Resolver o Simulado Professor - Anos Iniciais - FAFIPA - Nível Superior

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Matemática

1
Uma fábrica de chocolates iniciou sua produção com 40 mil barras de chocolates por dia e, a cada dia, deve produzir 20% a mais do que produziu no dia anterior. Considerando as informações relacionadas à produção da fábrica, assinale a alternativa CORRETA:
  • A No quarto dia foram produzidas mais de 70 mil barras de chocolates.
  • B Até o terceiro dia foram produzidas mais de 150 mil barras de chocolates.
  • C No quinto dia foram produzidas mais de 83 mil barras de chocolates.
  • D A produção do primeiro e do segundo dia juntas é inferior à produção do quinto dia.
  • E Em cinco dias a fábrica não terá produzido 300 mil barras de chocolates.
2
Considere a função real f(x) = |x − 4| que também pode ser representada pelo gráfico abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • A f(−1) = −5.
  • B f(−3) + f(3) = 0.
  • C f(−2) = f(10).
  • D f(4) = f(−4).
  • E f(0) = −4.
3
No início do ano foram abertas as matriculas de determinada escola. Após iniciar as matriculas, o diretor teve a ideia de escrever uma função quadrática para descrever a quantidade de matriculas a cada dia. A lei de formação construída pelo diretor é f(n) = -0, 2x² + 4x, em que n é dado em dias e f(n) é a quantidade de crianças matriculadas após n dias da primeira matricula. Sabendo disso, assinale a alternativa que representa, respectivamente, o dia que mais realizaram matriculas e quantas matriculas foram realizadas nesse dia:
  • A No oitavo dia, com vinte e duas matriculas realizadas.
  • B No décimo dia, com vinte matriculas realizadas.
  • C No décimo segundo dia, com vinte e duas matriculas realizadas.
  • D No décimo quarto dia, com dezoito matriculas realizadas.
  • E No décimo sexto dia, com vinte matriculas realizadas.
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Observe as sequências abaixo e assinale a alternativa CORRETA:


SEQUÊNCIA 1 2 4 8 ... S1n

SEQUÊNCIA 2 50 70 90 ... S2n

  • A Quando n = 10, S1n < S2n.
  • B A sucessão numérica da sequência 1 é uma progressão aritmética de razão 2.
  • C Para qualquer valor de n, S1n > S2n.
  • D A sucessão numérica da sequência 2 é uma progressão geométrica de razão 20.
  • E A diferença entre o S11 e oS211 é de 1798.
5
Um colecionador de carros se deparou com a seguinte situação: tenho 6 carros, mas apenas 5 garagens, dos 6 carros que tenho, o mais velho é meu preferido. Considerando que em cada garagem cabe apenas um carro e que o colecionador não construirá outra garagem, de quantas maneiras diferentes os carros podem ocupar as garagens, nunca ficando sem garagem o carro preferido?
  • A 120.
  • B 600.
  • C 800.
  • D 450.
  • E 220.
6
O quadro abaixo mostra as médias dos 24 alunos do 1º ano do curso de Matemática, no primeiro bimestre de um determinado ano:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

De acordo com as notas obtidas, assinale a alternativa CORRETA:
  • A A moda das médias dos alunos é 5,0.
  • B A mediana das médias dos alunos é 8,0.
  • C A média aritmética das médias dos alunos é inferior a 5,5.
  • D A mediana das médias dos alunos é superior à média aritmética das médias dos alunos.
  • E A média aritmética das médias dos alunos é superior a mediana das médias dos alunos.
7
Assinale a alternativa CORRETA com relação aos pontos A (0,0), B (-6,7) E c (3,-4)
  • A Os pontos podem ser vértices de um mesmo triângulo.
  • B Os pontos estão alinhados.
  • C O ponto B está localizado no quarto quadrante
  • D O ponto C está localizado no segundo quadrante.
  • E Os pontos B e C estão localizados respectivamente no primeiro e no terceiro quadrante.
8
O quadro abaixo mostra as médias dos 20 alunos do 1º ano do curso de Matemática, no primeiro bimestre de um determinado ano:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas De acordo com as notas obtidas, assinale a alternativa CORRETA:


