sua panorâmica nos fala de um período semelhante, pela subversão total, ao da invenção da escrita e, séculos depois, da imprensa. Só que estas novas técnicas hodiernas mudam em grande velocidade. Por que não estávamos preparados para esta transformação?

            Serres conclui que talvez a culpa seja também dos filósofos, que, por profissão, deveriam prever as mudanças dos saberes e das práticas e não o fizeram de maneira suficiente porque, “empenhados na política de todo dia, não viram chegar a contemporaneidade”. Não sei se Serres tem toda razão, mas alguma ele tem.

*Última divisão da Idade da Pedra, caracterizada pelo desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais.

(Umberto Eco. Pape Satàn aleppe: crônicas de uma sociedade líquida.

2 ed. – Rio de Janeiro: Record, 2017. Excerto adaptado)

Considere a passagem do penúltimo parágrafo:


•  Não vou me deter nas reflexões de Serres acerca das possibilidades de administrar as novas exigências da educação.


Assinale a alternativa em que, com a substituição dos verbos destacados, a redação atende à norma-padrão de regência verbal.

  • A Não vou me demorar das reflexões de Serres acerca das possibilidades de tratar às novas exigências da educação.
  • B Não vou me ocupar para as reflexões de Serres acerca das possibilidades de resolver das novas exigências da educação.
  • C Não vou me prender nas reflexões de Serres acerca das possibilidades de governar das novas exigências da educação.
  • D Não vou me dedicar das reflexões de Serres acerca das possibilidades de cuidar as novas exigências da educação.
  • E Não vou me ocupar com as reflexões de Serres acerca das possibilidades de conduzir as novas exigências da educação.

Direito Processual Civil

19

Maria e Joana, sócias de uma empresa de eventos especializada em casamentos, firmam uma parceria com um fornecedor de bolos e doces, com cláusula de exclusividade. Os advogados de Maria e Joana decidem incluir na minuta do contrato cláusula de mediação extrajudicial prévia, além de cláusula de eleição de foro. Os advogados do fornecedor concordam com as cláusulas e ambas as partes assinam o instrumento, sem qualquer vício de vontade ou déficit de compreensão do que restou ajustado.


Havendo desentendimento entre as partes contratantes no curso da contratação, é correto afirmar que:

  • A o procedimento de mediação extrajudicial não suspende o prazo prescricional do direito discutido, devendo a parte que requereu a instauração da mediação ajuizar ação em paralelo, observando o prazo prescricional;
  • B o procedimento de mediação extrajudicial deverá ser concluído em até sessenta dias, contados da primeira sessão, salvo quando as partes, de comum acordo, requererem sua prorrogação;
  • C não havendo previsão contratual completa da cláusula de mediação, deve ser observado o prazo mínimo de dez dias úteis e o prazo máximo de três meses, contados a partir do recebimento do convite, para a realização da primeira reunião;
  • D o não comparecimento da parte convidada à primeira reunião de mediação enseja a assunção da integralidade das custas processuais e dos honorários sucumbenciais, caso seja vencedora em demanda que envolva o escopo da mediação;
  • E considera-se instituída a mediação na data de protocolo do pedido da parte interessada perante qualquer centro de mediação conveniado.

Legislação Federal

20

Considerando a legislação atualmente vigente, bem como a Jurisprudência dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa correta com relação ao mandado de segurança.

  • A É vedado ao juiz exigir caução, fiança ou depósito para o deferimento de medida liminar em mandado de segurança.
  • B Não será concedida medida liminar em mandado de segurança que tenha por objeto a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza.
  • C No mandado de segurança coletivo, a liminar só poderá ser concedida após a audiência do representante judicial da pessoa jurídica de direito público, que deverá se pronunciar no prazo de 72 (setenta e duas) horas.
  • D Não cabem, no processo de mandado de segurança, a interposição de embargos infringentes e a condenação ao pagamento dos honorários advocatícios, sem prejuízo da aplicação de sanções no caso de litigância de má-fé.
  • E Cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.
21