  • A A moda das médias dos alunos é 5,0.
  • B A mediana das médias dos alunos é 8,0.
  • C A média aritmética das médias dos alunos é inferior a 5,5.
  • D A mediana das médias dos alunos é superior à média aritmética das médias dos alunos.
  • E A média aritmética das médias dos alunos é superior a mediana das médias dos alunos.
9
O conjunto dos números reais (ℝ) é formado pela união de outros conjuntos numéricos: naturais (ℕ), inteiros (ℤ), racionais (ℚ) e irracionais. Das alternativas a seguir, qual representa um conjunto de múltiplos de um número real e, ao mesmo tempo, um subconjunto dos números naturais?
  • A {1, 5, 7, 9, 11, 13}.
  • B {−1, 5, −7, 9, −11, 13}.
  • C {1, −5, 7, −9, 11, −13}.
  • D {⋯ , 27 , 36, 45, 54, 63, 72, ⋯ }.
  • E {1, 5, 7, −9, −11, −13}.
10
Para uma excursão, no teatro municipal de São Paulo, um colégio alugou 7 ônibus. Em cada ônibus foram colocados 23 alunos. Além dos alunos todas as mães também foram acompanhar seus filhos. Pergunta: quantas pessoas ao todo participaram dessa excursão sabendo que cada mãe tinha somente um filho?
  • A Participaram da excursão 184 pessoas.
  • B Participaram da excursão 250 pessoas.
  • C Participaram da excursão 370 pessoas.
  • D Participaram da excursão 450 pessoas.
  • E Participaram da excursão 720 pessoas.

Raciocínio Lógico

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Dada a sequência composta por números inteiros: -10, -5, -1, 0, 2, 3, 7, 10, se dividirmos cada número desta sequência por -1, quais serão os números da nova sequência?
  • A 10, 5, 1, 0, -2, 3, -7, -10.
  • B 10, 5, 1, 0, -2, -3, -7, -10.
  • C 10, 5, 1, 0, 2, -3, 7, -10.
  • D 10, 5, 1, 0, -2, 3, -7, 10.
  • E 10, 5, 1, 0, -2, -3, 7, 10.
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Considerando os conjunto A={1,4,5,7,8,9,10,13,15,17} e B={ 3,4,5,8,10,11,12,14}, assinale a alternativa CORRETA:
  • A A diferença entre o conjunto A e o conjunto B é o conjunto {1,4,5,6,7}.
  • B A diferença entre o conjunto B e o conjunto A é o conjunto {3,11,12,14}.
  • C O conjunto A é igual ao conjunto B.
  • D A interseção entre o conjunto A e o conjunto B é o conjunto {4,5,8,10,13}.
13
Considerando os seguintes conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5} ,B = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9} e C = {1, 3, 5, 8, 9, 10} e as seguintes afirmações:
I. O conjunto A está contido no conjunto B. II. A interseção do conjunto A com o conjunto B é o conjunto {1, 3, 5}. III. A diferença entre o conjunto C com o A é o conjunto {2, 8, 9, 10}.
Está(ão) CORRETO(S):
  • A Somente a assertiva I.
  • B Somente a assertiva II.
  • C Somente as assertivas I e II
  • D Somente as assertivas III e I.
  • E Somente a assertiva III.
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Em uma fábrica com 500 funcionários, sabemos que 200 funcionários gostam de comer uva, 150 funcionários gostam de comer maça e 100 funcionários gostam de comer uva e maçã. Qual é o nnúmero de funcionários que não come nem uva e nem maçã?
  • A 250.
  • B 300.
  • C 350.
  • D 450.
  • E 525.
15

Considere os conjuntos:


D= {18,20,22,25,30}; E= (17,19,23,24,27,28,31) e F= (17,19,21,23,24,28,31).


Sobre os conjuntos acima, analise os itens abaixo e em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


I. Fazendo a operação (F - E) ∪ D obtém-se um conjunto que contém os elementos {18,20,21,22,25,30}.

II. É possível obter o conjunto {17,19,21,23,24,28,31} através da operação (F ∩ E) ∪ (F – D).

III. Fazendo a operação (F ∩ E) ∪ D obtemos um resultado que contém o conjunto E.

  • A Somente o item I está correto.
  • B Somente os itens I e II estão corretos.
  • C Somente os itens II e III estão corretos.
  • D Nenhum item está correto.
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Suponha que 10 shiploaders (carregadores de navios) trabalhando por 12 horas ao dia, durante 4 dias, consigam carregar 20 navios com soja. Caso um desses shiploaders esteja em manutenção e seja necessário que 30 navios sejam carregados com soja em um período de 6 dias, pergunta-se: quantas horas o restante dos shiploaders devem trabalhar ao dia para que os navios sejam carregados no prazo estabelecido? Assinale a alternativa CORRETA considerando apenas a parte inteira da resposta.
  • A 13 horas ao dia
  • B 14 horas ao dia.
  • C 15 horas ao dia
  • D 16 horas ao dia.
17

Em um grupo de consumidores, 80% preferem a marca X de chocolate em pó, 40% preferem a marca Y e 10% não votaram em nenhuma dessas duas marcas. Sendo assim, neste grupo de consumidores, a porcentagem dos que votaram em ambas as marcas, X e Y, é

  • A 10%.
  • B 20%.
  • C 30%
  • D 40%.
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Sendo os conjuntos A = { x,y,z } e B { a,x,y,t } . Assinale a alternativa que apresenta o conjunto A - B .
  • A {z}
  • B { x,y }
  • C { a, t }
  • D { x }
19
Considere os conjuntos A= {3,6,11,13,21} e B= {2,3,4,6,9,11,13,19,21,23,26}. Sobre os conjuntos A e B podemos afirmar que:
  • A A⊂ B
  • B 9 ∉ B
  • C 17 ∈ A
  • D A ⊃ B
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Dados os conjuntos A = { 5;6;7} e B = { 0;3;5;7}.
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto AB.
  • A {0; 3; 6}
  • B {5; 7}
  • C {7}
  • D Ø

História

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A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Sobre o referido conflito, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Um dos motivos do conflito foi a construção da estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul, que estava sendo construída por uma empresa inglesa, sem o apoio dos coronéis da região e do governo.
  • B Para a construção da estrada de ferro, milhares de famílias de camponeses perderam suas terras. Mesmo indenizados pela construtora, o fato gerou muito desemprego na região, uma vez que ficaram sem terras para trabalhar.
  • C Na área do Contestado, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria. Este pregava a criação de um mundo novo, regido pelas leis de Deus, onde todos viveriam em paz, com prosperidade justiça e terras para trabalhar.
  • D Os coronéis da região e os governos (federal e estadual) começaram a ficar preocupados com a liderança de José Maria e sua capacidade de atrair os camponeses. O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo do Império, que tinha como objetivo desestruturar o governo e a ordem da região.
  • E A Guerra do Contestado mostra a forma com que os políticos e os governos tratavam as questões sociais no início da República. Os interesses financeiros de grandes empresas e proprietários rurais ficavam sempre perfilados à população mais pobre.
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Sobre a Guerra do Contestado, que ocorreu entre 1912 e 1916, assinale a alternativa CORRETA:
  • A O monge João Maria foi o responsável por organizar e treinar, militarmente, jagunços da região para lutar contra a tirania dos coronéis locais, e restaurar o regime monárquico no Planalto Catarinense.
  • B Apesar do cunho contestatório, a simpatia para com a República é uma característica continuamente presente no movimento do Contestado.
  • C No final do século XIX, apoiado oficialmente pela Igreja Católica, Antônio Conselheiro liderou sertanejos do interior da Bahia em um movimento pela defesa do retorno da Monarquia e pela pacificação dos conflitos no sertão nordestino.
  • D A área do Contestado, rica em madeira e erva mate, era disputada, desde o século XIX, entre Paraná e Santa Catarina, litígio que só foi encerrado após o fim do embate e a assinatura de um acordo entre as partes.
  • E A Guerra do Contestado pode ser explicada pelo messianismo, com a liderança de “monges” e “virgens”, que transformou sertanejos comuns em fanáticos dispostos a matar e morrer pelas crenças religiosas.
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Sobre a Revolução Federalista, guerra civil que ocorreu no sul do Brasil, logo após a Proclamação da República, assinale a alternativa CORRETA:
  • A Um dos motivos principais de a Revolução Federalista ter estourado no Rio Grande do Sul, na década de 1890, foi o fato de o então governador ser o positivista republicano Júlio de Castilhos.
  • B Um dos motivos principais de a Revolução Federalista ter estourado no Rio Grande do Sul, na década de 1890, foi o fato de no Rio Grande do Sul haver um forte núcleo de monarquistas ferrenhos seguidores de Antônio Conselheiro.
  • C Os federalistas invocavam o espírito da Federação e exigiam mais energia por parte do Governo central e, consequentemente, que ele tirasse a autonomia dos Estados.
  • D A Revolução Federalista objetivava a realização de uma revolução socialista que suprimisse a propriedade privada dos meios de produção.
  • E A alcunha que os partidários sulistas da República da Espada deram aos seus inimigos, partidários do federalismo, foi pica-paus.