Analise o quadro abaixo, que apresenta o indicador razão de mortalidade proporcional das populações dos países A, B, C e D. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com base nos valores percentuais e na proposta de Nelson de Moraes para interpretação desse indicador, os níveis de saúde das populações dos quatro países são, respectivamente: 

  • A Muito baixo, regular, elevado, baixo.
  • B Elevado, baixo, regular, muito baixo.
  • C Baixo, elevado, muito baixo, regular.
  • D Baixo, regular, elevado, muito baixo.
  • E Muito baixo, elevado, regular, baixo.
22

O quadro abaixo apresenta as situações de violência interpessoal que são objeto de notificação compulsória no Brasil. 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
O sistema de informação nacional, no qual o profissional de saúde e a unidade de saúde devem registrar a notificação obrigatória desses casos é:

  • A Informações Estatísticas de Segurança Pública (SNIESP).
  • B Enfrentamento à Violência Contra Pessoas (SNEVP).
  • C Violência Interpessoal (SNVI).
  • D Agravos de Notificação (SINAN).
  • E Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA).
23

Com base em vivências e experiências de profissionais trabalhando em Unidades de Saúde, foi desenvolvida a Política Nacional de Humanização no âmbito do SUS. Essa política enfatiza

  • A maior monitorização sobre os profissionais pelos gestores, com criação de regras e delimitações, impedindo que erros na atenção e perda de foco por esses profissionais prejudiquem os usuários.
  • B maior conhecimento dos profissionais e dos usuários sobre a gestão da unidade, para que possam vigiar os atos da administração e denunciar eventuais desvios e condutas impróprias dos gestores.
  • C tornar o ambiente da unidade de saúde mais acolhedor e amistoso, para diminuir as queixas direcionadas à direção e à ouvidoria.
  • D delimitar os papéis dos diferentes atores no processo de atenção e recuperação de pacientes (profissionais, gestores e usuários) para que cada um respeite a função e o espaço do outro, sem intromissões ou interações que perturbem o bom desempenho dos profissionais.
  • E maior interação entre os gestores das unidades e os profissionais de saúde, além dos usuários e familiares, na criação de ambiente harmônico e no trabalho coletivo em prol da melhor recuperação do paciente.

Legislação Estadual

24

Segundo o disposto na Lei Complementar Estadual nº 530/2014, que fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Estado de Mato Grosso, assinale a afirmativa correta acerca de Praças.

  • A A ascensão funcional de Praça Militar é realizada pela promoção, que constitui ato administrativo destinado ao preenchimento seletivo das vagas para as graduações imediatamente superiores, com base em critérios legais.
  • B O Quadro de Praças do CBM é composto por militares estaduais e organizado nas graduações de soldado, cabo, terceiro sargento, segundo sargento, primeiro sargento e terceiro tenente.
  • C Ao militar estadual, que integra o Quadro de Praças do CBM, incumbe a prestação de serviços de prevenção e extinção de incêndios, proteção, busca e salvamento, exceto atividades relativas a perícias de incêndio.
  • D A reserva de vagas para candidatas do sexo feminino é assegurada em edital de concurso público para os Quadros de Praça do CBM, mas tal previsão não se aplica ao concurso público para os Quadros de Oficial do CBM.
  • E Compete ao Comandante-Geral do CBM, desde que previamente autorizado pelo Governador do Estado, promover a distribuição do efetivo de Oficiais e Praças na estrutura organizacional do CBM.

Legislação Federal

25

Analise a seguinte situação hipotética:

Gentil da Silva Cortês, cidadão devidamente identificado, apresentou pedido de acesso à informação, mediante protocolo de requerimento dirigido ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, com fundamento na Lei nº 12.527/2011, referente ao relatório de inspeção técnica para averiguar condições de segurança contra incêndio e pânico, realizada pela corporação em estádio de esportes situado no Município.