Conhecimentos Gerais

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Embora saibamos que a língua é um sistema padronizado regido por um conjunto normativo chamado gramática, que ordena a linguagem verbal, é preciso ter em mente que toda e qualquer língua não se apresenta uniforme. Isso ocorre não só em diversos países que a utilizam, mas também o próprio território brasileiro. A título de exemplo, pode ser citado no Brasil, como no interior de São Paulo, regiões do Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, um falar típico, mas que não perde sua configuração. A esse sistema chamamos:
  • A Vício de linguagem localizada.
  • B Dialeto.
  • C Poliglota na própria língua.
  • D Expectativa de aprendizagem localizada.
  • E Modalidade de uso.
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Pela sua importância científica e ambiental, são tombados como bens patrimoniais da União. São mais de 10 mil sítios tombados espalhados por todo o Brasil, principalmente nos Estados do Piauí, Minas Gerais e Santa Catarina. As primeiras descobertas, que datam de 1879, na Espanha, passaram a chamar esse ramo da arte de: 
  • A Museu de História Natural ao Ar Livre.
  • B Arte Rupestre.
  • C Hieroglifos.
  • D Desenhos Paleolíticos.
  • E Arte de Boquique Latino Americana.
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O seu surgimento na sociedade como um todo tem provocado intensas discussões e muita polêmica. Essa denominação se dá ao procedimento de se reconhecer como verdadeira uma situação que apenas parece real. Estamos nos reportando a:
  • A Modelos Invertidos.
  • B Bullyng.
  • C Teoria da Aparência.
  • D Ação e Reação.
  • E Dimensão Ilusória.
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Arquiteto com obras conhecidas como O Conjunto da Pampulha, Edifícios de Brasília, O Pavilhão Brasileiro da feira Internacional de Nova York. A consagração de seu talento veio com a exposição montada no Musée des Arts Décoratifs, no Louvre em 1964 (a primeira que a instituição dedicava a um arquiteto). A quem estamos nos referindo?
  • A Di Cavalcanti.
  • B Pinacoteca do Estado de São Paulo e seu acervo.
  • C Oscar Niemeyer.
  • D Cândido Portinari.
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Longe da sonhada paz, 2019 herdará pelo menos oito das maiores guerras e conflitos armados em curso, com seus graus de complexidade elevados pela interferência de potências regionais e mundiais. O quadro para o próximo ano será tão intrincado para a diplomacia e doloroso para as populações civis envolvidas quanto o registrado em 2018 (https://veja.abril.com.br). A guerra na Síria se tornou ainda mais violenta e complicada com o envolvimento, principalmente, de quais países?
  • A Rússia, Estados Unidos, Brasil e França.
  • B Irã, Turquia e Portugal.
  • C Estados Unidos, Itália, Venezuela e França.
  • D Turquia, China, Japão e Rússia.
  • E Rússia, Estados Unidos, Irã e Turquia.
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Na década de 1920, era nítida a preocupação de se discutir a identidade e os rumos da nação brasileira. As ideias do futurismo, do dadaísmo e do surrealismo poderiam ser integradas à nossa cultura desde que fossem reelaboradas (https://cpdoc.fgv.br...). No quadro de Tarsila do Amaral está expressa plasticamente a ideia da integração cultural, que significa "o homem que come" e foi intitulado de:
  • A Loucura.
  • B Ciganos.
  • C Criança Morta.
  • D Guerra e Paz.
  • E Abaporu.
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De acordo com o Conselho Internacional de Museus, o ICOM, museu é uma instituição permanente, aberta ao público, sem fins lucrativos, que adquire, conserva, pesquisa e expõe coleções e objetos de caráter cultural ou científico para fins de estudo, educação e entretenimento. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que não corresponde ao conceito de museu ou suas tipologias:
  • A Em se tratando de museus de história natural, os dioramas são fundamentais para que o museu possa desenvolver exposições didáticas.
  • B Na atualidade, o ecomuseu tem sido considerado como um museu sem acervo, apresentando uma mudança na concepção de objeto estudado, acompanhando a tendência de dessacralização que a nova museologia prega.
  • C O conhecimento da museologia pode ser empregado conforme a tipologia de espaços culturais.
  • D Quando se trata de interatividade, os museus, sendo fixos ou móveis, podem usar recursos como: exposições temáticas, maquetes, hologramas, audiovisuais, videodiscos, maquete animada, entre outros.
  • E Cada museu possui um espólio exclusivo, constituído por peças únicas e uma realidade singular, definida através dessa mesma exclusividade.
31
Em 31 de dezembro de 2020, encerra-se a validade de um importante fundo, que se constitui um mecanismo de redistribuição de recursos destinados à Educação Básica. Assinale a alternativa que contém a sigla correspondente a esse fundo:
  • A Fundef.
  • B Fundeb.
  • C Funrural.
  • D FNDE.
  • E Funart.
32
Assinale a alternativa que contém a problemática abordada pela campanha Janeiro Branco:
  • A Cultura da Paz.
  • B Câncer de Mama.
  • C Câncer de Próstata.
  • D Acidentes de Trânsito.
  • E Saúde Mental.
33
Para melhorar a segurança e a privacidade dos usuários no dia a dia, desde 21 de janeiro de 2019, o aplicativo de mensagens Whatsapp limitou o encaminhamento, para outros contatos, de mensagens recebidas. Assinale a alternativa que contém o número máximo de contatos para os quais é possível encaminhar uma mensagem recebida no Whatsapp:
  • A 20.
  • B 15.
  • C 10.
  • D 5.
  • E 1.