De acordo com os ditames da referida Lei, que regula o acesso a informações, qual procedimento deverá ser adotado pela autoridade pública responsável?

  • A Deverá comunicar o interessado que apenas as informações divulgadas no sítio oficial da corporação na rede mundial de computadores (internet) são de acesso público.
  • B Deverá exigir do interessado que explique os motivos determinantes do requerimento para poder prestar a informação.
  • C Deverá negar o acesso à informação, visto que não restou demonstrado qualquer vínculo do interessado com o estádio de esportes.
  • D Deverá negar o pedido, porque o direito de acesso à informação não abrange as inspeções realizadas no exercício do poder de polícia do Estado.
  • E Deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação de interesse público disponível.

Direito Penal

26

Leia o seguinte trecho da notícia:

Segundo a denúncia, o acusado era tenente do Corpo de Bombeiros do DF e, em razão do cargo, tinha acesso total ao Depósito do Grupamento de Busca e Salvamento (CSA, CST e Ensino) do CBMDF. Após a constatação de divergência entre os equipamentos registrados e os que realmente estavam no depósito, foram realizadas buscas pelo site “Mercado Livre”, que resultaram em produtos idênticos àqueles subtraídos do CBMDF, que estavam sendo vendidos em perfil com contato telefônico de empresa a ele vinculada - a BSB AVENTURA.
O réu apresentou defesa argumentando sua absolvição por ausência de provas.
O colegiado da Auditoria Militar entendeu que as provas juntadas ao processo, principalmente o laudo de busca e apreensão efetuada na casa do réu, bem como o depoimento do capitão que fez a conferência dos materiais, eram suficientes para sustentar que o réu cometeu o crime narrado na denúncia.
(...)
Inconformado, o réu recorreu. Contudo, os desembargadores entenderam que a sentença deveria ser integralmente mantida e concluíram que o crime restou comprovado “pela apreensão no domicílio do réu de diversos bens coincidentes com os extraviados da Corporação, que ele tentava vender na internet, e constatação de que ele possuía acesso livre e desvigiado ao depósito onde esses eram armazenados”. A decisão foi unânime.
(Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2021/novembro/turma-mantem-condenacao-de-bombeiro-que-usou-cargo-para-furtar-bens-da-corporacao-para-vender-em-site. Acesso em: 13/12/2021).

Extrai-se da notícia que um bombeiro militar foi condenado pela subtração de bens do patrimônio da Administração Pública, aos quais teve acesso em razão do cargo. Sendo assim, a condenação decorre da prática do seguinte crime:

  • A Peculato
  • B Prevaricação
  • C Concussão
  • D Corrupção
  • E Condescendência criminosa

Legislação Federal

27

Nos termos do Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010), o poder público federal instituirá, na forma da lei e no âmbito dos Poderes ________ e ________, Ouvidorias Permanentes em Defesa da Igualdade Racial, para receber e encaminhar denúncias de preconceito e discriminação com base em etnia ou cor e acompanhar a implementação de medidas para a promoção da igualdade. Para a apreciação judicial das lesões e das ameaças de lesão aos interesses da população negra decorrentes de situações de desigualdade étnica, recorrer-se-á, entre outros instrumentos, _____________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A Legislativo – Judiciário – ao habeas data
  • B Municipal – Estadual – à ação civil pública
  • C Legislativo – Executivo – à ação civil pública
  • D Executivo – Judiciário – ao habeas corpus
  • E Legislativo –Moderador – ao habeas data
28

A Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial), instituiu o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O sistema tem por objetivo, EXCETO:

  • A Combater as desigualdades sociais resultantes do racismo.
  • B Construir políticas para promover a integração social da população negra.
  • C Desenvolver mecanismos que promovam a igualdade étnica.
  • D Fiscalizar o cumprimento das metas estabelecidas por meio das ações afirmativas.
  • E Centralizar a implementação de ações afirmativas, não envolvendo os governos estaduais, distrital e municipais, devido a existência de vedação legal nesse sentido.