Noções de Informática

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No MS-EXCEL 2016 PT-BR, a seguinte imagem foi retirada da aba fórmulas. Assinale a alternativa que apresenta a definição CORRETA de ambas as funções


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Inserir Função/AutoSoma.
  • B Deixar célula Fixa/Somar apenas valor célula fixa.
  • C Valor de X e Concatenar.
  • D Função Multiplicação e Macro.
  • E Validar e Falsificar resultados.
35

Observe a imagem abaixo, retirada da guia Inserir do Microsoft Word 2016 Pt-Br, e assinale a qual grupo as funções apresentadas na imagem fazem parte:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Ilustrações.
  • B Figuras.
  • C Temas.
  • D Organizar.
  • E Edição.
36
Durante a utilização do Navegador Google Chrome, para o usuário acessar a opção BUSCAR, ele deve pressionar a combinação:
  • A CTRL+P
  • B CLTR+A
  • C CTRL+B
  • D CTRL+F
  • E CTRL+H
37
O usuário do Internet Explorer deseja navegar de forma que seus dados não sejam armazenados, o que inclui cookies, arquivos de Internet temporários, histórico, etc. Para isso, ele deve habilitar a função:
  • A Navegação Anônima.
  • B Navegação InPrivate.
  • C Navegação Oculta.
  • D Navegação Restrita.
  • E Navegação Invisível.
38
No Microsoft Excel 2016 Pt-Br, qual é o nome da linha horizontal apresentada abaixo que durante a utilização da planilha, ela mesma apresenta os dados que na célula foi inserido?

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • A Barra de Fórmulas.
  • B Barra de Tarefas.
  • C Barra de Ferramentas.
  • D Barra de Dados.
  • E Barra de Células.
39
Assinale qual fórmula abaixo, ao ser utiliza no Microsoft Excel 2016 versão Português, retorna data e hora correntes:
  • A =DATA
  • B =HOJE
  • C =HORA
  • D =AGORA
  • E =DATE
40
O navegador Internet Explorer em sua versão 10 e 11, trouxe uma atualização que impende que os sites instalem e usem determinados aplicativos, ou seja, a navegação fica mais segura, mas afeta o desempenho de alguns sites. Qual ferramenta é essa?
  • A Filtragem ActiveX.
  • B Filtragem Advanced.
  • C Navegação Anônima.
  • D Navegação Oculta.
  • E Ferramenta Bloqueio.
41
A Microsoft, criadora do pacote Office que traz as ferramentas Word, Excel, PowerPoint entre outros, disponibiliza a opção de armazenamento web, tornando possível assim que os arquivos sejam acessados bem como editados e compartilhados com outros usuários de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet. O nome dado a essa funcionalidade é:
  • A Microsoft Web Documents.
  • B Microsoft Office Online.
  • C Microsoft Office Web Apps.
  • D Microsoft Internet Explorer.
  • E Microsoft Online.
42
No Sistema Operacional Windows 10, o atalho utilizado para minimizar todas as janelas abertas é:
  • A Tecla Windows + M
  • B Tecla Windows + A
  • C Tecla Windows + P
  • D Tecla Windows + R
  • E Tecla Windows + X
43
A utilização correta da segurança disponibilizada pelo Sistema Operacional Windows auxilia na proteção contra possíveis ataques. O sistema citado disponibiliza de uma ferramenta, que por sua vez, filtra a entrada e saída de pacotes na rede, funcionando como uma parede de proteção para seu computador. Essa ferramenta é:
  • A Navegador.
  • B Roteador.
  • C Modem.
  • D Firewall.
  • E Controle de banda.